You are on page 1of 26

Imagine

John Lennon

Facilitar conexo da teoria com o sentir Promover a internalizao dos conceitos e mudanas de atitudes

Contribuir nos processos de conscientizao ambiental.

Prticas/ metodologias propostas?


Palestra com msicas, vdeos, teatro e quando possvel, dana circular

Conceito e Pilares do Desenvolvimento Sustentvel

Coleta Seletiva
Danas circulares

Projetos no forno...
Formao de avaliadores ISO 14001:2004 Modelo Holstico Educao para sustentabilidade com e-learning Os Jogos cooperativos - alfabetizando para a convivncia

preciso entender que ns no herdamos as terras de nossos pais mas as tomamos emprestadas de nossos filhos
Provrbio Amish

Desenvolvimento (em geral) - um processo dinmico de melhoria, que implica uma mudana, uma evoluo, crescimento e avano.
Sustentabilidade um conceito sistmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Desenvolvimento sustentvel
o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras geraes satisfazerem suas prprias necessidades Comisso Brundtland, 1987 Resumindo: Agir hoje, pensando no amanh

Pilares da sustentabilidade
AMBIENTAL ECONMICO SOCIAL CULTURAL

RECICLVEIS
VIDRO Garrafas, frascos de molhos e condimentos, potes de produtos alimentcios, frascos de remdios, perfumes e produtos de limpeza e cacos de qualquer uma das embalagens acima. PLSTICO Potes , embalagens (detergentes, xampu, gua sanitria) , tampas, sacos de leite, arroz, etc. METAL Latas, tampas, arames, grampos, fios, pregos, tubos de pasta dental, alumnio, cobre e outros. PAPEL Revistas, jornais, papis, caixas de papelo.

NO
Espelho, vidro temperado, vidros de automveis, cristais, lmpadas, etc.

RECICLVEIS
Pilhas, filtros de ar para veculo, latas enferrujadas, etc. Papel higinico, guardanapos com comida, copos siliconizados, papel laminado, papis plastificados, papel carbono.

Celofane, espuma, embalagens a vcuo, fraldas descartveis

Uma tonelada de papel reciclado economiza aproximadamente:


- 17 rvores - 30 quilos de emisses atmosfricas - 75% de alvejantes de pasta - 31.500 litros de gua (61% de economia) - 4.200 Kwatt/h de eletricidade (64% de economia) - 2,3 m3 de espao de aterro

Tempo de decomposio dos resduos


Garrafa de vidro indeterminado Pneu indeterminado Plstico 450 anos Lata de alumnio: 200 a 500 anos Lata de conservas 100 anos Madeira Pintada 13 anos Chiclete 5 anos Tecidos de algodo 1 a 5 anos Cigarro 1 a 2 anos Papel de 2 a 4 semanas Corda 3 a 4 meses

Danas circulares

Dana
A dana uma das mais importantes atividades humanas e pode ser considerada como uma das primeiras manifestaes artsticas da humanidade.
A prpria palavra dana, em todas as lnguas europias - danza, dance, tanz - deriva da raiz tan que, em snscrito, significa "tenso". Danar vivenciar e exprimir, com o mximo de intensidade, a relao do homem com a natureza, com a sociedade, com o futuro e com os deuses.

Um pouco de histria...
As Danas Circulares sempre estiveram presentes na histria da humanidade - nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte - e refletiam a necessidade de comunho, celebrao e unio entre as pessoas.

Foi Bernhard Wosien(1908-1986), alemo, bailarino clssico, coregrafo, pedagogo e pintor, que nas dcadas de 50/60 percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danas de diferentes povos. Em 1976 visitou a Comunidade de Findhorn no norte da Esccia e, a pedido de Peter Caddy, um de seus fundadores, ensinou pela primeira vez uma coletnea de danas folclricas para os residentes. Bernhard Wosien j estava com mais de 60 anos e buscava uma prtica corporal mais orgnica para expressar seus sentimentos. Ele percebeu que havia encontrado o que procurava, pois danando em Roda, vivenciou a alegria, a amizade e o amor, tanto para consigo mesmo como para com os outros, e sentiu que as Danas Circulares possibilitavam uma comunho sem palavras e mais amorosa entre as pessoas.

Benefcios
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode danar em uma Roda. No preciso ter experincia anterior em dana, basta ter vontade Contato com a alegria e com a possibilidade da comunho entre os seres humanos.

Danando, nosso corpo se expressa atravs do movimento e aquieta a mente.


A alegria brota naturalmente e o movimento simples e repetido aproxima as pessoas, promovendo uma integrao fsica, mental, emocional e espiritual. Promovem uma rpida integrao de grupos, reflexes sobre o trabalho em equipe, compreenso sobre conflitos, o despertar da criatividade, a integrao dos hemisfrios cerebrais, a ativao corporal, meditao dinmica, conexo com seu Eu superior.

Echofnix Eventos Realizados

05 de Junho Dia Internacional do Meio Ambiente


O futuro do planeta depende de sua ATITUDE hoje! Sustentabilidade: Agir hoje, pensando no amanh. Palestra didtico-musical Auditrio Colgio Mario Schenberg 8:30hs 05/06/2009 Pais, tragam seus filhos. Filhos, tragam seus pais. Vamos juntos, comemorar este dia com muita alegria, msica e reflexo FAAMOS NOSSA PARTE, O PLANETA AGRADECE.

Msico: Fernando Cavallieri

Consultora Ambiental: Silvana Chaves

You might also like