You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE DA REGIO DE JOINVILLE Departamento de Psicologia Equipe: Emileine Dars Hlio Costa

A partir da leitura do texto Antecedentes Histricos da Testagem Moderna URBINA, Susana. Fundamentos da Testagem Psicolgica. Artes Mdicas, POA; responda as seguintes questes. 1 Em que perodo histrico observa-se uma preocupao com as pessoas que padeciam de alguma insanidade ou retardo mental? De que maneira esta preocupao foi demonstrada? O sculo XIX testemunhou um intenso despertar do interesse pelo tratamento humano das pessoas mentalmente retardadas e insanas. Essa preocupao foi demonstrada pela necessidade de se criar padres de admisso e um sistema objetivo de classificao. 2 Como eram diferenciados os insanos dos mentalmente retardados? A quem se deve esta distino? Os primeiros manifestavam transtornos emocionais que poderiam ou no ser acompanhados pela deteriorao intelectual de um nvel inicialmente normal; os ltimos eram essencialmente caracterizados por um defeito intelectual presente desde o nascimento ou surgido muito cedo na infncia. Provavelmente, a primeira afirmao explcita sobre essa distino pode ser encontrada em um trabalho publicado pelo mdico francs Esquirol (1838). 3 Esquirol tentou desenvolver um sistema de classificao para os diferentes graus e variedades de retardo (idia que defendia), e, concluiu que o uso que cada indivduo faz da linguagem nos oferece o critrio mais fidedigno de seu nvel intelectual. 4 Seguin, mdico francs, pioneiro no tratamento de pessoas mentalmente retardadas, colocou em prtica por anos o que chamava de mtodo fisiolgico de treinamento, insistindo na idia de que era possvel trabalhar com estes pacientes, e, rejeitando a noo de incurabilidade que predominava. Qual a natureza das atividades desenvolvidas por Seguin? Ele desenvolveu a tcnica de treinamento dos sentidos, com exerccios intensivos de discriminao sensria e de desenvolvimento motor 5 Identifique a grande contribuio dos primeiros psiclogos experimentais ao movimento da testagem psicolgica. Sua grande contribuio foi o fato de se preocuparem com os comportamentos em comum que os indivduos apresentavam. Dessa forma, quando sob as mesmas condies de testagem, um indivduo reagia diferente, isso era tido como um erro ou uma particularidade do indivduo. Ou seja: descobriu-se a importncia de um rigoroso controle das condies de testagem, visto que estas influenciavam os resultados obtidos. 6 Como as investigaes de Francis Galton sobre hereditariedade contriburam para que se tornasse um dos principais responsveis pelo lanamento do movimento da testagem moderna?

Galton fez vrios estudos sobre a parentalidade, descobriu uma inter-relao entre a discriminao sensorial e a intelectualidade de uma pessoa, entretanto, suas principais contribuies para a testagem moderna foram o uso de escalas de avaliao e questionrios, bem como o desenvolvimento do mtodo estatstico para a anlise dos dados obtidos para a anlise de dados sobre diferenas individuais. 7 Explique a afirmao de Galton a respeito da habilidade discriminativa: seria em geral maior entre os intelectualmente mais capazes. Ele acreditava que os resultados de testes de discriminao sensorial revelavam o nvel de intelectualidade de uma pessoa. Dessa forma, percebeu que os mentalmente retardados tendiam a ter dificuldades na habilidade discriminativa sensorial. Sendo assim, quanto menor a intelectualidade, menor a habilidade discriminativa. 8 James Cattel, em 1890, escreve artigo onde utiliza pela primeira vez o termo teste mental na literatura psicolgica. Sobre o que tratava o artigo? Esse artigo descrevia alguns testes que foram aplicados em universitrios, a fim de mensurar seu nvel intelectual. Os requisitos testados foram: fora muscular, velocidade no movimento, sensibilidade dor, acuidade visual e auditiva, discriminao de peso, tempo de reao, memria, entre outros. 9 Como surge a primeira escala Binet? Ela surgiu como resultado da solicitao do Ministro da Educao Pblica para que ele estudasse procedimentos na educao de crianas com retardo mental. Binet se reuniu com Simon e criaram 30 problemas que englobavam as capacidades de julgamento, compreenso e raciocnio, todas organizadas em forma crescente de dificuldade. 10 Qual o motivo deAlfred Binet demonstrar preferncia pela expresso nvel mental? Ele preferiu utilizar esse termo, pois preferia que esse valor correspondesse idade mental que a criana apresentava. 11 Como a primeira grande guerra influenciou no desenvolvimento dos testes destinados a utilizao em grupos? E como os mesmos caram em descrdito em torno da dcada de 20? Diante de 1,5 milho de recrutas para a guerra, surgiu-se a necessidade de classificar rapidamente o nvel cognitivo desses indivduos, a fim de que decises a respeito de quem seria dispensado, rejeitado, realocado, ou at designado para outro tipo de servio. Os testes caram em descrdito porque eram fceis de aplicar, portanto eram facilmente aplicados por quem se interessasse, entretanto, ao testas, no se davam conta que os testes ainda eram tecnicamente imperfeitos. Isso contribuiu para que a populao criasse uma postura de descrdito e hostilidade em relao aos seus resultados. 12 A partir da necessidade de se avaliar mltiplas funes, as investigaes de psiclogos como Sperman, Kelley e Thurstone passaram a ser conhecidas como anlise fatorial. O que se entende por esta expresso? Notou-se pelo fato de que os resultados dos testes dependiam de varios outros fatores ou traos como por exemplo a cultura e ainda outras aptides do sujeito como noes espaciais e habilidades numricas.

13 O que so testes de realizao padronizados e em que contextos so utilizados? Os testes de realizao pradonizados so testes escritos de mltipla escolha, aplicado de maneira uniforme e permite que um contedo seja desbravado com mais profundidade. Os testes de realizao so usados alm de finalidades educacionais bem como na seleo de candidatos a empregos industriais e governamentais. 14 Um teste de personalidade mede caractersticas de que natureza? Mede aspectos afetivos ou no intelectuais, ou seja, a designao teste de personalidade geralmente se refere a medidas de caractersticas tais como estados emocionais, relaes interpessoais, motivao, interesses e atitudes. 15 Uma abordagem para a mensurao da personalidade so as tcnicas projetivas, no que se baseiam? A suposio subjacente a tais mtodos que o indivduo projetar seus modos caractersiticos de resposta nessa tarefa.

You might also like