You are on page 1of 8

1. INTRODUO 1.1 PROBLEMA DE PESQUISA OBJETIVOS 1.2.1 Objetivo geral 1.2.11.2.2 1.

3 Justificativa Objetivo especfico


Formatted: Bullets and Numbering Formatted: Font: Not Bold Formatted: Bullets and Numbering

1.11.2

2. REVISO DE LITERATURA 2.3.METODOLOGIA 2.4.REFERNCIAS


Formatted: Bullets and Numbering

Demonstrao do Valor Adicionado: Uma analise de riquezas geradas e distribudas no setor de construo civil e bancrio de empresas listadas da Bovespa de 2009 e 2010. Demonstrao do Valor Adicionado: uma anlise comparativa de empresas de capital aberto dos setores bancrio e de construo civil.
Introduo A contabilidade vem evoluindo ao longo dos anos com a finalidade de evidenciar o patrimnio gerado pelas as empresas de diversas maneiras, em decorrncia de diversas mudanas tanto no mbito social como econmico.Estes estudos no conseguiam demonstrar de maneira especifica como era distribudo o patrimnio e para que eram distribudos, porm atravs do surgimento da Demonstrao do valor adicionado, a carncia de informaes no sentido de indicar o fato geradorde riquezas das entidades e os elementos responsveis pela gerao da riquezas dentro das empresas foi sanada. O estudo tem a finalidade de evidenciar a importncia da DVA (para apresentar uma sigla, precisa primeiro escrever por extenso; depois, pode deixar s a sigla no texto inteiro) como uma nova demonstrao contbil utilizada pelas organizaes que de linguagem acessvel e de fcil compreenso at mesmo para leigos (tem alguma fonte que afirma isso?), mostrando a realidade econmica e social das entidades. Sendo a DVA, uma demonstrao elaborada atravs de regras e normas derivadas e extradas da lei 11638/2007 e do comit dos pronunciamentos contbeis que por sua vez possui confiabilidade e atributos para os usurios das informaes contbeis.

Formatted: Highlight

Formatted: Underline Formatted: Highlight

Formatted: Highlight

Formatted: Highlight

Formatted: Font: 9 pt

Esta demonstrao tem como objetivo direto, a evidenciao especifica de como est sendo distribuda a riqueza da empresa para os funcionrios, para pagamento de impostos e outras obrigaes da entidade. Problema da pesquisa Diante do aumento considervel de servios do setor de construo civil que vivenciamos hoje, e a grande influncia do setor de crditos para financiar as obras em andamento, de grande importncia a DVA como uma ferramenta importante para analise das riquezas geradas de distribudas entre dois setores. A relativa estabilidade da economia Brasileira e a reforma do sistema bancrio, em contrapartida com o grande avano do setor de construo civil, podem fazer a seguinte comparao entre o setor Bancrio e o Setor de Construo civil, levantando a hiptese de que a DVA ser base para fundamentar a seguinte analise. Reescrever: veja a seqncia de idias: 1. a DVA evidencia a contribuio que uma empresa traz para a sociedade; 2. esses dois setores possivelmente contribuem de formas diferentes para a sociedade; 3. a DVA pode ser

Formatted: Highlight Formatted: Highlight

um instrumento de comparao entre os setores/empresas estudados.(lembrem-se: no esta a redao final; esta uma lista das idias que podem estar no pargrafo). O problema apresentado na pesquisa, como podemos analisar de forma clara e pratica , contribui para determinar a influencia da distribuio e gerao de riquezas no setor de construo civil em contrapartida ao aumento de credito dos bancos? Penso que a pergunta do problema de vocs deva ser um pouco diferente: Talvez algo como: quais as diferenas e semelhanas na distribuio de valor adicionado de empresas de capital aberto do setor de construo civil, comparativamente com empresas bancrias de capital aberto, no perodo de 2009 a 2011? Objetivo da pesquisa O presente trabalho tem como objetivo a analise da DVA das cinco maiores empresas do setor bancrio e do setor de construo civil. Considerando o tamanho das empresas bem como a qualidade da distribuio e gerao de riquezas. Reescrever: afinal, que resposta queremos encontrar com esta pergunta?
Formatted: Highlight

Objetivos Especficos

Este trabalho ser orientado a responder os seguintes objetivos especficos, tais como: Analisar as empresas de c. civil, a fim de verificar se h algum padro ou similaridade na gerao e/ou distribuio de riqueza; Analisar empresas bancrias, ... idem; Comparar ambos os grupos, nos aspectos: gerao de riqueza; distribuio de tributos; distrib. Na forma de pessoal e encargos; distrib. JCP e dividendos

Formatted: Highlight

Formatted: Indent: Left: 0.49"

Verificar o quanto as empresas tiveram de vendas de servios. Verificar os insumos adquiridos de terceiros Analisar quanto foi distribudo para o Pessoal e para os Impostos (no grupo

Distribuio do Valor Adicionado dentro da DVA), dando uma ateno especial no que diz respeito distribuio de riquezas para o Pessoal, considerando sua importncia social.

Os Juros exorbitantes dentre os sistemas bancrio As empresas que detm uma pequena parcela de Mao de obra comparvel com o movimento econmico e o giro de dinheiro.

Formatted: Highlight

Justificativa: Seria bom se comeasse com um pargrafo de vocs, e no de um outro autor.


5) Martins, apud in Tinoco (2001), informa que a DRE uma demonstrao egosta do ponto de vista de agregao social, pois ela privilegia evidenciar somente o lucro das empresas e no se preocupa com os outros agentes sociais, que tambm agregam. J na DVA, fica claramente quantificada a gerao de riqueza dentro da empresa, bem como a distribuio dessa riqueza entre os grupos sociais envolvidos em suas atividades. (CITAO DE CITAO)

Formatted: Highlight

Analisando esta citao, podemos justificar nossa pesquisa, afirmando que: A elaborao deste trabalho se deu no s pela importncia e interesse dos profissionais e acadmicos de contabilidade, visto que no Brasilhouve nessa ultima dcada um aumento considervel de pesquisas e trabalhos voltados para a demonstrao do valor adicionado, principalmente porque os trabalhos acadmicos das universidades brasileiras do pouca ou quase nenhum suporte para o assunto abordado em questo.
Formatted: Highlight Formatted: Highlight

Outro fato importante que o mercado vem exigindo a elaborao da DVA como um chamativo da ateno dos usurios da informao contbil por causa do constante crescimento de servios no ramo de construo civil e setor bancrio (no entendi a afirmao). De acordo com o site oficial do governo (citar fonte no formato autor e ano) , houve uma previso de crescimento no setor em 2011 de 6% em 2011 e 11% em 201(7). J no setor bancrio a projetos voltados para crditos e financiamentos no setor de construo civil, como por exemplo, programas de financiamento do BNDS que atravs do Banco Ita oferece crditos para empresas de Construo Civil(8). Importncia do trabalho, do ponto de vista do cidado. Preocupao da sociedade na gerao de empregos. Contribuio dos setores estudados para gerao de empregos e para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Polticas pblicas de: 1. estmulo construo civil; 2. provocao da queda de juros e spread bancrio; 3. reduo da taxa bsica de juros;
Formatted: Bullets and Numbering

4. polticas em governos passados de estmulo/socorro aos bancos (PROER); Portanto, se tem todas essas polticas (que so de fortalecimento do setor C.Civil e reduo de privilgios do setor bancrio)
Formatted: Indent: Left: 0.98"

Metodologia: O trabalho esta caracterizado por uma serie de procedimentos e objetivos a serem alcanados, onde atender a escolha de prioridades, pois o leque de questes bastante abrangente ao assunto abordado. Sem dvidaa DVA um instrumento contbil que possui grande relevncia econmica para as empresas que o adotam. Este pargrafo e o seguinte esto desconectados.

Sugiro utilizar o formato de metodologia sugerido pelo prof. Marchine.


Para Lakatos e Marconi (1982.p.121) O problema, assim, consiste em um enunciado explicitado de forma clara, compreensvel e operacional, cujo melhormodo de soluoou uma pesquisapode ser resolvido por meio de processos cientficos. Diante disso a pesquisa ir usar de processos cientficos, onde recorrer a meios eletrnicos para base de dados e informaes, sendo que a DVA servir de analise eponto de partida para elaborao de dados estatsticos, e interpretaodas variveis do objeto de estudo. Essa pesquisa ir ser feita com a coleta de dados do site da Bovespa, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, isso quer dizer que este trabalho ir demonstrar em resultados grficos e numricos os dados da pesquisa (qualitativa), alm de explicar qual a funo e da onde deriva os dados da mesma (quantitativa). importante ressaltar queutilizaremos a tcnica de anlise horizontal dos dados colhidos das respectivas empresas, com o objetivo de fazer comparaes das empresas do setor bancrio e de construo civil(analise econmica), para no final fazer a juno dos dados.

Formatted: Font: 20 pt, Bold, Italic, Underlin

Formatted: Highlight Formatted: Highlight

Reviso de literatura: Assunto 1 Assunto 2 Assunto 3 Assunto 4

Ver: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/6704/1/2008_PauloTarsoSBraga.pdf

(Demonstrao

do valor adicionado (DVA): um estudo comparativo do perfil de distribuio de riqueza pelas empresas estatais e privadas do Brasil). 2008. 100 f. Dissertao (Mestrado em Cincias Contbeis)-

http://150.162.1.115/index.php/contabilidade/article/view/750/599 (Uma anlise


comparativa entre a DOAR, a DFC e a DVA )

www.4shared.com
http://www.revistaiic.org/articulos/num1/articulo5_esp.pdf
seu uso como instrumento de avaliao da estratgia social corporativa ) (DVA: vantagens e limitaes de

Diante do grande avanotecnolgico e das informaes que hoje vivenciamos o mundo esta e um alto processo de globalizao, exigindo que as empresas se adqem h meio de potencializar seus valores e aderir necessidade do mercado atual, buscando competitividade e transformaes possveis, atravs de estratgias economicamente viveis.

Teixeira e Carvalho (2005) descrevem sobre a importncia da construo civil: A extensa e complexa cadeia produtiva da Construo Civil exerce forte alavancagem econmica nos setores que lhe servem de fornecedores deinsumos,sendoimportante indutora do crescimento para essa atividade. A produo realizada pela Construo Civil, em sua maior parte, est relacionada a obras pblicas, o que constitui um importante instrumento de poltica pblica na gerao de emprego e renda. Dessa forma, a Construo Civil torna-se fundamental para os novos ciclos de crescimento no Brasil. O aumento da produo pode ocorrer por incentivos como concesso de crditos a juros mais compatveis e por incentivos fiscais (TEIXEIRA; CARVALHO, 2005)(9).

J Lagioia (?) refere-se ao setor financeiro: ParaLagioia(2007)oSistemaFinanceiroNacional(SFN)sedefineporumconjunto deinstrumentoseinstituiesfinanceirasquedisponibilizam recursosdeagentes


Formatted: Highlight

superavitriosparaagentesdeficitrios,criandocondiesparaqueastransaesefetuadas sejamliquidadasnomercado.Estesrecursossoofertadosnopelosupervitdasinstituies e

sim,peloexcedentederendados

agentes

superavitriosnointuitodeaumentarseus

investimentosoqualserdirecionadoparaacoberturadodficitdos agentes deficitrios.(10) Dessa forma torna-se fundamental o entendimento da demonstrao do valor adicionado e todas suas vertentes, como tambm, a responsabilidade social no meio em que atua a construo civil e o setor de crditos, para que possamos levantar dado relevante a fundamentao da pesquisa.

Referencias: Rever a citao de fontes eletrnicas.

LEI 11638/2007. disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11638.htm

SANTOS, A. demonstrao do valor adicionado. 2. Ed. So Paulo: atlas, 2007.

LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina A. Metodologia Cientfica, So Paulo: Atlas, 1982.

5) REVISTA ELETRONICA ATENA. Disponvel: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/109/109

BOVESPA.Disponvel: http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresaslistadas/BuscaEmpresaListada.aspx?segmento=Constru%c3%a7%c3%a3o+Civil&idioma=ptbr

7) PORTAL BRASIL. DISPONIVEL: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/02/11/construcao-civil-espera-crescer-maisque-o-pib-brasileiro-este-ano-diz-cbic

8) BANCO ITAU. DISPONIVEL: http://ww2.itau.com.br/upj/fin_outros_programas_bndes.htm

9) O MACROSSETOR DA CONSTRUO CIVIL NA ECONOMIA BRASILEIRA EM 2004 ARTIGO CIENTIFICO

10)UM

ESTUDO

DE

AVALIAO

DE

DESEMPENHO

DOS

RESULTADOS

FINANCEIROS E SOCIAIS OBTIDOS PELO SISTEMA DE CRDITO IMOBILIRIO DA CAIXA ECONMICA FEDERAL VERSUS O DFICIT IMOBILIRIO NACIONAL NO PERODO DE 2009 E 2010. artigo cientifico

You might also like