You are on page 1of 19

8 Aula Os testes de auditoria: de controlo e substantivos

Testes de Controlo So testes de auditoria que se realizam para obter prova de auditoria relativamente adequada concepo e eficaz operacionalidade dos sistemas contabilstico e de controlo interno (que iremos analisar mais adiante). Assim, o auditor deve proceder recolha e registo desses sistemas com o objectivo de verificar se so ou no adequados. Caso os sistemas sejam adequados, o auditor deve testar os sistemas para concluir que, alm de adequados, esto efectivamente em funcionamento. Os sistemas so testados atravs dos seguintes testes de controlo: - teste s vendas e s dvidas dos clientes - teste s compras e s dvidas aos fornecedores - teste aos custos com o pessoal Caso o auditor conclua que os sistemas no so adequados, h duas posies distintas, a saber: - uma que recomenda a passagem de imediato para a realizao de testes substantivos, evitando perda de tempo com a realizao de testes de controlo a um sistema inadequado; - outra, na qual se inclui Baptista da Costa, que defende, por razes de segurana, a realizao de testes de controlo para se ficar tanto quanto possvel com a certeza de que os sistemas implementados na empresa so de facto deficientes e que, portanto no inspiram confiana. Para a seleco das operaes ou procedimentos a testar o auditor deve recorrer a uma amostra representativa do universo, que deve ser seleccionada atravs do uso de uma ou mais tcnicas de seleco da amostra que iremos estudar. Quando se realiza um teste de controlo e se detectam sistematicamente desvios ao sistema que era suposto estar implementado no h vantagem em aprofundar o teste uma vez que a probabilidade dos desvios continuarem bastante grande a no ser que seja dada uma explicao que possa ser considerada aceitvel para que tal tenha acontecido (por exemplo: durante o perodo objecto do teste as funes em causa foram desempenhadas por um colaborador de outra seco pelo facto de o titular do posto de trabalho ter estado de frias).

O auditor externo tem que se assegurar de que os sistemas contabilstico e de controlo interno se mantm funcionais durante todo o exerccio uma vez que o seu parecer sobre as demonstraes financeiras faz referncia posio financeira no final do exerccio e aos resultados das operaes ocorridas durante o ano. Pode acontecer que na data em que ele efectua os testes de controlo os resultados sejam satisfatrios e posteriormente ter havido alteraes que provocaram quebra na qualidade do controlo. Assim, os testes de controlo devem incidir sobre vrios perodos. Cada um dos testes de controlo referidos atrs s devem ser escritos depois de o auditor proceder recolha e registo dos sistemas contabilstico e de controlo interno existentes na empresa, pelo que no h testes padronizados, isto , um teste pode aplicar-se a uma empresa e no se aplicar a outra uma vez que cada caso tem a sua especificidade prpria, apesar de haver procedimentos que tm aplicao em qualquer empresa.

Procedimentos substantivos So testes realizados com o objectivo de se detectarem distores materialmente relevantes nas demonstraes financeiras. Visam a obteno de evidncia quanto suficincia, exactido e validade dos dados produzidos pelo sistema contabilstico da entidade. Atravs dos testes substantivos o auditor apura se os saldos das contas indicam adequadamente a situao do patrimnio e suas variaes, procurando identificar se h contas com saldos subavaliados ou superavaliados. Testes de detalhes de transaces e saldos Testes substantivos Procedimentos analticos Os procedimentos analticos j foram objecto da nossa anlise. Nos testes de detalhes de transaces e saldos o auditor analisa os movimentos e saldos das contas e outros registos contabilsticos com o objectivo de verificar se as contas apresentam uma avaliao correcta dos elementos patrimoniais e de suas variaes no perodo considerado por forma a constatar a credibilidade que merece a informao divulgada nas demonstraes financeiras.

Assim, podemos afirmar que a auditoria percorre um caminho inverso daquele que seguido pela contabilidade, isto porque, a CTB parte dos documentos que suportam as operaes para atingir as demonstraes financeiras e a pista da auditoria (audit trail) segue o caminho inverso.

CONTABILIDADE

Demonstraes Financeiras

Balancetes

Razo

Dirio

Documento

AUDITORIA

A anlise dos saldos das contas dever conduzir possibilidade de se obter a decomposio dos mesmos, para o que se torna necessrio picar os movimentos a dbito com os correspondentes movimentos a crdito. Os items no picados justificaro o saldo em aberto, isto , serviro para apresentar a decomposio do saldo. No caso da contas bancrias e de terceiros, muitas vezes torna-se necessrio, aps se efectuar a respectiva anlise, proceder reconciliao do saldo apresentado com o referido pela outra entidade. Reconciliar uma conta justificar a razo das diferenas existentes entre o saldo de uma conta apresentado por uma empresa numa determinada data e o saldo apresentado pelos registos contabilsticos da outra entidade, referido mesma data. A quantidade de transaces e saldos que o auditor dever verificar (testes substantivos) depende da avaliao que ele tenha feito do controlo interno da empresa. A quantidade de testes substantivos diminuem quando o controlo interno for bom e aumentam quando o controlo interno mau.

9 Aula Materialidade e risco de auditoria


Materialidade em auditoria A informao materialmente relevante se a sua omisso ou distoro influenciarem as decises econmicas que os utentes tomam na base das demonstraes financeiras a materialidade est relacionada com uma medida de preciso. A materialidade refere-se magnitude ou natureza de um erro (incluindo uma omisso) da informao financeira que, luz das circunstncias envolventes, torna provvel que o julgamento de uma pessoa interessada e confiante em tal informao, teria sido influenciada ou teria afectado a sua deciso como consequncia de tal erro ou erros. De acordo com a norma ISA 320 Materialidade em auditoria, o auditor deve ter em ateno a materialidade e a sua relao com o risco de auditoria, pois a determinao daquilo que materialmente relevante matria do seu julgamento profissional. Materialidade: - Em termos quantitativos (quantias) => reflecte-se no Balano e na Demonstrao dos Resultados; - Em termos qualitativos (natureza) => reflecte-se no anexo ao Balano e Demonstrao dos Resultados atravs de inadequadas divulgaes de informaes que complementam as quantias constantes no Balano e nas DR. No que se refere ao efeito cumulativo das pequenas quantias, o auditor deve analisar se o efeito lquido agregado das distores especficas materialmente relevante (o conjunto das pequenas quantias pode afectar significativamente as demonstraes financeiras) e se adequado estimar outras distores que no tenham sido identificadas mas que se relacionam com as primeiras. A materialidade e o risco de auditoria variam em sentido contrrio, i. , quanto maior o nvel de materialidade (quanto mais elementos relevantes e que podem afectar avaliaes ou decises dos utentes forem evidenciados nas demonstraes financeiras; exemplo: confirmar todos os saldos de clientes) menor o risco de auditoria e vice-versa.

Na fase de planeamento da auditoria o auditor deve ter em ateno a questo da materialidade no que se refere: - ao seu nvel global; - aos items tomados individualmente; - s consideraes de natureza legal e regulador. Factores que podem influenciar a materialidade monetria: - o volume das vendas e das prestaes de servio; - o resultado lquido antes de imposto; - os activos e os passivos, tomados individualmente e em conjunto; - o total do balano; - o total do capital prprio. Risco de auditoria De acordo com a norma ISA 400, o risco de auditoria a possibilidade do auditor expressar uma opinio tecnicamente inadequada quando as demonstraes financeiras apresentam distores materialmente relevantes o risco de auditoria est relacionado com uma medida de credibilidade. A anlise do risco de auditoria cabe ao prprio auditor e deve ser feita j na fase de planeamento. Mediante a avaliao do controlo interno (testes de controlo), o auditor tem elementos para avaliar a possibilidade de ocorrncia de erros ou fraudes que afectem significativamente as demonstraes. Se os controlos internos de uma entidade forem considerados excelentes, o auditor poder fazer uma percentagem menor de testes de transaces e saldos sem correr risco muito elevado de que erros ou fraudes no detectados tornem o seu parecer inadequado. O risco de auditoria tem trs componentes bsicos:
1. Risco inerente consiste na possibilidade de incorreco no saldo

de uma conta em funo da inexistncia ou inadequao dos controlos internos => a falha decorre dos controlos. Na identificao do risco inerente deve-se levar em conta que: i. bens numerrios so mais sujeitos a furto do que mquinas e equipamentos, ii. os clculos simples envolvem menor margem de erro do que os clculos complexos; iii. os valores apurados por estimativa envolvem maior margem de risco. iv. Factores externos tambm esto relacionados ao risco inerente: os produtos comercializados pela empresa auditada podem estar sujeitos a alteraes significativas de preo, etc.

2. Risco de controlo o risco de que uma distoro, que possa

ocorrer num saldo de uma conta ou numa classe de transaces e que possa ser materialmente relevante individualmente ou quando agregada com distores noutros saldos ou classes, no seja evitada ou detectada e corrigida oportunamente pelo sistema de controlos internos, isto porque, mesmo que haja controlos adequados, existe possibilidade de falha humana na sua aplicao.
3. Risco de deteco o risco da aplicao dos procedimentos

substantivos levar o auditor a concluir pela inexistncia de distores num saldo de uma conta ou numa classe de transaces que de facto existem. O auditor tenta impedir que erros materialmente relevantes integrem as demonstraes financeiras mas, h sempre possibilidade de que alguns erros possam no ser detectados dando origem ao risco de auditoria (erros no detectados pelo sistema de controlo interno ou que o contornem e erros no detectados pelos procedimentos de auditoria). Risco de auditoria = Risco inerente x Risco de controlo x Risco de deteco Modelo de risco de planeamento de auditoria (Audit Risk Model ARM) Risco de Auditoria Aceitvel = Risco Inerente x Risco de Controlo x Risco de Deteco Aceitvel RAA = RI x RC x RDA
RDA = RAA RI x RC

Este modelo criticado pelo facto de no se respeitar a condio de independncia exigida por qualquer modelo multiplicativo pois, os trs tipos de risco relacionam-se entre si. A norma ISA 400 refere forma como pode variar o nvel aceitvel do risco de deteco com base na determinao do risco inerente e do risco de controlo:

Determinao do risco de controlo pelo auditor ALTO Determinao do risco inerente ALTO o mais baixo MDIO mais baixo BAIXO mdio

pelo auditor

MDIO

mais baixo

mdio

mais alto

BAIXO

mdio

mais alto

o mais alto

A rea sombreada representa o risco de deteco. Existe uma relao inversa entre o risco de deteco e o nvel combinado do risco inerente e do risco de controlo. Exemplo: risco de controlo e risco inerente altos => nveis aceitveis de risco de deteco devem ser baixos a fim de reduzir o risco de auditoria a um nvel baixo aceitvel; risco de controlo e risco inerente baixos => o auditor pode aceitar um risco de deteco mais alto e ainda reduzir o risco de auditoria a um nvel baixo aceitvel.

10 Aula Introduo s tcnicas de seleco de amostras em auditoria


J vimos que a prova de auditoria obtm-se atravs de testes de controlo e de procedimentos substantivos e que devem ser obtidas provas suficientes por forma a garantir a qualidade da prova e a sua relevncia com vista emisso do parecer sobre as demonstraes financeiras. Devido complexidade e ao volume de operaes o auditor no examina todas as transaces efectuadas durante o exerccio, pelo que ele faz incidir os seus procedimentos de auditoria sobre amostras que devem ser criteriosamente seleccionadas. No entanto, sempre que seja possvel, o auditor pode analisar todas as operaes ou confirmar todos os saldos relativos a determinados universos. Exemplo: se aquando da realizao do procedimento substantivo ao saldo final da conta juros suportados o auditor constatar que o mesmo resulta da contabilizao de um nmero reduzido de operaes, ser perfeitamente lgico e apropriado que todas essas operaes sejam objecto de exame Populao ou universo conta juros suportados; unidades movimentos efectuados a dbito (apoiados em notas de dbito dos bancos); contagem / medio anlise do saldo. Mesmo nesta situao continua a haver risco de auditoria uma vez que nada garante que todos os dbitos do banco tenham sido contabilizados e na conta apropriada. A nica certeza obtida a de que as operaes l registadas o foram de forma correcta. Para determinar se o saldo de referida conta apropriado h que, por exemplo, compar-lo com o volume, taxas e prazos dos emprstimos obtidos. Quando o auditor analisa todas as operaes, i. , no recorre a amostras, estamos perante um censo quando possvel medir ou contar todas as unidades que formam um grupo (universo ou populao). No decorrer de uma auditoria o mais comum no realizar o censo mas sim a prova selectiva mtodo atravs do qual se obtm concluses sobre as caractersticas de um conjunto numeroso de partidas (universo) mediante o exame de um grupo parcial delas (amostra) Amostragem: No estatstica / de apreciao o auditor determina a dimenso da amostra, a seleco das partidas a integrarem a amostra e a avalia os resultados, tendo por base um critrio subjectivo.

Estatstica a determinao da dimenso da amostra, a seleco das partidas a integrarem a amostra e a avaliao dos resultados se fazem por mtodos matemticos baseados no clculo das probabilidades. Apesar de tanto os mtodos estatsticos como os no estatsticos poderem proporcionar prova suficiente para o auditor, a utilizao da amostragem estatstica apresenta as seguintes vantagens: - facilita a determinao de uma amostra eficiente; - mede a suficincia da matria de prova; - facilita a avaliao dos resultados da amostra; - permite a quantificao dos riscos da amostragem. No entanto, devido ao facto das tcnicas de amostragem no estatsticas serem de fcil aplicao e mais prticas elas so muito mais utilizadas do que as de amostragem estatstica. Independentemente do tipo de amostragem utilizado, o auditor deve sempre efectuar quatro fases distintas: - determinar o tamanho apropriado da amostra; - seleccionar ou identificar a amostra; - aplicar os procedimentos de auditoria apropriados aos items seleccionados; - avaliar os resultados da amostra. Tcnicas de seleco de amostras de auditoria baseadas na amostragem no estatstica: Amostragem por intervalos / sistemtica / sequencial Amostragem por blocos Amostragem sobre valores estratificados Amostragem por nmeros aleatrios

Amostragem por intervalos aplica-se nos universos onde as partidas que a integram estejam ordenadas de forma consecutiva. Fases a serem seguidas: - determinar o universo (N); - determinar a dimenso da amostra (n); - calcular o intervalo (i) => i = N / n; - seleccionar o item de comeo, a partir, por exemplo, de uma tabela de nmeros aleatrios;

- determinar os items da amostra adicionando o intervalo ao item de comeo e assim sucessivamente. Esta tcnica pode aplicar-se na realizao de testes de controlo. Exemplo: Foram emitidas 1.000 facturas durante um perodo, numeradas de 1 a 1000 => N = 1.000, pretende-se seleccionar 200 para realizao de testes => n = 200 => i = 5; se o item de comeo for 6 (calculado aleatoriamente) => 2 elemento da amostra = 11, 3 elemento = 16, .... at serem testadas 200 facturas. Amostragem por blocos consiste em seleccionar, numa base de apreciao, uma ou mais partes da populao (blocos) efectuando-se de seguida os testes de auditoria a todas as partes da populao seleccionada. Cada bloco deve ser sequencial e, tanto quanto possvel, ser representativo do universo. Exemplo: se o auditor for testar os procedimentos relativos a vendas a crdito, as facturas seleccionadas devero ser representativas da generalidade dos valores facturados (seleccionar facturas de valores pequenos, mdios e grandes). No exemplo anterior, o auditor poderia seleccionar quatro blocos de 50 facturas cada, devendo cada bloco ser um conjunto sequencial de 50 facturas e representativas do universo. Assim, o blocos poderiam ser: Nmero do bloco 1 2 3 4 Nmero de facturas 25 a 74 289 a 338 660 a 709 909 a 958

Outra hiptese ser a de considerar como bloco um perodo de tempo (uma semana, um ms, etc.) e testar todas as facturas emitidas nesse perodo. Esta tcnica muito aplicada na realizao de testes de controlo. Amostragem sobre valores estratificados consiste em seleccionar todas as partes de um universo a partir de um valor mnimo. Esta tcnica tem grande aplicao na realizao de procedimentos substantivos relativos, por exemplo, confirmao de saldos de clientes e valorimetria das existncias pois, quer num caso quer noutro, o auditor pode seleccionar os clientes ou os items das existncias com saldos mais significativos de tal modo que o total da amostra represente uma percentagem relevante dos saldos globais de cada uma das contas. Assim, quando se diz que o alcance (scope) da circularizao dos clientes de 1.000 contos, todos os clientes que apresentam saldos iguais ou superiores quele

valor devem ser circularizados uma vez que o total de tais saldos representar uma percentagem muito significativa do saldo global da conta. Amostragem por nmeros aleatrios consiste em seleccionar as partidas que representaro o universo atravs de nmeros ao acaso obtidos de um computador ou de uma tabela de nmeros aleatrios previamente elaborada. Cada unidade do universo tem igual probabilidade de ser seleccionado para integrar a amostra.

11 Aula

Tcnicas de seleco de amostras em auditoria concluso

Tcnicas de seleco de amostras de auditoria baseadas na amostragem estatstica: Amostragem sobre valores acumulados Amostragem numrica Amostragem sobre valores acumulados considera quase todos os elementos de tipo prtico e estatstico que intervm na seleco da amostra; a seleco das unidades feita sistematicamente sobre valores e no sobre o nmero dos documentos. Por isso, uma tcnica que oferece uma margem superior de segurana na sua aplicao. Deve-se considerar dois elementos na aplicao desta tcnica: - o limite de preciso monetria (LPM); - a classificao atribuda ao controlo interno (CI). LPM um dos aspectos de maior importncia quando se aplica esta tcnica uma vez que o auditor est interessado numa segurana razovel de que os erros no so suficientemente relevantes para afectar o seu parecer sobre as demonstraes financeiras ou sobre as operaes que pretende examinar. Para determinar o LPM parte-se do princpio que, numa populao dada, aceitvel uma margem de erro de at 5% do resultado lquido do exerccio ou de um substituto deste resultado (margem bruta, resultado lquido antes dos encargos financeiros, resultado lquido estimado, resultado lquido do exerccio anterior, etc.) CI avaliao potencial (bom 1, regular 2, deficiente 3) que o auditor atribui ao controlo interno depois de proceder ao seu levantamento. LPMC limite de preciso monetria corrigido = LPM / CI Quanto melhor for a classificao atribuda ao controlo interno menor ser o nmero de items a testar.

Exemplo: um auditor, ao pretender efectuar o teste de controlo s vendas, classificou como bom o controlo interno da empresa ABC, SA a qual prev obter o resultado lquido de 16.000 contos. LPM = 16.000 x 0,05 = 800 CI = 1 LPMC = 800 / 1 = 800 Para o auditor seleccionar as facturas a serem testadas dever: 1 listar as facturas arredondando o valor de cada uma para contos; 2 seleccionar ao acaso, utilizando uma tabela de nmeros aleatrios, um nmero cujos trs dgitos finais sejam iguais ou inferiores a 800; 3 introduzir o nmero seleccionado numa mquina de somar, como valor negativo, e ir adicionando cada um dos valores das facturas, obtendo um subtotal aps cada operao; 4 se o subtotal obtido for positivo a factura que o originou ser objecto de teste e de seguida ao subtotal deduzir-se- o LPM; 5 se o subtotal for negativo adicionar-se-o de seguida outras facturas at o subtotal passar a positivo altura em que a factura que originou tal resultado ser tambm objecto de teste. Ao subtotal deduzir-se- outra vez o LPM, e assim sucessivamente. Amostragem numrica consiste em determinar um intervalo mas sobre bases estatsticas, contando para o efeito com os elementos trabalhados na amostragem estatstica sobre valores acumulados => uma combinao da amostragem de apreciao por intervalos e da amostragem estatstica sobre valores acumulados. Para determinar o intervalo utiliza-se a seguinte frmula:
n i=

LPM m CI

i intervalo n populao em quantidade para o perodo x (nmero de facturas, por exemplo) m populao de vendas para o perodo x (valor total das facturas) LPM limite de preciso monetria CI classificao do controlo interno Exemplo: O nmero de facturas que a empresa ABC, SA emitiu durante o ano 2003 foi de 10.187 (numeradas sequencialmente a partir do nmero 1) a que correspondeu o valor total de 34.851.088$00. Supondo que o auditor determinou

o LPM com base na margem bruta (14.000 contos) e que entendeu ser bom o controlo interno existente, determine os nmeros da segunda e terceira factura a serem objecto de teste de controlo admitindo que o nmero escolhido ao acaso (e que portanto corresponde ao nmero da primeira factura a testar) o 119. LPM = 14.000.000$00 x 0,05 = 700.000$00 Controlo interno classificado de bom => CI = 1 n = 10.187 m = 34.851.088$00

10.187 i=

( 34.851.088$00 ) <=> i = 204


1

700.000$00

Factura escolhida ao acaso = 119 (N da primeira factura a ser testada) N da segunda factura = 119 + 204 = 323 N da terceira factura = 323 + 204 = 527

12 Aula Auditoria num ambiente de sistemas de informao computorizados


O objectivo global e o mbito de uma auditoria no se alteram quando esta efectuada num ambiente de sistemas de informao. Contudo, a utilizao de computadores altera o processamento, armazenagem e comunicao da informao financeira e pode afectar os sistemas contabilstico e de controlo interno em vigor na empresa. Segundo a ISA 401 (Auditing in a computer information systems environment), um ambiente de sistemas de informao computorizado pode afectar: - os procedimentos seguidos pelo auditor aquando da obteno da compreenso dos sistemas contabilstico e de controlo interno; - a considerao do risco inerente e do risco de controlo atravs dos quais o auditor chega determinao do risco de auditoria; - a concepo e realizao, pelo auditor, dos testes de controlo e dos procedimentos substantivos apropriados para atingir o objectivo da auditoria. No incio da dcada de sessenta, os computadores, que so o suporte tcnico da informtica, tinham um reduzido potencial levando a que os auditores no

considerassem necessrio acompanhar o sistema de informao contabilstica e de gesto a nvel do computador. Apenas utilizavam os procedimentos de auditoria ao redor do computador: testavam as entradas dos dados (inputs) e as sadas das informaes (outputs) de forma externa ao computador sem necessidade de conhecer as tcnicas do processamento electrnico de dados. Com a grande evoluo operada na indstria dos computadores a partir do incio da dcada de setenta fez com que os procedimentos de auditoria ao redor do computador dessem origem aos procedimentos de auditoria atravs do computador, obrigando alguns auditores a especializarem-se na auditoria informtica, a qual se dirige a dois aspectos distintos: o controlo interno e as rotinas de informao contabilstica e de gesto a nvel operacional. 1 Aspectos relacionados com o controlo interno: segurana fsica e privacidade. A segurana fsica engloba a proteco contra a destruio acidental, sabotagem, espionagem, vandalismo, desastres naturais, vrus e hackers => plano de contingncia, procedimento de backup, inventrio de activos, ambiente dos servidores. A privacidade refere-se ao facto de s as pessoas devidamente autorizadas por escrito pelo rgo de gesto poderem ter acesso ao sistema e conhecimento das informaes por ele geradas => senhas e permisses de acesso. 2 As rotinas de informao contabilstica facultam informaes que se destinam elaborao das demonstraes financeiras (rotinas da contabilidade financeira e de custos, facturao, contas correntes de clientes e de fornecedores, inventrio permanente, ordenados e salrios, imobilizado corpreo e amortizaes mensais e acumuladas, ...). Essas rotinas podem operar individual ou simultaneamente. Por exemplo, a rotina de facturao pode trabalhar em simultneo com a de contas correntes dos clientes, com a do inventrio permanente, com a do custo das vendas e com a dos impostos a pagar, de onde resulta que quando se processa uma venda a crdito obtm-se simultaneamente informao para: - debitar as contas de clientes (a preo de venda e pelo imposto IVA) e de custo das existncias vendidas e consumidas (a custo, de acordo com o critrio de custeio adoptado Fifo, Lifo, Mdio ponderado, ...); - creditar as contas de vendas (a preo de venda), existncias (a custo, de acordo com o critrio de custeio adoptado) e do Estado e outros entes pblicos (IVA).

Tambm, as rotinas podem operar de forma integrada ou autnoma. Por exemplo, a rotina de clientes pode estar integrada ou no na da contabilidade financeira. No primeiro caso, cada vez que se processa uma venda a mesma registada simultaneamente na conta corrente do cliente e na conta do razo o que originar que no final de cada ms o saldo do razo coincida com o saldo do balancete. No segundo caso, o registo da conta do razo feito pelo valor global (dirio, semanal, mensal) das vendas e as contas correntes dos clientes so actualizadas separadamente. Em Cabo Verde, ainda assiste-se grande utilizao dos servios prestados por firmas de contabilidade para processamento informtico dos documentos das nossas empresas. Quando a empresa envia os seus documentos para processamento pode-se perder a confidencialidade que os mesmos encerram e o auditor deve estar atento a este aspecto. Sempre que o auditor no possui os conhecimentos informticos adequados para estudar, compreender e avaliar os sistemas contabilsticos e de controlo interno num ambiente computorizado, deve recorrer a um tcnico de informtica independente em relao empresa objecto de auditoria, devendo ter em ateno que nunca deve delegar as suas responsabilidades no que concerne expresso do seu parecer sobre as demonstraes financeiras. A necessidade de implementao do processo de auditoria contnuo nas empresas para verificar a segurana do funcionamento dos seus sistemas informatizados de suma importncia e as empresas devem sempre observar algumas regras que so fundamentais para garantir essa segurana: - tomar cuidado ao aceder determinados sites; - no utilizar programas cuja procedncia duvidosa; - no praticar correntes virtuais e no enviar spams; - lembrar que todo o acesso monitorvel; - nunca aceitar instalaes e configuraes padres; - actualizar as verses dos programas; - avaliar frequentemente o LOG do sistema para deteco de intrusos; - buscar alternativas complementares de segurana; - contratar um servio para avaliar o quanto est vulnervel a invases (teste de intruso); - implementar regras, reforando-as com a adopo de termos de compromisso.

13 Aula Exerccios de reviso da matria dada


1 Assinale a resposta correcta!

1.1 A possibilidade de o auditor vir a emitir um parecer que contenha opinio tecnicamente inadequada sobre as demonstraes financeiras significativamente incorrectas denomina-se: a) Risco de auditoria b) Risco de controlo c) Risco inerente d) Risco esperado e) Risco de deteco 1.2 - Quando os produtos que esto sendo vendidos pela empresa auditada esto sujeitos a alteraes significativas de preos, o auditor deve considerar: a) Aumento de risco inerente b) Reduo de risco de controlo c) Aumento de risco de deteco d) Reduo de risco inerente e) Aumento de risco de controlo 1.3 Quando um auditor eleva o nvel de risco de controlo, porque determinados procedimentos de controlo do cliente mostraram-se ineficientes, ele deve: a) Aumentar o nvel de risco inerente b) Estender os testes de controlo c) Aumentar o nvel de risco de deteco d) Efectuar testes alternativos de controlo e) Aumentar o nvel de testes substantivos 1.4 Os testes substantivos de auditoria dividem-se nas seguintes categorias: a) Testes de acontecimentos subsequentes e testes de transaces e saldos

b) Testes de controlo e testes de circularizao de saldos c) Testes de amostragem estatstica e procedimentos de reviso analtica d) Testes de controlo e testes de amostragem estatstica
e) Testes de detalhes de transaces e saldos e procedimentos de reviso

analtica 2 - Diga se as afirmaes seguintes so verdadeiras ou falsas: a) Os testes substantivos visam a obteno de evidncia quanto suficincia, exactido e validade dos dados produzidos pelo sistema contabilstico da entidade auditada. b) A quantidade de testes de transaes e saldos que o auditor examina depende da avaliao que ele tenha feito do controlo interno. c) Os testes de controlo devem ser escritos antes do auditor proceder recolha e registo dos sistemas contabilstico e de controlo interno existentes na empresa. d) A materialidade e o risco de auditoria variam em sentido contrrio. e) possvel o auditor eliminar completamente o risco de auditoria. f) Os mtodos de amostragem no estatstica no proporcionam ao auditor prova suficiente elaborao do parecer de auditoria. g) A amostragem por blocos e a amostragem por nmeros aleatrios so exemplos de amostragem no estatstica. h) A amostragem sobre valores estratificados aplica-se sobretudo na realizaes de testes de controlo. i) O objectivo global e o mbito de uma auditoria alteram-se significativamente quando esta efectuada num ambiente de sistemas de informao. j) A existncia de senhas individuais e permisses de acesso contribui para a reduo da segurana dos sistemas informticos das empresas. k) Quando o auditor recorre a um tcnico de informtica para o auxiliar a estudar, compreender e avaliar os sistemas contabilsticos e de controlo interno da empresa auditada num ambiente computorizado, a

responsabilidade do parecer sobre as demonstraes financeiras do tcnico de informtica.

You might also like