You are on page 1of 4

Abertura do diafragma

A abertura do diafragma um dos factores mais importantes na fotografia. Afecta no s a exposio como tambm influncia a nitidez de uma imagem. A abertura o dimetro do diafragma situado no interior da objectiva. Quanto maior for, mais quantidade de luz chegar superfcie do sensor, num tempo determinado. As diferentes aberturas so conhecidas como f/ponto ou f/nmeros que so dispostos numa srie numrica, cuja sequncia padro : f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22 e f/32. Nesta escala, cada nmero possui uma abertura de diferente tamanho, sendo que medida que passamos de um nmero para o prximo, significa que estamos dobrando ou diminuir pela metade a quantidade de luz que alcana o filme sensor. Muitas cmaras oferecem rotulagens intermdias de 1/2 ou 1/3 de ponto, para um ajuste mais afinado da exposio. S para citar alguns exemplos: f/9.5 entre f/8 e f/11; f/4.5 entre f/4 e f/5.6.

Velocidade do obturador
A velocidade do obturador ou tempo de exposio, em fotografia, est directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da cmara fotogrfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que ir sensibilizar o sensor digital formar a imagem. fcil de perceber que se deixar a mquina a receber luz durante 10 segundos, s vai ficar uma imagem esttica e bem definida se nada no cenrio que estamos a fotografar se movimentar durante este tempo. Quanto menor o tempo de exposio, menos luz absorvida no interior da mquina, maior a abertura do diafragma necessria para se obter uma exposio correcta. O tempo de exposio normalmente dado no formato 1 / x, em que X representa uma fraco de tempo em segundos. Os valores comuns so: * 1/8000 s * 1/4000 s * 1/2000 s * 1/1000 s * 1/500 s * 1/250 s * 1/125 s * 1/60 s * 1/30 s * 1/15 s * 1/8 s * 1/4 s * 1/2 s *1s * B (de bulb) Que mantm o obturador aberto enquanto o boto disparador estiver pressionado. Apesar de muito popular no meio fotogrfico, o termo velocidade no correcto, pois o obturador, como vimos, trabalha com tempos de exposio, em geral fraces de segundos, e isto no est relacionado com rapidez de operao ou de exposio.

Sensibilidade ISO
Na fotografia digital sensibilidade ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Tambm conhecido como velocidade ISO ou, em ingls, ISO speed. Quanto maior o ISO, mais o sensor de imagem sensvel a luz, portanto, a possibilidade de tirar fotografias em situaes de baixa luz maior, mas tem um contra, quanto maior o ISO mais rudo vai aparecer na fotografia e menor ser a nitidez da imagem. A tecnologia de hoje permite alterar a velocidade ISO sem ter que trocar o rolo da sua mquina fotogrfica e desta forma, pode tirar fotografias em diferentes velocidades ISO com o mesmo carto de memria.

A gama de sensibilidade ISO disponvel em quase todas as mquinas : 100, 200, 400, 800, 1600 e 3200 ISO. Tambm se encontram mquinas que produzem valores intermdios de sensibilidade, por exemplo 160 ISO (2/3 de ponto mais rpido do que 100 ISO).

Bem... tem modo manual e modo manual... Na HX1 um dos modos manuais o "P", e sobre ele que vou repetir neste tpico especfico o que j postei em outro, para concentrar melhor as informaes.
. Estando no modo "P" Regular o ISO para 125 (no mximo 200 para evitar rudo desnecessrio) Regular o EV para 0 (zero) Ligar o flash (se necessrio) e ajustar a intensidade dele de acordo com a distncia desejada (de 1,5 a 9 metros - -1 a +1). Colocar a balano do branco em automtico ou no modo "complexo", mas se a luz do ambiente no mudar, setar manualmente colocando um papel branco na frente da lente e escolhendo SET (ltimo cone a direita). Este procedimento diz para a cmera: "isto o branco" (claro que se for no sol escolher sol n!) Regular a abertura em 2,8 (a profundidade de campo vai ficar prejudicada, mas a velocidade ser maior*) Regular a abertura em nmeros maiores que 2,8 vai fazer a profundidade de campo ficar maior (melhor). Com 2,8 s fica em foco o objeto principal, conforme aumenta coisas de distncias diferentes comeam ser includas no foco. Com F8 fica no foco de 2 metros ao infinito se o foco automtico estiver em multi ponto ou em um ponto intermedirio. *Com todos os ajustes acima a cmera s tem que mudar a velocidade de acordo com a luz, e isto ela far automaticamente. Neste ajuste ela levar em considerao o flash (se for usado) e aumentar a velocidade. Se o flash for desligado ela diminuir a velocidade para acertar a luz. . Nota: Onde eu digo "aumentar a velocidade" o mesmo que dizer "diminuir o tempo de exposio do sensor a luz" e vice-versa. O Aisse quis dizer "...significa que estamos dobrando ou DIMINUINDO pela metade..." Ou seja, quando se muda o nmero F para menor, significa que estamos dobrando a quantidade de luz que chega no sensor e quando se muda o F para um nmero maior, significa que estamos diminuindo pela metade a luz que chega no sensor. . Se realmente quiser saber mais um detalhe interessante mas mais complicado para algumas pessoas, saiba que: Os nmeros F so de um valor que dobra ou diminui pela metade, sem meios termos... ou seja tem F8 e F11, mas no tem F10, porque se tivesse F10 a luz ao se colocar nele no dobraria em relao ao F11 nem diminuiria pela metade em relao ao F8. O nmero referente a entrada de luz pela abertura do diafragma, designado pela letra minscula "f", calculado pelo valor da distncia focal da lente dividido pela abertura do diafragma em milmetros. No caso da HX1 a distncia focal da lente (devido ao seu dimetro e ao seu grau) no permite um valor menor que f2.8. A relao entre os nmeros intermedirios (os que no so f-stop) s podem ser usadas na prtica e acho at que deve ser desconsiderada para grandes clculos, pois o fotmetro ajuda em se achar as compensaes sem quebrar muito a cabea. Por outro lado, as cmeras antigas (mecnicas) tambm tinham estes intermedirios, bastando colocar entre os "cliques" dos ajustes.

EV
. O EV, do ingls "esposure value" e traduzido para o portugus como valor de exposio, uma das variveis menos compreendidas em fotografia e tema de explicaes das mais absurdas nos foruns da rea tambm. . Para tentar ajudar, vou tentar explicar da melhor forma possvel: . Na verdade o EV o valor resultante da medida de luz mdia que a HX1 (e muitas cmeras digitais ou no) fazem da cena que, atravs da lente, projeta a sua luz no sensor, ou seja, o EV nada mais do que um FOTMETRO ( medidor de luz) um pouco mais inteligente que o fotmetro comum (que mede a luz e luminncia e fornece o LV, luminance value). O Fotmetro que fornece o resultado de suas medies de luz, j corrigido com relao ao ISO utilizado, tem o seu valor referenciado como EV e no

LV como seria o resultado da medio de um fotmetro comum. . Quando na HX1 o valor do EV zero (0EV) significa que o nvel de iluminao mdio medido est o melhor possvel para se obter uma boa foto (nem muito clara nem muito escura). . Quando nos modos semi-manuais a gente escolhe (configura) o EV para zero, e o ISO para 125, por exemplo, o "computador" (processador) da HX1, "se quebra", "se vira", para ajustar a abertura do diafragama e(ou) o tempo de exposio para a luz ficar boa. bvio que no modo automtico o EV que a HX1 escolhe para fotografar zero. . Resumindo: . Se a gente ajusta o valor do EV para zero, estamos dizendo para a HX1 que a luz tem que estar certa para fazer a foto e ela que se vire em conseguir isso, e neste caso o EV no uma medida e sim uma ordem para que a medida seja assim. . Se a gente deixa a HX1 medir a luz e nos mostrar, ela informa atraves do valor do EV se a luz est de menos, boa, ou demais, mudando os valores entre -2 e +2, o valor de EV passa ser uma medida de luz (como um fotmetro). . Porque s mostra at -2 ou +2 e no +4 ou -10, por exemplo?... simples, porque menos de -2 ou mais de +2 so valores to absurdos que nem sai nada bom na foto.

Na HX1 para conseguir o efeito fundo desfocado sugiro o seguinte:


. Sem zoom, - Colocar o foco no modo Centro (center) - Colocar a abertura em 2,8 (fundamental) - Colocar o ISO em 125 ou prximo disto (para diminuir o granulado que possa haver) - Regular a velocidade do obturador para obter a luminosidade correta (a luminosidade correta quando estiver 0EV) - O fundo no pode estar perto da cena de primeiro plano (objetivo da foto). - O fotgrafo no deve estar a mais de 2 metros da cena. . Com zoom, - Colocar o foco no modo Centro (center) - Colocar a abertura em no mximo 5,2 (fundamental) - Colocar o ISO em 125 ou prximo disto (para diminuir o granulado que possa haver) - Regular a velocidade do obturador para obter a luminosidade correta (a luminosidade correta quando estiver 0EV) - O fundo no pode estar muito perto da cena de primeiro plano (objetivo da foto). - O fotgrafo no deve estar a mais de 15 metros da cena (melhor mais perto se "pegar" foco). Para acessar os parmetros, coloque no modo M ou P, por exemplo e ver que no display na linha bem embaixo aparecero alguns indicadores (nmeros e letras). Bem a esquerda aparecer o valor do ISO, depois o tempo de exposio (tambm tratado como velocidade do obturador), depois o valor da abertura do diafragma e, bem a direita, o fotmetro. . Para mudar os valores, tem que apertar para dentro a rodinha serrilhada que tem na cmera a direita em cima (cada vez que aperta fica um dos valores da linha de baixo em "negrito" ou em tamanho maior). Depois de escolher um parmetro apertando a rodinha para dentro, o valor do parmetro se muda girando a rodinha para a esquerda ou para a direita. Para fotografar as estrelas mais brilhantes como Sirius, Canopus, Capella, Betelgeuse, Aldebaran, Vega e outras igualmente brilhantes, pode ser com a HX1 em um trip com o obturador em 30 segundos (inclusive para alguns planetas como Jpiter, Saturno e Vnus, dependendo da poca do ano). . Estrelas menores, com magnitude menor que 1 (significa nmeros maiores que 1), tem que usar uma cmera que fique com o obturador aberto por mais tempo (quanto mais melhor), porm, como a terra gira as estrelas parecero um risco e no um ponto dependendo do tempo que ficar aberto o obturador em minutos. Para resolver este problema, astrnomos usam um trip especial, que tem um mecanismo (mecnico ou eletrnico) que vai girando a cmera na mesma velocidade e direo que as estrelas se movimentam considerando-se a rotao da terra no seu prprio eixo (eliminando o "risco" e realando o brilho at mesmo de estrelas invisveis a olho n).

O ISO na HX1 no deve ser maior que 400 para no apresentar uma imagem muito granulada (o ideal no passar de 200), a abertura F2.8 e o foco bom colocar em manual no infinito. A noite tem que estar sem nvoa e melhor no haver luzes da cidade iluminando as partculas de poeira da atmosfera (de preferncia se estar no campo - em rea no urbana).

You might also like