You are on page 1of 5

INTRODUO O que uma placa de rede?

? Uma placa de rede um dispositivo de hardware responsvel pela comunicao entre os computadores de uma rede. A sua funo controlar todo o envio e recepo de dados atravs da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo especfico de placa de rede.

HISTRIA E EVOLUO A evoluo das placas de redes esta diretamente relacionada com a evoluo da arquitetura de rede, ou seja, para cada arquitetura de rede criada existe uma placa de rede especfica para atender suas particularidades.

Arcnet A topologia ArcNet uma rede com passagens de senha, em que a senha caminha para cada micro de acordo com os endereos fsicos, de forma ascendente. Quando um micro retm a senha eletrnica, pode indagar outros micros sobre as suas possibilidades de aceitarem a senha. Se os receptores se encontrarem livres, o micro com a senha pode se comunicar e continuar com a comunicao at terminar. Pelo fato de que apenas um micro pode transmitir por vez, somente aps receber um sinal verde dos receptores o ArcNet elimina as retransmisses provocadas pelas redes EtherNet .

Tokin Ring Desenvolvida pela IBM em meados de 1980, essa arquitetura opera a uma velocidade de transmisso de 4 a 16 Mbps, utilizando como meio de transmisso o par tranado, sendo que, o protocolo token funciona passando uma permisso de transmisso para cada estao do anel consecutivamente e essa permisso fornecida pelo protocolo chamada de token (basto ou ficha de passagem) a qual vai passando de estao em estao na rede.

Ethernet Robert Metcalfe era membro do grupo de pesquisa da Xeros no Centro de Pesquisa de Palo Alto (PARC) onde alguns dos primeiros computadores pessoais foram feitos. Metcalfe foi requisitado para constuir um sistema de rede para os computadores do PARC, a motivao da Xerox para realizar esse projeto foi a construo da primeira impressora laser do mundo e eles queriam que todos os computadores do PARC fossem capazes de imprimir com essa impressora. Ento Metcalfe tinha dois desafios: a rede teria que ser rpida o bastante para acompanhar a nova impressora laser; e de quebra teria que conectar centenas de computadores no mesmo prdio. Nunca se havia conectado centenas de computadores no mesmo prdio, no mximo um ou no mximo trs computadores isso quando no se pensava ainda em uma grande rede.

Tipos de Ethernet Muitos dizem que a primeira placa de rede foi a Thicknet, 10base-5, o meio de comunicao desse sistema um cabo coaxial longo. A placa de rede se divide em duas partes principais: um circuito que lida com os aspectos digitais da comunicao e um circuito que lida com os dados analgicos, conhecidos pelo nome de transceiver. A indstria usou a Thicknet at os anos 80 quando a Thinnet 10Base-2 apareceu. No Thinnet a funo do transceiver j est embutida na placa de rede e no usa AUIs o cabo de rede conectado diretamente na placa rede atravs de um conector que recebe o nome de BCN. Em seguida temos o 10Base-T que o primeiro padro baseado no uso de cabos de par tranado. Existiu ainda o padro 10Base-F que utilizava cabos de fibra ptica.

Ethernet Rpida Em 1995 foi finalizado o padro Fast Ethernet (802.3u), que multiplicou por 10 a velocidade de transmisso, atingindo 100 megabits. -100Base-T (Usando par tranado). Esse sistema no utiliza um cabo coaxial como os outros dois acima, ou seja, esse esquema no tem um meio fsico compartilhado como nos outros dois casos. A placa de rede tem um conector chamado RJ-45 -100Base-FX (Usando cabos de fibra ptica)

Depois dos padres de 10 e 100 megabits, o passo natural para as redes Ethernet seria novamente multiplicar por 10 a taxa de transmisso, atingindo 1000 megabits. E foi justamente o que aconteceu. O padro Gigabit Ethernet comeou a ser desenvolvido pelo IEEE em 1995. - 1000BASE-LX o padro mais caro, que suporta apenas cabos de fibra ptica. - 1000BASE-SX, que tambm utiliza cabos de fibra ptica, mas utiliza uma tecnologia de transmisso mais barata - 1000BASE-T, tambm chamado de GoC ou "Gigabit over Copper", permite utilizar os mesmos cabos de par tranado categoria 5 que as redes de 100 megabits.

Novas Tecnologias de Rede Atualmente as opes de redes vo muito alm das redes Ethernet, padres de redes sem fio como o IEEE 802.11b e o IEEE 802.11a trazem uma comodidade e facilidade de instalao atrativa principalmente em ambiente onde predominam os notebooks e portteis em geral. Existem tanto placas PC-Card, que podem ser utilizadas em notebooks e em alguns handhelds, quanto para micros de mesa. Ao que tudo indica as redes continuaro a ficar cada vez mais rpidas e mais acessveis. Hoje em dia possvel comprar uma placa 10/100 por menos de 30 reais e, com o barateamento dos novos padres, estes preos no voltaro a subir.

UTILIZAO DA PLACA DE REDE A placa de rede (chamada Network Interface Card em ingls e notada NIC) constitui a interface entre o computador e o cabo da rede. A placa de rede possui geralmente dois sinais luminosos (LEDs): O LED verde corresponde alimentao da placa; O LED cor de laranja (10 Mb/s) ou vermelho (100 Mb/s) indica uma actividade da rede (envio ou recepo de dados). Para preparar os dados a enviar, a placa de rede utiliza um transceiver que transforma os dados paralelos em dados srie. Cada placa dispe de um endereo nico, chamado dirige MAC, atribudo pelo construtor da placa, que lhe permite ser identificada de maneira nica no mundo entre todas as outras placas de rede.

O computador e a placa devem comunicar para que os dados possam passar de um para o outro. O computador afeta assim uma parte da sua memria s placas munidas de um Acesso Direto Memria (DMA : Direct Access Memory). A placa indica que outro computador pede dados ao computador que a contm. O canal do computador transfere os dados da memria do computador para a placa de rede. Se os dados circularem mais rapidamente do que a capacidade da placa para os tratar, so colocadas na memria tampo atribuda placa (RAM) na qual so armazenadas temporariamente durante a emisso e a recepo dos dados.

APOIO NA ORGANIZAO DAS REDES DE COMPUTADORES Verifica a integridade dos dados atravs da camada de enlace de dados. A camada de enlace de dados tem como principal tarefa transformar um canal de transmisso bruta em uma linha que parea livre de erros de transmisso no detectados para a camada de rede. Para executar essa tarefa, a camada de enlace de dados faz com que o transmissor divida os dados de entrada em quadros de dados e os transmita sequencialmente. Se o servio for confivel, o receptor confirmar a recepo correta de cada quadro, enviando de volta um quadro de confirmao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Carlos E. Morimoto, Rede, guia prtico 2 Ed. 2008 (livro online); http://www.hardware.com.br/livros/redes/ Andrew S. Tanenbaum, Computer Networks 4 Edio http://www.museudocomputador.com.br/encirede.php; http://pt.scribd.com/doc/51125905/62/Thick-Ethernet; http://pt.kioskea.net/contents/pc/carte-reseau.php3.

You might also like