You are on page 1of 4

www.hondapilotomais.com.

br

DICAS RPIDAS
PILOTANDO SUA MOTOCICLETA
Antes de sair, cheque todos os detalhes da sua moto: piscas, acendimento farol, pneus, corrente, combustvel, posio retrovisores. Pilote sempre equipado! Utilize capacete no tamanho adequado e com faixas reflexivas. Lembre-se da viseira cobrindo os olhos e caso o capacete no seja fechado com queixeira a , viseira tem que cobrir todo o queixo. As luvas de couro tambm so muito importantes para sua pilotagem. No p, nunca chinelos e sandlias. Sempre um calado fechado acima dos tornozelos. Mesmo no calor, use sempre cala e jaqueta. Dessa forma voc estar bem equipado dos ps cabea! Fique atento sua postura: mantenha o corpo ereto, as pernas juntas ao tanque da moto e os braos levemente flexionados. E aproveite para curtir a sua moto!

CURVAS
Para fazer uma curva perfeita, diminua a velocidade antes da curva e mantenha a velocidade constante durante a inclinao da motocicleta na curva. Aps a curva, retome a acelerao aos poucos para voltar a motocicleta na posio reta. Lembre-se: procure sempre olhar e ficar ligado no final da curva e evite frear quando a motocicleta j estiver inclinada.

FRENAGEM
Sabia que possvel diminuir mais de 50% a distncia de parada total da motocicleta com uma frenagem precisa?! simples: basta frear de forma simultnea e progressiva os dois freios, pressionar as pernas no tanque para manter o peso na roda traseira, pois boa parte do peso (piloto/motocicleta) se desloca para frente, e utilizar os 4 dedos da mo para que toda a alavanca seja acionada. Fique esperto para no usar bruscamente os freios a ponto de travar as rodas e perder o equilbrio da moto. Vale lembrar que os pneus devem sempre estar calibrados e em bom estado de conservao.

www.hondapilotomais.com.br

PROCURAR - IDENTIFICAR - PREVER - DECIDIR - EXECUTAR (PIPDE)


O PIPDE utilizado em coisas simples do dia-a-dia, como subir uma escada, atravessar uma rua e at mesmo na pilotagem da sua moto: PROCURAR Fique atento a todas as informaes que possam sinalizar situaes perigosas. IDENTIFICAR Se estiver atento e concentrado na pilotagem, com certeza ir identificar os perigos potenciais. PREVER Aps identificar os perigos, preveja o que poder acontecer. DECIDIR Essa antecipao aos perigos permite tomar decises mais precisas. EXECUTAR Aps essa seqncia de raciocnio, execute sua deciso com rapidez, firmeza e percia. Por isso pilote sempre concentrado e pense sempre na deciso a ser tomada no trnsito. Exemplo: Tem uma criana jogando bola na rua -> utilize o PIPDE para prever e evitar acidentes. Procurar: Uma criana atrs da bola Identificar: A bola caiu na rua Prever: A criana poder correr atrs da bola e a bola poder atingir a motocicleta Decidir: Preciso diminuir a velocidade Executar: Diminuir a velocidade e mudar de faixa (caso necessrio).

POSICIONAMENTO DA MOTOCICLETA
Em rodovias, procure ficar no mnimo a 2 segundos de distncia dos demais veculos. Para fazer essa contagem siga os seguintes passos: 1. Identifique um ponto fixo a sua frente (pontes, rvores, placas, etc.). Assim que o veiculo da frente passar pelo ponto, inicie a contagem mil e um mil e dois pausadamente. 2. Voc dever estar passando pelo mesmo ponto de referencia aps esse intervalo de tempo 3. Se voc j passou pelo ponto antes de terminar a contagem, quer dizer que est muito prximo aos demais veculos e em caso de emergncia no ter espao suficiente para parar / manobrar a motocicleta. 4. Realize o mesmo procedimento com o veculo que vem de trs. Procure andar com a motocicleta na faixa central da pista, para ter maior viso e rea de escape tanto para a esquerda quanto para a direita.

www.hondapilotomais.com.br

CRUZAMENTO
Sempre que se aproximar de um cruzamento, reduza a velocidade mesmo estando na preferencial. olhe para os lados e utilize o retrovisor para olhar para trs por cima dos ombros. Evite a converso a esquerda e opte por um retorno, mais seguro!

SITUAES ESPECIAIS
Algumas situaes podem provocar o travamento das rodas. O travamento da roda dianteira mais difcil de controlar, por isso quando acontecer, libere rapidamente o manete do freio e volte a frear novamente. O travamento da roda traseira mais comum acontecer devido falta de peso na roda traseira no momento da frenagem. Porm mais fcil de controlar. Lembre-se que em qualquer situao voc deve manter a trajetria reta e alivie o freio da roda que est travada. Ondulaes e buracos tambm so situaes especiais: necessrio segurar firme no guido, levantar o corpo do assento, manter os joelhos flexionados e presos no tanque para maior estabilidade. Mantenha essa postura somente o tempo necessrio para transpor as ondulaes ou buracos. Pilotagem noturna uma situao que exige o dobro da ateno do motociclista: a viso fica reduzida em 20%, as cores desaparecem, a noo de profundidade diminui e o mais perigoso acontece: o ofuscamento. Por isso evite olhar para os faris dos outros veculos que vem em sentido contrario. Sinalize tudo o que for fazer e use roupas de cores claras ou com faixas reflexivas.

CONDIES DA ESTRADA
Fique atento pisos irregulares e com baixa aderncia. Sempre que se deparar com essas condies evite o acionamento brusco nos comandos (acelerador e freios) e mantenha a acelerao constante. Tome cuidado tambm com mudanas bruscas de direo. Como o piso no permite boa aderncia podem acontecer situaes de desequilbrio ou derrapagem.

www.hondapilotomais.com.br

TRANSPORTANDO GARUPA OU CARGA


Para transportar um garupa: ajuste a suspenso (caso possvel) e a calibragem do pneu, pea para o garupa sentar prximo ao piloto, agarrar na cintura e pressionar as pernas junto ao seu quadril ou segurar nas alas laterais, mas sempre mantendo o corpo grudado no piloto. Dicas para o garupa: olhar por cima do ombro do piloto, manter os ps apoiados nas pedaleiras o tempo todo, inclinar junto com o piloto em curvas e evitar qualquer movimentao sem avisar. Para transportar carga: fique de olho no peso, na localizao e na fixao da mesma. Muito peso pode prejudicar a dirigibilidade. A localizao pode prejudicar a distribuio de peso nas rodas e uma fixao mal feita pode se soltar e se enroscar em partes da motocicleta e o motociclista sofrer uma queda. No manual da motocicleta existem consideraes sobre o peso mximo que a motocicleta pode transportar.

ADVERSIDADES
Pneu furado: Se isso acontecer, segure o guido com firmeza, pilote suavemente e v diminuindo a acelerao. Evite reduzir marchas e frear. Diminua a velocidade vagarosamente e saia da rua/estrada. Se voc for obrigado a frear, use o freio do pneu bom (que no est furado). Vento constante: no significa um problema, no se preocupe! Apenas incline a moto contra a direo do vento e d margem para manobra. Use o PIPDE para identificar quando o vento vai mudar, pontes e passarelas so locais mais comuns e prdios altos podem contribuir para causar rajadas de vento. reas alagadas: evite transp-las >> difcil avaliar a profundidade da gua e velocidade da correnteza. Chuva: Redobre sua ateno, pois a chuva no capacete reduz sua visibilidade e torna a pista mais escorregadia. Nesse momento, sua frenagem e ateno so fundamentais.

You might also like