You are on page 1of 4

O que ?

A radioatividade um processo natural decorrente da liberao de energia de um ncleo atmico cuja relao entre o nmero de prtons e de neutrons resulta em uma configurao instvel; o processo modifica a relao prton/neutrons do ncleo e leva a configuraes estveis (no radioativas). O ambiente no qual vivemos naturalmente radioativo. Por exemplo, respiramos Carbono 14, que radioativo, e formado a partir da interao das radiaes csmicas com a atmosfera; comemos bananas que apresentam em sua composio Potssio 40, com ncleo instvel, emissor de raios gama, entre outros. Vivendo em um ambiente radioativo, os seres humanos, e todos os demais seres vivos, so naturalmente radioativos. O problema est na quantidade de radiao qual estes seres venham a ser expostos: acima de certo nvel a exposio s radiaes provoca, no corpo humano, e nos demais seres vivos, algumas reaes adversas:

A medicina nuclear envolve dois usos distintos de radioistopos: terapia e diagnstico. No uso teraputico, a radiao empregada na tentativa de curar doenas. Algumas formas de cncer, por exemplo, podem ser tratadas por radioterapia. As clulas do tumor cancergeno so destrudas pelos efeitos da radiao. Embora o feixe radioativo seja apontado precisamente sobre o tumor, diversos efeitos colaterais acompanham o tratamento. As clulas da mucosa intestinal, por exemplo, so particularmente susceptveis radiao, fazendo com que os pacientes sofram de nuseas e vmitos. Os radioistopos tambm podem ser empregados com o propsito de diagnstico, fornecendo informaes sobre o tipo ou extenso da doena. O istopo iodo-131 usado para determinar o tamanho, forma e atividade da glndula tireide. O paciente bebe uma soluo de KI, incorporando iodo-131. O corpo concentra o iodo na tireide. Aps algum tempo, um detector de radiao varre a regio da glndula e a informao exibida, no computador, sob a forma visual. A figura ento chamada de fotoscan. O aparelho l apenas a radiao gama, mas o I131 tambm emite radiao beta. O tempo de meia-vida do I-131 de apenas 8 minutos, o que faz com que toda a radioatividade cesse aps algumas horas.

O radiostopo ideal para uso de diagnstico deveria possuir algumas qualidades: emitir partculas gama, pois estas tem um grande poder de penetrao, e podem sair do organismo; no emitir, preferencialmente, partculas alfa ou beta; o tempo de meia-vida deve ser ideal: nem to curto, que no possa ser detectado a tempo, nem to longo, onde atividade ainda existiria aps o diagnstico. Felizmente, a natureza nos presenteou com um istopo que atende a quase todas as necessidades: o tecncio-99m, 99mTc. A letra m corresponde a metaestvel: o istopo pode perder alguma energia e se tornar estvel. isto o que ocorre: o tomo 99mTc emite uma partcula gama e se torna o tomo 99Tc, estvel. A energia da radiao emitida pelo 99mTc idealmente correta, e o t1/2 de 6 horas. O istopo largamente empregado na varredura dos rins, fgado, bexiga, crebro e pulmes.

Este istopo tem substitudo um grande nmero de outros radioistopos menos ideais, e a demanda para a produo do 99mTc muito grande, o que tornou o seu preo bastante alto.

OS RADIOISTOPOS NA MEDICINA

Os radiofrmacos usados em medicina no Brasil so, em grande parte, produzidos pelo O tecncio-99 (Tc-99m) utilizado, para obteno de mapeamentos (cintilografia) de diversos rgos: cintilografia renal, cerebral, hepato-biliar (fgado), pulmonar e ssea; diagnstico do infarto agudo do miocrdio e em estudos circulatrios; cintilografia de placenta. Outro radioistopo, o Samrio-153 (Sm-153), aplicado (injetado) em pacientes com metstase ssea, como paliativo para a dor. Esses produtos so distribudos semanalmente pelo IPEN para os usurios.

A RADIOTERAPIA

A radioterapia teve origem na aplicao do elemento rdio pelo casal Curie, para destruir clulas cancerosas, e foi inicialmente conhecida como "Curieterapia". Posteriormente, outros radioistopos passaram a ser usados, apresentando um maior rendimento.

O iodo-131 tambm pode ser usado em terapia para eliminar leses, identificadas nos radiodiagnsticos da tireide, aplicando-se, no caso, uma dose maior do que a usada nos diagnsticos.

O iodo radioativo apresenta as caractersticas ideais para aplicao em Medicina, tanto em diagnstico como em terapia: tem meia-vida curta; absorvido preferencialmente por um rgo (a tireide);

eliminado rapidamente do organismo; a energia da radiao gama baixa. Fontes radiativas (= fontes de radiao) de csio-137 e cobalto-60 so usadas para des-truir clulas de tumores, uma vez que estas so mais sensveis radiao do que os tecidos normais (sos). Radioterapia = tratamento com fontes de radiao.

Um dos aparelhos de radioterapia mais conhecidos a Bomba de Cobalto, usada no tratamento contra o cncer, e que nada tem de "bomba" (no explode). Trata-se de uma fonte radiativa de cobalto-60 (Co-60), encapsulada ou "selada" (hermeticamente fecha-da) e blindada, para impedir a passagem de radiao. At bem pouco tempo, para este fim, eram utilizadas fontes de csio-137, que foram substitudas pelas de cobalto-60, que, entre outras razes tcnicas, apresentam maior rendimento teraputico.

No momento da utilizao, a fonte deslocada de sua posio "segura", dentro do cabeote de proteo (feito de chumbo e ao inoxidvel), para a frente de um orifcio, que permite a passagem de um feixe de radiao, concentrado sobre a regio a ser "tratada" ou irradiada. Aps o uso, a fonte recolhida para a posio de origem ("segura").

Deve ficar bem claro que: um objeto ou o prprio corpo, quando irradiado (exposto radiao) por uma fonte radiativa, NO FICA RADIOATIVO. muito comum confundir-se irradiao com contaminao. A contaminao se caracteriza pela presena de um material indesejvel em determinado local. A irradiao a exposio de um objeto ou de um corpo radiao. Portanto, pode haver irradiao sem existir contaminao, ou seja, sem contato entre a fonte radiativa e o objeto ou corpo irradiado. No entanto, havendo contaminao radioativa (= presena de material radioativo), claro que haver irradiao do meio contaminado. No se deve confundir o efeito (construtivo ou destrutivo) da radiao com o fato de tornar radioativo um material, s possvel por outros processos (em Reatores Nucleares ou ace-leradores de partculas).

CONSIDERAES FINAIS

Refletir acerca da prxis da enfermagem radiolgica e suas implicaes relativas ao avano tecnolgico dos equipamentos emissores de radiao ionizante permitiu vislumbrar a possibilidade de a enfermagem radiolgica se consagrar como uma especializao, a exemplo de outras especialidades da enfermagem. Contudo, existe ainda um longo caminho a ser percorrido, pois a enfermagem, apesar de ter seu campo de trabalho ampliado nessa rea, ainda no se deu conta da especificidade do cuidado prestado aos usurios submetidos a diagnstico ou tratamento utilizando radiao ionizante. Esses aspectos so diferenciados do cuidado prestado pela enfermagem de uma forma geral, portanto h necessidade de o trabalhador desenvolver competncias especficas, como saber orientar usurios, familiares e demais trabalhadores acerca de como se proteger das radiaes ionizantes.

Sabemos que as rigorosas medidas de proteo radiolgica influenciam o cotidiano da assistncia de enfermagem, tornando-o desafiador. Nesse sentido, gerenciar a assistncia de enfermagem requer oferecer informaes relativas a esses cuidados, para que o usurio se sinta acolhido e o trabalhador protegido. Assim, faz-se necessrio que esses trabalhadores se apropriem desses conhecimentos, tanto para proteger-se como para prestar o cuidado de forma otimizada, e no temorizada, pois quem trabalha com radiao deve seguir normas rgidas de proteo radiolgica, ou seja, a radiao deve ser respeitada, e no temida.

Observamos tambm que a capacitao das prticas nos servios de RDI se d no mbito do trabalho mais que na escola. Assim, a adoo dos princpios da Educao Permanente surge como uma possibilidade para a capacitao desses trabalhadores, j que, por meio da educao e da reflexo do cotidiano, estabelece-se a possibilidade de um novo agir, criando-se no trabalho um espao de ao e reao, de escolhas, de um caminho mais seguro para o fazer da enfermagem radiolgica.

You might also like