You are on page 1of 36

Mil Hortas na frica

Vade-mcum

Photo Paola Viesi

Este vade-mecum fui realizado com o apoio de

Resumo
1 1 3 3 5 7 8 10 12 13 14 15 16 19 19 20 20 22 24 26 27 1. 1.1 1.2 1.3 2. 3. 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 3.7 4. 4.1 4.2 5. 5.1 5.2 6. Introduo Mil hortas boas, limpas e justas As hortas como partilha de experincias, solidariedade, conhecimentos Como envolver os jovens partindo dos saberes das pessoas idosas Sugestes para a criao de uma horta Slow Food Sugestes para a gesto agronomia das hortas Tipo de produtos As sementes Rotao dos cultivos Cultivos associados Adubao, recuperao da fertilidade e proteo do solo Controlo biolgico e integrado de insetos, pragas e ervas daninhas Sugestes para a gesto da gua Sugestes para a gest ecmica da horta Sugestes para as hortas comunitrias Sugestes para as hortas escolares Sugestes de atividades educacionais Objetivos educacionais do projeto Mil hortas na frica Um exemplo de atividade didtica na horta Sugestes para a comunicao Contatos tiles

O presente manual apresenta a filosofia e os objetivos gerais do projeto, incluindo tambm uma srie de dicas e informaes prticas.

As mil hortas sero modelos concretos de agricultura sustentvel, atentos s diversas realidades (ambiental, socioeconmica e cultural) e que possam ser replicados facilmente.

Photo Oliver Migliore

1. INTRODUO
1.1 Mil hortas boas, limpas e justas
Na frica, as hortas podem representar uma fonte importante de alimentos saudveis, e uma integrao da renda para as comunidades locais. O projeto das mil hortas baseia-se na filosofia Slow Food, visando criar, junto com as comunidades locais, modelos concretos de agricultura sustentvel, atentos s diversas realidades (ambiental, socioeconmica e cultural) e que possam ser replicados facilmente. O projeto prev a realizao de: hortas escolares: cultivadas pelos alunos junto com seus professores hortas comunitrias: administradas por uma comunidade que compartilha trabalho e produtos hortas familiares: grupos de hortas administradas pelas famlias, que fazem parte de uma comunidade A horta Slow Food realizada segundo a filosofia do bom, limpo e justo. Uma horta boa garante produtos frescos e naturais valoriza os produtos locais preserva as receitas tradicionais permite obter produtos processados de qualidade (quando houver produtos excedentes) Uma horta limpa respeita o meio ambiente utiliza solo e gua de forma sustentvel preserva a biodiversidade Uma horta justa uma experincia comunitria, que aproxima geraes diversas e contextos sociais diversos (por exemplo, professores, estudantes e agricultores). favorece o conhecimento e as competncias dos agricultores, de modo a melhorar sua autonomia e autoestima. favorece a soberania alimentar, oferecendo s comunidades a possibilidade de escolher o que cultivar e comer.

SEGURANA ALIMENTAR / SOBERANIA ALIMENTAR A segurana alimentar definida como o direito de todas as pessoas ao acesso a uma alimentao em quantidade suficiente, em condies higinicas adequadas, para atender os requerimentos nutricionais para a sobrevivncia e a manuteno da sade (FAO, 1996). A soberania alimentar o direito das pessoas de decidir seu prprio sistema alimentar e produtivo, de ter acesso a alimentos saudveis, que respeitem suas culturas, produzidos de forma ecolgica e sustentvel. por isto que se diz que quem trabalha com produo de alimentos, deve voltar a ser soberano: ou seja deve decidir o que semear, que animais criar, que tcnicas utilizar. A produo de alimentos deve preservar a sade e respeitar as tradies culturais. Deve ser voltada para uma gastronomia viva, que reflita a histria e as tradies de um povo. Deve respeitar a integridade ecolgica do meio ambiente, preservando gua e terra. S garantindo a soberania alimentar que se pode tomar o caminho rumo a segurana alimentar. A abordagem do projeto Mil Hortas na frica est ligada aos princpios da agroecologia. Baseia-se de fato nos conhecimentos da agricultura local, na aplicao de tcnicas (tradicionais e modernas) apropriadas s diversas condies agropedoclimticas, na correta gesto dos recursos naturais (biodiversidade, solo e gua), na justia social. Contrariamente abordagem da agronomia convencional, a agroecologia destaca a importncia da biodiversidade, a correta gesto de solo e gua, a interao entre produes vegetais, animais, solo. A iniciativa destina-se s comunidades do Terra Madre, convivia, associados Slow Food, e aos demais grupos (associaes, escolas, organizaes...) interessados em participar do projeto. Envolve todas as camadas sociais, mas sobretudo: pequenos produtores, estudantes e professores e, acima de todos, as mulheres, pois na maioria das vezes so elas que tm a responsabilidade principal da alimentao das famlias. O projeto realiza-se nos pases que contam com uma presena j slida da rede do Slow Food: Costa do Marfim, Egito, Etipia, Guin-Bissau, Qunia, Madagascar, Mali, Marrocos, Mauritnia, Moambique, Senegal, Serra Leoa, frica do Sul, Tanznia, Uganda. Sero pouco a pouco envolvidos outros pases. Hoje em dia, em muitos pases africanos j existem inmeras organizaes (associaes, cooperativas de agricultores, ONGs, etc.) que realizam hortas e promovem formas de agricultura sustentvel. O projeto Mil Hortas na frica parte dessas experincias positivas, promove novas iniciativas, rene em rede todos os grupos envolvidos, aprofundando aspectos como a produo das sementes ou o uso de tcnicas agronmicas sustentveis.
2

1.2 As hortas como partilha de experincias, solidariedade, conhecimentos


A horta como uma viagem, se aprendem muitas coisas, inclusive dos companheiros de viagem: ns estamos aprendendo muito com as crianas. John Kyobe, professor do colgio de Mukuno, Uganda Um dos pontos-chave do projeto das Mil Hortas na frica a integrao da experincia agrcola, o trabalho comunitrio compartilhado, e as atividades de educao/divulgao. Cada horta Slow Food no um projeto isolado, mas se coloca na comunidade como experincia de partilha. Aproxima geraes diversas, podendo trocar conhecimentos, fortalecendo o esprito de solidariedade e amizade. Ao mesmo tempo cada horta faz parte da rede das hortas Slow Food, presente em todo o continente africano. A troca se d dentro de cada comunidade, entre comunidades do mesmo pas, e de pases diversos. Os coordenadores nacionais do projeto desempenham um papel fundamental para garantir uma partilha abrangente. Todas as pessoas envolvidas no projeto, de comunidades a coordenadores, a filosofia do Slow Food e uma produo de alimentos bons, limpos e justos. Todas as experincias es os conhecimentos (sobre sustentabilidade ambiental, qualidade dos alimentos locais...) so colocadas em rede atravs de seminrios regionais, trocas de informaes, encontros, visitas entre as comunidades, etc.

1.3 Como envolver os jovens partindo dos saberes das pessoas idosas
Se olharmos para a pirmide da populao africana, vemos que a maioria so jovens. Sem o envolvimento dos jovens, no poder haver um futuro para a agricultura na frica. Edward Mukiibi, coordenador hortas Slow Food, Uganda Durante anos, os ocidentais nos explicaram que tudo aquilo que estvamos a fazer estava errado, que as nossas tcnicas eram ineficientes, os nossos produtos tinham

que ser substitudos por cultivos mais produtivos. Agora nos dizem o contrrio. Durante o ltimo encontro do Terra Madre, disseram que a nossa histria importante e que precisamo resgatar os saberes dos nossos antepassados, ser orgulhosos das nossas razes, cultivar os nossos gros, os produtos que os nossos pais selecionaram. So palavras novas, que no estvamos acostumados a ouvir. Roger Bello, representante de Camares em Terra Madre 2010 Fazendo a horta, os jovens podem aprender, com os idosos, como cultivar as variedades locais, como lutar com remdios naturais contra as pragas, como conservar as sementes, como viver uma vida mais saudvel, curar o planeta, etc. Alm disso, o projeto valoriza o papel e os saberes das mulheres, que sempre foram as guardis da horta e das receitas tradicionais. AS ALTERAES CLIMTICAS E A AGRICULTURA A agricultura vai ser uma das atividades que mais sofrero das alteraes climticas. As alteraes climticas provocaro aumento das temperaturas, secas e inundaes mais frequentes, podendo prejudicar as safras e o bem-estar das comunidades que tm a agricultura como sua fonte principal de renda. Na frica, as regies ridas ou semiridas se tornaro ainda mais secas, e nas regies equatoriais, e em algumas regies do Sul, o clima se tornar cada vez mais mido. A agricultura pode ser responsvel tanto pelo agravamento do problema, como tambm pode contribuir a reduzi-lo sensivelmente, lutando contra as alteraes climticas. A desflorestao, a monocultura, a queima do terreno, o uso de fertilizantes qumicos (cuja produo necessita de uma grande quantidade de combustveis fsseis) so prticas agrcolas no sustentveis, que liberam grandes quantidades de gs na atmosfera, o principal responsvel pelas alteraes climticas. Uma agricultura sustentvel reduz a dependncia de combustveis fsseis (evitando os produtos qumicos), favorece a reteno de umidade e gs carbnico no solo, defende da eroso e retarda o processo de desertificao (graas ao cultivo de rvores e arbustos e, de modo especial, leguminosas), utiliza menos gua, privilegia os cultivos mais resistentes, capazes de se adaptarem s secas. Uma agricultura sustentvel, portanto, mitiga as alteraes climticas, preservando as comunidades locais de seus efeitos negativos.

2. SUGESTES PARA A CRIAO DE UMA HORTA SLOW FOOD


Antes de comear a preparar uma horta, preciso avaliar bem onde vai ser criada. importante observar para compreender onde a horta pode ser criada, qual o clima, o tipo de solo, a exposio, onde h gua, o que cresce no terreno que se pretende cultivar. A observao, e um pouco de bom senso, so os pontos de partida para criar uma horta Slow Food. Alguns elementos que no devem ser esquecidos: um recipiente (de barro, concreto, plstico...) para recolher a gua sementes de boa qualidade no geneticamente modificados, se possvel vindos de outros agricultores, uma parcela de terra com terreno de boa qualidade, sem muitas pedras, exposta ao sol durante grande parte do dia uma rea para a compostagem, que no deve ser muito distante da horta, para que a compostagem possa ser facilmente transportada, mas que tambm no pode ser excessivamente distante, para no favorecer a presena de insetos; um espao para a sementeira, que deve estar a uma distncia mnima de 30-50 metros da horta, para que os parasitos presentes na horta no ataquem as sementes; um caminho para se deslocar dentro da horta sem pisar nas mudas. O caminho, na temporada seguinte, poder ser cultivado, favorecendo a rotao, sem que o terreno se empobrea; uma cerca para manter os animais distncia, que pode ser feita com diversos tipos de plantas (a mandioca, por exemplo, que alm de defender a horta, tambm d frutos que podem ser consumidos; o vetiver, til para afastar os insetos nocivos; cactus com espinhas, para que as cabras no se aproximem; leguminosas arbreas, como a caliandra, que produz folhas que tambm podem ser usadas como forragem e lenha para queimar), com madeiras, bambu, etc. Na margem das hortas podem ser cultivadas flores, para atrair os insetos teis para a polinizao e/ou inimigos naturais dos insetos nocivos; alguns cartazes de sinalizao, para que as pessoas no entrem na horta, e sobretudo para dar informaes sobre a horta do Slow Food: os cartazes podem ter o nome da escola, falar da filosofia do projeto Slow Food, informar sobre as formas de cultivo da horta, e os eventuais patrocinadores.

A cerca pode ser feita com diversos tipos de plantas, madeiras, bambu, etc. Se a cerca bem construda, tambm pode servir como suporte para variedades de trepadeiras (por exemplo a aboboreira, como na foto)

Dois exemplos de cartazes

3. SUGESTES PARA A GESTO AGRONMICA DAS HORTAS


OS PRODUTOS QUMICOS SINTTICOS: POR QUE SO PERIGOSOS PARA AS PESSOAS, O MEIO AMBIENTE E A ECONOMIA DA HORTA Para a fertilizao e a defesa de pragas e infestantes, as hortas Slow Food privilegiam o uso de substncias naturais, e no qumicas sintticas. Nas comunidades onde os produtos qumicos forem muito utilizados nos cultivos, objetivo da projeto ser tambm acompanhar as comunidades, para reduzir e, paulatinamente, eliminar os produtos qumicos. Objetivo final ser uma maior sustentabilidade ambiental das atividades agrcolas. Muitas vezes, os produtos qumicos sintticos so considerados uma soluo rpida e eficaz para a luta contra pragas, para fertilizar o solo, etc. Na verdade, os produtos qumicos so perigosos para as pessoas, a terra e tambm para a economia da horta. so altamente txicos e perigosos para as pessoas que os manuseiam e utilizam na horta para alcanar os efeitos desejados, preciso saber utilizar os produtos qumicos segundo as doses corretas: so necessrias competncias tcnicas especficas, e os agricultores acabam dependendo da ajuda de especialistas muitos produtos qumicos sintticos so altamente txicos e, se no forem utilizados segundo as doses corretas, provocam graves danos ao solo, gua, safra e aos consumidores das hortalias tratadas os produtos qumicos podem matar todos os insetos presentes na horta, tanto os nocivos, como os insetos teis para a polinizao e o controlo natural de pragas a curto prazo, os produtos qumicos sintticos afetam a sustentabilidade econmica da horta: so caros e exigem gastos elevados de quem cultivar uma pequena horta os produtos qumicos sintticos tambm afetam a sustentabilidade econmica a longo prazo: preciso continuar comprando-os anualmente e podem empobrecer o solo, reduzindo a quantidade e qualidade da safra e, consequentemente, a renda do agricultor com o passar do tempo, reduzem a fertilidade do solo, gerando dependncia de um maior nmero de produtos qumicos sintticos as estaes agressivas de algumas regies da frica podem provocar a perda dos produtos qumicos utilizados na horta, sem que tenham produzido o efeito desejado As substncias naturais (como as substncias extradas do vetiver, dos fixadores de nitrognio, da calndula africana), pelo contrrio: no so perigosas para a sade dos agricultores e das pessoas que comem as hortalias tratadas
7

so conhecidas h geraes e seu uso um patrimnio da cultura local no so txicas: pelo contrrio so capazes de enriquecer o terreno, purificar a gua, preservar o solo, afastar pragas e doenas, melhorar o crescimento de plantas associadas no afetam a sustentabilidade econmica da horta: se encontram na natureza, ou, se for preciso, devem ser compradas uma nica vez, pois duram vrios anos, podendo ser reproduzidas graas s sementes As substncias naturais so eficazes se colocadas num sistema integrado que prev uma rotao de cultivos, associaes e uso de variedades tradicionais (bem adaptadas, mais resistentes s secas e s pragas).

3.1 Tipo de produtos


Na horta podem ser cultivados diversos tipos de produtos alimentares (hortalias, legumes, tubrculos, frutas) e no alimentares (ervas aromticas e medicinais, plantas tintrias, plantas ornamentais, plantas teis para o melhoramento do solo, a gesto de pragas e rvores florestais para a produo de madeira e rvores para a fixao do nitrognio). Pode se tornar til tambm a criao de animais (de granja, cabras, ovelhas, bovinos, sunos, etc.), que comem os resduos vegetais e produzem esterco. Na horta importante privilegiar os cultivos de produtos tradicionais da regio. As variedades tradicionais so as mais apropriadas ao clima e ao terreno, e oferecem o mximo de seu potencial na regio em que se adaptaram ao longo dos sculos, graas ao trabalho do homem. Por isto so mais resistentes, e precisam de menores intervenes externas (adubos e defensivos), sendo por isto mais sustentveis, tanto do ponto de vista meio ambiental, como do ponto de vista econmico. Tambm desempenham um papel importante para a preservao da biodiversidade e para a valorizao da cultura e das tradies alimentares das comunidades. Para os produtos no tradicionais, fundamental fazer escolhas atentas, avaliando as variveis climticas (temperaturas, chuva, etc.) e do solo, alm das necessidades nutricionais.

Dois exemplos de produtos tradicionais (na Tanznia). Os cartazes indicam o nome local e cientifico da planta

DEFINIO DE PRODUTO TRADICIONAL O adjetivo local nos informa muito pouco sobre a histria e a tradio de um territrio. Variedades localmente melhoradas podem ser cultivadas e o mesmo pode ser feito com hbridos introduzidos recentemente e produtos externos cultura de um lugar.

Um produto tradicional, no entanto, possui uma forte associao com o territrio, considerado no somente como um espao climtico e ambiental mas como um meio cultural e histrico. No trata-se portanto de uma simples aluso a um onde, mas de um como: o produto parte da cultura, para a qual possuem um papel fundamental, preponderante, as tradies, os consensos comunitrios, os aspectos espirituais ou religiosos, as tcnicas de cultivo e transformao, as receitas. O produto cultivado localmente tradicional somente se faz parte da cultura e da tradio das comunidades locais. Algumas vezes a rea geogrfica (origem) de um produto tradicional coincide com o local de domesticao (o caf da floresta de Harenna em Etipia, por exemplo, tradicional desta rea mas tambm foi domesticado no planaltos etopes), mas normalmente os produtos foram domesticados em outras naes e continentes e, antes de se adequar ao clima em determinadas reas, fizeram percursos muito longos (por exemplo, o tomate menten tradicional de Guin Bissau, mas foi domesticado nos Andes).
9

3.2 As sementes
A agricultura industrial baseia-se em um nmero limitado de novas variedades, muitas vezes hbridas, propriedade de umas poucas multinacionais. 90% do mercado mundial das sementes de milho, por exemplo, so sementes hbridas controladas por trs multinacionais. Na frica tambm, as sementes locais (tradicionalmente autoproduzidas) tm sido substitudas progressivamente por variedades patenteadas que devem ser compradas a cada ano. Trata-se de um fenmeno recente, que corre o risco de se expandir a grande velocidade, afetando a vida e o trabalho de comunidades rurais que durante milnios selecionaram e multiplicaram as sementes na prpria terra. fundamental recuperar estes antigos saberes: junto com a terra e a gua, as sementes garantem o futuro dos agricultores. Em primeiro lugar, importante recuperar as sementes tradicionais e locais, que podem ser procuradas junto aos bancos de sementes das comunidades rurais; os agricultores que cultivam e conhecem as variedades tradicionais; os institutos de pesquisa que protegem a biodiversidade do pas, guardando sementes de diversas variedades. A sementeira um viveiro onde, a partir das sementes, se preparam as mudas para todos os tipos de hortalias. Pode ser realizado numa pequena parcela de terra, num caixote ou em outro material reciclvel (caixas de ovo, garrafas, latas, bandejas de isopor

Como mostram as fotos, a sementeira pode ser feita, por exemplo, com uma mesa levantada do nvel do solo, preenchida com material inerte (por exemplo, areia) e mantida ao abrigo da chuva e dos raios diretos do sol, com uma cobertura de folhas, de esteiras ou de outro material. 10

furadas no fundo, etc.). Pode ser realizada em qualquer momento do ano. Deve ser levantada do nvel do solo (por exemplo apoiando a caixa em tijolos, ou colocando-a numa mesa), para evitar que as razes se desenvolvam no terreno abaixo da sementeira. Se se realiza numa caixas de madeira ou plstico, necessrio cobrir o fundo com um pano (por exemplo juta) para reter a terra e deixar filtrar a gua. A sementeira aquecida naturalmente pela luz do sol. Deve ser mantida ao abrigo da chuva e dos raios diretos do sol, com uma cobertura de folhas, esteiras ou de outro material, at quando no brotarem as mudas. A terra utilizada para as sementeiras deve ser s (isto sem parasitas e esporos), adubada com fertilizantes orgnicos, peneirada e com adio de areia, para favorecer uma boa drenagem. A composio ideal de duas partes de terra de horta e uma parte de areia. Conforme o tipo, as sementes devero ser espalhadas no solo e cobertas com terra (bem peneirada) ou enterradas levemente, exercendo uma leve presso com o dedo. No final sero regadas por asperso, para evitar que se disperdam. importante que as sementes no estejam muito perto uma da outra: as mudinhas precisam de espao e luz para crescerem. As plntulas muito prximas uma da outra podero inclusive desenvolver podrido radicular. difcil prever quantas sementes iro germinar: isto vai depender das propriedades genticas da semente, de seu grau de amadurecimento (no momento da colheita), de a presena de doena, de como foi guardada a semente. Elementos que favorecem a germinao so a temperatura (geralmente uma temperatura ideal entre 18 e 24C), a umidade (constante, sem excessos), o bom equilbrio entre luz e sombra (a maioria das sementes prefere a escurido, ou a sombra, mas h excees), e a justa oferta de oxignio (que se obtm enterrando as sementes bem levemente ou cobrindo com terra bem peneirada). importante deixar de lado pelo menos a metade das sementes, no caso de no germinao. Quando as mudinhas tiverem nascido (antes que as razes comecem a se desenvolver excessivamente), devero ser transplantadas no campo. uma operao delicada, pois as mudas so muito frgeis. Cuidar bem de no quebrar as razes durante o transplantio.

11

Assim que forem transplantadas, as mudinhas devero ser regadas. O ideal fazer o transplantio tardinha, quando a temperatura for mais fresca, para evitar que recm transplantada, a plntula fique ao sol um dia inteiro.

3.3 Rotao dos cultivos


importante prever a rotao dos cultivos na horta, evitando cultivar a mesma espcie durante vrios anos e sempre na mesma parte da horta (por exemplo plantar tomates onde na safra anterior havia tomates). A rotao importante pois alterna plantas que empobrecem o terreno, com plantas que o enriquecem, melhora a estrutura do terreno e interrompe o ciclo vital dos parasitas ligados a um determinado cultivo ou de ervas daninhas.

O caminho pode ser cultivado no comeo de cada nova temporada seguinte, favorecendo a rotao, sem que o terreno se empobrea. Em cada fileira se cultiva uma variedade diferente. importante prever a rotao dos cultivos em cada fileira em cada poca de semeadura. As fileiras onde so cultivadas as hortalias devem ser ligeiramente levantadas do solo, de forma que a gua no estagne e no murchem as razes

12

3.4 Cultivos associados


importante associar, na horta, dois ou mais cultivos. Escolhendo-os bem, se reduz ao mnimo a competio entre eles, favorecendo a ajuda mtua entre diversos cultivos. Algumas plantas podem fixar o nitrognio, outras podem atrair os insetos benficos ou afastar os insetos nocivos, outras ainda podem ser um suporte para outros cultivos (como no caso do milho com o feijo). Tambm existem plantas capazes de captar a energia solar ainda que posicionadas abaixo de outros cultivos: o caso da abbora, que consegue captar a luz graas folhagem.

Dois exemplos de cultivos associados

A arte dos horticultores experimentar as associaes de cultivos em sua parcela, encontrando as melhores combinaes em funo do clima e da vegetao especfica, da prevalncia de pragas e infestantes.

13

3.5 Adubao, recuperao da fertilidade e proteo do solo


Para resolver os problemas de perda de nutrientes, eroso e salinizao, podem ser utilizados diversos mtodos naturais. Biofertilizantes: so fertilizantes de origem natural. Ricos em substncias orgnicas, melhoram a estrutura do solo, no gerando problemas de salinizao e eroso, e nutrindo as plantas. Entre eles: vermicompostagem ou minhocultura: obtida a partir de esterco, papel, papelo, resduos de outros cultivos. Graas ao da minhoca que ingere a mistura de detritos, a digere e expele como fertilizante compostagem: obtido graas ao de micro-organismos que metabolizam os resduos biodegradveis, resduos de cultivos e de forragem, esterco, terra e gua esterco lquido: obtido colocando o esterco na gua Os biofertilizantes no so concentrados como os fertilizantes minerais: para garantir uma quantidade suficiente e melhorar a estrutura do terreno, devem portanto ser utilizados em maior quantidade. Podem ser espalhados antes da semeadura, ou do transplantio das plntulas. Para no prejudicar os cultivos, importante que sejam bem utilizados e somente quando estiverem no grau certo de amadurecimento. Adubao verde: alguns cultivos podem ser enterrados. No solo vo se decompondo produzindo vrios efeitos: podem enriquecer o terreno, melhorar sua estrutura, interromper o ciclo vital de insetos e pragas, etc. As leguminosas podem ser utilizadas para adubao verde, as crucferas (rbano, mostarda), as gramneas e as brassicceas (couves, etc.) Acolchoado: a cobertura do solo com feno, palha, folhagem o outro materiais. Controla as ervas infestantes, retm a umidade, preserva o solo da eroso, se transforma em fertilizante orgnico na hora de se decompor. muito importante controlar uma oferta adequada de gua, para evitar a eroso do terreno quando chove. Pequenos canais construdos com tijolos de argila, por exemplo, podem servir para canalizar a gua e recolh-la em piscinas, onde pode ser conservada para a irrigao.

14

3.6 Controlo biolgico e integrado de insetos, pragas e ervas daninhas


fundamental prevenir o ataque de insetos e prigas, de vrias formas: mantendo o solo saudvel escolhendo cultivos que se adaptaram regio e ao clima ao longo dos sculos selecionado sementes no infectadas e no infestadas diversificando os cultivos da horta (biodiversidade) adotando a rotao e associao de cultivos adubando corretamente o solo administrando corretamente a irrigao administrando corretamente tempos e espaos para a semeadura Alm dos mtodos preventivos, preciso fazer controles constantes no campo, para identificar eventuais problemas fitossanitrios, intervindo quanto antes, com mtodos de defesa e luta contra insetos, pragas e ervas daninhas. Controlo biolgico: efetua-se usando inimigos naturais, que podem atacar os insetos nocivos, eliminando-os ou mantendo sob controlo a sua populao. Os inimigos naturais podem ser comprados (produzidos em laboratrio em universidades e centros de pesquisa), mas, muitas vezes, se encontram na natureza. Controlo microbiolgico: alguns produtos bacterianos (ou extratos de fungos) so nocivos para os insetos danosos, outros inibem o desenvolvimento de micro-organismos que provocam pragas. Distribudos em cultivos como um normal produto antiparasitrio, so incuos para o homem e demais animais de sangue quente. (por exemplo: Tricorema, Bacillus thuringensis, Bauveria Baussiana, NPV virus, nematodi Stemeumema etc.). Inseticidas de origem vegetal: alguns produtos tradicionais como o extrato de tabaco (contendo nicotina), neem (contendo azadiractina), pimenta malagueta, alho, gengibre, baob, urtiga, etc. so muito eficazes para o controlo de insetos danosos. Antiparasitrios de origem mineral ou outra origem: alguns produtos tradicionais so base de minerais como enxofre, arame, carbonato de clcio, etc. ou de outros componentes: sabo, leo, cinzas, etc. Armadilhas: existem vrios tipos de armadilhas, por exemplo as cromotrpicas (que coletam os insetos atrados por lquidos ou superfcies coloridas), Malaise, com hormnios (por exemplo as armadilhas base de feromnios femininos que servem para coletar os machos dos insetos danosos como o fitfago Cylas phormicarus -, reduzindo o nmero de acasalamentos e a densidade da populao).

15

3.7 Sugestes para a gesto da gua


fundamental uma correta gesto da gua. Antes de mais, preciso privilegiar as variedades mais resistentes, mais adequadas ao clima e mais resistentes falta de gua. Algumas espcies hbridas so mais produtivas que as variedades tradicionais, mas precisam de muita gua. importante seguir o ciclo das estaes, sem pretender uma produo doze meses ao ano. Uma correta gesto da gua pode prolongar a safra, mas no se deve chegar a situaes extremas. preciso recolher a gua da chuva, criando reservas (com reservatrios de vrios tipos, tanques, recipientes etc.) que podem permitir a irrigao da horta. A prpria preparao do terreno desempenha uma funo importante: as rvores devem ser plantadas num buraco, com um pequeno fosso em volta que retenha a gua na zona das razes. As camas onde so cultivadas as hortalias (especialmente as verduras de folha), pelo contrrio, devem ser ligeiramente levantadas do solo (aproximadamente 10 cm), de forma que a gua no estagne e no murchem as razes. preciso tambm se preocupar com a distribuio da gua. melhor distribuir, com regularidade, pequenas quantidades de gua.

Dois exemplos de colheita da gua: um recipiente e um tanque para 16 recolher a gua da chuva atravs de telhado (direccionada por calhas)

Se a horta no for muito grande, podero ser utilizados regadores, que podero ser criados com materiais reciclveis (por exemplo garrafas de plstico), que devero ser lavadas bem antes do uso. Ou tambm podero ser implementados sistemas de irrigao localizada (por gotejo), que podem ser construdos com tubos de plstico com furos (que, porm, so caros, no se encontram facilmente, e alm disso, deterioram-se rapidamente ao sol), ou com materiais baratos, ou at materiais reciclados. Um exemplo de irrigao por gotejo: garrafas de plstico penduradas em cima, com um pequeno furo na tampa que deixa sair gotas de gua durante a noite no diretamente sobre as plantas, mas no terreno entre uma planta e outra (onde crescem as razes). Um exemplo diferente de irrigao por gotejo no solo: um pote de barro, uma latinha ou uma garrafa enterrados, com pequenos furos que deixam sair a gua, pouco a pouco.

Um exemplo de irrigao por gotejo com materiais reciclveis

importante evitar a irrigao por sulcos (atravs de pequenos canais que distribuem a gua na horta): com a evaporao e absoro no terreno do sulco, pode haver uma perda de gua de at 50%. So muito teis as cercas vivas, que do sombra e retm a gua com suas razes. Se realizadas com vetiver, as plantas das cercas desempenham tambm uma funo repelente contra os insetos. Uma ou duas vezes por ano, possvel diluir compostagem ou esterco lquido na gua, fazendo com que o terreno, pouco a pouco, absorva os nutrientes atravs da irrigao (a chamada fertigation).
17

PORQUE DEVE SER EVITADA A CORTA E QUEIMA A prtica da queima dos terrenos, antes dos cultivos, oferece poucas vantagens e inmeros problemas. Queimar a vegetao aumenta parcialmente a fertilidade do terreno, mas s temporariamente, pois a longo prazo a queima empobrece o solo, podendo at ser causa de desertificao, tanto nos ambientes tropicais como mediterrneos. Nos ambientes tropicais e muito chuvosos, os elementos nutritivos so guardados na biomassa viva. A queima: reduz drasticamente os organismos capazes de assimilar e imobilizar os elementos nutritivos em forma mineral causa a perda de substncias orgnicas importantes para a fertilidade do solo, como gs carbnico disperso no ar durante a combusto altera as relaes entre mineralizao e absoro de substncias orgnicas, deixando no terreno uma quantidade excessiva de elementos minerais. O resultado imediato um aumento da fertilidade qumica do solo, mas a eroso provocada pelas chuvas tropicais, ao longo do tempo, subtrai do ecossistema uma parte de matria, reduzindo a potencial produtividade. No ambiente mediterrneo, acontece o mesmo fenmeno de empobrecimento dos terrenos, embora com ritmos menos intensos.

18

4. SUGESTES PARA A GESTO ECONMICA DA HORTA


Os produtos da horta podem ser destinados a usos diversos: so recursos alimentares importantes para quem cultivar a horta (consumo familiar) permitem trocas com parentes, vizinhos, etc. podem ser cozinhados e consumidos nas cantinas escolares podem ser vendidos diretamente (frescos, processados, ou cozinhados nas ruas) nas pocas do ano em que houver uma produo excedente, possvel processar e comercializar produtos de qualidade (molhos, conservas de frutas, farinhas, etc.) Um uso atento dos produtos tambm pode garantir a sustentabilidade econmica da horta ao longo do tempo.

4.1 Sugestes para as hortas comunitrias


H vrios escoamentos para os produtos cultivados nas hortas comunitrias. Em primeiro lugar, os mercados locais, onde as comunidades podem vender diretamente os produtos frescos, escolhendo formas diversas de comercializao. Em Rabat, no Marrocos, por exemplo, os clientes reservam semanalmente uma cesta com os produtos de temporada. De modo geral, mais fcil vender os produtos se as comunidades e as famlias j os conhecem. H atividades que podem ajudar a valorizar as variedades locais. Por exemplo, algumas comunidades organizam pequenos eventos na horta: apresentam os produtos, explicam as vrias formas de prepar-los, cozinham e comem todos juntos. Como o Slow Food j fez na Tanznia e no Marrocos, podem ser publicados livros de receitas, teis para divulgar os produtos locais e estimular as pessoas a utiliz-los na cozinha. Alm disso, a rede do Slow Food pode ajudar a encontrar novos escoamentos para os produtos das hortas comunitrias, promovendo contatos com restaurantes e cozinheiros do Terra Madre locais, comprometidos a valorizar os produtos tradicionais em seus cardpios.

19

4.2 Sugestes para as hortas escolares


Os produtos da horta escolar podem ser preparados e consumidos na cantina escolar, ou vendidos no mercado local, segundo deciso da escola. Se a colheita for vendida, os lucros podero servir para cobrir as taxas escolares dos alunos, comprar material escolar, ferramentas para a horta, etc.

5. SUGESTES DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS


A horta uma ferramenta importante para a educao. Cultivar a horta oferece a possibilidade de, por exemplo, conhecer melhor as variedades de hortalias locais, aprender a usar solo e gua de forma sustentvel, diversificar a alimentao, cultivar com mtodos que respeitem o meio ambiente. Na horta o trabalho de grupo, e se aprende em conjunto, graas troca com toda a comunidade. Alm disto, na horta possvel desenvolver vrias atividades didticas. As escolas e as comunidades podem organizar cursos tericos e prticos de gastronomia, para que crianas e jovens possam conhecer os produtos locais e as tradies alimentares. Podem tambm organizar degustaes dos produtos da horta, festas e outras iniciativas, para comunicar a toda a comunidade a importncia do consumo local. A horta tem uma ligao com a sade do homem e do meio ambiente, e oferece a possibilidade de sensibilizar a comunidade sobre temas diversos: o papel das plantas medicinais e das hortalias frescas no tratamento da malria ou das pessoas com HIV;

20

a importncia da correta eliminao dos resduos; a preservao do ambiente, fora e dentro da horta; os possveis riscos da queima do terreno, e tambm a razo pela qual melhor no utilizar esta prtica, etc. Na horta escolares possvel estudar muitas matrias, graas a sua forte valncia interdisciplinar: possvel ensinar histria explicando a contaminao gastronmica; geografia, atravs da origem dos produtos; matemtica e geometria so indispensveis para planejar a horta e calcular o valor da produo, e a aprendizagem de um idioma estrangeiro se torna mais fcil, fazendo referncia a uma experincia prtica conhecida. FAST FOOD / SLOW FOOD O fast food, ou seja a refeio rpida, tornou-se, em anos recentes, um tipo de alimentao cada vez mais frequente. Quando se fala de fast food, pensa-se imediatamente a um hambrguer com batata frita, uma bebida em latinha, numa das muitas lojas das cadeias presentes no mundo inteiro. A comida servida nesses locais caracteriza-se por uma produo, processamento e consumo que no valoriza os produtos e os sabores locais, mas que pelo contrrio oferece um produto (o hambrguer, por exemplo) padronizado, com o mesmo sabor no mundo inteiro. No se trata apenas de reduzir a riqueza de sabores. No valorizando os produtos locais, no se valoriza a economia local e o trabalho dos agricultores que preservam produtos tpicos do pas e muitas vezes nicos ao mundo. Alm disso, o fast food prejudicial para a sade. Trata-se de produtos que geralmente tm qualidade insuficiente de muitos ingredientes (muitos elementos fritos, gordurosos, salgados e adoados), e quantidade insuficiente de nutrientes importantes (sais minerais, amido, fibras e vitaminas). A difuso do fast food corresponde a um aumento do diabete, da obesidade, das doenas cardacas.

O Slow Food promove alimentos bons e de qualidade, que valorizam os cultivos e as culturas locais. Segundo o Slow Food, a comida deve ser: boa: o bom sabor o resultado da competncia de quem produz, da escolha das matrias primas, e dos mtodos de produo que no modificam as caractersticas naturais; limpa: o meio ambiente deve ser respeitado e as prticas agrcolas, de processamento, e consumo sustentvel no devem ser descuidadas. Todas as etapas da cadeia agroalimentar, includo o consumo, devem, de fato, defender os ecossistemas e a biodiversidade, preservando a sade do consumidor e do produtor; justa: a justia social outro elemento importante: as condies de trabalho devem respeitar o homem e seus direitos; gerar uma renda idnea, atravs da busca de economias globais equilibradas; promover a solidariedade, o respeito pelas diversidades culturais e as tradies.
21

5.1 Objetivos educacionais do projeto Mil hortas na frica


Divulgar os princpios e as prticas da agroecologia Aprender a planejar e a cultivar hortas que valorizam o princpio do bom, limpo e justo Conscientizar jovens, professores e toda a comunidade para que aprendam a utilizar com cuidado gua, terra e demais bens comuns Aprender a considerar a agricultura numa perspectiva de mdio e longo prazo, respeitando os direitos e as exigncias das geraes futuras Comear a considerar os resduos como possveis recursos aproveitveis, no desperdiando os recursos disponveis, seguindo os exemplos dos ciclos fechados presentes na natureza Redescobrir a biodiversidade local como elemento para defender o meio ambiente e como fonte para uma alimentao variada durante o ano inteiro Valorizar os produtos locais e tradicionais, a cultura gastronmica da regio Aprender a promover os produtos locais no mercado Aprender a selecionar, recuperar, reproduzir e trocar entre agricultores as sementes melhores das prprias plantas Construir uma comunidade em torno das hortas escolares, comunitrias e familiares As comunidades do projeto Mil Hortas na frica so formadas por coordenadores nacionais, responsveis locais, professores, estudantes, cozinheiros, horticultores, artesos, lderes de convivium, detentores de saberes tradicionais ligados a ervas e medicinas (por exemplo curandeiros e parteiras), agrnomos, etc. O envolvimento de pessoas com competncias diversas produz uma experincia que produtiva, educativa e de enriquecimento pessoal e cultural. Os encontros e a valorizao de profisses diversas contribui para desenvolver o sentimento de pertena a uma regio e suas tradies, alm de fortalecer o sentimento de autoestima. Promover a colaborao, em nvel local, entre organizaes, operadores e associaes j presentes e ativos, sobre os temas da educao alimentar, agroambiental e gastronmica Aprender a trabalhar em grupo (a organizar, dirigir, motivar) Promover a transmisso dos saberes, dos idosos aos jovens Incentivar a curiosidade em relao aos alimentos, antes de tudo, treinando os sentidos Conhecer o alimento em seus aspectos, questionando suas caractersticas, e como foi cultivado e processado, nos permite compreender a relao com o meio ambiente,
22

a importncia para o organismo e o crescimento, para a cultura e a identidade de um povo Aproximar-se da comida com prazer Promover as caractersticas nutricionais dos alimentos e a qualidade superior dos produtos tradicionais (em termos de vitaminas, protenas, sais minerais) Incentivar modelos de educao baseados na aprendizagem indutiva: atravs da observao e da experincia prtica na horta, se aprende a teoria, e os conceitos abstratos se tornam mais claros Desenvolver atividades interdisciplinares em torno da horta sobre a comida, a cultura e o meio ambiente.

Photo Paola Viesi

23

5.2 Um exemplo de atividade didtica na horta


Retirada do livro O Prazer da Horta do Slow Food Editore
Objetivos: conhecer gostos, usos e costumes gastronmicos e comportamentais dos membros da prpria famlia atribuir valor simblico e cultural s hortalias Participantes: crianas (idade: de 9 a 13 anos) Material necessrio para cada participante: caderno ou bloco lpis de cor Realizao: Preparar, entregar e explicar a ficha aos participantes. Cada participante utilizar a lista de perguntas para entrevistar seus familiares, transcrevendo as respostas no caderno. Cada participante completar cada entrevista com: o retrato da pessoa entrevistada; o desenho da verdura favorita.

24

Lista de perguntas: quem nome verdura favorita preferncia cru ou cozido lembrana ligada a esta verdura quando que prefere com-la? receita (ingredientes e modo de preparo) Um exemplo de entrevista quem: o meu pai nome: Carlo verdura favorita: ervilha preferncia: crua ou cozida? Cozida lembrana ligada a esta verdura: quando eu ia para a casa do meu amigo Mauro quando que prefere com-la? Com os amigos receita: omelete com ervilhas ingredientes: 100 gramas de ervilha, 2 ovos, salsa, sal e pimenta do reino modo de preparo: bata os ovos... Informaes adicionais: Depois de completar a coletnea de receitas, cada participante poder escolher e preparar uma receita.

25

Photo Paola Viesi

6. SUGESTES PARA A COMUNICAO


O Slow Food ir desenvolver, junto com os coordenadores africanos do projeto, as ferramentas de formao e comunicao mais eficazes, para explicar as formas de criar uma horta boa, limpa e justa e para comunicar os avanos do projeto Mil hortas na frica. Sero realizados e distribudos nas vrias comunidades: o manual traduzido nos idiomas locais (swahili, rabe, etc.) livros em quadrinhos, psteres, fotos e desenhos vdeos das atividades realizadas na horta Localmente, sero envolvidas emissoras de rdio comunitrias, televiso, jornais... Vo ser organizadas festas de inaugurao das novas hortas, envolvendo inteiras comunidades. Todos os instrumentos de comunicao e as atualizaes sero publicados no website da Fundao Slow Food: www.slowfoodfoundation.org

26

Responsveis do projeto Mil Hortas na frica


frica do Sul Jeunesse Park park@trees.org.za - tel. +27 117846399 Sithandiwe Yeni sithandiwe@spp.org.za - tel. +27 214485605 Costa do Marfim Yeo Yacouba yeoyac@yahoo.fr - tel. +225 07321781 Egito Aurelia Weintz aureliaweintz@gmail.com Etipia Tichafa T. Makovere Shumba bog55chimbwa@hotmail.co.uk tel. +251 913544164 Beth Cullen beth.cullen@labatafantalle.org tel. +251 913883164 Ulumma Uke Getu etiopia@cissong.org tel. c/o Enrico Castelli +251 912214133 Guin Bissau Leandro Pinto Junior coajoq_2000@hotmail.com tel.+245 6623590 Qunia Jane Gathoni Karanja jane_karanja2001@yahoo.com tel.+254 715639223 John Kariuki Mwangi j.kariuki@slowfood.it - tel. +254 712843776 Peter Wasike Namianya penami78@yahoo.com - tel. +254 711219873

Mali Ahmed Sekou Tidiane Camara ramacas2@yahoo.fr - tel. +223 75280748

Mauritnia Nedwa Moctar Nech nedwa.nech@yahoo.fr - tel. + 222 22306973 Marrocos Lhoussaine El Rhaffari elrhaffari@yahoo.fr - tel. +212 55574497

Moambique Celeste Elias Zunguza kulima@tvcabo.co.mz - tel. +258 828529670 Senegal Ibrahima Seck iseckman@yahoo.fr - tel. +221 772584098

Philippe Zingan zingan23@hotmail.com - tel. +221 776477541 Serra Leoa Abdul Koroma slafu2011@yahoo.com - tel. +232 76824913 Alpha Sensi alfa.sensi@yahoo.com Musa Tholley tholleym@yahoo.com - tel. +232 76774590 Tanznia Titus Kimolo Bwitu bwi285@yahoo.com - tel. +255 713907909 Helen Nguya helennguya@yahoo.com Sandra Gasbarri rucoladoro@yahoo.it - tel. +255 766008615 Uganda Edward Mukiibi ediemukiibi@gmail.com - tel.+256 753858173

Estes contactos so actualizados at o 04/2011. Novidades dos novos pases y pessoas envolvidos no projeto sero enviadas regularmente.

27

na frica

CONTATOS TILES

Madagscar Heritiana Andriamalala herinestor@yahoo.fr - tel. +261 327507546

na Itlia

Departamento frica, Slow Food

Coordenao Serena Milano s.milano@slowfood.it - tel. +39 0172 419625 - fax +39 0172 419725 Responsveis dos projetos Slow Food (por cada pas) Michela Lenta m.lenta@slowfood.it - tel. +39 0172 419724 - fax +39 0172 419725 Pases: Egito, Lbia, Tunsia, Arglia, Mali, Marrocos, Mauritnia, Guin, Sierra Leoa, Libria, Sudo, Somlia
Velia Lucidi v.lucidi@slowfood.it - tel. +39 0172 419 681 - fax +39 0172 419 725 Pases: Cap-Vert, Senegal, Gmbia, Mali, Costa do Marfim, Niger, Tchad, Angola, Zmbia, Malawi, Moambique, Zimbbue, Botsuana, Nambia, Suazilndia, Lesoto, So Tom, frica do Sul John Kariuki Mwangi j.kariuki@slowfood.it - tel. +254 712843776 Pas: Kenya Francesco Impallomeni f.impallomeni@slowfood.it - tel. +39 0172 419712 - fax +39 0172 419725 Pases: Etipia, Uganda, Tanznia, Madagascar, Eritreia, Burundi, R. D. Congo, Congo, Gabo, Guin Equatorial, Camares, Nigria, Benin, Togo, Gana, Burquina Faso, Repblica Centro-africana, Djibuti

Coordenao do projeto Mil hortas na frica Marta Messa m.messa@slowfood.it - tel. +39 0172 419767 - fax +39 0172 419725 Comunicao e fundraising do Projeto Mil hortas na frica Elisabetta Cane ortiafrica@terramadre.org - tel. +39 0172 419756 - fax +39 0172 421293
Departamento Imprensa Slow Food Paola Nano p.nano@slowfood.it - tel. +39 0172 419645 - fax. +39 0172 413640 Departamento Comunicao Fundao Slow Food para a Biodiversidade Eleonora Giannini e.giannini@slowfood.it - tel. +39 0172 419767 - fax. +39 0172 419725 Departamento Educao Slow Food Itlia Annalisa DOnorio a.donorio@slowfood.it - tel. +39 0172419696 - fax. +39 0172419750 Agrnomos Slow Food Cristiana Peano (Facultad de agronomia de la Univesidad de Turin) cristiana.peano@unito.it - tel. +39 011 6708660

Francesco Sottile (Facultad de agronomia de la Univesidad de Palermo) fsottile@unipa.it - tel. +39 091 23861200 Paola Migliorini (Universidade de Cincias Gastronmicas, Italia) p.migliorini@unisg.it - tel. +39 0172458573

28

O presente manual representa um ponto de partida, e no de chegada, no caminho de realizao das hortas Slow Food. Ser integrado com as contribuies dos coordenadores e das comunidades, identificando, em cada pas, as prticas melhores e mais apropriadas para as diversas realidades ambientais, sociais e culturais.

Photo Paola Viesi

Notas

www.slowfoodfoundation.org
32

Photo Oliver Migliore

You might also like