You are on page 1of 9

As peas de xadrez

O xadrez um jogo de tabuleiro no qual s podem jogar duas pessoas. Cada jogador comea o jogo com 16 peas, sendo que um controla as peas brancas e o outro as peas pretas. As peas que cada jogador possui so: oito pees, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma rainha.

iStockphoto.com/Pixhook

Peas de xadrez

Antes de iniciar o jogo propriamente dito preciso arrumar as peas no tabuleiro. Na linha de baixo, as peas so ordenadas da esquerda para a direita da seguinte forma: torre, cavalo, bispo, rainha, rei, bispo, cavalo e torre. J a linha de cima preenchida com todos os oito pees. Mover uma pea significa peg-la e coloc-la em uma nova casa, respeitando, porm, as regras de movimento. Isto quer dizer que cada pea possui um movimento (tambm chamado de lance) especfico. Nenhuma pea pode ser movida para uma casa ocupada por uma pea de mesma cor. Se uma pea move-se para uma casa ocupada por uma pea do adversrio, esta ltima capturada e retirada do tabuleiro, como parte do mesmo movimento. Veja como cada uma das peas de xadrez pode ser movimentada: Rei o rei pode mover-se apenas uma casa para frente, porm, pode ser na horizontal, vertical ou ainda na diagonal.

2010 ComoTudoFunciona

Rei

Rainha (ou dama) a rainha pode avanar para qualquer casa que esteja vazia na horizontal, vertical ou tambm na diagonal.

2010 ComoTudoFunciona

Rainha

Torre a torre pode se mover para qualquer casa que esteja vazia tanto na horizontal como na vertical.

2010 ComoTudoFunciona

Torre

Bispo o bispo, ao contrrio da torre, s pode ser movimentado na diagonal. Ele pode ocupar qualquer casa que esteja vazia nesse sentido. E cada jogador possui dois bispos, um que se move pelas casas brancas e outro que se move pelas casas pretas.

2010 ComoTudoFunciona

Bispo

Cavalo o cavalo o nico que pode saltar sobre as outras peas. Seu movimento tambm no se assemelha a nenhuma outra pea. O cavalo se movimenta em forma de L, isto , duas casa na horizontal e uma na vertical, ou vice-versa.

2010 ComoTudoFunciona

Cavalo
Peo ao ser movimentado pela primeira vez, o peo pode andar uma ou duas casas. Alm disso, ele se movimenta de um jeito quando est apenas andando e de outro quando vai capturar alguma pea. Quando a inteno no a captura, o peo anda apenas uma casa na vertical em direo ao lado do adversrio ( o peo no pode andar para trs). J para capturar alguma pea ele deve mover uma casa na diagonal.

2010 ComoTudoFunciona

Peo

E na hora de mover suas peas tenha muito cuidado. Cada lance deve ser feito com apenas uma das mos. Voc s pode mexer em outras peas que no sejam exatamente aquelas do lance, se pedir licena para o adversrio dizendo algo como com licena, preciso arrumar minhas peas. Se voc esquecer de avisar o adversrio e acabar tocando em uma ou mais de suas peas, deve jogar obrigatoriamente com a primeira na qual tocou. E se voc tocar, ainda que sem querer, em uma ou mais peas do seu adversrio ele deve capturar a primeira pea tocada. Agora que voc j sabe como movimentar as suas peas, vamos partida.

A partida de xadrez
Antes de dar incio a uma partida de xadrez, preciso entender um pouco mais sobre o tabuleiro e, claro, arrumar suas peas. O tabuleiro formado por 64 casas, que se alternam em 32 brancas e 32 pretas. A primeira casa direita de cada jogador sempre ser branca. O tabuleiro ainda composto por oito fileiras (horizontal), oito colunas (vertical) e 26 diagonais. As fileiras so numeradas de 1 a 8 e as colunas recebem letras de a at h.

2010 ComoTudoFunciona

O objetivo do jogo dar xeque-mate no rei adversrio. Mas o que isto quer dizer? Isto significa que voc prensou o rei adversrio contra a parede sob ameaa de captura e neste caso no h como escapar. Como dito anteriormente, o xadrez um jogo de muita estratgia e a experincia vale muito. Para tanto, possvel anotar todas as suas jogadas bem como analisar as jogadas de seus adversrios antes e aps uma partida, oficial ou no.

iStockphoto.com/Duncan1890

Cada casa do tabuleiro identificada por um endereo que formado pela juno da letra

de sua coluna e o nmero de sua fileira. As peas, por sua vez, so identificadas por letras maisculas, assim: - Rei: R - Dama: D - Torre: T - Bispo: B - Cavalo: C * a inicial dos pees no utilizada Sendo assim, possvel anotar todos os seus lances durante a partida. Por exemplo: Re2 (o rei vai para a casa e2), Tf3 (a torre vai para a casa f3), e assim por diante. E quando h captura coloca-se um x entre a letra da pea e a casa para onde ela vai Dxh5 (a dama captura em h5) Alm dos movimentos j conhecidos que cada pea pode fazer, existem ainda trs jogadas especiais: - Roque: Nesta jogada o rei e a torre se movimentam ao mesmo tempo. O objetivo neste caso proteger o rei, colocando-o nos cantos e centralizando a torre. Este movimento consiste em mover o rei duas casas na direo de uma das torres e passar a torre para a casa que ficou do outro lado do rei, ou seja, a casa que ele atravessou. Existem ainda dois tipos de roque: o roque curto que o feito com a torre da dama e o roque longo que o feito com a torre do rei. Nada disso vale, porm, se tanto o rei como a torre j tiverem sido movimentados anteriormente, ou ainda se as casas entre o rei e a torre no estiverem vazias. Cada jogador s pode realizar o roque uma nica vez na partida. - Tomada em passant Este um movimento especial do peo. No incio do jogo o peo pode andar duas casas em direo ao adversrio. Os pees adversrios avanados, porm, podem capturar o peo que avanou duas casas como se ele tivesse andado apenas uma. Esta a tomada em passant e ela s vlida se acontecer no lance que se seguiu ao movimento. - Promoo de peo Quando o peo alcana a ltima fileira do tabuleiro ele deve ser substitudo por qualquer pea da mesma cor (com exceo do rei). Geralmente o peo substitudo por uma dama (a dama a pea mais valiosa no jogo de xadrez). Mas, dependendo da sua estratgia, o peo tambm pode ser substitudo por uma torre, bispo ou cavalo. - Xeque Quando o rei atacado por uma pea do adversrio, diz-se que est em xeque. Vale lembrar que o rei no pode terminar a rodada em xeque. Se isso acontecer, ser xequemate. O jogo sempre comea com o jogador que est com as peas brancas. ele quem deve fazer o primeiro lance. Em seguida o jogador que est com as peas pretas deve jogar. E assim vai, sucessivamente. A partida pode terminar com o xeque-mate, ou ainda abandono por parte de um dos

adversrios. Uma partida de xadrez tambm pode terminar empatada. Isso mesmo. E pode acontecer nas seguintes situaes: - quando o jogador que est na vez de jogar no tem lance legal para fazer e o seu rei no est em xeque (rei afogado) - quando aparece uma posio em que nenhum dos jogadores pode dar xeque mate no rei do adversrio (posio morta) - quando ambos os jogadores decidem abandonar a partida ao mesmo tempo - se uma posio idntica est por aparecer, ou j apareceu no mnimo trs vezes no tabuleiro - um dos jogadores pode solicitar ainda o empate da partida se nos ltimos 50 lances no tiver ocorrido nenhuma captura e nenhum peo tiver sido movido.

Glossrio do xadrez
Baioneta - ataque de pees sobre o roque adversrio Captura - movimento de uma pea para uma casa j ocupada pelo oponente Casa - qualquer um dos 64 quadrculos do tabuleiro de xadrez Estilingue - mate de dama apoiada pelo bispo e correndo pela mesma diagonal sobre um rei rocado Flanco - cada um dos setores, esquerda e direita no tabuleiro - primeiro o flanco da dama e o segundo o flanco do rei Forsyth - sistema de notao de posies em que as casas vagas no tabuleiro so representadas por nmeros variando de 1 a 8, e as peas so registradas por sua letra inicial, maiscula para as brancas e minsculas para as pretas. Gambito - jogada onde o enxadrista oferece uma pea para o adversrio para tentar melhorar seu jogo. Garfo - ataque simultneo de um peo a duas peas do adversrio J'adoube - espcie de pedir licena em francs deve ser usado quando o jogador precisa arrumar as peas no tabuleiro Notao - registro de todos os lances de uma partida Partida relmpago - partida em que todos os lances devem ser efetuados num tempo menor ou igual a 15 minutos Promoo - acontece quando um peo chega primeira linha do adversrio, sendo imediatamente substitudo por uma dama, torre, bispo ou cavalo Rating - avaliao matemtica para determinar a fora de um enxadrista Rei afogado - o rei no esta em xeque mas ele no pode se mover para as casas adjacentes por elas estarem sendo atacadas pelo adversrio

You might also like