You are on page 1of 10

TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA (TFD)

DISCIPLINA: ETAPA: PROFESSORES: TA: EMPREENDEDORISMO 03 Business Model environment & Innovation MARCELO SALIM RAFAEL DUTON (marcelo.salim@ceibmec.com.br) (rafael.duton@ceibmec.com.br) 2012/1 Entrega 07/05

ELIE BESSO (elie.besso@ceibmec.com.br)

O objetivo desta etapa do TFD apresentar a verso aprimorada do modelo de negcios do projeto, aps as anlises de ambiente e dinmicas de como inovar o modelo. Desta forma, apresentem primeiramente os resultados da anlise de ambiente (business model environment) dentro da tabela abaixo - parte 1 desta etapa. Em seguida, apresente a nova verso do Canvas j considerando as influncias do ambiente e as mudanas realizadas nas dinmicas de inovao do modelo de negcios (business model innovation) - parte 2 desta etapa.

Instrues para a entrega desta etapa:


- Utilizem este arquivo como documento a ser enviado para o e-mail grad.tfd@ceibmec.com.br, isto , faam seu download e preencham digitalmente as informaes nele, no enviem esta etapa em outro tipo de modelo/arquivo. Atenham-se aos espaos fornecidos para as descries, as descries que excederem o espao disponibilizado tero sua pontuao zerada. - Utilizem fonte Calibri 11. - No entreguem uma verso impressa desta etapa. S sero aceitos arquivos via e-mail.

Parte 1 - Anlise de Ambiente do Modelo de Negcios: descrevam abaixo os principais elementos sobre a anlise do ambiente. Em seguida, expliquem quais as principais influncias geradas sobre o Canvas aquelas que promoveram alteraes no modelo de negcios. As descries de cada elemento devem ser feitas na terceira coluna (a branca) da tabela abaixo e no devem exceder tal espao. O livro Business Model Generation (pgina 200 a 209) uma boa referncia para esta parte.

I. FORAS DO MERCADO

Fatores de Mercado

Quais as principais questes que esto afetando os consumidores deste mercado?

Segmentos do mercado

Quais so os principais clientes? Qual o maior e mais importante segmento? Onde est havendo maior crescimento? E maior queda?

Necessidades e demandas

O que cada segmento principal de clientes mais demanda? O que no est sendo atendido? Qual demanda est crescendo? E decrescendo?

Custos de mudana

Quais os principais atributos em que se baseia a competio? Preo, marca? fcil para os clientes encontrar outras ofertas semelhantes?

Atratividade de receita

Onde podem ser atingidas as maiores margens? Os clientes conseguem facilmente achar ofertas semelhantes e mais baratas?

II. FORAS DA INDSTRIA

Concorrentes

Quais so os principais concorrentes? Quem domina esse mercado? Quais as vantagens/ desvantagens deles?

Novos entrantes

Existem novos entrantes? So diferentes? Quais as principais barreiras eles precisam superar?

Substitutos

Quais produtos substituem o seu? Qual o custo comparativo deles?

Cadeia de valor

Como a cadeia de valor do mercado? Como os participantes se relacionam? (Fornecedores e outros participantes)

Pblicos de Interesse

Que outros pblicos interessados podem influenciar seu negcio? Qual a influncia deles?

III. TENDNCIAS PRINCIPAIS

Tecnolgicas

Que tendncias tecnolgicas esto ou podem influenciar o negcio? Quais representam grandes oportunidades? E ameaas?

Regulatrias

Existem questes regulatrias / legais que influenciam ou podem influenciar o mercado?

Sociais e culturais

Existem mudanas sociais ou culturais que podem influenciar o mercado? Quais podem influenciar os seus clientes?

Scioeconmicas

Quais as tendncias demogrficas? Como se d a distribuio de riqueza no seu segmento de mercado? Quais classes sociais so consumidoras? Esta distribuio tende a mudar?

IV. ANLISE MACRO ECONMICA


Apesar de a economia global no se encontrar em um momento totalmente confortvel, com a instabilidade econmica e a incerteza fazendo parte do dia-a-dia da populao mundial, pode-se afirmar que o nosso pas est indo bem se comparado com grandes potncias mundiais. A entrada de investimento externo direto vem mantendose suficientemente alta se comparada com um passado no muito distante da nossa economia. Esses fatores combinados com o aumento do consumo nos levam a crer que o cenrio econmico atual positivo.

Situao do mercado global

O momento econmico est positivo ou negativo?

Mercado de Capitais

Como est o mercado de capitais? O momento positivo para conseguir investimento para seu projeto?

O mercado de capitais encontra-se muito voltil, com otimismo e pessimismo se confrontando diariamente. Apesar desse problema, o nmero de fundos de Private Equity est tomando uma proporo na economia nunca antes vista no Brasil, o que indica uma maior oferta de recursos para empresas ainda em desenvolvimento. Esse fator combinado com a tendncia de queda nas taxas de juros ir fazer com que os investidores procurem por novas oportunidades, que substituam ativos de renda fixa indexados s taxas de juros da economia, por investimentos em novos negcios que possam lhe gerar retornos suficientemente atrativos.

Commodities e outros recursos

Como esto os custos de recursos essenciais (ex: pessoas) para o seu negcio na sua regio?

A maior parte dos nossos recursos acessvel, com exceo dos recursos humanos. O nosso projeto necessita de pessoas qualificadas e de extrema confiana para dirigir os carros de nossos clientes, e sem dvida nenhuma esse ser um desafio com o qual teremos de lidar num futuro prximo, e nos exigir muita ateno e dedicao, no somente pela ausncia de mo-de-obra, mas tambm pelo alto custo envolvido na contratao de profissionais com nveis de qualificao mais elevada. Contudo, no somos os nicos com esse problema. Entendemos que essa uma dificuldade enfrentada pela maioria dos empreendedores brasileiros que prestam servios que requerem mo-deobra de qualidade.

Infraestrutura econmica

A infra estrutura (pblica) para o seu mercado satisfatria? Os servios pblicos so ameaas ?

No que diz respeito a servios pblicos, entendemos que o nosso modelo de negcios encontra-se em situao de risco no que diz respeito segurana pblica e qualidade da pavimentao nas ruas. Enquanto os veculos estiverem em nossas mos, eles sero de nossa responsabilidade, e, portanto tudo o que acontecer a eles de maneira negativa, ir nos prejudicar, direta e indiretamente. Danos causados aos veculos de nossos clientes afetariam a nossa credibilidade e, portanto a rentabilidade do nosso business. Pessoal, como os nossos funcionrios vo chegar ao local para buscar os veculos? Eu pensei numa van da empresa que deixasse eles nos locais necessrios. Se eles forem utilizar o transporte pblico isso pode ser um problema caso ns tenhamos que buscar os veculos em lugares onde no tem linha de nibus nem metr perto. No alto da boa vista e no Jo so alguns exemplos.

Explique quais as principais influncias geradas sobre o Canvas aquelas que promoveram alteraes no modelo de negcios. Anlise da influncia do ambiente no modelo de negcios

Parte 2 - Canvas do modelo de negcios revisado: apresente o Canvas do novo modelo de negcios definido pelo grupo aps a rodada de Business Model Innovation (Aulas 19 e 20 09 e 11/04). Este canvas revisado dever ser colado abaixo (assim como foi feito na etapa 2).

(CANVAS REVISADO: COLE-O AQUI)

Utilize o espao abaixo para explicar resumidamente o novo Canvas com destaque para as alteraes realizadas. Anlise do Canvas revisado

You might also like