You are on page 1of 3

FILOSOFIA E TICA PROFISSIONAL PROF REGINA CLIA A. S. BARBOSA FEV.

2010

A VERDADE, A CERTEZA E A EVIDNCIA 1.1) O problema da verdade A busca da verdade consiste na anlise da relao de adequao entre um determinado sujeito e um objecto. Ao nvel da cincia, a verdade admitida a ttulo de postulado, uma possibilidade que negada pelos cpticos. J o senso comum aceita a verdade sem conhecer os seus fundamentos. 1.2) A verdade independente das realidades No h realidades verdadeiras nem falsas: cada coisa o que .
http://anarkaos.files.wordpress.com/2009/07/olho.jpg

1.3) A verdade est no julgamento de um conscincia acerca da realidade S h verdade quando feito um julgamento de uma determinada conscincia sobre o real. A adequao (ou inadequao) desse julgamento com a realidade constitui o critrio da verdade e do erro. Aristteles dizia-nos que o conhecimento verdadeiro quando exprime conformidade com a realidade. falso, porm, quando apresenta discordncia com a realidade. 1.4) A expresso da verdade A forma convencional de comunicao entre os homens, a linguagem ou as palavras, expressa a adequao ou conformidade da conscincia em relao ao real. A linguagem e as palavras no so verdadeiras nem falsas j que dependem da adequao da conscincia de um sujeito ao objecto. O erro e a mentira so exemplos diferentes de inadequao das palavras com a verdade. 1.5) A certeza da verdade O facto de aceitarmos a verdade levanta a questo de podermos ou no ter certezas a seu respeito. 1.2.1) A certeza A limitada capacidade humana para atingir o real deve levar o cientista a interrogar e questionar constantemente as suas certezas. Apesar da dificuldade de objectividade que se coloca ao homem na interpretao do real, o cientista procura sempre novas certezas de forma cautelosa. 1.2.2) Verdade plena A verdade de um juzo no abrange necessariamente a totalidade de um objecto. Se a parte do objecto apreendida est de acordo com a necessria adequao conscincia do sujeito, ento temos a verdade. Mas conhecer a verdade no implica conhecer a totalidade do real. 1.2.3) Mutabilidade relativa Uma vez que a realidade est em constante devir, a conscincia tem de acompanhar essa transformao ou, caso contrrio, a verdade anterior d lugar ao erro. 1.2.4) Progresso da verdade e das suas certezas O esprito humano conhece a realidade de forma parcial mas progride em intensidade e extenso.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/28/De_uma_coisa_tenho_a_certeza.JPG

FILOSOFIA E TICA PROFISSIONAL PROF REGINA CLIA A. S. BARBOSA FEV. 2010

A verdade atinge cada vez mais mais reas com maiores certezas - ela um processo progressivo. 1.2.5) Natureza da certeza A certeza diz respeito ao grau de adeso, firmeza ou convico com que uma conscincia adere a um determinado enunciado. 1.2.6) Subjectividade da certeza Corresponde adeso firme de um sujeito a uma determinada afirmao. Essa adeso subjectiva na medida em que s diz respeito ao sujeito, podendo, como, tal estar ou no de acordo com a verdade objectiva. A certeza legtima fundamenta-se na observao. 1.3.1) Estados da conscincia relativamente verdade Sabendo-se que o homem dotado de capacidades para interpretar a realidade tal como ela , a verdade tem um carcter objectivo. No entanto, nessa interpretao do real podem surgir estados subjectivos da conscincia em relao verdade. 1.3.2) Ignorncia o estado negativo da conscincia em relao verdade j que significa o desconhhecimento da mesma. 1.3.3) Dvida Corresponde indefinio subjectiva de um julgamento que pode ser decidido em favor de uma hiptese ou do seu contrrio. Pode ser real se a anlise das razes conduz a um equilibrio; ser metdica se questiona temas j aceites a fim rever os seus fundamentos. 1.3.4) Opinio Apesar de estar sujeito ao erro, este estado constitui um progresso no caminho para as certezas j que manifesta uma inclinao para uma das hipteses. 1.3.5) Certeza Este estado consiste na adeso firme a uma afirmao cem por cento segura. 1.4) Espcies e graus de certeza 1.4.1) Certeza absoluta e certeza hipottica A certeza ser absoluta quando no admite casos ou excepes para a suas concluses. Se se baseia num enunciado hipottica a certeza hipottica. 1.4.2) Certeza metafsica Fundamenta-se numa evidncia racional de proposies por si mesmas evidentes. 1.4.3) Certeza moral Baseia-se nos padres morais que conduzem a aco humana. 1.4.4) Certeza cientfica Baseia-se na experimentao controlada dos factos e fenmenos fsicos, materiais e concretos. Contribui para o progresso do conhecimento no campo do seu objecto de estudo. 1.4.5) Certeza religiosa Resulta da f nos dogmas religiosos admitidos como verdades divinas. 1.4.6) Certeza vulgar Fundamenta-se na experincia da vida prtica ou em testemunhos aceites como verdadeiros - ex. a cincia, a imprensa. 1.5) Fundamento geral da certeza 1.5.1) Natureza da evidncia um atributo de um objecto ou de um enunciado que o torna passvel de apreenso por parte do sujeito humano, seja ao nvel dos sentidos ou do intelecto. o centro da verdade.
http://www.interney.net/blogs/media/blogs/saloma/obvio.jpg

FILOSOFIA E TICA PROFISSIONAL PROF REGINA CLIA A. S. BARBOSA FEV. 2010

1.5.2) Espcies de evidncia a) evidncia intrnseca So evidncias extradas da simples anlise do conceito do objecto. So juzos de validade necessria e universal, ou seja, evidentes por si prprias. b) Evidncia extrnseca A evidncia procurada fora dos enunciados j que resulta de uma assero feita por um sujeito. REFERNCIA A Verdade, a Certeza e a Evidncia. In http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1863028metodologia-cient%C3%ADfica-guia-para-efici%C3%AAncia/

You might also like