You are on page 1of 19

SEMIFOROS DA RIQUEZA: TRFICO DE OBJETOS ARQUEOLGICOS1 ARTIGO

, Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

UM ENSAIO SOBRE O

MARCIA BEZERRA* ROSANA NAJJAR**

Resumo: o objetivo desse ensaio chamar a ateno para um tema importante, mas pouco debatido entre os arquelogos no Brasil: o trfico de objetos arqueolgicos. So discutidos aspectos associados destruio do patrimnio arqueolgico, considerando a relao entre colecionadores e patrimnio arqueolgico; e o papel da Arqueologia Pblica e da Educao na compreenso e no combate a essa prtica. Palavras-chave: Trfico de antiguidades. Patrimnio arqueolgico. Arqueologia pblica.

Experience has shown that when archaeological sites are seen to off er more than short-term gain they become something to curate, no exploit (Brodie e Gill).

A
289

epgrafe que abre esse ensaio foi escrita por dois pesquisadores que h dcadas tem se dedicado a compreender, discutir e combater o trfico de objetos arqueolgicos. No obstante os esforos de ambos, e de centenas de outros colegas ao redor do mundo, e a gravidade imposta pela situao ainda h muito que debater/ combater sobre/o trfico de antiguidades em geral. Segundo os autores, um dos aspectos que concorrem para esse panorama a inatividade dos stios

arqueolgicos que ao oferecer pouco, ou nenhum benefcio material ou simblico - para os moradores locais, no figuram como fonte para o imaginrio do passado (JEUDY, 1990), e sequer para atividades sustentveis. Dessa forma, os stios arqueolgicos tornam-se a prpria matria bruta da/ para a explorao. Dentre muitos caminhos apontados para a mudana desse quadro, Brodie e Gill (op.cit.) indicam a educao e o turismo como intervenes positivas e potencialmente teis para que o patrimnio arqueolgico seja preservado pelas comunidades locais. As reflexes sobre tais estratgias situam-se no campo da Arqueologia Pblica, cujo foco a compreenso das relaes entre as comunidades locais e o patrimnio arqueolgico, a partir de uma perspectiva aplicada (BEZERRA, no prelo; BEZERRA DE ALMEIDA, 2003; FUNARI, 2004; LITTLE, 2002; LITTLE; SHACKEL, 2007; PYBURN; WILK, 2000; PYBURN; BEZERRA, 2006; SHACKEL; CHAMBER, 2004; SMITH, 2008, entre outros). A questo do saque de stios arqueolgicos e a comercializao dos objetos deles retirados envolvem aspectos que se estendem da fiscalizao educao, e sublinham a urgncia de nos envolvermos mais nas comunidades onde trabalhamos. Dessa forma, podemos estimular a preservao comunitria dos stios, mas tambm, e principalmente, mapear as conexes entre colecionadores e os chamados subsistence diggers (BRODIE, 2006, p. 5), assim como os huaqueros no Peru e os tombarolli na Itlia. Uma prtica observada entre as comunidades amaznicas, mas pouco discutida entre os pesquisadores no Brasil (BEZERR A, 2009). Nesse ensaio retomamos algumas dessas questes, e ressaltamos o papel que a Arqueologia Pblica e a Educao tm na compreenso e na minimizao dessas prticas.

Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

290

O TRFICO DE OBJETOS ARQUEOLGICOS NO BRASIL Pesquisadores do mundo todo (BEZERRA, 2005; FUNARI, 2001; LITTLE, 2002; MACMANAMON, 1991; NAJJAR, 2003; POKOTYLO; GUPPY, 1999; PYBURN; WILK, 2001; entre outros) tm se preocupado de maneira crescente com os aspectos que envolvem a percepo e a atitude das comunidades locais em relao ao patrimnio arqueolgico. No Brasil, podemos citar trabalhos que consideram as relaes entre o patrimnio arqueolgico e os coletivos indgenas (BAETA, 1998; GREEN; GREEN;GOS NEVES, 2003; SILVA, 2002; OLIVEIRA, 2006), os quilombolas (FUNARI, 1996; GUIMARES, 2003), os movimentos sociais (MORAES, 20092), os regimes ditatoriais (FUNARI;ZARANKN;REIS, 2008), os saqueadores de stios subaquticos (RAMBELLI, 2003), o pblico escolar (BEZERRA, 2005; BEZERRA DE ALMEIDA, 2003; HERBERTS;COMERLATO, 2003; SOARES, 2003), os grupos religiosos (NAJJAR, 2003), os comerciantes de rplicas (SCHAAN, 2006; 2007) os turistas (PEREIRA;FIGUEIREDO, 2005), os auxiliares de campo (FERNANDES, 2007) enfim, uma produo bibliogrfica tmida, mas crescente e que revela a diversidade de pblicos com interesse no patrimnio arqueolgico e as nuances que matizam cada uma dessas relaes. Contudo, h um tema que vem merecendo pouca, ou nenhuma, ateno por parte da comunidade acadmica no pas: a relao entre os colecionadores e o patrimnio arqueolgico. Em 25 anos de reunies cientficas da Sociedade de Arqueologia Brasileira, foi apresentado um nico trabalho sobre a questo (ARAJO; MIRANDA, 1985)3. A pesquisa realizada por Arajo e Miranda apontava para o grave problema da venda de objetos arqueolgicos, sobretudo da cultura Marajoara, ocorrido no norte do pas. As fotos mostravam centenas de peas cermicas retiradas por encomenda de colecionadores no Brasil e no exterior.

291

, Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

Aps um silncio de duas dcadas, o tema foi objeto de trs apresentaes durante o I Seminrio Internacional de Gesto do Patrimnio Arqueolgico Pan-Amaznico, organizado pela Superintendncia do IPHAN de Manaus em 2007. T. Lima (2007) em sua apresentao discutiu a questo do trfico de material arqueolgico, sua relao com as comunidades locais e o turismo, citando o exemplo do municpio amaznico de Santarm, assentado sobre um extenso aldeamento indgena pr-colonial. No mesmo encontro, Schaan (2007) tratou do panorama do trfico na mesma regio, alm de localidades no sul do Par e no arquiplago do Maraj. Por fim, H. Lima (2007) discutiu a realidade dos saques na Amaznia Central e as aes desenvolvidas pelos pesquisadores do PAC4 com as comunidades locais. Entretanto, uma denncia feita 6 Superintendncia Regional do Iphan, no Rio de Janeiro, em 2003, levou priso, em flagrante, de um comerciante de peas arqueolgicas brasileiras, em uma famosa feira de antiguidades da cidade5. Oportuno lembrar que o primeiro cartaz da campanha, lanada pelo ICOM em 1977, em favor da Luta Contra o Trfico de Bens Culturais, estampava a foto de um zolito datado de 4.000 anos a.C., retirado de um stio arqueolgico em Santa Catarina e, felizmente, recuperado pelo Iphan e pela Interpol em 1982 (CORSINO, 1999). Atualmente, o banco de dados dos Bens Culturais Procurados/BCP, do IPHAN, inclui ainda dois muiraquits desaparecidos no Rio de Janeiro (BCP n986) e em Belm (BCP n 1227) e um colar de dentes de macaco furtado no Rio de Janeiro (BCP n 524)6. Em 2004, o jornal O Globo publicou matria sob o ttulo Arte latino-americana alvo de saque, reforando a denncia das duas pesquisadoras da dcada de 1985 e dando como destino das peas colees particulares na Europa e nos Estados Unidos.7 O fato mais surpreendente, no entanto, ocorreu nos anos 2005. O banqueiro Edmar Cid Ferreira, do Banco

Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

292

Santos, possua expressiva coleo de arte a CidCollection com cerca de 15.000 objetos de arte e documentos - incluindo cerca de 1300 peas arqueolgicas que foram exibidas na impactante exposio Antes: Histria da Pr-Histria, organizada no Centro Cultural do Banco do Brasil nas cidades do Rio de Janeiro, So Paulo e Braslia em 2005 (ANTES, 2005). Pouco tempo depois, com a interveno no Banco Santos, decretada pelo Banco Central, o banqueiro perdeu o direito a manter a coleo. provvel que parte das peas tenha sido adquirida por meio de transaes financeiras, no mercado de antiguidades, que opera de maneira ilegal em todo o mundo. De acordo com matria veiculada na Folha de So Paulo na ocasio: Edemar pagou US$ 200 mil (R$ 520 mil) por duas das trs urnas funerrias marajoara que comprou em 2002 na galeria Mermoz, em Paris. Essas trs peas decoram a casa do banqueiro; o resto da coleo est na reserva tcnica que o instituto mantm no Jaragu, na zona oeste de So Paulo 8. A coleo de peas arqueolgicas encontra-se sob a guarda do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de So Paulo. O Museu Paraense Emlio Goeldi reivindica, desde ento, a sua repatriao, uma vez que os objetos foram saqueados de stios arqueolgicos da regio amaznica9. Apesar desses casos, o trfico de objetos arqueolgicos numericamente menos expressivo no Brasil do que em pases como a Itlia, Frana, Alemanha e Polnia e Rssia que so considerados pela Interpol os mais afetados pelo roubo de antiguidades em geral. As extensas listas de bens procurados apresentadas pela Interpol indicam que a comercializao de objetos arqueolgicos10 uma realidade que ameaa a preservao de nosso patrimnio, prejudica o direito pblico ao conhecimento sobre o passado, compromete as pesquisas arqueolgicas e reflete a distorcida relao do pblico, ou parte dele, com o patrimnio arqueolgico.
, Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

293

Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

De acordo com dados da Interpol (v.nota x), os objetos arqueolgicos esto entre os mais cobiados pelo mercado de antiguidades mundial. No Brasil, eles ocupam o segundo lugar depois da arte sacra dos sculos XVIII e XIX (CORSINO, 1999). Um dos problemas para a sua recuperao reside no fato de que, em muitos casos, no h descrio detalhada, fotografias e/ou desenhos e inventrios completos, prejudicando a constatao e o registro das ocorrncias de furto. Soma-se a isso, a dificuldade de se controlar o roubo de peas, diretamente, dos stios arqueolgicos. nesta desordem que o mercado de antiguidades atua (CHIPPINDALE, 2002). H uma conjuntura que facilita o trfico de objetos arqueolgicos. Assuno (2003, p.11) ao se referir aos bens culturais em geral aponta algumas delas: 1) a falta de segurana em museus e stios arqueolgicos; 2) o interesse desmedido de alguns colecionadores; 3) a falta de controle nas fronteiras e 4) a misria vivida pela populao de vrios pases; 5) a ausncia de leis mais severas; 6) a no disponibilidade de recursos financeiros e humanos para a fiscalizao. possvel implantar de esquemas de segurana mais eficazes, reforar a fiscalizao das fronteiras, elaborar projetos de lei mais rgidos e aumentar o oramento para as atividades de fiscalizao. Mas h duas situaes que nos parecem mais complexas e que, na verdade, so face e contra face da mesma moeda: os colecionadores e a populao em situao de pauperizao. OS COLECIONADORES [...] collecting is a special type of consuming (Belk) Existem distintas categorias de colecionadores11. Vislumbramos ao menos trs tipos de prticas de colecionismo: 1) os colecionadores particulares que adquirem antiguidades e obras de arte de forma legtima em leiles auto-

294

295

rizados, tais como os registrados no Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional/IPHAN12; 2) os colecionadores particulares que alimentam o trfico ao obter antiguidades e obras de arte de forma ilcita; e 3) os colecionadores particulares moradores do entorno de stios arqueolgicos (BEZERRA, 2009). Nesse ensaio referimonos aos colecionadores da segunda categoria: os que obtm antiguidades de forma ilcita. Segundo Vitelli (1984, p.143), os colecionadores podem ser movidos pela: 1) experincia de ficar prximo de objetos antigos, 2) pela paixo por objetos que os possibilitem estudar diferentes culturas, 3) pela aventura no processo de descoberta no caso de saques aos stios arqueolgicos, e 4) por considerarem os objetos como um bom investimento. Como vemos as motivaes so de toda ordem: emocional, social e econmica. Os objetos arqueolgicos assim como as antiguidades em geral exercem forte atrao nos indivduos, estimulando-os emocionalmente (CARMAN, 1995). O prprio Freud sucumbiu aos encantos de peas gregas, egpcias, romanas, pelas quais, segundo ele, teria feito muitos sacrifcios (GAY, 1984, p. 16). Alm do apelo esttico e econmico, segundo Gay, o ato de colecionar objetos d poder. a busca do poder, constitudo pelo prestgio que esses objetos conferem a quem os possui, que transforma bens culturais em mercadoria e, ao mesmo tempo, em signos, em semiforos da riqueza (CHAU, 2000, p. 14). O colecionador tem a posse do capital econmico, o ladro comum no. Mas ambos compartilham algumas caractersticas, a priori, semelhantes: 1) percebem o bem cultural como mercadoria; 2) obtm retorno financeiro com a sua comercializao e 3) contribuem para a destruio do patrimnio. O que vemos, portanto, que, tanto o colecionador, que tem, em princpio, informaes tcnicas sobre a pea almejada, quanto o ladro comum que, na maioria das vezes,

, Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

desconhece totalmente o objeto encomendado, percebem-no apenas como um bem de interesse privado. Por outro lado, as comunidades que vivem em situao de vulnerabilidade social e econmica so, em geral, excludas das formas de acesso s necessidades bsicas, assim como, ao conhecimento acadmico produzido sobre os bens culturais. Ou seja, desconhecem o significado das peas envolvidas no trfico. Vale ressaltar que no entendemos o acesso ao conhecimento a partir da tica economicista, [...] mas sim que mediada por uma srie de complexas relaes, podem ser, identificadas certas correspondncias entre a insero econmica das pessoas e a possibilidade delas terem acesso a determinado tipo de conhecimento, ou seja, entre a posse de capital econmico e de capital cultural (BEZERRA DE ALMEIDA, 2003, p. 279). Brodie e Gill (2003, p. 32) afirmam, no entanto, que The collectors invest without any real knowledge of the antiquities, or for that matter any appreciation of the ethical aspects, as all they are interested in is what they hope will be a good return for their investment. Seu conhecimento limita-se aos aspectos de valorao das peas no mercado, prescindindo de qualquer apreciao da ordem do simblico. O PBLICO E O PRIVADO NO BRASIL Segundo Bezerra de Almeida (2003), a lgica que opera as noes de pblico e de privado no Brasil pode contribuir para o entendimento das relaes estabelecidas entre o pblico e o patrimnio arqueolgico no pas. Para a autora, no Brasil, a distino entre o que pblico e privado, de uma maneira geral, no clara. Con-

Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

296

297

cordando com Chau (2000, p. 90), afirma que preciso procurar a origem dessa relao idiossincrtica na histria do Brasil. Chau argumenta que a organizao firmada pela Coroa concentrou parte do poder nas mos de particulares. No obstante o controle do monarca, tal prtica desdobrouse em uma assimetria que at hoje percebemos na sociedade brasileira, qual seja: os governantes so os donos do poder e os cidados lhes devem favores (BEZERRA DE ALMEIDA, 2003, p. 283). Assim, para Chau (2000, p. 91), h (...) do ponto de vista dos direitos, h um encolhimento do espao pblico; do ponto de vista dos interesses econmicos, um alargamento do espao privado (...). O Estado instituiu relaes pessoais de favor, clientela e tutela com os cidados (CHAU, 2000; FUNARI, 1999), dilatando as diferenas entre eles. Esta lgica resulta, entre outros aspectos, na noo de bem pblico no Brasil: no aquilo que pertence a todos, mas o que propriedade privada do Estado (BEZERRA DE ALMEIDA, 2003). Dentro dessa perspectiva, entendemos que o colecionador, o ladro comum e o comerciante, outro sujeito que atua nesse sistema como intermedirio, rompem com a essa noo de comunidade e vo de encontro constituio do sentimento de pertena e da noo de bem comum (JOVCTHELOVITCH, 2002, p. 70). O mesmo ocorre com os objetos arqueolgicos quando deixam de ser percebidos como smbolos de pertencimento13 e passam a ser apenas objetos de posse. Nesse sentido, so instrumentos, no mais de disputas simblicas para a legitimao de identidades; mas de disputas econmicas, que movimentam o trfico. Ao invs de ser apropriado, o patrimnio, espoliado (v. Quadro n 1) Essa transformao dos bens arqueolgicos em commodities14 (SCHAAN, 2006) uma questo complexa e que tem suas razes no s nos aspectos econmicos, mas na desigualdade social que implica a no posse do capital

, Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

cultural (BOURDIEU, 1987) e o esfacelamento da cidadania cultural.


Quadro 1: Transformando o patrimnio arqueolgico em commodity

Patrimnio Arqueolgico Bem Cultural Interesse Pblico Comunidades Locais Arquelogo/Mediador (Educadores, Jornalistas, Muselogos) Construo do Passado Capital Cultural Apropriao Valorizao Disputa Simblica/Legitimao Preservao/Fiscalizao (Iphan, Icom, Unesco) Semiforos da Cultura

Patrimnio Arqueolgico Mercadoria Interesse Privado Colecionador(es) Comerciante/Intermedirio (Ladro,Traficante) Comercializao de Antiguidades Capital Financeiro Espoliao/Expropriao Valorao Disputa Econmica/Trfico Represso (Interpol, Polcia Federal) Semiforos da Riqueza

Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

No entanto, necessrio perguntar em que medida esse argumento se aplica aos colecionadores, uma vez que vimos em Vitelli (OP.CIT.) que h vrias razes que os estimulam; e todas elas pressupem um conhecimento especializado, adquirido, muitas vezes, por meio de estudos no sistemticos e de pesquisas amadoras. Compreendemos que mesmo este aparente reconhecimento do valor cultural das peas no diminui o fato de que, por detrs dessa motivao, h a destruio de stios arqueolgicos, o roubo de objetos e o trfico destes bens culturais. Mais do que isto, e de acordo com Elia (1993) so eles os verdadeiros saqueadores. No caso do ladro comum, aquele que executa o furto das peas, o argumento nos parece pertinente. Esse indivduo , em muitos pases, oriundo de populaes em estado de

298

vulnerabilidade, os denominados subsistence diggers (BRODIE, 2006) que, muitas vezes, no tm acesso ao capital cultural no qual inserimos o conhecimento arqueolgico sobre o passado. Esses grupos praticam o saque e a venda de objetos arqueolgicos para custear a sua sobrevivncia. Um fato ocorrido em So Paulo ilustra bem esta questo. O quadro Menina com Lao, pintado por Cndido Portinari em 1955 e avaliado em trs milhes de reais, foi roubado da casa de um colecionador particular. Dias mais tarde, a tela foi localizada na casa de um dos acusados que admitiu t-la pendurado na cozinha, em cima do fogo, desagradando a sua mulher que retirou a obra de arte da parede por consider-la muito feia.15 Pendurado na parede de uma cozinha de uma periferia empobrecida, ou na biblioteca luxuosa de um bairro elegante, o quadro de Portinari era uma mercadoria, destitudo de seu significado simblico, de sua natureza pblica. A ARQUEOLOGIA PBLICA E A EDUCAO A questo do trfico de bens culturais complexa e, no caso da Arqueologia, sublinha o impacto que a percepo distorcida dos indivduos em relao cultura material patrimonial tem nesse panorama. Esse contexto - conflituoso em muitos pases tem posto em risco a vida de dezenas de arquelogos. Nesse sentido, projetos de Arqueologia Pblica que se proponham a compreender as relaes entre colecionadores, comunidades locais e o patrimnio arqueolgico (BEZERRA, 2009) podem contribuir no apenas para o mapeamento dessa prtica, mas, principalmente, para o entendimento de sua lgica e para a elaborao de estratgias que cobam essas aes. Acreditamos que a Educao, e sua vocao a Educao Patrimonial (BRANDO, 2006), tem um papel importante na sensibilizao do indivduo com relao ao patrimnio cultural e na reverso desse quadro. A prtica
, Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

299

Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

educativa pautada pela compreenso do contexto cultural no qual est inserida e por uma dinmica dialgica permite que o sujeito atue na construo de sua histria, contribuindo assim para a sua fruio com o patrimnio (SILVEIRA; BEZERRA, 2007). fundamental considerar o conceito de cultura como matria-prima da dialogicidade (FREIRE, 2002), estabelecendo uma posio crtica com relao certa tendncia atual, sobretudo de algumas escolas da rede privada de ensino, que assumem sem constrangimento: Formamos Empreendedores16. Ser que este o papel da escola? No seria o de formar cidados? No ser na escola que reforamos o sentido de cooperao, de comunidade, de cidadania? A postura extremamente competitiva adotada, em larga escala, nos dias de hoje, implica a formao de indivduos que, entendendo o mundo pela tica economicista (v. APPLE, 2008), dificilmente, tero oportunidade de compreender que um bem cultural, no vale pelos valores monetrios que, ilegalmente, alcana no mercado de antiguidades, mas sim pelo que nele existe do ns, do sentido de comunidade, do compartilhar com o outro algo que comum a todos. CONSIDERAES FINAIS Os objetos arqueolgicos so semiforos do nosso passado, so a fonte para o imaginrio de nossa memria (JEUDY, 1990) e metforas slidas (TILLEY, 1990) da ideia de comunidades. O trfico de objetos arqueolgicos anula esses sentidos da cultura material, do patrimnio e do que existe de comum nele. Bauman (2003, p. 134, grifo nosso afirma que Aqui, na realizao de tais tarefas, que a comunidade mais faz falta; mas tambm aqui reside a chance de que a comunidade venha a se realizar. Se vier a existir uma comunidade no mundo dos indivduos, s poder ser (e precisa s-lo) uma comunidade

300

tecida em conjunto a partir do compartilhamento e do cuidado mtuo; uma comunidade de interesse e responsabilidade em relao aos direitos de sermos humanos e igual capacidade de agirmos em defesa desses direitos Acreditamos que uma educao que aguce os sentidos, que estimule a curiosidade, que faa do indivduo um sujeito autnomo e questionador, tenha a possibilidade de contribuir, significativamente, para a formao dessa prtica de compartilhamento e para a constituio dessa comunidade de interesse e responsabilidade. A tarefa extraordinria e demanda a participao de muitos segmentos da sociedade: rgos de fiscalizao, de represso, legislao severa, controle nos museus, segurana nos stios arqueolgicos, projetos educativos voltados para a questo patrimonial, pesquisas sobre o tema, mas, sobretudo, aes comunitrias que, a partir da perspectiva da Arqueologia Pblica, que promovam o reconhecimento do nosso passado comum e possibilitem a reivindicao dos nossos direitos sobre ele no presente. Notas
1 Uma verso desse texto foi apresentada durante o XI Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, em Campo Grande, MS, em 2005. 2 Moraes, Irislane Centralidades do Patrimnio na Amaznia: considerando as percepes de mulheres agricultoras em um Projeto de Educao Patrimonial na regio de Itaituba-PA Pesquisa para Monografia de Especializao em Arqueologia UFPA. (em andamento). Trata da relao entre as mulheres do MMCC Movimento Social das Mulheres do Campo e da Cidade na Transamaznica no mbito do Projeto de Educao Patrimonial do Programa de Arqueologia Preventiva BR163BR230/UFPA/DNIT, coordenado por D.Schaan e M.Bezerra. 3 As arquelogas Cntia Jalles de Arajo Costa e Cristina Miranda apresentaram comunicao durante o congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira realizado em 1985, na cidade de Goinia. No houve publicao de Anais. A primeira autora desse artigo, Marcia Bezerra,
, Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

301

4 5 6 7

10 11 12 13 14 15

Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

16

estava presente e assistiu a apresentao do referido trabalho, tendo conversado com uma das autoras aps o trmino da sesso. Projeto Amaznia Central coordenado pelo Dr Eduardo Gos Neves da Universidade de So Paulo. Jornal Extra 2003. Operao realizada em parceria com a Assessoria de Arqueologia do IPHAN/Rio de Janeiro. Ver site do IPHAN; www.iphan.gov.br. Duarte, Fernando Arte latino-americana alvo de saque: objetos so vendidos ilegalmente a colecionadores dos EUA e Europa. Cincia Vida. O Globo, 19 de abril de 2004, p. 20. Mario Cesar Carvalho - Acervo arqueolgico de banqueiro confiscado. Folha de So Paulo. Folha Ilustrada, em 10/02/2005.Disponvel em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u49253.shtml. Acesso em 2005. Vieira, I.C.G. - Pela Repatriao da Coleo Arqueolgica do Banco Santos. Disponvel em http://www.museu-goeldi.br/download/2912 2005pelarepatriaodacoleoarqueolgicadobancosantos.pdf. Acesso em 2009. Disponvel em http://www.interpol.int./Public/WorkOfArt/woafaz. asp. Acesso em 20/04/2004. A respeito de outra categoria de colecionadores os colonizadores ver Carbonera, 2009. Ver site do IPHAN; www.iphan.gov.br. Ver Bezerra de Meneses, U.T. 1984. A esse respeito ver Schaan, 2001. Matria Polcia prende trio acusado de roubar coleo de arte milionria. Folha Online. Folha de So Paulo, 14/10/2004. Disponvel em http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u100702.shtml. Acesso em 2004. Frase escrita em faixa afi xada na fachada de uma escola da rede privada de ensino, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Referncias
APPLE, M. W. Ideologia e Currculo. Porto Alegre: Artmed, 2008. ASSUNO, P. de. Patrimnio. So Paulo: Edies Loyola. 2003. BAETA, A. Motta. Memria Indgena no Mdio Vale do Rio Doce. Arte Rupestre e Identidade Krenak. Dissertao de Mestrado, FAE, UFMG, 1998.

302

BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurana no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2003. BELK, R. W. Collecting in a Consumer Society. London: New York: Routledge, 1995. BEZERR A, M. Make Believe Rituals: Reflections on the Relationship between Archaeology and Education through the Perspective of a Group of Children in RJ, Brazil. Archaeologies, v. 1. n. 2, p. 60-70, 2005. BEZERRA, M. Os Significados do Patrimnio Arqueolgico para os Moradores da Vila de Joanes, Ilha do Maraj, Brasil. Projeto de Pesquisa. UFPA/CNPq, 2009. BEZERRA, M. Do cho onde eu piso: Arquelogos e Comunidades Locais. IN: NAJJAR, R. (Org.). Escavando o Pelourinho. Rio de Janeiro: IPHAN (no prelo). BEZERRA DE ALMEIDA, M. O Australopiteco Corcunda: as crianas e a arqueologia em um projeto de arqueologia pblica na escola. Tese (Doutorado em Cincias Concentrao em Arqueologia). Programa de Ps-Graduao em Arqueologia, USP, So Paulo, 2002. BEZERRA DE ALMEIDA, M. O Pblico e o Patrimnio Arqueolgico: Reflexes Para a Arqueologia Pblica No Brasil. Habitus, Goinia, v. 1., n 2, p. 275-295, jul.dez. 2003.
, Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

BEZERRA DE MENESES, U.T. Identidade cultural e Arqueologia. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, Rio de Janeiro; IPHAN, n 20, p. 33-36, 1984. BOURDIEU, P. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Editora Perspectiva, 1987. BRANDO, C. R. Educao Humanista. Entrevista concedida a Patrimnio Revista Eletrnica do IPHAN, n 3, jan/fev., 2006. Disponvel em: http://www.labjor.unicamp.br/patrimonio/secao.php?id=2&ds=20. Acesso em 2008. BRODIE, N. Introduction. In: BRODIE, N.; KERSEL, M. M.; LUKE, C. AND TUBB, K. W. (Eds.) Archaeology, Cultural Heritage and the Antiquities Trade. University of Florida Press, 2006, p. 1-24. BRODIE, N.; GILL, D. Looting: an international view. In: ZIMMERMAN, L. J.; VITELLI, K. D.; HOLLOWELL-ZIMMER, J. (Eds.) Ethical Issues in Archaeology. Altamira Press, 2003, p. 31-44. CARBONERA, M. Patrimnio Arqueolgico no Oeste de Santa Catarina: do colecionismo ao cientfico. Revista de Arqueologia, Sociedade de Arqueologia Brasileira, v. 22, p. 83-98, 2009.

303

CARMAN, J. Interpretation, writing and presenting the past. In: HODDER et al. (Eds). Interpreting Archaeology. New York: Routledge, 1995. p. 95-99. CHAU, M. Brasil: mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2000. CHIPPINDALE, C. Commercialization: the role of archaeological laboratories and collectors. In: LYNOTT, J. J.; WYLIE, A. (Eds.) Ethics in American Archaeology. 2 nd ed. Washington, SAA, p. 87-90, 2002. CORSINO, C. Prefcio. In: A Preveno do Trfico Ilcito de Bens Culturais. Manual da UNESCO para a Implementao da Conveno de 1970. Braslia: Iphan, 1999. CURY, M. X. Para saber o que o pblico pensa sobre arqueologia... Revista Arqueologia Pblica, So Paulo, n 1, p. 31-48, 2006. FERNANDES, T.C. Vamos criar um sentimento?!: um olhar sobre a arqueologia pblica no Brasil. Dissertao (Programa de Ps-Graduao em Arqueologia). Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2007. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 32 edio. So Paulo: Paz e Terra, 2002. FUNARI, P. P. de A. La Arqueologia en Brasil: poltica y academia en una encrucijada. In: POLITIS, G. (Ed.) Arqueologa en Amrica Latina Hoy. Bogot: Banco Popular, 1999, p. 57-69. FUNARI, P. P. de A. Public Archaeology in Brazil. In: MERRIMAN, N., (Ed.) Public Archaeology. London: Routlegde, 2004, p. 202-210. FUNARI, P. P. de A.; ZARANKN, A.; REIS, A. (Orgs.) - Arqueologia da Represso e da Resistncia: Amrica Latina na Era das Ditaduras (dcadas de 1960-1980). So PAULO: Annablume, 2008. GAY, P. Introduo. In: Catlogo das exposies de antiguidades de Freud. Rio de Janeiro: Salamandra: Secretaria Municipal de Cultura: MNBA, 1994. p. 15-19. GREEN, F. L.; GREEN, D.R.; GOS NEVES, E. Indigenous Knowledge and Archaeological Science. Journal of Social Archaeology, v. 3, n 3, p. 365-397, 2003. GUIMARES, C. M. Arqueologia: identidade e cidadania. In: XI Congresso da SAB, 2001, Rio de Janeiro. Resumos, p. 54. (no publicado) HERBERTS, A. L.; COMERLATO, F. Arqueologia: uma viagem ao passado. Eletrosul: Scientia Ambiental, s/d. JEUDY, H. P. Memrias do social. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1990.

Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

304

JOVCHELOVITCH, S. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espao pblico e representaes sociais. In: GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. (Orgs.). Textos em representaes sociais. 7 edio. Petrpolis: Vozes, 2002, p. 63-88. LIMA, H. Projeto Baixo Amazonas. Apresentado no I Seminrio Internacional de Gesto do Patrimnio Arqueolgico Amaznico. Braslia: IPHAN. (2007). (no publicado) LIMA, T. A. Sobrevivncia: A face sensvel do trafico de bens arqueolgicos. Apresentado no I Seminrio Internacional de Gesto do Patrimnio. Braslia: IPHAN. (2007). (no publicado) LITTLE, B. J. (Ed.) The Public Benefits of Archaeology. Gainsville: Plenum University Press, 2002. LITTLE, B. J.; SHACKEL, P. A. (Eds.) Archaeology as a Tool of Civic Engagement. Altamira Press, 2007. MCMANAMON, F. P. The Many Publics of Archaeology. American Antiquity, v. 56, n 1, p. 121-130, 1991. NAJJAR, J. N. V. De Educador e de Arquelogo Todo Mundo Tem Um Pouco (Embora Educadores e Arquelogos Sejam Poucos). Apresentando no XII Congresso da SAB, So Paulo, 2003. (no publicado) NAJJAR, R. Arquelogos e Comunidade: parceiros ou rivais. Revista de Arqueologia Americana, n 21, p. 173 -190, 2003.
, Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

NAJJAR, J.; NAJJAR, R. Reflexes sobre a relao entre Educao e Arqueologia: uma anlise do papel do IPHAN como educador coletivo. In: LIMA FILHO, M. F.; BEZERRA, M., (Orgs.) Os caminhos do patrimnio cultural no Brasil. Goinia: Alternativa, 2006, p. 171-182. OLIVEIR A, J. E. de. Cultura Material e Identidade tnica na Arqueologia Brasileira: um estudo por ocasio da discusso sobre a tradicionalidade da ocupao Kaiow da terra indgena Sucuriy. Revista de Arqueologia, Sociedade de Arqueologia Brasileira, v. 19, p. 29-50, 2006. PEREIRA, E.; FIGUEIREDO, S. Arqueologia e Turismo na Amaznia: Problemas e Perspectivas. Cadernos do LEPAARQ. v. II, n. 3, p. 21-36, 2005. POKOTYLO, D.; GUPPY, N. Public opinion and archaeological heritage: views from outside the profession. American Antiquity, Washington D. C.: SAA, v. 63, n 3, p. 400-416, 1999. PYBURN, K. A.; BEZERR A, M. Arqueologia Pblica em 5 tempi: reflexes sobre o workshop Gerenciamento do patrimnio cultural Arqueologia, Goinia. In LIMA FILHO, M. F.; BEZERR A, M.,

305

(Orgs.). Os caminhos do patrimnio no Brasil. Goinia: Alternativa, 2006, p. 183-190. PYBURN, K. A.; WILK, R. Responsible Archaeology is applied Anthropology. In: LYNOTT, M. J.; WYLIE, A. (Eds.). Ethics in American Archaeology. Washington D. C.: SAA, 2000. p. 78-83. RAMBELLI, G. Arqueologia At Debaixo Dgua. So Paulo: Editora Maranta, 2002. SCHAAN, D. P. Arqueologia, pblico e comodificao da herana cultural: o caso da cultura Marajoara. Revista Arqueologia Pblica, So Paulo, n 1, p. 19-30, 2006. SCHAAN, D. P. Mltiplas vozes, memrias e histrias: por uma gesto compartilhada do patrimnio arqueolgico na Amaznia. In: LIMA, T. A., (Org.) Patrimnio arqueolgico: o desafio da preservao. Revista do Patrimnio. Braslia: IPHAN, n 33, p. 109-136, 2007. SCHAAN, D. P. Trfico de Material Arqueolgico: Maraj, Santarm, Castelo de Sonhos e Altamira. Apresentado no I Seminrio Internacional de Gesto do Patrimnio Arqueolgico Pan-Amaznico. Braslia: IPHAN. (2007). (no publicado) SHACKEL, P. A.; CHAMBER, E. J. (Eds.). Places in mind: public archaeology as applied anthropology. Londres: Routledge, 2004. SILVA, F. A. Mito e Arqueologia: A Interpretao dos Asurini do Xingu sobre os Vestgios Arqueolgicos encontrados no Parque Indgena Kuatinemu-Par. Horizontes Antropolgicos, n 17, p. 175-187, 2002. SILVEIRA, F. L. A. DA; BEZERRA, M. - Educao Patrimonial: perspectivas e dilemas. In: Lima Filho, Manuel Ferreira, Eckert, Cornelia e Beltro, Jane. F. Antropologia e Patrimnio Cultural: dilogos e desafios contemporneos. Fundao Ford/ABA. Blumenau: Nova Letra, 2007. p. 81-97. SMITH, l. Uses of Heritage. London: New York: Routledge, 2008. VITELLI, K. D. The International Traffic in Antiquities: archaeological ethics and the archaeologists responsability. In: GREEN, E. L. (Ed.) Ethics and Values in Archaeology. NY: The Free Press, 1984, p. 143-155. SEMIOPHORS OF RICHNESS: AN ESSAY ON THE ILLICIT TR AFFIC OF ARCHAEOLOGICAL OBJECTS Abstract: this essay aims to draw attention to the illicit traffic of archaeological objects - an important issue that has been considered only by a few archaeologists in Brazil. We discuss some aspects related to the destruction

Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

306

of archaeological heritage and the role of the Public Archaeology and Education in understanding and restraining this practice. Keywords: Illicit traffic of antiquities. Public archaeology. Archaeological patrimony.

Universidade Federal do Par/PPGA/CNPq E-mail: marciabezerrac14@gmail.com Telefone: (91)-88998491

307

** Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN/ Rio de Janeiro E-mail: rosananajjar@gmail.com

, Goinia, v. 7, n.1/2, p. 289-307, jan./dez. 2009.

You might also like