You are on page 1of 21

apresenta

MINIGUIA DE PRODUO DE VDEOS DE CURTSSIMA METRAGEM

s, e apr ta a ien par r de it or rti os as ta sen e dic a pa disp re a ap da os des inigui Este m sida ealiza outr rio e , cu lr sugestes isua ras diov mado au fil produo itais, ras dig cme

www.clarocurtas.com.br

re im flex ce ora es ivo lula r a , s m res sua v , eis .

F re n t e s d e a t u a o

Social

Sobre o
Criado em maro de 2009, o Instituto Claro acredita que as novas tecnologias de informao e comunicao (TICs) facilitam a vida das pessoas e, somadas ao poder transformador da educao e fora do empreendedorismo, potencializam o desenvolvimento sustentvel. Sua misso estimular e apoiar aes que transformam realidades sociais e promovem o desenvolvimento de projetos educacionais, culturais e ambientais. O Instituto Claro trabalha em todos os seus projetos a questo do empreendedorismo, promovendo a transformao de ideias em oportunidades para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano.
02

Cultural

Foco em educao, desenvolvimento comunitrio e em aes de voluntariado e mobilizao da sociedade. Foco em restauro de patrimnio e em oficinas de formao sobre o melhor uso da tecnologia como ferramenta de comunicao, expresso e produo de contedos. Foco na reduo do impacto do lixo eletrnico no meio ambiente e na conscientizao sobre o uso de recursos naturais.
Saiba mais sobre o Instituto Claro:

Ambiental

www.institutoclaro.org.br

Atualmente, entre os principais projetos do Instituto Claro esto: o Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas, o Prmio do Instituto Claro, o Programa de Doao ao FIA (Fundo da Infncia e da Adolescncia), o Claro Recicla e o Programa Voluntrios em Ao.

MINIGUIA DE PRODUO DE VDEOS DE CURTSSIMA METRAGEM

NDICE

Sobre o Instituto Claro .................................................. 02 Plataforma Claro Curtas................................................ 04 Sobre o Miniguia ........................................................... 06 Olhar .............................................................................. 07 Pensar ............................................................................. 10 Fazer ............................................................................... 13 Definio do projeto ............................................... 15 Roteiro .................................................................... 15 Roteiro mnimo ...................................................... 18 Seleo do equipamento .......................................... 19 Processo de filmagem .............................................. 21 Edio de udio e vdeo........................................... 24 Compartilhar ................................................................. 29 Compactando seu vdeo .......................................... 32 Audiovisual e acessibilidade ..................................... 32 Aprender ........................................................................ 34

O b j e t ivos
f f f

Estimular o uso de novas tecnologias nas prticas de educao e aprendizagem; Mapear e incentivar o desenvolvimento de solues para a mobilidade; Incentivar a atitude empreendedora de profissionais das reas de educao e Terceiro Setor. Mobilizar os funcionrios da Claro para aes de cidadania; Envolver os clientes da Claro nos projetos e aes sociais do Instituto; Reconhecer talentos, ideias e projetos inovadores que promovam a melhoria da qualidade de vida nas comunidades.

f f f

PLATAFORMA

CLARO CURTAS
A plataforma Claro Curtas uma iniciativa do Instituto Claro composta por um conjunto de aes que estimulam a formao, a experimentao, a produo e a valorizao do audiovisual voltado para mdias mveis em todo o Brasil. A democratizao do audiovisual revelou uma nova gerao de autores que realizam seus vdeos a partir de celulares, webcams, cmeras digitais e outros dispositivos mveis e compartilham suas criaes em canais de difuso digital e nas mdias sociais. As aes da plataforma Claro Curtas incluem:

Vdeos Educativos: Trazem dicas e truques para aprimorar a produo audiovisual. Todos os vdeos tm durao de at 90 segundos e foram realizados utilizando recursos simples, como celulares, cmeras digitais, animaes, montagens e webcams. Os vdeos trazem verses acessveis a pessoas com deficincia visual e auditiva, com insero de LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais), subtitulao e audiodescrio, incentivando a expanso de tais prticas no Brasil. Site: O site www.clarocurtas.com.br contm entrevistas, notcias e dicas de pesquisa para ampliao do olhar e para o aprendizado coletivo, alm de amparar todas as aes propostas pela plataforma Claro Curtas. Oferece download gratuito de todos os materiais educativos e disponibiliza o acervo do Festival com criaes de finalistas e vencedores das edies anteriores. O site tambm atende s regras brasileiras de acessibilidade. Projeto Laboratrio: Ciclo de oficinas gratuitas de experimentao audiovisual realizado em diversos estados brasileiros. Por meio de parcerias com empreendedores socioculturais locais, o Instituto Claro e o Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas promovem as oficinas do Projeto Laboratrio. Em apenas dois dias de oficina, os cineastas Philippe Barcinski e Marco Del Fiol propem aos participantes atividades prticas e tericas que vo desde a criao da ideia inicial, passando por roteiro, planejamento, captao e edio de imagens e sons at a difuso dos vdeos digitais de curta durao e das fotografias produzidos durante a experincia no site www.projetolaboratorio.com.br. Seminrio: Encontro anual realizado na cidade de So Paulo, que apresenta ao pblico palestras e debates sobre o impacto das novas tecnologias digitais mveis nos processos de criao, produo e difuso audiovisual. Os encontros abordam ainda os efeitos do audiovisual nos processos de aprendizado e de participao social, alm de prticas de incluso e acessibilidade na difuso de contedos audiovisuais. Este Miniguia, o Guia do Educador, os Vdeos Educativos e o acervo do Festival podem ser acessados gratuitamente por meio do site

04

Festival: Realizado anualmente e abordando temticas de relevncia social, o Festival estabelece um espao democrtico propcio expresso e experimentao audiovisual, reconhecendo e premiando talentos em escolas, universidades, ONGs, pontos de cultura, cineclubes e outros ambientes educativos formais e informais. Acesse www.clarocurtas. com.br e participe! Miniguia: Em linguagem simples e acessvel, dirigido a todas as pessoas que desejam expressar-se por meio do audiovisual, este miniguia foi cuidadosamente elaborado com o objetivo de oferecer informaes para o aperfeioamento tcnico, terico e artstico da produo audiovisual a partir das novas tecnologias digitais mveis. Em verses impressa e digital, o miniguia distribudo gratuitamente para escolas, universidades, pontos de cultura, ONGs, cineclubes e outros ambientes educativos formais e informais de todo o Brasil. Guia do Educador: Em verses impressa e digital, o Guia do Educador oferece dicas e orientaes que estimulam o uso da linguagem audiovisual como instrumento de aprendizado, expresso e participao social. O guia distribudo em rede para ambientes educativos formais e informais no Brasil.

www.clarocurtas.com.br

OLHAR
Sobre o MINIGUIA DE PRODUO DE VDEOS DE CURTSSIMA METRAGEM
06

Este miniguia integra as aes educativas empreendidas pelo Instituto Claro por meio da plataforma Claro Curtas. Gratuito, com verso impressa e tambm digital, disponibilizada para download no site www.clarocurtas. com.br, o miniguia oferece uma srie de reflexes, sugestes, orientaes, curiosidades e dicas para que voc possa aprimorar sua produo audiovisual realizada a partir de celulares, cmeras digitais, filmadoras e outros dispositivos mveis. Leia atentamente este miniguia, assista aos vdeos educativos disponveis no site www.clarocurtas.com.br e explore livremente sua criatividade para produzir vdeos e compartilhar suas criaes na rede. No site, voc encontra tambm dicas e links para ampliar sua pesquisa, alm de glossrio para esclarecer termos tcnicos. Se voc educador ou empreendedor sociocultural, consulte o Guia do Educador, que traz dicas e orientaes para uso do audiovisual e das novas tecnologias em ambientes educativos formais e informais. Faa parte da rede Claro Curtas de democratizao do audiovisual. Valorize as experimentaes, a livre criao e a expresso dos seus alunos.

Imagens do vdeo educativo Olhar disponvel no site www.clarocurtas.com.br

oc olha o mundo todos os dias. Mas o que voc v? O que tem a dizer sobre o que viu? Como comunicar aos outros o seu olhar? Com o surgimento da tecnologia, todos ns podemos transformar nosso olhar em mensagem audiovisual. Atualmente, temos ao nosso alcance cmeras, computadores, internet, celulares. No por acaso que pessoas de todas as idades, de todos os lugares do mundo, de todos os credos e classes esto passando a usar imagens e sons para expressar ideias, mostrar diferentes realidades, compartilhar e divulgar maneiras nicas de ver o mundo. Sua experincia pessoal, sua histria de vida, sua comunidade, sua famlia, algo que voc adora, detesta, imagina, algo com que sonha, um questionamento diante da realidade tudo merece o seu olhar e a sua curiosidade. Tudo pode ser transformado em filme. Mas no basta olhar o mundo. Precisamos prestar ateno. Refletir sobre como e por que as coisas acontecem. Esse olhar treinado e curioso no um dom exclusivo dos grandes cineastas ou dos artistas. Experimente olhar, experimente realizar. O seu olhar pode inspirar a criao de histrias reais ou inventadas, pode disparar o desejo de expressar-se por imagens em movimento. O seu vdeo pode tratar de questes do mundo, de voc mesmo, de outra pessoa ou de coisas que nem existem. Experimente. O que voc tem a dizer? Como transformar seu olhar em ideias e como traduzi-las por meio de imagens e sons? Vale animao, documentrio, fico, videoclipe, videoarte e qualquer outra linguagem que se possa inventar.

OLHAR

Voc tambm pode fa l a r s o b re seu prprio mundo. O q u e v o c v nele? O que pensa d e l e ?

O que quer contar sobre o que sente? Esse olhar tambm pode render histrias curiosas, interessantes e nicas. Alegrias e tristezas, conquistas e decepes, sentimentos e pensamentos engraados, sonhos e fantasias, situaes sem p nem cabea. Todo seu universo pode se transformar em vdeo. Vale lembrar que no vemos somente com os olhos. Podemos perceber as coisas que acontecem nossa volta pelo contato com as mos, por sons, cheiros, sabores que chegam aos nossos sentidos. Nessas descobertas do olhar, at mesmo os documentrios, que costumam retratar a realidade, acabam por refletir as interpretaes do autor sobre o objeto documentado. Afinal, o autor que escolhe o que vai documentar e como vai fazer isso. Uma pessoa, um lugar, um perodo histrico, tudo, qualquer coisa pode servir de inspirao. Essas escolhas definem a sua maneira particular de contar aquela histria. Se duas pessoas fizerem dois documentrios sobre a mesma rua, veremos que cada uma delas vai explorar elementos diferentes dentro do mesmo universo.

Muito pode ser feito com pouco. No preciso dispor de atores profissionais, nem de superequipamentos. Podemos contar com nossos amigos, nosso celular, nossas cmeras digitais. Podemos criar histrias emocionantes, divertidas, dramticas. So as novas mdias que se apresentam como novas oportunidades e novas formas de criar e expressar nossas ideias. s c o m e a r.

Olhe o mundo sua volta. Observe, analise, invente, crie, conte! As boas histrias esto ao alcance dos olhos, no contato das mos, nas ondas sonoras entrando pelos ouvidos. Basta ficar atento para perceber que cada imagem, cada momento do dia pode trazer histrias a serem contadas por meio de imagens e sons. E esse olhar pode ser compartilhado com pessoas que esto do outro lado do mundo, com diferentes ideias e modos de pensar. E vice-versa: o mesmo vale para voc, que tambm pode conhecer o olhar de outras pessoas por meio de um simples clique.

08

T V n a i nter net
O Joost (www.joost.com), que se prope a ser uma espcie de TV na internet, tem at alguns canais de TV. A diferena que o Joost d a opo de montar a sua prpria programao. um site para assistir, mas no para postar seus vdeos. Voc pode ainda acessar o Qik (www.qik.com), que tem grande acervo de vdeos feitos exclusivamente com celular e comporta transmisso ao vivo. A internet tem espao pra todos os tipos de olhar, inclusive o seu.

Vdeos n a i n t e r n e t
Hoje, gente do mundo todo posta seus vdeos na internet. So produes que usam os mais diversos formatos, tcnicas, linguagens e suportes. Fico, documentrio, clipe, videoarte, animao, fita DV, celular, foto, vale tudo. A imaginao o limite. E existem vrios lugares para conhecer esses outros olhares ilimitados. O Youtube (www.youtube.com.br) a grande enciclopdia de vdeos da internet. L, posivel encontrar vdeos de vrias partes do mundo, programas de TV, registros caseiros, videoclipes e muito mais. O Youtube sempre um excelente lugar para publicar sua produo e divulgar em rede para os seus amigos. Voc tambm pode encontrar trabalhos interessantes no Vimeo (www.vimeo.com), site que s permite postagem de quem produz. Se voc escreveu, dirigiu, fez cmera ou trilha, pode colocar l o resultado do seu trabalho criativo.

PENSAR

Imagens do vdeo educativo Pensar disponvel no site www.clarocurtas.com.br

Outra boa dica assistir a filmes de vrios gneros ou de um gnero de que voc goste especialmente. Divirta-se, mas preste ateno aos detalhes e anote o que percebeu como diferencial. Pode ser a luz, a trilha sonora, os personagens, as cores da cena, o enquadramento da cmera. Pode ser a forma como os atores esto posicionados. Eles aparecem de corpo inteiro? Ou h apenas o rosto, um detalhe do corpo? O que cada cena pretente transmitir? Como a imagem ajuda a passar a ideia do filme, o sentimento de um personagem? Os cenrios so cheios de objetos ou tm poucas coisas? Enfim, tente pensar por que cada coisa aparece daquela maneira. Qual era a inteno de quem estava fazendo o filme quando escolheu aquele lugar ou aquela msica? Esse um jeito interessante de perceber como cada diretor tem caractersticas completamente diferentes de outro. Isso pode ser til ao planejamento do seu vdeo e vai ajudar a organizar seu projeto.

10

descobrimos a importncia de olhar o que acontece ao nosso redor. J percebemos que praticamente qualquer situao pode ser transformada em ideia para um vdeo. Quer ele seja uma experimentao, quer seja uma animao, um documentrio, uma fico ou um ensaio artstico. Mas so vrios os detalhes que precisam ser pensados e repensados. Isso far toda a diferena no final. Que mensagem queremos passar ao transformar uma ideia em filme? Qual ser o texto? Tem narrador ou no? Onde o filme acontece? O que acontece no filme? Quais so os personagens? Que linguagem utilizaremos para transmitir a histria? Onde a cmera vai estar naquela cena? Como ser a luz do filme? Com quais tcnicas vamos trabalhar? Lembre-se de que no preciso ter equipamento de ltima gerao. Hoje, possvel fazer filmes at com uma sequncia de fotos escaneadas. No quer pensar em nada disso? Tudo bem, o importante experimentar. A livre experimentao vai lhe ensinar um monte de coisas. Mas um pouco de reflexo e planejamento ajudam bastante. Uma boa maneira de planejar ir anotando todas as suas ideias, situaes interessantes, possibilidades, dvidas, solues encontradas, uma lista com o contato de amigos que podem ajudar, lugares para filmar. Manter um caderno s para isso vai garantir que nenhuma ideia genial se perca durante o planejamento.

Pensar e planejar antes de comear a gravao ajuda muito, pois, alm de enriquecer a ideia original, vai permitir que a produo acontea de forma natural, evitando imprevistos. claro que imprevistos e improvisos fazem parte de qualquer trabalho, mas, com um pouco de planejamento, muitos problemas podem ser antecipados ou evitados. Tudo flui muito melhor quando a ideia do filme est madura, pensada, e a produo, devidamente planejada. Imagine parar a cada momento para resolver algo que no foi pensado com antecedncia? O filme fala sobre um garoto que vai jogar futebol com os amigos. Muito legal, mas cad a bola? Ningum trouxe? Achou uma bola? timo. Comea a filmagem, mas na segunda cena acaba a bateria da cmera ou do celular. Levou o carregador? No? Ento, tudo tem que parar e s recomea horas depois. Uma boa maneira de evitar os i m p re v i s t o s t e r s e m p re u m p l a n o B g u a rd a d o n a m a n g a .

O seu amigo ator adoeceu? Tenha o telefone de outra pessoa que possa substitu-lo. Sua tia no pode mais emprestar a casa que serviria como cenrio? Que tal j ter acertado antes a casa da vizinha como segunda opo? Quando comeamos a planejar, achamos difcil pensar em todos esses detalhes. Mas, com a prtica, o planejamento vai ficando cada vez mais fcil. Pense antes em cada cena do seu vdeo. Cheque os detalhes.

PENSAR

Cada novo projeto traz mais experincia e assim que vamos aprendendo e at aprimorando nossas tcnicas. No h limite para a imaginao e nada mais gratificante do que ver uma ideia ganhar forma. Agora, pode ser sua vez de embarcar nesse instigante desafio. Desenvolva seu projeto, planeje a produo do seu vdeo e siga em frente.

FAZER

No gu a rd e s n a m e m r i a , escrev a !
Assista ao vdeo Arroba, vencedor do jri popular do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 2 Edio, e veja algumas das coisas que podem ter sido planejadas e anotadas antes do incio das filmagens. Pense como se o diretor fosse voc. Ideia principal: Um rapaz est concentrado no seu trabalho, usando diversos aparelhos tecnolgicos quando um elemento do seu entorno o surpreende e, a partir disso, descobrimos que a tecnologia est em toda parte.
12
Imagens do vdeo educativo Fazer disponvel no site www.clarocurtas.com.br

ara desenvolver um projeto audiovisual, seja de 90 segundos, seja de 90 minutos de durao, necessrio ter um planejamento claro do que se quer produzir. Hora de colocar o projeto em prtica. Vamos fazer o vdeo. O fazer audiovisual aqui apresentado vai explorar dicas teis produo de filmes de 30 a 90 segundos. Vamos abordar as principais etapas para a execuo de projeto audiovisual de curtssima durao: produo de roteiro, definio de equipamentos e equipe, captao de imagens e sons, edio e montagem do material captado e assim por diante. claro que voc pode inverter todas as etapas e criar algo incrvel, mas reunimos aqui uma srie de informaes que podem ajudar voc a realizar a ideia do seu vdeo com qualidade e sentido. Afinal, voc quer que esse curta transmita o seu olhar de maneira clara e precisa para alcanar os seus objetivos. Seja radicalizar, ensinar, documentar, celebrar, questionar, divertir, conscientizar, protestar ou emocionar.

Elementos importantes para a filmagem: Quais elementos podem ser usados para construir a personalidade do rapaz? Postura, sotaque? Quais acessrios devem estar disponveis? Computador, scanner, fone de ouvido... Os cenrios principais so o escritrio e o ambiente externo, quais recursos de iluminao e de movimentos de cmera iro contribuir para transmitir ao espectador o contraste entre os dois espaos? Qual o elemento surpresa que desencadeia a narrativa?

Imagens do vdeoArroba de Ricardo Martins Pereira e Souza, vencedor do jri popular do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 2 Edio

FAZER

As principais etapas que elencamos para a realizao de obras audiovisuais para mdias mveis so:
f f f f f

D e f i n i o d o p ro j e t o O que voc deseja filmar? Qual a ideia a ser realizada? Ser uma filmagem falada ou muda? Ter atores ou apenas cenrios? A ao acontecer durante o dia ou noite? Na cidade ou no campo? No mar ou em terra? Em casa ou na rua? Essas perguntas demonstram quantas informaes so necessrias para formular uma ideia que, futuramente, ser levada adiante na produo do seu vdeo. Ter em mente o que deseja transmitir com clareza torna o processo mais simples e efetivo.

Definio do projeto; Roteiro; Seleo do equipamento; Processo de filmagem; Edio de udio e vdeo.
Imagens do vdeo educativo Fazer disponvel no site www.clarocurtas.com.br

14

Tente sempre se colocar no lugar do espectador, aquele que recebe a informao em imagens e sons. Analise com certa dose de autocrtica se a mensagem est sendo passada ao espectador de maneira satisfatria. Nem sempre conseguimos isso de primeira. As pessoas vo conseguir entender o que voc quer dizer ou mostrar com o seu vdeo? Se ficar em dvida, faa um teste, apresentando suas ideias a algumas pessoas prximas e cheque se elas entenderam de fato a sua proposta. Elas entenderam? Ento, siga em frente! No entenderam? Trabalhe mais um pouco para tornar as ideias mais claras. R o t e i ro nas da histria a ser contada usando uma srie de descries detalhadas de imagens e sons. como se o cinema fosse uma mistura de romance, pea de teatro, msica, arte visual e fotografia para produzir uma nova linguagem, a linguagem audiovisual. E por envolver na sua concepo elementos das seis artes tradicionais msica, dana, pintura, escultura, teatro, literatura que o cinema chamado de stima arte. A seguir, apresentamos alguns elementos importantes, que podem ajudar na composio do roteiro:
f

Organi z a n d o a p ro d u o
Quem vai participar da produo? Voc e um amigo? Voc e sua turma? Voc e sua famlia? Alguns colegas de trabalho? No se esquea de montar sua equipe destacando talentos ao seu redor. A amiga que faz maquiagem bacana, o irmo que toca guitarra, a sobrinha que faz cenrios, o primo que entende tudo de celular, o vizinho ator. Organize a agenda de filmagem e veja quando e como cada um deles precisar colaborar. Com o planejamento e a agenda de filmagem em mos, vai ficar muito mais fcil coordenar os talentos disponveis. Como pretende fazer o filme? Voc pode utilizar filmadoras, cmeras fotogrficas, celulares, fotos escaneadas digitalizadas e editadas a partir de uma trilha sonora. Se for uma animao, que tal definir a tcnica a ser explorada? Pode ser animao tradicional, digital, ou qualquer outra na qual voc tenha habilidades. Com essas informaes reunidas, o prximo passo partir para a produo do roteiro.

Ele deve conter o enredo da trama. Esse enredo nada mais do que a histria do filme descrita em elementos de imagem e som. Ele traz a descrio das cenas e deve ser bem detalhado para que todos os envolvidos na produo (atores, fotgrafo, cengrafo, figurinista, sonoplasta, iluminador, maquiador) possam ter o mximo de informaes para compor a histria. Voc pode at colocar a cor da blusa que o personagem dever usar. Quantidade de informao significa qualidade no roteiro. E, se

FAZER

voc vai exercer todas as funes da produo do seu filme, melhor ainda, pois isso vai ajud-lo a lembrar todos os detalhes.
f

E l a b o r a ndo o roteiro
O roteiro pode ser adaptado de um livro ou de uma pea de teatro. Pode surgir de um poema ou de um conto que emocionou voc. Pense em quantas adaptaes cinematogrficas de Hamlet e de Romeu e Julieta, de William Shakespeare, j foram produzidas. Nesse caso, dizemos que o roteiro adaptado ou inspirado numa obra anterior. Se o filme parte de uma ideia inteiramente nova, dizemos que se trata de roteiro original. Quer pular o roteiro e sair filmando? Fique vontade. Voc ver que, mesmo sem formalizar o roteiro, ele est presente de alguma maneira na sua cabea e ir se compondo a cada cena que voc filmar.

No roteiro, preciso escrever os dilogos dos personagens se o filme tiver dilogos, claro! Voc tambm pode descrever como o personagem est se sentindo naquele momento. Feliz, triste, preocupado, apreensivo, apaixonado. O roteiro traz a descrio dos lugares onde se passaro as cenas da trama e tambm a hora e as condies climticas. Pode ser uma praia no final de tarde, com o cu alaranjado, num dia fresco, ou uma avenida da metrpole numa sexta-feira chuvosa de trnsito intenso. Voc pode definir os enquadramentos, ou seja, o formato das cenas. um plano fechado (close) ou um plano geral? A cmera vai estar na altura dos olhos do personagem ou prxima ao cho? E se estivesse bem alta, fazendo a tomada de cima? O dilogo da cena deve mostrar um personagem de costas para a cmera e o outro de perfil ao fundo? Escreva isso no roteiro. Quando e como pretende cortar a cena? Uma boa dica para quem sabe desenhar um pouquinho fazer os desenhos dos enquadramentos da cena. Isso se chama storyboard e d uma boa noo de como trabalhar os quadros que compem o filme.

16

No roteiro, tambm til colocar os equipamentos necessrios para uma cena. Por exemplo, uma tomada ao ar livre pode exigir um gravador extra para captar melhor o sons externos. Como vai ser a iluminao? O que dever estar iluminado? Um objeto? O personagem? Se a cena acontece numa sala fechada e escura, importante especificar que sero necessrios mais pontos de luz. Em um roteiro para vdeos com durao de 30 a 90 segundos, preciso exercitar a objetividade. Torna-se fundamental que o roteiro esteja bem detalhado para que o realizador tenha domnio do tempo e no extrapole a durao prevista. Um roteiro no precisa necessariamente de comeo, meio e fim nessa ordem rgida. Se voc quiser, pode comear seu vdeo pelo final, retornar ao comeo da trama e concluir a histria no meio da narrativa. Experimente e liberte a sua criatividade. V em frente. O que importa que o seu roteiro tenha lgica e possa contar a sua histria para o espectador.

Imagens do vdeo Homo Digitalis de Ariel Schvartzman, finalista do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 2 Edio

A u t o r i z ao de uso
Um ponto muito importante o das autorizaes de uso de imagem e msica. No site www.clarocurtas.com.br, voc encontra modelos de autorizao e links de acervos livres de imagem e de msica. As pessoas que aparecerem no filme, como atores principais e figurantes, devem assinar a autorizao de uso de imagem e voz. As msicas que voc vai utilizar na trilha sonora do vdeo devem ser liberadas com os detentores dos direitos autorais e fonogrficos. A ou-tra opo usar msicas originais, de acervos livres ou disponveis sob licena de Creative Commons. Deixe claro onde voc pretende exibir o filme. Com tudo previamente combinado, no haver problemas no futuro.

FAZER

Roteiro mnimo O roteiro de um vdeo de 30 a 90 segundos deve conter:


Incio parte 1

Seleo do equipamento A escolha da linguagem, o conjunto de planos, ngulos, movimentos de cmera e recursos de montagem que compem o universo de seu filme tudo isso vai definir o equipamento necessrio para a filmagem ou para a composio da animao (se for o caso). Mas voc tambm pode definir a linguagem a partir do equipamento que j tiver em mos. O melhor das novas tecnologias voc poder experiment-las livremente para produzir contedos e expressar ideias. At mesmo as limitaes do seu equipamento podem ser transformadas em arte e em linguagem audiovisual.
f

Apresentao dos personagens, do local ou do que voc est pretendendo produzir.


Ponto de virada parte 2

Aqui onde a histria muda radicalmente. O prncipe transforma-se em sapo, a mocinha largada pelo namorado, o cachorro foge, o carro quebra, ou seja, o mundo do filme vira de cabea para baixo.
Final parte 3

O encerramento do enredo da histria. O final pode ser feliz, triste, enigmtico, engraado, enfim, o que der na cabea. Quanto mais detalhado o roteiro, mais segurana e desenvoltura voc ter durante a filmagem. Mas lembre-se: um toque de improviso no faz mal a ningum e pode fazer toda a diferena no resultado final.
18

Arrisque-se e inove

Smartphones, c e l u l a re s m u l t i m d i a
A mobilidade trazida pelos celulares, que alm de aparelhos de comunicao so tambm cmeras fotogrficas com flash, zoom, filtros e outros recursos, sempre mo em seu bolso, possibilita cada vez mais a filmagem com boa qualidade. Alm disso, eles permitem editar e compartilhar imediatamente aps a filmagem. Os atuais smartphones, como so chamados esses celulares multifuncionais, possibilitam inclusive publicar em sites e redes sociais na internet diretamente do aparelho. E existem muitos programas de edio disponveis para as principais plataformas: iPhone, Android, Blackberry, Windows Mobile etc.

Voc pode optar por filmar com o seu celular. Neste caso, as filmagens devero se concentrar em cenas prximas, ou seja, usar quadros mais fechados, explorar closes, para permitir melhor captao e definio dos sons e das imagens. Isso vai garantir que o espectador perceba melhor o que acontece na cena e consiga identificar os personagens e os elementos. Lembre-se de que seu filme pode ser visto na telinha do celular e esse detalhe faz toda a diferena na percepo do filme. Caso a opo seja por uma cmera fotogrfica ou uma filmadora comum, os quadros tomados de maior distncia ficam mais definidos, pois a qualidade da lente melhor. fundamental, sempre que possvel, realizar alguns testes antes de filmar pra valer. Assim, voc poder checar o alcance do udio e do zoom do seu equipamento.

Imagens do vdeo Nova Mensagem de Evandro Garcia Silva, finalista do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 2 Edio

FAZER

Se voc possui equipamentos mais complexos, pode optar por closes bem definidos ou movimentos mais elaborados, alm de poder contar com mais qualidade de captao de udio. Voc tambm pode recorrer a outros equipamentos e dispositivos visuais e sonoros. Os scanners, por exemplo, permitem digitalizar fotos, desenhos e at objetos. Com esse material em mos, voc pode fazer montagens quadro a quadro. O importante aproveitar com criatividade toda a tecnologia que est ao seu redor. Nas filmagens externas, como ruas, parques, estdios, voc pode utilizar um gravador digital de voz como apoio na captao de som. Assim, caso o udio fique prejudicado por barulhos e rudos, o gravador pode servir para fazer uma dublagem que substitua o udio original. O gravador ajuda tambm na captao de sons teis ao filme. Passarinhos cantando, crianas rindo, panelas caindo, carros passando... Fique atento ao udio do seu vdeo. Os celulares e cmeras fotogrficas tm limitaes tcnicas na gravao do som. Nesses casos, o uso de gravador externo pode resolver o problema e garantir a qualidade do udio. Lembre-se de prestar ateno aos microfones utilizados, preferindo os direcionais sempre que possvel. Se quiser captar o som de todo o ambiente, voc poder utilizar microfones comuns.

P ro c e s s o d e f i l m a g e m Definidos o roteiro e o equipamento, chega a hora de iniciar as filmagens, botar a mo na massa. Luz, cmera, ao! Mas, antes de comear a filmar, confira as dicas:
f

Procure seguir o roteiro que voc escreveu, mas aproveite as filmagens para captar imagens adicionais e filmar a mesma cena de ngulos diferentes. De frente, de baixo, de costas, de perfil. Na hora de editar o material filmado, isso far toda a diferena, pois voc ter alternativas e garantia de qualidade e quantidade de cenas. Caso o filme tenha muitos dilogos, um modo de evitar que os atores, profissionais ou no, errem suas falas, escrev-las e coloc-las em locais prximos para serem lidas. As frases podem ficar em cima da mesa, em uma cartolina diante da cmera, no cho, na parede. Apenas tome cuidado para no deixar que o truque aparea na cena filmada. Filme sempre em locais que disponham de boa iluminao. Caso as filmagens aconteam em ambientes fechados, voc pode melhorar a iluminao utilizando luminrias comuns. Pea para algum segurar a luminria, focalizando a cena. Uma boa maneira de melhorar a iluminao encapar uma placa de isopor com papel alumnio para refletir a luz. Assim, voc poder direcionar a luz disponvel para onde quiser e garantir uniformidade de iluminao na cena. Isso impede que a cena fique com muitas sombras e que algumas partes da imagem fiquem escuras. Caso voc decida filmar ao ar livre, procure realizar as filmagens durante o dia para aproveitar a luz do sol. Se a histria acontece noite, voc pode filmar de dia e escurecer as cenas na hora de editar o filme. Mas, se quiser mesmo que a filmagem acontea noite, faa alguns testes para evitar surpresas desagradveis na hora da edio do material filmado.

20

Imagens do vdeo Perna de Bruno Roberto de Souza, 1 lugar do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 1 Edio

FAZER

Tente no filmar de frente para o sol, pois voc perder a nitidez da imagem das pessoas ou do local que est filmando. Voc ver que seus personagens vo parecer sombras. Esse o efeito da contraluz. Por isso, use a luz do sol a seu favor, ou seja, para iluminar a cena. Alm de dar um ar natural ao seu filme, ela gratuita e eficiente. A menos que voc queira usar a contraluz como efeito artstico. Filmar num dia nublado uma boa pedida. Sem sol direto, h menos incidncia de sombras e as imagens ficam mais definidas e uniformes. Se optar por utilizar movimentos de cmera, como zooms e panoramas, preste ateno velocidade e estabilidade da cmera. Movimentos bruscos podem causar vertigens no espectador. A menos que seja essa a sua inteno. Caso contrrio, mantenha o foco na cena e, quando forem necessrias aproximaes e outras tomadas de cmera, realize-as de maneira lenta e contnua. Outra dica evitar trocar o ngulo da cena muitas vezes em curto perodo de tempo, pois isso tambm pode estressar o seu espectador. Se voc for gravar cenas em movimento, tente fazer movimentos leves, suaves e direcionados. A no ser que voc queira explorar intencionalmente a cmera tremida. Procure variar os ngulos de viso. Se isso for feito de maneira lenta e no repetitiva, ir melhorar a noo que os espectadores tm do cenrio em que ocorre a histria. Tambm ir aumentar a identificao do espectador com o universo dos personagens e ajudar a manter o ritmo do seu filme, tornando-o mais dinmico e interessante.

Cuidado com rudos no momento da filmagem. nibus passando, carros buzinando, cachorros latindo, televiso ligada ou mesmo a vizinha gritando com os filhos podem atrapalhar seriamente a captao do som. Isso fica mais grave quando a filmagem envolve dilogos entre personagens. Se possvel, consiga um microfone emprestado. Os microfones embutidos de celulares e cmeras digitais tm suas limitaes. Com um microfone externo, as chances de gravar com perfeio e nitidez os sons que deseja so bem melhores. Caso opte por utilizar um microfone suspenso, tenha o cuidado de deix-lo fora do quadro. Existem lojas e brechs que alugam equipamentos, roupas, objetos esse um bom recurso para quem precisa de algum equipamento extra ou deseja conseguir aquele chapu dos anos 1940, indispensvel para a histria. Evite posicionar o microfone de frente para o vento. O barulho causado pode atrapalhar a captao do som, deixando rudos indesejveis. Uma boa dica para reduzir esse barulho cobrir o microfone com um pouco de espuma. Para no deixar as imagens tremidas, tente usar, sempre que necessrio, um trip. Isso evitar que movimentos no planejados estraguem a sua filmagem. No tem trip? Use uma vassoura para servir como apoio. Isso dar estabilidade s imagens captadas. Tome cuidado com as roupas escolhidas para as filmagens. Uma roupa branca, se o fundo for branco, pode prejudicar a qualidade das imagens, pois perde-se o contraste. Procure filmar os personagens com roupas de cores diferentes de paredes, muros e fundos. O mesmo vale para os objetos usados em cena. No se esquea de chamar aquela amiga que faz maquiagens incrveis. Ela pode ajudar a disfarar nos atores pequenas incorrees, como olheiras, manchas na pele e espinhas. Seu filme vai ficar bem mais bonito.

22

Imagens do vdeo Stimo Dia de Danilo Scaldaferri, finalista do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 1 Edio

FAZER

Edio de udio e vdeo Agora que voc concluiu as filmagens, chegou a hora de editar todo o material. Voc precisar de um equipamento. Os computadores pessoais atualmente podem funcionar como verdadeiras ilhas de edio. Para editar seu filme, ser necessrio um software de edio. Na internet, existem vrios desses programas para download gratuito. E, hoje, at os modelos mais modernos de celular vm com programa de edio de vdeo. A edio a hora de definir o que serve e o que no serve para o seu vdeo. Essa fase conhecida tambm como processo do desapego, pois nem sempre fcil jogar fora aquela cena que deu tanto trabalho para gravar, mas que s est empacando o ritmo da edio. Toda edio passa pelas mesmas etapas: 1. Entrada do material (vdeo, trilha, locuo, fotos, desenhos escaneados) no programa de edio; 2. Edio do material;

Montando um quebra-cabea
Editar como montar um quebra-cabea. A imagem pronta mostrada na caixa o roteiro, as cenas so as peas. S que na edio voc no precisa montar a mesma imagem da caixa, d pra inverter peas, descartar outras e, no final, conseguir uma figura mais interessante do que a prevista. No processo de materializar uma ideia, existem perdas e ganhos, coisas que foram planejadas talvez no funcionem e surpresas podem acontecer (e geralmente acontecem), levando sua concepo para uma rota diferente. Antes de iniciar a edio, necessrio passar as imagens, o udio, a trilha e tudo o mais para dentro do computador. Escolha nomes para cada um dos trechos captados. Isso ajudar bastante no controle dos materiais que voc est editando, alm de garantir fcil acesso a cada uma das cenas gravadas. Uma boa maneira de editar seu filme criar inicialmente uma linha do tempo. Primeiro acontece isso, depois acontece aquilo. Isso permitir que voc visualize o filme quadro a quadro. Lembre-se de que voc pode ter mais de uma filmagem da mesma cena. Escolha a que lhe agradar mais. Se tiver captado o udio separado, garanta que as imagens e os sons de cada cena estejam sincronizados. Depois de montar a linha do tempo do filme, pode quebrar essa linearidade de acordo com sua criatividade, ou seja, voc pode resolver trocar tudo de lugar. Comear pelo fim da trama, inverter a ordem das cenas e brincar livremente com a sequncia da narrativa. um grande jogo de recorta e cola at chegar a uma linguagem audiovisual dinmica e interessante.

24

3. Finalizao (insero de efeitos, legendas, correo de cor); 4. Produo de cpias para distribuio (dvd, sites, e-mail). Aqui, voc poder selecionar as cenas, inserir novos cortes, sincronizar o udio com as imagens e muito mais. Voc poder experimentar novas formas de contar a histria, trocar cenas de lugar, inserir elementos grficos, efeitos, letreiros e legendas. Explore livremente sua criatividade. Veja algumas dicas que ajudaro no processo de edio: O processo de edio de udio e vdeo comea pela escolha do programa. Existem, na internet, inmeras opes de software gratuito para edio. Muitos deles esto disponveis para todas as plataformas: Windows, Macintosh e Linux. Os links para alguns desses programas esto disponveis no site www.clarocurtas.com.br.
f

FAZER

Sempre tenha a preocupao de checar o tempo do filme. O Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas comporta limitaes de tempo mnimo e mximo. Verifique se o seu vdeo tem durao entre 30 e 90 segundos, j incluindo a abertura e os crditos, se for participar do Festival. Quando voc estiver com a sequncia definida, hora de prestar ateno a outros detalhes tcnicos:

Uma boa soluo para problemas de udio a dublagem. Voc pode filmar todo o vdeo e depois inserir o udio com as dublagens tanto usando os prprios atores quanto colocando a voz daquele seu amigo locutor, falando pelo ator. Aqui tambm vale ficar muito atento sincronia entre a imagem e o som. Uma parte importante na edio de udio a trilha sonora. Qual a msica do seu filme? Voc poder incluir msicas, desde que autorizadas pelos seus autores e intrpretes. H ainda msicas que j esto em domnio pblico, ou seja, podem ser utilizadas livremente. Pesquise, invente ou pea a um amigo msico para compor uma trilha sonora para o seu filme. Afinal, uma cena de beijo fica muito mais emocionante com msica romntica ao fundo. Na internet, tambm h opes gratuitas de sons para efeitos sonoros, como batida de palmas, rudos de trnsito, sons de animais... E que tal voc mesmo produzir efeitos sonoros? Experimente gravar sons de gritos, pratos caindo, gua correndo e o que mais inventar para compor efeitos sonoros exclusivos para o seu filme. Vale tentar.

Cada cena pode ter sido feita em um lugar diferente, portanto, talvez haja grandes diferenas de iluminao de uma cena para a outra. Verifique em seu programa de edio onde poder encontrar os comandos para ajustar o brilho, o contraste, a nitidez e o balano das cores de uma cena para a outra. Tambm possvel haver diferenas em relao ao udio. Analise os recursos disponveis no seu software e ajuste o volume dos dilogos, equilibre os timbres mais altos; elimine rudos indesejveis. Voc tambm pode colocar efeitos especiais no seu filme. H programas criados s para isso. Ateno: os efeitos podem dar um charme a mais para a sua produo, mas verifique onde e se eles realmente so necessrios. Evite excessos no uso desse recurso. Um recurso bastante utilizado na poca do cinema mudo a insero de letreiros. Isso tambm pode ser utilizado na edio do seu filme. Os letreiros costumam dar nfase a uma ao ou permitem que as pessoas acompanhem melhor a histria. Alm dos letreiros, tambm possvel inserir legendas. Elas so teis para ajudar o espectador a entender trechos de dilogos falados em outro idioma ou para corrigir problemas de udio que voc no conseguiu resolver. As legendas so teis para resolver a compreenso de grias e regionalismos. Dessa maneira, seu filme poder ser visto e compreendido por pessoas de todas as regies do Brasil e at de outros pases. Tenha o cuidado de inserir tanto os letreiros como as legendas com clareza. Utilize o tamanho adequado de letras, cores que no incomodem a viso e facilitem a leitura. Lembre-se de que as legendas no precisam ser a transcrio literal das falas, pois isso exigiria espao muito maior da tela. O ideal so duas linhas de legenda na tela. Tenha cuidado com a sincronia entre o texto da legenda e a cena.

26

Imagens do vdeo A Mo de Rodolfo Pauletto, finalista do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 1 Edio

FAZER

No inclua no seu filme trechos de msicas, marcas de empresas ou cenas de outros filmes sem autorizao de seus proprietrios. Respeite sempre os direitos autorais. Procure fazer a trilha sonora com msicas de grupos de amigos e conhecidos, pois ser muito mais fcil conseguir a liberao de algum prximo. Isso mesmo: no esquea de fazer todo mundo assinar as autorizaes, at mesmo os amigos do peito. Na internet, existem acervos disponveis gratuitamente, como, por exemplo, a licena Creative Commons, que permite o uso de materiais produzidos por vrios artistas desde que se respeite o tipo de licena apresentada. Existem vrios sites com imagens e msicas de autores que as deixaram disponveis para livre utilizao. No final da edio, necessrio aplicar os crditos do vdeo. Assim, voc agradece s pessoas que contriburam com a produo. Liste os nomes de todas as pessoas e suas funes, alm do crdito de msicas, compositores, msicos, cantores. Estas dicas e orientaes so apenas o comeo. Voc pode pesquisar na internet mais informaes sobre edio. Se quiser, procure livros sobre o assunto. Conversar com amigos e conhecidos e trocar conhecimentos divertido. Assistir a muitos filmes com o olhar de quem quer descobrir como eles foram feitos tambm ajudar bastante.

COMPARTILHAR

Imagens do vdeo educativo Compartilhar disponvel no site www.clarocurtas.com.br

epois de todo o processo de produo e edio, finalmente o seu vdeo est pronto.

28

J sabemos: voc quer mostr-lo a todo o mundo. Afinal, qual o objetivo de produzir um vdeo seno o de mostr-lo para o maior nmero possvel de pessoas? Ento, chegou a hora de divulgar seu filme. Entre no site www.clarocurtas.com.br e veja todas as dicas para inscrever o seu curta no Festival. Alm disso, existem inmeros recursos para compartilhar filmes, sendo a internet o principal deles. Na grande rede, pessoas de qualquer parte do mundo podem assistir ao trabalho que voc realizou at mesmo sem sair de casa. Basta apenas um clique. Sites e redes de relacionamento, como Twitter, Orkut, Facebook, MySpace e, principalmente, os blogs, so canais muito populares para compartilhar arquivos de msicas, fotos e filmes. Assim, voc leva suas ideias a muito mais gente e pode conhecer trabalhos de outros autores pelo mundo afora.

Imagens do vdeo Gustavo de Estevo Keglevich, 2 lugar do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 2 Edio

Entre os sites mais conhecidos e acessados para enviar e ver vdeos esto o Youtube, especfico para esse fim, e o Vimeo, que concentra mais contedos de profissionais de vdeo. Mas lembre-se de que, na grande maioria desses sites, preciso manter um cadastro para poder compartilhar seus vdeos.

COMPARTILHAR

Nas redes sociais e na blogosfera, voc poder compartilhar seu vdeo e inserir suas impresses, a sinopse, curiosidades sobre as filmagens, o processo de produo e tambm trocar informaes com outros autores de vdeos. Mas no s pela internet que podemos divulgar um vdeo bacana. Voc pode gravar seu material em um DVD os programas de edio de vdeo normalmente j contam com essa opo para gravar em vrias extenses e reunir todos os seus amigos na sua casa para fazer uma sesso de cinema digital. Aqui, vale reunir seus vdeos e at mesmo incluir vdeos de outras pessoas de diferentes comunidades. No se esquea da pipoca e convide todos os que colaboraram com o seu vdeo. Se achar que seu filme tem potencial educativo, leve o material para a direo das escolas do bairro. Alm do prazer de compartilhar seu olhar, o audiovisual um excelente instrumento de aprendizado. Voc pode fazer uma sesso seguida de debate com alunos e professores, contando o processo de criao e produo do filme. E, talvez, quem sabe, seu exemplo inspire toda uma nova gerao de criadores de vdeos!

Lembre-se de conversar com as pessoas que assistiram ao vdeo para saber se todas entenderam a mensagem passada, se tiveram dvidas, se gostaram ou se tm sugestes para um novo projeto. Ao divulgar seu vdeo, lembre-se de que voc vai ouvir elogios e tambm crticas. Fique preparado para elas, no se ofenda se algum no gostar do seu trabalho e, se puder, anote tudo o que ouviu para no se esquecer de nenhum detalhe, pois as opinies positivas e negativas so essenciais para melhorar sua prxima produo.

Imagens do vdeo Mar Vermelho de Cristyangelo Gomes, 3 lugar do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 2 Edio

30

Uso da internet e c e l u l a re s n o B r a s i l
Em 2009, o Brasil contava com cerca de 68 milhes de internautas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). A mesma pesquisa indicou que havia 27% de domiclios conectados internet. De acordo com a Anatel, no final de 2010, existiam no Brasil cerca de 203 milhes de celulares, ou seja, nmero maior que o da prpria populao, que de 190 milhes de pessoas, segundo o IBGE.

C i n eclubes
As novas tecnologias tm trazido formas inovadoras de produo social de contedos. A organizao do pblico na forma de cineclubes gera cada vez mais experincias de produo alternativa, assim como articulao de novas formas de distribuio e acesso a filmografias que no encontram espao de circulao na rede tradicional de cinemas. Os cineclubes so espaos democrticos que permitem a novos realizadores exibir e debater suas produes audiovisuais com outras pessoas e, principalmente, proporcionam um modo de aprender sobre a linguagem cinematogrfica, vendo filmes que dificilmente passam em outros lugares.

COMPARTILHAR

Compactando seu vdeo Uma vez terminado seu vdeo, mesmo em se tratando de curtssima metragem, importante assegurar-se de que seu tamanho (medido em Megabytes) no seja grande demais. Em geral, os sites e canais de compartilhamento de vdeos na internet tm limitaes de tamanho de arquivo. Um bom exemplo o Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas, que permite a inscrio de vdeos de at 10 Megabytes. Muitas vezes, o formato do vdeo j resolve. Faa um teste: coloque seu vdeo em alguns dos principais formatos e compare os resultados. DivX, MP4, MKV, AVI e MOV so os mais usados atualmente. Para esta questo, recomendamos que voc entre em fruns de discusso na internet e que troque informaes com colegas, pois isso pode ajudar muito. Voc vai encontrar vrios programas que permitem fazer a converso (transcodificao) de formatos, assim como os codecs (que significa codificador/decodificador). Experimente alguns para ver com qual voc se d melhor. Existem vrios programas gratuitos ou livres: VirtualDub, VideoSpin, MediaCoder, Cinelerra. Alm das solues mais profissionais, de softwares comerciais de renome, como o Adobe Premiere ou o Final Cut. Audiovisual e acessibili d a d e Compartilhar no apenas divulgar seu filme, mas tambm permitir a qualquer pessoa ter acesso sua mensagem. por isso que os vdeos finalistas de cada edio do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas passam por processos de insero de audiodescrio, subtitulao e LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais). Essas verses, acessveis a pessoas com deficincia visual e auditiva, ficam disponveis no site www.clarocurtas.com.br.

A audiodescrio consiste na descrio clara e objetiva de todas as informaes que recebemos visualmente e que no esto contidas nos dilogos, como expresses faciais e corporais que comuniquem algo, aparncia de ambiente, figurinos, cenrios, efeitos especiais, mudanas de tempo e espao, alm de crditos, ttulos e qualquer informao escrita na tela. Assim, a pessoa com deficincia visual pode desfrutar integralmente da obra, seguindo a trama e captando a mensagem contida na narrativa. Para tornar o vdeo acessvel a pessoas com deficincia auditiva, utiliza-se a LIBRAS, atravs da insero de uma janela em que um intrprete traduz as informaes sonoras do vdeo. J as legendas (ou subtitulao) permitem que pessoas com deficincia auditiva assistam e entendam o que est sendo falado, assim como outras informaes sonoras relevantes para a compreenso da narrativa. Este recurso tambm facilita o entendimento para estrangeiros e pessoas em processo de alfabetizao. Finalmente, quando fizer sesses pblicas do seu filme, certifique-se de que os locais estejam preparados para receber pessoas com deficincia fsica. Lembre-se de reservar espaos adequados para elas na sala de exibio. Prover acessibilidade nos produtos e meios culturais um processo novo e em construo, que traz um grande aprendizado para todos os envolvidos.

32

Imagens do vdeo Pontap Inicial de Mikael Santiago, finalista do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 1 Edio

APRENDER
ense em tudo o que fez at agora: olhar e inventar, expressar, organizar e amadurecer as suas ideias, pensar e planejar o seu filme, conhecer pessoas, trabalhar em equipe, filmar, editar, compartilhar, ouvir a opinio e o sentimento das pessoas que assistiram ao seu filme. Todas essas experincias, presentes na linguagem e no fazer audiovisual, implicam um monte de novos conhecimentos e habilidades. Significa participar, aprender e transformar a si mesmo e transformar o mundo. Seu vdeo deu supercerto? Maravilha! Deu errado? Tente de novo. De todo esse processo, permanece o aprendizado. O audiovisual envolve muitos saberes e esse fazer nos leva alm. Tudo isso possvel graas era digital, que permite a criao de mensagens para divertir, emocionar, ensinar e compartilhar.
34

A tecnologia pode unir pessoas. Elas compartilham suas realidades, se conhecem, aprendem a respeitar as diferenas, sejam fsicas, sejam culturais, pois todas essas pessoas esto conectadas. Com tantas possibilidades ao nosso alcance, surgem novas formas de viver, de estar e de ser digital. Voc cria, faz, compartilha, ensina, mas tambm busca e aprende o tempo todo. E o melhor de tudo que voc leva essa experincia para sempre consigo, podendo criar mais e mais projetos, participar, colaborar, levar diverso ou saberes para quem precisa. Tudo isso porque teve a iniciativa de comear e agora pode perceber o quanto recebeu em troca. Este o grande legado da tecnologia: ela permite a democratizao da informao. Imagine quantas pessoas tm agora em suas mos a possibilidade de produzir e compartilhar pequenas produes audiovisuais. So fontes inesgotveis de conhecimento e entretenimento. A tecnologia est disposio para que possamos aprender, transformar, reeducar, criar novos conceitos e quebrar barreiras. Cabe a voc descobrir coisas novas, produzir seus prprios contedos, escolher seus caminhos e explorar todas as possibilidades da Sociedade da Informao e do Conhecimento. Afinal, a grande meta aprender a aprender sempre!

Seu filme ajudou ou no voc a lidar melhor com as pessoas e com o mundo? Ajudou a enfrentar melhor os problemas? A luz que pifou, o cachorro que latiu na cena perfeita. Voc teve que usar muita criatividade e fora de vontade para superar cada obstculo. Aprender fazendo muito divertido. Pesquisar, estudar e aprofundar os conhecimentos sobre aquilo que lhe interessa exige esforo, mas vale a pena. Essas novas habilidad e s e e x p e r i n c i a s ampliam suas conexe s c o m o m u n d o .

Vivemos a era da informao, do conhecimento e da tecnologia. So muitas as possibilidades e oportunidades que nos permitem transmitir para muita gente o que pensamos e sentimos. E nos possibilitam ainda aprender com experincias de pessoas de todos os lugares.

Imagens do vdeo Gerao Y de Raphael Bottino, finalista do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 1 Edio

APRENDER
Aprenda, experimente, mostre seu talento.
Conhea as aes da plataforma Claro Curtas acessando www.clarocurtas.com.br e participe dessa rede de democratizao do audiovisual realizado a partir de dispositivos mveis.
36

Imagens do vdeo Sou de Duda Hernandez, finalista do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 1 Edio

Expediente e crditos
Minigui a d e P ro d u o d e V d e o s d e C u r t s s i ma Metragem
Patrocnio:

CASA REDONDA PRODUO EXECUTIVA


Jasmin Pinho e Minom Pinho

INSTITUTO CLARO PRESIDENTE


Rodolpho Tourinho Neto

COORDENAO EDITORIAL
Carlos Seabra

VICE-PRESIDENTE
Carime Kanbour

COORDENAO DE CONTEDO
Amanda Ferreira Gomes e Andra Borrotchin

EQUIPE
Aline Yukari Tozaki, Fernando Viana Felix, Maria Tereza Sita, Valerya Borges

Uma iniciativa:

CONSULTORIA SOCIOCULTURAL EDUCATIVA


Minom Pinho e Andr Martinez

AGRADECIMENTOS ao Comit Claro Curtas, Patrcia


Andrade, Zez Pina, Vanessa Gabriel e Maristela Santos da Silva Netto.

CONSULTORIA TCNICA
Marco Del Fiol

Realizao:

CONSULTORIA PARA ACESSIBILIDADE


Mais Diferenas

TEXTO
Karlo Gabriel e Carlos Seabra

Apoio Institucional:

REVISO
Mirian Paglia Costa

ARTE E PROJETO GRFICO


JT Zochi

Imagens do vdeo Expresso Digital de Daniel Saraiva Rabana, finalista do Festival Nacional de Curtssima Metragem Claro Curtas 2 Edio

www.iteia.org.br

Coproduo:

Apoio:

DIREITOS DE CPIA permitida a cpia e a distribuio desta obra sob as seguintes condies:

deve ser dado crdito ao Instituto Claro; esta obra no pode ser usada com finalidades comerciais; a obra no pode ser alterada, transformada ou utilizada para criar outra obra com base nesta; obra est licenciada pela Licena Creative Commons 2.5 BR

esta

(informe-se sobre este licenciamento em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/)

OLHAR

Muitas coisas acontecem ao nosso redor o tempo inteiro, imagens que mexem com nossa imaginao, com nosso intelecto, com nossos sentimentos e nos fazem refletir. No contexto audiovisual, o olhar parte fundamental no processo de escolha e anlise do que ser o seu filme.

PENSAR

O grande desafio do processo de criao conseguir dar forma s ideias. Encontrar a linguagem e os meios necessrios depende de escolhas e do desenho do projeto. O planejamento aponta caminhos mais claros entre as ideias e a forma que daremos a elas por meio de imagens em movimento.

FAZER

Roteiro, luz, som, equipamentos, filmagem, edio. O captulo do fazer desvenda as etapas de produo com dicas e sugestes para ajudar a transformar inspirao em um vdeo digital de qualidade.

COMPARTILHAR

Como compartilhar o seu curta? Postar na internet, inscrever em festivais, fazer sesses para amigos, para a comunidade, para interessados. Divulgao em sites especializados, em sites sobre o tema ou ainda em sites de relacionamento. A principal misso aps a criao de um curta saber como divulg-lo, usando as redes sociais, virtuais ou no.

APRENDER

Experimentar fazer um vdeo com todos os processos envolvidos da ideia inicial exibio significa desenvolver novos olhares, habilidades e conhecimentos. As novas tecnologias permitem que mais pessoas explorem diferentes possibilidades de aprendizado. So novos repertrios que ajudam a desenvolver competncias pessoais e de trabalho cooperativo em grupo e em rede.

www.clarocurtas.com.br
Siga-nos nas redes:

Patrocnio:

Uma iniciativa:

Realizao:

You might also like