You are on page 1of 21

Estaleiros de Equipamentos e Obras

[EEQO]

Organizao do Estaleiro de uma Obra de Construo Civil

Eduardo Azevedo, n 980019

Engenharia Civil

isep

Estaleiros de Equipamentos e Obras

Organizao do Estaleiro de uma Obra de Construo Civil

1. Memria Descritiva 2. Anexos a. Planta do Estaleiro (Provisria) i. Terreno a Alugar ii. Instalaes Provisrias b. Planta do Estaleiro (Redes Provisrias) i. Rede de gua ii. Rede de Saneamento iii. Rede Elctrica c. Planta do Estaleiro d. Plantas do Estaleiro i. Estaleiro de Armaduras ii. Estaleiro de Cofragens iii. Escritrios iv. Armazm de Cimento v. Refeitrio vi. Instalaes Sanitrias e Vestirios vii. Dormitrio

Estaleiros de Equipamentos e Obras

Organizao do Estaleiro de uma Obra de Construo Civil

1. Elementos base
a) Planta com a implantao da obra escala de 1:200. b) Lista de instalaes necessrias, conforme se segue: Grua torre com lana de 50m Betoneira de 500l Armazm de cimento a saco para 10t Parque para armazenar brita e areia (3m x 3m cada) Parque para armazenar tijolos (12m x 12m) Estaleiro de preparao de armaduras (20m x 15m) Estaleiro de preparao de cofragens (15m x 15m) Dormitrio e instalaes sanitrias destinadas a 20 operrios Refeitrio destinado a 40 operrios Armazm geral com 30m2 Escritrios da obra e da fiscalizao (4m x 3m cada) Instalaes sanitrias espalhadas pelo estaleiro Vedao a utilizar e localizao dos portes de entrada e sada do estaleiro. Definir as circulaes gerais de veculos e mquinas no interior do estaleiro. Redes provisrias de gua, saneamento e electricidade

O estaleiro ser destinado construo de um edifcio, com rs-do-cho e quatro pisos mais uma cave e uma sub-cave, destinados habitao conforme a planta dada.

2. Objectivos
O objectivo principal o de executar a obra no prazo previsto, mas para tal necessitamos de dispor da melhor forma todos os elementos constituintes do estaleiro, para que este funcione da melhor forma.

Estaleiros de Equipamentos e Obras

Organizao do Estaleiro de uma Obra de Construo Civil

3. Mquinas e Material
a) Grua Na realizao desta obra, vai se utilizar uma grua torre com lana de 50m, em que a sua localizao est indicada na planta que nos foi fornecida, de modo a poder abranger toda a obra. b) Betoneira, armazm do cimento, brita e areia A betoneira, o cimento, a brita e a areia devero estar colocados prximos uns dos outros de modo que a realizao de beto e argamassas possa ser feita de uma forma rpida, pois so os materiais mais importantes para a execuo do beto. Com base no referido, e consultando a planta do estaleiro a realizar, as britas, as areias e o cimento devem estar prximo da betoneira. A realizao de um armazm de cimento foi devido ao seu fornecimento ser realizado em sacos. A rea do armazm de 54m2 (7m x 3m), enquanto a rea destinada brita e areia de 9m2 (3m x 3m). A rea do armazm de cimento foi calculada com base nos seguintes parmetros: - no armazenar mais de dez sacos em altura; - ser possvel uma boa circulao dos trabalhadores. c) Tijolos O estaleiro de tijolos ter a dimenso de 144 m2. Dentro deste armazm haver cinco espaos separados para armazenar os diferentes tipos de tijolos (tijolo de 7, de 9, de 12, de 15 e de 20). Aps a realizao da cave, o armazm dos tijolos vai passar para cima dela, conforme est marcado na planta dada.

Estaleiros de Equipamentos e Obras

Organizao do Estaleiro de uma Obra de Construo Civil

4. Instalaes sociais
a) Refeitrio Este equipamento ser construdo em parede de alvenaria com um espao amplo com 45.6m2 com o objectivo de servir 40 operrios. O refeitrio no dispe de cozinha, visto que o nmero de operrios no excede os 50. A construo deste refeitrio satisfaz os requisitos previstos no regulamento de Instalaes Provisrias destinadas ao Pessoal Empregue nas Obras. Este refeitrio apresenta um p-direito mnimo de 2.5m, 4 lavatrios e iluminao natural atravs de janelas. Os pavimentos so constitudos por materiais facilmente lavveis, impedindo infiltraes. A cobertura e as paredes exteriores so impermeveis. (ver planta anexa) b) Instalaes sanitrias e vestirios O estaleiro de apoio obra possura 1 contentor sanitrio equipado com 2 chuveiros, 5 lavatrios, 2 retretes e 2 urinis. Os esgotos se faro para uma fossa sptica e a gua ser obtida a partir de um esquentador a gs, localizado no exterior. Este contentor possuir instalao elctrica. A cobertura e as paredes exteriores sero impermeveis. Este estaleiro ter um p-direito mnimo de 2.60m e os vestirios tero a rea mnima de 0.60m2 por trabalhador, o que no nosso caso temos uma rea total de 24m2 (6m x 4m). A iluminao deve ser natural e elctrica. (ver plantas anexas)

c) Dormitrios Estas instalaes destinam-se aos operrios de longe com a finalidade de estes pernoitarem. Sero 20 operrios a utilizar estas instalaes. As instalaes sanitrias e vestirios esto ao lado dos dormitrios. Os dormitrios tm um volume mnimo de 5.5m3 por ocupante, o que d uma rea mnima de 37m2. O p-direito mnimo de 3m. Utilizam-se beliches para duas pessoas. A utilizao destes implica um afastamento mnimo entre as camas de 1.5m o que obriga a um dormitrio maior que a rea mnima: 42 m2 (6m x 7m). A cobertura e as paredes exteriores devero ser impermeveis possuindo isolamento trmico e acstico. Os pavimentos devero tambm ser executados de acordo com as boas regras de arte de forma a no permitir infiltraes e serem constitudos por materiais facilmente lavveis. Dever tambm ser assegurada a ventilao adequada por janelas e ventiladores nos casos justificados. (ver planta anexa)

Estaleiros de Equipamentos e Obras

Organizao do Estaleiro de uma Obra de Construo Civil

5. Estaleiro da preparao das armaduras


Este estaleiro vai ser agrupado em seis reas: Depsito de vares de ao; rea de corte dos vares de ao; Depsito de desperdcios; rea de dobragem dos vares de ao Depsito de vares de aos dobrados rea de pr-fabrico das armaduras. A montagem dos estaleiros de ferro obedecer, genericamente, s normas tradicionais para a montagem deste tipo de instalao. Assim sero colocadas baias separadoras do ferro por dimetros e no topo desta instalao ser colocada a tesoura mecnica com caminho de rolamento perpendicular arrumao dos vares. A movimentao da carga ser feita pela grua fixa. Este estaleiro ter a dimenso de 300m2 (20m * 15m). (ver planta anexa)

6. Estaleiro de preparao de cofragens


O estaleiro de preparao de cofragens constitudo pelas seguintes reas: Depsito de madeiras para cofragens; Depsito de painis de cofragem pr-fabricados; rea para a execuo e reparao de cofragens; Depsito de cofragens fabricadas; Depsito para cofragens usadas Os painis de cofragem pr-fabricados ou executados no estaleiro so transportados para o local de aplicao por meio de grua, sendo por isso recomendvel a localizao do estaleiro de preparao de cofragens no raio de aco da grua. Para o dimensionamento da rea de depsito de madeira de cofragens deve ter-se em conta as dimenses mais correntes da madeira, a qual poder ser empilhada at uma altura que no dever ultrapassar os dois metros. As pilhas devero ser constitudas para cada tipo de madeira e em funo das respectivas dimenses. Este estaleiro ter a dimenso de 225m2 (15* 15m). (ver planta anexa)

Estaleiros de Equipamentos e Obras

Organizao do Estaleiro de uma Obra de Construo Civil

7. Armazm geral
O armazm geral tem uma rea de 30m2. Os armazns de obra destinam-se a guardar diversos materiais que no podem ou no devem permanecer ao ar livre por razes de segurana. Do ponto de vista construtivo, as instalaes destinadas a armazns devem ser concebidas de forma a garantirem as necessrias condies de segurana contra intruses. A cobertura e as paredes exteriores devem ser impermeveis e os pavimentos devero se adequados ao tipo de material que se pretende armazenar. Dever tambm ser assegurada a iluminao natural e a ventilao natural por meio por janelas e ventiladores nos casos justificados.

8. Escritrios da obra e fiscalizao


Os escritrios tanto da fiscalizao como da direco da obra ficaram junto da entrada do estaleiro, para que os seus elementos e principalmente outras pessoas, como o dono da obra ou outros elementos, no tenham que circular por dentro da obra at puderem contactar algum responsvel, evitando assim possveis acidentes.

9. Vedao provisria
O estaleiro ser vedado por intermdio de umas chapas metlicas em todo o permetro da obra.

10. gua, esgotos e electricidade


As canalizaes de gua e esgotos so ligadas rede pblica. Quanto electricidade, ela ser fornecida pela EDP, atravs de um contador ligado ao ramo geral.

Estaleiros de Equipamentos e Obras

Organizao do Estaleiro de uma Obra de Construo Civil

Notas: No esquema em anexo, expomos a soluo por ns estudada, e que nos parece ser a mais adequada execuo desta obra. Outras opes poderiam ser tomadas, nomeadamente no que se refere s zonas de circulao e s zonas de entrada na obra. Execuo do estaleiro: Aps a demolio da construo existente e posterior terraplanagem colocam-se em funcionamento os estaleiros de armaduras e cofragens. Nesta soluo apresentada, tomamos como opo alugar o terreno vizinho, assinalado no esquema em anexo, para colocar provisoriamente o armazm de tijolos enquanto se executa as escavaes, fundaes e caves. Aps a execuo destes trabalhos, pode-se usar o terrao para a colocar o armazm de tijolos. Esta mudana do local do armazm permite uma reduo de custos no estaleiro uma vez que no necessrio o aluguer do terreno durante a execuo de toda a obra.

Terreno a Alugar

Terreno a Alugar

Instalaes Provisrias

Parque para Tijolos


(Provisrio)

Instalaes Provisrias

Terreno a Alugar

Armazm Tijolos

(Provisrio)

Estaleiro

Sa
Estaleiro de Cofragens

Parque para Tijolos

Estaleiro de Armaduras

Terreno a Alugar

Grua
Betoneira Brita

Refeitrio

Instalaes Sanitrias e Vestirios

Armazm Geral

Parque para Tijolos


(Provisrio)

Areia

Dormitrio

Armazm de Cimento

Escritrio Fiscalizao

Escritrio Obra
Rede Pblica Elctrica Rede Pblica Esgotos Rede Pblica gua

ce da

Grua

Entrada

Alcan

Escala - 1:200

Estaleiro

Sa
Estaleiro de Cofragens

Parque para Tijolos

Estaleiro de Armaduras

Terreno a Alugar

Grua
Betoneira Brita

Refeitrio

Instalaes Sanitrias e Vestirios

Armazm Geral

Parque para Tijolos


(Provisrio)

Areia

Dormitrio

Armazm de Cimento

Escritrio Fiscalizao

Escritrio Obra
Grua Alcan ce da

Entrada

Escala - 1:200

Estaleiro

Sa
Estaleiro de Cofragens

Parque para Tijolos

Estaleiro de Armaduras

Grua
Betoneira Brita

Refeitrio

Instalaes Sanitrias e Vestirios

Armazm Geral

Areia

Dormitrio

Armazm de Cimento

Escritrio Fiscalizao

Escritrio Obra
Grua Alcan ce da

Entrada

Escala - 1:200

Estaleiro de Armaduras

rea de dobragem dos vares de ao Depdito de desperdcios

Depsito dos vares de ao dobrados

rea de pr-fabrico de armaduras

Local de descarga de vares de ao

rea de corte dos vares de ao

Depdito de vares de ao

Escala: 1:200

Estaleiro de Cofragens

rea de execuo e reparao de cofragens

Depdito de madeira para cofragens

Depsito de cofragens usadas

Depdito de painis de cofragens pr-fabricados

Depsito de cofragens fabricadas

Local de descarga

Escala: 1:200

Escritrios Obra e Fiscalizao

3m

4m

3m

4m

Escala - 1:100

Armazm de Cimento

3m

7m

Escala - 1:100

Refeitrio

9,5m

4,8m

Escala: 1:100

Instalaes Sanitrias e Vestirios

6m

4m

Escala - 1:100

Dormitrio

9m

6m

Escala - 1:100

You might also like