You are on page 1of 12

Aplicao da Lei Penal 1 ________________________________________________________________________________________

1. CONCEITO DE DIREITO PENAL

O Direito Penal o ramo do Direito Pblico que rene um conjunto de normas e disposies jurdicas que visam regular o Jus puniendi ( direito de punir) do Estado. atravs deste conjunto de normas e disposies jurdicas que o Estado aplica as medidas de segurana, sancionado os delitos e as infraes penais para manter a ordem social.

1.1. DIREITO PENAL OBJETIVO

O Direito Penal Objetivo somente pode dirigir os seus comandos legais, mandando ou proibindo que se faa algo, ao homem, pois somente este capaz de executar aes com conscincia do fim, ou seja, o Direito Penal Objetivo resume-se em um conjunto de normas que fornece ao Estado, o poder de regular e definir o que crime e aplicar as suas respectivas sanes.

1.2. DIREITO PENAL SUBJETIVO

O Direito Penal subjetivo o direito de punir do Estado, ou seja, o jus puniendi, entretanto, tem limites definidos pelo Direito Penal Objetivo. A norma penal no cria direitos subjetivos somente para o Estado, mas tambm para o cidado, se o Estado tem o jus puniendi, o cidado tem o direito subjetivo de liberdade, que consiste em no ser punido seno de acordo com as normas ditadas pelo prprio Estado.

1.3. LEI PENAL

A lei a nica fonte formal direta do Direito Penal, que por sua vez deve ser clara e precisa. A lei penal pode ser entendida em sentido amplo e estrito. No sentido amplo, a norma penal tanto a que define um fato punvel, impondo abstratamente a sano,

_________________________________________________________________________

Aplicao da Lei Penal 2 ________________________________________________________________________________________

como a que amplia o sistema penal atravs de princpios gerais e disposies sobre os limites de ampliao de normas incriminadoras. J no sentido estrito, a norma penal definida a simples modo, como aquela que descreve uma conduta ilcita impondo uma sano, ou seja, o sanctio juris. A lei penal apresenta as seguintes caractersticas: imperativa, geral, impessoal e exclusiva, regulando apenas fatos futuros. imperativa porque a norma penal autoritria, no sentido de fazer incorrer na pena aquele que descumpre o seu mandamento. geral pois a norma penal atua para todas as pessoas, tendo eficcia erga omnes. impessoal por no enderear o seu mandamento proibitivo a um indivduo e exclusiva porque somente ela pode definir crimes e cominar sanes, aplicando-se apenas a fatos futuros.

1.3.1. CLASSIFICAES DA LEI PENAL

A lei penal pode ser classificada em trs categorias: Lei Penal Ordinria - a lei penal que tem vigncia em qualquer circunstncia; Lei Penal Incriminadora - a lei que descreve as condutas punveis e as suas respectivas sanes. Lei Penal Permissiva - a lei que determina a licitude ou a impunidade de outras condutas, embora esta seja tpica em face das normas incriminadoras.

2. ANTERIORIDADE DA LEI

Art. 1 - No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal.

2.1. PRINCPIO DA LEGALIDADE

Dentro do estudo das fontes s a lei fonte imediata de conhecimento do Direito Penal. A lei penal o pressuposto das infraes e das sanes. Mas no s a garantia dos que no realizam condutas sancionadas, pois dela advm pretenses para o Estado e para o prprio criminoso. Como observava Asa, da lei nasce a pretenso punitiva do

_________________________________________________________________________

Aplicao da Lei Penal 3 ________________________________________________________________________________________

Estado a reprimir os atos catalogados em seu texto como delitos, como a pena cominada, e por isso a lei fonte e medida do direito de punir. Perante o art. 1 o Estado no pode castigar um ato que no esteja descrito em suas leis, nem pode punir o cidado quando inexistente a sanctio juris cominada ao delito. E ao mesmo tempo, da lei surge uma pretenso subjetiva em favor ao delinqente, no sentido de no ser punido seno em decorrncia da prtica de aes e cominaes por ela determinadas. Sendo assim, a lei penal garantia de liberdade para todos. As leis penais asseguram tambm as pretenses punitivas e reparadoras da vtima, posto que nelas se consagra a responsabilidade penal e civil oriunda dos fatos punveis.

2.1.1. HISTRICO

Segundo Cabyle, as razes do princpio da legalidade encontram-se nas instituies do direito Ibrico , uma vez que em 1186 nas cortes de Leo, declara Afonso IX, que concedia-se ao sdito o direito de no ser perturbado em sua pessoa ou bens, enquanto no fosse chamado pela criae nas cortes de Valldolide foi proclamado em 1299, que ningum pode ser privado da vida ou propriedade enquanto sua causa no for apreciada segundo o fuero e o direito. O fundamento legalista est exposto na Magna Charta, de Joo Sem Terra em 1215, na clebre clusula 39, que retrata que nenhum homem pode ser privado de sua propriedade a no ser pelo julgamento de seus pares, ou pela lei da Terra. No Direito Penal, origina-se expressamente o princpio da legalidade, nas idias no pode, sem usurpao dos poderes que compete ao legislativo, estabelecer crimes e sanes. Afirma-se por outro lado, o princpio da obedincia do juiz lei, com a proibio de interpreta-la. As grandes linhas do direito natural, que remontava ao sculo anterior, j haviam firmado bases polticas do princpio, ao estabelecer as relaes entre a liberdade e o vnculo de dever impostos ao cidado pela sociedade civil; deram os cidados ao estudo o direito de fixar os seus deveres atravs da lei. Rousseau, na obra Dei Dilitti e Delle Pene de Cesare Beccaria, quando este menciona que apenas as leis podem fixar penas com relao aos delitos praticados; e esta autoridade no pode residir seno na pessoa do legislador, que representa toda a sociedade agrupada por um contrato social. Nenhum magistrado pode, com justia, infringir penas contra outro membro da mesma sociedade. Porm, uma pena aumentada alm do limite estabelecido em leis a pena justa mais a soma da outra; por conseqncia, no pode um magistrado, sob qualquer pretexto de zelo ou bem pblico acrescer a pena estabelecida a um delinqente comum.

_________________________________________________________________________

Aplicao da Lei Penal 4 ________________________________________________________________________________________

2.1.2. ASPECTOS POLTICOS

O princpio da legalidade tem significado poltico, no sentido de ser uma garantia constitucional dos direitos do homem. Constitui a garantia fundamental da liberdade civil, que no consiste em fazer tudo o que se quer, mas somente aquilo que a lei permite. lei e somente ela compete fixar as limitaes que destacam a atividade criminosa da atividade legtima. Est a condio de segurana ou liberdade individual. No haveria, com efeito, segurana ou liberdade se a lei atingisse, para os punir, condutas lcitas quando praticadas, e se os juzes pudessem punir os fatos ainda no incriminados pelo legislador.

2.1.3. SUBDIVISO DO PRINCPIO DA LEGALIDADE

Princpio da Anterioridade: segundo o qual uma pessoa s pode ser punida se, poca do fato por ela praticado, j estava em vigor a lei que descrevia o delito. Assim, consagra-se a irretroatividade da norma penal (salvo a exceo do art. 2 do Cdigo Penal). Princpio da Reserva Legal: apenas a lei em sentido formal pode descrever condutas criminosas. vedado ao legislador utilizar-se de decretos, medidas provisrias ou outras formas legislativas para incriminar condutas.

3. LEI PENAL NO TEMPO

Art. 2 - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeito penais da sentena condenatria.

_________________________________________________________________________

Aplicao da Lei Penal 5 ________________________________________________________________________________________

3.1. VIGNCIA E REVOGAO DA LEI PENAL

A lei penal comea a vigorar na data nela indicada, ou, na omisso, em 45 dias aps a publicao, dentro do Pas, e em 3 meses no exterior. O espao de tempo compreendido entre a publicao da lei e sua entrada em vigor denomina-se vacatio legis (vacncia da lei). No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. No h revogao pelo simples desuso da lei. Existem quatro tipos de revogao:

-Expressa

Revogao

-Tcita -Total -Parcial

Revogao expressa: a nova lei declara que ficam revogadas as normas anteriores que disciplinavam a questo. Revogao Tcita: quando a nova lei incompatvel com a lei anterior, ou quando regula inteiramente o contedo de que tratava a lei anterior. Revogao Total: quando a nova lei dispe inteiramente sobre o contedo tratado pela lei anterior. Revogao Parcial: quando a nova lei modifica alguns dispositivos tratados pela lei anterior.

3.2. IRRETROATIVIDADE, RETROATIVIDADE E ULTRATIVIDADE DA LEI PENAL

Na irretroatividade da lei penal, a lei no se aplica a fatos anteriores sua vigncia, sendo, portanto, irretroativa. Contudo, a lei poder retroagir se for mais benfica para o ru. A lei posterior, que de qualquer modo favorece o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado (art. 2, pargrafo nico, do Cdigo Penal). A lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru (art. 5, XL, da Constituio Federal). No caso da retroatividade da lei penal, o art. 5, XL, da CF, estabelece que a lei s retroagir para beneficiar o acusado. O dispositivo mais abrangente quando determina que, mesmo j tendo havido condenao transitada em julgado em razo do crime,

_________________________________________________________________________

Aplicao da Lei Penal 6 ________________________________________________________________________________________

cessar a execuo ficando tambm afastados os efeitos penais da condenao, por isso, se no futuro o sujeito vier a cometer novo crime, no ser considerado reincidente. J o fenmeno da ultratividade da lei, acontecer quando a lei for para beneficiar o ru, que consiste na validade de uma lei j revogada para aplicao dos atos ocorridos na sua vigncia, em razo de que a lei nova mais prejudicial ao ru.

3.3. NOVATIO LEGIS INCRIMINADORA

A expresso Novatio Legis incriminadora trata da lei nova que torna tpico o fato anteriormente no incriminado. Evidentemente, quando existir a criao de uma lei que incrimina fatos que anteriormente que no eram tomados como ilcitos, torna-se irretroativa a norma com base no art. 1 do CP, bem como pela regra de que a norma s retroage somente para beneficiar o ru.

3.4. ABOLITIO CRIMINIS

Ocorre o chamado Abolitio Criminis quando a lei nova no incrimina o fato que anteriormente era considerado como ilcito penal. Trata-se que quando uma lei revogada com base no art. 2, caput, do CP, a ela caber retroagir para beneficiar o ru, cessando inclusive os efeitos penais da pena aplicada, embora os efeitos civis continuem.

3.5. NOVATIO LEGIS IN PEJUS

Trata-se da lei posterior (novatio legis) que, de qualquer modo, venha agravar a situao do agente no caso concreto. Nesse caso a lex militor (lei melhor) a lei anterior. A lei menos benfica, seja anterior ou posterior, recebe o nome de lex gravior (lei mais grave). Esta, quando posterior, tem a denominao que encabea este item, significando nova lei em prejuzo do agente.

_________________________________________________________________________

Aplicao da Lei Penal 7 ________________________________________________________________________________________

3.6. NOVATIO LEGIS IN MELLIUS

A expresso a da lei mais nova favorvel que a anterior, que de qualquer modo, traz um benefcio para o agente no caso concreto (in mellius). A lex militor (lei melhor) a lei mais benfica, seja anterior ou posterior ao fato. Quando posterior, recebe o nome indicado neste item, significando nova lei em benefcio do agente. Tanto na hiptese do abolitio criminis quanto na da alterao in mellius, a norma penal retroage e aplica-se imediatamente aos processos em julgamento, aos crimes cuja perseguio ainda no se iniciou e, tambm, aos casos j encerrados por deciso transitada em julgado. Qualquer direito adquirido ao Estado com a satisfao do jus puniendi atingido pela lei, por fora do imperativo constitucional da retroatividade da lex militor (art. 5, XL).

4. LEI EXCEPCIONAL OU TEMPORRIA

Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinam, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

4.1. LEI TEMPORRIA

Lei feita para vigorar por determinado tempo, estabelecido previamente na prpria lei. Assim, a lei traz em seu texto a data de cessao de sua vigncia. Ex: Lei seca.

4.2. LEI EXCEPCIONAL

Lei feita para vigorar em pocas especiais, como guerra, calamidade, etc. aprovada para vigorar enquanto perdurar o perodo excepcional.

_________________________________________________________________________

Aplicao da Lei Penal 8 ________________________________________________________________________________________

4.3. LEI PENAL EM BRANCO

Leis Penais em Branco so aquelas que exigem uma complementao de outras leis, de igual nvel (leis) ou de nvel diverso (decretos, regulamentos, etc.). Nas lei penais que requerem um complemento de igual nvel existe a chamada lei penal em branco em sentido amplo (ou lato). E para as leis penais que requerem um complemento de nvel diverso existe a lei penal em branco em sentido estrito.

5. TEMPO DO CRIME

Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso , ainda que outro seja o momento do resultado.

5.1. CONCEITO

A anlise do mbito temporal da aplicao da lei penal necessita da fixao do momento em que se considera o delito cometido (tempus commissi delicti). A determinao do tempo em que se reputa praticado o delito tem relevncia jurdica no somente para fixar a lei que o vai reger, mas tambm a imputabilidade do sujeito, etc. Para que se possa determinar o momento em que cometido o delito, necessrio tomar-se conhecimento de trs teorias: da atividade, do resultado e mista.

Tempo do Crime

- Teoria da Atividade - Teoria do resultado - Teoria Mista

_________________________________________________________________________

Aplicao da Lei Penal 9 ________________________________________________________________________________________

5.2. TEORIA DA ATIVIDADE

Sendo esta a teoria adotada pelo Cdigo Penal, considera-se cometido o delito no momento da ao ou omisso, aplicando-se ao fato, portanto, a lei vigorante ao tempo da ao ou omisso.

5.3. TEORIA DO RESULTADO

Considera-se cometido o delito no momento da produo dos resultados.

5.4. TEORIA MISTA

Pode-se considerar como tempo do crime tanto o momento da ao como o momento do resultado.

6. CONCLUSO

Na aplicao da lei penal cada detalhe tem sua importncia, desde sua classificao (leis penais ordinrias, incriminadoras e permissivas), at sua irretroatividade, salvo excees em que favoream ao ru, podendo tambm ter sua retroatividade (atingindo casos julgados para benefcio do agente), ou ultratividade (caso em que aplica-se uma lei j revogada que vigia no tempo do ato). H leis que incriminam, leis mdias, outras que agravam a pena pela ilicitude do fato e tambm h a abolio do crime. Leis que so feitas em caso de calamidade ou para vigorar somente durante um tempo, que so leis excepcionais ou temporrias. E no tempo do crime, temos trs teorias: uma que da atividade (a ilicitude), a teoria do resultado (o que aconteceu com o agente em decorrer do ato praticado), ou mista em que a atividade foi praticada num local e o resultado veio a acontecer em outro.

_________________________________________________________________________

Aplicao da Lei Penal 10 ________________________________________________________________________________________

7. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

CD-ROMS

PUBLICAES, Sntese. Juris Sntese Millennium Legislao, Jurisprudncia, Doutrina e Prtica Processual. Porto Alegre, 2.000. 23 CD-ROM. Produzido por Editora Sntese. PUBLICAES, Sntese. Revista Sntese de Direito Penal e Processual Penal. Porto Alegre, 2.001. 1 CD-ROM. Produzido por Editora Sntese. PUBLICAES, Sntese. Unisntese A evoluo no estudo do direito. Porto Alegre, 2.001. 2 ed. Produzido por Editora Sntese.

HOME-PAGES

JUS. Teresinha, Jus Navigandi, 1.996-2.003. Contm informaes jurdicas, doutrinrias, jurisprudenciais, notcias, publicaes e servios. Disponvel em: <http://www.jus.com.br>. Acesso em: 14 maro 2.003.

LIVROS

BRASIL, CONSTITUIO FEDERAL. Ed. Saraiva. 20 ed. So Paulo, 1.998. 252p. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal: Parte Geral vol. 1. Ed. Saraiva. 4 ed. So Paulo, 2.002. 538p. COSTA, Wagner Veneziani; AQUAROLI, Marcelo. Dicionrio Jurdico. Ed.WVC. So Paulo, 1.998. 424p. COSTA JR, Paulo Jos da. Direito Penal Objetivo. Ed Forense. 1 ed. So Paulo, 1.989. 713p.

_________________________________________________________________________

Aplicao da Lei Penal 11 ________________________________________________________________________________________

FRANCO, Alberto Silva. Et al. Cdigo Penal e suas Interpretaes Jurisprudencial. Ed. Revista dos Tribunais. 5 ed. So Paulo, 1.995. 3.358p. FHRER, Maximilianus Cludio Amrico; FHRER, Maximiliano Roberto Ernesto. Resumo de Direito Penal: Parte Geral. Vol. 5. Ed. Malheiros. 22 ed. So Paulo, 2.003. 167p. GONALVES, Victor Eduardo Rios. Sinopses Jurdicas: Direito Penal Parte Geral vol. 7. Ed. Saraiva. 5 ed. So Paulo, 2.001. 199p. JESUS, Damsio E. de. Direito Penal: Parte Geral vol. 1. Ed. Saraiva. 25 ed. So Paulo, 2.002. 754p. KIST, Ataides. Direito Penal Brasileiro: Parte Geral vol. 1. Ed. De Direito. Leme, 2.000. 481p. MIRABETE, Julio Fabrini. Manual de Direito Penal: Parte Geral vol. 1. Ed. Atlas. 17ed. So Paulo, 2.001. 453p.

_________________________________________________________________________

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like