You are on page 1of 1

Motivos Poticos Fernando Pessoa (Ortnimo)

Tenso: sinceridade/fingimento, conscincia/inconscincia, sentir/pensar; Intelectualizao das emoes; Nostalgia da infncia- desesperana: infncia triste; Refgio no sonho; Conscincia do absurdo da existncia de expresso de estados de alma: tdio, egotismo, ceticismo, solido, angstia, cansao, nusea, saudade Sensacionismo: predomnio de sensaes visuais e auditivas e recusa do pensamento abstrato e a filosofia. (recusa do vicio de pensar); Misticismo naturalista (amor pelas coisas em si mesmas); Objetivista (aceitao calma e gostosa do mundo como ele ) poeta do real objetivo; Realismo ingnuo (as coisas existem como as vemos); Ama a natureza.

Estilo e Linguagem
Vocabulrio simples e espontneo; Uso de Frases nominais, adjetivao expressiva, comparaes, metforas, paralelismos, repeties e oximoros. Aliterao; Pontuao expressiva: exclamao, interrogao, reticncias fragmentao do EU; Versificao regular e tradicional (gosto pelo popular- uso da quadra); Mtrica curta;(versos de 2 a 7 slabas); Ausncia (aparente) de preocupaes; Linguagem simples e familiar; Uso de adjetivao objetiva (descritiva); Presente do indicativo e frases simples ou coordenadas; Uso da comparao; Verso livre, mtrica irregular; Epicurista: busca da tranquilidade e felicidade plenas; Estilo laboriosamente construdo , pensado linguagem erudita (com conhecimento e sabedoria); Uso do hiprbato; verbos no gerndio, no imperativo; Frases subordinadas; Forma potica mais usada: ode Irregularidade mtrica;

MESTRE dos heternimos Nasce em Lisboa em 1889 e morre tuberculoso em 1915. Nunca teve profisso; s tem a instruo primria.

Alberto Caeiro

Ricardo Reis

Considera-se o DISCPULO de Alberto Caeiro Nasce no Porto, em 1887, educado num colgio de jesuta, formado em Medicina. Por ser monrquico, parte para o Brasil em 1919.

Epicurismo (busca de prazeres morais e intelectuais, fuga dor, ataraxia) e estoicismo (regras para alcanar a felicidade e sabedoria em harmonia com a natureza); Neopaganismo e neoclassicismo (crena nos deuses, louvor civilizao grega preocupao em fazer da prpria vida uma arte, como os gregos); Sofrimento pela efemeridade da vida e do tempo Nasce-CresceMorre -> Ciclo da vida; Intelectualizao das emoes; Futurismo (apologia da civilizao industrial e tcnica, exaltao da fora, da violncia, do excesso, da velocidade, da energia) e sensacionismo (excesso de sensaes, euforia desmedida- procura de sensaes fortes e modernas); Pessimismo e intimismo (tdio, cansao, solido, frustrao e tristeza, dor de ser lcido); Nostalgia da infncia para sempre perdida; Passou por 3 fases: Decadentista; Futurista; Ablica.

Nasce em Tavira, em 1890. Engenheiro naval, formado na Esccia.

lvaro de Campos

Excesso de expresso: exclamaes, interjeies, estilo anafrico, apostrofes e enumeraes; Metforas, personificaes, hiprbatos, oximoros, antteses, comparaes; Construes nominais, infinitivo e gerndio; Verso: decasslabos agrupados em quadras (Opirio); Verso livre, longo.

You might also like