You are on page 1of 3

ULISSES

(Maria Alberta Menres) PNL Prof. Richard Oliveira 6 O


Deuses Minerva Deusa romana da sabedoria

Personagens Principais e Secundrias O DESENROLAR DA ACO...


Personagens

Itaca Ulisses (Rei de taca)


Penlope (esposa de Ulisses) Telmaco (filho nico de Ulisses) Polifemo (o mais forte dos ciclopes) Elo ( rei dos ventos) Minerva (Deusa da Sabedoria) Circe (poderosa feiticeira)

Ser gigante, com forma humana, mas com Mau; temperamental e intempestivo. um s olho no meio da testa. Amigo e amvel. Amiga e protectora. Dissimulada e falsa; mentirosa, mas acaba por arrepender-se. Feroz. Simpticos e prestveis. Hospitaleiro; simptico Fiel. Fiel. Conselheiro; amigo. Amiga; conselheira. Prudente. Cruis e desumanos.

Tria Retrato Fsico (cerco de 10 anos cidade)

Retrato Psicolgico Regresso Humilde; valente; vigoroso;a aventureiro; pacifista; manhoso e astuto; fiel. aps a casa de Ulisses Fiel; astuta; simptica e hospitaleira. conquista da cidade Valente e persistente

Crbero (co que guarda a Porta do Reino dos Co enorme com trs cabeas Infernos) Alcino e Arete (Reis da Crcira) e Nausica (filha dos reis da Crcira) Eumeu ( feitor e amigo de Ulisses) Argus (velho co de Ulisses) Euricleia (velha ama) Tirsias (profeta que se encontra no Reino dos Infernos) Me de Ulisses (tinha morrido e estava no Reino dos Infernos) Eurloco (marinheiro) Tntalo e Ssifo (almas existentes no Reino dos Infernos)

CICLPIA Arquiplago onde vivem gigantes com um s olho no meio da testa. Tudo enorme neste local. Os Ciclopes so devoradores de homens ILHA DE CIRCE Companheiros transformados em animais pela feiticeira Circe. Esta apaixona-se por Ulisses e deixa-o seguir viagem, libertando os seus amigos, no sem antes lhe dar alguns conselhos.

Fuga a Polifemo

ELIA Ilha onde vive Elo, rei dos ventos.

Tempestade provocada pela libertao dos ventos violentos Regresso Elia

ILHA DOS INFERNOS L encontra-se o Reino dos Infernos local onde vagueiam os mortos. A porta guardada por Crbero, um co com trs cabeas. Ulisses fala com sua me e com o profeta Tirsias que dizem para voltar rpido para taca.

ILHA DOS INFERNOS

Mar das Sereias, onde Ulisses ouve os seus encantamentos, amarrado ao mastro do barco

Passagem por dois rochedos enormes e perda de marinheiros CRCIRA (Terra dos Fecios) Ulisses perde a memria, sendo acolhido pelo rei Alcino, pela rainha Arete e pela princesa Nausica. Quando recupera a memria o rei d-lhe um barco e tripulao para o levar a taca.

Naufrgio e morte de toda a tripulao s sobrevivendo Ulisses.

TACA chegada, Minerva transforma-o num velho mendigo pois o seu trono est a ser disputado por vrios pretendentes.

Regresso a taca

Ulisses e seu filho derrotam os pretendentes, matando alguns e expulsando os outros Ulisses recupera o seu trono e a sua mulher.

Disfarado, d-se a conhecer a Telmaco e planeia matar os pretendentes. Vai at ao seu palcio onde pernoita dando-se a conhecer apenas sua velha ama, Euricleia.

You might also like