You are on page 1of 2

Tutor: Guilherme Aluno: Leandro Generoso Lopes RA 481734

O que ser um professor reflexivo? Uma questo a se considerar nos dias tumultuados em que muitos professores vivem e sobrevivem ou tem uma sobre vida! A pratica docente envolve muitas relaes e inter-relaes, onde o professor se v frente a alunos que precisam ser orientados, contedos que precisam ser mediados, contedo que deve ser transformado em contedo aprendido, e muitos outros fatores. Ser um professor reflexivo ser um professor atento ao seu fazer docente, aos seus alunos, a todas as relaes e inter-relaes envolvidas nem sua prtica docente. Zeichner e Liston (1996) apontam uma nfase contraria a viso tecnicista do professor, onde esse profissional ir aplicar o conhecimento e estudo de outros pesquisadores a seus educandos, ou seja, o professor no deve somente ministrar contedos, deve transforma-los em contedos aprendidos, e pra isso ele deve fazer uma analise critica de suas atividades, observando todas as relaes e correlaes dessa atividade (o seu conhecimento sobre o assunto, o entendimento dos alunos sobre o tema, a dinmica da aula, entre outros fatores). Shumlan (1986, 1987) fala que a aprendizagem deriva da prtica docente, e que essa deve estar fundada em uma base de conhecimento e associada a um modelo de raciocnio pedaggico. A base de conhecimento corresponde as saberes de diferentes naturezas (sobre as linguagens a serem ensinadas, experincias e vivencias dos docentes em seu processo de formao inicial e contnuo, conhecimento pedaggico do contedo) relacionado ao objetivo (ensinar). A base de conhecimento de um professor est em processo contnuo de aprimoramento e desenvolvimento, ou seja, permanentemente construdo.
Segundo Reali e Reyes (2009) uma das funes da reflexo a atribuio de significado, ou seja, a formulao das relaes e continuidades entre os elementos de uma experincia, atravs desse processo cada pessoa atribua significado e valor aos eventos vivenciados. Para a pratica docente, essa atribuio desse significado est associada ao como transformar um contedo a ser ensinado, em um contedo aprendido por seus alunos, pois o professor ir utilizar dentro dos seus conhecimentos o que julga mais importante a ser ensinado, atravs de estratgias j vivenciadas por ele modificadas em funo da realidade local (contextos social e cultural de seus alunos). Muitos fatores podem desencadear uma reflexo, dentre esses fatores pode-se citar o reconhecimento de um dilema educacional, e a soluo apontada para ele, uma

Tutor: Guilherme Aluno: Leandro Generoso Lopes RA 481734


experincia vivenciada ou narrada, e a explorao de hipteses e testes. E como consequncia desses fatores descritos, a reflexo pode oferecer ou estabelecer solues, indicando caminhos para uma melhoria da pratica docente. (Reali e Reyes, 2009, p.30). Ao analisar o Caso Maicon, foi possvel identificar vcios na pratica docente, que a torna por vezes ineficaz, e afasta o docente de seu objetivo principal, a transformao de contedos a serem ensinados, em contedos aprendidos por seus alunos. Esses vcios esto associados a praticas conservadoras e convencionais de ensino, focadas na obteno de metas, resultados e ndices, que no levam em conta as carncias e necessidades educacionais dos alunos. Algumas consideraes podem ser apontadas sobre o Casso Maicon, Valter no um professor reflexivo (no totalmente), pois no est considerando outros fatores alm de sua metodologia/pratica docente, porm, demonstra vontade, ou tende a essa prtica quando comenta duas dificuldades com o contedo a ser ministrado. Ele no reflexivo, pois trabalha isolado e amarrado a sua pratica docente. A docncia reflexiva implica em tambm ouvir as outras partes envolvidas na situao de aprendizagem, como os alunos, colegas de disciplina, professor coordenador, alm de realizar pesquisas quanto ao contedo e formas de ministrar/mediar, e pesquisas/avaliaes diagnsticas da compreenso e envolvimento dos alunos com os contedos. O que tornaria Valter reflexivo: Socializar suas dvidas, e buscar experincias bem sucedidas para se atualizar; Analisar sua prtica docente, seu relacionamento com o grupo de alunos, e envolver todo o grupo em suas mediaes/ministrao; Considerar suas necessidades e a de seus alunos; Referencias: BRITO, Edna A. O significado da reflexo na prtica docente e na produo dos saberes profissionais do/a professor/a. Universidade Federal do Piau. O caso de Maicon. Adaptado de Knapp, M. Copland, A; Talbert, J. F. Reflective tools for school and district leaders. 2003. www.ctpweb.org (acessado em 05/02/2005 REALI, A.M.M.R.; REYES, C.R. Reflexes? Sobre o fazer docente. So Carlos: EdUSFCar?, 2009. 98p. (Coleo UAB-UFSCAR)

You might also like