You are on page 1of 9

Classificao e manuteno de tratores agrcolas* 1.

Introduo Os primeiros equipamentos agrcolas utilizavam a potncia do ser humano e, durante o perodo dos sculos 19 e 20, os animais passaram a fornecer a potncia requerida para os equipamentos agrcolas. Porm, com a necessidade de otimizar o trabalho agrcola aumentando a produtividade e eficincia e reduzindo os custos, passou-se a utilizar mquinas com potncia fornecida por motores de combusto interna. Os tratores so mquinas dotadas de motor de combusto interna diesel ou Otto, e foram projetados para tracionar, transportar e fornecer energia mecnica para movimentar os rgos ativos de mquinas e implementos agrcolas. So largamente utilizados na agricultura, construo civil e de estradas, e em servios especializados em projetos industriais, entre outras aplicaes. 2. Classificao dos tratores A classificao dos tratores agrcolas pode ser feita segundo dois critrios bsicos: de acordo com o tipo de rodado, uma vez que esses rgos conferem ao trator importantes caractersticas diferenciadoras de desempenho operacional; de acordo com a conformao geral do chassi, pois a disposio das partes constituintes deve estar de acordo com o tipo de aplicao principal a que se destinam.

2.1. De acordo com o tipo de rodado De acordo com o tipo de rodado distinguem-se trs categorias de tratores: a) tratores de rodas: - de duas rodas; - triciclos (de trs ou quatro rodas); - de quatro rodas; b) tratores de esteiras; e c) tratores de semi-esteiras. 2.1.1. Tratores de rodas Constituem o tipo predominante para uso agrcola. Caracterizam-se por possurem, como meio de propulso, rodas pneumticas cujo nmero e disposio determinam os seguintes subtipos: Tratores de duas rodas: Possuem duas rodas motrizes e um par de rabias para acionamento e comando do trator pelo operador, que o acompanha. Tambm so denominados de tratores de rabia.

ENG 336 - Mquinas Agrcolas Ricardo Ferreira Garcia - DEA - UFV - rgarcia@ufv.br

(A)

(B)

Figura 1 Trator de duas rodas ou de rabia: A Trator Yanmar modelo TC11S; B Mesmo trator em operao de arao. Tratores triciclos: Possuem sua sustentao pelos rodados proporcionada por trs pontos, sendo duas rodas traseiras motoras e uma frontal movida. Podem apresentar, todavia, duas rodas dianteiras dispostas, uma do lado da outra, numa s coluna de sustentao, responsvel tambm pelo direcionamento.

Figura 2 Trator triciclo modelo John Deere 420. Tratores de quatro rodas: So tratores que apresentam sustentao atravs de quatro pontos, o que lhes confere maior estabilidade que os triciclos. Possuem dois eixos independentes, podendo ter trao apenas no eixo traseiro, ou em todos eixos. Os tratores com trao apenas na traseira, ou 4x2, apresentam duas rodas motrizes com garras na parte posterior e duas rodas movidas, de menor dimetro na frente, geralmente estriadas, com funo apenas direcional. Os tratores com trao nas quatro rodas podem apresentar trao dianteira assistida (TDA) ou trao dianteira integral. Os tratores com TDA podem ter sua trao ligada ou desligada dependendo da operao executada, sendo sua distribuio de massa dividida em 40% no eixo dianteiro e 60% no eixo traseiro, aproximadamente. Os tratores com trao dianteira integral, ou tambm chamados de 4x4 de projeto, possuem a trao dianteira sempre efetiva, sendo sua distribuio de massa distribuda em 60% no eixo dianteiro e 40% no eixo traseiro, aproximadamente.

(A)

(B)

(C) Figura 3 Tratores de rodas: A Trator 4x2 modelo New Holland TL 75E; B Trator 4x2 TDA modelo New Holland TM 165; C Trator 4x4 modelo CASE 9350. 2.1.2. Tratores de esteiras A aplicao dos tratores de esteiras na agricultura feita geralmente em operaes que exigem grande esforo tratrio, como arao, gradagem pesada, subsolagem, etc. Possuem rodado constitudo, basicamente, por duas rodas motoras dentadas, duas rodas guias movidas e duas correntes sem-fim, formadas por elos providos de pinos e buchas dispostas transversalmente, denominadas de esteiras. As rodas dentadas so responsveis pela transmisso do movimento s esteiras que se deslocam sobre o solo, apoiadas em sapatas de ao. Uma estrutura de apoio e um conjunto de roletes completam esse tipo rodado. A diferena de velocidade relativa entre as esteiras responsvel pelo direcionamento do trator. Modernos tratores de esteiras apresentam esteiras de borracha, tendo como vantagens menor nvel de vibrao e rudo, menor manuteno, maior velocidade de deslocamento, porm como desvantagens, maior custo de manuteno.

(A)

(B)

(C) Figura 4 Tratores de esteiras: A Trator de esteiras de ao modelo Caterpillar 95C; B Trator de esteiras de borracha modelo Caterpillar 75E; C Trator de esteiras de borracha modelo CASE 9300. 2.1.3. Tratores de semi-esteiras So tratores de quatro rodas com modificaes, de forma a admitirem o emprego de uma esteira sobre as rodas traseiras motrizes, adaptando-se de cada lado do trator, entre a roda frontal e a traseira, uma roda guia da semi-esteira. Dessa forma, procura-se aliar os aspectos positivos de ambos os rodados, sem alterar as caractersticas bsicas do trator de pneus. 2.2. De acordo com a conformao do chassi De acordo com a conformao do chassi, distinguem-se trs categorias de tratores, em funo da disposio de suas partes constituintes. Os tratores abaixo classificados foram apresentados anteriormente nas Figuras 1, 2, 3 e 4: a) tratores agrcolas: - de rodas; o de trao 4x2 (convencional); o de trao 4x2 com TDA; o de trao nas quatro rodas (de projeto). - de esteiras; - com chassi rgido; - com chassi articulado.

b) tratores florestais: - cortador-empilhadoras; - carregador transportador (forwarder); - transportador de arrasto (skidder); - processador. As mquinas cortadoras-empilhadoras permitem retirar a rvore inteira, sendo o aproveitamento da madeira, casca e ramos feito posteriormente. Estas mquinas, que podem ter a grua equipada com cabea corte ou cabea processadora, tem um sistema de locomoo constitudo por rastos especiais para a floresta, com os carrinhos protegidos. No caso de disporem de cabea corte, geralmente com quatro pinas para abraar o tronco e serra circular, apenas fazem o corte da rvore tombado-a por ao do movimento oscilatrio transversal da cabea.

Figura 5 Trator cortador-abatedor. Os tratores carregadores (Forwarder) destinam-se extrao dos troncos j traados e juntos de acordo com o fim a que se destinam, levando-os depois para os carregadouros ou diretamente para os veculos de transporte. Para movimentar as cargas florestais estes tratores tm montado gruas de alcance varivel, geralmente com o brao telescpico, cujas garras da cabea colocam a madeira entre os fueiros. Podem ter montadas lminas frontais para facilitar o trabalho de juno do material.

Figura 6 Trator carregador-transportador (Forwarder). Os tratores arrastadores de rodas (Skidder) so utilizados para remoo do material vegetal, depois do abate e corte dos ramos, geralmente em condies bastante difceis devido ao relevo e condies do solo. Podem ser rgidos ou articulados, tendo estes ltimos um preo mais elevado mas so mais eficazes em situaes difceis. Os tratores arrastadores de rastos vm perdendo importncia devido agressividade do sistema de locomoo.

Figura 7 Trator transportador de arrasto (Skidder). 2.3. De acordo com a distribuio de massa e potncia Pode-se distinguir trs tipos principais de acordo com sua massa e potncia: Modelo Pequeno Mdio Grande Massa At 80 kg 80-250 kg Acima de 250 kg Potncia kW (cv) At 4,5 (6) 4,5-9 (6-12) Acima de 9 (12) Tipo de motor Gasolina Gasolina ou diesel Diesel

3. Formas de transmitir potncia nos tratores O trator dispe de motor de combusto interna, responsvel pela transformao da energia qumica do combustvel em energia mecnica que utilizada em diversas formas para a realizao de diferentes operaes agrcolas. As formas de transmitir potncia nos tratores so: a) barra de trao a potncia transmitida atravs das rodas motrizes e da barra de trao para realizar trabalhos de trao. Pelo escalonamento de marchas e a carga sobre o trator pode-se controlar a fora disponvel na barra de trao; b) tomada de potncia (TDP) as TDP podem ser localizadas na parte dianteira ou traseira do trator e trabalham com velocidades normalizadas de 540 ou 1000 rpm; e c) sistema hidrulico atravs do elevador hidrulico e do controle remoto pode-se elevar equipamentos e acionar seus sistemas. 4. Partes constituintes dos tratores a) chassis constitui a parte estrutural do trator, onde so instalados todos os demais sistemas presentes no trator; b) motor responsvel pela transformao da energia qumica do combustvel em energia mecnica que utilizada em diversas formas para a realizao de diferentes operaes agrcolas; c) transmisso mecnica, hidrulica ou hidromecnica. A transmisso mecnica dividida em: - embreagem permite controlar o fornecimento de potncia aos sistema de rodado e TDP atravs do acoplamento ou desacoplamento de discos de frico volantes solidrios caixa de cmbio ou eixo da TDP; - caixa de cmbio permite transformar a velocidade de giro do motor em uma determinada velocidade das rodas motrizes, de acordo com o escalonamento das marchas;

d)

e) f) g)

diferencial sua funo permitir velocidades de giro diferentes s rodas motrizes quando estas esto fazendo um curva. Possui ainda o bloqueio que trava o mecanismo diferencial fazendo com que as duas rodas trabalhem mesma velocidade; - eixo motor parte final da transmisso de potncia ao sistema de rodado. Pode apresentar uma reduo final com a finalidade de aumentar ainda mais o torque. sistema hidrulico: - engate de 3 pontos; e - controle remoto. rodado e sistema de direo; sistema eltrico; rgos de acoplamento - barra de trao; - engate de 3 pontos; - tomada de potncia; e - polias. -

Figura 8 Partes constituintes principais de um trator agrcola 5. Manuteno de tratores agrcolas A manuteno de tratores agrcolas o conjunto de procedimentos que visam mant-los nas melhores condies de funcionamento e prolongar-lhes a vida til, atravs de lubrificao, ajustagens, revises e proteo contra agentes que lhes so nocivos. A manuteno pode ser: Preventiva: aquela em que se realiza a manuteno em intervalos regulares, determinadas pelo nmero de horas trabalhadas pelo equipamento. Realizada antes de surgir o defeito ou avaria visando prolongar a vida til dos componentes. Corretiva: manuteno realizada com o intuito de reparar algum defeito ou avaria ocorrida pela falta de manuteno preventiva, algum acidente, ou uso indevido do equipamento. A realizao da manuteno preventiva possibilita oferecer mquina condies satisfatrias de operao, ou seja, deix-la sempre apta ao trabalho. Os cuidados da manuteno preventiva so agrupados em perodos estabelecidos pelo fabricante, podendo ser chamada por isso de peridica, e

utiliza-se para seu controle, em tratores agrcolas, o hormetro, instrumento que registra o nmero de horas trabalhadas em funo da rotao do motor. Os principais cuidados da manuteno preventiva e sua justificativa esto descritos a seguir: Manuteno
Verificao do funcionamento do sistema eltrico Verificao da tenso da correia do ventilador Verificao do nvel de gua do radiador Verificao do nvel e troca de leo do motor e do filtro de leo Verificao do nvel e troca de leo da transmisso Verificao do nvel e troca de leo e filtro do sistema hidrulico Verificao do nvel e troca de leo da bomba injetora Verificao do nvel e troca de leo e filtro da direo hidrulica Verificao do nvel e troca de leo dos cubos das rodas Verificao do nvel e troca de leo do eixo dianteiro (diferencial) Verificao do nvel e troca de leo dos redutores finais traseiros Limpeza e troca do elemento de filtro de ar ou troca do leo Limpeza do filtro na entrada da bomba injetora Limpeza dos suspiros Limpeza do tanque de combustvel

Justificativa
O perfeito funcionamento dos faris, lmpadas sinalizadoras e do painel, alternador, e da bateria (eletrlitos, suspiro, nvel e terminais) garantem eficincia e segurana ao operador durante as operaes agrcolas. A folga desta correia provoca superaquecimento do motor por deficincia de refrigerao. O trator que utiliza esta correia para movimentar o alternador pode apresentar problemas na recarga da bateria. A ausncia de gua no sistema de arrefecimento causa superaquecimento do motor causando desgaste prematuro e conseqente travamento do mesmo. leo abaixo do nvel, ou contaminado, provoca desgastes prematuros e superaquecimento. Acima do nvel, provoca aumento da presso interna do motor comprometendo a vida til de juntas e retentores. O baixo nvel deste leo, ou contaminao, ocasiona lubrificao deficiente, resultando em desgastes prematuros das engrenagens e demais componentes. O baixo nvel deste leo, ou contaminao, provoca desgaste prematuro e perda de potncia do sistema de levante hidrulico e controle remoto (em alguns modelos de tratores). O baixo nvel deste leo, ou contaminao, ocasiona deficiente lubrificao da bomba injetora, ocasionando em desgaste prematuro e perda de eficincia (em alguns modelos de tratores). O baixo nvel deste leo, ou contaminao, provoca direo dura dificultando a dirigibilidade do trator (em alguns modelos de tratores). O baixo nvel deste leo, ou contaminao, ocasiona lubrificao deficiente, resultando em desgastes prematuros dos redutores, reduzindo a vida til dos mesmos (em alguns modelos de tratores). O baixo nvel deste leo, ou contaminao, provoca lubrificao deficiente, resultando em desgastes prematuros, reduzindo a sua vida til (em alguns modelos de tratores). O baixo nvel deste leo, ou contaminao, ocasiona lubrificao deficiente, resultando em desgastes prematuros das engrenagens, reduzindo a vida til das mesmas. O sistema de filtragem de ar estar em condies perfeitas para evitar que as partculas abrasivas em suspenso no ar sejam admitidas para dentro do motor, evitando, assim, o seu desgaste prematuro. Esse filtro impede a entrada de impurezas presentes no combustvel no sistema de alimentao. A contaminao do combustvel acarreta perda de eficincia do trator. O entupimento do suspiro de algum setor provoca deficincia de ventilao, superaquecimento e excesso de presso. O acmulo de impurezas no tanque ocasiona sobrecarga do sistema de filtragem, afetando a alimentao e funcionamento do motor.

Calibrao dos pneus Calibrao dos bicos e bomba injetora Troca do filtro de combustvel Drenagem do prfiltro ou do sedimentador e do filtro de combustvel Sangria nos filtros e bomba injetora Lubrificao dos pinos graxeiros Reabastecimento do tanque combustvel no fim do dia Reaperto geral de porcas Regulagem dos pedais de freio Regulagem do pedal de embreagem

A correta calibragem dos pneus aumenta sua vida til alm de fornecer melhor aderncia reduzindo patinagem excessiva e desgaste de combustvel. Bicos e bomba injetora desregulados resultam em perda de potncia do motor e consumo elevado de combustvel. O filtro sujo ou entupido ocasiona mau funcionamento do sistema de alimentao acarretando em perda de eficincia do motor. Eliminar a gua e impurezas do sistema de alimentao de combustvel. Estes elementos podem causar entupimentos e corroso dos componentes do sistema de alimentao, causando mal funcionamento e perda de eficincia do motor. Eliminar ar do sistema de alimentao. O ar no sistema ocasiona mau funcionamento do motor podendo at interromper seu funcionamento. Evitar desgastes prematuros das partes mveis e atritantes do trator que requeiram graxa. Tanque vazio favorece a condensao do ar presente em seu interior resultando na contaminao do leo com gua. A gua pode causar mau funcionamento do motor alm de corroso do sistema de alimentao. O trabalho normal do trator causa vibrao das peas podendo afrouxar porcas e parafusos. O reaperto evita folgas e perda de peas. A folga excessiva provoca deficincia na frenagem e dificuldade de operao do trator. A ausncia desta folga ocasiona desgaste prematuro do sistema de frenagem, incluindo lonas e tambor, e riscos de acidentes. A folga excessiva provoca dificuldade do engate de marchas, podendo vir a danific-lo. A ausncia desta folga ocasiona em desgaste prematuro do colar de embreagem.

O eficiente controle da manuteno de tratores agrcolas condio essencial para o sucesso de qualquer programa de mecanizao agrcola. Alm de permitir maior vida til para as mquinas e reduzir as possibilidades de falhas durante as operaes agrcolas, permite reduzir os custos de produo agrcola. Este controle pode ser feito atravs de cadernetas de campo, relatrios dirios e mesmo um programa computacional especfico.

You might also like