You are on page 1of 6

Aproveitamento de rejeitos gerados no beneficiamento de rochas ornamentais

Lydia Norina M. Frangella Bolsista de Iniciao Cientfica, Arquitetura, UFRJ Nuria Fernndez Castro Orientadora, Engenheira de Minas.

Resumo
A quantidade de rejeitos gerada no processo de beneficiamento de rochas ornamentais muito elevada, causando impactos ao meio ambiente devido a seu descarte sem nenhum planejamento, sendo uma problemtica no s nacional quanto mundial (Pfaltzgraff, 2005). Na primeirea etapa do projeto, foi demonstrada a a viabilidade tcnica da produo de anticatos, a partir dos rejeitos das rochas provenientes da regio de Santo Antonio de Pdua (Rio de Janeiro). Esse tipo de utlizao permitiria a reduo em at 40% da produo de rejeitos grossos. Na continuao do projeto, foi testada tambm a possibilidade de se produzirem seixos ornamentais a partir do rejeito das marmorarias. Os resultados foram bons em termos de qualidade, mas os tempos de residncia mostraram-se demasiadamente longos para se obterem resultados satisfatrios, capazes de atender s exigncias do mercado, pois acarreta um custo adicional que torna invivel esse tipo de aproveitamento. Devido a isso, a melhor soluo foi a de somente britar o material, aproveitando-o sem submet-lo a nenhum outro tipo de processo. Devido variedade de cores e caractersticas fsicas dos materiais provenientes das marmorarias, foi feito um estudo paisagstico para visualizar a aplicao desses novos produtos e um jardim de inverno em prisma de ventilao do centro. Foi feita tambm uma maquete para com o objetivo de reproduzir o espao e mostrar a factibilidade de se reduzir os rejeitos de uma forma simples e estetica. 1. Introduo As rochas ornamentais destacam-se tanto a nvel nacional como internacional devido as suas inmeras possibilidades de usos e aplicaes, alm de apresentarem caractersticas como durabilidade, baixo custo de manuteno, e dos efeitos estticos proporcionados. Constituem assim, uma tima opo de revestimento para pisos e paredes, correspondendo a cerca de 70 % da produo mundial destinada para esse tipo de aplicao (Montani, 2003). Entretanto, nos processos de extrao e beneficiamento, que em sua maioria so feitos de maneira precria, para obteno das chapas, lajinhas ou pisos, gerada uma grande quantidade de rejeitos (em alguns casos, atinge a 60% do extrado, com pouco ou nenhum aproveitamento posterior). A continuidade do projeto tem como principal objetivo ratificar a viabilidade do aproveitamento de parte desses rejeitos, aplicando-os em projetos paisagsticos, revitalizando espaos degradados e confinados com texturas, cores, e tons em harmonia com a natureza, tornando-os refgios agradveis onde se estar e para contemplar. Os rejeitos utilizados foram coletados em diferentes empresas de beneficiamento de rochas ornamentais XV Jornada de Iniciao Cientfica CETEM 1

(marmorarias, empresas de beneficiamento) localizados no Estado do Rio de Janeiro (granitos, granitides e mrmores), e tambm foi utilizada Pedra de Pdua (gnaisse) do noroeste do estado do Rio. Nesta etapa, visando a diminuio do custo de produo, est sendo proposta a utilizao de uma betoneira comum, normalmente utilizada na construo civil e de uma serra manual de disco diamantado, transformando, com baixo custo, os rejeitos grossos em peas ornamentais (anticatos, seixos ornamentais, partculas para decorao de jardins, vasos, etc.), em produtos de maior valor agregado. Uma das possibilidades de uso verificada foi na produo de peas ornamentais denominadas anticatos. O anticato uma superfcie ligeiramente rugosa obtida atravs do tratamento da superfcie de pequenos pedaos de mrmore, granito, guinas ou arenito de modo a gerar uma aparncia gasta e antiga. Utilizam-se, para isso, diferentes processos abrasivos, como escovao por atrito ou equipamentos de jateamento de gua ou areia, requerendo uma grande inverso e treinamento. O diferencial deste produto est na textura acetinada e nas bordas rsticas e irregulares. Este tipo de material vem ganhando espao na construo civil pela beleza do movimento, textura e cores que valorizam espaos internos e externos. Seu uso ilimitado dando aos profissionais de arquitetura e decorao um material com formas e dimenses variadas, possibilitando a criao de inmeras figuras, faixas filetadas, tabeiras, cornijas, bordas, decoraes de piscinas, painis, paredes, quadros, fachadas de prdios etc. A outra possibilidade de uso dos rejeitos grossos seria na produo de seixos ornamentais. Os seixos ornamentais so utilizados como alternativa aos seixos rolados obtidos normalmente em rios. Caracterizam-se por serem bastante duros e resistentes e sua utilizao se d em jardins, muros e ornamentao de paredes. No mercado, h somente a presena de seixos de cor branca, oriundos do beneficiamento de mrmores. A disponibilidade de seixos de diferentes tamanhos, cores e formas, ampliar as opes de decorao por parte dos paisagistas e decoradores. Alm dos ganhos materiais da reduo de resduos de rochas ornamentais e a melhoria da qualidade do espao, deve se levar em conta o fator psicolgico que a paisagem agradvel aos olhos oferece. Uma obra arquitetnica que permite o dilogo com as reas, tanto externas quanto internas, oferece sensao de liberdade e de bem-estar. por isso que se deve dar a mxima ateno ao projeto paisagstico. Alm do papel de recuperao da rea transformada pela obra, o paisagismo pode acresentar e explorar as possibilidades que o uso do espao oferece. Os novos produtos sero utilizados em uma rea confinada, situada no Centro de Tecnologia Mineral - CETEM, mais especificamente um prisma de ventilao entre os laboratrios de qumica analtica e o setor de Caracterizao Tecnolgica (Figura 1), com o objetivo de alm de tornar a circulao das pessoas nesta rea mais agradvel.

XV Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

Figura 1- Projeto paisagstico de jardins, utilizando o seixo produzido apartir do rejeito de rochas ornamentais.

2. Materiais e Mtodos 2. 1 Produo de anticatos Para a produo dos anticatos foram utilizados rejeitos grossos do beneficiamento de rocha metamrficas (gnaisses) provenientes da regio de Santo Antonio de Pdua, no noroeste do Estado do Rio Janeiro. Os rejeitos grossos, (principalmente aqueles decorrentes de lajotas quebradas) foram cortados, utilizando a serra manual de disco diamantado, em peas de 10 x 10 cm e, depois, encaminhadas para um moinho, sem aletas, com uma rotao de 40 rpm, utilizando diferentes tempos de residncia e areia como elemento abrasivo. A funo do moinho era a de realizar o desgaste dos ngulos retos das lajotas, gerando cantos arredondados, formatos tpicos de peas de anticato. Foi verificado o uso de duas areias de diferentes origens. Uma de granulometria fina, utilizada como matriaprima para a produo de vidros e uma de granulometria mais grossa, utilizada como areia para construo civil. 2.2 Produo de seixos ornamentais Para gerar seixos com granulometria semelhante, os rejeitos, de uma marmoraria da cidade do Rio de Janeiro (foram utilizados rejeitos de Bege Bahia, Caf Bahia, As de Paus, Capo Bonito), foram fragmentados em um britador de mandbulas (Figura 2), com abertura de posio fechada (APF) de 10 mm e abertura de posio aberta (APA) de 20 mm, sendo o produto classificado em peneiras de laboratrio, utilizando agitador de peneiras Ro-Tap. As fraes retidas nas peneiras de abertura 15,9 mm e 11,2 mm.

XV Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

Figura 2- Rejeito de charnokito e britador de mandbulas utilizado para fragmentar os rejeitos.

3. Resultados 3.1 Produo de Anticatos A areia usada para a construo civil mostrou ser elemento abrasivo mais eficaz pois os maiores dessa areia geraram uma superfcie mais desgastada, com aparncia mais prxima a da pea tida como padro (Figura 3).

Figura 3 Pea apenas cortada, anticatos obtidos com areia fina e areia para construo civil e pea utilizada como padro (Anticato SUNNY TUMBELD, origem ndia)

3.2 Seixos ornamentais A fragmentao das aparas de Bege Bahia, Capo Bonito, As de Paus e do Caf Bahia no britador de mandbulas gerou produtos com distribuio granulomtrica bastante semelhante (Figuras 4 e 5), permitindo a utilizao de aproximadamente 50% das aparas para a produo de seixos (partculas retidas em 15,9 mm e 10,2 mm). Foram testados diversos tempos de residncia, chegando at 36 h, no entanto, o resultado ficou aqum do esperado o que levou a deciso de no mais passar o material pelo processo de tamboramento, j que o uso prolongado do equipamento acabaria por encarecer demasiadamente o processo.

XV Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

100

Passante (%)

10 charnokito 1 Bege Bahia

0 0.01

0.1

1 Tamanho (mm)

10

100

Figura 4- Distribuio granulomtrica dos produtos obtidos na fragmentao de aparas de bege Bahia e do charnokito.

40 35 30 Retido (%) 25 20 15 10 5 0
4 2,8 2 1,4 1 15,9 11,2 7,93 5,66 0,71 0,5 0,35 0,25 0,18 0,13 0,09 0,06 0,05

Charnokito Bege Bahia

Tamanho (mm)

Figura 5- Quantidade retida em cada faixa granulomtrica na fragmentao de aparas de bege Bahia e charnokito. 4. Agradecimentos Agradeo ao CETEM, a todos aqueles que me ajudaram de alguma forma para que eu pudesse realizar meu trabalho da melhor forma possvel, e tambm ao CNPQ, pelo financiamento da bolsa de iniciao cientifica. 5. Concluses O trabalho realizado at o momento identificou a possibilidade de reduzir a quantidade de rejeitos do beneficiamento de rochas ornamentais, utilizando solues de baixo custo e capazes de agregar valor comercial aos rejeitos grossos. A partir do redimensionamento dos rejeitos grossos, foi possvel chegar a peas de diferentes dimenses, utilizando apenas uma serra manual de disco diamantado. A produo de anticato a partir dessas peas se mostrou vivel. A areia utilizada na construo civil mostrou ser, mais uma vez, um elemento abrasivo de maior eficincia.

XV Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

Para a produo de seixos rolados a partir de rejeito de mrmores, e ante a impossibilidade de testar o uso de uma bentoneira comum em lugar do moinho, prope-se o aproveitamento desse material em forma bruta, sem tamboramento, simplesmente britado, tendo em vista que o processo mostrou-se inviabilizado, devido ao alto custo para produo de cantos arredondados em todas as superfcies das partculas com tamanho de 15,9 mm e 11,2 mm. Para a frao passante em 11,2 mm, visualiza-se o emprego para a produo de areia artificial. Atravs da produo de anticatos e seixos ornamentais, ser possvel reduzir as perdas no beneficiamento de uma mdia de 60% para menos de 20% (esse percentual devera ser maior pois a utilizao das partculas de tamanho inferior a 11,2 mm na produo de areia artificial implica no aumento do aproveitamento) . Por fim, deve se salientar a importncia do aproveitamento dos rejeitos grossos para arquitetura e paisagismo, pois nem sempre o paisagismo complementar arquitetura. Muitas vezes, de fato, acontece o contrrio; o projeto arquitetnico procura uma acomodao visual da edificao com seu entorno, usando materiais que funcionem como espelhos desse entorno de forma a ficar fundido edificao. Realando as formas e rompendo a rigidez dos materiais, consegue-se suavizar o dia a dia do trabalho. Se, para esse fim, so empregados materiais at ento considerados como rejeitos, junta-se o til ao agradvel, diminuindo um problema ambiental e valorizando o projeto arquitetnico e sua finalidade.

Referncias Bibliogrficas CENTRO DE TECNOLOGIA MINERAL CETEM/ ASSOCIAO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DE ROCHAS ORNAMENTAIS ABIROCHAS . Rochas Ornamentais no Sculo XXI: bases para uma poltica de desenvolvimento sustentado das exportaes brasileiras . Rio de Janeiro:ABIROCHAS, 2001, 160p. CHIODI FILHO, C. Situao e Perspectivas Brasileiras no Setor de Rochas Ornamentais e de Revestimento. In:SIMPOSIO BRASILEIRO DE ROCHAS ORNAMENTIS,1.; SEMINARIO DE ROCHAS ORNAMENTAIS DO NORDESTE , 2, 2001 Salvador. Anais...Rio de Janeiro: CETEM; SGM, 2001. CHIODI FILHO, C. Situao e Perspectivas Brasileiras no Setor de Rochas Ornamentais e de Revestimento no Brasil. Fortaleza: ABIROCHAS, 2003. 30 p (Relatrio Tcnico) . MONTANI, C. STONE 2003; repertorio econmico mondiale. Faenza: Grupo editoriale Faenza Editrice. S.P.A, 2003.237p. PFALTZGRAFF, P. A. S. Impacto Ambiental na Lavra de Rochas Ornamentais. 1 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ROCHAS ORNAMENTAIS, 2005, Guarapari, Brasil. VIDAL F. W. H, PADILHA M.W. M Arranjo Produtivo Local de Rochas Ornamentais em Nova Olinda e Santana do Cariri; Escritrio Regional do Cariri.In: Simpsio Brasileiro de Rochas Ornamentais do Nordeste, 4 , Fortaleza 2003.

XV Jornada de Iniciao Cientfica CETEM

You might also like