You are on page 1of 12

Cartilha da Gestante Quando voc est grvida, tem direitos que devem ser respeitados para que sua

gravidez seja saudvel e seu parto seguro.

DIREITOS SOCIAIS

Em vrias instituies pblicas e privadas existem guichs e caixas especiais ou prioridade nas filas para atendimento a gestantes. Procure informaes no prprio estabelecimento.

No aceite agresses fsicas ou morais por parte de estranhos, do seu companheiro ou de familiares. Caso isso acontea, procure uma delegacia, preferencialmente a delegacia da mulher do seu municpio, para prestar queixa.

DIREITOS NO TRABALHO

(Garantidos pelas leis trabalhistas - CLT)

Sempre que voc for s consultas de pr-natal ou fizer algum exame necessrio ao acompanhamento de sua gravidez, solicite ao servio de sade uma DECLARAO DE COMPARECIMENTO. Apresentando esta declarao sua chefia voc ter sua falta justificada no trabalho.

Voc tem o direito de mudar de funo ou setor no seu trabalho, caso o mesmo possa provocar problemas para a sua sade ou a do beb. Para isso, apresente gerncia um atestado mdico comprovando que voc precisa mudar de funo.

Enquanto estiver grvida, e at cinco meses aps o parto, voc tem estabilidade no emprego e no pode ser demitida, a no ser por "justa causa", isto , nos casos previstos pela legislao trabalhista (se cometer algum crime, como roubo ou homicdio, por exemplo).

Voc tem direito a uma licena-maternidade de 120 dias - recebendo salrio integral e benefcios legais - a partir do oitavo ms de gestao.

At o beb completar seis meses, voc tem direito de ser dispensada do seu trabalho todos os dias, por dois perodos de trinta minutos, para amamentar.

O seu companheiro tem direito a uma licena-paternidade de cinco dias, logo aps o nascimento do beb.

Conhecendo os seus direitos, voc pode exigi-los e

fazer com que sejam cumpridos. Mas, caso estes

direitos no sejam respeitados, procure os sindicatos ou associaes de sua categoria profissional, para encontrar uma soluo. Se a sua categoria profissional no tiver sindicato ou associao, voc pode buscar ajuda diretamente na Justia do Trabalho ou no Ministrio Pblico.

Nos SERVIOS DE SADE voc tem direito a:

Ser atendida com respeito e dignidade pela equipe de sade, sem discriminao de cor, raa, orientao sexual, religio, idade ou condio social.

Aguardar o atendimento em lugares arejados e limpos, tendo sua disposio gua potvel e sanitrios limpos.

Um servio de sade de qualidade deve atender a gestante chamando-a pelo seu prprio nome, criar alternativas para evitar longas esperas e procurar lhe dar prioridade nas filas.

ISTO TAMBM QUALIDADE DE ATENO SADE. ISTO TAMBM RECONHECER OS DIREITOS DE CIDADANIA.

Lembre-se: Voc paga impostos quando compra ou vende qualquer produto ou servio. O dinheiro do seu imposto utilizado nos servios pblicos. Por isto, voc tem direito a atendimento gratuito e de boa qualidade nos hospitais pblicos e nos hospitais conveniados ao Sistema nico de Sade (SUS).

O Direito ao Pr-Natal

Se voc desconfia que est grvida, procure a unidade de sade mais prxima para confirmar a gravidez e iniciar o seu acompanhamento de sade.

O pr-natal pode lhe assegurar uma gestao saudvel e um parto seguro.

Voc tem direito a fazer pelo menos seis consultas durante toda a gravidez.

Caso deseje ou precise, voc pode solicitar ao servio de sade a presena de uma pessoa de sua confiana nas consultas do pr-natal.

ATENO!

Voc tem direito ao CARTO DA GESTANTE

Esse carto deve conter todas as anotaes sobre seu estado de sade, sobre o desenvolvimento de sua gestao e os resultados dos exames que voc fez. Leve esse carto a todas as consultas e verifique se ele est sendo preenchido. No esquea de apresent-lo aos profissionais de sade na hora do parto.

FIQUE DE OLHO

Em todas as consultas de pr-natal, a equipe de sade dever medir sua presso arterial, verificar seu peso, medir sua barriga e escutar o corao do beb.

EXAMES DO PR-NATAL

Fique atenta e veja o que considerado o mnimo de exames a serem feitos:

1. Exames de Sangue: para descobrir diabetes, sfilis e anemia e classificar o seu tipo de sangue.

2. Exames de Urina: podem descobrir infeces e presena de protena na urina.

3. Preventivo de Cncer de Colo do tero (Papanicolau): esse exame informa sobre a existncia de problemas que podem levar ao cncer de colo de tero, permitindo o tratamento imediato. Este exame deve ser realizado a cada trs anos. Caso voc no tenha feito neste perodo, deve fazer no pr-natal.

Teste anti-HIV (para identificar o vrus da AIDS): Caso voc queira, voc pode fazer esse exame durante o pr-natal. Ele uma proteo para a mulher e para a criana. Uma mulher portadora do HIV pode comear o tratamento durante a gravidez, evitando que o vrus passe para o beb durante a gestao e o parto.

Seus Direitos no Parto

Voc sabia que o parto normal o mais seguro para a grande maioria das mulheres?

FIQUE ATENTA:

O parto considerado uma urgncia e o seu atendimento no pode ser recusado em nenhum hospital, maternidade ou casa de parto. Se a unidade de sade no puder atend-la naquele momento, os profissionais de sade devem examinar voc antes de encaminh-la para outro local. Voc s poder ser transferida se houver tempo suficiente para isso e depois de

terem sido confirmadas a existncia de vaga e a garantia de atendimento no outro estabelecimento de sade.

Durante a INTERNAO e NO TRABALHO DE PARTO, voc tambm tem direitos:

De ser escutada em suas queixas e reclamaes e ter as suas dvidas esclarecidas.

De expressar os seus sentimentos e suas reaes livremente. No se envergonhe nem se intimide se voc tiver vontade de chorar, gritar ou rir. Essas so reaes normais, que podem ocorrer durante o trabalho de parto com todas as mulheres. Nenhum profissional de sade pode recriminar voc por isso.

As roupas utilizadas durante o trabalho de parto devem ser confortveis e estar de acordo com o seu tamanho. Devem ser de tecidos e modelos que no exponham o seu corpo, causando-lhe constrangimento.

Caso voc queira contar com a presena de acompanhante no momento do parto, como o pai da criana, parente ou pessoa amiga, solicite isto ao servio que est atendendo voc. De preferncia, acerte isso antes do parto.

INFORMAES IMPORTANTES PARA O SEU BEM-ESTAR:

Nem sempre necessria a realizao da lavagem intestinal e da raspagem de plos antes do parto. Converse sobre isso com quem est atendendo voc.

Muitas vezes, durante o trabalho de parto, voc poder receber alimentos lquidos (sucos, sopas, caldos). A equipe de sade lhe dir se voc precisa ficar em jejum em situaes especiais.

O soro com medicamentos para apressar o parto s deve ser utilizado em situaes especiais. Se este for o seu caso, solicite equipe de sade que lhe explique as razes de uso do soro.

Voc tem o direito de ter um parto normal e de ser atendida por uma equipe preparada e atenciosa. Na grande maioria dos casos, o parto normal a maneira mais segura e saudvel de ter filhos e deve ser estimulado atravs de uma assistncia humanizada, gentil, segura e de boa qualidade, para voc e seus acompanhantes.

PARTO SEM DOR

Cada mulher e cada parto so diferentes. A dor no parto costuma ser uma dor forte, mas muitas mulheres acham que uma dor suportvel e preferem no ter anestesia. Se voc sentir necessidade, pea anestesia no caso de um parto normal, inclusive nos hospitais pblicos ou conveniados ao SUS.

DICAS PARA ALIVIAR A DOR:

o Estar na companhia de quem voc gosta e confia.

o Banhos de gua morna: podem ser de chuveiro, com a gua caindo em cima da barriga e das costas.

o Caminhar durante o trabalho de parto pode facilitar a descida do beb. Faa isto se for confortvel para voc.

Quando O BEB EST NASCENDO:

s vezes, o mdico faz um corte na vagina, a chamada episiotomia, que pretende evitar o rompimento da pele, mas nem sempre ela necessria.

Se voc precisar de uma CESREA:

Em alguns casos, a cesrea pode ser necessria para proteger voc e o beb; mas voc tem o direito de ser informada dos motivos para fazer esta cirurgia.

Se o seu primeiro parto foi cesariana, possvel que voc possa ter agora um parto normal. Lembre-se: o parto normal, geralmente, mais seguro para a me e para o beb.

A cesrea mais arriscada que um parto normal. Para a mulher, existe um risco maior de infeco e problemas com a anestesia. O beb pode ter problemas respiratrios ou nascer antes do tempo certo. Por isso, ela s deve ser realizada quando for para o bem da sua sade ou do beb.

DEPOIS DO PARTO, voc tem direito a:

Ter a criana ao seu lado, em alojamento conjunto, e amamentar. Vocs s precisam ficar separados se algum dos dois tiver algum problema.

Receber orientaes sobre a amamentao e suas vantagens, para voc e para a criana.

No momento da alta voc deve sair com orientaes sobre quando e onde dever fazer a consulta de ps-parto e do controle do beb.

INFORMAES E ACONSELHAMENTO

Durante as consultas de pr-natal a equipe de sade deve dar orientaes sobre gravidez, parto, ps-parto e cuidados com o beb. Voc tambm poder obter informaes sobre sexualidade, nutrio e cuidados com a sade no perodo da gestao e preparao para amamentao.

Cada vez que a equipe indicar para voc um exame, tratamento ou cirurgia, ou quando lhe derem algum remdio, voc tem o direito de ser informada sobre os motivos dessa conduta, com palavras simples, para que voc possa entender o que foi explicado.

Quando voc tiver algum problema de sade que possa ser tratado de mais de uma maneira, voc tem o direito de ser informada sobre as diferentes opes de tratamento.

Aproveite as consultas de pr-natal para esclarecer todas as suas dvidas sobre gravidez, parto e ps-parto. Informe-se tambm sobre doenas sexualmente transmissveis, AIDS e mtodos para evitar gravidez. Lembre-se: quanto mais voc souber sobre seu corpo, sua sexualidade, sobre formas de preservar sua sade, melhor para voc. Isto tambm ser feliz!

Em algumas cidades, alm das maternidades tradicionais existem outros locais de atendimento ao parto. Procure conhecer os recursos disponveis na sua comunidade para fazer a melhor escolha para voc e seu beb.

O QUE FAZER CASO VOC NO SEJA BEM ATENDIDA EM QUALQUER MOMENTO DA SUA GRAVIDEZ OU PARTO:

Voc pode procurar a gerncia do servio de sade que atendeu voc e informar sobre a sua insatisfao. Voc tem o direito de ser atendida com respeito e dignidade. Todo cidado deve contribuir para a melhoria do atendimento sade em nosso pas.

Outros Direitos

LIGADURA DE TROMPAS

A ligadura de trompas uma forma definitiva de evitar uma gravidez e exige uma cirurgia para a sua realizao. Ela s deve ser feita se voc tiver certeza de que no quer mais engravidar.

O perodo da gravidez e parto no o melhor momento para decidir sobre a ligadura de trompas, porque voc estar muito envolvida pelas emoes da chegada do beb.

A nova lei sobre planejamento familiar permite a realizao da ligadura em mulheres com mais de 25 anos ou com mais de dois filhos. Mas a ligadura no poder ser feita logo depois do parto ou da cesrea, a no ser que voc tenha algum problema grave de sade ou tenha feito vrias cesarianas.

Fazer uma cesariana para realizar ligadura de trompas contra a lei e um risco desnecessrio sua sade. No caia nessa!

Antes de decidir pela ligadura de trompas, voc tem o direito de ser informada sobre todos os outros mtodos para evitar uma gravidez. Pense bem antes de decidir. Ligadura para sempre!

Se voc decidir ligar as trompas, saiba que a ligadura pode ser feita GRATUITAMENTE nos hospitais pblicos e conveniados ao SUS.

No aceite nenhum tipo de cobrana para a realizao da ligadura de trompas. Assim como o planejamento familiar, o pr-natal e o parto, este um direito seu!

SE VOC ESTIVER ABORTANDO, LEMBRE-SE:

Voc tem o direito de ser atendida imediatamente e de maneira respeitosa, sem recriminaes ou crticas.

Durante o atendimento, voc deve ser esclarecida sobre todos os tratamentos propostos.

Voc tem o direito de receber anestesia para tratamento do aborto.

Voc tem o direito de ser informada sobre onde buscar ajuda nos casos de complicaes ps-aborto.

ATENO!

Caso a gravidez coloque a sua vida em risco ou se voc foi estuprada e engravidou:

Nos casos de estupro, voc tem direito a atendimento especial e pode solicitar a interrupo da gravidez, sem precisar de autorizao de juiz. recomendvel que voc faa o "Boletim de Ocorrncia" na delegacia, logo aps ter sofrido o abuso sexual.

Nestes casos, procure a unidade ou a Secretaria de Sade de seu municpio para que lhe indiquem os hospitais que realizam este tipo de atendimento.

Nos casos de risco de vida para voc, a equipe de sade dever inform-la de forma simples e clara sobre os riscos e, caso voc concorde, poder ser solicitada a interrupo da gravidez.

Nestas situaes voc tem o direito de realizar o aborto gratuitamente, de forma segura e com um atendimento respeitoso e digno.

O PAI TAMBM TEM DIREITOS NOS SERVIOS DE SADE

De participar do pr-natal. Isto pode ser muito importante para voc, para ele e para o beb.

De ter suas dvidas esclarecidas sobre a gravidez, sobre o relacionamento com a mulher e sobre os cuidados com o beb. Ele no apenas o seu acompanhante, mas tambm o pai da criana que vai nascer. Participar fundamental!

De ser informado sobre como a gravidez est evoluindo e sobre qualquer problema que possa aparecer.

Na poca do parto, de ser reconhecido como PAI e no como "visita" nos servios de sade.

De ter acesso facilitado para acompanhar voc e o beb a qualquer hora do dia.

importante que o pai v com voc na consulta ps-parto, para receber as informaes e orientaes sobre contracepo e preveno de doenas transmitidas em relao sexual e AIDS.

A participao do pai durante a gravidez, parto e ps-parto um direito que deve ser exercido.

Contatos teis para Mais Informaes

DISQUE-SADE

0800-611997

Conselhos Municipais e Estaduais de Sade

Na maioria dos municpios brasileiros funcionam os Conselhos Municipais de Sade, aos quais voc poder recorrer para fazer uma denncia.

Comit de Preveno da Mortalidade Materna

Procure informaes nas Secretarias de Sade do seu municpio ou estado. Os Comits existem em vrias localidades, para averiguar causas de mortes decorrentes da gravidez e parto.

Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

Edifcio Sede do Ministrio da Justia, 3 andar, sala 308 - Esplanada dos Ministrios - CEP 70064-900 - Braslia/DF

Fones: (61) 218-3150 / 224-3105 - Fax: (61) 226-9526

Para se informar sobre onde funciona o Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos da Mulher, procure as Secretarias de Justia de sua localidade.

Conselho Regional de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Servio Social

Esses Conselhos so responsveis pela fiscalizao das prticas profissionais. Se necessrio, procure os endereos na Secretaria de Sade de seu estado.

REHUNA - Rede de Humanizao do Nascimento

Rua So Felix, 70 - Campo Grande - CEP 52031-060 - Recife/PE - Fonefax: (81) 427-9100

E-mail: curumim@elogica.com.br

Rede Nacional Feminista de Sade e Direitos Reprodutivos

Rua Bartolomeu Zunega, 44 - Pinheiros - CEP 05426-020 - So Paulo/SP Fone: (11) 813-9767 - Fax: (11) 813-8578

E-mail: redesaude@uol.com.br

Procure mais informaes na sua localidade.

You might also like