You are on page 1of 25

Avaliao e Auditoria Atuarial

Quais aspectos devem ser considerados na elaborao da avaliao e auditoria atuarial

Agenda
Auditoria Atuarial

Principais Aspectos da Auditoria Atuarial


Avaliao Atuarial Principais Aspectos da Avaliao Atuarial Tendncias Desafios

Pontos Importantes

Auditoria Atuarial
Resoluo 135 de 11/10/2005
Entrou em vigor em julho de 2006

Definio de Aturio Responsvel Tcnico e Aturio Independente Procedimentos mnimos no foram estabelecidos

Principais Aspectos da Auditoria Atuarial


Verificar se o total de provises est devidamente refletido no balano da companhia
Validar a base de dados usada no clculo das provises; Validar se a metodologia divulgada ao rgo regulador est sendo devidamente aplicada;

Validar se a metodologia aplicada est coerente com o perfil da companhia;

Principais Aspectos da Auditoria Atuarial


Base de Dados
As bases de dados utilizadas para o clculo das provises matemticas devem ser confrontadas e validadas com os registros oficiais da companhia;
Incluindo, dados cadastrais de segurados, prmios, sinistros, valores cedidos e recebidos a ttulo de co-seguro e resseguro;

No podemos apenas extra-los de uma fonte confivel;


Documentar tratamentos realizados nas bases de dados para o clculo das provises.

Principais Aspectos da Auditoria Atuarial


Metodologia
Revisar se a memria de clculo utilizada pelo aturio responsvel tcnico segue a metodologia protocolada no rgo regulador;
Verificar se a base de dados validada est integralmente contemplada na memria de clculo;

Realizar Teste de Consistncia;


Se o aturio independente julgar necessrio aplicar nova metodologia para verificar o valor da proviso; Diferena de resultados devem ser avaliados conforme a materialidade da auditoria das DFs.

Avaliao Atuarial
Regulamentada pela Resoluo 135 de 11/10/2005 e pela Circular 272 de 22/10/2004; Deve ser segregada por seguros, previdncia complementar aberta e capitalizao; Deve conter as anlises contidas na Circular 272, e principalmente outras que o aturio responsvel tcnico julgar necessrias; O parecer deve conter avaliao conclusiva a respeito da adequao das provises tcnicas, especificando a necessidade ou no da constituio das provises de insuficincia de prmios e insuficincia de contribuies.

Principais Aspectos da Avaliao Atuarial


Qualidade dos dados que serviram de base para elaborao da avaliao atuarial; Adequao de cada proviso tcnica, indicando as possveis solues para o equacionamento, caso seja constatado dficit ou supervit; Verificao dos ativos frente aos passivos, indicando as possveis solues para o equacionamento, caso seja constatada alguma inadequao; e Apresentao das projees financeiras dos negcios em vigor, demonstrando a capacidade da sociedade de honrar seus compromissos futuros. A anlise pode ser feita por ramo ou grupo de ramos.

Tendncias
Estratgias Treinamento Reportes financeiros

Indicadores de performance (KPIs)


Estratgias de hedging

Oramento e gesto

Avaliao Atuarial

Tributos

Clculo de passivos

ALM

Sistemas de tecnologia da informao Gesto de riscos

Questes contratuais e legais IFRS

Tendncias
Envolvimento com a alta administrao

Necessidade de treinamento
Precificao Modelagem Financeira (Solvncia)

Desenvolvimento de metodologias mais detalhistas


Modelos estocsticos

Implementao do IFRS
Clculo do Teste de adequao do passivo

HOJE
EXECUTOR

O Aturio est mais envolvido em clculos de Provises Tcnicas e cumprimento de exigncias de rgos Reguladores.

TENDNCIA
O Aturio passa a ter maiores atribuies e responsabilidades
ESTRATGICO

FUTURO
EXECUTIVO

O Planejamento de implementao deve ser continuado com vistas Governana Corporativa.

DESAFIOS
NEGCIO

PRODUTOS

INVESTIMENTOS

PROCESSOS

MASSA SEGURADA

E S T R A T G I A

CAPITAL INTELECTUAL

SINISTROS

JURDICO ALTA ADMINISTRAO

CONTABILIDADE

Desafios
Design, preo e oferta

Fuses e Aquisies

Novo Papel

Securitizao

Gesto de Riscos

Estratgia de Investimentos

Desafios
Mudanas na Estratgia de Negcios
Juntos, esses desafios daro origem presso relacionada tanto convergncia
quanto divergncia entre linhas de seguros, acrescentando complexidade e dinamismo estrutura de mercado do setor de seguros. Por meio de uma abordagem pr-ativa para entender as principais reas de estratgia de negcios das seguradoras, os aturios devem aproveitar as novas oportunidade apresentadas pelo mercado para a diferenciao da concorrncia.

Design, Preo e Oferta de Produtos


As informaes relacionadas fornecero dados sobre a lucratividade da carteira, e provavelmente ajudaro as empresas de seguros a entender melhor os riscos e incertezas associadas s linhas de negcios ou carteiras individuais. Como resultado, a existncia de linhas de negcios com desempenho negativo pode se tornar mais transparente e, portanto, menos provvel. Com o aumento da transparncia na precificao do risco e mercados mais competitivos, as seguradoras precisaro aprimorar suas operaes e aperfeioar suas capacidades de precificao para melhorar sua estrutura de custo e sua habilidade para competir de forma eficaz.

Estratgia de Investimento

Volatilidade nas DFs

Mensurao de Passivos (CEVs)

Melhoria no Gerenciamento de Ativos e Passivos (ALM).

Estratgia de Investimento
A avaliao atuarial pode levar a melhorias nas estratgias de hedge de fluxo de caixa, uma vez que o objetivo do aturio ajudar as empresas a entenderem melhor a poca, riscos e incertezas dos fluxos de caixa. O ALM no estabelece explicitamente clculos de solvncia, ao fornecer um nmero de ativos lquidos mais consistente com o mercado ou mais informado economicamente, mas pode ajudar as seguradoras a identificar reas onde haja um possvel excesso de capital. A implementao do IFRS pode facilitar o crescimento da securitizao de passivos de seguro, que tambm podem liberar capital. Quando um excesso de capital for identificado, as seguradoras precisaro tomar decises informando como o capital liberado pode ser investido.

Gerenciamento de Risco

Reviso da lucratividade das carteiras. Melhor entendimento dos riscos e incertezas das linhas de negcio.

VISO REALISTA DO NEGCIO

MELHORES DECISES

Gerenciamento do Negcio

Gerenciamento de Risco
O aumento da transparncia com relao ao desempenho e posio de capital de uma empresa e suas linhas de negcios pode expor a administrao a um exame minucioso por parte de investidores, concorrentes e outros. Tendncias relacionadas solvncia tambm iro reforar ao melhor gerenciamento de risco em seguradoras. Uma maior transparncia e divulgao relacionada ao risco, conforme introduzido pelo IFRS, combinadas com estruturas de adequao de capital, levar as seguradoras a nveis maiores de responsabilidade por suas prticas de gerenciamento de riscos.

Securitizao
AVALIAO DA CARTEIRA

FINANCEIRO

IFRS
ATURIO

SECURITIZAO DA CARTEIRA

Securitizao
Como o IFRS requer que as seguradoras calculem o CEV de contratos, as seguradoras precisaro dedicar mais recursos para modelar e desenvolver preos precisos e consistentes com o mercado. Por sua vez, preos mais precisos evidenciados podem contribuir para aumentar a inteno da administrao de reduzir o valor das carteiras fechadas ou o valor em vigor tanto em linhas de seguro de vida quanto em outras linhas, como tambm em linhas pessoais e comerciais. Conforme as empresas se tornam mais sofisticadas em suas capacidades de modelagem, elas podem tentar tirar os riscos de mercado e os riscos no relacionados ao mercado (ex. longevidade e mortalidade) do seu balano patrimonial para gerenciar seu capital de forma mais eficaz. As seguradoras podem conduzir operaes de securitizao para gerenciar o aumento da volatilidade no balano patrimonial associado divulgao de informaes de acordo com o IFRS.

Fuses e Aquisies
Algumas empresas podem optar por diversificar suas carteiras de negcios como um hedge contra a volatilidade no balano patrimonial ou nos ganhos nas demonstraes financeiras, ou podem procurar se proteger de empresas mais capitalizadas. Provavelmente haver um aumento na alienao de empresas no lucrativas ou que consomem capital. Essas foras podem levar a uma maior negociao de carteiras fechadas Altos custos associados s novas regras de capital mnimo e outros custos crescentes de cumprimento tambm podem levar as seguradoras a procurar conduzir operaes de fuso e aquisio como uma forma de realizar economias de escala.

Pontos Importantes

Envolver a alta administrao fator crtico de sucesso Comunicao tempestiva com mercado, acionistas e empresas de rating minimiza a volatilidade das aes (aplicvel para empresas de Capital Aberto) Recursos e especialistas so escassos Conhecimento detalhado dos produtos e da massa segurada Confiabilidade na base de dados As seguradoras que entendem seus riscos e administram seu negcio de forma eficiente, de acordo com a nova diretriz, tero uma clara vantagem em relao s outras empresas.

Deloitte Touche Tohmatsu Consultores Ltda


Joo Batista da Costa Pinto Email: joaopinto@deloitte.com Tel: (11) 5186-1195

You might also like