You are on page 1of 41

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SCIO-ECONMICO DEPARTAMENTO DE CINCIAS ECONMICAS CURSO DE GRADUAO EM CINCIAS ECONMICAS ALUNO: WEMERSON

SILVEIRA

O MUTUALISMO NO SETOR DE SEGUROS BRASILEIRO

Florianpolis, Julho de 2008.

WEMERSON SILVEIRA

O MUTUALISMO NO SETOR DE SEGUROS BRASILEIRO

Monografia submetida ao Departamento de Cincias Econmicas para obteno de carga horria na disciplina CNM 5420 Monografia.

Orientador: Prof. Armando de Melo Lisboa.

Florianpolis, Julho de 2008.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SCIO-ECONMICO DEPARTAMENTO DE CINCIAS ECONMICAS CURSO DE GRADUAO EM CINCIAS ECONMICAS

A Banca Examinadora resolveu atribuir a nota 7,5 ao aluno Wemerson Silveira na Disciplina CNM 5420 Monografia, pela apresentao deste trabalho.

Banca Examinadora:

_______________________________________ Prof. Dr. Armando de Melo Lisboa Presidente

_______________________________________ Prof. Newton Carneiro A. da Costa Jnior Membro

_______________________________________ Prof. Valdir Alvim da Silva Membro

AGRADECIMENTOS

Agradeo a todo o corpo docente do Departamento de Cincias Econmicas da Universidade Federal de Santa Catarina pela maestria com que passam todo seu conhecimento aos alunos, buscando com isso formar profissionais preparados para o exerccio da profisso.

No menos grato, aos funcionrios da Universidade que primam pelas condies de trabalho e estudo com eficincia e carinho, desde a limpeza at a parte administrativa.

Em especial, queria agradecer ao Professor Armando de Melo Lisboa pela possibilidade de conhecer e de me tornar um militante da Economia Solidria, vertente da Economia que pretendo estudar e atuar.

Aos amigos conquistados durante a vida acadmica, Fabiano Otvio, Marciano, Fbio Bergamini, rica Tannuri, Carlos e esposa, der, Humberto de Paula, entre muitos outros.

A meus pais, Jaime e Terezinha, a minha esposa Irini e meu filho Ian, por me apoiarem a percorrer todos os degraus que me trouxeram at aqui.

A Deus por nos proporcionar o milagre da Vida!

A vontade de fazer deve ser maior do que o medo de errar!

Emancipem-se da escravido mental, pois somente ns mesmos poderemos libertar nossas mentes!
Robert Nesta Marley

RESUMO
O tema do presente estudo o mutualismo no setor de seguros brasileiro. O estudo se prope a relatar o papel que o seguro moderno representa para a sociedade, para os governos e principalmente na conservao de riquezas e caracterizar a prtica do mutualismo como alavanca de um processo importantssimo para as economias de todo o globo. Assim, a questo que fundamenta este estudo : Quais as oportunidades para o setor de seguros brasileiro, inserido na tica do mutualismo? O motivo que levou escolha pelo tema foi a familiaridade com o assunto, considerando que o autor deste estudo trabalha no ramo de seguros e, no decorrer de sua vida profissional, acompanhou as mudanas pelas quais o setor passou e a influncia das transformaes ocorridas no cenrio internacional. O desenvolvimento deste estudo est dividido em dois captulos. O primeiro captulo conceitua o seguro sob diferentes enfoques: na viso de base atuarial, na linha jurdica, em relao ao seu aspecto tcnico, do ponto de vista econmico e na viso do consumidor de seguros. Neste captulo, so definidas tambm as caractersticas bsicas do seguro (previdncia, incerteza e mutualismo). Tambm so citados os elementos essenciais do contrato de seguro (o risco, as partes intervenientes, o prmio e a indenizao), alm de relacionadas as modalidades de seguro mais usuais no Brasil. O segundo tpico deste captulo relata o desenvolvimento do mercado segurador mundial e brasileiro. O segundo captulo, denominado Mutualismo, conceitua este termo, que constitui a base de toda operao de seguro. Assim, o mutualismo no setor de seguros investigado, a partir da viso e dos princpios da economia solidria.

ABSTRACT
The subject of the present study is the mutualism in the sector of Brazilian insurances. The proposal of this proposed is to relate the paper that the modern insurance represents for the society, for the governments and mainly in the conservation of wealth and characterize to practical of the mutualism as lever of a very important trial for the economies completely the globe. This studys fundamental question is: Which are the opportunities for the sector of Brazilian insurances, inserted in the point of view of the mutualism? The reason for what the theme was selected was the familiarity with the matter, considering that the author of this study works in the branch of insurances and, in elapse of his professional life, accompanied the transformations that the sector has passed and the influence of the transformations occurred in the international setting. This papers development is divided in two chapters. The first chapter evaluates the insurance under different approaches: in the accounting vision, through the legal line, regarding his technical aspect, by the economic point of view and in the vision of the insurances consumer. In this chapter, healthy defined also the basic characteristics of the insurance (foresight, vagueness and mutualism). Also they essential elements of the contract of insurance are cited (the risk, the participating part, the prize and the compensation), beyond related the more usual modalities of insurance in Brazil. The topical second of this chapter relates the development of the market Brazilian and world insurance agent. The second chapter, named "Mutualism", evaluates this term, that constituted based on all operation of insurance. The mutualism in the sector of insurances is investigated, from the vision and of the beginnings of the supportive economy.

SUMRIO

GRFICO 1 MERCADO/PIB 2007 (R$ MILHES) ....................................................28 TABELA 1 RELAO MERCADO/PIB 2007 (R$ MILHES) ...................................29 RESUMO ..................................................................................................................................6 CAPTULO I INTRODUO ............................................................................................7 1.1. Apresentao .....................................................................................................................7 1.2. Formulao da situao-problema ..................................................................................7 1.3. Objetivos ............................................................................................................................8 1.4. Metodologia .......................................................................................................................9 1.5. Justificativa ......................................................................................................................10 1.6 Marco terico preliminar ................................................................................................10 CAPTULO II SEGUROS .................................................................................................11 2.1 2.2 2.3 Conceito ..........................................................................................................................11 Desenvolvimento do mercado segurador mundial e brasileiro .................................17 O mercado segurador brasileiro nos dias atuais ........................................................26

CAPTULO III O MUTUALISMO ..................................................................................31 3.1 Conceito ..........................................................................................................................31 3.2 3.3 Economia solidria ........................................................................................................32 O mutualismo no setor de seguros ...............................................................................33

CAPTULO IV CONCLUSO ..........................................................................................36 REFERNCIAS .....................................................................................................................38

CAPTULO I INTRODUO
1.1. APRESENTAO

O tema do presente estudo o mutualismo no setor de seguros brasileiro. O estudo se prope a relatar o papel que o seguro moderno representa para a sociedade, para os governos e principalmente na conservao de riquezas e caracterizar a prtica do mutualismo como alavanca de um processo importantssimo para as economias de todo o globo.

1.2. FORMULAO DA SITUAO-PROBLEMA

A Fenaseg (2008) apresenta os trs rgos reguladores dos seguros no Pas: As seguradoras subordinam-se ao CMN (Conselho Monetrio Nacional), que o coresponsvel pela definio dos critrios de aplicao das provises e reservas. O CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) constitua o ncleo central de orientao e controle das atividades de seguro no pas, mas foi extinto pela Constituio de 1988, resultando num modelo mais simples e eficaz. Desse modo, as normas bsicas para as operaes de seguros, anteriormente de sua competncia, passaram a ser diretamente estabelecidas em lei. Entretanto, a regulamentao dessa medida ainda no ocorreu, e o CNSP continua a existir, assim como um extenso conjunto de normas que limitam as operaes de seguros no pas. A Susep (Superintendncia de Seguros Privados) tem a competncia e a obrigao de controlar o extenso conjunto de normas definidas pelo CNSP, pelo IRB e pela prpria Susep. Comparada aos rgos regulamentadores de outros pases, a SUSEP tem seu controle baseado mais em atividades que em resultados. Faltam-lhe independncia e capacidade de fiscalizao. O IRB, Instituto de Resseguros do Brasil, o rgo regulador das atividades de resseguro, cosseguro e retrocesso. Alm disso, tem a funo de promover o desenvolvimento da indstria de seguros, segundo as diretrizes do CNSP. O IRB detm o monoplio de resseguros (qualquer plano de seguros lanado tem de passar por sua aprovao prvia para obter cobertura de resseguro), porm os planos por ele oferecidos so pouco diferenciados em termos de coberturas e tarifas. O maior problema desse rgo consiste em no atender s

necessidades de um mercado aberto: ele restringe a competitividade ao limitar a oferta de planos alternativos oferecidos por outras resseguradoras nacionais ou por empresas estrangeiras que entrem no pas. Alm da sobreposio de funes normativas, o sistema apresenta falta de agilidade. A lei do seguro estabelece no apenas os princpios da operao de seguros no Brasil, mas tambm detalhes normativos que deveriam ficar a cargo dos rgos regulamentadores ou das prprias seguradoras. Alm disso, os rgos regulamentadores (CNSP, SUSEP e IRB) estabelecem no apenas limites de solvncia, mas tambm caractersticas dos produtos e tarifas de resseguro, limitando a criatividade e a livre concorrncia. Com base nesta problemtica, o estudo faz referncia ao efeito usurpador de uma atividade caracteristicamente capitalista que se utiliza de um princpio no-capitalista para se estruturar. A necessidade das pessoas em preservar suas vidas e seus bens, leva a uma atitude cooperativista de minimizao de gastos ou perdas futuras, via desembolso antecipado de fraes muito menores, mutualmente acordadas entre todas as partes pertencentes ao processo. Assim, a questo que fundamenta este estudo : Quais as oportunidades para o setor de seguros brasileiro, inserido na tica do mutualismo?

1.3. OBJETIVOS

1.3.1. Objetivo Geral

O objetivo geral deste estudo investigar o mutualismo no setor de seguros brasileiro.

1.3.2. Objetivos Especficos

- Caracterizar em que consiste um contrato de seguro;

- Caracterizar os mercados de seguros mundial e brasileiro;

- Investigar a relao do setor de seguros com a Economia Solidria.

1.4. METODOLOGIA

A pesquisa tem classificao de natureza exploratria, uma vez que tem como procedimentos bsicos para sua execuo a pesquisa bibliogrfica e documental, um grande embasamento histrico, alm das estatsticas que serviro como marco comprobatrio da magnitude que o tema apresenta quanto importncia econmica que se faz presente. Foram utilizados como procedimentos tcnicos a pesquisa bibliogrfica e documental em livros, artigos, peridicos e na Internet relacionados ao tema, alm de relatrios estatsticos emitidos por rgos governamentais (SUSEP Superintendncia de Seguros Privados, IRB Instituto de Resseguros do Brasil, IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, ...). Esses mtodos deram incio pesquisa e constituram o levantamento de dados em fontes secundrias. Para o levantamento de dados em fontes primrias, foram levantados dados perante a aplicao de questionamentos semi-estruturados junto a agentes pertencentes ao mercado segurador, como corretores, gerentes de seguradoras, diretores de seguradoras, como tambm ao Delegado do SINCOR-SC (Sindicato dos Corretores de Seguros de Santa Catarina), rgo filiado FENACOR (Federao Nacional dos Corretores de Seguros). Deu suporte primordial pesquisa, o conceito da Mutualidade, o mutualismo como princpio no-capitalista de um processo que se moldou na economia capitalista atual como um mercado indispensvel em todo o mundo. A nfase na importncia do mutualismo como caracterstica principal de um contrato de seguro traz tona a Economia Solidria num contexto atual e como fator percebvel nos seguros, ou seja, o seguro em si explicado teoricamente sendo um reflexo direto do que a Economia Solidria defende: a mutualidade como base econmica para a preveno de eventualidades e garantias futuras, ajudando a caracterizar a Economia Solidria como um conjunto de atividades econmicas cuja lgica distinta tanto da lgica do mercado capitalista quanto da lgica do Estado. Pretendeu-se responder questes sobre o papel desta prtica mutualista que o seguro, analisando as estatsticas do setor de seguros no Brasil e no Mundo, o retorno que o setor traz a sociedade atravs do pagamento de indenizaes, qual a fatia abocanhada pelo Governo atravs da tributao imposta sobre o mercado de Seguros e quais as perspectivas futuras para os mercados seguradores brasileiro e mundial.

1.5. JUSTIFICATIVA

O motivo que levou escolha pelo tema foi a familiaridade com o assunto, considerando que o autor deste estudo trabalha no ramo de seguros e, no decorrer de sua vida profissional, acompanhou as mudanas pelas quais o setor passou e a influncia das transformaes ocorridas no cenrio internacional.

1.6 MARCO TERICO PRELIMINAR

O desenvolvimento deste estudo est dividido em mais dois captulos. O captulo intitulado Seguros, primeiramente conceitua o seguro sob diferentes enfoques: na viso de base atuarial, na linha jurdica, em relao ao seu aspecto tcnico, do ponto de vista econmico e na viso do consumidor de seguros. Neste captulo, so definidas tambm as caractersticas bsicas do seguro (previdncia, incerteza e mutualismo). Tambm so citados os elementos essenciais do contrato de seguro (o risco, as partes intervenientes, o prmio e a indenizao), alm de relacionadas as modalidades de seguro mais usuais no Brasil. O segundo tpico deste captulo relata o desenvolvimento do mercado segurador mundial e brasileiro, que foi dividido em quatro principais fases: o seguro antes da criao do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB); a construo do mercado de seguros nacional; a reestruturao do Sistema Nacional de Seguro Privado, durante o Regime Militar; a Nova Repblica e o processo gradual de desregulamentao do setor. Por fim, este captulo aborda o mercado segurador brasileiro nos dias atuais. O segundo captulo, denominado Mutualismo, conceitua este termo, que constitui a base de toda operao de seguro. Assim, o mutualismo no setor de seguros investigado, a partir da viso e dos princpios da Economia Solidria. No decorrer deste estudo, ser relatada a histria do Seguro e do Mutualismo como prtica humana de minimizao dos efeitos de eventuais prejuzos vida e/ou ao patrimnio, de onde se buscar trazer tona o papel no-capitalista que o processo defende como premissa. Posteriormente sero discutidas a histria da indstria de seguros no Brasil, os conceitos de Seguro, Mutualismo e de Economia Solidria, desenvolvidos ao longo dos tempos e defendidos por vrios autores contemporneos.

CAPTULO II SEGUROS

2.4

CONCEITO

Souza et al (1996, p. 130) do para o seguro uma definio abrangente:

Contrato pelo qual uma das partes se obriga, mediante cobrana de prmio, a indenizar outra pela ocorrncia de determinados eventos ou por eventuais prejuzos. a proteo econmica que o indivduo busca para prevenir-se contra necessidade aleatria. uma operao pela qual, mediante o pagamento da remunerao adequada para outrem, no caso da efetivao de um evento determinado, uma prestao de uma terceira pessoa, o segurador, que, assumindo o conjunto de eventos determinados, os compensa de acordo com as leis da estatstica. O contrato do seguro aleatrio, bilateral, oneroso, solene e da mais estrita boa-f sendo essencial, para sua formao, a existncia do segurado, segurador, risco, objeto do seguro, prmio (prestao do segurado) e indenizao (prestao do segurador).

Las Casas (1998, p. 25) explica que o seguro aleatrio porque depende de riscos futuros; oneroso, porque traz gastos para ambas as partes; formal, por exigir procedimentos legais; e bilateral, pois, conforme a citao do artigo 13 da Lei dos Seguros, as aplices no podero conter clusulas que permitam a resciso unilateral dos contratos de seguro ou por qualquer modo subtraia sua eficcia ou validade alm das situaes previstas em lei. Orfman (1982) d uma definio financeira para o seguro como sendo um acordo financeiro que redistribui custos de perdas inesperadas e uma definio legal, onde o seguro um acordo contratual em que uma parte concorda em compensar a outra por perdas. Fernandes (1984) destaca cinco enfoques para as definies de seguro. Segundo a viso de base atuarial, seguro um sistema de gesto matemtica de riscos, estruturado no conceito do mutualismo e nas leis estatsticas da probabilidade. Na linha jurdica, o seguro constitui um contrato solene, consensual, aleatrio e de boa f, estabelecido entre duas partes o segurador e o segurado. Em relao ao seu aspecto tcnico, seguro, na prtica, algum pagar, atravs de uma agncia bancria, um prmio, estipulado de acordo com a tarifa do respectivo ramo, recebendo uma troca de aplice, a qual discrimina, segundo as condies gerais e as clusulas

especiais que forem estabelecidas no caso, que esse algum passa a ter cobertura para os riscos que forem assumidos. Do ponto de vista econmico, o seguro uma operao financeira de elevada funo scio-econmica, em que o segurador, ao aceitar a transferncia de riscos ao segurado, passa a exercer a gesto das provises tcnicas constitudas. Na viso do consumidor de seguros, o seguro um bem (produto ou servio), adquirido por pessoas (fsicas ou jurdicas) que sentem necessidade de segurana financeira para poderem enfrentar os riscos existentes. Fernandes (1984) critica que, nas quatro primeiras definies, h a viso de dentro da indstria para fora, a partir do ponto de vista de quem elabora a estrutura do seguro (orientao para o produto). Na quinta definio, h a viso de quem se utiliza do seguro, o segurado. Viola (1983) diz que qualquer que seja a sua modalidade, o seguro apresenta trs caractersticas bsicas: - Previdncia: defesa da pessoa contra danos e perdas que possam atingir, no futuro, a si mesmo ou as suas propriedades ou bens; - Incerteza: quanto realizao do acontecimento (risco) contra o qual se faz o seguro, ou quanto poca em que o mesmo poder ocorrer; e - Mutualismo: reunio de muitas pessoas concorrendo todas para a massa comum, afim de que esta possa suprir, em determinado momento, as necessidades eventuais de algumas daquelas pessoas. necessrio que haja equilbrio aproximado entre as prestaes dos segurados e as contraprestaes da entidade que funciona como seguradora. O autor ainda resume os elementos essenciais do contrato de seguro: o risco, as partes intervenientes, o prmio e a indenizao: - Risco: o elemento fundamental do contrato e que caracteriza cada uma das modalidades do seguro. Viola (1983, p. 7) define risco como acontecimento possvel, futuro e incerto, seja quanto realizao (incndio, furto, etc.), seja quanto ao momento em que dever produzir (morte), independente da vontade humana e de cuja ocorrncia decorrem prejuzos de natureza econmica. - Segurador: a pessoa jurdica que, recebendo o prmio ou recolhendo a cota, assume o risco e paga a indenizao em caso de sinistro. - Segurado: a pessoa fsica ou jurdica em nome de quem emitida a aplice ou sobre quem dever recair o risco.

- Prmio: a remunerao que o segurado paga ao segurador para que este assuma a responsabilidade por um risco determinado, pagando-lhe uma indenizao em caso de sinistro. - Indenizao: a contraprestao do segurador, a importncia que a companhia seguradora dever pagar ao segurado no caso de efetivao de um risco que esteja coberto pela aplice. De acordo com o Caderno Especial de Seguros (1996) da Fundao Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG), o mercado de seguros tem um conjunto de expresses prprias para definir os seus principais elementos: Aplice: o documento emitido pela seguradora em funo da aceitao do risco apresentado pelo Segurado, de acordo com as informaes registradas na proposta, e deve conter nome, endereo e CGC/RG do segurado; especificao do risco, bem segurado; valor da importncia segurada; valor do prmio; e as condies da cobertura. Importncia segurada: tal importncia apurada de modo distinto no seguro de coisas ou de pessoas. No primeiro caso, proibido por lei segurar um objeto com valor superior ao real. Nos seguros de pessoas e responsabilidades, a determinao da importncia segurada livre entre as partes contratantes. Estipulante: a pessoa fsica ou jurdica que contrata um seguro a favor do segurado. O beneficirio a pessoa fsica ou jurdica designada pelo segurado para receber as indenizaes devidas pelo segurador. Em princpio, o segurado o beneficirio do seguro, mas tambm h casos em que ele indica um beneficirio situao comum nos seguros de vida, onde o risco coberto a morte do prprio segurado. Proposta: um instrumento que representa a vontade do segurado de transferir o risco para a seguradora. Pode ser preenchido pelo prprio segurado, pelo seu representante legal ou pelo corretor de seguros. Bilhete de seguros: tem o mesmo valor jurdico de aplices de seguros e foi criado para facilitar a contratao do seguro. A emisso dispensa o preenchimento de proposta. Endosso: utilizado para efetuar modificaes na aplice de seguro, tais como alteraes de risco e cobrana adicional ou restituio do prmio. A classificao oficial do mercado brasileiro determina que os seguros podem ser dramos elementares (garantem as perdas, danos ou responsabilidades que ocorrem afetando basicamente pessoas, bens, responsabilidades e obrigaes), de vida (calculados tendo como varivel a durao da vida do segurado) e sade (cuja funo garantir o segurado contra as

despesas mdicas e hospitalares). Segundo Galiza (1997, p. 39), as companhias seguradoras em operao no Pas oferecem produtos dentro de todos estes segmentos. O Caderno Especial de Seguros (2006) da FUNENSEG relaciona as modalidades de seguro mais usuais no Brasil: 1) Automveis: o mais popular de todos os seguros. Dependendo da forma como for contratado, pode cobrir incndio, coliso, capotagem acidental e roubo do carro do segurado, alm de indenizar os prejuzos que em decorrncia do acidente possam ser causados a terceiros (coisas ou pessoas). Podem ser segurados no s automveis, mas todos os tipos de veculos. 2) Sade: cobre despesas mdico-hospitalares. Os interessados podem optar por vrios tipos de planos ou coberturas. Existem os de livre escolha, cujos mdicos e hospitais o segurado seleciona, e os que oferecem uma relao de mdicos e hospitais credenciados. 3) Vida: Esse tipo de seguro pode ser feito individualmente ou em grupo. A quantia que cada pessoa ter o direito a receber fixada quando ela contrata o servio e est expressa na aplice (que o contrato de seguro). O seguro de vida em grupo realizado com vrias pessoas, geralmente empregados de uma mesma firma, scios de um clube, filiados de um sindicato ou situaes semelhantes. 4) Acidentes pessoais: pode ser feito de forma individual e coletiva e garante o pagamento de uma indenizao, caso a pessoa venha a sofrer um acidente que provoque sua morte ou invalidez permanente. Este seguro oferece ainda duas coberturas adicionais: o pagamento de despesas mdico-hospitalares e de dirias de incapacidade temporria, quando a pessoa estiver impedida de trabalhar. Em caso de morte, a indenizao paga ao beneficirio que for designado na aplice. 5) Responsabilidade Civil: visa garantir o direito de terceiros. A situao mais bvia a de uma indstria que, pela natureza de sua atividade produtos txicos, explosivos, combustveis, por exemplo possa representar algum tipo de perigo s pessoas ou comunidade. Oferece ao segurado proteo contra responsabilidade pecuniria com relao a terceiros (pessoas ou coisas). Estas empresas devem, obrigatoriamente, contratar um seguro de responsabilidade civil, para cobrir danos eventuais causados por acidentes ou outras causas. 6) Previdncia Privada: uma espcie de aposentadoria complementar, que ir se somar aposentadoria oficial paga pelo governo ao cidado. Tal como em outras formas de seguro, o interessado pode optar por vrios planos, de forma a pr-fixar os valores e o tempo em que ir receber os benefcios, o montante de sua contribuio e por quanto tempo.

7) Coberturas especiais: so seguros especficos, que cobrem as mais variadas circunstncias, como partes do corpo, a realizao de um espetculo ou competio esportiva, obras de arte, inclusive o seu transporte. Laramendi et al (2005, p. 9) acreditam que o segurador baseia toda a sua atividade no conhecimento do risco, na possibilidade de que ocorra um acontecimento incerto, fortuito e de conseqncias negativas ou danosas. Esse conhecimento, segundo o autor, obtido atravs do clculo de probabilidades, que permite, mediante mtodos estatsticos, determinar com bastante exatido o grau de probabilidade de verificar se um evento (sinistro) ocorrer entre um grande nmero de casos possveis (riscos). Bickenhaupt (1983, p. 5) tambm explica porque o segurador pode assumir uma grande quantidade de riscos a partir da aceitao de prmios comparativamente pequenos e depois efetuar pagamentos para grandes perdas. Ele destaca quatro conceitos que explicam o funcionamento do seguro: a equao do seguro; probabilidade e incerteza; dados estatsticos adequados; e a lei dos grandes nmeros. 1) Equao do Seguro: a igualdade entre as receitas ganhas e o que pago constitui a equao do seguro. As receitas incluem prmios, ganhos financeiros e outras receitas. Os custos incluem indenizaes, custos administrativos (despesas) e o custo do capital. 2) Probabilidade e Incerteza: a funo do segurador assumir a carga de riscos que os indivduos no querem para si. O segurador capaz de reduzir a soma de todas as incertezas para um grau razovel de certeza. Dentro de limites calculveis, o segurador capaz de prever perdas normais e estimar perdas catastrficas para que o prmio cobrado pague todas as perdas e cubra todas as despesas, havendo ainda obteno de lucro. 3) Dados Estatsticos Adequados: em cada um dos ramos de seguro, dados estatsticos so compilados e utilizados para acumular experincia com base para futura tarifao. Informao estatstica apurada fundamental para fazer previses na forma de probabilidades. 4) Lei dos Grandes Nmeros: a lei dos grandes nmeros diz que os resultados reais tendem a igualar os esperados (provveis) medida que o nmero de eventos independentes aumenta. O seguro aumenta a previsibilidade e reduz o risco ao usar este princpio e segurar o maior nmero possvel de riscos similares, j que um grande nmero assegura perdas mais regulares e mais adequadamente previsveis. Galiza (1997, p. 229) ressalta que a lei dos grandes nmeros , provavelmente, o principal teorema da teoria do seguro. De acordo com ele, atravs dela so obtidos dois tipos de justificao terica, como:

1) Ganhos de Escala nas Carteiras de Seguros: em determinadas condies, uma carteira diminuiria os seus riscos medida que o volume de seguros aumentasse. 2) Qualificao entre Riscos No Transmissveis e Transmissveis: o primeiro tipo seria mais facilmente segurvel, pois, para este tipo de risco, o teorema aplicado quase que sem restries. Galiza explica que o aumento do nmero de seguros diminuiria os riscos. J para os riscos transmissveis, a seguradora poderia impor algumas restries (aumento de preos ou recusa do risco, no caso de terremotos, por exemplo), pois o aumento da carteira teria um efeito reduzido na diminuio do risco total enfrentado. Outros dois pilares importantes do seguro so o cosseguro e o resseguro.

No cosseguro, o prprio segurado ou um segurador distribui a importncia total ou parcial do seguro entre diversos seguradores, responsabilizando-se cada segurador pela sua parte apenas. J no resseguro, o segurador que, em operao distinta feita no seguro, transfere a outro segurador parte do risco assumido, constituindo-se uma espcie de seguro parcial do primeiro seguro.

Entende-se por cosseguro a participao direta de mais de um segurador em um mesmo risco. Segundo Viola (1983, p. 22), no cosseguro cada segurador assume uma quota ou parte do montante segurado, expressamente fixada na aplice, e, em caso de sinistro, cada um responde exclusivamente pela quota que subscreveu. Ele define resseguro (idem, p. 23) como a operao pela qual um segurador transfere a outro parte das responsabilidades assumidas em um risco. O autor completa que a principal funo do resseguro pulverizar os riscos, nivelando as responsabilidades retidas pelo segurador, promovendo em conseqncia a estabilidade de sua carteira. A funo do canal de distribuio representado no Brasil pelas corretoras explicada no artigo Corretoras: o melhor atendimento ao segurado, publicado pela Revista do IRB (1976, p. 19):

Os servios de uma corretora comeam pela minuciosa anlise de todos os riscos a que esto sujeitos os clientes. Este trabalho feito por engenheiros e tcnicos especializados, com assistncia direta dos corretores, que identificam toda a situao e estudam a melhor cobertura possvel. A avaliao completa dos riscos que permite a exata recomendao dos seguros mais adequados em cada caso. A assessoria permanente ao cliente para proteo de sinistros, com o objetivo de reduzir a periculosidade do risco, tambm outro servio prestado pelas corretoras, que, para isso, mantm departamentos de apoio incluindo coordenadorias tcnicas e inspetores de risco 9...).

Esse esquema de organizao permite, tambm, que as corretoras possam prestar uma assistncia total aos clientes, auxiliando as prprias seguradoras quando da liquidao dos sinistros, atravs da precisa determinao de valores e responsabilidades.

2.5

DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO

DO

MERCADO

SEGURADOR

MUNDIAL

A busca pela segurana, ou pelo menos de certezas razoveis, inerente ao ser humano. Para Bickelhaupt (1983, p. 71), a preocupao natural, e significa o desejo de saber que o futuro proporcionar as necessidades para sobrevivncia e para a manuteno de um determinado padro de vida. Larramendi et al (2005, p. 1) ressaltam que, desde os primrdios, tinha-se a necessidade de se proteger contra possveis acidentes, ataques de animais ou inimigos hostis. Eles destacam que, em uma fase posterior, o homem passa a comprovar que existem circunstncias que podem determinar a perda dos seus bens, total ou parcialmente, passando assim a buscar algum tipo de proteo econmica frente a tais situaes, surgindo, pois, a idia do seguro. Viola (1983) presume que o seguro tenha sido do conhecimento dos povos nmades da sia Ocidental e do Egito e que deve ter sido praticado pelos hebreus, encontrando-se no Talmud da Babilnia os traos do funcionamento de um seguro mtuo contra a mortalidade do rebanho. Neste caso, a coletividade assumiria os encargos decorrentes de sinistros individuais, sendo a indenizao feita em espcie e no em dinheiro. Segundo o autor, o seguro martimo a variedade mais antiga de seguro, surgida pelo pioneirismo de italianos e espanhis e tendo servido de modelo para as outras espcies de seguros. No caso de seguros terrestres, Viola afirma que o mais antigo o seguro contra riscos de incndio, que teve sua origem na Inglaterra em 1667, ano seguinte ao grande incndio de Londres. O seguro de vida, que durante muitos anos havia sido proibido em virtude das especulaes a que dava origem, nasceu na Inglaterra, no sculo XVIII, sendo posteriormente praticado na Frana. O autor conta que, em seus primrdios, o comrcio de seguros esteve nas mos de particulares e que somente no sculo XIX ele passou de mos para as modernas empresas de seguros. Botti (1995) resume as principais datas do seguro e do resseguro, dando um panorama geral da evoluo do desenvolvimento do mercado segurador internacional e brasileiro: A primeira aplice de seguro foi celebrada em Gnova, em 1347. Tratava-se de um seguro martimo. O primeiro contrato de resseguro tambm foi feito em Gnova, para cobrir a

parte mais perigosa de uma viagem martima, em 1370. O primeiro trabalho sobre clculo de probabilidades foi realizado em 1654, como resultado do aparecimento e interesse pelos jogos de azar, cujo autor foi Blaise Pascal. Edmund Halley, em 1693, elaborou a primeira tbua para clculo de probabilidades, segundo a idade, com alguma base tcnica. E em 1714, foi fundada a primeira companhia de seguros de vida, a Union, de Londres. Em 1666, ocorreu um grande incndio em Londres. Em decorrncia disso, no ano seguinte, aparecem os seguros contra incndios, o mais antigos dos seguros terrestres. A primeira companhia de Seguros foi fundada em 1680. Tratava-se de uma mtua de incndio fundada por Nicholas Barban, em Londres. No ano de 1688, uma propaganda no jornal London Gazette faz meno, pela primeira vez na histria, ao Mr. Edward Lloyds Coffee House, taberna londrina onde se reuniam armadores e agentes de seguro de navios e que, com o correr do tempo, transformou-se no Lloyds de Londres, a maior organizao de seguros e resseguros. Edward Lloyd veio a falecer em 1713, mas sua taverna continua sendo freqentada e em atividade. Tanto que em 1727 houve a criao, dentro de lloyds Coffee House, da sociedade Lloyds de Londres, que publicava o Lloyds List e que se tornou o centro de atividades de seguradores martimos. Em 1818, o Lloyds de Londres passou a funcionar no edifcio da Royal Exchange. A incorporao legal da sociedade Lloyds de Londres s aconteceu em 1871, atravs do Lloyds Act of Parliament. O novo e atual prdio do Lloyds de Londres foi inaugurado em 1986. Em 1745, o resseguro declarado ato ilcito e proibido na Inglaterra atravs do Marine Insurance Act. Essa atitude foi devida a prticas especulativas do resseguro, como a revenda de parte do seguro por um preo menor do que o que se cobrou transferindo um risco maior que o que deveria ser transferido. A proibio do resseguro s foi suspensa na Inglaterra mais de meio sculo depois, em 1864, atravs do Revenue Act. Em 1821 foi assinado o primeiro tratado de resseguro entre duas companhias de Seguros, em Bruxelas. E, em 1837, uma lei prussiana reserva para as companhias alems a atividade de resseguro na Alemanha, evitando o xodo de resseguro para o estrangeiro. O desenvolvimento do resseguro foi muito estimulado na Alemanha depois que o grande incndio de Hamburgo, em 1842, comprometeu financeiramente vrias companhias de seguros. Assim, at a Primeira Guerra Mundial, o resseguro totalmente dominado pelas grandes companhias alems de seguro e resseguro. Em 1846, a empresa Cologne Re obteve uma concesso para se tornar a primeira companhia de resseguros independente.

A partir de 1914, com o incio da Primeira Guerra Mundial, ocorreram profundas mudanas no domnio do resseguro, em carter internacional. Com a Alemanha envolvida na guerra, as empresas alems acabam cedendo espao para empresas de outros pases, principalmente a Sua. Inicia-se um processo de nacionalismo com vrios pases tentando proteger sua economia, criando monoplio e outros procedimentos protecionistas. No Brasil, a primeira seguradora s foi fundada em 1808, recebendo o nome de Companhia de Seguros Boa F, localizada na Bahia e com licena para operar somente em seguros martimos. Mais tarde, em 1853, houve a fundao da Interesse Pblico, a primeira companhia brasileira do ramo incndio, com sede na Bahia. Dois anos depois, foi fundada, no Rio de Janeiro, a primeira seguradora brasileira do ramo da vida. Em 1860, torna-se obrigatria a apresentao de balano e o pedido de autorizao para funcionamento de companhias de seguro no Brasil. Dois anos depois, a Garantia da Cidade do Porto, seguradora portuguesa, a primeira companhia estrangeira a obter autorizao para operar o Brasil antes ela j operava sem autorizao. A Schweizerischer Lloyds, primeira seguradora a operar resseguro no Brasil, obteve em 1880 autorizao para operar e se estabelecer no Rio de Janeiro e em So Paulo. Na poca, sua sede era em Winterthur, Sua. Duas dcadas depois, com Campos Salles na presidncia da Repblica e Joaquim Murtinho como ministro das Finanas, promulgado o Decreto 4.270, em 1901, que regulamenta com sabedoria e severidade o funcionamento das companhias de seguros nacionais e estrangeiras e cria a Superintendncia Geral de Seguros (Regulamento Murtinho). Esse decreto foi revogado em 1903. Em 1953, aconteceu a fundao da Sociedade Brasileira de Cincias do Seguro. O Sistema Nacional de Seguros Privados, considerado o mais importante diploma legal em matria de seguros no Brasil, foi criado em 1966 pelo Decreto-Lei 73, regulando as operaes de seguros e resseguros. O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) foi criado em 1939. Em 1972, o IRB iniciou a aceitao de resseguros no exterior, abrindo escritrios em Londres. No ano seguinte, outras companhias brasileiras iniciam aceitao de negcios de resseguro no exterior. Em 1975, o IRB autorizado pelo Ato de Comrcio da Inglaterra a realizar underwritting (subscrio) diretamente no mercado londrino. Aproveitando esta oportunidade, em 1976 o IRB assina contrato com Ducanson and Holt para subscrever negcios americanos. Em 1977, aconteceu a Fundao da Sociedade Brasileira de Estudos de Resseguros Internacional e, em 1978, foi fundada a UAIC, companhia de resseguros controlada pelo IRB em Nova York. Na dcada de 80, grandes perdas financeiras provocam a retrao das

companhias brasileiras e isso gera a necessidade da fundao da ABGR Associao Brasileira de Gerncia de Riscos, em 1984. Na dcada de 90, houve a promulgao do Plano Diretor de Seguros, objetivando liberar gradualmente o Mercado Segurador Brasileiro, aumentar sua receita de 1 para 5% do PIB e acabar com o monoplio. O plano tem conseguido atingir resultados satisfatrios, pois, apenas 2 anos depois de sua publicao, o volume de prmios no mercado brasileiro j atingia 2%do PIB. Alberti et al (1997) desenvolveram um amplo trabalho de pesquisa sobre a histria do seguro no Brasil, dividindo em quatro as principais fases:

1) O seguro antes da criao do Instituto de Resseguros do Brasil IRB:

O caf se firmou como o principal produto de exportao brasileiro a partir de meados de 1840, quando se desenvolveu rapidamente na regio do Vale do Paraba. A partir de 1870, crescia o comrcio deste produto, mas a necessidade de gerao de divisas demandava a aplicao da escala de operaes relativas ao comrcio martimo, as quais envolviam uma estrutura de navegao e seguros, de forma a preservar do risco inerente ao transporte as partes envolvidas nas transaes, o que s era feito atravs do capital ingls. Uma crise nos preos do caf no mercado internacional nos idos de 1890 levou os bancos e casas exportadoras estrangeiras a aprofundarem sua participao na economia cafeeira. Havia nesta poca grande efervescncia poltica com o incio da repblica. A primeira medida do novo regime regulando os seguros surge em 1895. O Decreto Legislativo 294 exigia que as empresas de seguros de vida estrangeiras divulgassem a composio de suas carteiras de segurados e convertessem suas reservas em investimentos no mercado brasileiro. O segundo grande marco de interveno do Estado no mercado de seguro veio com o Ministro da Fazenda Joaquim Murtinho, atravs do Decreto 4.270, de 1901. Foram estendidas as medidas do Decreto 294 a todas as seguradoras de ramos elementares, o que acabou no sendo cumprido pelas seguradoras. Em 1903, o Governo criou a Inspetoria de Seguros e definiu os parmetros institucionais que regeriam a atividade. Essa tentativa inicial de regulamentar o setor enfrentou dificuldades por conta da falta de recursos e dados disponveis. Em torno de 1920, o setor de seguros j se configurava como um expressivo participante da economia. Foi quando houve uma nova interveno do Estado no setor atravs dos Decretos 14.593 e 16.738, reforando as atribuies da Inspetoria de Seguros e obrigando as seguradoras nacionais a estrangeiras a realizar depsitos de cauo de operaes. Persistia, contudo, uma diviso entre as seguradoras formadas antes da regulamentao republicana, as

companhias estrangeiras em regime de exceo e as novas empresas, obrigadas a se submeterem regulamentao do Governo.

2) A Construo do Mercado de Seguros Nacional

O Governo Vargas deu uma sistematizao legislao anterior e ps fim ao regime de exceo que beneficiava as seguradoras estrangeiras. As constituies de 1934 e 1937 reforaram a deciso de nacionalizar o sistema financeiro e foi se processando uma reestruturao significativa no mercado de seguradoras, como o surgimento de novas companhias locais. Das 66 seguradoras existentes em 1934, passou-se a 80 em 1937, 94 em 1940 e 114 em 1945. Em 1933, a atividade de seguros passou para o mbito do Ministrio do Trabalho, que abarcou a Inspetoria de Seguros, logo transformada em Departamento Nacional de Seguros Privados e de Capitalizao (DNSPC) em 1934. Em 1939, Vargas criou por decreto o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), aps vrias iniciativas do Congresso visando o estabelecimento de uma agncia centralizadora do resseguro. Entre 1939 e 1942 houve vrias medidas reestruturando o sistema de seguros: 1) O Decreto-Lei 2.063, que regulou o setor at 1966. 2) A fiscalizao do seguro de acidentes de trabalho pelo Departamento Nacional do Trabalho; 3) A regulamentao do cosseguro para o ramo incndio; 4) O ordenamento das reservas das companhias de seguro e capitalizao; 5) A aceitao das retrocesses do IRB; Com o resseguro sob o monoplio de uma empresa semi-estatal e com uma legislao favorecendo as companhias brasileiras, o mercado segurador brasileiro comeou a se consolidar. A reao das seguradoras estrangeiras ficou fragilizada pela guerra, j que, em 1942, Vargas colocou sob interveno as companhias de seguros italianas e alems. O IRB consolidou-se como um rgo capaz de fazer o diagnstico do setor nacional e internacional, criar tarifas, produzir legislao e, at mesmo oferecer cursos para corretores. Sua ao sobre as empresas seguradoras foi to penetrante que terminou por criar um mercado tutelado, que comeava pela concesso de carta patente pelo Governo para a admisso de uma seguradora no mercado e continuava pela administrao do resseguro, co-seguro e do excedente nico.

Nos anos 50, houve uma acomodao do mercado s mudanas do perodo anterior, o nmero de empresas manteve-se constante. As novidades so a abertura do setor de riscos industriais e o incio da expanso do seguro de automveis. A inflao crescente trouxe ameaas para os montepios1 e empresas que operavam com seguro de vida individual e previdncia privada.

3) A Reestruturao do Sistema Nacional de Seguro Privado e o Governo Militar

Houve grande nmero de polticas governamentais entre as dcadas de 60 e 70, forando as seguradoras a se adaptarem constantemente. Num primeiro momento, entre 1966 e 1967, o Estado interferiu fortemente no mercado segurador, visando seu saneamento financeiro e sua reestruturao institucional. Empresas em situao de insolvncia foram investigadas e seu fechamento solicitado. Uma das medidas reguladoras vindas do DNSPC (Departamento Nacional de Seguros Privados e de Capitalizao) buscou dar liquidez e eficincia administrativa ao setor. Houve tambm a deciso do Ministrio da Fazenda, em 1966, de introduzir a cobrana bancria dos prmios, que trouxe uma liquidez significativa para as seguradoras. Isto introduziu os bancos neste mercado e alterou o tradicional papel do corretor de seguros, que exercia at ento a atividade de cobrador. Outra medida de forte repercusso foi a passagem para o Estado do seguro de acidente de trabalho, especialidade de vrias empresas (que saram do mercado ou diversificaram sua carteira). Nesta etapa, foi promulgado o Decreto 73/66, que criou duas entidades: a Superintendncia de Seguros Privados (Susep), organismo regulador e fiscalizador, e o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), rgo normativo, formado por empresrios e representantes de ministrios. Ao lado do IRB, das seguradoras e dos corretores, a Susep e o CNSP formavam o Sistema Nacional de Seguros. Nos anos 70, o IRB formulou, junto rea financeira do Governo, o processo de fuses de empresas de seguros, que levou a um saneamento do setor e a um processo de
O montepio uma forma primria de seguro e penso por morte. Grande pblico-alvo deste produto eram os militares das foras armadas, que eram descontados diretamente em seus salrios das parcelas de capitalizao do montepio. Tal participao militar no fundo fez com que a CAPEMA alterasse sua razo social para CAPEMI (Caixa de Peclio dos Militares). Fonte: WIKIPDIA. Montepio. Disponvel em: http://209.85.215.104/search?q=cache:CO4ADPsYi_YJ:pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_de_Pec%C3%BAlios,_Pen s%C3%B5es_e_Montepios_Beneficente+montepio+wikipedia&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br. Acesso em 16/06/2008.
1

concentrao semelhante ao que vinha se processando no setor bancrio. Os incentivos s fuses fizeram com que o nmero de seguradoras passasse de 176, em 1970, para 94 em 1975. Com a compra de companhias de seguros pelos bancos, o mercado das seguradoras dividiu-se entre as financeiras (associadas) e as independentes. O processo de concentrao continuou a se acentuar e, em 1987, os cinco maiores grupos detinham 49% do total de prmios de seguros. Em 1920, as 20 maiores seguradoras eram responsveis por 80% dos prmios. O grau de concentrao maior ocorreu entre as financeiras, que aumentaram sua proporo na captao de prmios de 26%, em 1977, para 52%, em 1991. O IRB comeou a estimular as empresas brasileiras a aceitar resseguros no exterior e abriu duas agncias internacionais para fazer resseguro, uma em Londres e outra em Nova York. As operaes nos dois centros financeiros foram desativadas em 1985, aps causarem ao IRB e ao Tesouro um prejuzo de cerca de US$6 milhes. Ainda na dcada de 70, assistiase ao declnio da Susep, sem recursos financeiros e humanos e sem autonomia, em face ditadura, para exerceu seu papel. Nesse contexto houve a quadra da Capemi e da Delfin, evidenciando a necessidade de maior fscalizao. Entre 1970 e 1979, o mercado observou um crescimento de 14% ao ano. A relao prmio/PIB superou a casa de 1% em trs anos nesta dcada, o que ocorrera apenas trs vezes entre 1945 e 1970. J entre 1979 e 1984, esta taxa cairia para 6% ao ano, devido inflao galopante, recesso, os efeitos negativos da internacionalizao do resseguro e da decadncia da Susep.

4) A Nova Repblica e o processo gradual de desregulamentao do setor

O regime inaugurado em 1985 trouxe para direo do IRB e da Susep administradores que desenvolveram uma atuao integrada, promovendo uma progressiva reduo do controle governamental sobre o setor de seguros. Houve a abolio da carta patente para a criao de companhias de seguro que passaram de 98, em 1985, para 115, em 1990, e 127, em 1991. Ampliou-se tambm, em 1986, o limite para a participao do capital estrangeiro nas seguradoras e corretoras para at 50% do capital, o que tornou atrativo um mercado antes bastante fechado. A FENASEG (Federao Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalizao) cobrava o fim do monoplio do resseguro, o retorno do seguro de acidentes de trabalho ao setor privado, a reestruturao do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e a transformao do IRB em sociedade annima. Desde 1988 o sistema financeiro

do Pas tem um novo formato, regulado no artigo 192 da Constituio, no qual se inclui o setor de seguros privados. O trip do mercado segurador IRB, FENASEG e FENACOR (Federao dos Corretores de Seguros) ainda discute as formas de suspender a regulamentao do Estado sem desnacionalizar o setor ou concentr-lo ainda mais. Em sntese, a evoluo do mercado segurador brasileiro pode ser dividida em trs fases. Patri (1992 apud GALIZA, 1997) conta que a primeira fase comeou com a vinda de Dom Joo VI ao Brasil e o Imprio, indo at a fundao do IRB, em 1939. O autor assinala que esse primeiro perodo de mais de 100 anos caracteriza-se pela inexpressividade das seguradoras nacionais no mercado. Segundo Galiza (1997, p. 2), neste perodo, o setor era praticamente dominado por seguradoras estrangeiras que, sem capacitao tcnica no pas, funcionavam na verdade como simples repassadoras de prmios ao exterior. A criao do IRB deu incio segunda fase do mercado segurador e o seu surgimento incentivou a formao de um mercado segurador nacional, tanto tcnica como empresarialmente. Galiza destaca duas medidas operacionais tomadas pelo IRB de incentivo indstria nacional de seguro: 1) Baixos limites de reteno: as seguradoras no poderiam manter altos nveis de reteno. Sendo assim, a maior parte do prmio era repassada obrigatoriamente em resseguro ao IRB. 2) Criao do excedente nico: os prmios repassados ao IRB, por no serem retidos pelas seguradoras, eram direcionados a este excedente nico e repassados de volta ao mercado segurador. Como vantagens para o mercado brasileiro, o autor aponta a diminuio de vantagens comparativas antes existentes para as empresas estrangeiras, criando reais oportunidades para as seguradoras nacionais se desenvolverem. Desta forma, das 74 companhias existentes no perodo entre 1905 a 1935, passou-se para uma mdia de 143 empresas no perodo entre 1935 a 1970. O efeito perverso, em contrapartida, seria o incentivo ao aparecimento de vrias empresas sem a devida capacitao tcnica. A terceira fase, que comeou na dcada de 70, caracterizava-se pela ampliao do portiflio de seguros oferecidos e pelo aumento da concentrao empresarial na atividade seguradora. Consciente do nmero de seguradoras sem o preparo tcnico apropriado, o Governo, atravs de legislao especfica, criou mecanismos de incentivo fuso de empresas.

Galiza (1997) destaca que a penetrao dos bancos comerciais na produo e comercializao de seguros uma caracterstica que predomina desde ento. Primeiramente, os bancos se limitavam cobrana dos seguros, mas a partir deste perodo, tanto atravs de convnio com empresas seguradoras quanto pela compra destas, as instituies financeiras expandiram sua negociao direta de seguros. Esta atividade foi incentivada pelos organismos oficiais, interessados na formao de slidos conglomerados financeiros. Assim, o percentual dos prmios pertencentes s empresas controladas por conglomerados financeiros nos prmios totais do mercado brasileiro passo de 28%, em 1973, para 67%, em 1994. Galiza (1997) comenta que o movimento desta fase trouxe benefcios, aumentando a solidez do mercado segurador, j que as empresas bem capitalizadas representavam um menor risco de insolvncia. Alm disso, houve um desenvolvimento maior da cultura do seguro nos consumidores e tambm uma rede de distribuio dos produtos. Mas as seguradoras e corretoras independentes criticaram a baixa capacidade tcnica do atendimento ao segurado nas agncias bancrias e a concorrncia desleal realizada algumas vezes, com o seguro sendo exigido como reciprocidade compra de outros produtos oferecidos pelas agncias bancrias. Galiza (1997) aponta outras seis caractersticas marcantes desta terceira fase do mercado segurador brasileiro: 1) O aumento da concentrao no mercado segurador foi uma conseqncia direta do prprio aumento da concentrao ocorrida no setor bancrio, realizada fortemente no mesmo perodo. 2) A inflao descontrolada e as altas taxas de juros da dcada de 80 e incio da de 90 causaram o fenmeno de queda nos resultados operacionais das seguradoras, j que havia a compensao da rentabilidade atravs dos resultados financeiros (giro financeiro dos prmios previstos). 3) Em virtude da falncia do sistema pblico de sade, observou-se um aumento dos planos mdicos privados. Muitas das empresas que antes eram prestadoras de servios transformaram-se posteriormente em seguradoras, fazendo com que o seguro sade tivesse crescimento de 350 vezes em 15 anos. Em 1986, a participao do seguro no PIB era de 0,98%, com 0,03% de seguro-sade; em 1992, a participao foi de quase 1,20%, com 0,16% de seguro-sade. 4) Houve mudanas de colocao dos principais ramos de seguro, com a passagem do ramo automvel para a primeira colocao, seguido por incndio, ramos elementares, vida e sade.

2.6

O MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO NOS DIAS ATUAIS

Souza (2008) aborda um panorama completo analisando o mercado segurador brasileiro, segundo as seguintes variveis macroambientais: Na esfera econmica, a atividade seguradora internacional atravessa um perodo de crescimento quase nulo nos principais pases do Primeiro Mundo e as projees para esses mercados no apresentam nenhuma perspectiva de mudana de cenrio. No Brasil, o setor de seguros cresceu bastante. A alta atratividade financeira do pas se justifica, em parte, devido a altas taxas de juros praticadas no mercado financeiro, principal ganho das seguradoras advindo de aplicao dos prmios segurados e que tem atrado grandes empresas de seguros do Primeiro Mundo, onde esses ndices de ganho financeiro ficam em patamares bem mais baixos. Alia-se a isto, a situao de estabilidade econmica que fortalece a confiana de empresas externas e internas a investirem e se adequarem a um mercado globalizado. Na esfera social, produtos do setor segurador esto mais acessveis s camadas da sociedade, devido ao sucesso da estabilizao da economia que tornou possvel a sociedade planejar investimentos de mdio e longo prazo e ter uma maior percepo de preo e ganho, ocasionando um crescente avano em termos de padro de consumo das classes inferiores, ficando mais esclarecidas, mais exigentes e tornando o setor de seguros mais competitivo e saudvel. No passado, apenas pessoas de alto poder aquisitivo consumiam seguros no pas. Na atualidade, a classe mdia j representa uma grande parcela do mercado. No futuro, acreditase que o mercado de seguros ser acessvel tambm para as classes de baixa renda, abarcando todas as classes da populao brasileira. Algumas medidas polticas tomadas a partir da dcada de 90 facilitaram o crescimento do setor de seguros no pas. Em 1996, foi permitida a entrada de empresas estrangeiras, desde que a autorizao fosse concedida com base no chamado interesse nacional. A partir de ento, uma srie de leis e medidas adotadas pelo governo beneficiaram o mercado securitrio, como, por exemplo: a quebra do monoplio do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil) que abriu o mercado brasileiro para a globalizao. Agora as seguradoras podem negociar livremente seus excedentes em um mercado aberto para quem tiver competncia. A aprovao do novo Cdigo Nacional de Trnsito foi recebido com grande xito pelas seguradoras, por seu carter moderno e mais severo em relao s penalidades, que representam uma funo educadora e coibitiva, reduzindo, efetivamente, o nmero e a gravidade de acidentes no trnsito. Assim, reduziu-se o risco do grande mercado do automvel. Algumas medidas que ainda esto em tramitao no Senado Federal e que poderiam contribuir com o setor de

seguros seriam a Reforma da Previdncia e a liberao iniciativa privada da comercializao e administrao de seguros obrigatrios, nos ramos de acidentes de trabalho, hoje sob o controle estatal. Em relao s variveis geogrficas, o Brasil pode se considerar um pas privilegiado pela natureza. Aqui no h terremotos, maremotos, furaces e outros fenmenos da natureza que atingem outras partes do mundo. Assim, as seguradoras no precisam se preocupar com grandes catstrofes ambientais. Porm, o pas tem dimenses geogrficas considerveis, com condies culturais, econmicas e sociais muito diversas, gerando mercados com necessidades mpares que devem ser atendidas pelas empresas do ramo. O setor de seguros j atua de forma regionalizada, mas novos nichos de mercado ainda esto por serem descobertos. A crescente preocupao com a preservao do meio ambiente e, assim, do controle de danos ambientais, preconiza o seguro, em primeiro lugar como meio de resguardar as entidades contra possveis aes movidas contra seu patrimnio, por danos ambientais decorrentes de suas atividades comerciais e/ou industriais e, em segundo lugar, por uma questo de gerenciamento de riscos. O interesse comercial das seguradoras as levar a fiscalizar os seus segurados, no que se refere as medidas de combate e preveno contra as catstrofes ambientais, contribuindo de maneira positiva para a diminuio dos danos ambientais e ecolgicos. As privatizaes das empresas de eletricidade e das telecomunicaes foram altamente positivas para o setor de seguros, no s pela natureza das operaes e entrada de empresas de grande porte internacional, mas tambm pelos maiores investimentos em tecnologia e recursos, propiciando ao pas melhor estruturao, facilitando as empresas o uso de sistemas mais modernos de comunicao, como internet, intranet, sinal via satlite, videofone, fibratica, que as tornam conectadas com o mundo. O Brasil caminha para a conectividade global. No grfico a seguir, podemos constatar a evoluo do mercado securitrio brasileiro:

Grfico 1: Mercado/PIB 2007 (R$ Milhes)


8.000 7.500 7.000 6.500 6.000 5.500 5.000
/0 7 ju l/0 7 ag o/ 07 se t/0 7 ou t/0 7 no v/ 07 de z/ 07 ab r/0 7 m ai /0 7 ja n/ 07 fe v/ 07 m ar /0 7 ju n

235.000 230.000 225.000 220.000 215.000 210.000 205.000 200.000 195.000 190.000 Mercado PIB

Fonte: FENASEG. Disponvel no site: www.fesaseg.org.br Acesso em 16/06/2008.

Campos (2006) informa que tanto os pases economicamente mais fortes quanto os socialmente mais justos apresentam uma caracterstica comum: todos tm um mercado de seguros desenvolvido com uma expressiva participao na formao da riqueza nacional. Nos Estados Unidos atinge 9,5% do PIB, no Japo 10,5%, na Inglaterra 12,6%, na Sucia 7%, na Dinamarca 8%, no Canad 7%, na Frana 9,5% e na Sua 12%, para citar alguns. So, tambm, pases com populao de alto nvel de escolaridade num sistema de ensino de boa qualidade, ndices de criminalidade baixos, condies de vida elevadas e boa distribuio de renda. , pois, em ambientes assim que o seguro mais prospera em todo o mundo na sua funo de proteger pessoas e preservar patrimnios. Sua presena sempre relativamente menor em economias menos prsperas, de renda concentrada, onde os indicadores sociais apontam graves deficincias em segmentos como educao, sade e segurana. Nesta mesma lista, o Brasil aparece em 33 lugar. Tal posio espelha a mnima orientao do povo brasileiro sobre a importncia do seguro para uma nao e indica s empresas do setor e o seu papel decisivo de conscientizar os diversos segmentos da sociedade desta importncia, como meio de reverso deste quadro. As empresas que melhor fizerem este papel, criando novos consumidores para os seus produtos, tero ampla vantagem competitiva na indstria. Para que o setor de seguros, previdncia privada e capitalizao no Brasil, em termos de participao no PIB - est em torno de 3,5% - chegue prximo ao patamar dos pases economicamente mais fortes ou socialmente mais justos, seria necessrio dobrar o volume da produo atual. E isso s vai acontecer se um contingente de pessoas, igual ou maior que o total dos segurados existentes, ingressarem no mercado, uma vez que os que j esto, em

princpio, dispem da cobertura que precisam. Abaixo podemos verificar a relao entre o mercado de seguros e o PIB brasileiro no ano passado.

Tabela 1: Relao Mercado/PIB 2007 (R$ Milhes)


Meses Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Acumulado/Ano Mercado 6.324 5.079 5.951 5.696 6.173 5.953 6.230 6.219 5.615 6.496 6.780 7.804 74.320 PIB 201.507 192.062 203.791 204.609 215.336 215.365 212.976 220.075 212.107 223.052 228.142 223.489 2.552.510 % 3,14 2,64 2,92 2,78 2,87 2,76 2,93 2,83 2,65 2,91 2,97 3,49 2,91

Fonte: FENASEG. Disponvel no site: www.fesaseg.org.br Acesso em 16/06/2008.

A expectativa de dobrar o percentual nos prximos 5 anos. Mas evidente que este objetivo s ser alcanado se as empresas comearem a trabalhar em conjunto com os corretores, treinando-os e motivando-os para que estes conheam profundamente os produtos e servios oferecidos pelas seguradoras e tenham uma relao profunda, duradoura e com mais comprometimento com elas. Desta forma estes profissionais conseguiro modificar a atitude negativa dos clientes e as seguradoras deixaro de brigar entre si na base de preos e passaro a oferecer o produto certo para as pessoas certas. Na iminncia da abertura do mercado de resseguros, os profissionais do setor devero ter muito mais trabalho e oportunidades de negcios. Com essa nova demanda, o papel do Corretor de Seguros ganha ainda mais importncia para o aquecimento do mercado. O Corretor que j atua no mercado dever levar sua demanda para um corretor especfico que atue na rea de resseguros, e este desenhar a cobertura de acordo com o que o mercado oferecer. Esta uma oportunidade para que a categoria se especialize ainda mais e aumente seu potencial de lucro. H ainda a previso de injeo de capital nas seguradoras, aberturas de consultorias, escritrios de advocacia especializados em seguros e resseguros, a abertura do

mercado para o corretor de resseguros, alm de outras empresas que surgiro para suprir uma demanda que se formar com o desenvolvimento dessas novas prticas.

CAPTULO III O MUTUALISMO


3.1 CONCEITO

O mutualismo o princpio fundamental, que constitui a base de toda operao de seguro. pela aplicao do princpio do mutualismo que as empresas de seguros conseguem repartir os riscos tomados, diminuindo, desse modo, os prejuzos que a realizao de tais riscos lhes poderia trazer. O mutualismo tambm pode ser definido como um movimento associativo (de instituies de solidariedade sociais privadas) que tambm abrange a doutrina relativa a essas instituies. Doutrina que, radicando no estado de esprito dos aderentes, se caracteriza pela fora anmica para a prtica de aes solidrias. E que designa, por igual, quer o teor da ideologia bsica (liberdade, democraticidade, independncia e solidariedade), princpios e valores (relativos s tcnicas de proteo social), de posio, no sentido da realizao dos ideais de cidadania. Segundo artigo publicado pela empresa InterBrasil (2008), o seguro e a previdncia guardam entre si uma semelhana essencial cujo fundamento o mutualismo, e nascem da convergncia de duas virtudes cardeais da comunidade humana: a boa-f e a solidariedade. A credibilidade da palavra do segurado e segurador, o primeiro ao declarar suas condies pessoais na contratao da aplice de seguro ou plano previdencirio, e o outro ao prometer proteo e reposio de bens e rendas ou reparao de danos segurados. E o vnculo entre pessoas que decidem repartir entre si o preo da proteo vida, ao patrimnio e s rendas, em face da imprevisibilidade do risco e do infortnio individual. Por isso tem sido reiteradamente recomendados, seguro e previdncia, como soluo moralmente justa para um dos mais angustiantes problemas do indivduo e da coletividade: a incerteza quanto ao futuro. Entendido o seguro como um modo de preveno de risco futuro, possvel e incerto, face s contingncias da vida, entende-se que a atividade seguradora funda-se no tempo. tipicamente temporal. E o ato de precaver-se adquire, ento, no seguro, a natureza de previdncia ou preveno contra a eventualidade de riscos de ocorrncia aleatria, ou o provimento de necessidade futura, que no seguro de vida individual e na previdncia consistiria no recebimento de capital ou renda. Nesse ato de preveno acauteladora reside o pressuposto comum e a semelhana fundamental entre a atividade seguradora e a da previdncia. Tanto isto verdade que,

historicamente, as primeiras formas de seguro assumiram sempre e exatamente a forma de mutualismo previdencirio: cria-se um fundo atual, e delega-se a administrao da receita comum a um agente - a seguradora -, cuja atividade consiste em assegurar a existncia de renda futuramente aplicvel no provimento das necessidades futuras ou na cobertura dos sinistros, sejam eles relacionados vida, sade, ao patrimnio e s rendas dos segurados (INTERBRASIL, 2008).

3.4

ECONOMIA SOLIDRIA

As organizaes de economia solidria tm como objetivo comum a promoo do interesse geral. Podem assumir formas jurdicas e nomenclaturas diferenciadas, j que seu surgimento est ligado formao institucional e dinmica presente em cada sociedade. Tais organizaes podem assumir configuraes diferenciadas, mas todas elas surgem e se desenvolvem a partir da iniciativa da sociedade civil organizada. Andion (2005) delineia, em seu estudo, algumas caractersticas comuns a este tipo de organizao: Elas tm em geral papel social, que provm de um projeto definido. Dessa forma, a riqueza coletiva, gerada por este tipo de organizao, no se mede somente pelos produtos e servios que ela gera, e sim pela sua contribuio sociedade ou ao coletivo mais restrito. Essas iniciativas exprimem a capacidade dos cidados de agir para transformar a realidade em que vivem. Na sua interao cotidiana, os membros de tais organizaes negociam permanentemente para promover uma ao coletiva que vise ao interesse geral. Desta forma, operam a transio entre a esfera privada e a esfera pblica, constituindo-se em comunidades polticas locais. A proximidade entre os indivduos e a reciprocidade entre eles tambm redefinem as relaes econmicas, presentes neste tipo de organizao. possvel perceber a participao dos diferentes atores, assalariados ou voluntrios, gestores e usurios, atuando coletivamente na gesto destes grupos e participando na concepo da oferta e da demanda dos bens e servios. Esta participao permite um estabelecimento conjunto de preo e qualidade, visando, em muitos casos, ampliao do acesso aos bens e servios produzidos. A diferenciao no preo e as formas de gesto financeira so baseadas numa hibridao de diferentes fontes de financiamento. Os recursos mercantis, provenientes da venda de bens e servios; e os recursos no mercantis, provenientes do financiamento do Estado e de outras agncias financiadoras, se combinam, permitindo maior flexibilidade e a continuidade dessas organizaes ao longo do tempo.

Em sntese, os estudos realizados sobre as organizaes da economia solidria mostram que sua principal diferenciao reside no fato de atuarem ao mesmo tempo como intermedirias e articuladoras de trs esferas: a social, a poltica e a econmica. Desta maneira, essas organizaes assumem, ao mesmo tempo, funes de espaos produtivos, geradores de bens, servios e empregos; de espaos de proximidade, geradores de socializao; e de espaos pblicos, geradores de reflexo e de aes polticas.

3.5

O MUTUALISMO NO SETOR DE SEGUROS

Pessoas com averso a riscos esto dispostas a despender parte de sua renda pra evitlos. De fato, se o custo de um seguro for igual ao prejuzo esperado, as pessoas com averso a riscos estariam dispostas a adquirir seguros suficientes para a plena recuperao de quaisquer prejuzos financeiros que pudessem sofrer (PINDYCK & RUBINFELD, 1999). O raciocnio acima est implcito numa discusso sobre averso a riscos. A aquisio de seguros garante que uma pessoa possa usufruir da mesma renda, havendo ou no a ocorrncia de perdas. Os consumidores adquirem seguros por meio de empresas, em geral, as companhias seguradoras so empresas maximizadoras de lucros se utilizando de um princpio no capitalista, o mutualismo. A prtica da mutualidade um dos fundamentos da atividade seguradora to antiga quanto a civilizao. O mutualismo est relacionado unio de esforos de muitos em favor de alguns elementos do grupo, j que estes, isoladamente, no teriam condies de suportar prejuzos de monta. o sentido mais simples e natural da unio de esforos e evidente que, em cada grupo, deve estar presente o interesse comum. Aps um perodo turbulento na histria da poltica social no Brasil, com a implantao do senso de associativismo sindical, trabalhista e social, comea a emergir um mercado destinado a preservar os bens que esses trabalhadores viessem a adquirir com os frutos de seu trabalho e direitos adquiridos. No que os seguros surgiram no Brasil nessa poca, mas foi a partir da segunda metade do sculo XX que o seguro comea, no Brasil, a desenhar sua trajetria empreendedora e duradoura, se usurpando de um princpio no capitalista: o Mutualismo. As prprias conquistas dos trabalhadores, como previdncia social e direitos trabalhistas, alavanca o instinto de previdncia humana, mesmo assim, o mercado segurador passa por um longo perodo de inexpressividade, situao que s comeou a mudar nas duas ltimas dcadas (80s e 90s).

Em 1994, o Real serviu de divisor de guas para o mercado brasileiro de seguros, e o seguro passou a fazer parte significante da conjuntura econmica e da estabilizao financeira alcanados com o Real. O princpio continua e sempre continuar sendo o mutual, a unio de agentes que contribuem com uma frao de um todo para benefcio de todos, no entanto, a acumulao de capital se aproveita do nicho estabelecido com este mercado e acaba formando uma rede de proteo, rentabilidade e representatividade econmica. Um artigo foi publicado na internet sobre a atividade seguradora no Brasil2, sem identificao de autor, mas considerado vlido por estar indexado Fenaseg (2008). Este artigo relata que no nosso pas, a atividade seguradora tem buscado o bem-estar, a tranqilidade e a realizao de valores gerais da cidadania, na medida em que, democratiza a possibilidade de proteo, realizando um importante papel social e econmico. Muito embora no se possa atribuir atividade seguradora a capacidade de, isoladamente, reduzir o risco agregado de uma economia fechada, inegvel que pode transferir riscos de forma eficiente, no nvel dos vrios agentes econmicos. Deste modo, garantidos por aplices de seguros contra riscos industriais ou de comercializao, os empreendimentos passam a oferecer menor grau de risco, o que facilita ao empresrio o processo de tomada de deciso relativa acumulao de capital e sua canalizao para investimentos produtivos. Torna-se ento, o seguro de riscos industriais, pr-condio para o desenvolvimento econmico do Pas. Em termos gerais de processo produtivo, entende-se que a complexidade da vida econmica exige a ampliao e o aprimoramento das medidas de segurana e reduo de riscos, no apenas em termos industriais, mas tambm pessoais. As grandes unidades fabris, ao estimularem o afluxo da populao das reas rurais e pequenos ncleos urbanos para os grandes centros, inevitavelmente provocam o surgimento de reas de tenso social, o que resulta no incremento do nmero de acidentes, aumento da insegurana e da criminalidade. Como conseqncia, cresce no Brasil a demanda por seguros de proteo individual, vida, sade e previdncia. Se no bastassem todas essas vantagens da atividade seguradora para o Pas, comparativamente com outros setores produtivos, haveria ainda o dado eloqente de ser uma grande propiciadora de oportunidades de trabalho. Em 2003 o mercado segurador brasileiro ocupou diretamente cerca de 210 mil pessoas. Desse total, cerca de 44 mil profissionais atuavam em empresas de seguros, capitalizao e previdncia complementar aberta. Cerca de 145 mil pessoas trabalhavam na atividade de intermediao (corretores), e milhares de profissionais eram ocupados em servios cobertos pelos contratos com os consumidores: oficinas, hospitais, clnicas, laboratrios e outras instituies prestadoras de
A atividade seguradora no Brasil (autor no identificado). Disponvel no site: www.fenaseg.org.br. Acesso em: 16/06/2008.
2

servios. Considerando-se que em cada uma das unidades ocupadas na intermediao comercial dos produtos de seguros, alm dos titulares so criados em mdia cinco empregos diretos, e outro tanto sem vnculo empregatcio nas relaes de trabalho (vendedores, inspetores, peritos, vistoriadores), pode-se elevar a mais de 500.000 o nmero de pessoas que, no Brasil, ocupam-se prioritariamente com a produo, comercializao e atendimento relacionados com os seguros. Com vistas preparao de quadros tcnicos para as seguradoras e intermedirios, e promoo das condies do surgimento de uma cultura nova para o mercado segurador, foi criada em 1971 a Fundao Nacional de Seguros (Funenseg), modelo inspirado em escola de seguros que funciona na Frana. Desde ento, a instituio vem cuidando da preparao de corretores e profissionais de empresas do mercado segurador. No Plano Setorial do Mercado, de 1994, era recomendado que a Funenseg desse nfase criao e coordenao de cursos capazes de reproduzir suas funes em outros estabelecimentos de ensino, alm de progressiva delegao de implantao de cursos a entidades geograficamente dispersas. A Funenseg tem cumprido sua misso. E algumas transformaes positivas vm ocorrendo no mbito da preparao e qualificao profissional dos securitrios, embora o sistema regular de ensino ainda no dispense a essa atividade a mesma ateno que voltada a outros segmentos de ocupao de mo-de-obra. No currculo de nvel tcnico surgiram cursos ligados rede universitria privada, mas, em nvel superior, apenas faculdades de Direito mantm orientao mnima sobre a atividade relacionada com os seguros, includos entre as modalidades de contratos estudados na cadeira de Obrigaes. Importante destacar que a atividade das companhias de seguros, capitalizao e previdncia complementar aberta, alm de grande empregadora, constitui-se em fonte substancial de arrecadao de tributos nos trs nveis de governo. Em 2003, cerca de R$ 4 bilhes foram recolhidos aos cofres pblicos.

CAPTULO IV CONCLUSO

Este estudo investigou o mutualismo no setor de seguros brasileiro, relatando, atravs de uma reviso bibliogrfica, o papel que o seguro moderno representa para a sociedade, para os governos e principalmente na conservao de riquezas e caracterizar a prtica do mutualismo como alavanca de um processo importantssimo para as economias de todo o globo. O estudo conceituou seguro, definiu as caractersticas bsicas do seguro, citou os elementos essenciais do contrato de seguro, relacionou as modalidades de seguro mais usuais no Brasil, relatou o desenvolvimento do mercado segurador mundial e brasileiro, abordou o mercado segurador brasileiro nos dias atuais, conceituou mutualismo, explicou os fundamentos da economia solidria e investigou o mutualismo no setor de seguros. O seguro, como fenmeno mutualista de associao de indivduos que buscam se precaver de incertezas, deixou de transparecer os moldes de seus primrdios, quando a preocupao era com a preservao das riquezas e da vida, para depender nica e exclusivamente de condies econmicas favorveis acumulao de capital para a contratao do mesmo. E qual a relao dos Seguros com a Economia Solidria? A Economia Solidria porta em si uma espcie de ressurreio dos valores que fazem parte da cultura do movimento operrio: solidariedade, autonomia, autogesto, mutualismo, economia moral, e outros. H muito tempo atrs a humanidade comeou a esboar os moldes mutualistas que posteriormente deram luz aos seguros como so conhecidos nos dias de hoje. O carter solidrio, que o fundamento bsico nessa relao, como a Economia Solidria propriamente dita, ou seja, no serve para colocar que aquilo certo e aquele outro errado, mas sim para permear essa funo heterognea a que se compromete. O capitalismo hoje presente no setor, como no poderia deixar de ser, pelo fato desse ser o mundo em que vivemos, porm, l na sua essncia, a atividade seguradora se cala num princpio puro e solidrio, ambguo, onde os segurados continuam buscando apenas precauo enquanto os seguradores funcionam como um gerente do negcio, recebendo o prmio de todos e pagando as indenizaes, cobrando um percentual pela administrao desses recursos. O seguro a verso capitalista do mutualismo.

O cenrio atual oferece uma tima oportunidade para o desenvolvimento do mercado de seguros no Brasil. Grandes resseguradoras internacionais normalmente trabalham com atividades e riscos bastante diversificados, so extremamente slidas financeiramente e esto sob forte e constante controle centralizado. A grande abertura do mercado brasileiro para as resseguradoras internacionais, promover estabilidade financeira ao oferecer s seguradoras o acesso diversificao internacional e a novas fontes de capital. Para atrair novas capacidades internacionais de resseguro, a regulamentao deve refletir as realidades econmicas do negcio, abstendo-se de impor requisitos onerosos que ultrapassam a garantia do poder financeiro do ressegurador (como exigncias de garantia, restries de investimentos ou limites nas cesses e retrocesses). Apenas ento, as seguradoras tero a oportunidade de gerenciar seu capital de forma mais eficiente, e estaro aptas a repassar aos segurados os benefcios sobre a estrutura dos custos. Somente diante da inexistncia de barreiras entrada no mercado de resseguro brasileiro a concorrncia aumenta, resultando em barateamento de produtos e maiores inovaes. A abertura do mercado, de forma atraente e competitiva, poderia ativar uma reao em cadeia positiva, que por fim seria benfica no s economia brasileira, mas tambm a todos os segurados (Funenseg). Se isso no for feito, o mercado ressegurador brasileiro pode ficar paralisado, impedindo a entrada de resseguradoras estrangeiras no pas e deixando de criar a capacidade necessria. O entendimento que as seguradoras brasileiras encontram-se diante de uma enorme oportunidade de se adaptar e operar dentro dos padres dos mercados mais desenvolvidos, como o americano e os da Unio Europia, antes mesmo que a abertura formal ocorra. Se deixarem passar a oportunidade, a adaptao num mercado aberto poder gerar ineficincias para toda a cadeia.

REFERNCIAS

A atividade seguradora no Brasil (autor no identificado). Disponvel no site: www.fenaseg.org.br. Acesso em: 16/06/2008. ALBERTI, V. et al. Histria da atividade de seguros no Brasil. Cadernos de Seguro. Rio de Janeiro: Funenseg. Mar/abr/97, v. 17, n. 84, p. 21-28. ANDION, Carolina. A gesto no campo da economia solidria: particularidades e desafios. Revista de Administrao Contempornea, v. 9, n. 1, jan;/mar. 2005, p. 79-101. BICKELHAUPT, D. L. General insurance. Homewood: Illinois: Irwin, 1983. BOTTI, P. E. F. Introduo ao resseguro: para brasileiros. So Paulo: Nobel, 1995. CADERNO ESPECIAL SEGUROS. O Globo. Rio de Janeiro: O Globo, 7 de setembro de 2006. CAMPOS, Joo Elsio Ferraz de. Seguro desenvolvido, economia forte e justia social. FERNANDES, A. B. O produto seguro e o mercado consumidor. Revista do IRB. Rio de Janeiro: IRB, set/dez, 1984, n. 235, p. 35-41. FENASEG. Viso do mercado segurador brasileiro. Disponvel no site:

www.fenaseg.org.br. Acesso em 16/06/2008. FENASEG, 15/06/2006. Disponvel no site: www.fenaseg.org.br. Acesso em 16/06/2008. GALIZA, F. Economia e seguro: uma introduo. Rio de Janeiro: Funenseg, 1997. INTERBRASIL. Histria do seguro. Disponvel no site:

http://209.85.215.104/search?q=cache:Tepfy7dHhOIJ:www.poximseguros.com.br/nossahistor ia.htm+mutualismo+seguros&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&lr=lang_pt. 16/06/2008. Acesso em

LARRAMENDI, I. H.; PRADO, J. A.; CASTELO, J. Manual bsico de seguros. Coleo de manuais Mapfre. Rio de Janeiro: Edies Tcnicas, 2005. LAS CASAS, Alexandre. Marketing de Seguros. So Paulo: Iglu, 1998. Souza, Marco Aurlio. Importncia do planejamento estratgico de marketing nas empresas de seguros no Brasil. Juiz de Fora: Atlas, 2008. SOUZA, A. L. F. et al. Dicionrio de seguros. Rio de Janeiro: Funenseg, 1996. VIOLA, S. Noes de seguros. Rio de Janeiro: IRB, 1983.

You might also like