You are on page 1of 20

Urbanizao no Brasil contemporneo, populao e a Rede de Localidades Centrais em Evoluo*

Ralfo Matos1 Fernando Braga2

Introduo
As grandes transformaes polticas e econmicas da Europa nos sculos XVIII e XIX fizeram surgir novas formas de organizao do espao que acompanharam as inovaes tcnicas, o avano no conhecimento e a reduo drstica da mortalidade, resultando em um crescimento demogrfico que rompia com processos milenares de regulao da populao (Braudel, 1995). Concomitantemente, a produo artesanal dava lugar industrial e, junto a ela, nascia a sociedade urbano-industrial. A cidade foi um dos fundamentos do capitalismo moderno e o pano de fundo da reorganizao da diviso internacional do trabalho. Nos pases de economia no-desenvolvida, o processo de industrializao s se afirmaria durante o sculo XX, sobrepondo e criando contradies sociais de grandes propores, que aprofundariam as relaes de dependncia com o sistema internacional. No Brasil, especialmente a partir da dcada de 30, a sociedade urbano-industrial se instala e o pas rompe com a economia exclusivamente primrioexportadora, integrando-se ao grupo dos pases de industrializao retardatria e dependente. Nos pases centrais do capitalismo e nas periferias integradas, a sociedade urbanoindustrial exigiu nveis inditos de produo do espao. O vertiginoso crescimento
*

Este trabalho apoiado pelo CNPq. Professor Adjunto Departamento de Geografia do Instituto de Geocincias da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte Minas Gerais: ralfo@igc.ufmg.br. Bolsista CNPq, Mestrando do Programa de Ps-graduao em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais: fgb80@yahoo.com.br.

populacional e a expanso das reas urbanas impuseram a necessidade de planejar a cidade, tanto para sanar questes higinicas quanto para viabilizar novas formas de circulao e gerao de riqueza. Os grandes projetos arquitetnicos, a construo de largas vias de acesso, a verticalizao das ocupaes e tantas outras formas davam a fisionomia das reas urbanas na modernidade (Benvolo, 1979; Harvey, 1996). As transformaes no espao, entretanto, no se restringiam somente ao interior das cidades, posto que a crescente mobilidade populacional e a necessidade do escoamento da produo impulsionaram grandes investimentos nas vias de ligao entre as aglomeraes. Surgia, assim, uma das expresses espaciais mais caracterstica da sociedade moderna: a rede urbana. A cidade atual , desta forma, um espao dotado de fluxos, parte de um sistema de relaes intricadas, caracterizado pela mobilidade das pessoas, das mercadorias, do capital, da informao, da cultura, etc. (Corra, 1994). Nas ltimas dcadas, o acirramento do processo de globalizao imprime maior complexidade s redes do urbano, potencializando a capacidade e o alcance dos fluxos, conferindo maior dinamismo s redes de informao e s formas de produo. O conjunto destes fenmenos tambm reflete-se na produo do espao. As cidades mundiais dos dias de hoje seriam a expresso de novas funcionalidades e sntese dos fluxos econmicos da centralidade transnacional (Castells, 1996).

1. Dinmica Demogrfica e Urbanizao


A Revoluo Industrial inglesa alimentou-se do crescimento demogrfico e das populaes rurais expropriadas, integrando-as ao exrcito industrial de reserva e criando as condies para o aumento das fabricas3. Concomitantemente o forte crescimento da populao no mesmo perodo configura outro processo, a chamada Revoluo Demogrfica, fruto das inovaes na agricultura, na indstria e na medicina, que disseminou o aumento populacional em toda a Europa (Dupuy e Poursin, 1975). A Revoluo Industrial trouxe o domnio da economia mundial pelas naes europias e o incremento dos fluxos de mercadorias e capitais. Simultaneamente, as
3

Sobre as razes que motivaram o pioneirismo ingls na formao de uma sociedade capitalista, o trabalho de Macfarlaine (1987) particularmente esclarecedor. Nele, o autor expande as explicaes correntemente dadas pelo marxismo de que na Inglaterra os fatores primordiais seriam a maior circulao de mercadorias, a maior utilizao da moeda e a existncia de mais atividades de carter mercantilista, alm da expulso do campesinato. Segundo este autor, estes elementos coexistiam em outras partes do mundo sem produzir os mesmos efeitos observados na ilha. A estas explicaes devem ser somadas o fato de que o campesinato ingls, desde o sculo XI, ser profundamente diferenciado em termos da sua organizao familiar e moral, e tambm pelo poderio de centralizao do Rei, manifesto no controle poltico exercido pela Carta Magna e pelo Parlamento.

condies dadas pelo crescimento populacional do sculo XIX e as transformaes estruturais na sociedade deram novo mpeto a mobilidade da populao. Assim, os sculos XIX e XX so marcados por grandes migraes dos pases da Europa para as suas excolnias, fato que impactou profundamente a organizao da produo e o mercado de trabalho de pases como o Brasil, Argentina, EUA e Mxico (Petrone, 1978). No caso brasileiro, as maiores correntes migratrias foram de italianos, portugueses, alemes e japoneses. A entrada de estrangeiros nas ltimas dcadas do sc. XIX at 1930 tornou o Estado de So Paulo o maior receptor destes fluxos (Bassanezi, 1995). Os imigrantes estrangeiros, inicialmente absorvidos na produo agrcola, participaram ativamente dos primeiros impulsos industriais do pas. No incio do sculo, a cidade do Rio de Janeiro liderava a produo industrial, mas logo ultrapassada por So Paulo em funo de um conjunto de fatores tais como a presena de capitais, a experincia dos imigrantes estrangeiros, investimentos provenientes do caf, tarifas mais baixas de energia, transporte e salrios mais altos. Na dcada de 1910, So Paulo detinha 33% da produo industrial e 30% dos operrios, dos quais 60% eram imigrantes4 (Versiani, 1993). A dcada de 30 marca o incio da transferncia da economia brasileira de base agrcola para a base industrial, momento em que a economia do Sudeste assume o comando da atividade produtiva nacional a partir da indstria paulista e carioca. Mudanas polticas internas diminuem o poder dos Estados e cooperam para a centralizao das decises e aumento do poder na regio de maior concentrao industrial. Quanto populao, com o advento da vacinao em massa nos anos 40, inicia-se uma progressiva reduo da mortalidade acompanhada por uma fecundidade ainda alta. De fato, j em dcadas anteriores, o Brasil apresentava um crescimento populacional alto refletindo positivamente nas regies Sudeste e Sul. No obstante, o declnio das migraes internacionais estabeleceu mais fortemente as correntes migratrias internas. O eixo Rio/So Paulo recebe a maior quantidade de populao, notadamente das UFs prximas e do Nordeste. Os movimentos tiveram uma srie de motivaes e se estenderam para a fronteira agrcola no norte do Paran e, posteriormente, para o Centro-Oeste e Amaznia.

De fato os imigrantes estrangeiros possuam maior expresso nas regies Sul e Sudeste, sobretudo na explorao do caf. No Nordeste esta mo de obra pouco se fez sentir e os brancos livres e ex-escravos foram amplamente utilizados na cana de acar e na cultura do algodo, culturas de grande importncia para o povoamento e sustentabilidade da populao, j que se associavam s culturas de subsistncia. Entretanto, perodos de secas causaram reduo no desenvolvimento destas culturas impulsionando a populao nordestina em duas direes: 1) Para a extrao da borracha no Amazonas; 2) Para os centros urbanos no litoral e no sul que cresciam enormemente. J nas primeiras dcadas do sculo XX comea a se fazer sentir a presena de nordestinos na regio Sudeste (Balan, 1973).

Aps a 2 Guerra, alguns pases da periferia do capitalismo iniciam um processo de declnio da fecundidade (Patarra, 1978). No Brasil, a reduo de nmero de filhos por famlia, que ocorre a partir da dcada de 60, consolida a transio da sociedade ruralagricola para a urbano-industrial5. Entretanto, o crescimento industrial trazia em si duas caractersticas que motivaram o aumento da mobilidade populacional: incremento das desigualdades regionais6 e a constituio de grandes metrpoles (Durham, 1984). Na verdade a sociedade urbano-industrial brasileira apoiou-se na velha concentrao caracterstica da ocupao desigual e seletiva do territrio dos tempos do Brasil agrrio. Entre as dcadas de 30 e 60, a densificao da rede urbana e a constituio da infraestrutura de transportes e comunicao favoreceu sobremaneira as regies Sudeste e Sul, o que levou a formao de estruturas espaciais concentradas7. O fato de So Paulo ter polarizado os primeiros impulsos de desenvolvimento industrial foi essencial para a atrao de grandes fluxos populacionais e a vinculao da maior parte do territrio a dinmica produtiva paulista. A partir da dcada de 70, entretanto, movimentos de desconcentrao espacial comeam a ser sentidos no interior do Estado8 (Negri, 1996; Cano, 1988; Redwood, 1984). O crescimento da infra-estrutura de transportes, energia e telecomunicaes deram maior flexibilidade e abrangncia ao mercado brasileiro, facilitando a localizao industrial em novas reas ou regies, especialmente nas cidades de porte mdio. Aliado a isso houve uma forte intencionalidade poltica em promover a desconcentrao industrial e uma importante expanso das fronteiras agrcola e mineral, que favoreceram a proliferao de atividades urbano-industriais relacionadas (Diniz e Crocco, 1996).

Wood e Carvalho (1994) citam quatro determinantes socioeconmicos que atuaram na reduo da fecundidade no Brasil aps da dcada de 60, a saber: 1) o aumento do nvel educacional; 2) A ascenso da economia urbano-industrial; 3) O aumento da participao feminina na fora de trabalho e 4) Perdas relativas classe mdia urbana. 6 Segundo Patarra (1978) a redistribuio da populao no Brasil ocorre de acordo com o papel econmico das regies: Amaznia configurava-se como rea de penetrao econmica incipiente, o Centro-Oeste e PR eram fronteiras de expanso agrcola, a regio NE, alm de MG e ES eram antigas reas primarias exportadoras, SC e RS configuravam antigas reas de colonizao estrangeira e SP e RJ formavam o plo industrial. 7 Sobre esta temtica, o extenso trabalho de Geiger (1963) traz algumas evidncias sobre as formaes urbanas concentradas nas dcadas de 50 e 60. Classificando as cidades com mais de 15 mil habitantes por todo o pas, o autor reconhece a existncia de uma distribuio extremamente concentrada, que se estende ao longo de uma faixa situada junto costa, interiorizando-se somente na Regio Sudeste. Nas outras partes do interior havia, via de regra, um vazio urbano. Distingui-se: i) Um agrupamento de cidades no Rio Grande do Sul, separados da aglomerao paulista por um espao quase vazio. ii) O agrupamento paulista, que abrange cidades do norte-paraense, do Triangulo Mineiro, Mato Grosso e Gois, constituindo o maior e o mais denso grupo. iii) O agrupamento fluminense-mineiro, que, juntamente com So Paulo, formam a principal regio econmica do Brasil. iv) O agrupamento que se estende ao longo da costa oriental do Nordeste. As cidades no interior com mais de 15.000 habitantes eram pontos isolados dentro de um grande vazio, ex: Manaus, Cuiab, Belm, etc. 8 J na dcada de 60 o chamado milagre brasileiro comeou a marcar os caminhos da desconcentrao espacial ao proporcionar um incrvel aumento dos postos de trabalho e de produo. O primeiro impacto se fez sentir na RMSP, que perde cerca de 22% da sua participao no emprego industrial, juntamente com a RMRJ, que j vinha perdendo importncia antes da dcada de 70 (Diniz e Crocco, 1996).

Evidentemente, grande parte destas transformaes no se d exclusivamente em funo da dinmica interna. A partir da dcada de 70, percebe-se a emergncia de processos de alterao na estrutura industrial em vrias partes do mundo, como a desindustrializao no Nordeste dos Estados Unidos e Norte da Inglaterra, o surgimento dos NICs (Novos Pases Industrializados), a crise no padro fordista de produo, o aumento dos fluxos internacionais e o reforo das economias em bloco. Tais fenmenos tm suscitado a necessidade de compreender os novos requisitos locacionais que estas transformaes implicam (Diniz e Crocco, 1996). Recentemente, vrios estudos urbanos tm indicado a formao de novos papeis para as cidades, como um reflexo espacial das transformaes dadas pela insero das reas urbanas no recente paradigma da tecnologia e da informao (Castells, 1996; Santos, 2001). As cidades mundiais seriam a expresso das formas mais recentes do capitalismo, compostas por redes interligadas de fluxos de pessoas, informaes e capitais, possibilitados pelas novas tecnologias, o que lhes confere a funo de comando, enquanto a produo se desconcentra (Tabb, 1990; Compans, 1999; Iglesias, 2001).

2. A Rede de Localidades Centrais do Brasil em evoluo


Nos ltimos 60 anos a populao brasileira sofreu grandes alteraes na sua composio e distribuio pelo territrio. Em 1940, a populao urbana representava 31,24% do total do pas, alcanando 44,67% em 1960, 67,59% em 1980 e, finalmente, 81,24% em 2000. Tais dados9 demonstram o nvel de urbanizao que o territrio alcanou em cerca de 50 anos. Entretanto, tais transformaes no se deram igualmente por todo o territrio: enquanto certas regies se urbanizavam a ritmos acelerados, outros espaos mantinham baixas densidades demogrficas por meio de atividades agrcolas de grande porte. A populao brasileira assimilou, na sua distribuio pelo territrio, a expanso dos fatores de desenvolvimento originrios da reorganizao das atividades produtivas e crescimento dos centros urbanos. Muitos estudos j empreenderam variados tipos de incurses tericas e empricas sobre estes processos. Entretanto, na maioria dos casos a analise de espaos maiores como Grandes Regies, e mesmo UFs, no permite visualizar certos fenmenos que se tornam melhor apreensveis quando unidades menores de observao, como os municpios, ganham visibilidade. Desta maneira, a temtica das redes urbanas alcana relevncia nesta discusso, em funo de permitir diferentes escalas de
9

Mesmo com os problemas da definio de urbano no Brasil.

anlise, ou seja, iluminar os pequenos lugares e as pessoas que l residem sem perder de vista a dimenso da insero dos mesmos em grandes conjuntos, como o territrio nacional. Entre as caractersticas mais importantes para organizao dos sistemas urbanos, o tamanho demogrfico dos centros ganha especial relevncia. Assim, possvel que os locais de maior adensamento humano coincidam com os centros mais bem estruturados nas suas funes, j que a maior aglomerao de mo-de-obra reflete aspectos do adensamento produtivo e condio para a criao de atividades de natureza diversa. Tendo em conta esses fatores, de se esperar que as localidades que polarizam a rede urbana de um pas de grande extenso como o Brasil podem ser identificadas a partir da concentrao populacional, aliada expressividade regional da sua populao urbana. As ligaes entre essas cidades podem iniciar o esboo de uma rede de localidades que congregue os centros mais importantes do pas, sendo cada um deles um ponto ndulo10. Cada um destes pontos, articulados regionalmente com os municpios prximos e estabelecendo relaes com o restante do sistema urbano nacional, indicariam os novos caminhos da urbanizao no pas, apontando, possivelmente, para o fenmeno da desconcentrao espacial da populao de maneira mais consistente. Partindo destas preocupaes, a proposta aqui presente11 busca reconhecer e caracterizar as localidades urbanas que centralizaram e centralizam os processos de expanso e densificao da rede de cidades brasileira. Para tanto, foram propostos um conjunto de critrios que selecionassem as reas urbanas12 mais importantes do pas, de acordo com dois objetivos bsicos: 1) Representar as localidades que possuem importncia significativa na constituio e organizao lgica das redes de transportes; 2) Identificar os ndulos da rede que possuam peso populacional nos respectivos contextos regionais. Mais especificamente, os critrios adotados para a seleo dos pontos ndulos, consideram:
i) os nove pontos integrantes das Regies Metropolitanas oficiais, originalmente definidas por decreto/lei de 1973. Cada regio metropolitana comparece, na rede urbana, como um ndulo de
10 A preocupao aqui presente a de formular dimenses de anlise para as redes urbanas, temtica j antiga na Geografia. Desde os primeiros estudos locacionais, cujo marco o trabalho de Walter Christaller, muitos esforos tem sido empreendidos na definio de critrios para selecionar e analisar centros de redes urbanas em diferentes reas do mundo, como descreve Corra (1994). 11 Que fruto do somatrio de esforos de uma pesquisa de maior porte, que vem sendo realizada no Laboratrio de Estudos Territoriais do Instituto de Geocincias da Universidade Federal de Minas Gerais, financiada pelo CNPq, coordenada pelo Prof. Dr. Ralfo Matos e intitulada Processos espaciais e scio ambientais: anlise urbana e regional e dinmica populacional. 12 Para efeito de simplificao e operacionalizao na gerao de dados demogrficos, os municpios comparecem como unidades mnimas de observao. Todavia, podem assumir a forma de aglomerados municipais, no caso das Regies Metropolitanas (como definidas em 1991)

primeira ordem13; ii) municpio com populao urbana superior a 100 mil habitantes14 (pontos da rede relativos s chamadas Cidades Mdias); iii) municpio cuja populao urbana representasse mais de 3% da populao urbana do respectivo estado; iv) excluso de casos de macrocefalia urbana no estado do Amazonas a partir de 1980. Trata-se de um estado de grande extenso territorial, extremamente beneficiado por polticas pblicas que criaram a Zona Franca de Manaus, o que fez aumentar enormemente o peso desse municpio no estado. Assim faz-se a excluso de Manaus da populao total do estado em 1980 e 2000 e recalcula-se a proporo percentual das demais municpios frente ao novo total, filtrando os casos de populao urbana superior a 3% da populao urbana do estado do Amazonas. Com isso pontos de uma rede dentrtica ganham visibilidade.v) Todo ponto da rede pressupe a existncia de articulaes virias permanentes. Os pontos integram-se rede de transportes rodovirio, ferrovirio ou hidrovirio.

Os critrios15 de seleo foram aplicados em quatro pontos no tempo, a saber: 1940, em que comparecem um total de 107 localidades, 1960, com 132, 1980 com 151 e 2000 com 184. Nos dois ltimos perodos, o nmero de nodalidades centrais menor que o de municpios, porque alguns deles compreendiam Regies Metropolitanas. Desta maneira, em 1980 h um total de 258 municpios e em 2000 comparecem 361. A tabela 1 mostra a populao total recenseada em cada um dos perodos citados nos respectivos municpios selecionados. Os nmeros mostram com grande clareza a evoluo da urbanizao dentro dos municpios de maior expresso populacional no pas. No obstante haver um incremento de cerca de 80 milhes de pessoas entre as localidades selecionadas em 2000 e 1940, os dados mostram quanto os municpios mais importantes do pas alcanaram taxas elevadas de urbanizao na ltima metade desse sculo. Tabela 1
Rede de Localidades centrais segundo populao total e urbana
Localidades da Rede Populao Urbana Populao Total 1940 N abs. 9.780.490 % 1960 N abs. % 1980 N abs. % 2000 N abs. % 100

4.759.025 48,66 19.642.160 86,22 52.075.727 91,68 85.797.819 95,57 100 22.781.687 100 56.797.921 100 89.489.109

Fonte: Censos Demogrficos de 1940, 1960, 1980, 2000.

Desta maneira, o Brasil da dcada de 30 ainda era eminentemente rural, pois, mesmo que o conjunto de municpios tenha sido selecionado pela expresso de sua populao urbana no contexto regional, menos da metade (48,66%) dos habitantes destes municpios vivia nas reas urbanas. Deve-se ressaltar, entretanto, que os montantes populacionais em cada um dos perodos analisados no possuem o mesmo significado relativo. Assim,

13 As regies metropolitanas consideradas correspondiam a So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba e Belm. 14 Tais pontos correspondem s cidades medias em 2000. Na aplicao deste critrio em anos anteriores far-se- a equivalncia com as cidades mdias do passado comparando o parmetro de 100 mil habitantes com as populaes totais do pas nos censos anteriores, mediante regra de trs 15 Um dos fundamentos tericos da presente proposta , mediante os critrios supracitados, dar visibilidade a municpios menos populosos, mas importantes do ponto de vista regional (como nos casos do Norte e Centro Oeste), sem omitir os muitos municpios populosos, de porte mdio, comuns no Sudeste e Sul.

municpios com populaes prximas a 15.000 habitantes em 1940 possivelmente detinham centralidade expressiva nos contextos regionais16. As informaes presentes na Tabela 2 apresentam a distribuio da populao em 1940 dentro da RLC. fato que boa parte do Brasil urbano (67,95%) concentrava-se nas 12 maiores cidades do pas17, e o restante das reas urbanizadas na rede apareciam dispersas pelo territrio em localidades de menor tamanho populacional. Afora estas havia somente sete18 cidades com mais de 100 mil habitantes nessa data, com pequena expresso na populao urbana total da rede, enquanto que os municpios com populao entre 25 mil e 100 mil habitantes representavam aproximadamente 22% do total. Um grande abismo separava, assim, as grandes cidades brasileiras do restante das cidades do pas. Com relao distribuio espacial, os mapas da Figura 1 evidenciam a rarefao da estrutura de articulaes virias entre os ncleos urbanos e a concentrao na franja litornea do pas. Como as Tabelas 2 e 3 demonstram, as localidades de maior expresso populacional encontravam-se, principalmente, nas regies Sudeste e Sul e em algumas pores do Nordeste. O Centro-Oeste e o Norte configuravam-se como vazios de urbanizao, salvo poucos pontos dispersos, com baixa populao. Tal configurao contribua para o distanciamento entre as cidades, o que justificava a rarefao das ligaes virias, favorecendo a formao de subconjuntos pouco articulados entre si. Desta maneira, a mobilidade populacional ainda encontrava grandes barreiras. O pioneirismo nos estudos sobre a rede de cidades brasileira deve-se a Pierre Deffontaines. Em artigo para o Boletim Geogrfico, o autor caracteriza o estado do sistema urbano brasileiro da dcada de 1940, afirmando que a rede urbana nacional encontrava-se em plena infncia, marcada pelo crescimento e instabilidade das cidades19. As caracterizaes de Deffontaines (1944) sobre a rede urbana brasileira deixam mais evidencias de uma formao desagregada em pequenos ncleos do que um sistema articulado de localidades. Isto permitiria supor que efetivamente no existia uma rede urbana no Brasil, considerando que este conceito se refere a um sistema de cidades
Tal questo uma preocupao constante nesta pesquisa, tanto na seleo dos municpios como na anlise das suas caractersticas populacionais. Para tanto, o critrio de seleo 2 buscou controlar os populacionais relativos que tinham importncia significativa em cada poca. 17 Das quais 8 encontravam-se nas Regies Sudeste e Sul. 18 Que so, nesta ordem: Nova Iguau (RJ), Campinas (SP), Campina Grande (PB), Ilhus (BA), Manaus (AM), Pelotas (RS), Juiz de Fora (MG). 19 Sobre a configurao da rede urbana brasileira na dcada de 40 o autor comenta: O Brasil no atingiu um estgio em que a diviso de trabalho tenha feito progressivamente descobrir as aptides regionais variadas comportando interdependncias e, portanto, o potencial urbano, as divises naturais ainda no nasceram, uma montona economia fechada continua espelhada muito generalizadamente. A noo de regio, isto , de paisagem que o homem confeccionou progressivamente pelas especializaes de regime e de horizonte de trabalho, est ainda confusa (Deffontaines, 1944:307).
16

espacialmente e funcionalmente conectadas por um nmero significativo de laos, permantes ou no. Durante as dcadas de 30 e 40, a nascente sociedade urbano-industrial se restringia, portanto, a um espao muito pequeno. A formao de estruturas espaciais concentradas no Sudeste foi o caminho possvel para a transio do Brasil rural para o Brasil urbano. Neste contexto, a cidade de So Paulo vai alcanar especial importncia. Monbeig (1954) descreve como a capital paulista transformou-se de um pequeno vilarejo fundado por Jesutas na maior metrpole do pas. Situada em posio estratgica, tanto para as relaes com o colonizador, quanto para a penetrao no territrio, o pequeno ncleo j nasce estabelecendo um raio de influencia significativo na sua regio20. A prspera cultura de caf no sculo XIX e XX traz profundas mudanas para a cidade e seu entorno, motivadas, principalmente, pela instalao de uma rede ferroviria que articulava eficientemente So Paulo com vrias localidades dentro do Estado (principalmente com o Porto de Santos), e pelas divisas obtidas com a exportao do caf. Os investimentos na infra-estrutura urbana geravam um mercado de consumo urbano importante, alimentado pela mo de obra imigrante proveniente do caf (Negri, 1996). A tabela 2 apresenta o Rio de Janeiro com os maiores valores de populao total. Entretanto, em termos de urbanizao, So Paulo j ultrapassava a cidade carioca, detendo 24,41% da populao urbana da rede contra 17,14% do Rio. A cidade carioca contava com um estoque demogrfico significativo e uma mquina administrativa bem montada, fatores decisivos na liderana deste estado no incio da industrializao brasileira. No entanto, a periferia fluminense no foi capaz de absorver e reproduzir o desenvolvimento que se dava no centro da mesma forma que a zona de influncia de So Paulo o fez (Santos, 2001, Castro, 1971). Tabela 2
Distribuio da populao total e urbana na Rede de Localidades Centrais do Brasil em 1940
Localidades Rio de Janeiro So Paulo Recife Salvador
20

Tabela 3
Distribuio da populao total e urbana na Rede de Localidades Centrais do Brasil em 1960
Localidades So Paulo Rio de Janeiro Recife Belo Horizonte Total n abs. % 3.825.351 16,79 3.307.163 14,52 797.234 693.328 3,50 3,04 Urbana n abs. % 3.300.218 16,80 3.223.408 16,41 788.569 663.215 4,01 3,38

Total n abs. % 1.764.141 18,04 1.326.261 13,56 348.424 290.443 3,56 2,97

Urbana n abs. % 815.479 17,14 1.161.893 24,41 83.503 256.705 1,75 5,39

Sobre a importncia dos Bandeirantes na construo da centralidade de So Paulo o autor comenta: O beneficio foi em primeiro lugar a ampliao do seu raio de ao, o que no teve reflexo imediatamente proveitoso para a funo comercial da cidade nem acarretou uma fase de impulso urbano. Porm, mais tarde, quando os paulistas, acostumados as longas caminhadas e as viagens longnquas se transformarem de penetradores a comerciantes, a cidade aproveitar indiretamente com isso (Monbeig, 1954: 144).

Porto Alegre Campos dos Goytacazes Belo Horizonte Belm Fortaleza Santos Niteri Curitiba Sub-total 7 seguintes* 29 seguintes** 35 seguintes*** 24 seguintes**** Total

272.232 223.373 211.377 206.331 180.185 165.568 142.407 140.656 825.078

2,78 2,28 2,16 2,11 1,84 1,69 1,46 1,44 8,44

240.026 57.411 55.561 163.210 87.852 119.804 124.507 67.643 352.179 325.546 105.998 4.759.025

5,04 1,21 1,17 3,43 1,85 2,52 2,62 1,42 7,40 6,84 2,23 -

Salvador Porto Alegre Fortaleza Belm Curitiba Nova Iguau Campos dos Goytacazes Santos Sub-total 44 seguintes* 47 seguintes** 16 seguintes*** 13 seguintes**** Total

655.735 641.173 514.818 402.170 361.309 359.364 292.292 265.753

2,88 2,81 2,26 1,77 1,59 1,58 1,28 1,17

638.592 625.957 470.778 380.667 351.259 257.516 131.974 263.054

3,25 3,19 2,40 1,94 1,79 1,31 0,67 1,34

5.271.398 53,90 2.026.354 20,72 1.290.625 13,20 367.035 9.780.490 3,75 -

3.233.594 67,95 741.708 15,59

12.115.690 53,18 6.430.647 28,23 3.495.497 15,34 547.448 192.405 22.781.687 2,40 0,84 -

11.095.207 56,49 5.828.696 29,67 2.399.213 12,21 246.301 72.743 19.642.160 1,25 0,37 -

Fonte: FIBGE, Censos Demogrfico de 1940. * Mais de 100.000 pessoas na populao total. ** Entre 50.000 e 100.000 pessoas na populao total. *** Entre 25.000 e 50.000 pessoas na populao total. **** Menos de 25.000 pessoas na populao total.

Fonte: FIBGE, Censos Demogrfico de 1960. * Mais de 100.000 pessoas na populao total. ** Entre 50.000 e 100.000 pessoas na populao total. *** Entre 25.000 e 50.000 pessoas na populao total. **** Menos de 25.000 pessoas na populao total.

Efeitos externos, como a crise de 1929, so tambm importantes para explicar as razes pelas quais a produo industrial se intensifica no pas. Alguns autores preferem se referir ao perodo que se estende desde 1929 at 1956 como o de uma Industrializao Restringida, em funo da sua concentrao quase completa no eixo Rio-So Paulo21. Dos anos 30 at a dcada de 1960 o pas passa por uma profunda transformao, que ir transpor o eixo econmico da agroexportao para as atividades urbano industriais. Autores como Patarra (1978) e Durham (1984) argumentam que foi na dcada de 1960, em funo do crescimento industrial e dos crescentes investimentos governamentais na criao de uma indstria de base e de uma malha de transportes que integrava o mercado nacional, que se deu consolidao da sociedade urbano-industrial no pas22. As novas caractersticas da expanso urbana e demogrfica marcariam o surgimento de metrpoles com crescimento populacional explosivo, o aprofundamento das desigualdades regionais e um forte declnio da fecundidade nas reas urbanas. Em 1960, como mostra a Tabela 1, 86,22% da populao da RLC urbana. O dados presentes na tabela 3 evidenciam parte das transformaes no padro de urbanizao e de distribuio da populao do Brasil no perodo. As 12 maiores localidades selecionadas em 1960 continuam concentrando cerca da metade da populao total da Rede de Localidades Centrais. Entretanto, h uma alterao substancial na
21 Negri (1996) coloca 3 razes para a ocorrncia da industrializao restringida: a dependncia das exportaes geradoras de divisas, a inexistncia de um setor de produo adequado no perodo e o fato de haver pontos de estrangulamento para o desenvolvimento industrial nos setores de energia e transporte. 22 Mesmo que a urbanizao tenha atingido nveis considerveis no perodo, a rede de cidades, agora efetivamente presente no espao, continuava fortemente concentrada e fragmentada. Tal constatao latente em vrios trabalhos produzidos sobre a poca, a exemplo de Geiger (1963) e Corra (1965).

porcentagem de populao urbana entre as maiores cidades do pas na rede. Isto decorre, principalmente, do fato de que as localidades com mais de 100 mil habitantes proliferaramse dentro da RLC, concentrado cerca de 30% da populao urbana no perodo. As informaes mostram que o Brasil urbano, mesmo concentrado23, exibia uma importante densificao, dada pelo crescimento da importncia das cidades de grande e mdio porte, fator que se mostra relevante para a integrao territorial. Destaque deve ser dado, tambm, para a inverso entre So Paulo e Rio de Janeiro24, j totalmente consolidada pelos dados da Tabela 3. A Figura 1 permite visualizar a expresso espacial das mudanas ocorridas na Rede de Localidades Centrais do Brasil entre 1940 e 1960. Na Regio Norte j apareciam sinais da rede dentrtica, controlada por Manaus, mas ainda com localidades de pequena expresso populacional25. No Nordeste, as cidades de Salvador, Recife e Fortaleza consolidam sua primazia urbana na regio, e um grande nmero de municpios com menos de 100.000 habitantes dividem a influncia urbana regional. No terceiro subconjunto espacial do mapa percebe-se a grande integrao entre as regies Sudeste e Sul, e como as reas urbanas no Centro-Oeste j nascem bastante articuladas com a expanso da rede urbana paulista. O interior de So Paulo, como atesta a bibliografia, conhece uma forte ampliao da sua malha viria e do nmero de cidades. Naturalmente, os maiores estoques demogrficos estaro situados nestas cidades, como reflexo da concentrao de investimentos industriais nas reas mais dinmicas do pas. Ao descrever o processo de industrializao e integrao do mercado nacional no perodo 1929/62, Cano (1988) lembra que os novos padres de acumulao exigiam uma integrao do mercado nacional, tarefa complexa diante das grandes distncias e da insuficincia de um sistema de transportes eficientes. Isso motivou esforos governamentais na ampliao e modernizao da malha viria, interligando,

23 Entre as 44 cidades com mais de 100 mil habitantes no perodo, 25 estavam nas Regies Sudeste e Sul, 17 na Regio Nordeste e apenas Manaus no Norte e Goinia no Centro-Oeste 24 Deve-se observar que a aproximao dos valores de concentrao urbana nas duas maiores cidades do pas dentro da rede entre 1940 e 1960 (de 17,14% para 16,41% no Rio e de 24,41% para 16,80 em So Paulo) provavelmente no se deve a uma redistribuio entre as duas, mas sim ao crescimento de outras cidades de grande e mdio porte em toda a rede, especialmente na rea de influncia de So Paulo. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes comparecem nove municpios paulistas e naquelas entre 50 mil e 100 mil so 13 as cidades de So Paulo, no aparecendo nenhum outro municpio deste Estado entre as cidades com menos de 50 mil habitantes, o que atesta uma redistribuio de populao e atividades produtivas em So Paulo na dcada de 50, o que no ocorre no Rio de Janeiro. 25 Mas que certamente possuam significativa centralidade no contexto de uma regio ampla e pouco provida de infraestrutura urbana. Uma caracterstica bsica das redes dentrticas, como o caso da rede urbana de Manaus, o crescimento desproporcional da cidade primaz em relao a sua hinterlndia, configurando-se como a porta de entrada e sada dos fluxos internos (Corra, 1997).

principalmente as Regies Nordeste e Centro-Oeste com o resto do pas26. No perodo 1940/60, nas Regies Norte e Nordeste, ocorre um aumento tanto do emprego rural como do urbano, enquanto o Centro-Oeste e o Paran conhecem uma forte expanso da ocupao rural, vinculada s modernizaes que as ligaes entre indstria e agricultura j introduziam no Sudeste. A partir da dcada de 60, a economia brasileira alcana mais complexidade, ampliam-se os investimentos no crescimento da indstria, acompanhados de inflao, crises fiscais e financeiras. No plano social, a desigualdade regional e a pobreza urbana estimulavam o protesto de diferentes setores sociais, e no plano poltico, instaura-se uma ruptura no processo democrtico com o golpe militar de 1964. As reformas no perodo da ditadura estimularam aumentos na produo industrial e na expanso da urbanizao. Neste contexto, cresceram as polticas de carter regional, completando a integrao do mercado interno (Cano, 1988; Diniz e Crocco, 1996). O crescimento econmico e urbano espacialmente concentrado comea a dar lugar, nos anos 70, para processos de desconcentrao produtiva. Os dados da Tabela 3 mostram como cidades de porte intermedirio comeavam a ganhar espao no cenrio urbano nacional, atraindo populao e investimentos, mesmo que dentro de uma rea restrita no territrio. Redwood (1984) afirma que h uma srie de fatores econmicos que desencadearam os movimentos de descentralizao urbana no Brasil. Tais fatores ganham fora quando as atividades produtivas deixam de estabelecer uma relao direta com a concentrao populacional e econmica no espao. Segundo o autor h um determinado limite para a ao das economias de escala e de aglomerao27, que so sentidos quando os custos relacionados ao tamanho das localidades comeam a ser menores que os benefcios, dando vazo as deseconomias de aglomerao. O efeito destes processos resultaria na chamada reverso da polarizao, quando o ritmo de crescimento populacional maior nas cidades externas aos centros metropolitanos. Esse fenmeno seria reflexo da redistribuio de atividades produtivas,
Segundo Cano (1988) este tipo de ao gerou trs efeitos distintos na organizao produtiva nacional: i) o de estimulo, no avano da urbanizao e da industrializao; ii) o de inibio de bloqueio, possibilitando o desenvolvimento industrial em outras partes do pas, e iii) os de destruio, causados pela concorrncia entre produtores de diferentes reas, intensificando desigualdades regionais. 27 As economias de escala relacionam-se ao acesso facilitado a mercados consumidores pelo adensamento populacional, dividindo-se em dois grupos: a) as economias de localizao, relacionadas dimenso de um setor industrial dentro de uma mesma cidade, envolvendo as economias de especializao industrial, o mercado de trabalho, a disponibilidade de infra-estrutura, servios pblicos, etc. b) as economias de urbanizao, resultantes do nvel geral de dinamismo econmico de uma rea urbana, como o tamanho do mercado de trabalho e a disponibilidade de infraestrutura. As economias de aglomerao, por seu turno, referem-se aos benefcios da proximidade espacial, que se traduzem em diminuio dos custos de produo pelas menores necessidades de estoques, disponibilidades de mo-deobra especializada e menores custos de comunicao e transporte (Redwood, 1984).
26

que passam a evitar os grandes centros em funo das deseconomias, podendo ser tambm induzido pelas aes do governo voltadas a desconcentrao espacial das atividades28 (Redwood, 1984; Amorim e Serra, 2001). Os primeiros indcios de desconcentrao surgem, ainda na dcada de 60, no interior do estado de So Paulo (Negri, 1996). Durante as dcadas de 70 e 80 esses efeitos se estendero para reas urbanizadas em todo o Brasil, como reflexo da expanso das regies de produo industrial mais modernizadas e da atrao das cidades de porte mdio para os fluxos populacionais (Matos, 1995). Quanto ao alcance espacial da desconcentrao industrial, Azzoni (1986) defende a idia da formao de um campo aglomerativo, de cerca de 150 Km de raio, nas imediaes da cidade de So Paulo, como resultado da expanso fsica da produo e da influncia direta da metrpole. J em Diniz (1991), so analisados uma srie de agentes de reverso da polarizao que estariam formando, ao invs de um campo aglomerativo, uma rea poligonal de desenvolvimento, que se estenderia desde Belo Horizonte at Porto Alegre, na qual se processaria a reestruturao produtiva e a formao de novos complexos tecnolgicos. O estudo de Baeninger (2000), entretanto, demonstra que, mesmo que a inverso da polarizao ocorra de forma mais intensa no Sudeste, em todo o pas as metrpoles tm apresentado queda no crescimento em favor de municpios no-metropolitanos. Matos (2003) tambm defende a idia de que outros tipos de atividades, diferentes daquelas relacionadas a setores de alta tecnologia, tambm possibilitam a expanso da urbanizao e so fundamentais para que ocorra o processo de disperso/desconcentrao do desenvolvimento29. As localidades da rede, selecionadas em 1980 e 2000 confirmam evidncias de que a desconcentrao espacial da populao pode ser explicitada, sob diferentes nveis e intensidades, por todo o territrio nacional. Os dados da tabela 4 mostram uma importante evoluo no nvel de urbanizao da rede e no padro de distribuio populacional entre os

Durante as dcadas de 70 e 80 muito se debateu sobre o binmio Equidade/Eficincia como meta para o planejamento regional. A questo centrava-se no fato de que se os investimentos pblicos atuassem no sentido de desconcentrar a produo industrial, para efetuar uma distribuio mais igualitria da riqueza, poderia estar se incorrendo em perdas de produtividade, fator que desaceleraria o crescimento econmico. Assim, a soluo praticada na resoluo deste conflito foi a promoo de uma desconcentrao concentrada, de forma que os limites espaciais no se excedam a ponto de afastar com grandes prejuzos os fatores locacionais mais importantes. Tais medidas vo elevar a importncia das cidades medias no contexto da produo industrial do pas (Amorim e Serra, 2001; Andrade e Serra, 2001). 29 Sobre esta temtica o autor argumenta: Algumas manifestaes de expanso econmica e demogrfica j se desenham no Brasil, embora no vinculadas aos setores de alta tecnologia sediados em grandes metrpoles, mas articulados a outras facetas da indstria e dos servios que se orientam por recursos naturais, alguns deles pretritos e durveis, (por evocarem amenidades que se reportam a aspectos climticos, geomorfolgicos, paisagsticos e culturas, etc.) e que, em alguma medida, complementam, inclusive o padro econmico produtivo j instalado no Sudeste. (MATOS, 2003:5)

28

pontos-ndulos. A incluso dos municpios das Regies Metropolitanas30 nestes dois perodos provoca um forte incremento populacional. A RMSP surge como um espao altamente urbanizado, detendo sozinha mais de 20% da populao total e urbana da RLC. Entre as 12 maiores localidades da rede finalmente aparecem cidades localizadas nas Regies Centro-Oeste (Goinia e Braslia em 1980 e 2000) e Norte (Manaus, em 2000). Apresentando um incremento significativo no perodo, os municpios com mais de 250.000 habitantes (de 18 em 1980 para 49 em 2000) e entre 100 mil e 250 mil (de 69 para 87), indicam que as tendncias de aumento das localidades de grande e mdio porte continuam sendo uma realidade no Brasil. Os dados mostram que, ao longo dos ltimos vinte anos, vrias foram s localidades urbanas que alcanaram o status de cidades de grande porte, capazes de atrair populao e atividades de modo a interferir positivamente na desconcentrao espacial. Mesmo que grande parte deste processo ainda ocorra dentro das Regies Metropolitanas, as informaes das Tabelas 3 e 4 atestam o surgimento de outros eixos de crescimento fora destas reas tradicionais. Tabela 4
Distribuio da populao total e urbana na Rede de Localidades centrais do Brasil em 1980
Localidades RM de So Paulo RM do Rio de Janeiro RM de Belo Horizonte RM de Recife RM de Porto Alegre RM de Salvador RM de Fortaleza RM de Curitiba Braslia RM de Belm Goinia Campinas Sub-total 18 seguintes* 69 seguintes** Total n abs. 12.588.745 8.772.277 2.609.547 2.347.001 2.280.026 1.766.724 1.580.069 1.440.633 1.176.908 999.158 717.519 664.566 36.943.173 6.252.323 10.836.913 % 22,16 15,44 4,59 4,13 4,01 3,11 2,78 2,54 2,07 1,76 1,26 1,17 65,04 11,01 19,08 Urbana n abs. 12.183.715 8.619.553 2.498.214 2.131.739 2.176.254 1.696.410 1.501.361 1.325.261 1.138.994 831.255 703.640 591.415 35.397.811 5.603.687 9.242.453 % 23,40 16,55 4,80 4,09 4,18 3,26 2,88 2,54 2,19 1,60 1,35 1,14 67,97 10,76 17,75

Tabela 5
Distribuio da populao total e urbana na Rede de Localidades centrais do Brasil em 2000
Localidades RM de So Paulo RM do Rio de Janeiro RM de Belo Horizonte RM de Porto Alegre RM de Recife RM de Salvador RM de Fortaleza RM de Curitiba Braslia RM de Belm Manaus Goinia Sub-total 49 seguintes* 87 seguintes** Total n abs. 17.867.798 10.125.142 4.177.124 3.480.833 3.263.176 3.021.572 2.823.297 2.453.215 2.051.146 1.674.183 1.405.835 1.093.007 53.436.329 20.000.618 13.863.500 % 19,97 11,31 4,67 3,89 3,65 3,38 3,15 2,74 2,29 1,87 1,57 1,22 59,71 22,35 15,49 Urbana n abs. 17.109.449 10.074.376 4.114.998 3.357.728 3.181.890 2.974.090 2.760.067 2.307.439 1.961.499 1.664.981 1.396.768 1.085.806 51.989.091 19.251.928 12.842.011 % 19,94 11,74 4,80 3,91 3,71 3,47 3,22 2,69 2,29 1,94 1,63 1,27 60,59 22,44 14,97

Esse fato particularmente importante, pois induz a uma relativizao dos valores de concentrao da populao urbana e total em 1980 e 2000 das 12 maiores cidades, em comparao com os dados de 1940 e 1960. A principio houve um aumento na concentrao das maiores cidades (de 53,9% e 53,18% em 1940 e 1960 para 65,04% e 59,71% em 1980 e 2000 respectivamente). Entretanto isso ocorre em funo de questes metodolgicas da seleo das localidades. Nos dois primeiros perodos no eram considerados os municpios das Regies Metropolitanas, j que eles foram institudos legalmente somente em 1973. Desta maneira no mais so consideradas 12 cidades e sim um vasto conjunto que compe as reas metropolitanas em anlise (consideradas como um ponto-ndulo) o que inevitavelmente elevou o valor da concentrao urbana nas duas ltimas dcadas. Alm disso, a distribuio da propores nesse grupo vm evoluindo a favor do surgimento de novas reas de grande populao, mais cidades milionrias, ou desconcentrao concentrada, como prope alguns autores.

30

32 seguintes*** 20 seguintes****

2.204.937 560.575

3,88 0,99

1.538.582 293.194

2,95 0,56 -

24 seguintes*** 12 seguintes****

1.785.536 403.127

2,00 0,45

1.420.791 293.998

1,66 0,34 -

Total 56.797.921 - 52.075.727 Fonte: FIBGE, Censos Demogrfico de 1980. * Mais de 250.000 pessoas na populao total. ** Entre 100.000 e 250.000 pessoas na populao total *** Entre 50.000 e 100.000 pessoas na populao total **** Menos de 50.000 pessoas na populao total.

Total 89.489.109 - 85.797.819 Fonte: FIBGE, Censos Demogrfico de 2000. * Mais de 250.000 pessoas na populao total. ** Entre 100.000 e 250.000 pessoas na populao total *** Entre 50.000 e 100.000 pessoas na populao total **** Menos de 50.000 pessoas na populao total.

A Figura 2, ao apresentar as mudanas no padro espacial da rede entre 1980 e 2000 expe o grande aumento das articulaes entre os pontos e a definio mais clara de subespaos densamente articulados na rede. A poro Centro-Sul do pas, dotada de uma rede viria mais complexa e de uma maior densificao de pontos o espao mais dinmico da RLC, concentrando infra-estruturas econmicas e populao. O Nordeste, ainda com pouca interiorizao da expanso urbana, continua dinamizando mais localidades na faixa litornea, como prolongamento da rea de influncia das suas capitais. No Norte, a rede dentrtica do estado do Amazonas se integra a novos subespaos urbanos, como os de Roraima e Rondnia, nos quais aparecem municpios de elevado crescimento urbano. Os dados do Censo 2000 registram a presena de mais localidades no eixo rodovirio Belm-Braslia, o que sinaliza para novas possibilidades de interao entre os grandes subconjuntos regionais. Entre 1980 e 2000 a RLC se estabelece como o espao do urbano dinmico no Brasil. Com a populao urbana representando, respectivamente, 91,74% e 95,45% do total das localidades (Tabela 1), as reas urbanizadas vo se tornando, como afirma Harvey (1996), o referencial para a definio do nvel de vida das populaes. Reconfigura-se a Rede de Localidades Centrais do Brasil, mas a concentrao espacial ainda um fato marcante, que internaliza aspectos ligados a inrcia demogrfica, investimentos estratgicos e especializaes funcionais que a dinmica de integrao dos mercados imprimem. Na dcada de 1990, num contexto mundial marcado pela globalizao, o ambiente econmico brasileiro sofreu grandes transformaes: abertura comercial, integrao competitiva, reformas na ao do Estado e reestruturao produtiva no setor privado. Tais alteraes acenavam para ruptura de padres dominantes em dcadas anteriores, priorizando a insero competitiva dos focos dinmicos do pas na economia mundial (Arajo, 2000). Em determinados segmentos econmicos o pas parece ter sucesso nessa direo. A presena de uma rede urbana pressupe a existncia de um espao dotado de variados tipos de fluxos, desde materiais, como mercadorias, capitais, pessoas,

equipamentos, etc. at virtualidades, como informaes, culturas e laos de solidariedade (Corra, 1994). Entretanto, novos determinantes do atual perodo de globalizao reformulam o espao concentrado/desconcentrado, sobrepondo novas estruturas quelas j consolidadas por processos histricos anteriores. Santos (2001) acredita que grande parte das reas urbanas no territrio brasileiro j foram absorvidas pelas novas dinmicas do perodo atual, no qual os objetos e as aes dos homens vinculam-se indissociavelmente a produo de informaes, que fazem a conexo entre o global e o local de uma forma nunca vista anteriormente. Entretanto, nem todos os espaos nacionais so capazes de assimilar, na mesma intensidade, as inovaes dadas pela formao dos sistemas tcnicos atuais31. A constituio de novos espaos da globalizao no territrio, articulados a outras redes que recobrem espaos urbanos em todo o mundo tem contribudo, tanto para especializao, diferenciao e fragmentao das reas de maior concentrao, como tambm para o reforo do local, na medida em que os sistemas de transmisso de informaes conectam lugares diversos no mundo (Compans, 1999). Esta face da Rede de Localidades Centrais do Brasil no comeo do sculo XXI, uma sobreposio de processos histricos formadores de uma sociedade urbano-industrial, que evoluiu de uma estrutura fortemente concentrada para a formao de espaos urbanos articulados em rede por todo o territrio, e que vem se adaptando as renovaes produtivas e aos novos condicionantes do processo de globalizao na produo do espao.

Consideraes Finais
Essa breve caracterizao da evoluo da Rede de Localidades Centrais do Brasil durante a segunda metade do sculo XX presta-se a dois objetivos bsicos: trabalhar com a totalidade do espao nacional, sem perder de vista a dinmica dos pequenos conjuntos, aqui representados pelos municpios, buscando compreender a formao e a dinmica atual de um espao articulado em rede. O outro objetivo o de conferir importncia aos aspectos demogrficos, entendendo que a tanto a distribuio como a mobilidade da populao

31 Nas pores do territrio onde formaes histricas precedentes estabeleceram formas de vida culturalmente enraizadas percebe-se a formao de resistncias a processos globalizadores, principalmente nas reas menos povoadas pelos sistemas de engenharia, como o caso do Nordeste. J no Sul e Sudeste, a presena macia de sistemas tcnicos acelera a articulao com fluxos de informao e capital por todo o mundo. As regies Centro-Oeste e Norte, em funo tanto dos vazios tcnicos como dos demogrficos, recebem as inovaes tecnolgicas com maior facilidade, na eficincia da produo agrcola na primeira e nos esforos de conhecimento do espao na segunda. Entretanto, a maior parte da populao, distante do volume de informao produzido pelos satlites e sistemas de tcnicos de aumento da produo, permanece vivendo um tempo lento (Santos, 2001).

guardam importantes relaes com processos econmicos em curso, e podem balizar propostas metodolgicas de anlise do espao urbano nacional. As informaes aqui trabalhadas mostraram que os ltimos 60 anos foram um perodo excepcionalmente rico de mudanas na distribuio espacial das pessoas, da infraestrutura econmica e das atividades produtivas estrito senso. Atualmente, o Brasil se configura como uma nao urbanizada, de elevada produo industrial e fortemente articulada com a economia internacional, cumprindo um papel de periferia integrada na nova DIT. Evidentemente essa rpida transio trouxe variados reflexos na organizao espacial do territrio e inmeras conseqncias para a populao. Desta maneira, pensar sobre a formao e a evoluo deste espao uma demanda constante para aqueles que se preocupam em definir aes prticas sobre o espao, visando difundir e aperfeioar os ganhos sociais e econmicos conquistados pelos avanos tcnicos e sociais derivados da pela ao humana sobre o territrio, assim como reconhecer as insuficincias em termos de investimentos pblicos no combate s desigualdades scio-espaciais.

Bibliografia
AMORIM e SERRA. Evoluo e perspectivas do papel das cidades mdias no planejamento urbano e regional. In: ANDRADE e SERRA (org.) Cidades Mdias Brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. ANDRADE e SERRA. O desempenho das cidades mdias no crescimento populacional brasileiro no perodo 1970/2000. In: ANDRADE e SERRA (org.) Cidades Mdias Brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. ARAJO, Tnia Barcelar. Dinmica regional brasileira nos anos 90: rumo a desintegrao competitiva? in: CASTRO, In E. et al (org). Brasil:. Questes Atuais da Reorganizao do Territrio. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996. p. 73-91. AZONI, Carlos R. Indstria e reverso da polarizao. So Paulo: IPE/USP. 1986. BALAN, Jorge. Migrao e desenvolvimento capitalista no Brasil: ensaio de interpretao histrico-comparativa. Estudos CEBRAP, v.5, jul/set 1973, p. 5-79. BASSANEZI, M. S. B. Imigraes internacionais no Brasil: um panorama histrico. In: PATARRA, N. L(coord.). Emigrao e imigrao internacionais no Brasil contemporneo. Campinas, 1995, p.1-38. BAENINGER, Rosana. Migraes Internas no Brasil: Municpios metropolitanos e nometropolitanos. Anais do II Encontro Nacional sobre migrao. Belo Horizonte: Abep. 2000. p. 535-562. BENVOLO, Leonardo. As origens da urbanstica moderna. Lisboa: Editora Presena. 1981 BRAUDEL,Fernand. O peso do nmero. In: Civilizao material, economia e capitalismo: sculos XV-XVIII. So Paulo: Martins Fontes, 1995.p.21-88. CASTELLS, Manuel. O espao de fluxos. In: A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996. p.403-453. CANO, W. Questo Regional e urbanizao no desenvolvimento econmico brasileiro ps-30. Anais do VI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Olinda: ABEP. 1988.

CORREA, Roberto Lobato. A Rede Urbana. So Paulo: tica. 1994 ____________. Metrpoles, Corporaes e Espao: uma introduo ao caso brasileiro, in: CASTRO, In E. et al (org). Brasil:. Questes Atuais da Reorganizao do Territrio. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996. p. 67-114. ____________. Trajetrias Geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1997. CASTRO, Antonio B. A industrializao descentralizada no Brasil. In: 7 ensaios sobre a economia brasileira. Rio e Janeiro: Forense, 1971. p.103-162. COMPANS, Rose. O Paradigma das Global Cities nas Estratgias de Desenvolvimento Local. In: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, n 1. Maio, 1999. DEFFONTAINES, Pierre. Como se constitui a rede de cidades no Brasil. Boletim Geogrfico, Rio de Janeiro, v. 2, n. 14, pt. 1, p. 141-148, maio 1944. DINIZ, Cllio C. Desenvolvimento poligonal no Brasil: nem desconcentrao, nem continua polarizao. Nova Economia. Belo Horizonte: UFMG. v.31.n.11. Setembro, 1993. DINIZ, Cllio C., CROCCO. Marco A. Reestruturao econmica e impacto regional: o novo mapa da indstria brasileira. Belo Horizonte: Nova Economia. V. 6. n. 1. jul. 1996. pp. 77-102. DUPUY, G., POURSIN, Jean-Mrie. Malthus. So Paulo: Cultrix. 1975. p.46-67. DURHAM, Eunice. A caminho da cidade: a vida rural e a migrao para So Paulo. So Paulo: Perspectiva. 1984. GEIGER, Pedro Pinhcas. Evoluo da Rede Urbana Brasileira. Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos: Rio de Janeiro, 1963. HARVEY, David. Possible Urban Words. In: Justice, nature and geography of difference. Cambrige: Blackewll Publishers. 1996. p.403-438. IGLESIAS, Wagner. Impactos da mundializao sobre uma metropole periferica: o vetor sudoeste de So paulo. Cadernos metrpole: Desigualdade e governana. So Paulo, n.6, 2 sem. 2001. MATOS, Ralfo. Questes tericas acerca dos processos de concentrao e desconcentrao da populao no espao. Revista Brasileira de Estudos Populacionais. So Paulo: ABEP. 1995. ____________. O Brasil dividido e a rede urbana fracionada. Cadernos do Leste, Belo Horizonte: IGC/UFMG, v.1, n.5, p.1-51, jan.2003. MACFARLANE, Alan. A Cultura do Capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Traduo de Ivo Korytowski. 1987. Pg. 210 a 232. MONBEIG, Pierre. Aspectos Geogrficos do Crescimento de So Paulo. Boletim Geogrfico, Rio de Janeiro, v.12, n. 19, mar. -abr. 1954. NEGRI, Barjas, Concentrao e desconcentrao industrial em So Paulo (1880-1990). Campinas: Editora da UNICAMP, 1996, pginas 15-99. PATARRA, Neide. Dinmica Populacional e Urbanizao. In: Desenvolvimento e Mudana Social. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. PETRONE, Maria T. Shorer. Imigrao. In: BRITO, Fausto. Histria geral da civilizao brasileira. Rio de Janeiro: Difel. 1978.t.3,v 2, p.247-268. REDWOOD, John. Reversion de polarizacion, ciudades secundarias y eficiencia em el desarrollo nacional: una vision teorica aplicada al Brasil conteporaneo. In: Revista Latinoamericana de estudios urbanos regionales. v. 11, n. 32, dez. 1984. SANTOS, Milton. A Urbanizao Brasileira. So Paulo: Hucitec. 1993. p.17-29. SANTOS, Milton. Por uma Geografia do Presente in A Natureza do Espao. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo. 3 Parte. 2002. p.169-310. SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. Rio de Janeiro: Record. 3 Ed. 2001.

TABB, Wiliam K. As cidades mundiais e a problemtica urbana: os casos de Nova York e Tquio in Reestruturao Urbana: Tendncias e desafios. So Paulo: Nobel. 1990. Pg. 192-221. VERSIANE, F. Imigrantes, trabalho qualificado e industrializao: So Paulo e Rio no inicio do sculo. In Revista de Economia Poltica. So Paulo: Nobel. v.13, n. 14, out/dez 1993, p. 77-96. WOOD, C. H., CARVALHO, J. A. A demografia da desigualdade no Brasil. Rio de Janeiro: PNPE/IPEA. 1994, p.177-206.

You might also like