You are on page 1of 3

Estaturia Grega (Estaturia Clssica) formas ideais, propores ideais e harmnicas.

. O modo com que os gregos representavam o corpo humano exerceu influncia direta na arte romana e de toda arte ocidental posterior. A forma masculina era incomparvel com nenhuma outra forma da natureza. H leveza e harmonia das formas.

Pintura etrusca (VIII a.C.) A pintura etrusca tem como caracterstica um tom sinistro, uma conscincia da natureza incontrolvel da vida. Como exemplo o afresco Mulheres enlutadas, de Rivo di Puglia onde as mulheres aflingem-se com a implacvel marcha do destino. A Pintura Grega Clssica (IVa.C.) Grcia A vitalidade e o naturalismo caracterizam a arte daquela poca. Em O Rapto de Persfone de Polignoto. A pintura, onde Persfone a filha de Demter, Deusa da fertilidade, levada fora para o mundo inferior, do qual ela emergir trazendo a primavera. Essa pintura estabelece o grande ciclo das estaes e graas a ela o mito continua a viver.

Arte Helenstica (III a.C.) Esta arte mescla o ocidente e o oriente. O corao desta cultura estava em Atenas, mas teve outros centros importantes como a Sria e Egito. A arte Helenstica vibrante quando retrata cenas, como cenas de guerra e violncia como a pintura helenstica tardia Mosaico de Alexandre. Havia tambm retratos, naturezas mortas e cenas da vida cotidiana. A maior preocupao dos artistas helensticos era a fidelidade com que procuravam representar o mundo real, e eles tendiam a descrever aes dramticas e frequentemente violentas. Um exemplo da filosofia artstica helenstica Lacoonte e seus dois filhos. A escultura descreve uma cena horripilante.

A pintura romana As pinturas romanas revelam um naturalismo lrico como a Moa a colher flores. A pintura romana marcada pela pintura de paisagens em murais ilusionisticos. O que distingue a tradio helenstica da arte romana a preocupao com fatos lugares, rostos e acontecimentos histricos. As iluminuras Forma de arte altamente decorativa, ligada a religiosidade, era tambm porttil e mida. Eram ilustraes coloridas em manuscritos. Havia tambm neste tipo de arte o uso de capitulares.

Estilo Romnico e Estilo Bizantino Tanto o estilo romnico quanto o estilo bizantino possuem natureza icnica. Na representao icnica, o sentido que quer ser alcanado na representao no est nele mesmo, mas o que importa a mensagem que quer passar. A espiritualidade no est presente na imagem, mas na representao que a imagem evoca. O estilo bizantino e romnico se desenvolveram contemporaneamente. Arte Bizantina Na pintura bizantina surgiu no oriente, h uma caracterstica marcante nos traos fisionmicos retratados. A pele dos retratados possui uma cor azeitonada, como a pele dos povos orientais. Possuem tambm sobrancelhas grossas e cabelos crespos. A arte Bizantina ajudou a difundir o cristianismo no oriente. A figura de Maria surgiu no oriente atravs da figura de Maria retratada com as caractersticas orientais. O estilo bizantino estilizado mas mantm as caractersticas da fisionomia, mas no representa cenas. Arte Romana A pintura Romana foi mais marcante no ocidente, no se fala em fisionomia, apenas em rostos. As igrejas romanas so pequenas, escuras e em formato de cruz grega.

Estilo Gtico Estilo de arte crist que surgiu na Idade Mdia e retoma a arte naturalista clssica grega, mas sem a nudez que neste momento visto como coisa demonaca que encaminha para o pecado. As igrejas gticas so grandes e iluminadas e em formato de cruz romana.

Arte Bizantina fisionomia marcante, pele azeitonada (caractersticas dos povos orientais)

Arte Romana H rostos mas no h fisionomia e a pele das pessoas retratadas leitosa.

A arte gtica mais marcante na arquitetura. clara, grandiosa, apresenta vitrais belssimos, e o formato de ogivas que suportam todo o peso necessrio. As igrejas gticas so grandiosas.

You might also like