You are on page 1of 18

Nas aulas de Biologia, comum os professores citarem o exemplo do sapo que, quando colocado na gua fervente, pula imediatamente

e para fora. Entretanto, se o mesmo sapo for colocado em uma bacia com gua fria e essa bacia for levada ao fogo brando, o corpo do sapo se ajustar elevao gradual da temperatura da gua e ele acabar morrendo cozido! O Rock religioso como o sapo na bacia com gua. O termo "rock and roll" era uma gria que existia nos anos 50 e significava "sacanagem, safadeza praticada pelos casais de namorados adolescentes no banco traseiro do carro dos pais". Portanto, o termo estava associado com a fornicao e a imoralidade sexual. A msica Rock j arruinou a vida de muitos adolescentes por meio do suicdio, abuso das drogas, imoralidade, perverses, satanismo, etc. Infelizmente, vivemos em uma poca em que muitos cristos e seus lderes esto permitindo que essa msica demonaca entre nas igrejas, afirmando que ela est santificada pois as letras foram modificadas e incluem palavras 'religiosas'. Onde est o discernimento? O simples fato de essa msica demonaca ter entrado na igreja prova do declnio moral e espiritual que est afetando as igrejas atualmente. Estamos sendo invadidos por diversas variedades de msica Rock: Acid Rock, Punk Rock, New Wave e Heavy Metal, todos disfarados de Rock religioso. A palavra de Deus diz: "Quem dera que eles tivessem tal corao que me temessem , e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles a a seus filhos para sempre." (Deuteronmio 5:29) "Ningum vos engane com palavras vs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedincia. Portanto, no sejais seus companheiros. Porque noutro tempo reis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz." (Efsios 5:6-8) "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vs se endurea pelo engano do pecado." (Hebreus 3:13) Satans foi criado originalmente como uma bela criatura musical: "Estiveste no den, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardnia, topzio, diamante, turqueza, nix, jaspe, safira, carbnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pfaros; no dia em que foste criado foram preparados." (Ezequiel 28:13) Como ele tem um talento musical excepcional, podemos saber que usar a msica para enganar e escravizar. Os roqueiros cristos dizem que precisamos ser como o mundo, ter a mesma aparncia e ouvir a mesma msica, para podermos alcanar a juventude atual. Dizem que muitos jovens no querero ouvir o evangelho nem vir igreja se no tivermos algum terreno em comum com eles. Esse terreno comum o Rock and Roll. Em outras palavras, esto

dizendo que pregar a palavra de Deus j no mais suficiente. Se isso for verdade, ento deveramos abrir bares para podermos alcanar os beberres. Deveramos abrir lojas de artigos erticos para atrair aqueles que consomem materiais pornogrficos. No deveramos descer ao nvel deles para traz-los ao Senhor Jesus Cristo? Portanto, no h mal, se o resultado final for bom. Qual o problema de contemporizar um pouco com os padres de santidade e de separao estabelecidos por Deus se o resultado que almas sero salvas? Esse tipo de raciocnio uma das doutrinas de demnios que os cristos esto aceitando. A mesma Bblia que operou com sucesso at agora, continuar a operar entre os jovens e os velhos. Quantos cristos amam o povo de Deus o bastante para dizer: "Basta! Vamos remover esse lixo satnico da igreja e lan-lo no inferno, onde deve estar"? Voc entende que h apenas 10 ou 15 anos atrs essa msica maligna nem remotamente seria considerada uma forma adequada de cantar louvores a Deus? Ela seria imediatamente rejeitada nas igrejas. O que estamos testemunhando hoje a decadncia moral e espiritual que est afetando os cristos, que no tm mais discernimento entre o bem e o mal.

Histria do Rock and Roll


Nesta seo, veremos rapidamente a histria do Rock and Roll. Se voc um cristo e no percebe que o Rock secular maligno e demonaco, ento melhor fazer um exame dos seus olhos espirituais, pois est tendo graves problemas. Um problema preocupante na cena do Rock religioso que muitos dos envolvidos tambm ouvem o Rock secular. Em alguns concertos, os roqueiros cristos tocam o Rock secular para "aquecer" a audincia. Ao ler o histrico do Rock and Roll, observe como Satans, desde os anos 50, vem degenerando lentamente essa msica. Satans aqueceu lentamente a gua em fogo brando at que a msica degradou-se e desceu ao nvel atual. As informaes seguintes foram tiradas de um diagrama chamado Histria do Rock and Rock - Principais Influncias, da Freedom Village USA.

Incio do Rock: Meados dos Anos 50 at Meados dos Anos 60


Mensagem: As msica e as letras aparentemente inofensivas, promoviam os "bons momentos". Promoviam tambm a dana em novos estilos. Os "dolos dos adolescentes" eram adorados pelas moas e todos os rapazes queriam estar na onda. O cenrio foi armado para a rebelio pela imagem da "brilhantina". Msica: Mistura de "Grandes Bandas" com a poderosa influncia fsica da dana e do "Rhythm and Blues", baseado em ritmos de origem africana. O ritmo era alegre e cativante. As melodias criavam uma estranha atmosfera de "Happy Days" (Dias Felizes). Principais representantes: Elvis Presley, Chuck Berry, Bill Haley and The Comets, Jerry Lee Lewis, Fats Domino, Little Richard, Platters, Four Seasons, Smokey Robinson and The Miracles, e James Brown.

Invaso Britnica, Msica Popular: Dcada de 60

da

Gravadora

Motown,

Msica

Mensagem: Introduo ao tema de maior rebelio, que seria a temtica da futura msica Rock. Promovia a sexo sem compromissos, drogas, rebelio, apresentando-os como diverso inofensiva. Tambm introduziram falsas religies, como a Meditao Transcedental. Os grupos de msica popular promoviam atitudes e aparncias contrrias ao governo e sociedade vigente. Msica: A influncia britnica embruteceu a msica americana tirando a ritmo de dana e introduzindo um ritmo mais sincopado. A gravadora Motown contribuiu com os ritmos repetitivos com sua "Soul music" - uma variao do Blues. Principais representantes: Beatles, Beach Boys, The Rolling Stones, The Temptations, Bob Dylan, Peter, Paul and Mary, Supremes, Simon and Garfunkel, Shirelles, Four Tops, e Mamas and Papas .

Acid Rock ou Hark Rock: Fim dos Anos 60 - Incio dos Anos 70
Mensagem: Concertos de Rock gigantescos para a promoo do sexo sem compromisso, abuso de drogas e do lcool, e uma atitude do tipo "faa o que der na cabea". As letras pregavam a rebelio, a falta de moral e de responsabilidades. As drogas ficaram associadas com a msica Rock. Incio da violncia nos palcos. Maior foco nas falsas religies. Msica: Desenvolveu um efeito mais repetitivo e hipntico. Mais ritmo, maior volume e mais violncia tornaram-se a fora dominante das canes. Os grupos destruiam os equipamentos no palco. Incio do travestismo e do uso de maquiagem pelos homens. Principais Representantes: Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Doors, The Beatles, The Rolling Stones, Led Zeppelin, Crosby, Stills and Nash, Joan Baez, The Grateful Dead, e Chicago.

Heavy Metal - Dcada de 70


Mensagem: Sexo, abuso das drogas e nada de restries morais. As letras promoviam a rebeldia, a violncia e a homossexualidade. Insero de mensagens satnicas camufladas, que s podiam ser ouvidas tocando-se a msica do fim para o comeo. Alm disso, atos sexuais comearam a ser praticados abertamente nas pistas de dana das danceterias. Msica: Aumento nas batidas e no volume. A batida, ou o pulso da msica, hipnotiza os ouvintes das letras malignas. Os representantes admitem abertamente suas taras e perverses sexuais e as encenam no palco, contribuindo para a decadncia moral e a degradao da sociedade. Principais Representantes: KISS, Rod Stewart, Bee Gees, The Who, Led Zeppelin, Elton John, Alice Cooper, Village People, Stevie Wonder, Black Sabbath, The Rolling Stones, Eagles, Jethro Tull e Deep Purple.

Rock Teatral Satnico: Fim dos Anos 70 At o Presente


Mensagem: Muita violncia. Satans no est mais escondendo seus motivos. As letras repudiam abertamente o cristianismo e apresentam o Diabo como a soluo. Violncia,

sexo, rebelio e drogas no so apenas promovidos, mas so encenados no palco. As letras chegam at a promover o suicdio. A MTV coloca as mensagens satnicas nos lares por meio dos vdeos dos concertos de Rock. Msica: Violenta, alta, abrasiva. Tornou-se uma combinao de Discoteca, Hard Rock, e msica dos anos 50. A msica sintetizada cria um som "robtico", estimulando o poder controlador da msica Rock. O Rock transforma-se no veculo mais poderoso por meio do qual Satans comunica suas mensagens malignas juventude. Principais Representantes: KISS, Eagles, Iron Maiden, Cindi Lauper, Black Sabbath, Judas Priest, Van Halen, AC/DC, The Grateful Dead, Michael Jackson, WASP, Prince, Boy George e Alice Cooper. Para o cristo, Deus diz em sua palavra: "E no comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenaias." (Efsios 5:11). O Senhor Jesus disse em Mateus 7:18,20: "No pode a rvore boa dar maus frutos; nem a rvore m dar frutos bons... Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." A questo que esses versos trazem mente : Que tipo de fruto a msica Rock produz? fcil ver que um fruto maligno. Essa msica demonaca tem sido o principal veculo por meio do qual Satans promove o suicdio, o abuso das drogas, a imoralidade, as perverses sexuais (bestialidade, etc.), blasfmias contra Deus e as coisas sagradas, homossexualidade, ocultismo e satanismo. Deus diz na sua palavra para no sermos participantes das obras infrutveras das trevas. O Rock and Roll uma obra infrutfera das trevas e os cristos no devem tentar imitar aqueles que esto no caminho largo, rumo destruio. Os cristos no devem ouvir o Rock secular pois uma abominao diante de Deus. A Palavra de Deus tambm diz: "No ameis o mundo, nem o que no mundo h. Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele. Porque tudo o que h no mundo, a concupiscncia da carne, a concupiscncia dos olhos e a soberba da vida, no do Pai, mas do mundo." (1 Joo 2:15-16) "Como filhos obedientes, no vos conformando com as concupiscncias que antes havia em vossa ignorncia; mas, como santo aquele que vos chamou, sede vs tambm santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto est escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1:14-16). "Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundcia da carne e do esprito, aperfeioando a santidade no temor de Deus." (2 Corntios 7:1). Finalmente, como podem os cristos buscar a santificao, conforme instrui a Bblia, se os rapazes usam brincos na orelha, as moas vestem roupas sensuais e aqueles que

professam adorar a Deus criam na igreja uma atmosfera de rebelio que mais parece o de uma casa noturna?

Rock Religioso: Um Breve Histrico


"Enfadais ao SENHOR com vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto que dizeis: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do SENHOR, e desses que ele se agrada, ou, onde est o Deus do juzo?" (Malaquias 2:17) "E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2). "E, por se multiplicar a iniqidade, o amor de muitos esfriar." (Mateus 24:12) O mesmo esprito do Rock, que inclui o esprito de rebelio, o esprito da imoralidade, das perverses, e o esprito da morte est agora sendo trazido s igrejas sob o disfarce do Rock religioso. Lembrando do exemplo do sapo colocado na bacia com gua fria que levada ao fogo branco: o Diabo primeiro acendeu o fogo brando quando introduziu a msica crist contempornea nas igrejas. Existiam muitas reas cinzentas na questo da msica e as igrejas comearam lentamente a assimilar o estilo e o som da msica Rock do Diabo. O fogo branco continuou a aquecer lentamente a gua. Em seguida, Satans lentamente introduziu o Rock mais pesado nas igrejas. Quando esse Rock religioso ganhou aceitao, o Diabo aumentou a intensidade das chamas do fogo brando. Ele ento trouxe o Heavy Metal religioso, o Acid Rock religioso, New Wave religioso, e o Punk Rock religioso. Como tudo foi feito lentamente, essa msica demonaca ganhou aceitao. Hoje, a gua est fervendo e muitas pessoas nas igrejas engoliram a enganao. Os pastores e outros lderes, que deveriam ter um pouco mais de discernimento, trazem esse lixo para suas igrejas, acreditando na enganao que Deus pode usar essa msica maligna para sua glria.

A Perda do Discernimento
Uma das causas para a falta de discernimento atualmente a televiso. Logicamente, a tecnologia da televiso no m em si mesma. No entanto, os programas da TV so ou energizados por Deus ou por Satans. A maioria dos programas apresenta uma moral, um estilo de vida e atitudes que so contrrias e opostas Palavra de Deus. A televiso est agora glorificando o mal, os assassinatos, a violncia, o ocultismo, a imoralidade e as perverses, ao mesmo tempo em que o cristianismo e seus valores so ridicularizados. Hoje, milhes de incrdulos sentam-se diante da TV, rindo e zombando de tudo aquilo que antes era considerado sagrado. A tragdia disso tudo que os cristos ficaram cegos e empedernidos, passando muitas horas sentados diante da TV, recebendo ministrao do Diabo. Enquanto os cristos assistem a esses programas, que no fundo do corao sabem que no agradam a Deus, lentamente afastam-se do Senhor e aproximam-se mais do mundo. As crianas tambm no so poupadas, pois o enredo de muitos desenhos animados est baseado no ocultismo. Alm da TV, outros fatores que contribuem para a perda do

discernimento so: pouca ou nenhuma comunho diria com o Senhor, com orao e leitura da Bblia. Deus adverte em sua palavra: "Eis que vs confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam. Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis aps outros deuses que no conhecestes, e ento vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominaes?" (Jeremias 7:8-10) Deus no nos libertou do pecado e da condenao eterna para participarmos de abominaes. Ele deseja que seu povo viva em santidade, separado da corrupo que h no mundo. H uma necessidade urgente de reavivamento, mas como ele poder ocorrer se estivermos amando a televiso e a msica Rock?

Os Frutos do Rock Religioso


Esta uma lista parcial do fruto maligno da msica Rock religiosa. De modo algum uma lista completa. Conformidade: H uma clara presso para a conformao com o mundo em vez da separao daquilo que no agrada a Deus. O Rock religioso uma imitao barata do Rock secular. Esses roqueiros cristos tocam no mesmo volume ensurdecedor que os seculares e criam em seus concertos a mesma atmosfera dos bares noturnos e das danceterias, com luzes coloridas, fumaa e outros efeitos especiais. Eles pouco percebem isso, mas identificando-se e imitando a cena secular do Rock, esto indiretamente dando sua aprovao a esse tipo de moralidade e de estilo de vida. Como resultado, so em um caminho de destruio para as outras pessoas. Nota: A razo pela qual a msica Rock tocada em volume to alto por que em nveis de decibis muito elevados, a conscincia e as inibies da pessoa so amortecidas. O indivduo pode ser mais facilmente programado para aceitar os padres de Satans, em vez dos padres de Deus. O que Deus diz sobre essa contemporizao e comunho com as trevas? Em 2 Corntios 6:14-17 a Bblia diz: "No vos prendais a um jugo desigual com os infiis; porque, que sociedade tem a justia com a injustia? E que comunho tem a luz com as trevas? E que concrdia h entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os dolos? Porque vs sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo. Por isso sa do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e no toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vs Pai, e vs sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso." Aps ler isso, pode-se ver que apartar-se do mal no a imitiao barata e a macaquice retratadas na cena do Rock religioso. Novamente, onde est o discernimento entre o bem e o mal dentro da igreja? Rock Secular: Outro fruto do Rock religioso que ele leva seus seguidores de volta ao envolvimento com o Rock secular. Muitos jovens cristos ouvem estaes de rdio que

transmitem Rock secular e possuem CDs de Rock secular alm da coleo de CDs de Rock religioso. Como j foi mencionado, nos concertos de Rock cristo, algumas bandas tocam canes de grupos de Rock seculares para "aquecer" a audincia. Isso expe os jovens cristos a todo tipo de sujeira demonaca e certamente os influencia de uma forma negativa. O perigo que o Rock religioso leva as pessoas para longe de Deus, da santificao e do estilo de vida separado do mundo, exatamente como o Rock secular os leva para perto do Diabo. Deus diz claramente em Tiago 4:4: "Adlteros e adlteras, no sabeis vs que a amizade do mundo inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

Por Que um Cristo Ouviria o Rock Secular?


"Porquanto no se executa logo o juzo sobre a m obra, por isso o carao dos filhos dos homens est inteiramente disposto para fazer o mal." (Eclesiastes 8:11) ... ou, talvez, eles no amem realmente ao Senhor Jesus..., ou talvez no sejam realmente nascidos de novo, mas meramente professam serem cristos. Como j mencionamos, a Bblia diz que Satans foi criado como uma bela criatura musical (Ezequiel 28:13). Como ele tem um talento musical natual excepcional, tolice imaginar que no usaria a msica para enganar e seduzir. O Rock vem em um pacote de oferta! O ouvinte no recebe apenas a msica. Com o tempo, mais e mais dos seguintes frutos malignos manifestam-se em sua vida: - Rebeldia - Desejo de suicidar-se - Homossexualidade - Violncia - Imoralidade Blasfmia - Drogas e lcool - Ocultismo - Mundanismo A msica influencia (de forma negativa, no-bblica) a moral, os valores e a filosofia de vida de uma pessoa. Como faz isso? A msica mesmeriza (hipnotiza) o ouvinte enquanto Satans pe suas mensagens, sua moral e seus padres na mente da pessoa, diretamente, ou de forma camuflada.

No Existem Grupos Neutros de Rock Secular


No existem grupos de Rock totalmente neutros e adequados para o cristo ouvir. Por qu? Todo grupo de Rock direta ou indiretamente tem canes cujas letras encorajam um ou mais dos seguintes comportamentos: rebelio, imoralidade, uso de drogas, consumo de bebidas alcolicas, suicdio, violncia, e blasfmias contra Deus. Cite um grupo de Rock que no encoraje alguma forma de mal de acordo com os padres da Palavra de Deus! No existe. A msica Rock produz: Piedade e pureza, um desejo de estar com Cristo, um corao contrito e arrependido pelos pecados, ou uma atmosfera crist honrosa?... No! Se o Rock no faz nada disso, mas faz o contrrio, por que o cristo deveria ouvir essa msica? O seguinte uma citao de David Wilkerson, extrada do seu livro Set The Trumpet to Thy Mouth (Pe a Trombeta Tua Boca). Ele est falando sobre o problema do Rock religioso, mas tambm aplica-se aos cristos que participam do Rock secular. "Somente

quem despreza o Senhor Jesus abraaria aquilo que ele detesta. Somente os rebeldes poderiam comprar um de seus discos. Somente quem tem o corao dividido poderia ir a um desses concertos e assistir aos vdeos. Os vdeos so demonacos e esto repletos de blasfmias. O esprito de confuso e de mistura no qual o Rock nasceu ir domin-lo lentamente e, sem que perceba, vai lev-lo aos altares de Baal. Ria se quiser, mas considere-se avisado." (pgs. 113, 114) Defesa Cega: Alguns roqueiros cristos ficam bravos quando ouvem algum falar contra a msica demonaca que amam de corao. Ah, se eles apenas defendessem, amassem e servissem ao Senhor Jesus Cristo com a mesma devoo que tm por essa msica! Deus disse: "Porque noutro tempo reis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz." (Efsios 5:8) "Portanto, vede prudentemente como andais, no como nscios, mas como sbios, remindo o tempo, porquanto os dias so maus." (Efsios 5:16-17) Rebelio: Muitos que esto envolvidos na cena do Rock religioso recusam-se a dar ouvidos repreenso e correo das Escrituras. Eles endureceram sua cerviz e decidiram em suas mentes no abandonar a msica demonaca. No parecem estar preocupados com o fato de essa msica ser como vmito na mesa do Senhor e uma abominao diante dele. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se algum me ama, guardar a minha palavra, e meu Pai o amar, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem no me ama no guarda as minhas palavras. (Joo 14:23-24a) "Por isso sa do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor, e no toqueis nada imundo, e eu vos receberei." (2 Corntios 6:17) Os cristos so um povo peculiar e Deus deseja que vivamos de forma santa, piedosa e separada neste mundo mpio. "Ensinando-nos que, renunciando impiedade e s concupiscncias mundanas, vivamos neste presente sculo sbria, e justa e piamente." (2 Tito 2:12)

O Propsito da Msica
Por que os roqueiros religiosos no somente desejam ter a mesma a aparncia, produzir a mesma msica, mas tambm desejam ser aceitos pelo mundo? Querem tocar na MTV e ter suas canes na listas das mais tocadas. O Senhor Jesus Cristo disse em Joo 15:19-20: "Se vs fsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque no sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: No o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, tambm vos perseguiro a vs; se guardaram a minha palavras, tambm guardaro a vossa." Tambm lemos em 2 Timteo 3:12: "E tambm todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecero perseguies."

Esses versos nos dizem que os cristos no sero amados e aceitos pelo mundo, pois o mundo em geral rejeita o Senhor Jesus Cristo. "E a condenao esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram ms." (Joo 3:19) luz da Palavra de Deus, podemos concluir que a msica que adora e exalta o Senhor Jesus Cristo ser rejeitada pelo mundo. A msica que chama as pessoas ao arrependimento, santidade, separao, e a uma total consagrao ao Senhor Jesus Cristo no ser popular aos olhos de um mundo que rejeita a Cristo. Agora, qual o propsito da msica? Ela tem dois propsitos: 1) Adorar e glorificar a Deus; 2) Edificar e fortalecer os cristos. A Palavra de Deus diz: "Falando entre vs em salmos, e hinos, e cnticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao." (Efsios 5:19) "A palavra de Cristo habite em vs abundantemente, em toda a sabedoria, ensinandovos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cnticos espirituais, cantando ao Senhor com graa em vosso corao." (Colossenses 3:16) A msica no tem necessariamente o propsito de trazer os perdidos para Cristo, mas uma forma de adorao e louvor a Deus. Na verdade, a msica sacra no destinada para o mundo. Ela deve ser usada pelos filhos de Deus para adorar e louvar a Deus. Deus no prescreveu que a msica deve ser usada para ganhar os perdidos; para isso prescreveu a pregao. "Visto como na sabedoria de Deus o mundo no conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregao." (1 Corntios 1:21) O propsito da msica sacra no atrair os no-salvos para o Senhor Jesus. claro que, s vezes, ela pode atrair os no-salvos, mas no esse seu propsito. Seu propsito adorar e louvar a Deus, e no ser usada como um instrumento para alcanar os perdidos. Os perdidos devem ser alcanados com a pregao da Palavra de Deus. Como a msica uma forma de adorao, fica corrompida quando misturada com a carnalidade. A adorao a Deus precisa ser feita com santidade e pureza. Vincular a adorao a um estilo de Rock rebelde, sexual e demonaco pura blasfmia. Deus sempre exigiu justia e santidade de seus adoradores e esses padres no foram reduzidos. Da mesma forma como era uma abominao oferecer ao Senhor em sacrifcio um cordeiro doente ou defeituoso, assim tambm uma abominao oferecerlhe uma msica carnal, mundana, sexual e demonaca como oferta de louvor.

Uma Negao Profana


"Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abominveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra." (Tito 1:16) Os roqueiros cristos fazem muitas profisses de f sobre o Senhor Jesus Cristo, mas assim que a msica comea, ocorre uma transformao, pois so tomados pelo esprito de Elvis Presley. O Senhor Jesus advertiu em Mateus 7:21-23:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus. Muitos me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em teu nome? e em tem nome no expulsamos demnios? e em teu nome no fizemos muitas maravilhas? Ento lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vs que praticais a iniqidade." Podemos ver ento que ser um cristo muito mais do que simplesmente falar no nome de Jesus. O Senhor Jesus dir queles que estiveram na iniqidade para se apartarem dele, pois no os conhece. Na cena do Rock religioso existem muitas pessoas que professam o nome de Jesus mas o negam pelas obras. Eles sobem no palco ou na plataforma e falam sobre o Senhor Jesus Cristo, porm tocam uma msica que est associada com a rebelio, com a imoralidade sexual, com as perverses e com o niilismo. Os rapazes usam jaquetas e calas justas, no estilo de garanhes sadomasoquistas, usam brinco na orelha, cabelos compridos e maquiagem, e as moas usam roupas apertadas, que realam a sensualidade. Todas essas aes contribuem para negar aquilo que professam. Na comunicao, h uma parte verbal e uma no-verbal. Para que a mensagem seja compreendida claramente, tanto a comunicao verbal quanto a no-verbal precisam estar em harmonia. Se houver uma contradio entre as duas formas de comunicao, as pessoas acreditaro primeiro na comunicao no-verbal. Esses roqueiros cristos fazem verbalmente suas profisses de f; "Confessam que conhecem a Deus"; mas na comunicao no-verbal, passam uma mensagem diferente, de rebelio, de contemporizao com o mundo e de sexualidade. "Mas negam-no com as obras, sendo abominveis e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra." (Tito 1:16). Quando eles afirmam estarem pregando o Senhor Jesus Cristo, na verdade no esto. O que esto realmente fazendo tomar o santo nome do Senhor em vo. Eles envergonham o nome do Senhor quando o vinculam com algo que no coerente com sua natureza santa.

O Julgamento Vir Sobre o Rock Religioso


Esta uma Advertncia Para Qualquer Pessoa Que Esteja Envolvida no Rock Religioso: Voc est tocando uma msica demonaca que uma abominao a Deus. Est prejudicando a si mesmo e ao povo que foi comprado com o precioso sangue de Cristo. O Senhor Jesus adverte: "Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoo uma m de azenha, e se submergisse na profundeza do mar." (Mateus 18:6) Se voc realmente ama o Senhor Jesus, esquea essa msica maligna. Se no fizer isso, o julgamento de Deus certamente cair sobre sua vida.

Deus sempre julgou o pecado e a rebelio no passado, e far isso novamente. Voc quer o julgamento de Deus em sua vida? "Mas, quanto queles cujo corao andar conforme o corao das suas coisas detestveis, e as suas abominaes, farei recair nas suas cabeas o seu caminho, diz o Senhor DEUS". (Ezequiel 11:21) "Mas, desviando-se o justo da sua justia, e cometendo a iniqidade, fazendo conforme todas as abominaes que faz o mpio, porventura viver? De todas as justias que tiver feito no se far memria; na sua transgresso com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrer." (Ezequiel 18:24) A Bblia adverte: "Adlteros e adlteras, no sabeis vs que a amizade do mundo inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4) A escolha sua: obedecer Palavra de Deus, ou ser um rebelde. "Ah SENHOR, porventura no atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os, e no lhes doeu; consumiste-os, e no quiseram receber a correo; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; no quiseram voltar." (Jeremias 5:3) "Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominaes. E no te poupar o meu olho, nem terei piedade de ti, conforme os teus caminhos, assim te punirei, e as tuas abominaes estaro no meio de ti; e sabereis que eu, o SENHOR, que firo." (Ezequiel 7:8-9) "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" (Isaas 5:20) "Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus dolos no seu corao, e puser o tropeo da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, eu, o SENHOR, lhe responderei por mim mesmo. E porei o meu rosto contra o tal homem, e o assolarei para que sirva de sinal e provrbio, e arranc-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o SENHOR." (Ezequiel 14:7-8)

Advertncia aos Pastores


"...Est escrito: A minha casa ser chamada casa de orao; mas vs a tendes convertido em covil de ladres." (Mateus 21:13) Esse verso tem um significado real com relao ao Rock religioso. Deus no quer que seu templo torne-se um covil de ladres. Jesus disse: "mas vs a tendes convertido", referenciando o fato de os lderes religiosos permitirem que o templo, construdo para ser uma casa de orao, se tornasse um covil de ladres.

Os lderes e pastores da igreja tm hoje uma tremenda responsabilidade e precisaro prestar contas sobre como pastorearam a igreja que estava sob sua liderana. Se o pastor permite a entrada da leviandade e da impiedade, isso afetar o povo que foi comprado com o precioso sangue de Cristo de uma maneira negativa, causando mundanismo, carnalidade e afastamento. Por outro lado, se ele mantiver o mal fora da igreja e buscar fortalecer o povo com a Palavra de Deus, a igreja crescer e amadurecer. "Olhai, pois, por vs, e por todo o rebanho sobre que o Esprito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu prprio sangue" (Atos 20:28) A tragdia da cena do Rock religioso que essa msica demonaca nunca teria entrado nas igrejas se os pastores e lderes tivessem obedecido a Deus e fechado a porta para esse mal. Os versos seguintes so uma advertncia aos pastores e lderes que no encaram seu trabalho com a devida seriedade e que no esto comprometidos com o fortalecimento e a proteo da igreja de Deus: "Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; no fazem diferena entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sbados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles." (Ezequiel 22:26) "E no guardastes a ordenana a respeito das minhas coisas sagradas; antes vos constitustes, a vs mesmos, guardas da minha ordenana no meu santurio... Contudo sero ministros no meu santurio, nos ofcios das portas das casas, e serviro casa; eles mataro o holocausto, e o sacrifcio para o povo, e estaro perante eles, para os servir. Porque lhes ministraram diante dos seus dolos, e fizeram a casa de Israel cair em iniqidade; por isso eu levantei a minha mo contra eles, diz o Senhor DEUS, e levaro sobre si a sua iniqidade. E no se chegaro a mim, para me servirem no sacerdcio, nem para se chegarem a alguma de todas as minhas coisas sagradas, s coisas que so santssimas, mas levaro sobre si a sua vergonha e as suas abominaes que cometeram." (Ezequiel 44:8,11-13)

Raciocnios Perigosos...
Argumento 1: O Rock cristo no pode ser errado. Veja todas as pessoas que vo frente nos concertos. Veja como Deus fez essas bandas tornarem-se famosas. Resposta: Esses pretensos resultados no significam que Deus esteja por trs disso. O fim no justifica os meios. Podem ocorrer converses sinceras nesses concertos, pois Deus sempre honra sua Palavra, independente das circunstncias em que ela anunciada. No entanto, uma coisa ser salvo e outra crescer e amadurecer em uma vida crist vitoriosa. O Senhor Jesus disse em Mateus 7:15,21-23 "Acautelai-vos, porm, dos falsos profetas que vm at vs vestidos como ovelhas, mas, interiormente, so lobos devoradores. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus. Muitos me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em teu nome? e em teu nome no expulsamos demnios? e em nome no fizemos muitas maravilhas? E ento

lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vs que praticais a iniqidade." O Senhor Jesus tambm disse que muitos sero enganados por falsos profetas e falsos cristos. "E surgiro muitos falsos profetas, e enganaro a muitos. E, por se multiplicar a iniqidade, o amor de muitos se esfriar. Porque surgiro falsos cristos e falsos profetas, e faro to grandes sinais e prodgios que, se possvel fora, enganariam at os escolhidos." (Mateus 24:11-12,24)
Nota: Um apelo em um concerto de Rock religioso pode ser comparado ao apelo de um lobo para que as galinhas venham frente!!

Argumento 2: Jesus envolveu-se com os pecadores. Resposta: O Senhor Jesus nunca entrou em um covil da iniqidade nem copiou os modos dos mpios. A Bblia diz: "Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os cus." (Hebreus 7:26) "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque no so do mundo, assim como eu no sou do mundo." (Joo 17:14) Usamos drogas para alcanar os viciados para Cristo? Usamos linguagem obscena para alcanar aqueles que praguejam? Roubamos para nos identificar com os ladres? Produzimos material pornogrfico para apresentar Cristo ao porngrafo? Por que ento deveramos usar uma msica carnal para conseguir chamar a ateno do mundo? O absurdo desses mtodos bvio. Portanto, esperamos que voc possa ver como errado usar uma msica carnal e mundana para apresentar uma mensagem santa a um mundo que est sem Cristo. Argumento 3: Precisamos usar a msica Rock, pois o nico modo de alcanarmos a nova gerao. Resposta: A Bblia responde a isso diretamente em 2 Corntios 6:14-17: "No vos prendais a um jugo desigual com os infiis; porque, que sociedade tem a justia com a injustia? E que comunho tem a luz com as trevas? E que concrdia h entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os dolos? Porque vs sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles sero o meu povo. Por isso sa do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e no toqueis nada imundo, e eu vos receberei, e eu serei para vs Pai, e vs sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso." Alm disso, "Visto como na sabedoria de Deus o mundo no conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregao." (1 Corntios 1:21)

A Palavra de Deus no diz que devemos sair, copiar os modos mpios do mundo e uslos na evangelizao. Muito pelo contrrio, diz que devemos nos separar da impiedade que h no mundo. A Palavra de Deus diz tambm em Tiago 4:4: "Adlteros e adlteras, no sabeis vs que a amizade do mundo inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

Advertncias
O principal axioma da avaliao da msica que no existe msica amoral. A msica boa ou maligna. Deus diz que somos responsveis por tudo que dizemos, fazemos ou pensamos. A Bblia diz: "Mas eu vos digo que toda a palavra ociosa que os homens disserem ho de dar conta no dia do juzo." (Mateus 12:36). "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." (2 Corntios 5:10). O Rock cristo nocivo igreja e leva o povo de Deus sensualidade e contemporizao. Se voc ama sinceramente o Senhor Jesus Cristo e est envolvido com essa msica, ento obedea ao Senhor e abandone tudo o que for impuro. Agora temos: Rock cristo, New Wave cristo, Heavy Metal cristo, Punk cristo. O que esses rebeldes vo querer em seguida? Drogas crists, feitiaria crist, pornografia crist??? Que tipo de fascnio o Rock religioso exerce sobre as pessoas, que elas no querem abandonar essa msica demonaca? Como uma pessoa pode confessar que ama a Deus e ao mesmo tempo abraar o mal? O quanto o Rock religioso precisar ainda descer para que o povo de Deus acorde do sono profundo? "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abominveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra." (Tito 1:16) "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astcia, assim tambm sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que h em Cristo. Porque, se algum for pregar-vos outro Jesus que ns no temos pregado, ou se recebeis outro esprito que no recebestes, ou outro evangelho que no abraastes, com razo o sofrereis... Porque tais falsos apstolos so obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apstolos de Cristo. E no maravilha, porque o prprio Satans se transfigura em anjo de luz. No muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros de justia; o fim dos quais ser conforme as suas obras." (2 Corntios 11:3-4,13-15) "Porque se introduziram alguns, que j antes estavam escritos para este mesmo juzo, homens mpios, que convertem em dissoluo a graa de Deus, e negam a Deus, nico dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo... E, contudo, tambm estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominao, e vituperam as dignidades... Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prmio de Balao, e pereceram na contradio do Cor. Estes so manchas

em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor: so nuvens sem gua, levados pelos ventos de uma para outra parte; so como rvores murchas, infrutferas, duas vezes mortas, desarraigadas; Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominaes; estrelas errantes, para os quais est eternamente reservada a negrura das trevas." (Judas 4,8,11-13)

Pelas Suas Condenam

Prprias

Palavras

os

Roqueiros

Cristos

se

"E te deixaste enredar pelas prprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca." (Provrbios 6:2)

Amy Grant
"Quero jogar para valer. Quero estar no mesmo nvel profissional que os artistas em todas as reas da msica. Gosto de ouvir Billy Joel, Kenny Loggins e os Doobie Brothers. Por que no? Quero ser a ponte entre o Rock cristo e o pop." (Time, maro/85) "Amy Grant tambm pragmtica com relao sua carreira. Sobre as capas dos discos e as fotos publicitrias, que a retratam como uma jovem mulher atraente e sensual, a estrela da msica pop crist diz: 'No uso a sensualidade para vender discos. Mas o que ser sensual? Para mim nunca foi tirar a blusa ou mostrar a lngua. Acho que as moas crists nestes anos oitenta so muito sensuais... Quando ele [o cantor Prince] comeou a simular atos sexuais no palco, fiquei um pouco contrangida', diz a cantora de 24 anos, sentada, tomando sol ao lado da piscina do hotel Universal City. 'Deixei de assistir. Quando ele comeou a movimentar sua regio genital, levando-a para baixo do chuveiro florescente', continua ela em seu sotaque sulista, 'pensei que se algum quiser fazer isso em casa, tudo bem. Se eu quiser fazer isso em casa, tudo bem. Mas no quero ver Prince fazendo isso. No me agrada v-lo criar a iluso que est se masturbando.'" (Rolling Stone - junho de 1985)

Stryper
"O cabelo longo e os gritos so altos e claros. Roupas apertadas, brincos nas orelhas. Independente da nossa aparncia, vamos sempre louvar o nome dele. E, se voc cr, tambm deve fazer o mesmo." (Stryper, de Lound 'n' Clear) "Se voc tivesse de adivinhar o nome deles, diria 'Discpulos do Diabo', ou 'Os Belzebus'. Ou, talvez, 'As Abelhas Assassinas', que o que os quatro rapazes no palco parecem com suas roupas de couro apertadas, com listas brilhantes pretas e amarelas. Muita maquiagem, cabelos compridos e correntes suficientes para amarrar metade dos elefantes na frica completam a figura do grupo de Rock Heavy Metal [pauleira] moderno. At mesmo a msica, o som de um enxame furioso de insetos, amplificado eletronicamente milhares de vezes, coerente com a imagem." (Time, maro/85)

Banda REZ
"Um novo lbum, Between Heaven 'N' Hell (Entre o Cu e o Inferno), o oitavo, recentemente chegou s lojas, e com ele, a REZ inicia sua campanha direcionada a

conquistar a grande audincia do Rock secular... A banda REZ fez diversos outros lances destinados a facilitar sua transio para o mercado secular. Fez um acordo com uma firma de marketing e de agenciamento empresarial por um perodo de teste de quatro meses. Assinou com a respeitvel firma DMA (Agncia Empresarial Diversificada), de Detroit, que estar cuidando e agendando os concertos. (Outros clientes importantes da DMA incluem os Scorpions, Quiet Riot e Autograph)... Para fazer isso, Rez est bem ciente que precisar 'tocar obedecendo certas regras', como diz Herrin. Eles no faro mais apelos nos concertos, e reduziro as referncias ao Senhor. Em geral, querem apresentar-se a si mesmos, primeiro e antes de tudo, como uma banda de Rock" (Contemporary Christian Magazine, abril de 1986)

Michael W. Smith
"As pessoas que vm aos concertos esto prontas para ouvir o Rock. Elas vm e querem ter bons momentos. Algum precisa vir e pregar para elas, pedir que faam uma deciso no final, mas eu no tenho essa vocao. A moada que vejo quer apenas se divertir." (CCM, junho de 1986)

Steve Taylor
"Fui convidado a comparecer na entrega do Dove Awards no ano passado e ainda me sinto pouco vontade com aquilo. Realmente aquele no meu lugar, pois no me comparo com os principais representantes da msica Gospel. Claro, sou um cristo e isso influencia o modo como componho as canes, mas isso apenas ser honesto, todo mundo fora um ponto de vista." (CCM, fevereiro de 1986)

Leon Patillo
"Vou tomar uma posio. Vou fazer algo diferente. Vou fazer o mundo se levantar e dizer: "Ei, voc viu aquele cara?' E ser de uma forma perfeita. Quando eles abrirem a boca ou seus coraes, e disserem 'Ele incrvel!', eu os farei engolir Jesus goela abaixo." (CCM, outubro de 1985)

Mylon LeFevre
"Nossa msica o Rock and Roll. Nem dizemos a ningum que seja msica crist contempornea... Somos uma banda de Rock. Nosso som Rock, nossa aparncia do Rock, e no fim da noite cheiramos como o Rock... Nosso ministrio uma apresentao de Rock and Roll. No possvel separar as duas coisas. Fao Rock and Roll. Tenho uma boa atuao, distraio as pessoas, passo bons momentos com elas... Uma das coisas que Mylon pode estar referenciando o novo lbum que dever ser lanado pela CBS. Ele e a banda querem o nome 'Look Up'. um lbum cristo, mas voc precisa conhecer a Palavra para saber isso. A CBS no conhece. Todas as msicas, todas as notas, so tocadas por cristos nascidos de novo e cheios do Esprito Santo. Tivemos bons momentos durante a gravao. um disco ungido e tem uma boa mensagem, embora seja superficial. Realmente evitamos certas palavras e frases, voc sabe. O disco fala apenas sobre os temas." (CCM, maro de 1986)

Stryken

"'Existem muitos rapazes inteligentes por a que gostam do Heavy Metal, mas j esto cansados de ouvir todas essas bandas vulgares da Califrnia at o Zimbabwe falarem sobre o quanto bebem, o quanto se drogam e com quantas mulheres trepam.' Essa no exatamente uma linguagem apropriada para a igreja, mas os integrantes do Stryken ento confessam que no so uma banda para o plpito, mas para as ruas." (CCM, maro de 1987)

Concluso
"Porque muitos h, dos quais muitas vezes vos disse, e agora tambm digo, chorando, que so inimigos da cruz de Cristo, cujo fim a perdio; cujo Deus o ventre, e cuja glria para confuso deles, que s pensam nas coisas terrenas." (Filipenses 3:18-19) "A sua garganta um sepulcro aberto; com as suas lnguas tratam enganosamente; peonha de spides est debaixo de seus lbios; cuja boca est cheia de maldio e amargura. Os seus ps so ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos h destruio e misria; e no conheceram o caminho da paz. No h temor de Deus diante de seus olhos." (Romanos 3:13-18) Fique atento quando a msica tiver uma das seguintes caractersticas; voc pode estar sendo exposto s influncias demonacas: Sensualidade proposital. Inclui roupas sensuais, movimentos erticos, flertes e olhares maliciosos, voz provocante destinada a estimular o pblico. Roupas fora do padro de modstia recomendado na Bblia: Inclui roupas sensuais, que revelam partes do corpo e que sugerem um estilo de vida que no de santidade. Linguagem no-edificante: Inclui histrias, piadas e letras com duplo sentido ou com insinuaes sexuais. Msica extremamente alta: Nveis ensurdecedores que so prejudiciais audio e dificultam a compreenso das letras. Este artigo termina com uma nota de tristeza. Lamentamos a tragdia da perda do discernimento que est ocorrendo no corpo de Cristo. Mostramos como essa msica maligna infiltrou-se gradualmente na igreja com a bno dos lderes cristos, at o ponto em que muitas congregaes no conhecem mais a diferena entre o sagrado e o profano. Mostramos na histria do Rock secular, o declnio e a destruio dos valores da decncia e de moralidade na sociedade. A igreja experimentar essa mesma decadncia? A igreja vai abandonar seu papel de sal e luz e vestir as mesmas roupas da escurido e da sensualidade que o mundo veste? Os perdidos esto precisando desesperadamente de ver algo diferente no cristianismo. Quando o cristo reduz seus padres e caminha de mos dadas com os perdidos no mesmo caminho largo, os perdidos s podem rir e zombar da hipocrisia. O fato de milhes estarem perecendo no Inferno deve nos fazer examinar nossos caminhos e nossos mtodos de evangelismo. No nosso corao, s h amor por aqueles que sinceramente querem alcanar uma gerao perdida para o Senhor Jesus Cristo. No entanto, quando os cristos buscam a conformao com este mundo mpio, em vez de buscarem os padres de justia e de santidade de Deus, isso motivo para muita preocupao. Assim sendo, procuramos

oferecer neste estudo uma repreenso fraternal para aqueles que, em nossa opinio, esto sendo mal-encaminhados. Pedimos que o leitor medite nas Escrituras, nas informaes e nos argumentos apresentados neste texto. Nossa orao que Deus o tire da lama e da contaminao deste mundo e o leve a caminhar de forma mais ntima com ele prprio, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. (Copie e distribua livremente, como achar necessrio)

You might also like