You are on page 1of 5

Laboratrio: Orientao de Topologia e Construo de uma Pequena Rede

Diagrama de Topologia Rede Peer-to-Peer

Objetivos
Com a concluso deste laboratrio, voc ser capaz de: Identificar corretamente cabos para uso na rede. Cabear fisicamente uma rede ponto-a-ponto e comutada. Verificar a conectividade bsica em cada rede.

Contexto
Muitos problemas de rede podem ser corrigidos na camada Fsica de uma rede. Por esse motivo, importante se ter um claro entendimento de quais cabos usar para suas conexes de rede. Na camada Fsica (Camada 1) do modelo OSI, dispositivos finais devem ser conectados por mdia (cabos). O tipo de mdia necessrio depende do tipo de dispositivo sendo conectado. Na parte bsica deste laboratrio, cabos diretos ou patch sero usados para conectar estaes de trabalho e switches. Alm disso, dois ou mais dispositivos se comunicam atravs de um endereo. A camada de Rede (Camada 3) requer um endereo nico (tambm conhecido como um endereo lgico ou Endereos IP), que permite que os dados atinjam o dispositivo de destino adequado. O endereamento para este laboratrio ser aplicado s estaes de trabalho e ser usado para permitir a comunicao entre os dispositivos.

Cenrio
Este laboratrio tem incio com a forma mais simples de networking (ponto-a-ponto) e termina com o laboratrio se conectando atravs de um switch.

Tarefa 1: Criando uma Rede Peer-to-Peer


Passo 1: Escolher um parceiro de laboratrio. Passo 2: Obter equipamentos e recursos para o laboratrio. Equipamento necessrio: 2 estaes de trabalho 2 cabos straight through (patch) 1 cabo cruzado 1 switch (ou hub)

Tarefa 2: Identificando os Cabos usados em uma Rede.


Antes dos dispositivos serem cabeados, voc precisar identificar os tipos de mdia que estar usando. Os cabos usados neste laboratrio so crossover (cruzado) e direto. Use um cabo crossover (cruzado) para conectar duas estaes de trabalho atravs de sua porta Ethernet NIC. Este um cabo Ethernet. Quando olhar no plugue, voc perceber que os fios laranja e verde esto em posies opostas em cada extremidade do cabo. Use um cabo direto para conectar a porta Ethernet do roteador a uma porta do switch ou uma estao de trabalho a uma porta do switch. Este tambm um cabo Ethernet. Quando olhar para o plugue, voc perceber que ambas as extremidades do cabo so exatamente as mesmas em cada pino.

Tarefa 3: Cabeando a Rede Peer-to-Peer

Passo 1: Conectar duas estaes de trabalho. Usando o cabo Ethernet correto, conecte duas estaes de trabalho juntas. Conecte uma extremidade do cabo porta NIC no PC1 e a outra extremidade do cabo ao PC2. Qual cabo voc usou? _______________________________ Passo 2: Aplicar um endereo de Camada 3 s estaes de trabalho. Para completar esta tarefa, voc precisar seguir as instrues abaixo passo a passo. Nota: Esses passos devem ser completados em cada estao de trabalho. As instrues so para Windows XPos passos podem diferir um pouco se voc estiver usando um sistema operacional diferente. 1. Em seu computador, clique em Iniciar, clique com o boto direito do mouse em Meus Locais de Rede e ento clique em Propriedades. A janela de Conexes de Rede deve aparecer, com cones mostrando as diferentes conexes de rede.

1. Clique com o boto direito do mouse em Conexo de rea Local e clique em Propriedades. 2. Selecione o item Protocolo de Internet (TCP/IP) e clique no boto Propriedades.

4. Na aba Geral da janela de Propriedades de Protocolo de Internet (TCP/IP), selecione a opo Use o endereo IP a seguir. 5. Na caixa de endereo IP, insira o endereo 192.168.1.2 para o PC1. (Insira o endereo IP 192.168.1.3 para o PC2.) 6. Pressione a tecla tab e a mscara de Sub-Rede automaticamente inserida. O endereo de sub-rede deve ser 255.255.255.0. Se este endereo no for automaticamente inserido, insira-o manualmente.

7. Clique em OK.
8. Feche a janela de Propriedades de Conexo de rea Local.

Passo 3: Verificar a conectividade. 1. Em seu computador, clique em Iniciar e ento clique em Executar.

2. Digite cmd na caixa Abrir e clique em OK. A janela de comando DOS (cmd.exe) aparecer. Voc pode inserir comandos DOS usando esta janela. Para os propsitos deste laboratrio, comandos bsicos de rede sero inseridos para permitir que voc teste as conexes do seu computador.

O comando ping uma ferramenta de rede usada para testar se um host (estao de trabalho, roteador, servidor etc.)" passvel de ser alcanado por uma rede IP.

3. Use o comando ping para verificar se o PC1 consegue alcanar o PC2 e o PC2 consegue alcanar o PC1. Do prompt de comando DOS do PC1, digite ping 192.168.1.3. Do prompt de comando DOS do PC2, digite ping 192.168.1.2. Qual o resultado do comando ping? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Se o comando ping exibir uma mensagem de erro ou no receber uma resposta da outra estao de trabalho, resolva conforme necessrio. Possveis reas para resoluo incluem: . . Verificar os endereos IP em ambas as estaes de trabalho Garantir que o tipo correto de cabo usado entre as estaes de trabalho Qual o resultado do comando ping se voc desplugar o cabo de rede e fizer ping da outra estao de trabalho? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________

Tarefa 4: Conectando Suas Estaes de Trabalho ao Switch do Laboratrio da Classe

Passo 1: Conectar estao de trabalho ao switch. Usando o cabo correto, conecte uma extremidade do cabo porta NIC na estao de trabalho e a outra extremidade a uma porta no switch. Passo 2: Repetir este processo para cada estao de trabalho em sua rede. Qual cabo voc usou? ______________________________ Passo 3: Verificar a conectividade. Verifique a conectividade de rede usando o comando ping para alcanar as outras estaes de trabalho ligadas ao switch. Qual o resultado do comando ping? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Qual o resultado do comando ping se voc fizer ping em um endereo que no est conectado a esta rede? ______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Passo 4: Compartilhar um documento entre PCs. 1. Em seu desktop, crie uma nova pasta e a nomeie como teste. 2. Clique com o boto direito do mouse na pasta e clique em compartilhamento de Arquivo. Nota: Uma mo ser colocada no cone. 3. Coloque um arquivo na pasta. 4. No desktop, d duplo clique em Meus Locais de Rede e ento em Computadores Prximos a Mim. 5. D duplo clique no cone da estao de trabalho. A pasta teste deve aparecer. Voc conseguir acessar esta pasta pela rede. Estando pronto para v-la e trabalhar com o arquivo, voc possui acesso por todas as 7 camadas do modelo OSI.

Tarefa 5: Reflexo
O que poderia impedir que um ping fosse enviado entre as estaes de trabalho quando elas esto diretamente conectadas? ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ O que poderia impedir que o ping fosse enviado s estaes de trabalho quando elas esto conectadas pelo switch? ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

You might also like