You are on page 1of 3

Les pronoms COD et COI (9 ano)

Les Pronoms COD


REGRAS:

Quando um nome tem a funo de COD (complemento directo), podemos substitu-lo por um pronome com a mesma funo, ou seja, um pronome COD. Para encontrar um COD numa frase, perguntamos ao verbo "o qu?" (QUOI?). Por exemplo: Vous regardez la tlvision. Vous regardez QUOI? La tlvision (COD).

O pronome COD escolhido em funo do gnero (masculino/feminino) e nmero (singular/plural) do nome que ir substituir:

La tlvision um nome feminino, singular. O pronomo COD correspondente ser la.


Os pronomes COD substituem nomes de pessoas ou de coisas. Os pronomes COD que aprendeste na aula foram os de 3 pessoa: le, l' (masculino, singular), la, l' (feminino, singular) e les (masculino/feminino, plural).

Les Pronoms COI


REGRAS:

Quando um nome tem a funo de COI (complemento indirecto), podemos substitu-lo por um pronome com a mesma funo sitctica; Para encontrar um complemento indirecto numa frase, perguntamos ao verbo "a quem?" ( QUI?). Por exemplo: Vous tlphonez votre ami. Vous tlphonez QUI? votre ami (COI).

Os pronomes COI s substituem pessoas. Os pronomes COI que aprendeste na aula foram os de 3 pessoa: lui (masculino/feminino, singular) e leur (masculino/feminino, plural).

L'impratif - 8 ano
Clica no link seguinte e ouve as frases que te so propostas. Em cada frase, repara no verbo a laranja. O imperativo em francs forma-se a partir da 2 pessoa do singular (tu) e nas duas primeiras pessoas do plural (nous e vous) do presente do indicativo. Contudo, o imperativo no tem os pronomes pessoais sujeito antes do verbo (tu, nous, vous). Simplesmente no leva esses pronomes! Os verbos da 1 conjugao, aqueles terminados em -ER, perdem o -s na 2 pessoa do singular no imperativo. Exemplo de um verbo conjugado no Imperativo:

Mange! Mangeons! Mangez!

Le Prsent de l'Indicatif (3 groupes)


Na conjugao francesa os verbos esto classificados em trs grupos.

O 1 grupo composto por verbos regulares terminados em -ER (excepto "aller"). Por exemplo: parler, chanter, habiter...

O 2 grupo composto por verbos regulares terminados em -IR e que o particpio presente termine em -issant). Por exemplo: finir (finissant)

O 3 grupo composto por todos os verbos irregulares, que terminem em -IR; RE; -OIR. Por exemplo: venir, vendre, pouvoir...

O Presente do Indicativo (Le Prsent de l'Indicatif):


Formao: os verbos regulares formam o presente do indicativo acrescentando ao radical as terminaes seguintes: 1 Grupo (verbos terminados em -er - Ex.: aimer - excepto "aller" + ouvrir, offrir, souffrir, couvrir) tm as seguintes terminaes: -e; -es; -e; -ons; -ez; -ent. 2 Grupo (verbos terminados em -ir - Ex.: finir) tm as seguintes terminaes: -is; -is; it; -issons; -issez; -issent.

3 Grupo (verbos irregulares terminados em -ir; -re; -oir - Ex.: partir, prendre, vouloir) tm as seguintes terminaes: -s/-x; -s/-x; -t/-d; -ons; -ez; -ent.

You might also like