You are on page 1of 81

SUMRIO

A DINMICA INTERNA E OS MATERIAIS TERRESTRES _________ 7


PROCESSOS INTERNOS E TEMPO GEOLGICO _______________________ 7
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

______________________________________________ 7

TECTNICA DE PLACAS______________________________________________________ 10 DEFORMAES GEOLGICAS: FALHAS E DOBRAS TEMPO GEOLGICO

________________________________ 17

________________________________________________________ 20

ATIVIDADE COMPLEMENTAR _________________________________________________ 24

MINERAIS E ROCHAS _______________________________________________ 25


CICLO DAS ROCHAS / MINERAIS FORMADORES DAS ROCHAS ________________________ 25 ROCHAS GNEAS ___________________________________________________________ 33 ROCHAS SEDIMENTARES _____________________________________________________ 48 ROCHAS METAMRFICAS ____________________________________________________ 53 ATIVIDADE COMPLEMENTAR _________________________________________________ 56

A DINMICA EXTERNA DO PLANETA __________________________ 57


OS PROCESSOS SUPERFICIAIS _______________________________________ 57
INTEMPERISMO ____________________________________________________________ 57 EROSO__________________________________________________________________ 62 MOVIMENTOS DE MASSA

____________________________________________________ 67 _____________________________ 69

RECURSOS HDRICOS SUPERFICIAIS E SUBTERRNEOS

ATIVIDADE COMPLEMENTAR _________________________________________________ 73

SUMRIO

AMBIENTES GEOLGICOS __________________________________________ 74


AMBIENTE DESRTICOS______________________________________________________ 74 AMBIENTE GLACIAL

________________________________________________________ 76

AMBIENTE FLUVIAL_________________________________________________________ 77 AMBIENTE COSTEIRO

_______________________________________________________ 79

ATIVIDADE COMPLEMENTAR _________________________________________________ 81

GLOSSRIO _____________________________________________________________ 83 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS __________________________________________ 84

A DINMICA INTERNA E OS MATERIAIS TERRESTRES


PROCESSOS INTERNOS E TEMPO GEOLGICO
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
O planeta Terra um corpo dinmico composto por diversos sistemas que esto sempre interagindo entre si. A hidrosfera, a atmosfera, a biosfera e a terra slida compem este corpo dinmico e as alteraes sofridas em um destes sistemas produz alteraes nos demais. Podemos imaginar este integrao analisando, por exemplo, uma erupo vulcnica: A partir da erupo vulcnica so lanados blocos de rocha e lava na superfcie da Terra. Este material pode obstruir vales e criar lagos, modicando o sistema de drenagem da regio; Grandes quantidades de gases e cinzas vulcnicas so lanadas na atmosfera, inuenciando na quantidade de energia solar que chega superfcie da Terra. Isto pode causar uma diminuio na temperatura do ar devido a pouca quantidade de raios solares que conseguem atravessar a atmosfera nestas condies; Esta mudana climtica certamente afetar a biosfera, alm disso, muitos organismos e seus habitats podem ser eliminados pela lava ou por cinza vulcnica. Em 1864, o escritor Jules Verne imaginou, em Jornada para o Centro da Terra, um mundo subterrneo cheio de serpentes marinhas gigantes e outras grotescas criaturas. Contudo, o que os cientistas conhecem hoje sobre o interior do planeta est muito longe da fantstica estria de Verne: atualmente sabe-se que o interior da Terra formado por rochas e metais, sujeitos a altssimas temperaturas e presses, progressivamente mais densos medida que se chega aos nveis mais profundos. Apenas em circunstncias muito raras (que sero discutidas no prximo item) as rochas de regies profundas da Terra chegam superfcie ou prximo dela. Devido a essa diculdade, os gelogos tiveram que utilizar mecanismos ou ferramentas que lhes possibilitasse inferir a composio interna da terra. A grande ferramenta utilizada para conhecer a comO ramo da geologia que trata dos posio das camadas internas da Terra o estudo princpios fsicos que ajudam a desvendar o das ondas ssmicas. Alm das ondas ssmicas, as vainterior da Terra a geofsica. riaes no uxo de calor, a gravidade e o magnetismo tambm so utilizados com esta nalidade.

Saiba mais!

Fundamentos de Geologia

A maior parte dos conhecimentos que se tem atualmente sobre a estrutura interna da Terra foi obtida atravs da anlise das variaes na velocidade de propagao das ondas ssmicas. Estas ondas tendem a se propagar com a mesma velocidade quando atravessam regies mais ou menos homogneas; tornamse, por outro lado, mais lentas ou mais rpidas quando atravessam materiais de composio diferente. Desta forma, atravs da comparao de dados coletados em estaes sismogrcas em vrias partes do mundo, os cientistas puderam estimar a densidade, a composio, a estrutura e o estado fsico das diversas camadas do interior da Terra.

Crosta: a crosta a camada rochosa mais externa do planeta e pode ser analisada a partir de amostras coletadas nos continentes ou no fundo dos oceanos. A parte da crosta que compe os continentes chamada de crosta continental, enquanto que a parte da crosta que forma o substrato ocenico chamada de crosta ocenica. Crosta continental: apresenta composio tipicamente grantica e tem densidade relativamente baixa (aproximadamente 2,7g/cm3). Porm, na sua poro inferior ou basal, mais prximo ao manto, a crosta continental apresenta composio basltica (com densidade de cerca de 3,0 g/ cm3), ao contrrio do que ocorre mais prximo superfcie. Nos locais onde se encontra mais estreita, tem geralmente espessura inferior a 20km, j nas regies montanhosas pode apresentar at 70km de espessura.

Saiba mais!
Rochas de composio grantica so chamadas de rochas flsicas; rochas de composio basltica so chamadas de rochas bsicas.

Crosta ocenica: a crosta ocenica mais difcil de ser estudada devido ao fato de estar abaixo de uma lmina dgua de cerca de 4km e de uma pilha de sedimentos marinhos que chega a 200m de espessura. Apresenta composio basltica e sua espessura mdia de 6km, muito inferior espessura da crosta continental.

Fonte:<http://astro.if.ufrgs.br/planetas/estterra.jpeg

Voc sabia?
O limite entre a base da crosta (continental ou ocenica) e o topo do manto marcado por uma descontinuidade ssmica, ou seja, uma mudana abrupta na velocidade de propagao das ondas ssmicas, chamada de Descontinuidade de Mohorovicic ou simplesmente Moho, em homenagem ao seu descobridor, o sismlogo Andrija Mohorovicic.

Manto: o manto a camada imediatamente abaixo da crosta e ocupa mais de 80% do volume do planeta, se estendendo at uma profundidade de 2900 km. Devido ao aumento da profundidade, ocorre um aumento da presso e conseqentemente da densidade do manto. Prximo a Moho (contato crosta/manto) a densidade de 3,3 g/cm3 e, prximo ao contato manto/ncleo, ca em torno de 5,5 g/cm3. As rochas que compem o manto so constitudas por minerais ricos em ferro e magnsio (rochas bsicas), como as olivinas e os piroxnios (que sero estudados no Tema 2 deste Bloco). O aumento da temperatura, decorrente do aumento da profundidade, tende a fundir as rochas, contudo, o aumento da presso tende a fazer com que as rochas quem no estado slido. A cerca de 100km abaixo da superfcie, o grande aumento da temperatura predomina sobre o aumento da presso e as rochas apresentam um estado parcialmente pastoso. Esta regio, de ,aproximadamente, 250 km de extenso, conhecida como Zona de Baixa Velocidade ( ZBV ) e representa mias uma descontinuidade ssmica.

Voc sabia?
As ondas ssmicas so mais rpidas quando atravessam rochas slidas e mostram baixa velocidade de propagao quando atravessam rochas em estado parcialmente fundido. Na ZBV as ondas passam de uma velocidade de 8,3 km/s quando atravessam a parte superior do manto, para menos de 8,0 km/s nesta zona.

Ncleo: o limite entre o manto e o ncleo ocorre a 2900 km abaixo da superfcie, aproximadamente a metade da distncia entre a superfcie e o entro da Terra. Neste limite ocorre mais uma importante descontinuidade ssmica: a Descontinuidade de Gutenberg. As ondas passam de uma velocidade de 13,6 km/s na base do manto, para 8,1 km/s no ncleo. No ncleo, as temperaturas so superiores a 7600C. Os dados ssmicos indicam duas camadas no ncleo: uma camada externa lquida (rocha fundida) de aproximadamente 2270 km de espessura e uma camada interna slida com o dimetro de 1216 km.

Fundamentos de Geologia

TECTNICA DE PLACAS
A Terra um planeta muito dinmico. Os cientistas tm mostrado que as massas continentais no so xas, elas migram ao redor do globo. E essa mobilidade gera terremotos, vulces e cadeia de montanhas.

Saiba mais!
A teoria que descreve essa mobilidade chamada de Tectnica de Placas.

Em 1915, o cientista alemo Alfred Wegener publicou o livro A Origem dos Continentes e dos Oceanos apresentando a revolucionria teoria da deriva continental. Wegener sugere que, h cerca de 200 milhes de anos, existia um supercontinente que ele chamou de Pangea. Segundo a sua hiptese, este supercontinente teria se fragmentado em pequenos continentes que teriam migrado ou derivado at as suas posies atuais.

10

Fonte: <http://homepage.mac.com/uriarte/triasico.jpg>

Diversas evidncias contriburam para esta hiptese: A coincidncia do contorno entre a Amrica do Sul e a frica: a grande similaridade entre as linhas de costa em lados opostos do Atlntico Sul, como um quebra-cabea, foi uma das primeiras evidncias que sempre intrigou os cientistas. Devido constante modicao das linhas de costa por eventos erosivos essa unio no perfeita, deixando ainda dvidas aos cientistas. Entretanto, em 1960 os cientistas produziram um mapa com o contorno da plataforma continental at uma profundidade de 900m e observaram esta similaridade de forma ainda mais perfeita; Evidncias fsseis: os paleontlogos apontam diversos fsseis de organismos encontrados em diferentes continentes e que no poderia ser cruzado os oceanos que separam essas massas continentais. Um destes exemplos o Mesosaurus, um rptil marinho cujos fsseis foram encontrados na Amrica do Sul e na frica, indicando uma antiga unio destes dois continentes; Atual distribuio de alguns organismos: em seu livro, Wegener tambm cita a distribuio atual de alguns organismos que evidenciam tambm a idia da deriva dos continentes. Por exemplo, alguns organismos modernos tm ancestrais claramente similares, como os marsupiais australianos que tm uma direta ligao fssil com os marsupiais encontrados nas Amricas; Associao entre tipos e estruturas de rochas: alm da perfeita coincidncia entre o contorno de alguns continentes, alguns desenhos encontrados nestes continentes tambm coincidem. Isso ocorre em algumas cadeias de montanhas com idade, forma, estrutura e composio rochosa similar em continentes opostos. Um exemplo desta evidncia so as cadeias de montanhas apalachianas, na Amrica do Norte, e as cadeias de montanhas caledonianas, na Escandinvia. Quando os continentes estavam unidos estas cadeias de montanhas formavam um nico cinturo montanhoso; Climas passados: dados paleoclimticos tambm do suporte para a teoria da deriva continental. Wegener indicou evidncias de mudanas climticas globais severas no passado. O estudo de depsitos glaciais em diversos continentes indicou que, a cerca de 220 a 300 milhes de anos atrs, capas de gelo cobriam extensas reas do hemisfrio sul. Rochas de origem glacial foram encontradas na Amrica do Sul, na frica, na ndia e na Austrlia, indicando que estes continentes, nesta poca, encontravam-se unidos no plo sul, junto Antrtica. Por outro lado, para esta mesma poca passada, existem evidncias de ocorrncia vegetao tpica de climas tropicais em regies do hemisfrio norte, indicando que no passado a Amrica do Norte e a Europa estavam mais prximas do Equador.

Voc sabia?
Depsitos de origem glacial so encontrados em diversos locais do Brasil. Na Bahia, em vrias localidades da Chapada Diamantina, os gelogos encontram rochas criadas a partir do derretimento de antigas geleiras.

Apesar de todas as evidncias apontadas por Wegener, ele no conseguiu explicar o mecanismo responsvel pelo movimento das massas continentais e, por isso, cou por muito tempo desacreditado no meio cientco. Mais de 50 anos depois das postulaes de Wegener, o avano tecnolgico permitiu o conhecimento de dados ssmicos e do campo magntico da Terra e, com isso, surgiu a partir da teoria da deriva continental de Wegener, a teoria da Tectnica de Placas.

Fundamentos de Geologia

11

De acordo com o modelo da tectnica de placas, a parte superior do manto junto com a crosta formam uma camada rgida chamada de litosfera. Esta camada encontra-se sobre uma outra camada menos rgida chamada de astenosfera. A litosfera quebrada em diversos segmentos chamados de placas, que esto constantemente se movimentando e mudando de forma e de tamanho. As sete maiores placas que compem a nossa litosfera so:

Saiba mais!
As placas litosfricas se movimentam de forma lenta, mas contnua, com razes de poucos centmetros por ano. E este movimento responsvel pela distribuio das massas continentais, gerando terremotos, criando vulces e grandes cordilheiras de montanhas.

As placas se movem como uma unidade coerente e as mais signicativas interaes ocorrem nos seus limites e no no seu interior. Ou seja, a ocorrncia de eventos como terremotos, vulcanismo, gerao de montanhas, em geral ocorrem no limite das placas. De acordo com o tipo de movimento, os limites de placas so classicados em trs tipos: LIMITE DIVERGENTE: as placas se afastam uma da outra devido ao movimento divergen12

te. Esta separao ocorre em mdia com a velocidade de 5cm/ano. O vazio deixado por este afastamento preenchido pelo material que ascende do manto criando um novo substrato marinho. Esta ascenso de magma vindo do manto gera cadeias de montanhas submersas chamadas de Dorsais Ocenicas. A partir do eixo central destas dorsais, nova crosta ocenica continuamente formada. Essa crosta se torna mais densa medida que se resfria e se afasta da fonte que a criou, devido a este movimento contnuo de separao a partir do centro da dorsal.

Voc sabia?
Este mecanismo vem ocorrendo nos ltimos 165 milhes de anos no atlntico sul, separando a Amrica do Sul da frica e criando o nosso Oceano Atlntico. Aproximadamente no meio do caminho entre estes dois continentes, no fundo do mar, ocorre, na zona de separao das placas, uma cadeia de montanhas gerada pela atividade magmtica (o magma vindo do manto extravasa continuamente neste local) chamada de Dorsal Meso-Atlntica.

Limite convergente: as placas se movem uma em direo a outra. Neste caso, a placa mais densa mergulha sobre a menos densa e afunda em direo ao manto sobre a crosta menos densa. Este consumo ou destruio de crosta contrabalana a gerao de novas crostas que ocorre nos limites divergentes, mantendo a rea supercial da Terra constante. Com o choque entre as crostas ocorre o encurtamento das massas rochosas, gerando grandes cadeias de montanhas e intensa atividade vulcnica devido fuso da rocha que mergulha em direo ao manto. Esta convergncia pode se d de trs formas: Convergncia entre crosta continental e crosta ocenica: nesta situao, a placa ocenica, mais densa devido a sua composio basltica (rica em ferro e magnsio), afunda sob a crosta continental menos densa de composio grantica (rica em alumnio). Este local onde a crosta afunda ou subducciona sobre a outra chamada de Zona de Subduco. A medida que a crosta ocenica afunda, as altas temperaturas do manto fazem que as rochas se fundam gerando magma. Este magma extravasado em vulces no continente.

Saiba mais!
Este mecanismo ocorre no limite oeste da Amrica do Sul, na regio dos Andes. Neste local, a placa ocenica mergulha sob a placa continental sul-americana gerando uma zona de subduco e a formao de cadeias de montanhas.

Convergncia entre duas crostas ocenicas: nesta situao, a placa ocenica mais antiga e, portanto, mais resfriada e mais densa, mergulha sob a placa menos densa. A atividade vulcnica ocorre de forma similar ao caso de choque entre crosta ocenica e continental, contudo, os vulces gerados na placa ocenica menos densa formar ilhas vulcnicas ou arcos de ilhas.

Fundamentos de Geologia

13

Convergncia entre duas crostas continentais: no caso de convergncia entre duas crostas continentais, devido baixa densidade destas crostas, nenhuma das duas consegue entrar em subduco ou mergulhar sob a outra. O resultado a coliso entre dois blocos continentais gerando encurtamento crustal e formando grandes cadeias de montanhas.

LIMITE CONSERVATIVO: neste limite, as placas passam uma ao lado da outra sem gerar ou destruir litosfera. Estes limites so gerados por zonas fraturadas na crosta, em geral com mais de 100km de comprimento, onde os segmentos de crosta se movimentam em sentidos contrrios, lado a lado, gerando as Falhas Transformantes. Nestas regies muito intensa a incidncia de abalos ssmicos e terremotos.

Saiba mais!
Um exemplo deste tipo de limite a Falha de Santo Andr, na Amrica do Norte. Ao longo desta falha, a Placa do Pacco se move na direo noroeste passando ao lado da Placa Norte Americana, gerando intensa atividade tectnica na costa oeste dos Estados Unidos e Canad.

14

Qual a fora responsvel pelo movimento das placas?


O principal modelo criado para explicar a deriva continental e a tectnica de placas a existncia de grandes correntes de conveco no manto.

Saiba mais!
Plumas de material mais aquecido tornam-se menos densas e ascendem, depois comeam a se resfriar, cam mais densas e descem, criando as clulas de conveco dentro do manto. Este mecanismo , grosso modo, similar ao observado em uma panela de gua fervente.

O movimento das clulas de conveco na astenosfera menos slida faz com que a litosfera rgida se movimente como se estivesse em uma esteira rolante. Segundo este modelo, a ascenso do material geraria o afastamento da litosfera, enquanto que o uxo convectivo descendente geraria as zonas de subduco.

Texto complementar
A terra: um planeta heterogneo e dinmico
Prof. Dra. Maria Cristina Motta de Toledo
Fonte: <http://www.igc.usp.br/geologia/a_terra.php>

O planeta Terra constitudo por diversos setores ou ambientes, alguns dos quais permitem acesso direto, como a atmosfera, a hidrosfera (incluindo rios, lagos, guas subterrneas e geleiras), a biosfera (conjunto dos seres vivos) e a superfcie da parte rochosa. Desta superfcie para baixo, o acesso muito limitado. As escavaes e sondagens mais profundas j chegaram a cerca de 13km de profundidade, enquanto o raio da terra de quase 6.400km. Por isso, para se obter informaes deste interior inacessvel, existem mtodos indiretos de investigao: a sismologia e a comparao com meteoritos. A sismologia o estudo do comportamento das ondas ssmicas ao atravessar as diversas partes internas do planeta. Estas ondas elsticas propagam-se gerando deformaes, sendo geradas por exploses articiais e sobretudo pelos terremotos; as ondas ssmicas mudam de veloci-

dade e de direo de propagao com a variao das caractersticas do meio atravessado. A integrao das observaes das numerosas estaes sismogrcas espalhadas pelo mundo todo fornece informaes sobre como o interior do planeta, atravessado em todas as direes por ondas ssmicas geradas a cada terremoto e a cada exploso. As Informaes sobre a velocidade das ondas ssmicas no interior da Terra permitiram reconhecer trs camadas principais (crosta, manto e ncleo), que tm suas prprias caractersticas de densidade, estado fsico, temperatura, presso e espessura. Na diferenciao dos materiais terrestres, ao longo da histria do planeta, a gua, formando a hidrosfera, bem como a atmosfera, constituda por gases como nitrognio, oxignio e outros, por serem menos densos, caram principalmente sobre a parte slida, formada pelos materiais slidos e mais densos.

Fundamentos de Geologia

15

Dentre os materiais slidos, os mais pesados se concentraram no ncleo, os menos pesados na periferia, formando a crosta, e os intermedirios no manto. Pode-se comparar os diferentes tipos de meteoritos com as camadas internas da Terra, pressupondo-se que eles (os meteoritos) tiveram a mesma origem e evoluo dos outros corpos do Sistema Solar, formados como corpos homogneos, a frio, por acreso planitesimal. Aqueles que tinham massa sucientemente grande, desenvolveram um forte calor interno, por causa da energia gravitacional, da energia cintica dos planetesimais quando da acreso e da radioatividade natural. Isto ocasionou uma fuso parcial, seguida de segregao interna, a partir da mobilidade que as altas temperaturas permitiam ao material. Os meteoritos provenientes da fragmentao de corpos pequenos, que no sofreram esta diferenciao, so os condritos, que representam a composio qumica mdia do corpo fragmentado e por inferncia, do Sistema Solar como um todo, menos os elementos volteis. No existem materiais geolgicos, ou seja, terrestres, semelhantes aos condritos. Os meteoritos provenientes da fragmentao de corpos maiores, como a Terra, que sofreram a diferenciao interna, representam a composio qumica e densidade de cada uma das partes internas diferenciadas do corpo que os originou. So os sideritos, os acondritos e ainda outros tipos. Pela sua densidade, faz-se a correlao com as camadas da Terra determinadas pela sismologia, e supe-se que sua composio qumica represente a composio qumica da camada terrestre de mesma densidade. Assim, com estas duas ferramentas indiretas, a sismologia e a comparao com os meteoritos, foi estabelecido um modelo para a constituio interna do globo terrestre. importante ressaltar que todo o material no interior da Terra slido, com exceo apenas do ncleo externo, onde o material lquido metlico se movimenta, gerando correntes eltricas e o campo magntico da Terra. A uma dada temperatura, o estado fsico dos materiais depende da presso. As temperaturas que ocorrem no manto, os silicatos seriam lquidos, no fossem as presses

to altas que l ocorrem (milhares de atmosferas). Assim, o material do manto, ao contrrio do que muitos crem, slido, e s se torna lquido se uma ruptura na crosta alivia a presso a que est submetido. Somente nesta situao que o material silictico do manto se liqefaz, e pode, ento, ser chamado de magma. Se o magma ca retido em bolses dentro da crosta, forma uma cmara magmtica, e vai pouco a pouco solidicando-se, formando um corpo de rocha gnea plutnica ou intrusiva, Se o magma consegue extravasar at a superfcie, no contato com a atmosfera e hidrosfera, pode ser chamado lava, enquanto estiver lquido, e seu resfriamento e solidicao vai formar um corpo de rocha gnea vulcnica ou extrusiva. As rochas gneas assim assim formadas, juntamente com as rochas metamrcas e sedimentares, formadas por outros processos geolgicos, constituem a crosta, que a mais na e a mais importante camada para ns, pois sobre ela que se desenvolve a vida. A crosta ocenica e a crosta continental apresentam diferenas entre si. A primeira ocorre sob os oceanos, menos espessa e formada por extravasamentos vulcnicos ao longo de imensas faixas no meio dos oceanos (as cadeias meso-ocenicas), que geram rochas baslticas. A segunda mais espessa, pode emergir at alguns milhares de metros acima do nvel do mar, e formada por vrios processos geolgicos, tendo uma composio qumica mdia mais rica em Si e em AI que as rochas baslticas, que pode ser chamada de composio grantica. A crosta ocenica e continental, junto com uma parte superior do manto, forma uma camada rgida com 100 a 350km de espessura. Esta camada chama-se LITOSFERA e constitui as placas tectnicas, que formam, na superfcie do globo, um mosaico de placas encaixadas entre si como um gigantesco quebra-cabeas; so as placas tectnicas ou placas litosfricas. Abaixo da litosfera, ocorre a ASTENOSFERA, que parte do manto superior; suas condies de temperatura e presso permitem uma certa mobilidade, muito lenta, mas sensvel numa escala de tempo muito grande, como a escala do tempo geolgico.

16

DEFORMAES GEOLGICAS: FALHAS E DOBRAS

Quais so as foras capazes de transformar rochas comuns em enormes estruturas montanhosas macias como os Alpes, os Andes ou os Himalaias? Quais foras teriam o poder de contradizer a natureza rgida destas rochas, deformando-as e dobrando-as?

Saiba mais!
A Tectnica de Placas produz as mais importantes feies de larga-escala encontradas no planeta. Graas a ela so geradas bacias ocenicas e cadeias de montanhas. Essa mesma fora capaz de mover as placas produz grandes rupturas na crosta, soerguimento e rebaixamento de grandes blocos rochosos. Quando as placas interagem, nos seus limites, sejam divergentes, convergentes ou transformantes (conservativos), as rochas que compem a crosta cam sujeitas a um poderoso STRESS.

Quando uma rocha sofre um stress, ela deformada, mudando de forma e de volume. A anlise das estruturas deformacionais apresentadas pelas rochas, permite aos gelogos entender antigos movimentos de placas ou outros eventos geolgicos do passado. As rochas podem sofrer trs tipos de stress, cada um correspondendo a um dos trs tipos bsicos de limites de placas: As rochas que se encontram em margens de placas convergentes sofrem stress compressional. Este tipo de stress reduz o volume das rochas. As rochas que sofrem compresso geralmente so dobradas, havendo um aumento no sentido vertical e uma diminuio lateral. As rochas que se encontram em margens divergentes sofrem stress tencional ou de extenso. As rochas so esticadas, havendo uma diminuio no sentido vertical e um aumento lateral da rea ocupada por estas rochas aps a deformao. As rochas em margens de placas transformantes so movimentadas lateralmente em sentidos opostos, sofrendo um stress de cizalhamento. Atravs deste tipo de stress, grandes blocos de rocha so movimentados lateralmente.
Fundamentos de Geologia
17

Quando sujeitas ao stress, as rochas respondem de forma diferente a depender das condies de temperatura e presso do ambiente onde se encontram. Estas condies dependem da sua profundidade e vo reetir em um comportamento mais ou menos plstico das rochas. As rochas que se encontram a grande profundidades (geralmente abaixo de 20 km), sujeitas a altas temperaturas e presses, vo responder deformao de forma plstica ou dctil. As rochas mais prximas superfcie, em geral , respondem ao stress de forma rgida ou rptil.

Voc sabia?
No nal do ano de 2005, um terremoto na regio da Caxemira matou mais de 90.000 pessoas.

O que so os terremotos? Como eles so gerados? E como podem ser preditos? Qual a relao entre estas foras capazes de gerar terremotos e as grandes cadeias de montanhas existentes no planeta?
Os terremotos so vibraes da Terra produzidas por uma liberao rpida de energia. As grandes energias lanadas por exploses atmicas ou por erupes vulcnicas podem produzir terremotos, contudo estes so eventos pouco freqentes. A maior parte dos terremotos so gerados por movimentos que ocorrem em grandes fraturas existentes na crosta terrestre chamadas de falhas. A teoria da Tectnica de Placas mostra que a crosta terrestre est em constante movimento e essa movimentao ao longo dos limites de placas muitas vezes se d atravs de falhas. O mecanismo de formao de terremotos foi descoberto em 1906 por H. F. Reid, que elaborou estudos a partir do terremoto de So Francisco. Este terremoto foi acompanhado por um deslocamento horizontal de vrios metros ao longo da falha de Santo Andr (1.300m de fratura na regio da Califrnia, que separa a Placa da Amrica do Norte e a Placa do Pacco). Em um nico terremoto, a Placa do Pacco se deslocou 4,7m em direo ao norte, passando pela placa norte-americana.

Epicentros dos terremotos


O local no interior da Terra onde gerado o terremoto chamado de foco. O local na superfcie da Terra imediatamente acima do foco chamado de epicentro.

Saiba mais!
Instrumentos chamados sismgrafos amplicam e registram a movimentao das ondas ssmicas. Estas ondas se propagam em todas as direes a partir do foco do terremoto.

Cerca de 95% da energia liberada nos terremotos tem origem em uma zona relativamente restrita em torno do oceano Pacco conhecida como Cinturo do Pacco. Esta zona inclui regies com grande atividade ssmica como o Japo, as Filipinas, o Chile e numerosas ilhas vulcnicas.

18

Os principais tipos de deformao tectnica sofridas pelas rochas so as dobras e as falhas.

Dobras
As dobras so estruturas construdas em camadas ou estratos rochosos que foram depositados originalmente na horizontal e depois sofreram uma deformao plstica ou dctil. As dobras podem variar muito de tamanho podem apresentar uma extenso de poucos milmetros at centenas de quilmetros. As dobras podem apresentar duas formas principais: Sinclinais: so dobras cncavas, as rochas so dobradas tendendo a formar bacias ou vales, contudo, a expresso nal no relevo vai depender da resistncia das rochas a eroso. Anticlinais: so dobras convexas, as rochas so dobradas tendendo a formar domos ou morros, contudo, como no caso anterior, a expresso nal no relevo vai depender da resistncia das rochas eroso. Os lados de uma dobra so chamados de ancos ou limbos. As compresses, em geral, produzem uma seqncia de sinclinais e anticlinais que apresentam sempre um anco em comum. Cada sinclinal ou anticlinal tem um plano axial, um plano imaginrio que divide a dobra em duas partes aproximadamente iguais. As dobras (sinclinais e anticlinais) podem ser: Simtricas: quando o plano axial aproximadamente vertical e os ancos apresentam a mesma inclinao. Dobras simtricas geralmente ocorrem quando a compresso relativamente suave; Assimtricas: em situaes onde a compresso mais intensa, como prximo aos limites de placas, as foras tectnicas compressivas foram um anco a se movimentar mais que o outro, gerando dobras assimtricas. Nestas dobras o plano axial inclinado; Recumbentes: com a continuidade da compresso, o plano axial da dobra assimtrica pode deitar at car na horizontal, virtualmente paralelo superfcie da Terra. As dobras recumbentes so tipicamente encontradas em cadeias de montanhas fortemente deformados como os Apalaches, os Himalaias e os Alpes Europeus. Falhas Quando as rochas sofrem stress a baixas temperaturas e baixas presses litostticas, onde elas encontram-se ainda em estado muito rgido, surgem rachaduras ou fraturas. Como as rochas, neste caso, no tm plasticidade suciente para dobrar, elas se rompem. O caso mais drstico quando ocorre um movimento ao longo destas fraturas, gerando as falhas.

Saiba mais!
Falhas so fraturas na crosta terrestre com deslocamento relativo, perceptvel entre os lados contguos e ao longo do plano de falha.

As falhas podem deslocar grandes blocos rochosos ao longo de um plano de falha. O plano de falha a superfcie ao longo da qual ocorre o movimento dos blocos.

Fundamentos de Geologia

19

Devido aos processos erosivos a que esto sujeitas as rochas na superfcie, dicilmente so encontrados os originais planos de falha.

Voc sabia?
Na Bahia, o desnvel topogrco que separa a Cidade Alta da Cidade Baixa foi gerado por uma falha, a chamada Falha de Salvador. Esta falha representa a borda da Bacia do Recncavo, aberta como uma conseqncia secundria da separao Brasil / frica, que gerou o Atlntico sul. Ao longo do tempo, o plano de falha j sofreu um grande recuo erosivo, estando atualmente a superfcie de eroso nas proximidades do Elevador Lacerda. O bloco de rocha localizado acima do plano de falha chamado de teto. O bloco localizado abaixo do plano de falha chamado de muro. De acordo com o seu movimento relativo (de um bloco em relao ao outro), as falhas so classicadas em: Falhas horizontais ou transcorrentes: so falhas geradas por stress de cizalhamento, gerando um movimento horizontal, paralelo ao plano de falha. A maior e mais conhecida falha transcorrente encontrada na literatura a Falha de Santo Andr, nos Estados Unidos. Falhas verticais: neste tipo de falha os blocos rochosos se movem verticalmente em relao ao plano da falha, como o caso da Falha de Salvador. A depender da direo de movimento dos blocos, as falhas verticais podem ser: Falhas normais: o bloco do teto desce em relao ao muro. Este tipo de falha est geralmente associado com stress tencional ou divergente. A descida dos blocos rochosos, ocasionada por este tipo de falhamento, gera depresses chamadas de graben. O bloco do muro que permanece elevado em relao ao teto chamado de horst. Falhas inversas: neste tipo de falha, o bloco do teto sobe em relao ao muro. Esta falha est geralmente associada com poderosas compresses horizontais, comuns onde existe convergncia de placas.

TEMPO GEOLGICO
Durante muitos anos, no se sabia nenhum mtodo confivel para datar os vrios eventos no passado geolgico. Em 1869, John Wesley Powell fez uma pioneira expedio ao Rio Colorado e ao Grand Canyon, nos Estados Unidos. Powell observou que os canyons desta regio representavam um livro de revelaes escrito nas rochas, como uma Bblia da geologia. Ele armou que milhes de anos da histria da Terra estavam expostos nas paredes do Grand Canyon.
20

Semelhante a um longo e complicado livro de histria, as rochas registram os eventos geolgicos e as mudanas das formas de vida ao longo do tempo. Este livro, contudo, no est completo. Muitas pginas, especialmente nos primeiros captulos, foram perdidas. Ainda hoje, muitas partes deste livro precisam ser decifradas.

Grand Canyon

Um dos princpios bsicos usados, ainda nos dias atuais, para desvendar a histria da Terra foi postulado por James Hutton no seu livro Teoria da Terra, publicado em 1700 o Princpio do Uniformitarismo. Este princpio diz que as leis qumicas, fsicas e biolgicas que operam atualmente so as mesmas que operaram no passado geolgico. Isso signica que as foras e os processos que ns observamos atualmente agindo no nosso planeta tm atuado desde muito tempo atrs. Ento, para decifrarmos as rochas antigas temos primeiramente que compreender os processos que atuam hoje e os seus resultados.

Saiba mais!
O Principio do Uniformitarismo , geralmente, expresso pelo ditado o presente a chave para o passado. Os gelogos que desenvolveram a escala de tempo geolgico revolucionaram a maneira com que as pessoas concebiam o tempo e como percebiam o nosso planeta. Eles mostraram que a Terra muito mais antiga do que se poderia imaginar e que a sua superfcie e o seu interior sofreram mudanas no passado atravs dos mesmos processos geolgicos que operam atualmente. A principal subdiviso da escala de tempo geolgico chamada de eon. Os gelogos dividiram o tempo geolgico em dois grandes eons: Precambriano (dividido em Arqueano e Proterozico): representa os primeiros 4 bilhes de anos da histria do planeta. Fanerozico: representa ltimos 540 milhes de anos. O Precambriano representa cerca de 88% da histria da Terra, mas pouco se sabe sobre este perodo. Devido grande raridade de fsseis para dataes, no foi possvel subdividi-lo em pequenas unidades de tempo.

Fundamentos de Geologia

21

O Fanerozico marcado pelo aparecimento de animais com partes duras, como as conchas, que permitiram a sua preservao fssil. Este eon foi dividido em trs eras, que por sua vez foram divididas em perodos: Era Paleozica (540 248 milhes de anos atrs): marca o aparecimento de diversos organismos invertebrados, dos primeiros organismos com conchas, dos peixes, das plantas terrestres, dos insetos, dos anfbios e dos rpteis. Por outro lado, o nal desta era marca pela extino de vrias espcies, estima-se que aproximadamente 80% da vida marinha desapareceu nesta era. Durante esta era, o movimento das placas juntou todas as massas continentais em um nico supercontinente chamado Pangea. Esta redistribuio de massa e terra gerou grandes mudanas climticas que se acredita ser a causa da grande extino de espcies ocorrida nesta poca. Est subdividida em seis perodos: Cambriano; Ordoviciano; Siluriano; Devoniano; Carbonfero; Permiano. Era Mesozica (248 65 milhes de anos atrs): marcada pelo aparecimento e extino dos dinossauros, e pelo surgimento dos primeiros pssaros e das primeiras plantas com ores. Est subdividida em trs perodos: Trissico Jurssico Cretceo Era Cenozica (65 milhes de anos at os dias atuais): representa a menor de todas as eras e que se encontra melhor registrada. Marca o aparecimento dos mamferos e o desenvolvimento da vida humana. Est subdividida em dois perodos: Tercirio Quaternrio

22

Datao relativa
A datao relativa feita estabelecendo-se uma seqncia de eventos geolgicos, ou seja, a idade relativa diz quais as rochas mais velhas e quais as mais novas umas em relao s outras, apresentando a seqncia de formao entre elas. Os gelogos determinam a seqncia dos eventos geolgicos que foram produzidos nas rochas de uma determinada rea usando certos princpios bsicos, ajudados por seus conhecimentos de processos fundamentais como sedimentao, vulcanismo e eroso. Estes princpios envolvem principalmente relaes espaciais e conhecimentos de evoluo biolgica e anlise de evidncias fsseis. Os princpios mais fundamentais da datao relativa so: Uniformitarismo: este o mais bsico dos princpios usados para interpretar a histria da Terra e diz que os processos geolgicos que ocorrem no presente so similares queles ocorridos no passado. Desta forma, a observao de fenmenos geolgicos modernos (terremotos, vulcanismos, etc) pode ajudar a interpretar eventos antigos. Horizontalidade e Superposio: a maior parte dos sedimentos so transportados em corpos dgua (rios, oceanos...) e so depositados como camadas horizontais ou sub-horizontais. Essa tendncia chamada de princpio da horizontalidade original. Quando as camadas apresentamse muito inclinadas signica que houve a atuao de foras tectnicas que as deformaram. O princpio da superposio diz que as rochas so depositadas sob outras mais antigas, desta forma, em uma seqncia de estratos rochosos inalterados os estratos mais jovens estaro no topo e os mais antigos na base da seqncia. Relaes de cruzamentos e cortes: estas relaes mostram que rochas gneas intrusivas so necessariamente mais novas do que as rochas onde elas penetram (intrudem), da mesma maneira, falhas e dobras so posteriores formao das rochas que elas fraturam ou deformam. Fsseis: os fsseis so restos de organismos antigos ou evidncias de sua existncia preservados no material geolgico. O estudo dos fsseis indica o perodo em que estes organismos se desenvolveram no planeta e quando foram extintos.

Datao absoluta
Em geral, os cientistas preferem ter dados da idade das rochas quanticados em anos e no simplesmente saber se a rocha A mais nova ou mais velha que a rocha B. Desta forma, sempre que possvel eles utilizam mtodos de datao absoluta para determinar a idade das rochas. Os dois mtodos principais de datao absoluta so: Datao Radiomtrica: esse tipo de datao usa o decaimento de istopos radiativos que so por vezes incorporados na estrutura cristalina de alguns minerais formadores de rochas. So usados principalmente istopos de urnio, potssio e rubdio. Este mtodo s consegue datar materiais rochosos com mais de 100.000 anos de idade. Datao com Carbono - 14: este mtodo de datao utiliza o carbono-14 a partir de conchas, plantas, polens, carapaas, etc. Este mtodo pode ser usado em materiais entre 100 e 100.000 anos de idade. Em funo disso, possvel datar, por exemplo, as glaciaes mais recentes e os eventos de subida ou descida no nvel do mar.
Fundamentos de Geologia
23

MINERAIS E ROCHAS
CICLO DAS ROCHAS / MINERAIS FORMADORES DAS ROCHAS
Alm do valor econmico associado s rochas e aos minerais, todos os processos da Terra esto de alguma forma ligados s propriedades destes materiais.

Voc sabia?
Desta forma, o conhecimento bsico dos materiais terrestres essencial no conhecimento dos fenmenos que ocorrem no planeta. As rochas so divididas em trs grupos, baseados em seu modo de origem: rochas gneas, sedimentares e metamrcas. A inter-relao entre estes tipos de rochas representada pelo ciclo das rochas. Com isso, o ciclo das rochas demonstra tambm a integrao entre diferentes partes do complexo sistema terrestre. O ciclo das rochas nos ajuda a entender a origem das rochas gneas, sedimentares e metamrcas e a perceber que cada tipo est ligado aos outros atravs de processos eu agem na superfcie e no interior do planeta. Tomando arbitrariamente um ponto de incio para o ciclo das rochas, temos o magma. O magma um material derretido formado no interior do planeta. Eventualmente este material se resfria e se solidica. Este processo de solidicao do magma chamado de cristalizao. A cristalizao do magma pode ocorrer na superfcie, atravs de erupes vulcnicas, ou ainda em subsuperfcie (no interior da crosta). Em ambos os casos as rochas geradas so chamadas de rochas gneas. Quando as rochas gneas so expostas na superfcie (devido a um levantamento crustal, eroso, ou por j terem se cristalizado na superfcie), sofrem a ao de agentes como a gua, as variaes de temperatura, mecanismos de oxidao, etc. Estes agentes causam a desintegrao e a decomposio das rochas na superfcie num processo chamado de intemperismo. Este material (partculas e/ou substncias dissolvidas) resultante da desagregao e decomposio das rochas chamado de sedimentos. Os sedimentos so transportados pelos agentes erosivos gua, gelo, vento ou ondas e eventualmente so depositados. Os sedimentos podem formar campos de dunas, plancies uviais, mangues, praias, etc. Quando os sedimentos so compactados, atravs da sobreposio de camadas de sedimentos umas sobre as outras, ou cimentados, atravs da percolao de gua contendo carbonato de clcio ou slica, esses sedimentos ento se convertem em rocha. Este processo de transformao de sedimentos em rocha chamado de liticao e resulta na formao de rochas sedimentares. Se as rochas sedimentares forem submetidas a grandes temperaturas e presses responderam s mudanas nas condies ambientais com a recristalizao e o rearranjo de seus minerais criando o terceiro tipo de rocha as rochas metamrcas. Essas mudanas ambientais podem ocorrer, por exemplo, se estas rochas forem envolvidas na criao de cadeias de montanhas atravs de foras tectnicas, ou entrarem em contato com massas magmticas (uxos de magma).
Fundamentos de Geologia
25

Se as condies ambientais a que forem submetidas as rochas sedimentares forem capazes de fundi-las, estas rochas sero transformadas em magma podem voltar a formar rochas gneas. Seguindo um outro caminho, as rochas gneas podem, ao invs de serem desagregadas e decompostas na superfcie, sofrer a ao de esforos compressionais e a elevao da temperatura e presso pode causar o metamorsmo destas rochas, vindo a formar rochas metamrcas. As rochas metamrcas, quer sejam de origem gnea ou de origem sedimentar, quando expostas na superfcie vo sofrer a ao dos agentes de intemperismo transformando-se em seixos, gros, partculas ou solues dissolvidas sendo posteriormente depositados como sedimentos. Caso estes sedimentos sejam liticados (cimentao e compactao), formar rochas sedimentares. Num caminho inverso, as rochas sedimentares, expostas na superfcie, sofrero a ao dos processos intempricos e se desagregaro ou sero decompostas tornando-se novamente sedimentos inconsolidados, compondo, por exemplo, plancies ou campos de duna.

Saiba mais!
Minerais so slidos inorgnicos que ocorrem naturalmente na natureza, formados por elementos qumicos em determinadas propores e com um sistemtico arranjo interno.

Desta forma, os compostos sintticos formados em laboratrio no so considerados minerais. Tambm os compostos orgnicos, como o carvo (que formado a partir de restos de plantas sob altas temperaturas e presses), no so considerados minerais. O diamante, a esmeralda, o quartzo, a biotita so exemplos de minerais. Alguns minerais so chamados de gemas so minerais preciosos ou semi-preciosos que apresentam valor econmico, em geral devido sua cor, brilho ou forma do cristal. Como os diamantes, rubis, saras, esmeraldas, ametistas, etc.

Minerais formadores das rochas

Saiba mais!
As rochas so agregados ou combinaes naturais de um ou mais minerais.

A crosta da Terra composta essencialmente por oito elementos mais comuns que se combinam para formar os minerais formadores das rochas. Estes elementos so o O (oxignio), Si (silcio), Al (alumnio), Fe (ferro), Ca (clcio), K (potssio), Na (sdio) e Mg (magnsio).
26

Os dois elementos principais so o oxignio e o silcio. Estes se combinam para formar tetraedros de silcio-oxignio. Esta estrutura bsica forma o mais abundante grupo de minerais do planeta: os silicatos.

Os tetraedros de silcio-oxignio podem formar uma grande variedade de estruturas cristalinas e compor minerais como quartzo, feldspatos (K-feldspato, plagioclsio), micas (biotita, moscovita), anblios, piroxnios e olivinas. Alguns no-silicatos so tambm formadores de rochas. Os principais deles so os carbonatos (calcita, dolomita, por exemplo), os xidos (como os xidos ricos em ferro como a hematita e a magnetita), os sulfetos (como a galena, sulfeto de chumbo, e a pirita, sulfeto de ferro) e os sulfatos (como o gipso, sulfato de clcio).

Ateno!
O texto abaixo serve para complementar o contedo apresentado sobre os minerais formadores das rochas.

Fonte: < http://www.geocities.com/paulac_onofre/>

Minerais e rochas

Que so minerais?
Cristal Mineral Com a notvel exceo do mercrio, os minerais so pesados, duros e compactos. So massas slidas que exibem formas chamadas cristais.

Substncias produzidas articialmente, ou atravs de atividade orgnica (de animais e plantas), no so consideradas minerais verdadeiros. Mais do que simples rochas

As rochas so feitas de combinaes especcas de minerais. As milhes de maneiras pelas quais O cristal uma substncia de forma constan- os minerais podem se combinar resultam na imensa te e regular. Isso signica que, mesmo quando re- variedade de rochas e paisagens que observamos na duzido a p, cada partcula ainda retm a forma do natureza. cristal original. Esse o modo como os minerais so Tradies, mitos e lendas identicados. Ao pensar nos minerais em termos de sua Natural, articial e inorgnico aplicao na indstria moderna e pela cincia, esOs minerais so substncias naturais que se quecemos que, no passado, eram tidos como subsformam dentro de diferentes tipos de rochas. Para tncias dotadas de propriedades mgicas, msticas e extra-los, s vezes necessrio cavar bem fundo medicinais. Algumas dessas crenas so surpreendentemente corretas, outras apenas bizarras. abrindo minas, poos e tneis.

Fundamentos de Geologia

27

de um espcime. Algumas cores s ocorrem em determinados minerais, que por isso mesmo so Durante milhares de anos as pessoas inventa- de grande valia para os artistas. ram histrias extraordinrias a respeito dos minerais Um dos atrativos dos minerais, que exerce fase das pedras preciosas. Da o grande nmero de tracnio constante nas pessoas, a gama de cores maradies e lendas que envolvem a magia, a astrologia, vilhosas que possuem, j que essas cores representam a alquimia e simbolismos religiosos. O Santo Graal, todo o espectro e toda e qualquer tonalidade que se da ltima Ceia de Cristo, segundo se dizia, era uma possa imaginar. Muitos minerais so incorporados s taa de esmeralda. A bola de cristal na qual os videntintas usadas na pintura, em parte porque as tonalidates previam o futuro era afeita de quartzo. Segundo des so exclusivas e inimitveis e, em parte, porque as crenas antigas, certos minerais tornavam imunes a cores derivadas de minerais costumam ser tremendaenvenenamentos quem os possusse. Acreditava-se mente estveis e no desbotam, mesmo em caso de que algumas gemas acalmavam febres, curavam resprolongada exposio luz, natural ou articial. saca e tornavam os guerreiros invencveis. Os alquiEntre as cores mais fantsticas exibidas pelos mistas armavam que poderiam transformar metais cristais, temos os vermelhos (prustita, cinabre, realcomuns em ouro ou prata. gar), alaranjados brilhantes (crocota, wulfenita vanadinita), amarelos (trissulfureto de arsnico e enxoPropriedades de cura fre), verdes amarelados (autunita e outros minerais Em tempos idos, acreditava-se que os minerais secundrios do urnio), verdes brilhantes (dioptsio, e as gemas tivessem propriedades de cura to ben- esmeralda), azuis (lpis-lazli, vivianita, azurita), viocas e ecazes quanto as plantas. Em alguns casos, lceas (ametista, uorita, kamerita), entre outras. a evidncia cientca apia a teoria: o sal de Epsom Alguns minerais tm uma determinada cor em ou sal amargo, por exemplo, de fato alivia o sistema estado natural, mas adquirem outra totalmente difedigestivo. Mas outras idias antigas, tais como engo- rente quando modos. Um bom exemplo disso a lir ametista moda para evitar ressaca, no passam de hematita, um xido de ferro muito comum, normalhistrias da carochinha, e provavelmente provocaram mente negro quando cristal. Entretanto, apresenta mais danos fsicos do que cabeas desanuviadas. uma cor de trao vermelho-profunda e produz um Da mesma forma, altamente improvvel que a pigmento amplamente usado desde os tempos antigata moda, ingerida junto com vinho, fosse capaz de gos. O nome da hematita vem da palavra sangue curar ferimentos expostos, ou que as saras, mistura- em grego, justamente em funo de sua cor. das ao leite, conseguissem acalmar clicas intestinais. A cor de um mineral pode variar bastante de um espcime a outro, dicultando a identicao, Isso se deve a impurezas locais e a elementos qumiTalisms e amuletos cos adjacentes que podem ter afetado parcialmente As gemas tm sido usadas como talisms e sua aparncia. A melhor maneira de tirar concluses amuletos desde o princpio da histria do homem. acertadas sobre a identidade de um mineral tendo Eram objetos supostamente dotados de poderes por base a cor examina-la em conjunto com o brisobrenaturais ou mgicos principalmente com o lho desse mineral ou seja, com o brilho da superfcie ou com a qualidade de sua luz reexa. poder de evitar o mal ou o infortnio. De incio, entoavam-se frmulas cabalsticas em torno de talisms e amuletos para investi-los de Dureza, clivagem e fragmentao dos poderes mgicos, mas as civilizaes posteriores minerais comearam a inscrever essas frmulas mgicas nos A dureza de um mineral e seu grau de fragmenprprios amuletos e talisms. tao (caso haja) so determinados pela estrutura cristaAs cores dos minerais, alm de ser em geral lina do espcime e pela maneira como seus componenmagincas e atraentes, fornecem pistas importes se ligam. A dureza e a clivagem de um mineral esto tantes para a identicao deles. Cores mais vivas entre as propriedades mecnicas mais fceis de serem ou inusitadas aumentam muito o valor comercial observadas pelo mineralogista amador; mas as provas
28

O futuro previsto no quartzo

que fornecem raramente bastam para se estabelecer em materiais. Em geral, o grau de dureza bastante alto denitivo a identidade de um espcime desconhecido. em minerais com estruturas internas compactas, nas quais os tomos se encontram o mais prximos possvel uns dos outros e onde os elos em forma de Dureza andaime entre os tomos so muito fortes. A dureza poderia ser denida como a capacidade de um mineral de resistir abraso de outros

Fundamentos de Geologia

29

O diamante, a mais dura das substncias naturais, uma forma de carbono que tem tanto uma estrutura interna muito compacta quanto elos muito fortes entre os cristais. A grata uma outra forma (alotrpica) de carbono, quimicamente idntica ao diamante mais mole e fraca que o diamante porque seus tomos esto dispostos em camadas que podem ser deslocadas umas das outras com relativa facilidade. A dureza de um mineral no necessariamente a mesma em todas as direes. A bela gema azul de cianita, por exemplo, tem dureza 4 quando riscada no sentido da superfcie dos cristais, mas uma dureza 7 quando riscada na transversal.

quando os planos da estrutura no so paralelos. Neste caso, a estrutura do mineral afetado frgil e se parte de modo desigual em direes diferentes. Muitos minerais tm fratura e clivagem, mas alguns s tm a fratura. Usamos quatro graus de fratura para descrever os minerais: irregular, desigual, concide (semelhante a uma concha) e lascado ou denteado (com superfcies recortadas, irregulares). Nunca se deve esquecer que, a exemplo do que ocorre com a dureza, at certo ponto a clivagem melhor para descrever os minerais do que para deni-los em termos estritamente cientcos.

Escala de Mohs
Infelizmente, medir a dureza dos minerais no a melhor forma de deni-los, embora o mtodo seja til para descrev-los. A Escala de Mohs apenas um meio grosseiro e instantneo de comparao entre minerais, no uma medio cienticamente precisa. Mas, apesar das limitaes, a Escala de Mohs continua sendo perfeitamente adequada e o mtodo mais comum para uso geral.

Magnetismo
O magnetismo uma fora que tanto pode atrair para perto quanto afastar para longe certas substncias. H vrios minerais magnticos e um dos mais comuns a magnetita. Conhecida tambm como pedra-m, a magnetita ocorre em rochas gneas e metamrcas no mundo todo.

Plos magnticos

Uma das propriedades mais importantes dos materiais magnticos a formao de dois plos. A clivagem a tendncia que tm os mine- Um chamado plo norte, o outro plo sul. rais de se partir em certas direes. A facilidade da Plos iguais (norte e norte; sul e sul) foram o afasclivagem varia muito de mineral a mineral. Utili- tamento mtuo, ao passo que plos opostos atrazamos quatro graus de clivagem: perfeita, distinta, em-se. Se voc pegar dois pedaos de rocha natuindistinta, inexistente. A direo da clivagem sem- ralmente magntica, como a magnetita (xido de pre paralela face cristalina possvel ou existente. ferro), elas se atraem ou se repelem, dependendo Entre os minerais que tm clivagem perfeita esto das extremidades que forem postas juntas. A regra a barita, a calcita, a clorita, o diamante, a galena, a : plos iguais repelem; plos diferentes atraem. hemimorta, a rodonita e o topzio. Essa regra continua valendo independentemente de como voc divida a substncia magntica. Se, por exemplo, voc partir um magneto em dois Fratura e ruptura pedaos, ter no um magneto quebrado e sim dois A clivagem diferente da fratura. A clivamagnetos, cada qual com um plo norte e um plo gem s acontece ao longo das linhas da estrutura sul prprios. Se em seguida voc partir os dois, ter cristalina, mas a fratura pode ocorrer no sentido quatro magnetos e assim sucessivamente. transversal. Outro efeito, chamado ruptura, ocorre
30

Clivagem

Radioatividade natural dos minerais Alguns elementos qumicos que compem os minerais e as gemas nem sempre so estveis, e podem partir-se espontaneamente nas partculas atmicas constituintes. Quando isso ocorre, so emitidas vrias formas de radiao. Esse fenmeno importante foi descoberto recentemente.

Tudo isso extremamente til para os gelogos porque, uma vez que a durao da meia-vida de um elemento tenha sido descoberta, muito simples calcular a idade das rochas circundantes pelo grau de decomposio encontrado nos elementos radioativos que contm.

Gemas animais
Algumas das mais belas e valiosas preciosidades da Terra no so originrias de rochas, mas de organismos vivos, tanto vegetais como animais. As descritas a seguir so algumas das mais conhecidas.

Radioatividade

Um dos fatos mais importantes para se ter em mente, em relao radioatividade natural, que ela no inuenciada por mudanas qumicas ou por quaisquer mudanas normais no ambiente mbar do material na qual ocorre. A radioatividade muito diferente de qualquer reao que se possa obter O mbar uma resina viscosa, castanha ou por aquecimento, por exemplo, ou por qualquer amarelada, liberada (secretada) pelas conferas e outra forma de reao qumica. depois fossilizada. Pode conter coisas como inseA radioatividade pode ser denida como desin- tos, folhas, etc., que cam presas na sua resina petegrao espontnea de certos ncleos atmicos. (O gajosa antes que ela se solidique. Entre as inmencleo a parte central do tomo, a que contm a ras coisas j encontradas dentro de fragmentos de maior parte de sua massa.) Sempre que ocorre radio- mbar esto bolhas de ar, folhas, pinhas, pedaos atividade, ela acompanhada pela emisso de partcu- de madeira, insetos, aranhas e at rs e sapos. As las alfa (ncleos de hlio), partculas beta (eltrons) ou bolhas de ar empanam o brilho do mbar; sendo em geral removidas atravs de tratamento trmico. radiao gama (ondas eletromagnticas curtas). Ao contrrio, muitos dos corpos estranhos menMinerais radioativos so os que contm elecionados aumentam de modo considervel o valor mentos qumicos instveis ou variedades raras e da pea, especialmente se dentro dela estiver uma instveis de certos elementos que ocorrem mais espcie rara ou extinta. comumente em forma estvel. Esses minerais deO melhor e mais valioso mbar transparencompem-se naturalmente e, quando isso acontece, liberam enormes quantidades de energia em forma te, e fragmentos extremamente polidos so usados de radiao. A taxa de decomposio natural varia para fazer amuletos e contas. Quando friccionado, de elemento para elemento e o tempo que leva para o mbar d origem eletricidade esttica. que metade dos tomos de qualquer elemento raOs principais depsitos de mbar no mundo dioativo se desintegre conhecido como sua meia- so encontrados no litoral norte da Alemanha: o vida. O processo de desintegrao prossegue e no mbar pode ser levado pelas guas, do leito do mar se encerra aps uma meia vida. Depois de transcor- Bltico at as praias da Gr-Bretanha. Eis outros ridas duas meias-vidas, restar do elemento ori- lugares em que o mbar encontrado: Myanma ginal; depois de trs perodos, restar 1/8; depois (ex-Birmnia), Canad, Repblica Tcheca, Repblide quatro perodos, 1/16, e assim por diante. ca Dominicana, Frana, Itlia e Estados Unidos.

Istopos
Os ncleos atmicos de um determinado elemento nem sempre tm a mesma composio. Essas variantes do mesmo elemento bsico so conhecidas como radioistopos ou istopos, simplesmente. Embora as variantes tenham o mesmo nmero de prtons da forma bsica do elemento, tm um nmero diferente de nutrons.

Coral
As mais grandiosas estruturas criadas por seres vivos no so de autoria do homem, mas sim de organismos minsculos que se unem, formando os recifes de coral. O coral constitudo por esqueletos de animais marinhos chamados plipos de coral, pertenFundamentos de Geologia
31

centes classe zoolgica anthozoa. Estes plipos tm corpos ocos e cilndricos, e, embora algumas vezes vivam sozinhos, so com maior freqncia encontrados em grandes colnias, onde se desenvolvem, um em cima do outro, acabando por constituir grandiosas formaes geogrcas, como os recifes de coral e atis. Esses esqueletos so formados de carbonato de clcio (rocha calcria), que com o passar dos anos se torna macio. O coral pode existir apenas em guas com temperatura acima de 22C embora a maior parte deles seja encontrada em guas tropicais, h alguns nas regies mais quentes do mar Mediterrneo. Pode ser azul, rosa, vermelho ou branco. O coral vermelho o mais valioso, e h milhares de anos usado em jias.

molusco secreta camadas de carbonato de clcio. Essas secrees que de incio tm o nome de ncar ou madreprola circundam o corpo estranho invasor, e vo construindo sobre ele uma casca que endurece com o passar dos anos: esse processo protege o molusco contra o intruso, fornecendo ao homem uma das suas mais preciosas riquezas, a belssima prola. As prolas podem ser redondas ou irregulares, e so brancas ou negras. As prolas naturais so originrias do golfo Prsico, do golfo de Manaar, que separa a ndia do Sri Lanka e do mar Vermelho. As prolas de gua doce so encontradas nos rios da ustria, Frana, Alemanha, EUA (Mississipi), Irlanda e Gr-Bretanha (Esccia). As prolas cultivadas isto , prolas cuja produo articialmente induzida pela insero deliberada de uma pequena conta que incita a ostra a criar uma prola so produzidas principalmente no Japo, onde as guas rasas do litoral propiciam condies ideais para isso.

Marm
O marm uma espcie de dentina que forma as presas de grandes animais selvagens especialmente dos elefantes, mas tambm de hipoptamos e javalis. Os mamferos marinhos como o cachalote, o narval, o leo-marinho e a morsa tambm so capturados por causa dele. O marm tem cor branca cremosa, um material raro e bonito, e, embora seja muito utilizado em decorao desde o comeo da humanidade uma pea de presa de mamute entalhada, encontrada na Frana, tem mais de 30 000 anos -, houve nos ltimos 50 anos uma mudana radical de atitude em relao ao esse tipo de explorao dos animais para o benefcio e prazer do homem. Muitos que antes teriam cobiado peas de marm agora so estimulados a usar alguns de seus muitos substitutos, como o marm vegetal, osso, chifre e jaspe. No entanto, apesar da conscientizao cada vez mais generalizada a respeito do problema, e da legislao internacional que protege os animais sob ameaa de extino, os elefantes continuam a ser caados em muitas regies da frica e da ndia por caadores clandestinos de marm, e ainda correm perigo de extino.

Azeviche
O azeviche uma variedade de carvo e ,como tal, foi formado h milhes de anos, originrio da madeira imersa em gua estagnada e depois comprimida e fossilizada por camadas posteriores do mesmo material e de outros, que se acumularam por cima dele. Sabe-se que o homem extrai o azeviche desde 1400 a.C., e durante a ocupao da Gr-Bretanha os romanos davam-lhe tanto valor que muitos carregamentos desse material eram freqentemente enviados para Roma. A beleza do azeviche acentuada pelo polimento, e por causa de sua cor negra era muito procurado no sculo XIX para fazer adornos usados em ocasies de luto. Como o mbar, o azeviche gera eletricidade esttica quando friccionado.

Prola

Fsseis

O que so fsseis? As prolas so formadas por ostras e mexilhes de gua doce como um tipo de proteo Fsseis so restos preservados de plantas ou contra parasitas ou gros de areia que penetram em animais mortos que existiram em eras geolgicas suas conchas, causando irritao. passadas. Em geral apenas as partes rgidas dos orAo se iniciar o processo de irritao, uma cama- ganismos se fossilizam principalmente ossos, denda de tecido manto entre a concha e o corpo do tes, conchas e madeiras. Mas s vezes um organismo
32

inteiro preservado, o que pode ocorrer quando as criaturas cam presas em resina de mbar; ou ento quando so enterradas em turfeiras, depsitos salinos, piche natural ou gelo. Entre as muitas descobertas fascinantes feitas em regies rticas extremamente geladas como o norte canadense e a Sibria, na Rssia, temos os restos perfeitamente preservados de mamutes e rinocerontes lanudos.

mos muito delgados, como folhas, por exemplo, so chamados de impresses. Quando pegadas, rastros ou fezes fossilizadas (coprlitos) so assim prensados e preservados chamam-se vestgios fsseis.

As melhores condies para a fossilizao surgiram durante sedimentaes rpidas, principalmente em regies onde o leito do mar profundo o bastante para no ser perturbado pelo movimento Essas descobertas so excepcionais e, quando da gua que h por cima. ocorrem, chegam s manchetes do mundo inteiro. Em termos gerais, todo fssil deve ter a mesma idade do estrato de rocha onde se encontra ou, pelo menos, deve ser mais jovem que a camada diretamenDe modo geral existem trs tipos de fossili- te abaixo e mais velho que a camada diretamente acizao. O primeiro chamado de permineralizao. ma dele. Existe, porm, um pequeno nmero de exceIsso acontece quando lquidos que contm slica ou es, quando o estrato provm de alguma rocha mais calcita sobem superfcie e substituem os compo- velha e se depositou numa rocha mais nova atravs de nentes orgnicos originais da criatura ou planta que processos de sedimentao ou metamorfose. Portanto, quando o cientista sabe a idade da ali morreu. O processo leva o nome de substituio ou mineralizao. Em quase todo o mundo existem rocha capaz de calcular a idade do fssil. Talvez ourios-do-mar silicicados em depsitos de gre- o resultado mais espetacular disso tenha ocorrido da; eles constituem um dos principais fsseis que no sculo XIX, quando cientistas britnicos descobriram os restos de misteriosas criaturas que, de voc deve procurar em suas excurses. Quando o organismo fossilizado contm te- acordo com os estratos circundantes, teriam forcidos moles carne e msculos, por exemplo -, o osamente existido h pelo menos 65 milhes de hidrognio e o oxignio que compunham essa estru- anos. Esses animais de aspecto tenebroso que at tura em vida so liberados, deixando para trs apenas ento eram completamente desconhecidos do ser o carbono. Este forma uma pelcula negra na rocha humano foram batizados de dinossauros, palaque delineia o contorno do organismo original. Esse vra de origem grega que signica lagartos terrveis. A maioria dos fsseis transforma-se em pedra, um processo que leva o nome de petricao. contorno chama-se molde, e os moldes de organis-

ROCHAS GNEAS
Como j foi dito anteriormente, as rochas gneas so formadas pela cristalizao do magma quando este se resfria. O magma (rocha fundida) vem de profundidades geralmente acima de 200 km e consiste primariamente de elementos formadores de minerais silicatados (minerais do grupo dos silicatos, formados por silcio e oxignio, acrescidos de alumnio, ferro, clcio, sdio, potssio, magnsio, dentre outros). Alm destes elementos, o magma tambm contm gases, principalmente vapor dgua. As erupes vulcnicas lanam para Como o magma menos denso que as superfcie fragmentos de rocha e uxos rochas, ele migra tentando ascender superfde lava. A lava similar ao magma, contucie, num trabalho que leva centenas a milhares do, na lava, a maior parte dos gases constide anos. Chegando superfcie o magma extratuintes do magma j escapou. vasa produzindo as erupes vulcnicas.

Saiba mais!

Fundamentos de Geologia

33

As grandes exploses que s vezes acompanham as erupes vulcnicas so produzidas pelos gases que escapam sob presso connada. As rochas resultantes da solidicao ou cristalizao da lava geram dois tipos de rocha: Rochas vulcnicas ou extrusivas: so as que se cristalizam na superfcie; Rochas plutnicas ou intrusivas: so aquelas que se cristalizam em profundidade. medida que o magma se resfria, so criados cristais de minerais at que todo o lquido transformado em uma massa slida pela aglomerao dos cristais. A razo ou taxa de resfriamento inuencia do tamanho dos cristais gerados: Quando o resfriamento se d de forma lenta os cristais tm tempo suciente para crescerem, ento a rocha formada ter grandes cristais, ou seja, a rocha ser constituda por poucos e bem desenvolvidos cristais; Quando o resfriamento se d de forma rpida ocorrer a formao de um grande nmero de pequenos cristais.

Saiba mais!
Desta forma, se uma rocha gnea apresenta cristais que so visveis apenas com o auxlio de um microscpio, sabe-se que ela se cristalizou muito rpido. Mas, se os cristais identicados a olho nu, ento essa rocha se cristalizou lentamente.

Em geral, as rochas vulcnicas se cristalizam rapidamente pela brusca mudana de condies de temperatura quando a lava chega superfcie, j as rochas plutnicas geralmente se cristalizam mais lentamente em regies mais profundas.

Como se classicam as rochas gneas?


As rochas gneas podem variar muito de composio e aparncia fsica. Isso ocorre devido s diferenas na composio do magma, da quantidade de gases dissolvidos e do tempo de cristalizao. Existem dois principais modos de classicar as rochas gneas: com base na sua textura e com base na sua composio mineralgica.

Classicao das rochas gneas de acordo com sua textura


A textura descreve a aparncia geral da rocha, baseada no tamanho e arranjo dos cristais. A textura importante porque revela as condies ambientais em que a rocha foi formada. Afantica: as rochas apresentam pequenos cristais muito pequenos. Estas rochas podem ter se cristalizado prximo ou na superfcie.

34

Em algumas situaes, essas rochas podem mostrar pequenos buracos formados devido ao escape de gases durante a sua cristalizao que so chamados de vesculas. Fanertica: so formadas quando as massas de magma se solidicam abaixo da superfcie e os cristais tm tempo suciente para se desenvolverem. Neste caso a rocha apresenta cristais grandes, que podem ser individualmente identicados. Porrtica: como dentro do magma os cristais no so formados ao mesmo tempo, alguns cristais podem ser formados enquanto o material ainda est abaixo da superfcie. Se ocorrer a extruso deste magma, os cristais formados anteriormente, quando o magma estava no interior da crosta, caro emersos em um material mais no solidicado durante a erupo vulcnica. O resultado uma rocha com cristais grandes emersos em uma matriz de cristais muito nos. Esses cristais maiores so chamados de prros, da a textura recebe o nome de porrtica. Vtrea: a textura vtrea ocorre quando, durante as erupes vulcnicas, o material se resfria to rapidamente em contato com a atmosfera que no h tempo para ordenar a estrutura cristalina. Neste caso no so formados cristais e sim uma espcie de vidro natural. A mais comum destas rochas conhecida como obsidiana. Um outro tipo de rocha vulcnica que exibe a textura vtrea a pmice (vendida comercialmente como pedra pmice). Diferentemente da obsidiana, a pmice exibe muitos veios de ar interligados, como uma esponja, devido ao escape de gases. Algumas amostras de pmice inclusive utuam na gua devido a grande quantidade de vazios.

Classicao das rochas gneas de acordo com sua composio mineralgica


A composio mineral das rochas gneas depende da composio qumica do magma a partir do qual estes minerais sero formados. Contudo, um mesmo magma pode produzir rochas de composio mineral muito diversa. Esta seqncia de cristalizao conhecida como srie de cristalizao magmtica ou Srie de Bowen.

Voc sabia?
O cientista N. L. Bowen descobriu que, em magmas resfriados em laboratrio, certos minerais se cristalizam primeiro, em temperaturas muito altas. Com o abaixamento sucessivo da temperatura, novos cristais vo sendo formados. Ele descobriu tambm que os cristais formados reagem com o magma restante para criar o prximo mineral.

Fundamentos de Geologia

35

Todos estes minerais que fazem parte da Srie de Bowen so espcies de silicatos, ou seja, so compostos de slica (silcio e oxignio) associada a algum ou alguns outros elementos qumicos, como ferro, clcio, magnsio, alumnio, potssio, etc. As rochas gneas so classicadas em quatro grupos principais de acordo com o percentual de slica presente em cada uma delas: Rochas ultramcas: o termo mco vem de magnsio e ferro. As rochas ultramcas so compostas por silicatos de ferro e magnsio (olivina e piroxnio) e apresentam relativamente pouca slica (menos que 40%). A rocha ultramca mais comum o peridotito. O peridotito apresenta uma cor verde e muito denso. Em geral se cristaliza abaixo da superfcie, mostrando uma textura fanertica. composto por 70 a 90% de olivina. Rochas mcas: as rochas mcas contm entre 40 e 50% de slica e so compostas principalmente por piroxnio e plagioclsio clcico. Este o tipo de rocha gnea mais abundante na crosta, e o seu representante principal o basalto. O basalto uma rocha escura, relativamente densa e com textura afantica, pois se cristaliza na superfcie ou prximo a ela. Os basaltos so as rochas predominantes nas placas ocenicas e so os principais constituintes de vrias ilhas vulcnicas, como as ilhas do Hava. Os basaltos tambm constituem vastas reas do Brasil, principalmente no Paran. O equivalente plutnico do basalto o gabro, ou seja, quando o magma de composio basltica cristaliza em profundidade (abaixo da superfcie) forma uma rocha chamada de gabro, que apresenta textura fanertica. Rochas intermedirias: as rochas gneas intermedirias contm cerca de 60% de slica. Alm do plagioclsio clcico e dos minerais ricos em ferro e magnsio, como os piroxnios e anblios, contm tambm minerais ricos em sdio e alumnio, como biotita, muscovita e feldspatos. Podem apresentar tambm uma pequena quantidade de quartzo. A rocha vulcnica intermediria mais comum o andesito e o seu equivalente plutnico o diorito. O primeiro apresenta textura afantica enquanto que o segundo apresenta textura fanertica. Rochas flsicas: o termo flsico vem de feldspato e slica. Rochas gneas flsicas contm mais que 70% de slica. So geralmente pobres em ferro, magnsio e clcio. So ricas feldspato potssico, micas (biotita e muscovita) e quartzo. A rocha gnea flsica mais comum o granito. O granito uma rocha gnea plutnica. Como o magma flsico mais viscoso (por ser pobre em gua), As rochas ultramcas e mcas geralmente se cristaliza antes de contm os primeiros minerais da Srie chegar superfcie, por isso as rode Bowen, ou seja, so minerais que se chas flsicas plutnicas so mais comuns. cristalizam a temperaturas muito altas Quando este magma consegue chegar super(acima de 1000C). J as rochas flsicas fcie, extravasando em intensas erupes, a rocontm os ltimos minerais a se cristacha formada o riolito. lizarem, com temperaturas mais baixas (abaixo de 800C).

Saiba mais!

36

Atividade Vulcnica no Planeta

Saiba mais!
Vulces so formas de relevo criadas quando a lava ou partculas quentes escapam do interior da Terra e se resfriam e solidicam em torno das aberturas na crosta de onde escaparam (cratera vulcnica).

As erupes vulcnicas podem representar o evento natural mais destrutivo do planeta. Um exemplo deste poder de destruio foi a erupo na Ilha de Krakatoa, na Indonsia, em 1883. A erupo do vulco que estava inativo por mais de dois sculos atingiu quase 305m acima do nvel do mar e destruiu toda a ilha. Apesar desta ilha ser desabitada, a erupo gerou ondas de at 37m de altura, deixando entre 36.000 e 100.000 mortos em Java e Sumatra. Contudo, apesar de seu grande poder de destruio, os vulces trazem tambm alguns benefcios importantes. Parte do oxignio e do hidrognio liberado pelos vulces se combina para formar a gua do planeta; o nitrognio e o oxignio se combinam com outros componentes para formar os gases da atmosfera. Alm disso, os vulces trazem informaes do interior da Terra, que de outra forma seriam inacessveis. O magma ascendente carrega pedaos de rocha do interior do manto para a superfcie. Depsitos de origem vulcnica preservam vrios tipos de fsseis, fornecendo informaes sobre extintas formas de vida, inclusive de ancestrais humanos.

Voc sabia?
A atividade vulcnica tambm tem construdo diversas ilhas habitadas como o Japo, o Hava, o Tahiti, e muitas outras ilhas do Pacco. As cinzas vulcnicas retm gua e nutrientes (como potssio, clcio e sdio), gerando solos muito frteis.

Causas e tipos de Vulcanismos O vulcanismo ocorre com a criao do magma atravs da fuso de rochas preexistentes e culmina com a ascenso deste magma para a superfcie atravs de fraturas e falhas na litosfera. A distribuio destas zonas de fraqueza na litosfera (fraturas e falhas) est geralmente associada com limites de placas tectnicas ou com a existncia de plumas quentes (hot spots) no interior das placas. O magma ui e entra em erupo de formas distintas a depender do seu contedo de gases e da sua viscosidade ou resistncia ao uxo: Devido s altas temperaturas e contedo de slica relativamente baixo, o magma mco (lava basltica)
Fundamentos de Geologia
37

tem baixa viscosidade (alta uidez). Como os gases escapam rapidamente no causam uma grande presso. Por estes motivos, este tipo de magma geralmente entra em erupo de forma branda ou efusivamente. Magmas flsicos (lava rioltica), com alto contedo de slica e baixa temperatura, so mais viscosos e trapeam seus gases, causando altas presses. Geralmente esses magmas apresentam erupes explosivas. As erupes explosivas da lava rioltica lanam fragmentos de rocha preexistentes e de lava solidicada (pois so caracteristicamente de baixas temperaturas). Esse material lanado chamado de piroclastos. O vulcanismo no est restrito s Terra. Ele tem ocorrido m vrios locais do Sistema Solar no passado e continua ocorrendo nos dias atuais. Vulces ativos no passado (cerca de 3 bilhes de anos atrs) so responsveis por muitas das rochas e formas de relevo encontradas na nossa Lua. Atividade vulcnica recente foi tambm detectada em marte e em Vnus.

Ateno!
O texto abaixo serve para complementar o contedo apresentado sobre os minerais formadores das rochas.

Vulcanismo e Vulces Generalidades


Servio Geolgico do Brasil - CPRM Fonte: <http://www.cprm.gov.br/Aparados/vulc_pag01.htm>

Os magmas so denidos como substncias naturais, constitudas por diferentes propores de De acordo com Leinz (1963), o termo vulca- lquidos, cristais e gases, cuja natureza depende de nismo aborda todos os processos e eventos que per- suas propriedades qumicas, fsicas e do ambiente gemitam, e provoquem, a ascenso de material mag- olgico envolvido. Atualmente, classicam-se como mtico juvenil do interior da terra superfcie. magmas primrios quando estes representam o l1. Introduo
38

quido inicial obtido imediatamente fuso da fonte, e parentais, quando representam o lquido primrio j modicado por mecanismos de diferenciao.

A - Margens de Placas Destrutivas (Placas Convergentes) B - Margens de Placas Construtivas (Placas Divergentes)

Historicamente, os processos responsveis pelo vulcanismo foram atribudos a diferentes cauC - Vulcanismo Intraplaca Continental sas; Plato (427-347 a.C) suspeitava da existncia D - Vulcanismo Intraplaca Ocenica de uma corrente de fogo no interior da terra como fonte causadora dos vulces. Poseidnio (sculo II a.C.) acreditava que o ar comprimido em cavernas O vulcanismo ssural responsvel pelo Magsubterrneas seria a causa do fenmeno, e durante matismo Serra Geral, Bacia do Paran, considerado a Idade Mdia, relacionava-se o fogo eterno do incomo um dos maiores conjuntos de derrames conferno com as profundezas da crosta terrestre. tinentais do planeta, e est condicionado a uma situNo incio do sculo XIX cou denitiva- ao de rift Intraplaca Continental gerada pela atuamente estabelecido que os vulces so formados o de uma pluma de manto (Tristo da Cunha). quer pelo acmulo externo de material juvenil, quer pelo soerguimento das camadas pr-existentes 2.1 Vulcanismo associado a placas por foras do interior da terra. A. Geike em 1897 postulava a possibilidade da ascenso ativa de destrutivas material magmtico ao longo da crosta, podenEste vulcanismo decorrente do choque do, neste processo, formar um conduto explosivo. Em 1902/03, houve a exploso do Mont Pele, entre duas placas tectnicas, onde uma placa de Martinica, formando um enorme cone vulcnico, o maior densidade, normalmente a frao ocenica, que conrmou a veracidade da proposta de Geike. empurrada para baixo de uma zona continental, levando fuso e gerao de magmas hbridos Os vulces so responsveis pela liberao (mistura entre as composies do continente e do de magmas acima da superfcie terrestre e funciooceano), que chegam superfcie sob a forma de nam como vlvula de escape para magmas e gases extensos vulces, como a cordilheira andina. Estas existentes nas camadas inferiores da litosfera. Magplacas destrutivas podem ser de duas naturezas: mas primrios provm de cmaras magmticas poa - Placas Ocenicas sicionadas a profundidades da fonte que normalmente oscilam entre os 50 a 100 km, onde ocorrem b - Placas Continentais concentraes de calor, fuses e uxo de volteis, condies estas que levam ao aumento da presso O choque pode ser entre uma placa ocenica necessria subida do magma atravs de condutos, e uma continental, entre duas placas ocenicas, ou que por sua vez levam formao dos vulces. entre duas placas continentais, gerando diferentes situaes de vulcanismo e tipos de magma. 2. Posicionamento tectnico dos vulces A crosta terrestre formada por Placas Tectnicas de composies distintas, que esto constantemente em movimento, produzindo instabilidades na crosta e grande atividade vulcnica. Os diferentes limites entre estas placas geram processos tectnicos distintos, cada um responsvel por um processo vulcnico, que por sua vez demarcam os grandes acidentes da litosfera. A localizao destas linhas de vulces classicada em funo dos movimentos gerados pelo deslocamento destas placas, e baseado neste contexto de placas tectnicas, Wilson (1989) deniu quatro regies distintas para a gerao de magmas: 2.1.1 Vulcanismo associado ao choque de Placa Ocenica vs Placa Continental Corresponde s faixas onde ocorre a subduco da litosfera ocenica por sob a crosta continental em direo ao manto, sendo a regio responsvel pelos mais signicativos fenmenos tectnicos expressos pela tectnica de placas atual. O exemplo caracterstico deste tipo de vulcanismo acha-se nos vulces andinos.

Fundamentos de Geologia

39

2.1.2 Vulcanismo Associado ao choque tnicas, seja ao longo das bordas destrutivas, seja nas construtivas. Entretanto, o vulcanismo tambm de Placa Ocenica vs Placa Ocenica Na situao geolgico-geogrca em que duas est presente no interior das placas, tanto continenplacas ocenicas convergem e se chocam, a feio ca- tais quanto ocenicas. Este vulcanismo se expressa racterstica resultante a construo de um arco de de duas formas especiais: ilhas ocenicas, ao longo de um eixo normalmente a - Zonas de Rifts Continentais; curvo, as quais formam um front vulcnico. Alguns b - Provncias de Extruso Continentais exemplos de arcos podem ser exemplicados, como do Tipo Plat. o Arco das Marianas, na placa do Pacco e o Arco das Aleutas, o qual distribui-se por aproximadamente Os vulces associados ao rift do Leste Afri3.800 km, indo de Kanchatka ao Alaska e contendo cano, posicionados fundamentalmente no Kenya e cerca de 80 centros vulcnicos ativos. Os maiores sis- Etipia, so exemplos caractersticos da atividade temas de arcos de ilhas ocorrem ao longo do Oceano vulcnica intraplaca continental. Pacco, Oceano Atlntico e Indonsia, destacandose os da Nova Guin, Marianas-Izu, Ilhas Salomo, Antilhas Menores, Sunda-Bando, Ryuku e as Aleutas. 2.3.1 Zonas de Rifts Continentais As zonas de rifts caracterizam-se por serem placas reas com uma depresso central, ancos soerguidos e adelgaamento crustal subjacente. Fluxos geotermais, zonas de soerguimento crustal e eventos Quando as placas tectnicas migram em vulcnicos esto normalmente associados a estes sentidos opostos, ou seja, apresentam um sentido ambientes. O leste do continente Africano um de movimentao divergente, ao longo da zona de exemplo tpico deste tipo de modicao crustal, separao entre estas placas gera-se uma imensa onde esta ocorrendo a abertura do Mar Vermelho, fenda atravs da qual o magma migra em direo a criao do Golfo de den e o estabelecimento de superfcie. O fundo dos oceanos a situao t- uma zona de extenso ao longo da Placa Africapica deste tipo de vulcanismo, onde aps milhares na (Nbia). Entender os processos de gerao de de anos de contnuas movimentaes associadas rifts continentais, os quais precedem a formao atividade vulcnica, origina-se uma cadeia de mon- de novos oceanos, de grande importncia para o tanhas denominada como cordilheira meso-oce- conhecimento de como se da a transio entre um nica. A taxa de espalhamento ao longo da Cordi- continente e um rift ocenico. Esta regio possibilheira Meso-Atlntica varia entre 2,5 a 7,0 cm ao lita assim que os cientistas conheam os mesmos ano, ou 25 a 70 km em um milho de anos, o que processos que foram responsveis pela abertura do para os padres humanos parece ser muito lento, Atlntico, ocorrida a 120 milhes de anos atrs. Esmas durante os ltimos 130 milhes de anos levou tes gelogos acreditam que, em alguns milhares de formao do Oceano Atlntico. Estas montanhas anos, existiro trs novas placas tectnicas posiciosubmarinas so construdas pelo empilhamento de nadas no canto NE do atual continente africano. lavas de 1.000 a 3.000 metros de espessura, em relao ao assoalho ocenico, estendendo-se por mais de 60.000 km. Uma das poucas exposies terres2.3.2 Provncias de Extruso Continental tre desta estrutura representada pela Islndia, po- do Tipo Plat sicionada sobre o centro de espalhamento entre as placas da Amrica do Norte e da Eursia Grandes reas continentais encontram-se recobertas por extensas e espessas seqncias de derrames baslticos, estrudidos durante eventos vulcnicos que 2.3 Vulcanismo associado intraplaca ocorreram durantes espaos de tempo relativamente continental curtos (~5 a 10 milhes de anos), ligadas a sistemas ssurais relacionados esforos tensionais da crosta. Grande parte da atividade vulcnica atual Este tipo de vulcanismo difere fundamenconcentra-se ao longo das margens das placas tec2.2 Vulcanismo construtivas associado a
40

talmente de todos os outros por no desenvolver 3. Produtos da atividade vulcnica um cone central, mas por recobrir grandes reas a Os produtos formados pelas atividades vulpartir de um sistema ssural que pode alcanar a cnicas podem ser divididos em 3 grupos, classialgumas centenas de quilmetros de extenso. So regies caractersticas deste tipo de der- cados segundo a composio qumica, mineralgirame as Provncias da Plataforma Siberiana, Kewee- ca e propriedades fsicas. Destinguem-se as lavas, mawam, Paran, Columbia River, Karoo, Etendeka, os materiais piroclsticos, e os gases vulcnicos. As Antrtica e Atlntico Norte. A Provncia do Paran, lavas so pores lquidas de magma, em estado que ocorre extensivamente no sul do Brasil, Argen- total ou parcial de fuso, que atingem a superfcie tina, Uruguai e Paraguai um dos maiores depsitos terrestre e se derramam. Quanto mais bsicas, mais relacionados a vulcanismo de Plat do planeta, re- udas sero estas lavas. Os depsitos piroclsticos cobrindo cerca de 1.200.000km2. Este magmatismo dizem respeito a fragmentos de rochas diretamente est composto por derrames, sills e diques de com- ligados com o magma ejetado na forma de um spray, posio toletica bimodal pertencente Formao ou com a fragmentao das paredes das rochas prSerra Geral, associados aos estgios de rompimento existentes (cmaras magmticas). De acordo com do supercontinente Gondwana, ocorrido durante o o tamanho podem ser classicados como do tipo bloco, bomba, lapilli, cinzas ou p. Os gases vulcperodo Cretcio da era Mesozica. nicos podem ocorrer antes, durante e aps os perodos de erupo. Estes gases so formados a base 2.4 Vulcanismo associado intraplaca de hidrognio, cloro, enxofre, nitrognio, carbono e oxignio. O magma contm dissolvida grande ocenica quantidade de gases, que se libertam durante uma Nas pores internas das bacias ocenicas, erupo. Os gases saem atravs da cratera principal posicionadas na poro interna das placas, ocor- ao longo de fumarolas que podem se formar em rem ilhas ocenicas de origem vulcnica. Estas ilhas diferentes partes do cone vulcnico, ou a partir de possuem vulces morfologicamente semelhantes s ssuras. Em terrenos vulcnicos atuais, comum estruturas vulcnicas continentais, e quando emer- a presena de gisers, formados pelo aquecimento gem no oceano so erodidas e destrudas. Uma fei- da gua de subsuperfcie pelo alto gradiente trmio notvel na bacia do Oceano Pacco a das co da regio, e que surgem como erupes periilhas ocenicas do Hawai, linearmente distribudas dicas de gua e gases aquecidos (para saber mais sobre a crosta ocenica e muito mais jovens que sobre termos ligados aos produtos de vulcanismo esta. Estas ilhas so formadas diretamente pela ao consulte o glossrio no site http://volcanoes.usgs. de pontos quentes (hot spots) situados abaixo da gov/Products/Pglossary/ ou http://www.vulcaplaca ocenica. Estes pontos quentes, que so fon- noticias.hpg.ig.com.br/dic.html ). tes xas de calor proveniente do manto, forneceriam o material para o vulcanismo que se formaria 4. Localizao geogrca dos vulces a partir do assoalho ocenico, pela passagem da placa em movimento sobre este hot spot (veja mais A grande maioria dos vulces, cerca de 82%, sobre hot spots acessando o site: http://pubs.usgs. acha-se agrupada em determinadas zonas, principalgov/publications/text/hotspots.html mente ao longo dos oceanos formando, na regio do O arquiplago do Hawai constitui um exemplo caracterstico deste tipo de vulcanismo. formado por uma extensa cadeia de ilhas vulcnicas, com mais de 200 km de extenso, aproximadamente paralela direo atual de espalhamento da Placa do Pacco. Deste arquiplago, a ilha do Hawa a nica vulcnicamente ativa, sendo constituda por 5 vulces coalescentes, dos quais dois esto atualmente ativos, o Kilauea e o Mauna Loa. Pacco, o chamado Crculo de Fogo. Cerca de 12% situam-se nas cadeias meso-ocenicas, e os 6% restantes distribuem-se em zonas de rifts, isolados no interior das placas continentais e em reas de hot spots desenvolvidas em ambiente intraplaca continental. 5. Vulces no mundo A crosta terrestre constantemente sujeita a atividades vulcnicas que, na maioria das veFundamentos de Geologia
41

zes, por sua violncia, acabam provocado danos humanidade. Destacam-se entre os mais famosos vulces conhecidos por sua atividade, o Vesvio Itlia (ano 79 d.C), Krakatoa Indonsia (1883), Monte Pelado - Martinica (1902), Santa Helena USA (1980) e o Pinatubo, nas Filipinas (1991).O Pinatubo entrou em erupo depois de 611 anos de inatividade. Na ocasio, morreram 875 pessoas e 200 mil caram desabrigadas. Para maiores detalhes sobre os vulces do mundo e os desastres naturais a eles relacionados acesse os sites http:// vulcan.wr.usgs.gov/Volcanoes/framework.html , http://volcanoes.usgs.gov/ e http://volcanoes. usgs.gov/edu/predict/EP_look_500.html 6. Vulcanismo no Brasil No Brasil, no existe nenhum vulcanismo ativo, mesmo em tempos geologicamente recentes. O territrio nacional no foi afetado por nenhuma atividade vulcnica durante os ltimos 80 milhes de anos. O vulcanismo mais recente foi o responsvel pela formao de diversas ilhas do Atlntico brasileiro, como Fernando de Noronha, Trindade e Abrolhos. No m da era Mesozica, o Brasil foi afetado por atividades vulcnicas de carter alcalino-sdico,

com ampla distribuio. So representantes deste vulcanismo as intruses alcalinas de Lajes (SC), Poos de Caldas (MG), Jacupiranga (SP), Arax (MG) e Itatiaia (RJ). Ainda na era Mesozica, no perodo Cretceo, a Amrica do Sul, em especial o Brasil, foi palco de uma das maiore atividades vulcnicas do tipo ssural que se conhece no planeta. Todo o sul do pas, incluindo reas do Uruguai, Argentina e Paraguai, foi atingido por este super vulcanismo, que abrangeu mais de um milho de quilmetros quadrados e que constituiu um dos maiores episdios geolgicos de todos os tempos. As rochas vulcnicas que integram este extenso conjunto de derrames esto agrupadas geologicamente sob a denominao de Formao Serra Geral. Prximo cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, o conjunto de derrames atinge aproximadamente 1.000 metros de espessura. A sondagem realizada pela PETROBRS em 1958 em Presidente Epitcio - SP atravessou mais de 1.500 metros de rochas vulcnicas, mostrando a pujana deste episdio vulcnico. Este vulcanismo est diretamente ligado separao da Amrica do Sul e frica, durante a ruptura do supercontinente Gondwana no perodo Cretceo (para obter mais informaes sobre o vulcanismo no Brasil, consulte o site http:// www.vulcanoticias.hpg.ig.com.br/brasil.html).

Glossrio Geolgico
O glossrio foi elaborado em linguagem simples visando auxiliar o usurio no especializado no entendimento do texto geolgico. Alguns termos especcos, de interesse tcnico, tambm foram introduzidos no glossrio, visando atender a prossionais da rea. Para maior abrangncia, podem ser consultados os sites especializados: www.unb.br/ig/glossario/; www.geologo.com.br/; www.pr.gov.br/mineropar/glossario.html; www4.prossiga.br/recursosminerais/glossario/glossario.html; www.agp.org.br/glossario.html; A elaborao do presente glossrio foi baseada na consulta das seguintes fontes: Dicionrio Geolgico - Geomorfolgico - Antnio Teixeira Guerra (1966) Glossrio Gemolgico - Prcio de Moraes Branco (1984) Glossary of Geology - American Geological Institute (1973)

A
ACAMAMENTO: termo utilizado para designar o plano de separao de camadas contguas em rochas sedimentares, tambm designado estraticao. ARENITO : rocha de origem sedimentar, resultante da juno dos gros de areia atravs de um cimento natural.
42

AUTOBRECHA:brecha formada pela fragmentao de pores previamente solidicadas de um determinado derrame de lavas. Os fragmentos so cimentados pela lava do prprio derrame.

b
BACIA SEDIMENTAR: grande depresso do terreno, preenchida por detritos provenientes das terras altas que o circundam. A estrutura dessas reas geralmente composta por camadas de rochas que mergulham da periferia para o centro. Exemplos de bacia sedimentar so fornecidos pela bacia Amaznica e a bacia do Paran. BANDAMENTO: faixas de diferentes composies, petrogrcas, granulomtricas, ou de cores, responsveis pelo desenvolvimento de algumas estruturas das rochas gneas e/ou metamrcas. BASALTO: um dos tipos mais comuns de rocha relacionada a derrames vulcnicos, caracterizando-se pela cor preta, composio bsica (onde predominam minerais ricos em ferro e magnsio), alta uidez e temperaturas de erupo entre 1000 e 1200 oC. Equivalente vulcnico de gabros. BATLITO: extensa exposio (> 100 km2) contnua de rocha plutnica, normalmente de composio grantica. BRECHA: rocha formada por fragmentos centi a decimtricos, angulosos, unidos atravs de um cimento natural.

c
CNION: denominao utilizada para designar vales profundos e encaixados, os quais adquirem caractersticas mais pronunciadas quando cortam seqncias sedimentares, vulcnicas e vulcano-sedimentares, horizontalizadas. CENOZICO: era geolgica que compreende o intervalo de tempo que vai de 65 milhes de anos atrs at os dias atuais, estando constituda por trs perodos geolgicos conhecidos como Quaternrio, Negeno e Palegeno. CLASTOSUPORTADO: rocha sedimentar constituda por grandes seixos, os quais esto em contato entre si, sendo a poro entre estes preenchida por areia. CICLO REGRESSIVO: ciclo de eroso e deposio originada pela descida generalizada do nvel dos oceanos, provocando a exposio e continentalizao das regies ocenica submersas. CICLO TRANSGRESSIVO: ciclo de eroso e deposio originado pela subida generalizada do nvel dos oceanos, provocando a inundao de regies costeiras. CONTRAFORTES: termo de natureza descritiva utilizado pelos geomorflogos e gelogos ao tecerem consideraes sobre o relevo de regies serranas. Denominao dada s ramicaes laterais de uma cadeia de montanhas. Os contrafortes quase sempre esto em posio perpendicular ou pelo menos oblqua, ao alinhamento geral das serras. COSETS: unidade sedimentar composta por dois ou mais conjuntos de camadas de origem sedimentar (ver set), separada de outras unidades por uma superfcie de eroso, no deposio ou por mudanas abruptas em suas caractersticas. CRETCEO: o ltimo perodo geolgico da era Mesozica. Abrange o intervalo de tempo entre 136 e 65 milhes de anos.

Fundamentos de Geologia

43

d
DEPOSIO TERRGENA CLSTICA: depsito sedimentar continental, formado predominantemente por fragmentos de rochas e areia. DERRAME: sada e esfriamento rpido de material magmtico vindo do interior da crosta terrestre, consolidando-se ao contato com o ar. DERRAMES EM PLAT: pacote de rochas vulcnicas que chegam superfcie atravs de profundas fendas geolgicas, que se extravasam formando extensos lagos de lava que se solidicam. DERRAME VITROFRICO: so derrames de lavas de resfriamento muito rpido, que no tem tempo de desenvolver cristais, formando rochas essencialmente vtreas. DIABSIO: rocha intrusiva de composio bsica, colorao preta ou esverdeada, solidicada em subsuperfcie, composta por cristais de feldspatos e minerais mcos (plagioclsio e piroxnio), que ocorre sob a forma de dique ou sill . DIQUE: intruso gnea tabular vertical, que corta as estruturas das rochas circundantes. DISJUNO: fraturamentos macroscpicos e/ou microscpicos que ocorrem nas rochas, em conseqncia de esforos e/ou a brusca variao de temperatura a que foram submetidas ao longo do tempo geolgico. So fendas, zonas de fraqueza ou aberturas que, no caso das rochas vulcnicas, so decorrentes do rpido resfriamento e a contraes de volume a que so submetidas as lava enquanto solidicam-se na superfcie do terreno. DOBRA: encurvamentos de forma acentuadamente cncava-convexa, voltados para cima ou para baixo, que ocorrem nas rochas quando submetidas processos de uxo (comportamento plstico das rochas em um determinado derrame) ou esforos compressivos.

e
ERG: designao dada a um deserto constitudo essencialmente de areia. ESTRATIFICAO: disposio paralela ou subparalela que tomam as camadas ao se acumularem formando uma rocha sedimentar. Normalmente formada pela alternncia de camadas sedimentares com granulao e cores diferentes, ressaltando o plano de sedimentao. ESTRATIFICAO CRUZADA: estraticao cujas camadas aparecem inclinadas umas em relao s outras, e em relao ao seu plano basal de sedimentao. So comuns em depsitos elicos (dunas) e uviais.

f
FCIES: designao genrica que signica a existncia de variaes entre diferentes conjuntos de rochas e que podem ser relativas composio qumica, ao tamanho dos minerais, condies de temperatura e presso, estruturao dos depsitos sedimentares ou vulcnicos, ou ambientes de sedimentao. Tambm utilizada para designar variaes de condies metamrcas, variao sedimentolgicas vertical e horizontal, bem como variaes composicionais e texturais das rochas gneas, metamrcas e sedimentares. FALHA: superfcie ou zona de rocha fraturada ao longo da qual houve deslocamento vertical ou horizontal, o qual pode variar de alguns centmetros at quilmetros.

44

g
GABRO: rocha magmtica de colorao escura, granulao grossa, de composio bsica, cristalizada em profundidade. Normalmente composta por feldspatos e minerais mcos (plagioclsio, piroxnios e olivina). GEODO: cavidade aproximadamente esfrica ou alongada, preenchida por minerais, muitas vezes na forma de cristais que se projetam da parede para o interior da cavidade. Normalmente encontram-se no topo ou na base dos derrames e so decorrentes da solidicao de gases existentes nas lavas. GEOPETAL: indicador observado em rocha que mostra a direo e o sentido de um determinado processo geolgico, como as movimentaes em um derrame de lavas. GLOMEROPORFIRTICA: textura de rochas gneas onde cristais maiores agrupam-se formando glomeros (conjuntos de cristais), e encontram-se imersos em uma matriz mais na. GONDWANA: Designao empregada para identicar um supercontinente que existiu at aproximadamente 200 milhes de anos atrs, formado a partir da desintegrao do megacontinente denominado de Pangea. O supercontinente gondwnico era formado pelas fraes que atualmente constituem a Amrica do Sul, frica, Antrtica, Austrlia e ndia . GRANITO: rocha magmtica de granulao grosseira, solidicada em profundidade, composio acida, composta essencialmente por minerais claros como quartzo (SiO2), feldspato alcalino (SiO2, Al2O3 e K2O) e plagioclsio (Al2O3, Na2O e CaO). O seu equivalente vulcnico denomina-se riolito.

h
HOT SPOT: pontos de anomalia termal no interior da terra, ligados a sistemas de conveco do manto e responsveis pelo vulcanismo que ocorre no interior de placas tectnicas.

i
J-FIT: textura prpria de brechas vulcnicas, onde os fragmentos so angulosos e no foram muito afastados de sua posio original, ainda se ajustando uns aos outros JURSSICO: perodo geolgico da era Mesozica, abrange o intervalo de tempo geolgico entre 203 a 135 milhes de anos atrs.

L
LAVA: massa magmtica em estado parcial ou total de fuso, que atinge a superfcie terrestre atravs de vulces ou fraturas da superfcie terrestre, e se derrama formando verdadeiros rios ou lagos de lava. LEQUE DISTAL: depsito sedimentar formado por areia, seixos e argila, transportado pela ao da gua e depositado ao longo das escarpas de onde se origina o material. LEQUE PROXIMAL: depsito sedimentar formado por blocos, mataces e seixos imersos em uma matriz areno-argilosa que se forma junto das escarpas de regies montanhosas atravs da ao da gua e fora da gravidade. LINEAMENTO ESTRUTURAL: Feio linear, topogracamente representada por vales alinhados ou cristas, geralmente indicando a presena de fraturas e/ou falhas geolgicas.

Fundamentos de Geologia

45

M
MAGMA: material gneo em estado de fuso contido no interior da terra e que, por solidicao, d origem s rochas gneas. Quando solidicado no interior da costa terrestre, forma as rochas intrusivas e quando expelido pelos vulces, forma as lavas. MESOZICO: designao dada a uma era do tempo geolgico que abrange o intervalo compreendido entre 250 a 65 milhes de anos atrs. Esta era formada pelos perodos geolgicos:Cretceo, Jurssico e Trissico. MONOMTICO: designao dada a blocos constituintes de uma rocha do tipo autobrecha, onde a composio de todas as fraes constituintes, e da matriz, so idnticas. MICROFENOCRISTAL: pequenos cristais que se destacam sobre uma matriz muito na.

P
PALEOSOLO: designao dada a solos antigos, soterrados e preservado at os dias atuais. PANGEA: designao empregada para identicar um megacontinente que existiu a cerca de 250 milhes de anos atrs, formado pela juno de todos os continentes hoje existentes. A cerca de 200 milhes de anos este megacontinente partiu-se, originando dois supercontintentes: a Laursia (formada hoje pela Europa, Amrica do Norte e sia) e o Gondwana (constitudo hoje em dia pela Amrica do Sul, frica, Antrtica, Austrlia e ndia). PARQUE NACIONAL: uma unidade de conservao de proteo integral, sob responsabilidade do IBAMA, destinada preservao de reas naturais com caractersticas de grande relevncia ecolgica, cientca, cultural, educacional, recreativa e beleza cnica. PITCHSTONE: rocha vulcnica de aspecto vtreo, cor preta, brilho resinoso, semelhante ao piche. PICRITO: rocha escura, hipohabissal (vide rocha hipohabissal), rica em magnsio, contendo minerais essencialmente mcos (ricos em ferro e magnsio) denominados de olivinas, piroxnios e pequenas percentagens de plagioclsio. PLACA TECTNICA: a crosta terrestre subdivida, horizontalmente, em partes denominadas pelos gelogos de placas tectnicas. Estas placas se movimentam e do choque entre elas se originam as cadeias de montanhas e os vulces associados.

Q
QUATERNRIO: o primeiro perodo geolgico da era Cenozica, compreendendo os ltimos 1,75 milhes de anos da terra. QUENCH: cristalizao em processo rpido de solidicao de um magma, como quando um determinado derrame atinge um corpo dagua.

R
RIFT: termo utilizado para designar vales formados e limitados por falhamentos geolgicos. RIOLITO: rocha vulcnica de composio cida (onde predominam minerais ricos em slica e elementos alcalinos como sdio e potsssio), caracterizando-se pelas cores cinza-claro a avermelhado, baixa uidez e temperaturas de erupo entre 700 a 900 oC. Equivalente vulcnico de granitos.
46

ROCHA CIDA: rocha gnea com alto teor de slica e baixo teor de ferro, magnsio e clcio. ROCHA BSICA: rocha gnea com baixo teor de slica e alto teor de ferro, magnsio e clcio. ROCHA HIPOHABISSAL: rocha formada a uma profundidade intermediria entre a base e a superfcie da crosta. A textura das rochas hipohabissais normalmente formada por cristais bem desenvolvidos, grossos e identicveis a olho nu. ROCHA VULCNICA: rocha proveniente de atividade magmtica que ascende na crosta terrestre atravs de vulces, diques e sills, solidicando-se na superfcie ou a pequenas profundidades da crosta.

S
SEDIMENTOS VULCANOGNICOS: sedimentos originados da degradao de rochas vulcnicas e depositados sob a forma de camadas sedimentares. SETS: conjunto de camadas sedimentares de uma mesma unidade estratigrca, separadas de outras camadas, tambm de origem sedimentar, atravs de uma superfcie de eroso, no deposio ou mudana abrupta de suas caractersticas. SILL: intruso gnea tabular concordante com as estruturas das rochas circundantes.

T
TECTNICA DE PLACA: conjunto de processos geolgicos responsveis pela formao e separao dos continentes ao longo do tempo geolgico. TERCIRIO: o primeiro perodo geolgico da era Cenozica e abrange o intervalo de tempo compreendido entre 65 e 1,75 milhes de anos atrs. TEXTURA: do ponto de vista geolgico-petrogrco, trata-se de uma designao utilizada para caracterizar o arranjo existente entre os diferentes minerais constituintes de uma rocha e que confere uma determinada aparncia esta. Ex.: textura na, textura grossa ou textura porrtica, signicando a presena de grandes cristais rodeados por cristais menores. TOLEITO: variedade de tipo de magma com ampla distribuio na superfcie do globo, sendo encontrado em cadeias ocenicas, vulces em escudo e regies continentais relacionadas a basaltos de plat, como os encontrados na Bacia do Paran. TRISSICO: o primeiro e o mais antigo perodo geolgico da era Mesozica, abrangendo o espao de tempo entre 250 e 203 milhes de anos atrs.

V
VISCOSIDADE: propriedade de uma substncia de oferecer resistncia interna ao uxo. Maior ou menor capacidade de uxo relacionado a um derrame de lava.

Fundamentos de Geologia

47

ROCHAS SEDIMENTARES
A formao das rochas sedimentares tem inicio com o intemperismo. O intemperismo (conforme ser discutido no Tema 3) quebra as rochas em pequenos pedaos e altera a composio qumica das rochas, transformando os minerais em outros mais estveis nas condies ambientais onde o intemperismo est atuando. Depois, a gravidade e os agentes erosivos (guas superciais, vento, ondas e gelo) removem os produtos do intemperismo e transportam para um novo local onde eles so depositados.

Voc sabia?
O produto do intemperismo, posteriormente transportados pelos agentes erosivos, chamado de sedimento.

Com a continuidade da deposio, esses sedimentos soltos ou inconsolidados podem se tornar rocha, ou seja, ser liticados: Quando uma camada de sedimento depositada ela cobre as camadas anteriormente depositadas naquele local, podendo criar uma pilha de sedimentos de centenas de metros de profundidade; Essa acumulao de material uns sobre os outros vai compactando esse material devido ao peso das camadas sobrepostas; Nesta pilha de sedimentos, que pode chegar a quilmetros de profundidade, o decaimento de istopos radiativos, que compem alguns gros minerais misturados nestes sedimentos, gera calor; Esses sedimentos empilhados em camadas so tambm invadidos por gua subterrnea que transportam ons dissolvidos; A combinao do calor, da presso causada pelo peso dos sedimentos e dos ons transportados pela gua, causa mudanas na natureza qumica e fsica dos sedimentos num processo conhecido como diagnese.

Saiba mais!
S depois de processada a diagnese que ocorre a converso dos sedimentos em uma rocha sedimentar slida, a liticao.

A diagnese difere dos processos relacionados a intenso calor e presso ocorridos no interior do planeta, que causam a fuso ou o metamorsmo das rochas. Na diagnese, os processos ocorrem poucos quilmetros abaixo da superfcie, a temperaturas inferiores a 200C. Durante a liticao ocorre: Empacotamento dos sedimentos deixando-os mais juntos uns dos outros;

48

Expulso da gua que ocupa os espaos entre os gros; Precipitao de cimento qumico ligando os gros uns aos outros. A diagnese s vezes tambm envolve a transformao de alguns minerais em outros mais estveis.

Saiba mais!
A compactao um processo diagentico atravs do qual o volume dos sedimentos reduzido atravs da aplicao de uma determinada presso gerada pelo prprio peso dos sedimentos.

Quando os sedimentos vo se acumulando, aumenta a presso gerada pelo material que vai se sobrepondo, expelindo a gua e o ar, e os sedimentos vo cando cada vez mais juntos. Gros muito pequenos, como as argilas, quando so compactados apresentam uma forte aderncia devido a foras atrativas entre os gros, convertendo o sedimento inconsolidado em rocha sedimentar.

Saiba mais!
A cimentao o processo diagentico atravs do qual os gros so colados por materiais originariamente dissolvidos durante o intemperismo qumico ocorrido anteriormente nas rochas. O intemperismo libera ons que cam dissolvidos na gua que ui atravs dos poros existentes entre os gros dos sedimentos antes da compactao. Posteriormente, esses ons se precipitam entre os gros dos sedimentos formando um cimento. Sedimentos com gros grossos, como as areias e os seixos, so mais propensos a serem cimentados do que do que os sedimentos nos, como as argilas e os siltes, porque o espao entre os gros maior, podendo conter mais gua e com isso mais material dissolvido. Os agentes mais comuns de cimentao so o carbonato de clcio e a slica: O carbonato de clcio formado quando os ons de clcio, produzidos pelo intemperismo qumico de minerais ricos em clcio (plagioclsio, piroxnios e anblios), se combinam com o dixido de carbono e a gua do solo; O cimento de slica produzido inicialmente pelo intemperismo qumico dos feldspatos em rochas gneas. xidos de ferro, como a hematita e a limonita; carbonatos de ferro, como a siderita; e sulfetos de ferro, como a pirita, tambm podem formar cimentos em rochas sedimentares, ligando os gros sedimentares grossamente granulados.

Fundamentos de Geologia

49

A compactao e a cimentao no afetam apenas os gros de rochas. Como os produtos do intemperismo qumico so transportados para os lagos e oceanos, pelo uxo das guas, esse mesmo processo pode liticar conchas, fragmentos de conchas ou outras partes duras de organismos que se acumulam nestes corpos dgua.

Saiba mais!
Uma rocha que consiste apenas de partculas slidas, compactadas e cimentadas juntas, sejam de fragmentos de rochas preexistentes ou restos de organismos, so chamadas de rochas clsticas ou com textura clstica.

O aumento da temperatura e da presso, associado com o peso dos sedimentos, promove a recristalizao de alguns gros minerais, criando um mineral mais estvel a partir de outro que se encontrava instvel naquelas condies ambientais. Um exemplo clssico deste processo a transformao da aragonita (um mineral secretado por alguns organismos marinhos a partir de suas conchas) em calcita, um mineral muito mais estvel.

COMO SE CLASSIFICAM AS ROCHAS SEDIMENTARES?

50

Fonte: <http://fossil.uc.pt/imags/Ciclo%20sedimentar.jpg>

As rochas sedimentares so geralmente classicadas em detrticas ou qumicas, a depender da fonte do material que as compe. Contudo, em cada uma destas categorias existe uma grande variedade de rochas, reetindo os diferentes tipos de transporte, deposio e processos de liticao a que foram submetidas.

Rochas sedimentares detrticas


As rochas sedimentares detrticas so classicadas de acordo com o tamanho de suas partculas: Lamitos: so rochas formadas por partculas muito pequenas (menores que 0,004 milmetros), chamadas de silte (0,004 a 0,063 mm) e argila (< 0,004 mm), que formam a frao granulomtrica (tamanho) chamada de lama. Por serem constitudos por partculas to nas, os lamitos so sempre formados em condies de guas calmas, como nos fundos de lagos e lagoas, em regies ocenicas profundas e em plancies de inundao de rios. Sob condies de guas mais agitadas este material (argila ou silt) permanece em suspenso na gua e no se deposita. Mais da metade das rochas sedimentares encontradas no mundo so lamitos.

Saiba mais!
Os lamitos apresentam cores variadas a depender da sua composio mineral: Lamitos vermelhos contm xido de ferro, precipitado a partir de gua contendo ferro dissolvido e oxignio em abundancia; Lamitos cinzas contm xido de ferro que precipitou em ambiente pobre em oxignio; Lamitos pretos so formados em guas com a quantidade de oxignio insuciente para decompor toda a matria orgnica contida no sedimento.

Essas rochas so usadas como fonte de argila, por exemplo, para a fabricao de cermicas. Algumas dessas rochas podem tambm ser fontes de petrleo e gs natural. Arenitos: so rochas detrticas formadas por gros com 0,063 a 2 milmetros de dimetro (tamanho areia) e compem aproximadamente 25% das rochas sedimentares encontradas no mundo. Os seus gros so geralmente cimentados por slica ou carbonato de clcio. Existem dois tipos principais de arenito classicados de acordo com sua composio: Quartzo arenito: so arenitos compostos predominantemente (>90%) por gros de quartzo. So geralmente de colorao clara. Contm geralmente os gros bem arredondados e bem selecionados sugerindo que foram transportados por longas distncias;

Fundamentos de Geologia

51

Arcseo: so arenitos de colorao rosa, contendo mais de 25% de gros de feldspato. Seus gros, geralmente derivados de rochas granticas ricas em feldspatos, so angulosos e pobremente selecionados, sugerindo um transporte por pequenas distncias (rpida deposio). Os arenitos so muito usados na construo civil. Alm disso, alguns arenitos so excelentes armazenadores de leo e gs (geralmente formados nos lamitos e migram para se armazenar nos arenitos) devido aos espaos entre os gros. Conglomerados e brechas: so rochas sedimentares detrticas contendo gros maiores que 2 mm de dimetro (tamanho de seixos). Nos conglomerados os gros so arredondados e nas brechas so angulosos.
Fonte: < http://www.formiguense.com/geologia_les/image010.jpg>

Em geral, estas rochas possuem uma matris material fino, como areia fina ou argila, que preenche os espaos entre os seixos; e so cimentados por slica, carbonato de clcio ou xido de ferro. A depender do tamanho dos seixos possvel identicar as rochas de origem, identicando a sua composio e textura. Os seixos arredondados dos conglomerados sugerem que estes foram transportados por vigorosas correntes a longas distncias, enquanto que os seixos angulosos das brechas sugerem um breve transporte.

Rochas sedimentares qumicas


As rochas sedimentares qumicas so formadas atravs dos produtos do intemperismo qumico, precipitados a partir de solues quando a gua em que estas substncias esto dissolvidas evapora ou ca supersaturada devido a mudanas de temperatura. Existem trs tipos principais de rochas sedimentares de origem qumica: Carbonatos: a composio bsica dos carbonatos a calcita (carbonato de clcio), e compe aproximadamente 10 a 15% das rochas sedimentares do mundo. Os carbonatos so formados pela precipitao da calcita a partir de lagos e oceanos. Em geral, quando a gua se torna mais aquecida ou quando a quantidade de carbonato de clcio dissolvido na gua aumenta, este se torna menos solvel e tende a se precipitar formando os carbonatos. A maior parte dos carbonatos tem origem orgnica. So formados a partir de restos de esqueletos de animais marinhos e plantas em guas rasas ao longo de plataformas continentais equatoriais, onde a gua quente e a vida marinha abundante; Chert: so rochas sedimentares formadas pela precipitao de slica. Pode apresentar origem inorgnica ou orgnica, precipitados, respectivamente, a partir de guas ricas em slica ou de restos de organismos que contem slica em seu esqueleto. Evaporitos: so rochas sedimentares qumicas, de origem inorgnica, formadas pela evaporao da gua salgada. Em mdia, a gua do mar contm cerca de 3,5% de sais dissolvidos. Se a gua rasa e o clima quente, ocorre evaporao e o conseqente aumento na concentrao destes sais. Com o aumento da evaporao, cristais slidos de sais so precipitados e se acumulam no fundo do mar.
52

O sal mais comum formador de evaporitos a halita (NaCl), conhecida como sal de cozinha.

ROCHAS METAMRFICAS
A formao das rochas metamrcas se d em condies de temperatura e presso abaixo da zona de diagnese, responsvel pela formao das rochas sedimentares.

Saiba mais!
O metamorsmo o processo atravs do qual as condies do interior da Terra alteram a composio mineral e estrutura das rochas sem fundi-las.

Rochas sedimentares, rochas gneas e at mesmo as prprias rochas metamrcas sofrer metamorsmo. O metamorsmo no observado, pois no se processa em condies encontradas na superfcie. As suas causas e conseqncias so estimadas atravs de experimentos de laboratrio que reproduzem as condies do interior do planeta. S quando as rochas sofrem soerguimento e eroso, cando expostas na superfcie, possvel observar os resultados na ao metamrca nas rochas.

Fundamentos de Geologia

53

A composio da rocha original ou rocha parental e a circulao de uidos ricos em ons so fundamentais na determinao do tipo de rochas e minerais a serem formados. Desta forma, so determinantes no processo metamrco: o calor, a presso, a presena de uidos e a rocha parental: Calor: o calor indispensvel para as reaes qumicas e s vezes constitui o mais importante fator do metamorsmo. Como j foi dito anteriormente, a temperatura aumenta com o aumento da profundidade em direo ao interior da Terra. Na crosta e na parte superior do manto, a temperatura aumenta cerca de 20 a 30C por quilmetro de profundidade. As temperaturas necessrias para metamorzar as rochas em geral so superiores a 200C, encontradas a cerca de 10km abaixo da superfcie. A principal fonte deste calor interno o decaimento de istopos radioativos, sendo este calor transportado pelas massas de magma que ascendem das regies profundas do manto. Contudo, este calor, necessrio para promover o metamorsmo, pode tambm ser gerado pela frico entre dois corpos de rocha passando um ao lado do outro nos limites de placas tectnicas. Presso: a presso necessria para o metamorsmo de cerca de 1 quilobar (ou 1000 bar; 1 bar = 1,02 kg/cm2). Esta presso encontrada a aproximadamente 3 km abaixo da superfcie. Contudo, como as temperaturas necessrias para se processar o metamorsmo normalmente s ocorrem a cerca de 10km, o metamorsmo s ocorre a pequenas profundidades se houver uma intruso magmtica ou frico entre placas.

Saiba mais!
Quando a presso aplicada na rocha em uma direo preferencial presso dirigida gera um alinhamento mineral em camadas ou bandas, em geral perpendicular direo da fora aplicada, chamado de textura foliada ou simplesmente foliao.

Presena de uidos: a presena de uidos, como um lquido ou um gs, no interior ou ao redor de uma rocha submetida a presso facilita a migrao de tomos e ons, aumentando drasticamente o potencial das reaes metamrcas. Rocha parental: a natureza da rocha parental (rocha antes do metamorsmo) determina quais os minerais e qual a nova rocha metamrca ser formada sob as novas condies ambientais. Em uma rocha parental que contm um nico mineral o metamorsmo vai produzir uma rocha composta predominantemente deste mesmo mineral. Por exemplo, o metamorsmo de um carbonato puro, composto por calcita, vai gerar uma rocha metamrca rica em calcita o mrmore; j o metamorsmo de um quartzo arenito vai gerar um quartzito, uma rocha metamrca composta por quartzo recristalizado.

COMO SE CLASSIFICAM AS ROCHAS METAMRFICAS?

As rochas metamrcas so classicadas de acordo com a sua aparncia e composio. O critrio bsico usado para classicar as rochas metamrcas de acordo com a sua aparncia ou textura a presena ou no de foliao metamrca.

54

Rochas Foliadas: o rearranjo mineral gerado pelo metamorsmo gera foliao, ou um paralelismo entre os gros minerais. As rochas foliadas necessariamente sofreram uma presso dirigida (presso aplicada em uma direo preferencial). A depender do grau de temperatura e do tipo de rocha parental, podem ser classicadas em: Filitos: so rochas metamrcas foliadas geradas a partir do metamorsmo de lamitos (argilitos e siltitos) a baixas temperaturas. So rochas compostas principalmente por micas e apresentam um quebramento em planos paralelos formados pela foliao. Podem variar de cor a depender da composio mineral: litos pretos indicam a presena de matria orgnica, litos vermelhos de xidos de ferro e litos verdes indicam a presena de uma mica verde chamada de clorita. Xistos: com o aumento da temperatura necessria para formar os litos, as placas de mica crescem e os cristais se tornam visveis, gerando uma rocha metamrca foliada chamada de xisto. Os xistos podem ser derivados de lamitos, mas tambm podem ser formados a partir de arenitos nos ou basaltos. Os xistos ricos em um determinado mineral podem levar o nome deste mineral, ou seja, um xisto rico em micas chamado de mica-xisto. Gnaisses: so rochas formadas a altas temperaturas onde ocorre uma segregao mineral em bandas, num processo chamado de diferenciao metamrca. Os gnaisses so formados por bandas mais claras, compostas predominantemente por quartzo e feldspato, e bandas escuras, compostas predominantemente por micas. Os gnaisses de origem gnea so formados geralmente a partir de rochas granticas e os gnaisses de origem sedimentar podem ser formados a partir de lamitos e arenitos impuros.

Saiba mais!
Com o aumento da temperatura, a partir daquela necessria para a formao dos gnaisses, a rocha comea a fundir, marcando o limite entre o metamorsmo e a gerao de rochas gneas pela fuso de rochas preexistentes. Essa rocha gerada, com caractersticas tanto de rochas metamrcas como de rochas gneas, chamada de migmatito.

Rochas no-foliadas: as rochas no foliadas so geradas a partir do contato de uma rocha preexistente (rocha parental) com o magma quente ou atravs da presso connante, ou seja, a presso litosfrica a que as rochas esto sujeitas a grandes profundidades. A depender da rocha parental, podem ser classicadas em dois tipos principais: Mrmore: o mrmore uma rocha composta por grandes cristais recristalizados de calcita gerados a partir de pequenos cristais de calcita em carbonatos. A presena de impurezas no carbonato (rocha parental do mrmore) pode gerar mrmores rosas, verdes, cinzas ou pretos.
Fundamentos de Geologia
55

Fonte:<http://domingos.home.sapo.pt/gnaisse2.jpg>

Quartzitos: so rochas muito duras e resistentes geradas a partir do metamorsmo de arenitos puros. So compostos essencialmente por quartzo recristalizado.
F o n t e : < h t t p : / / w w w. b a c c a r o. c o m . br/pedras/imagens/artigos/2002/artigo_dm_24_01.jpg>

Atividade Complementar

56

3. Cite e d as principais caractersticas das rochas sedimentares detrticas e qumicas mais comuns.

4. Dena rochas vulcnicas e rochas plutnicas.

5. Explique o processo de cimentao das rochas sedimentares.

A DINMICA EXTERNA DO PLANETA


OS PROCESSOS SUPERFICIAIS

INTEMPERISMO
A Terra um planeta dinmico, algumas partes da Terra so gradualmente elevadas atravs da construo de montanhas e da atividade vulcnica, contudo, processos opostos esto gradualmente removendo materiais das reas elevadas e transportando para reas mais baixas. nicos e espetaculares cenrios so criados atravs da interao de agentes ambientais com as rochas expostas na superfcie da Terra. Os processos externos so parte fundamental do ciclo das rochas uma vez que

Voc sabia?

Os processos que ocorrem na superfcie ou muito prximo superfcie da Terra e tm como fora motriz a energia do sol so chamados de processos externos.
Fundamentos de Geologia

57

estes processos transformam rocha slida em sedimento, e incluem: intemperismo, movimentos de massa e eroso.

Saiba mais!
O intemperismo o processo atravs do qual a rocha se desintegra e se decompe em superfcie.

As rochas so intemperizadas de duas maneiras principais: desintegrando atravs da ao fsica e decompondo atravs de atividades qumicas.

Intemperismo fsico ou mecnico


O intemperismo fsico quebra o mineral ou a rocha em pequenos pedaos, sem alterar a composio qumica destes. As mudanas ocorridas no intemperismo fsico se restringem ao tamanho e forma das rochas. Ao quebrar a rocha em pedaos menores, ocorre um aumento na sua rea supercial, facilitando a atuao tambm do intemperismo qumico. Desta forma, a depender das condies locais e dos agentes atuantes, estes dois processos atuam conjugados. O intemperismo fsico pode ocorrer devido a: Congelamento em fraturas: quando a gua penetra nos poros ou fraturas das rochas e a temperatura cai abaixo de 0C esta gua congela. Quando a gua congela ocorre um aumento de volume de cerca de 9%. Esse aumento de volume da gua congelada dentro das fraturas da rocha gera uma fora capaz de fragmentar at as rochas mais resistentes. Este , portanto, o tipo mais eciente de intemperismo fsico. Este processo mais ativo em ambientes onde a gua abundante e onde as temperaturas utuam em torno da temperatura de congelamento da gua.

TAFONI grandes alvolos produzido nas rochas pela ao combinada da cristalizao des sais e eroso elica

58

FTC EAD | BIO

Fonte:<http://www.dicionario.pro.br/dicionario/ index.php?title=Tafoni>

Crescimento de cristais: em regies costeiras, a gua salgada se acumula em cavidades nas rochas. Com a evaporao da gua ocorre a concentrao e deposio de sais que se cristalizam nestas cavidades. O crescimento dos cristais de sais gera presso nas cavidades e reentrncias das rochas, promovendo o seu desgaste fsico. Expanso e contrao trmica: cada um dos minerais que compem as rochas apresenta um diferente grau de expanso trmica. Desta forma, quando a rocha submetida ao calor, cada mineral se expande diferentemente, causando o quebramento da rocha. Rochas em regies desrticas esto preferencialmente sujeitas a este processo. Nestas regies as rochas so expostas grandes variaes dirias de temperatura durante o dia os minerais sofrem expanso trmica devido s altas temperaturas e, noite, se contraem devido s baixas temperaturas. Este processo capaz de quebrar grandes blocos de rocha. Esfoliao mecnica ou esfoliao dmica: quando grandes massas rochosas de granito so cristalizadas dentro da crosta cam sujeitas presso das rochas ao redor. Com o soerguimento e eroso das rochas, ocorre um alvio da presso exercida sobre o granito e este se expande. A expanso do granito devido ao alvio de presso gera uma esfoliao em camadas concntricas, como as camadas de uma cebola. Abraso: a abraso ocorre principalmente pelo impacto de partculas nas rochas. Essas partculas podem ser, por exemplo, gros de areia transportados pelo vento ou transportados pelas ondas do mar que quebram em cima das rochas. O prprio impacto mecnico das guas uviais, pluviais ou marinhas podem causar intemperismo fsico com o quebramento das rochas.

Intemperismo qumico
O intemperismo qumico altera a composio dos minerais e das rochas, principalmente em reaes que envolvem a presena de gua. A gua vinda de oceanos, rios, lagos, geleiras, canais subterrneos, chuva ou neve o principal fator controlador da intensidade do intemperismo qumico. Ela carrega ons para as reaes qumicas, participa das reaes e transporta os resultados destas reaes. Durante essa transformao, a rocha original se decompe em substncias que so estveis na superfcie. O produto do intemperismo qumico permanece essencialmente inalterado ao longo do perodo em que este permanecer em um ambiente similar ao que foi formado. Os trs principais processos que causam o intemperismo qumico das rochas so a dissoluo, a oxidao e a hidrlise. Dissoluo: na dissoluo, ons ou grupos de ons que formam um mineral ou uma rocha so removidos e levados pela gua. Em geral, a gua pura no reativa, mas, ao atravessar a atmosfera ou o solo, so adicionados alguns elementos gua tornando-a reativa. Um exemplo comum de dissoluo ocorre quando a gua se combina com o dixido de carbono (CO2), presente na atmosfera ou no solo, formando o cido carbnico (H2CO3). Por sua vez, o cido carbnico capaz de decompor a calcita, principal constituinte dos carbonatos. Os ons formados so levados em soluo pelos cursos dgua, gerando espaos vazios na rocha.

Fundamentos de Geologia

59

Saiba mais!
tos. No interior das cavernas ocorre a formao de espeleotemas. Espeleotemas so depsitos de precipitao carbontica, que compem as formas de acumulao mais comuns no interior de cavernas. O termo espeleotema tem origem grega e signica depsito mineral, neste caso, a gua cida em vez de dissolver a calcita do calcrio vai recristaliz-la. O principal tipo de espeleotema encontrado nas cavernas so as estalactites (pendentes do teto). So formadas quando uma gota de gua atinge o teto de uma caverna, vindo da superfcie atravs das fraturas do calcrio, dissolvendo o calcrio das paredes da fratura e se saturando em bicarbonato de clcio. Esta gota uma combinao de gua, calcita e gs carbnico. Em contato com o ar da caverna, o gs carbnico migra para a atmosfera da caverna. Aps a liberao do gs carbnico, restaro apenas a calcita e a gua, como a calcita insolvel em gua pura, ela se cristalizar formando um anel em volta da gota, a sucesso de anis forma a estalactite.

A dissoluo dos calcrios responsvel pela criao de cavernas. As cavernas so condutos subterrneos de acesso ao homem, gerados pela dissoluo das rochas solveis, como os carbona-

Oxidao: na oxidao, os ons dos minerais se combinam com ons de oxignio. Um exemplo deste tipo de intemperismo ocorre quando os ons de ferro das rochas mcas (um basalto, por exemplo) reagem com o oxignio da atmosfera formando xido de ferro (hematita). As rochas mcas possuem um grande contedo de minerais ricos em ferro (como as olivinas, os piroxnios e os anblios) e so as mais propensas oxidao. Hidrlise: na hidrlise, os ons da molcula da gua, H+ e OH-, se unem a outros ons da estrutura dos minerais. Silicatos ricos em alumnio, como os fedspatos, o mineral mais abundante da crosta, so os mais propensos hidrlise. Nesta reao so formados minerais de argila estveis e os demais elementos (a slica e o on potssio) so levados em soluo na gua. As argilas formadas por este processo cobrem vastas pores da superfcie ou so transportados formando lama no fundo dos oceanos.

O intemperismo tambm est associado atividade de organismos, como as plantas, os animais e os homens: As razes das plantas provocam fraturas nas rochas e contribuem com o intemperismo mecnico;
60

FTC EAD | BIO

Fonte:<http://www.ideam.gov.co/ninos/Imagenes/glo_051.jpg>

Intemperismo biolgico

Os animais perfuradores, como as cracas e as pinanas em regies costeiras, fazem buracos nas rochas, contribuindo para a desagregao das rochas; A atividade de microorganismos presentes no solo gera cidos que contribuem com o intemperismo qumico; Diversos tipos de atividades humanas (como a construo de cidades, explorao mineral, etc.) promovem o intemperismo qumico e mecnico.

Intensidade ou taxa de intemperizao


A ao do intemperismo mecnico, quebrando a rocha em pequenos pedaos, aumenta a rea supercial exposta e acelera o intemperismo qumico; A presena de juntas e fraturas na rocha possibilita a penetrao da gua na rocha e intensica o intemperismo; A constituio mineral da rocha um dos fatores mais determinantes da intensidade de intemperizao; Os silicatos so intemperizados essencialmente na mesma seqncia de sua ordem de cristalizao.

Fatores climticos
Determinam o tipo e a intensidade do intemperismo. A temperatura e a umidade inuenciam no tipo e na quantidade de vegetao; Um manto espesso de solo rico em matria orgnica gera uidos quimicamente ativos como os cidos hmico e carbnico; O intemperismo qumico baixo ou inexistente em regies polares (baixas temperaturas) e regies ridas (baixa umidade). Quanto maior a disponibilidade da gua e mais freqente a sua renovao, mais complexas sero as reaes qumicas do intemperismo; As reaes qumicas do intemperismo ocorrem mais intensamente nos compartimentos do relevo onde h uma boa inltrao da gua, percolao por tempo suciente para efetivar as reaes e uma boa drenagem para a lixiviao dos produtos solveis.

Saiba mais!
O intemperismo gera depsitos minerais atravs do enriquecimento secundrio: o intemperismo qumico com a percolao de gua remove os materiais residuais levando ao enriquecimento dos elementos menos solveis. Elementos de importncia econmica em baixas concentraes na superfcie so removidos e redepositados tornando-se mais concentrados. Um exemplo a bauxita (xido hidratado de alumnio): a bauxita o principal minrio de alumnio, formado em climas tropicais quando rochas ricas em alumnio esto sujeitas a intenso intemperismo qumico.

Fundamentos de Geologia

61

EROSO

Existem quatro tipos principais de eroso, classicados de acordo com o tipo de agente atuante: eroso uvial, eroso elica, eroso glacial e eroso marinha.

Eroso uvial
A energia potencial dos rios pode ser usada para erodir as rochas e as transportar. A maior parte da eroso, quando o canal composto por rocha dura, ocorre pela ao abrasiva da gua carregando sedimentos. Se o canal for composto por material inconsolidado, apenas o impacto da gua capaz de promover a eroso. Um rio transporta a sua carga de sedimentos de trs formas: Sedimentos grossos: carga de fundo transporte por saltao e arraste Sedimentos nos: carga de suspenso transporte por suspenso Sedimentos dissolvidos pela decomposio qumica: carga dissolvida transporte em soluo Os rios variam na sua habilidade de transportar sedimentos. Essa habilidade determinada por dois critrios: competncia e capacidade

Saiba mais!
Competncia Capacidade
A competncia do rio medida pelo tamaA capacidade do rio o mximo de peso nho mximo das partculas que ele capaz de trans- que ele pode carregar e est relacionada com a portar e determinada pela velocidade do rio. descarga do rio.

Principais feies erosivas pela ao uvial: Sulcos e ravinas: so formados pela ao erosiva do escoamento supercial concentrado em linhas;
62

FTC EAD | BIO

Voorocas: so formadas quando o nvel fretico erode a base das vertentes; a eroso solapa a base das paredes, carregando o material em profundidade e formando vazios no interior do solo; o colapso destes vazios desestabiliza as vertentes e provoca o recuo das paredes das voorocas.

Eroso uvial ou vooroca.

Eroso elica
Quando comparada com a ao uvial e a glacial, a ao erosiva dos ventos relativamente menos importante. Na maioria das vezes, em um ambiente desrtico, a eroso causada principalmente pelas chuvas curtas, mas de grande intensidade. A eroso pelo vento se d predominantemente em terras ridas e sem vegetao.

Saiba mais!
Os principais processos de eroso elica so a deao e a abraso. Deao: a retirada de partculas pela ao do vento.

A remoo dessas partculas (argila, silte ou areia) pode gerar pavimentos desrticos e blowouts. Os blowouts so buracos ou zonas rebaixadas geradas pela remoo da areia. Eles so muito comuns em regies de dunas. Nos pavimentos desrticos a superfcie coberta por mataces e cascalhos devido gradual retirada do silte e da areia pela deao.

Fonte:<http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/imagens/vocoroca.jpg>

Fundamentos de Geologia

63

Na deflao o material fino (argila e silte) transportado em suspenso e a areia transportada por saltao. Para uma mesmo velocidade do vento, quanto maior a partcula menor ser o seu deslocamento.

Saiba mais!
Se o nvel topogrco rebaixado at atingir a zona saturada, pode formar osis.

Abraso: o processo de desgaste e polimento de seixos, blocos ou rochas gerado pelo impacto de partculas transportadas pelo vento. Devido a esse processo os gros tendem a apresentar um aspecto fosco. A abraso gera seixos chamados de ventifactos: seixos que apresentam uma ou mais faces planas desenvolvidas pela ao da abraso elica.

Saiba mais!
A abraso gera seixos chamados de ventifactos: seixos que apresentam uma ou mais faces planas desenvolvidas pela ao da abraso elica.

Eroso glacial
As geleiras so capazes de intensa eroso. Elas conseguem carregar imensos blocos que nenhum outro agente erosivo conseguiria. Atualmente as geleiras tm limitada importncia como agente erosivo, porm existem muitas formas de relevo geradas no passado, mostrando a intensidade do seu trabalho erosivo. As geleiras erodem atravs de duas formas principais: Remoo: quando uma geleira se movimenta sobre uma superfcie rochosa, blocos de rocha so incorporados no interior do gelo. A gua derretida penetra nas ssuras e juntas das rochas durante a passagem da geleira e quando essa congela ocorre a expanso e o quebramento da rocha.
64

FTC EAD | BIO

Abraso: desgaste da rocha sobre a qual a geleira se desloca devido ao do gelo e dos fragmentos rochosos transportados na base do gelo que funcionam como uma lixa. Estrias glaciais so geradas no leito rochoso quando o gelo no fundo da geleira contm fragmentos protuberantes de rocha e indicam a direo de uxo da geleira. A RAZO DE EROSO DEPENDE: Razo do movimento glacial; Espessura do gelo; Forma, abundncia e dureza dos fragmentos rochosos contidos no gelo da base da geleira; Da erodibilidade da superfcie abaixo da geleira.

As principais formas erosivas pela ao glacial so os vales glaciais. As geleiras se movem inicialmente dentro de um vale esculpido por um rio. Os vales em V so transformados em vales em U, uma forma caracterstica dos vales glaciais. Ocorre tambm a eroso pela gua de degelo formando canais subglaciais que geram um sistema de escoamento com um padro muito irregular, escavado quando a geleira se movimenta em um substrato duro. Estes canais s so visveis junto s margens das geleiras, onde desembocam e descarregam um grande volume de gua.

Eroso marinha
As ondas adquirem sua energia a partir dos ventos que sopram nos oceanos, essa energia acumulada no seu percurso em guas profundas e depois dissipada na zona de surfe e na zona de arrebentao. Nas praias que apresentam zona de surfe (vrias linhas de quebra de onda, onde possvel a prtica de surfe), a onda tem oportunidade de dissipar a sua energia, chegando na praia com alturas menores. Nas praias onde a zona de surfe no existe, as ondas arrebentam diretamente na praia, em geral com alturas signicantes, causando grande impacto sobre a praia. Quanto maior a altura das ondas, maior a sua energia e mais intenso ser o processo erosivo.

Fundamentos de Geologia

65

As ondas so tambm as principais responsveis pelo transporte de sedimentos ao longo da costa, atravs das correntes costeiras. Parte da energia dissipada pelas ondas promove a gerao de correntes costeiras. Quando as ondas quebram formando um ngulo com a linha de costa, so geradas correntes longitudinais. Estas correntes so uxos paralelos costa entre a zona de arrebentao e a linha de costa que transportam os sedimentos colocados em suspenso pelas ondas ao longo da costa

Estas correntes transportam os sedimentos, distribuindo a areia ao longo das praias, a depender das condies de onda e, conseqentemente, de correntes que prevalecem em cada praia. De acordo com essa distribuio de areia, algumas praias so mais largas e outras so mais estreitas. A praia, com sua faixa de areia, alm da sua importncia para diversos tipos de organismos que ali vivem, funciona como uma zona tampo, protegendo o continente da ao direta das ondas e das correntes. Em muitas praias a faixa de areia desaparece durante os perodos de mar alta e as ondas erodem a zona costeira adjacente, podendo destruir plancies, terraos, campos de duna, falsias e construes humanas.

Intensicao do processo erosivo devido a um aumento do nvel relativo do mar A extenso de costas erodidas e a taxa de eroso tm aumentado substancialmente em todo o mundo. Desde 1955-60 a extenso de costas erodidas aumentou de 55% para 80%, sendo que 45% deste percentual apresenta uma taxa de eroso superior a 3,5 m/ano, enquanto que, antes da dcada de 60, apenas 8 a 16% das costas sob eroso apresentavam taxas de eroso superiores a 3,5 m/ano. Parte desta acelerao na eroso Com o aumento do nvel relativo do mar, mecosteira pode ser explicada pelo aumento renos energia retirada das ondas atravs da frico lativo do nvel do mar. com o fundo, antes das ondas quebrarem, resultando

Voc sabia?

em ondas com maiores alturas ao longo da costa.

66

FTC EAD | BIO

MOVIMENTOS DE MASSA

Esses movimentos so controlados essencialmente pela gravidade, contudo outros fatores podem funcionar como um gatilho, rompendo a inrcia e fazendo com que o movimento se inicie: presena de gua O preenchimento dos poros dos sedimentos com gua provoca a perda de coeso das partculas, diminuindo a sua resistncia interna; Em alguns casos, especialmente em materiais argilosos, a gua tem um efeito lubricante; A gua tambm adiciona peso ao material.

aumento da inclinao da encosta O material inconsolidado encontra estabilidade sob um determinado ngulo de repouso, que geralmente varia de 25 a 40 a depender do tamanho da partcula; Um aumento da declividade pode romper este ngulo de repouso e provocar a movimentao do material; Isto ocorre tambm com materiais consolidados a m de restaurar a estabilidade da encosta. remoo da vegetao As plantas protegem o solo contra a eroso e contribuem para a estabilizao das encostas devido ao seu sistema de razes; A remoo da vegetao favorece os movimentos de massa, principalmente se a encosta for muito ngreme ou se houver gua em abundncia. ocorrncia de terremotos Alguns locais podem permanecer estveis durante um longo perodo, ainda que as condies sejam favorveis aos movimentos de massa e essa estabilidade pode ser rompida por terremotos ou tremores de terra, provocando o deslocamento de grande quantidade de material.

Fundamentos de Geologia

67

TIPOS DE MOVIMENTOS DE MASSA


Movimentos de massa rpidos
Desmoronamento ou queda de blocos: movimento rpido de blocos ou lascas de rocha pela ao da gravidade, sem a presena de uma superfcie de deslizamento. Ocorre geralmente em encostas ngremes de paredes rochosos e favorecida por descontinuidades na rocha, como fraturas ou bandamentos e pela ao do intemperismo.

Escorregamento ou deslizamento: movimento rpido com plano de ruptura bem denido, permitindo a distino entre o material deslizado e aquele no movimentado. O material permanece essencialmente coerente e se move ao longo de uma superfcie bem denida, aproximadamente paralela ao declive. Esta superfcie pode ser uma junta, uma falha ou um plano de acamadamento. Este tipo de movimento de massa mais comum em terrenos com estratos argilosos.

Corridas ou uxo: so movimentos rpidos onde os materiais se comportam como uidos altamente viscosos. Esto geralmente associados concentrao excessiva de uxos de guas superciais em algum ponto da encosta.

Movimentos de massa lentos


Rastejamento ou creep: movimento lento, geralmente de alguns centmetros por ano, do solo ou regolito na superfcie do terreno. Soliuxo: movimento comum em regies periglaciais, onde ocorre o deslocamento da camada superior degelada (camada ativa), que escoa sobre a camada inferior congelada (permafrost). Ocorre em vertentes com declividades inferiores a 5.

68

FTC EAD | BIO

Fonte:<http://g1.globo.com/VCnoG1/ foto/0,,11802611,00.jpg>

Fonte:<http://www.ufrgs. r/geociencias/cporcher/>

RECURSOS HDRICOS SUPERFICIAIS E SUBTERRNEOS

Ciclo hidrolgico
A gua ocorre em vrias partes do planeta nos oceanos, nas geleiras, nos rios, nos lagos, no ar e no solo. Todos esses reservatrios constituem a hidrosfera. Estima-se que a hidrosfera seja composta por cerca de 1,36 bilhes de quilmetros cbicos de gua.

Voc sabia?
Cerca de 97,2% do total de gua do planeta est estocado nos oceanos; 2,15% nas geleiras e capas de gelo; 0,62% como gua subterrnea e 0,03% como rios, lagos, solo e atmosfera.

A gua no permanece por muito tempo em cada um destes reservatrios, ela est constantemente se movimentando nos oceanos, na atmosfera, na Terra slida e na biosfera.

Saiba mais!
O Ciclo Hidrolgico a contnua movimentao da gua dos oceanos para a atmosfera, da atmosfera para a terra e da terra de volta para o mar.
Fonte:<http://ga.water.usgs.gov/edu/graphics/watercycleportuguesehigh.jpg>

Fundamentos de Geologia

69

O Ciclo Hidrolgico um gigantesco sistema global alimentado pela energia do sol que, atravs da atmosfera, provem uma ligao vital entre os oceanos e os continentes: A gua evapora para a atmosfera a partir dos oceanos e uma pequena parte a partir do continente (rios e lagos); O vento transporta esse vapor dgua por longas distncias e estes se condensam em nuvens que se precipitam como chuva; Parte desta chuva cai sobre oceanos completando o ciclo de retorno; A chuva que cai no continente pode seguir vrios caminhos: Parte da gua que no solo pode inltrar, se movimentando por canais subterrneos, alimentando lagos, rios ou indo diretamente para os oceanos; Quando a gua se precipita em quantidades acima da capacidade de absoro do solo, parte desta gua escoa supercialmente. O balano entre a inltrao e o escoamento supercial depende de diversos fatores como a permeabilidade do solo, o relevo e a presena de vegetao. Quando maior a permeabilidade do solo, mais plano o relevo e com a presena de uma cobertura vegetal, maior ser a taxa de inltrao; quanto menor a permeabilidade do solo, mais ngreme o relevo e com vegetao ausente, maior ser o escoamento supercial; Parte da gua que inltra ou que escoa supercialmente absorvida pelas plantas e retorna para atmosfera atravs da transpirao; Quando a precipitao ocorre em regies muito frias regies de altas latitudes o no topo de montanhas muito elevadas a gua pode, ao invs de inltrar ou escoar supercialmente, congelar e se incorporar s geleiras e s capas de gelo. O ciclo hidrolgico balanceado. Como a quantidade de vapor dgua na atmosfera permanece o mesmo, a mdia anual de precipitao deve ser igual quantidade de gua evaporada. A precipitao excede a evaporao nos continentes e, inversamente, a precipitao excede a evaporao nos oceanos e o sistema funciona de forma equilibrada.

Voc sabia?
Cerca de 320.000 km3 de gua so evaporados em cada ano a partir dos oceanos e 60.000 km3 a partir dos continentes (lagos e rios); Deste total de 380.000 km3 de gua, cerca de 284.000 km3 se precipitam de volta para os oceanos e os 96.000 km3 de gua restantes se precipitam nos continentes; Destes 96.000 km3 de gua que caem nos continentes, 60.000 km3 evaporam e 36.000 km3 percorrem pelos continentes, erodindo-os no seu caminho de volta aos oceanos.

gua subterrnea
A maior parte dos recursos hdricos utilizados para uso industrial e consumo provm de cursos subterrneos. A gua subterrnea representa a principal fonte de gua fresca do planeta.
70

FTC EAD | BIO

A gua que inltra a partir da superfcie penetra at uma zona onde todos os poros das rochas so ocupados por gua. Esta a zona de saturao. Acima desta zona, onde o solo, o sedimento ou a rocha no esto saturados em gua, os poros so preenchidos por ar e pela gua que inltra, esta chamada zona de aerao. O limite entre estas duas zonas o nvel fretico.

Saiba mais!
gua subterrnea a gua existente abaixo do nvel fretico e que ocupa a zona de saturao.

Aqferos

So materiais com grande capacidade de transmitir gua (condutividade hidrulica) como os sedimentos inconsolidados (cascalhos e areias), rochas sedimentares (arenitos e conglomerados) e rochas gneas e metamrcas com alto grau de fraturamento. Tipos de aqferos em relao ao tipo de porosidade existente Aqfero de porosidade granular: sedimentos ou rocha sedimentar com porosidade primria. Ex. arenitos Aqferos de fraturas: rocha com sistema de fraturas interconectado. Aqferos de conduto: rocha com porosidade crstica gerada pela dissoluo de rochas carbonticas.

Saiba mais!
Classicao geral dos aqferos Aqferos livres: so aqueles cuja base demarcado pelo nvel fretico e o topo est em contato com a atmosfera. Aqfero connado: so aqueles connados entre duas unidades pouco permeveis ou impermeveis. A camada permevel (aqfero) intercepta a superfcie, permitindo a sua recarga. Aqfero suspenso: nveis lentiformes de aqferos livres acima do nvel fretico principal.

Fundamentos de Geologia

71

Voc sabia?
Importncia da gua subterrnea: 97% da gua doce lquida do planeta; abastecimento pblico e privado; uso industrial e pela agricultura; manuteno de cursos dgua superficiais em pocas de seca; manuteno das terras midas garantindo o seu equilbrio ecolgico.

A Inuncia das Atividades Antrpicas nos Recursos Hdricos Subterrneos Extrao intensiva das guas subterrneas reduo da capacidade produtiva do poo; intruso de gua salina nas regies costeiras; inltrao qualidade; de gua subterrnea de baixa
http://www.sanepar.com.br

drenagem de corpos de gua superficiais devido ao rebaixamento do nvel hidrulico do aqfero; subsidncia do terreno: compactao em terrenos argilosos, colapso de vazios em regies calcrias. Contaminao da gua subterrnea sistema de saneamento aplicao de fertilizantes tanques de combustveis atividades industriais, etc. Principais contaminantes: nitratos, metais pesados, compostos orgnicos sintticos, solventes, microorganismos patognicos.

72

FTC EAD | BIO

Atividade complementar
1. Dena intemperismo e diga qual a sua importncia no ciclo das rochas.

2. Quais os principais fatores condicionantes dos movimentos de massa?

3. Explique o ciclo hidrolgico.

4. Dena competncia e capacidade de um rio.

5. Explique de que forma um rio pode transportar a sua carga de sedimentos.

Fundamentos de Geologia

73

AMBIENTES GEOLGICOS

AMBIENTES DESRTICOS
As formas de relevo (paisagens), o solo e os processos geolgicos atuantes em regies desrticas so muito particulares e, em geral, muito diferentes daqueles encontrados em regies midas. O regolito (horizonte C do solo) encontrado nestas regies em grande parte produto do intemperismo fsico ou mecnico. A ao do intemperismo mecnico fragmenta as rochas em partculas grossas e gera escarpas ngremes. Os canais existentes em ambientes desrticos quase nunca chegam ao oceano. Em geram eles secam devido s altas taxas de evaporao. Devido ausncia de vegetao, nestes ambientes prevalece o escoamento supercial e a eroso do solo intensa durante as violentas chuvas tropicais. Quando as chuvas so sucientes, nas zonas mais rebaixadas podem ser formadas playas ou lagos temporrios. Nestes lagos geralmente ocorre uma alta concentrao em sais.

Saiba mais!
Desertos so comumente sinnimo de terra rida, onde a mdia de chuva anual geralmente inferior a 250mm ou onde a razo de evaporao excede a razo de precipitao. Existem dois tipos principais de desertos: os desertos quentes e os desertos polares. Desertos quentes: estes desertos apresentam um clima rido e quente. Neste tipo de deserto a escassez de chuva pode estar associada: Aos cintures globais de circulao atmosfrica de ar subtropical seco. Os mais extensos desertos do mundo esto includos nesta

74

FTC EAD | BIO

categoria, pode-se citar, por exemplo, o deserto do Saara e o Grande Deserto Australiano; s regies internas de continentes onde prevalecem condies de veres quentes e invernos secos. Pode-se citar, por exemplo, o deserto de Gobi na sia Central; s regies montanhosas onde as montanhas criam um efeito de sombra de chuva. As massas de ar no conseguem transpor esta barreira e um lado da montanha ca com decincia de chuva, resultando num clima seco. A Serra da Nevada, no leste da Califrnia, cria uma espcie de barreira e a principal responsvel pelo clima rido dos desertos situados a leste da serra; s regies costeiras ao longo de margens continentais onde h pouca quantidade de massas de ar quente. Desertos costeiros deste tipo podem ser encontrados no Chile e no Peru, por exemplo. Desertos polares: grandes desertos ocorrem em regies polares onde a precipitao extremamente baixa devido ao ar seco e frio. Nestes locais, apesar da gua ser abundante, ela se encontra na forma de gelo e se precipita como neve. Exemplos de desertos polares so encontrados no nordeste da Groenlndia, no Canad e nos vales congelados da Antrtica.

Dunas As dunas so acumulaes ou elevaes de areia depositadas pelo vento. Geralmente a duna se forma onde um obstculo muda o uxo do vento. O vento perde velocidade e comea a acumular areia. Isso ocorre em regies secas porque a presena de umidade no sedimento diculta a sua remoo pelo vento. As dunas so formas assimtricas, em geral elas apresentam uma inclinao mais suave no lado onde o vento sopra. O ngulo de inclinao da duna depende da velocidade do vento e do tamanho do gro de areia. Principais tipos de duna de acordo com a sua forma : Duna barcana: tem a forma de uma lua crescente e ocorre onde o vento constante e o suprimento de areia limitado; Duna barcanide: ocorre a partir de uma conexo entre as formas crescentes da duna barcana e orientada transversalmente direo do vento; Duna transversa: esta duna forma uma elevao assimtrica transversa direo do vento. Ocorre em reas com abundncia de areia e pouca vegetao; Duna parablica: tem forma de U, com a abertura voltada para a direo do vento; Duna linear: tem forma linear, alongada, paralela direo do vento. Podem apresentar at 100 m de altura e 100 km de comprimento. Ocorrem em desertos com suciente suprimento de areia e incidncia de ventos fortes; Duna estrelada: forma isolada de acumulao de areia que apresentam na sua base uma forma similar a uma estrela em planta; Duna reversa: elevao assimtrica que apresenta caractersticas intermedirias entre uma duna transversa e uma duna estrelada. formada onde ocorrem ventos com fora e durao similares agindo em sentidos opostos.
Fundamentos de Geologia
75

AMBIENTE GLACIAL

Geleiras
Denindo de uma maneira simplicada, geleiras so corpos de gelo, compostos principalmente por neve recristalizada, que mostram indicaes de movimentao devido fora da gravidade. Pequenas geleiras so connadas pela topograa que determina a sua forma e direo de movimento. Algumas ocupam depresses em regies montanhosas. Grandes geleiras podem ocupar extensos vales. Em geral as geleiras apresentam em torno de 1 a 2 km de comprimento, contudo, em alguns grandes vales glaciais, como nas montanhas do Alasca e na sia Central, podem chegar a dezenas de km. Principais tipos de geleiras de acordo com a sua forma: Circo glacial: ocupam depresses no topo de montanhas; Geleira de vale ou alpina: ui a partir do circo glacial ocupando regies de vale; Fjord glacial ou geleira de mar: ocupam vales costeiros e a sua base encontra o mar; Capas de gelo: corpos com forma dmica que cobrem montanhas ou reas de altas latitudes, dispostas geralmente de maneira radial; Campos de gelo: extensas reas de gelo em regies montanhosas que consistem na interconexo de geleiras alpinas; Mantos de gelo: massas de gelo de tamanho continental, no limitado pela topograa; Plataforma de gelo: placas de gelo que utuam sobre o mar e est comumente localizado em embaiamentos costeiros; Iceberg: massa de gelo continental utuante no mar, desprendida da margem de um fjord ou de uma plataforma de gelo.

Eroso e deposio glacial


A eroso glacial envolve a incorporao e remoo pelas geleiras de partculas ou detritos do assoalho sobre o qual as geleiras se movimentam.

76

FTC EAD | BIO

Os depsitos gerados em ambiente glacial so formados predominantemente por sedimentos clsticos, geralmente com a ausncia de sedimentos qumicos ou biognicos. So em geral mal selecionados, com a presena de fragmentos rochosos de diferentes tamanhos.

AMBIENTE FLUVIAL

O leito corresponde ao espao ocupado pelo escoamento das guas. Em funo da descarga e da topograa dos canais, os leitos podem ser classicados em: Leito menor ou talvegue: parte central ocupada pelas guas; Leito maior: onde as guas ocorrem nas pocas de cheia; Leito de vazante: onde as guas correm no perodo de estiagem. O regime uvial representa a variao do nvel das guas uviais no decorrer do ano. Em geral, depende do regime de precipitao, das condies de inltrao e da existncia de drenagens subterrneas.

Transporte uvial
Os rios transportam os materiais em soluo qumica como carga dissolvida, as partculas nas (silte e argila) como carga em suspenso e as partculas maiores (areias e cascalhos) que so roladas, deslizadas ou saltam ao longo do leito dos rios, como carga de leito. A carga dissolvida transportada na mesma velocidade da gua e carregada at onde a gua caminhar; A carga em suspenso carregada com a mesma velocidade da gua enquanto a turbulncia for suciente, quando atingir um limite crtico as partculas precipitam-se; A carga do leito move-se muito mais lentamente que o uxo da gua, porque os gros deslocam-se de modo intermitente.

Capacidade e competncia de um rio


A maior quantidade de detritos de determinado tamanho que um rio consegue transportar como carga do leito corresponde sua capacidade; O maior dimetro encontrado entre os detritos transportados como carga do leito determina a competncia do rio.

Fundamentos de Geologia

77

Eroso e deposio uvial


A eroso uvial engloba os processos que resultam na retirada de detritos do fundo do leito e das margens, fazendo com que passem a integrar a carga sedimentar. A eroso se d principalmente pelo impacto das partculas carregadas pela gua e a abraso da superfcie sobre a qual a gua escoa. O movimento turbilhonar sobre as rochas do fundo do leito pode escavar depresses de forma circular conhecidas como marmitas.

Saiba mais!
A deposio da carga detrtica carregada pelo rio ocorre quando h uma diminuio da competncia ou da capacidade uvial, isso pode ocorrer devido a diversos fatores, tais como: Reduo na declividade do leito; Reduo do volume de gua; Aumento do granulometria da carga detrtica.

O tipo de canal o resultado do ajuste do canal sua seo transversal e reflete o inter-relacionamento entre:

Tipos de canal uvial

Retos: so aqueles em que o rio percorre um trajeto retilneo, sem se desviar signicativamente de sua trajetria normal em direo foz. Ocorre geralmente quando o substrato homogneo ou quando o rio controlado por linhas de falhas ou fraturas. Anastomosado: o rio se ramica em mltiplos canais, pequenos e rasos, devido s rugosidades e salincias geradas pela deposio de material grosseiro no seu leito. Os trechos anastomosados se localizam ao longo do curso uvial, nunca no Fo n t e : < h t t p : / / w w w. g e o l o g i a . u s o n . mx/.../image002.jpg> seu inicio nem na sua parte terminal.
78

FTC EAD | BIO

Mendricos: so aqueles em que os rios descrevem curvas sinuosas, largas e semelhantes entre si, atravs de um trabalho contnuo de escavao na margem cncava (ponto de maior velocidade da corrente) e deposio na margem convexa (ponto de menor velocidade da corrente). Ocorrem onde existe a presena de camadas sedimentares coerentes e representa o ajustamento entre todas as variveis hidrolgicas, a carga detrtica e a litologia por onde passa o canal.

AMBIENTE COSTEIRO Praias


As praias formam umas das mais belas paisagens encontradas no mundo e, alm de sua beleza cnica, representam importantes reas recreacionais em torno das quais desenvolvem-se cidades, balnerios, atividades tursticas, comerciais e industriais. Em termos ecolgicos, as praias so ecossistemas produtivos que sustentam uma comunidade variada de invertebrados como equinodermos, moluscos, crustceos, artrpodes, e vertebrados como aves marinhas e peixes litorneos. Alm disto, as praias tm a importante funo ambiental de atuar como zona tampo e proteger a costa da ao direta do oceano. As praias compem um ambiente dinmico, onde ondas, mars, ventos, tempestades e atividades humanas agem construindo, destruindo ou remodelando a paisagem. Elas esto constantemente ajustando-se a utuaes dos nveis de energia atravs de mudanas morfolgicas e de trocas de sedimentos com regies adjacentes. Devido s suas caractersticas, as praias apresentam um alto potencial para mltiplos usos que, muitas vezes, podem ser complementares, conitivos ou mutuamente exclusivos. Ao se analisar os diversos usos deve ser considerado o carter naturalmente instvel deste ambiente e os problemas que podem advir da ao antrpica. As praias so sempre lembradas pelas suas belas paisagens e por serem ambientes propcios a vrias atividades recreacionais como natao, mergulho, surfe, banho de sol, caminhadas, jogos, pescarias, etc. O tipo de atividade possvel de ser desenvolvida na praia depende de fatores como a temperatura da gua, tamanho das ondas e granulometria dos sedimentos que compem a praia. Em algumas partes do mundo, outros tipos de atividades so desenvolvidas neste ambiente, como a explorao de minerais, a exemplo da magnetita, ilmenita, zirco, rutilo, monazita e platina, s vezes em detrimento do uso recreacional. Alm dos usos diretos, a praia serve como uma barreira entre o oceano e a terra, sendo esta uma das suas principais funes ambientais. As ondas chegam costa ainda com uma grande quantidade de energia e a maior parte desta energia gasta na sua quebra sobre a praia. Durante as tempestades, a praia capaz de modicar sua inclinao e caractersticas morfolgicas para dissipar a energia das ondas. Contudo, algumas atividades humanas que levem, por exemplo, interrupo do transporte de sedimentos e diminuio do aporte de sedimentos pelos rios, podem diminuir ou eliminar a capacidade de barreira da praia, levando a uma intensicao do ataque das ondas sobre as propriedades costeiras.

Fundamentos de Geologia

79

Ecossistemas Costeiros
Alm do ecossistema praial, pode-se citar alguns ecossistemas comuns aos ambientes costeiros brasileiros: Plancies costeiras Estas plancies ocorrem nas pores mais baixas da costa e so formadas por um solo predominantemente arenoso. Muitas vezes esto associados a ambientes de restinga, cuja vegetao se adapta bem a esse tipo de solo. Apresentam geralmente alinhamentos muito ntidos de cordes litorneos, ou seja, antigas linhas de praias que foram se sucedendo devido a um recuo do nvel do mar. Terras midas So depsitos argilo-orgnicos presentes em reas transicionais entre os sistemas terrestres e aquticos, que so inundadas ou saturadas por gua supercial ou subterrnea. Estes depsitos ocupam geralmente os vales entalhados em tabuleiros costeiros, plancies de inundao e reas baixas localizadas entre as plancies arenosas. Podem ocorrer camadas de turfas nestes depsitos. Depsitos de mangue Estes depsitos ocorrem ao longo de esturios, canais de mar e trechos costeiros protegidos da ao direta das ondas. So formados predominantemente por sedimentos argilosos ricos em matria orgnica, e apresentam uma vegetao tpica, adaptada a este tipo de solo. Depsitos uviais Os depsitos uviais so constitudos essencialmente de sedimentos de dique marginal, de barra de meandro e de canal abandonado. So compostos por sedimentos argilosos e apresentam larga expresso principalmente em plancies costeiras associadas s desembocaduras uviais. Bancos de arenito (Beach-rocks) Estes bancos so depsitos de areia rica em quartzo, com uma quantidade variada de gros biodetrticos, que foram liticados durante o Holoceno, com o nvel do mar mais alto que o atual, tendo sido posteriormente exumados. Estes arenitos, algumas vezes, funcionam como substrato para corais e outros organismos bentnicos. Os bancos de arenito funcionam tambm como importantes barreiras ao das ondas ao longo da costa. Recifes de corais Os recifes de corais constituem um dos principais ecossistemas costeiros, com grande importncia biolgica e ecolgica, alm de servirem como atrativo para o turismo e, normalmente, protegerem a costa da ao das ondas. Os recifes de corais so tambm
80

FTC EAD | BIO

responsveis pela produo de matria orgnica e reciclagem de nutrientes, beneciando inmeras espcies de peixes, crustceos, moluscos e ourios. Na Bahia ocorrem os maiores e mais ricos recifes de coral do Brasil e de todo o oceano Atlntico Sul Ocidental. Estes recifes so constitudos por uma fauna coralina rica em espcies endmicas, cujos principais construtores so formas arcaicas, remanescentes de uma antiga fauna coralina existente desde antes do Tercirio. Os recifes de corais encontrados nesta regio crescem de uma forma particular, a partir de uma estrutura coralina nica, com a base estreita e o topo expandido lateralmente, em forma de cogumelo, que recebe o nome de chapeires. Este nome foi citado pela primeira vez pelo gelogo Charles Frederick Hartt, devido sua semelhana com um cogumelo ou um grande chapu. Apresentam alturas e dimetros variveis. Em geral, quando os recifes esto mais prximos costa e o crescimento dos chapeires muito denso, as colunas coralinas coalescem pelos seus topos formando estruturas maiores e de morfologias variadas, que constituem os bancos recifais.

Atividade Complementar
1. Descreva as principais caractersticas dos ambientes desrticos.

2. Descreva os principais tipos de geleiras.

3. Explique os processos de eroso e deposio uvial.

Fundamentos de Geologia

81

4. O que so dunas e como so formadas?

5. Qual a importncia ambiental da existncia de recifes de corais?

82

FTC EAD | BIO

Glossrio
Aqferos: so unidades rochosas ou sedimentos que armazenam e transmitem volumes signicativos de gua subterrnea passvel de ser explorada pela sociedade. Cavernas: so condutos subterrneos de acesso ao homem, gerados pela dissoluo de rochas solveis, como os carbonatos. Cimentao: o processo diagentico atravs do qual os gros so colados por materiais originariamente dissolvidos durante o intemperismo qumico ocorrido anteriormente nas rochas. Compactao: um processo diagentico atravs do qual o volume dos sedimentos reduzido atravs da aplicao de uma determinada presso gerada pelo prprio peso dos sedimentos Diagnese: mudanas na natureza qumica e fsica dos sedimentos causadas pela combinao entre o calor, a presso decorrente do peso dos sedimentos e os ons transportados pela gua de superfcie. Eroso: o processo pelo qual as partculas, em geral resultantes da ao do intemperismo, so incorporadas e transportadas atravs de agentes como a gua, o vento ou o gelo. Espeleotemas: so depsitos de precipitao carbontica, que compem as formas de acumulao mais comuns no interior de cavernas. Falhas: so fraturas na crosta terrestre com deslocamento relativo, perceptvel entre os lados contguos e ao longo do plano de falha. Foliao: alinhamento mineral em camadas ou bandas, causado na rocha pela ocorrncia de uma presso dirigida em uma direo preferencial. Geomorfologia: a cincia que estuda o surgimento e a evoluo das formas de relevo. Intemperismo: o processo atravs do qual a rocha se desintegra e se decompe em superfcie. Inselbergs: so morros elevados de composio grantica, isolados devido eroso das rochas ao seu redor em condies de clima rido ou semi-rido. Metamorsmo: o processo atravs do qual as condies do interior da Terra alteram a composio mineral e estrutura das rochas sem fundi-las. Minrios: so depsitos minerais que podem ser economicamente explorados. Pavimentos desrticos: superfcies planas coberta por mataces e cascalhos devido gradual retirada do silte e da areia pela deao elica em ambientes desrticos. Rastejamento: movimento lento, geralmente de alguns centmetros por ano, do solo ou regolito na superfcie do terreno. Recursos: so depsitos conhecidos, mas que no so atualmente explorveis devido a fatores tecnolgicos, econmicos ou polticas. Reservas: so quantidades de recursos naturais disponveis e que podem ser explorados economicamente com as tecnologias disponveis. Zona de surfe: zona hidrodinmica costeira onde as ondas comeam a sentir o fundo marinho e a quebrar em vrias linhas de arrebentao. Zona de arrebentao: zona de quebra das ondas quando a onda inclina sobre si mesma devido pequena profundidade da lmina dgua.

Fundamentos de Geologia

83

Referncias Bibliogrficas
CHERNICOFF, S.; VENKATAKRISHNAN, R. Geology. New York: Worth Publishers, 1995. CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. GUERRA, A. T. Dicionrio Geolgico-Geomorfolgico. Rio de Janeiro: IRGE, 1989. LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia Geral. So Paulo: Nacional, 1980. LEINZ, S. C. Guia para Determinao dos Minerais. So Paulo: Editora Nacional, 1977. OLIVEIRA, A. Geologia do Brasil. Rio de Janeiro: Servio de Informao Agrcola, Ministrio da Agricultura. PETRI, S.; FLFARO, V. J. Geologia do Brasil.So Paulo: EDUSP, 1983. SKINNER, B. J.; PORTER, S. C. Physical Geology. New York: John Wiley & Sons, 1987. TARBUCK, E.; LUTGENS, F. K. Earth Science. New Jersey: Prentice Hall, 2000. TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.M.; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. So Paulo: Editora Ocina de Textos, 2000.

84

ANOTAES

You might also like