You are on page 1of 8

Sumrio

1. INTRODUO................................................................................................. 2. OBJETIVO........................................................................................................ 5 3. MATERIAS E REAGENTES UTILIZADOS...................................................... a) Procedimento experimental 1.......................................................................... b) Procedimento experimental 2.......................................................................... 4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1............................................................ 5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 2............................................................ 6. RESULTADOS E DISCUSSES DO PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1 7. RESULTADOS E DISCUSSES DO PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 2 8. CONCLUSO............................................................................................. 9. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................... 6 6 6 7 7 8 9

SUMRIO

1. INTRODUO

De um modo geral, a corroso um processo resultante da ao do meio sobre um determinado material, causando sua deteriorao.

Corroso eletroqumica A corroso eletroqumica um processo espontneo, passvel de ocorrer quando o metal est em contato com um eletrlito, onde acontecem, simultaneamente, reaes andicas e catdicas. mais freqente na natureza e se caracteriza por realizar-se necessariamente na presena de gua, na maioria das vezes a temperatura ambiente e com a formao de uma pilha de corroso.

Corroso eletroltica A corroso eletroltica se caracteriza por ser um processo eletroqumico, que se d com a aplicao de corrente eltrica externa, ou seja, trata-se de uma corroso no-espontnea. Esse fenmeno provocado por correntes de fuga, tambm chamadas de parasitas ou estranhas, e ocorre com frequncia em tubulaes de petrleo e de gua potvel, em cabos telefnicos enterrados, em tanques de postos de gasolina etc. Geralmente, essas correntes so devidas a deficincias de isolamento ou de aterramento, fora de especificaes tcnicas.

Como minimizar os efeitos da corroso? A corroso um permanente desafio ao homem, pois quanto mais a cincia cria, evolui e a tecnologia avana, mais ela encontra espao e maneiras
2

de se fazer presente. Na maioria das vezes, necessrio o emprego de uma tcnica anticorrosiva. Os processos mais empregados para a preveno da corroso so a proteo catdica e andica, os revestimentos e os inibidores de corroso. A proteo catdica a tcnica que transforma a estrutura metlica que se deseja proteger em uma pilha artificial, evitando, assim, que a estrutura se deteriore. graas proteo catdica que tubulaes enterradas para o transporte de gua, petrleo e gs, e grandes estruturas porturias e plataformas martimas operam com segurana. A proteo catdica de estruturas metlicas baseada na injeo de corrente eltrica por meio de duas tcnicas: a proteo por anodos galvnicos (espontnea) e a proteo por corrente impressa (no-espontnea). A proteo andica baseia-se na formao de uma pelcula protetora nos materiais metlicos por aplicao de corrente andica externa, causando apassivao do metal. Apesar desse mtodo ser eficiente, apresenta aplicao restrita pois necessita de condies especficas. Os revestimentos protetores geralmente so aplicados sobre superfcies metlicas formando uma barreira entre o metal e o meio corrosivo e, consequentemente, impedindo ou minimizando o processo de corroso. A galvanizao um mtodo que consiste na superposio de um metal menos nobre sobre o metal que ser protegido. uma tcnica muita empregada, como no caso de parafusos. Os inibidores de corroso so substncias inorgnicas ou orgnicas que, adicionadas ao meio corrosivo, objetivam evitar, prevenir ou impedir o desenvolvimento das reaes de corroso, sejam elas na fase gasosa, aquosa ou oleosa.

2. OBJETIVO

O objetivo desta aula prtica confeccionar uma clula eletroqumica, utilizando os conceitos abordados em sala de aula, observando o

comportamento do sistema, sua espontaneidade e identificando a srie de transformaes que ocorrem durante o funcionamento do mesmo,
3

relacionando-as aos processos de corroso que, eventualmente, estejam ocorrendo.

3. MATERIAS E REAGENTES UTILIZADOS

a) Procedimento experimental 1: Os materias utilizados foram: - 2 bqueres de 250 ml; - 1 bquer de 50 ml; - 1 eletrodo de cobre; - 1 eletrodo de zinco; - 2 eletrodo de ferro; - 1 lixa; - 2 fios condutores; - 1 pipeta de 10 ml; - 1 pipetador; - 2 pedaos de isopor. Os reagentes utilizados foram: - Soluo aquosa de NaCl 3%; - Soluo aquosa alcolica fenolftalena 1%; - Soluo aquosa de hexacianoferrato (III) de potssio 1%.

b) Procedimento experimental 2:

Os materiais utilizados foram:

- 1 bquer de 250 ml; - 2 eletrodos de chumbo; - 1 lixa; - 1 pedao de isopor; - 1 fonte de energia.
4

Os reagentes utilizados foram:

- Soluo aquosa de KI (0,1 mol L-1 ); - Soluo aquosa alcolica de fenolftalena 1%.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1

- Adicionou-se aproximadamente 150 mL da soluo de NaCl (3%) ao bquer de 250 mL; - Adicionou-se um pouco da soluo de hexacianoferrato (III) de potssio ao bquer de 50 mL, em seguida, com o auxlio da pipeta de 10 mL (conectado ao pipetador), foi transferido 2 mL desta soluo para o bquer contendo a soluo de NaCl; - Adicionou-se 10 gotas de soluo de fenolftalena 1% soluo de NaCl; - Colocou-se o isopor no meio do bquer (separando o bquer em 2 compartimentos); - Lixou-se suavemente o eletrodo de cobre, zinco e ferro; - Foram imersos os eletrodos de ferro e cobre na soluo de NaCl, ligando-os por meio de um fio condutor (jacar). ATENO: No imergir o jacar na soluo. Aps cerca de 30 minutos foram obtidos os resultados; - Repetiu-se o procedimento imergindo os eletrodos de ferro e zinco na soluo de NaCl, ligando-os por meio de um fio condutor. Aps cerca de 30 minutos foram obtidos os resultados.

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 2 - Mediu-se aproximadamente 100 mL da soluo de KI (iodeto de potssio) no bquer de 250 mL; - Adicionou-se 5 gotas de fenolftalena a soluo; - Colocou-se o isopor no interior do bquer (separando o mesmo em 2 compartimentos); - Colocou-se os dois eletrodos metlicos de chumbo, um em cada lado do bquer;
5

- Adaptou-se os fios condutores da fonte, um em cada eletrodo de chumbo; - Ligou-se a fonte de corrente externa e observou-se o que ocorreu.

6. RESULTADOS E DISCUSSES DO PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1 Na clula eletroqumica onde esto os eletrodos de Cu (cobre) e Fe (ferro), ocorrem as seguintes semi-reaes: Anodo Catodo Fe(s) Fe+ (aq) + 2e2 H2O(l) + O2 (g) + 4e- 4 OH-(aq)

Pode-se observar que o Fe (ferro) se oxida e o Cu (cobre) se reduz, isso ocorre devido ao fato do Cu ser um metal mais nobre do que o Fe, tendo assim um potencial de reduo maior. Nota-se que no lado da soluo onde est presente o eletrodo de Fe tem-se um colorao azulada, o que confirma a oxidao do mesmo que est reagindo com o K[Fe(CN)6]- (hexacionaferrato{III}de potssio) presente na soluo, enquanto no lado onde est o eletrodo de Cu tem-se uma colorao rosa avermelhada devido ao fato da reduo do Cu e do O (oxignio) que forma hidroxila indicando que o meio est ficando bsico. O potencial da pilha de E = + 0,777 v, o que mostra que a pilha espontnea. Na clula eletroqumica onde esto os eletrodos de Fe (ferro) e Zn (zinco), ocorrem as seguintes semi-reaes: Anodo Catodo Zn(s) Zn+(aq) + 2e2 H2O(l) + O2(g) +4e- 4 OH-(aq)

Pode-se observar que Fe (ferro) nessa 2 clula eletroqumica tem comportamento diferente, ele se reduz enquanto o Zn (zinco) se oxida, devido ao fato do Fe ter um potencial de reduo maior que o Zn. Nota-se que no lado da soluo onde est presente o eletrodo de Fe, que est se reduzindo, tem-se uma colorao avermelhada, o que confirma a presena de hidroxila e tambm que o meio est ficando bsico, enquanto no lado onde est o eletrodo de Zn, que est se oxidando, forma-se um precipitado branco (obs: no foi possvel observar o precipitado branco formado na reao pois no houve tempo para que ele se formasse, mas comprovado pelo professor que esse precipitado se forma), pelo fato de estar ocorrendo as seguintes reaes:
6

2 [Fe(CN)6]-(aq) + 3 Zn+(aq) Zn3[Fe(CN)6]2(s) Zn+(aq) + OH-(aq) Zn(OH)2(s) Forma-se nas reaes, respectivamente, hexacianoferrato de zinco e hidrxido de zinco, que so os precipitados brancos que aparecem nas reaes. O potencial da pilha de E = + 0,323 v, o que mostra que a pilha espontnea.

7. RESULTADOS E DISCUSSES DO PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 2 Nesta clula eletroqumica, ocorre a seguinte reao de eletrlise (noespontnea): Pb(s) Pb+(aq) + 2e2 H+(aq) + 2e- H2(g) (2 H2O(l) + 2e- H2(g) + 2 OH-) Para que essa reao acontea aplica-se uma tenso de 5volts e uma corrente de 3Amperes, no lado do eletrodo de Pb (chumbo) mais fino, formando hidroxila devido a reduo desse eletrodo, essa hidroxila faz com que se forme I2(aq) ( Iodo em seu estado fundamental) deixando a colorao da soluo nesse lado da reao cor de violeta. J no lado do eletrodo de Pb (chumbo) mais espesso, que sofre oxidao, forma-se PbI2(s) (iodeto de chumbo insolvel em gua),devido a reao do chumbo reduzido com o KI (iodeto de potssio) presente na soluo. A colorao da soluo nesse lado da reao uma cor amarelada.

8. CONCLUSO

O experimento permitiu a compreenso dos mecanismos que geram corroso neste tipo de clula. Acontece a transferncia dos eltrons das regies andicas, onde ocorre a passagem de ons para o meio causando oxidao (corroso), para as catdicas, onde h recepo de eltrons pelos ons ou molculas existentes na

soluo e sofre reduo (aumento da massa), pelo circuito metlico e uma difuso de nions e ctions na soluo.

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc19/a04.pdf

You might also like