You are on page 1of 12

Ano 20 - n 01 - JULHO de 2011

ndice
Famlia
A Luta de Carola Friesen................. pg.03

Editorial
com muita alegria que trazemos para sua leitura as notcias de nossos amados irmos e igrejas da Cobim, temos recebido muitas bnos, por isso, convidamos cada leitor para um momento de reflexo e futuro compartilhar com seus amigos e familiares. A Palavra de Deus nos estimula diante das mais diversas dificuldades... olharmos sempre para JESUS como o nico Autor e Consumador da nossa f... Hb 12. 1-2; para melhorar nossa compreenso a respeito desta verdade, vejamos a histria abaixo: Se colocarmos um falco em cercado de um metro quadrado e, inteiramente aberto por cima, esta ave, ser um prisioneiro, apesar de sua extraordinria capacidade de voar entre 150 a 220 quilmetros por hora. O falco ficar se debatendo de um lado para o outro e diante da limitao da cerca, no consegue perceber que sua sada est logo acima. Permanecer limitada e presa pelo resto da vida, nessa pequena cadeia sem teto. A ilustrao do falco, nos ajuda compreender que mesmo diante dos desafios dirios podemos e devemos Olhar para Cima, por que a nica sada para seguirmos nossa caminhada e ou carreira a ns proposta somente olhando para o Alto.

Opnio
O Conclio............pg.03

Homenagens
Abrao Janzen e Sinval de Souza...pg.04

Matria de Capa
Conclio de Pastores Cobim..................pg.05

Notcias

Santa Catarina e A Cobim precisa de homens e mulheres cheios da presena e poder do R. Grande do Sul pg.09 Paran.................pg.10 Esprito Santo para buscar sempre a vontade boa, perfeita e agradvel de Deus e assim continuarmos animados e fortalecidos em Sua Obra.

Conselho de Educao
Mensagem..........pg.11

Uma tima leitura a todos Paulo Roberto Quentino Executivo Conselho Pastoral

Design Grfico, e Diagramao: Clayton Lima de Souza Tiragem: 1.100 exemplares Impresso na Editora Grfica Everest Ltda. NA WEB http://www.cobim.com.br e-mail: cobim@cobim.com.br Fone/Fax: (41)3286-3233 Endereo: Av. Comendor Franco, n 7.770 - Bairro Uberaba CEP: 81.560-000 - Curitiba-PR Gesto, Redao e Edio Csar Prestes de Faria Coordenao: Pr. Paulo R. Quentino Operao e Distribuio: Csar Prestes de Faria Irmos em Ao um rgo informativo da Conveno Brasileira das Igrejas Evenglicas Irmos Menonitas (Cobim)

02
Irmos em Ao

Os artigos publicados tm autorizao dos autores e no caracterizam necessariamente a opinio da COBIM

Famlia

Carola Friesen
por Karl Friesen
Em 14 de janeiro de 2011 encontraram alguns vida; estamos nas mos do nosso Criador. ndulos na Carola e no dia 24 j sabamos da metstase ssea Muitos nos contam da importncia destes meus e depois surgiram tumores no pulmo e crebro. Os mdicos comunicados dizendo que estmulo para a orao, por isso acreditam que o desenvolvimento do cncer de mama de estou escrevendo mais esse relatrio. Divulguem para orao 2004. J foi constatada uma diminuio significativa das em seus contatos, igrejas, boletins e mdias. leses no crebro. Tivemos quimioterapias agressivas, internamentos Tiago 5, 17-18 ...Elias orou... orou e etc. A Carola inchou, perdeu o cabelo, outra vez... ficou muito fraca e etc., e sofreu muito, agora est se recuperando... Lucas 18, 1-8 ... Clamar a Ele dia e A Carola est tomando uma noite... quimioterapia diariamente em comprimidos, AROMASIN Obrigado por nos carregar; muitas exemestano 25mg; e a cada 28 dias vezes estamos fracos para orar... Deus sabe aplica ZOMETA para curar os ossos. todas as coisas e qualquer milagre ou Toma ainda um anticoagulante para aflio que nos acometer est debaixo do "Muitos nos contam da cuidar do trombo pulmonar que se Seu Controle. Obrigado por se importar importncia destes meus formou. Ela sente pequenas dores nos conosco; queremos continuar servindo ossos, muitas vezes so intensas essas comunicados dizendo que NOSSO SENHOR JESUS. dores, (ela tem pnico e terror diante da estmulo para a orao, por Hoje tivemos aplicao do possibilidade da dor) mas, a fora est ZOMETA e consultas com o oncologista e isso estou escrevendo mais c o m a e s p e c i a l i s t a e m v a s c u l a r voltando e a imunidade boa. esse relatrio." Ela est tendo dias mais (ecodoppler), diversos exames foram feitos tranqilos, cozinha, caminha, dirige o e a Carola apresenta quadro estvel, com carro e faz as tarefas caseiras. Nosso melhoras. mdico titular quer reavaliar a doena pela primeira vez somente no fim de julho, pois o tratamento hormonal com o Em amor fraterno - Karl Friesen - 25/05/11 AROMASIN lento, porm muito eficaz. Oramos e esperamos no MESTRE para que esse tratamento produza a Karl e Carola so pastores de Jovens da IEIM do Xaxim. So vontade de Deus; nossa vontade cura, milagre e qualidade de casados a 15 anos e pais de Ana Ester.

A Luta de

Opinio
O Conclio
por Abro Friesen
Pastor em Witmarsum - PR Para mim foi a primeira experincia de estar em um conclio. Estou no ministrio pastoral desde 1978 e nunca tive a oportunidade de estar num evento to importante. Minha expectativa antes do encontro era que este evento resolveria todos ou pelo menos a maioria de nossos problemas em relao aos princpios bblicos, tiraria todas as dvidas e esclareceria aquilo que no entendemos. Sabia que a COBIM um conjunto de igrejas com

muitas diferenas. Somos de culturas diferentes, costumes diversos e influencias urbanas e rurais, formao pastoral em seminrios e faculdades de teologia diferentes e muitas diferenas a mais. Sei tambm que nosso Deus o mesmo, Jesus Salvador e Senhor de todos e o Esprito Santo o consolador, orientador e aquele que nos impulsiona na vida crist. Tivemos momentos muito bons de orao, reflexo, exposio de assuntos e depois, creio que foi o auge do conclio, o momento de compartilhar como um todo e em grupos. Gostei muito, pois, pudemos chegar a consensos e comprometimentos onde nos unimos mesmo tendo diferenas de costumes e vivermos em contextos diversos. Podemos estar unidos apesar das diferenas. 03 Amamo-nos, nos respeitamos e nos ajudamos no ministrio que nosso Senhor Jesus nos confiou. Ainda temos temas que precisam ser discutidos para nos encontrarmos dentro do princpio bblico e firmar o valor dentro do trabalho da Igreja Evanglica Irmos Menonitas. Juntos em Jesus somos mais fortes, fazemos mais e alcanamos mais pessoas.
Irmos em Ao

Homenagens
Abrao Janzen
por Udo Siemens

Semana passada eu fazia minha ronda de capelania no Hospital Colnia Nova. E cheguei tambm ao apartamento em que estava o Pr. Abrao. Sua respirao estava pesada. O Dr. Jac passou e deu uma olhada no doente, ajeitou o respirador, animou a luta do doente com algumas palavras gentis e se dirigiu a seus outros pacientes. O Pr. Abrao estava lcido e claro, apesar de ofegante. Arrisquei a pergunta: e se esta for a ltima etapa? Estou nas mos de Deus, foi sua resposta. Numa conversa com sua irm nesses dias ele confessou: estou feliz que Deus me deu a fora para cuidar da minha esposa at o final. Ela faleceu no incio deste ano aps um perodo longo de enfermidade. Ontem noite o Pr. Helmuth fez sua ronda como capelo no hospital. Chegando ao quarto, chamou o Pr. Abrao, e como despedida leu um texto para ele e orou com ele. Qual o texto que voc um dia gostaria receber na despedida? Ele recebeu o Salmo 23. Abrao Janzen, filho de Abro e Catarina Janzen, nasceu em 30 de janeiro de 1928 na Rssia. Em 1931 os seus fugiram da perseguio comunista atravs da China, vindo ao Brasil em 1934, quando se fixaram no Kraul, atual Witmarsum, SC. L Abrao aceitou Jesus como seu Salvador nos tempos de sua mocidade.

Em 1950 ele se tornou um dos pioneiros da colonizao em Colnia Nova, sendo seguido pelo restante da famlia mais tarde. Em 1954 ele desposou Sara Krger, formando ento o casal Abrao e Sara, que, no entanto, no teve filhos. No incio dos anos 60 eles foram para Curitiba estudar no ITE e conseguir sua formao teolgica e pastoral. No seu retorno a esta regio ele atuou missionariamente na cidade de Bag durante 13 anos. Ali ele dirigiu o Lar Menonita, fez programas de rdio e trabalhou na Igreja Irmos Menonitas. de Bag. Depois disso assumiu a Igreja Irmos Menonitas de Rio do Sul e num momento seguinte trabalhou na regio de Santa Maria. Por um perodo ele tambm foi pastor desta igreja. Nas igrejas em que andou, ficar a lembrana da sua espontaneidade em falar de Jesus, em convidar pessoas para o Senhorio de Cristo. Ele conseguia facilmente entrar em contato com as pessoas e no relutava entrar nas casas e fazer estudos bblicos. Igualmente nos lembraremos de sua veia potica e facilidade para compor rimas para divulgar o evangelho. Sua esposa Sara faleceu em janeiro deste ano, aps um longo perodo de doena, sob os cuidados exemplares de seu marido. Cinco meses depois o Pr. Abro acompanha sua esposa na morte. Que Deus abenoe a memria do Pr. Abro e lhe conceda o descanso eterno.

Sinval de Souza
por Sinval Jnior

Ol amigos e irmos... Partiu no comeo da noite do dia 08/06, para estar com nosso Senhor Jesus Cristo, meu pai nosso pai Pr Sinval de Souza. Foi cedo, muito cedo, s 60 anos, completou 04 no dia que foi internado, 24/05 passado. Um homem notvel, que amava Deus, Cristo e sua igreja. Dedicou a vida, serviu no ministrio, desde os 16 anos quando plantou sozinho uma igreja, entre os ndios Caingangues em Santa Catarina. Desde que me conheo
Irmos em Ao

por gente meu pai pastor, tendo trabalhado em algumas igrejas, 26 anos na atual, homem de Deus. Levou centenas de pessoas a Cristo, pastoreou e inspirou muitos homens e mulheres a engajarem-se no Reino, pessoas que servem em igrejas e misses, ministrios por todos os cantos do Brasil e alm... Far muita falta!!! Agradeo a cada um de vocs que orou conosco por sua recuperao. Hoje ele respira aliviado, no cu, completamente curado, sem dor junto ou qualquer tipo de angstia com nosso Senhor Jesus Cristo. Falou-me na ultima vez que nos vimos no hospital, h quase duas semanas atrs: - No se preocupem comigo, se o Senhor me chamar, eu estou pronto!! Sinval Jr, Silas, Samuel e Eunice

CAPA

Matria de

Conclio

Cobim
pelo Conselho Pastoral
Relatrio do Conclio de Pastores Bethel, 28 a 31 de Maro de 2011 DO CONCLIO DE PASTORES E ele mesmo concedeu [lderes]... com vistas ao aperfeioamento dos santos para o desempenho de seu servio... at que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus. E seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que o cabea, Cristo, de quem todo o corpo efetua o seu prprio aumento para a edificao de si mesmo em amor (Ef. 4:1116) O Conclio de Pastores teve como objetivo proporcionar um frum de dilogo que possibilitasse um reconhecimento frutfero de nossa identidade e vnculo de f, em funo dadiversidade presente em nosso meio. Elaboramos uma Carta de Princpios e Valores contendo 12 pontos chave em que, a partir de convices comuns fundamentadas na Confisso de F da COBIM, identificamos convices e compromissos que fundamentam nossa identidade e unidade. Ao invs de exaurirmos o texto dos Princpios e Valores, adotamos a estratgia de elencar alguns itens importantes que nos permitisse ter um encontro mais produtivo e deliberativo ao invs de mera discusso. O resultado foi um momento bastante valioso em que pudemos respeitosamente identificar as convices de cada um dos 87 pastores presentes, enquanto nos comprometamos a estabelecer compromissos comuns e prticos para o fortalecimento do relacionamento de nossa famlia de igrejas. Nos unimos porque a unidade por meio do Esprito Santo expressa a ao graciosa de Cristo em nosso meio, e DAS ORIENTAES INICIAIS O Presidente Udo Wall realizou uma apresentao sobre a proposta de reconhecermos princpios que governem nossos valores, que, por sua vez, fundamentem nossa prtica (1 Ts 5.19-21, 1 Jo 4). Foi destacado que a base deste encontro deveria ser a Palavra de Deus no centro e uma vida de piedade e consagrao no ntimo. Logo aps reconhecemos que o conclio deveria ser governado por 3 palavras fundamentais que se tornaram nossos marcos para o encontro: DILOGO: declaraes sero valiosas se acompanhadas de dilogos comprometidos em colocar nossas convices em prtica em nossa situao especfica; RESPEITO: precisamos ter sensibilidade para com as convices particulares sem desprezar as pessoas por meio de juzos desrespeitosos; HUMILDADE: por mais experientes que sejamos, haver situaes em que no saberemos o que fazer. Precisamos admitir nossas limitaes e abertura para encontrar ajuda, mesmo que seja onde menos esperamos. DO PROGRAMA Os principais elementos presentes no programa: A abertura do conclio se deu com uma palavra do presidente; As manhs foram marcadas por devocionais em grupo e orao; Tivemos dois cultos cujos elementos litrgicos fundamentais foram testemunhos, louvor, leitura bblica e orao (segunda e quarta); porque atravs dela podemos estabelecer um ministrio conjunto mais robusto para a glria de Deus. Ao Deus Trino toda a honra e glria!

de Pastores

05
Irmos em Ao

As cinco plenrias se concentraram na tera (todo o dia) e quarta-feira (manh e tarde). Foram privilegiadas tanto discusso em plenria como em grupos pequenos Houve um perodo de ampliar e esclarecer sobre a nova estrutura proposta pela COBIM, definindo como seriam redistribudas as responsabilidades no novo presbitrio. DAS PLENRIAS Plenria 1 Manifestaes do Esprito Santo Apresentao em Plenria: 1. Anlise de Documentos: (1) Confisso de F dos Irmos Menonitas, Parte 2; (2) Confisso de F da COBIM, Art. 1, 6, 10; (3) Doutrina do Esprito Santo, Concluso. 2. O NT no apresenta uma lista exaustiva e definitiva dos dons, apenas indicativa. 3. Necessidade de definio sobre nossa convico e postura diante das manifestaes do Esprito. 4. Questes em plenria: (i) Os dons so atuais?; (ii) O que legtimo? O que ilegtimo; (iii) O que excessivo e merece ser evitado?; (iv) Relao com as emoes: extremos de manipulao e mordaa. Discusso em Grupos: Como andar juntos com as nossas diferenas com respeito a manifestaes do Esprito? 1. Acreditamos na atualidade de todos os dons do Esprito Santo expressos em Ef. 4, 1 Co. 12-14, Rm. 12 e 1 Pe. 4.; 2. Em momentos comunitrios, deve ser privilegiado os dons e manifestaes que contribuam para a edificao comum, seguindo as diretrizes de ordem e decncia (1 Co 14), privilegiando o amor (1 Co 13); 3. Experincias pessoais devem ser respeitadas e sua vivncia mantida na esfera pessoal. Sua partilha deve ter como foco a glria de Deus; 4. O mais maduro deve respeitar aquele que julga menos maduro; 5. A manipulao de sentimentos, a imposio e desejo de controle, o personalismo e a afirmao do ego, em como a arrogncia so ilegtimos e devem ser evitados; 6. Todos os dons so possveis, mas no necessrios; depende da situao. Concluses: 1. Conforme destacado na Doutrina do Esprito Santo, o resultado da vinda do Esprito se torna visvel na igreja atravs de suas aes dirias de amor, e atravs das aes extraordinrias de manifestaes e milagres que Deus realiza; 2. Tratamos como pastores, mas tambm como igrejas. Por isso, necessrio tratar isto tambm na igreja; 3. Dom distinto de manifestao, e diferente da funo. Deve ser melhor investigado em um momento posterior estas distines; 4. A partir do dom de lnguas tentamos chegar a alguns 06 princpios bblicos reguladores: (1) Privilegiar mensagens compreensveis a todos; (2) De forma pblica, o dom de lnguas deve ser acompanhado de interpretao; (3) Num contexto comunitrio, na ausncia de interpretao, a manifestao do dom deve ser feita de forma pessoal e contida; 5. Pela dificuldade prtica de estabelecer critrios num contexto de plenria, delegamos ao Conselho Pastoral esta
Irmos em Ao

tarefa, particularmente no dom de lnguas, interpretao de lnguas e profecias. Compromissos gerais: 1. Nos comprometemos a respeitar as particularidades de cada igrejas, sem ingerncias nem imposies. Reconhecemos o direito legtimo do CP em oferecer orientaes bblicas e prticas; 2. Nos comprometemos a amar, respeitar e continuar leal a uma caminhada conjunta, mesmo que a posio da maioria seja diferente da minha particular; 3. Nos comprometemos em ensinar os princpios bblicos para a expresso dos dons e manifestaes do Esprito em nossas igrejas locais. Plenria 2 Liderana Espiritual Apresentao em Plenria: 1. Formas de liderana no mundo: ditador, diplomtico, carismtico, paternal; 2. As emoes so excelentes servos, mas pssimos senhores; 3. Liderana sadia quando o lder tem equilbrio. O maior exemplo de liderana Jesus; 4. Lder aquele que tem seguidores (Jo. 15:16); 5. Foram identificadas perguntas pertinentes para discusso em grupo. Consideraes Gerais: 1. Temos outros ministrios de liderana dentro da igreja ou s o pastor? (Ef 4:11-16); 2. Como reconhecer o chamado de um pastor? Reconhecimento vem da aprovao da igreja/conselho; 3. A funo principal do pastor cuidar do rebanho (igreja), e no a administrao da igreja. O rebanho do Senhor, o pastor apenas um mordomo; 4. Os dons influenciam no chamado pastoral? 5. O que define o chamado de um pastor? 6. Diferena entre pastor ordenado nacionalmente e pastor reconhecido localmente; 7. Como agir quando o pastor no reconhece que no responde ao anseio da igreja? 8. Princpio de liderana plural. Discusso em Grupos: Prestao de Contas: a quem o pastor deve prestar contas? Quem autoridade sobre ele? Quais as implicaes sobre a submisso do pastor a esta autoridade? 1. A Deus e ao seu mentor, ao grupo de confiana, conselho pastoral regional. Pastoreio de pastores. Para a denominao (regional); 2. Positivamente nos ajuda em alguns problemas, negativamente exige mudanas de paradigmas para oferecer proteo e cobertura; 3. Deve haver no prprio pastor a submisso a autoridade; 4. Trs instncias: (i) CP Local; (ii) CP Regional; (iii) CP Nacional; 5. A submisso a COBIM se reflete na recproca da submisso de seus membros; 6. Que o pastor e sua famlia sero cuidados em todas as reas de sua vida pessoal e ministerial; 7. Implica em relatoriar o que est fazendo.

Pastor: vocao ou emprego? 1. Vocao com sustento digno. Se duas pessoas, deve haver remunerao digna para as duas pessoas; 2. Temos uma vocao acima de tudo. Quem reconhece o chamado? 1. Quem reconhece o chamado a prpria pessoa, os que esto a sua volta, sua autoridade espiritual, pastor, igreja e a famlia. Submeter-se a autoridade do Conselho Pastoral; 2. A igreja local com um mnimo de acompanhamento de 2 anos pelo Conselho Pastoral local. Como isso afeta o compromisso com a igreja local? A entrada e sada de um ministrio? 1. Deve haver um processo de transio (mnimo de 6 meses) para uma sada do ministrio pastoral; 2. O pastor no deve ir para uma igreja por interesse salarial, mas por reconhecimento de chamado que servir a igreja com seus dons. Tendo vocao e ovelhas, qual o papel da formao teolgica do pastor? Quais outros requisitos para assumir a funo pastoral? 1. Mesmo reconhecendo que h pessoas sem formao que exercem de forma satisfatria a funo pastoral, deve ser buscado a formao na rea teolgica acadmica; 2. Recomendamos que haja formao teolgica mnima em uma instituio da denominao ou reconhecida, para que o candidato tenha ferramentas suficientes para a execuo do seu ministrio. Esta formao no termina com a concluso do curso e com o incio do ministrio; 3. Que a igreja e o vocacionado se comprometam com o retorno para a igreja que o envia ou de lhe arranjar uma igreja da COBIM Regional onde possa servir/estagiar. Nos comprometemos a: 1. Reconhecer a liderana da denominao como autoridades espiritual e ministerial, nos submetendo a ela em seus mbitos nacional e regional; 2. Ler e observar o manual do pastor, com nfase no captulo tica Pastoral; 3. Participar do pastoreio de pastores ou outro programa de prestao de contas ou mentoreio entre pastores desenvolvida pela regional; 4. Ensinar a igreja a cuidar e direcionar seus vocacionados ; 5. Nos manter atualizados baseando oportunidade de continuidade na nossa formao ministerial; 6. Em mudanas de ministrio que aconteam sob entendimento mtuo entre igreja, ministro e regional, cuidaremos para que haja sempre uma transio adequada (6 meses a 1 ano); 7. Oportunizar aos vocacionados a devida formao teolgica e espao para estagiar; 8. Reconhecemos que cada lder espiritual deve ter vocao assumida e reconhecida e de preferncia ensino teolgico; 9. O relacionamento do pastor com a igreja no deve ser de empregador e empregado. No vnculo empregatcio. Plenria 3 Liderana Espiritual II (Ordenao Feminina) Apresentao em Plenria:

1. Texto: 2 Tm. 2:2. Restries identificadas: ensinar e liderar; 3.Questo cultural: epstolas no so exaustivas em determinada doutrina visto que so documentos situacionais. Paulo restringe o falar em 1 Tm 2, mas o permite em 1 Co 11. Seria o mesmo vlido para a liderana? 4. Questo teolgica: fundamenta na criao. Justificativa pode ser interpretada de dois modos: (i) restrio deve-se a uma punio imposta ao gnero pelo pecado de Eva menos provvel; (ii) restrio deve-se a um vcio de natureza no discernimento feminino mais provvel; 5. Foram identificadas perguntas pertinentes para discusso em grupo. Discusso em Grupos: Questo: H uma restrio inequvoca de gnero nas Escrituras para o exerccio da funo pastoral? Apresente os argumentos que sustentam sua posio. Posio mais restritiva: 1. Paulo em 2 Tm 2 usa termos fora da cultura judaica, os requisitos so destinados ao grupo masculino, dons so pra todos, mas funo pastoral especifica ao homem; 2. No reconhecemos uma orientao clara e evidente no NT para ordenao feminina. No texto de Timteo, Paulo usa de um argumento que transcende a cultura. Deus tem um padro de autoridade (responsabilidades). Todos os requisitos para o pastoral para o homem. Obs.: Dom pastoral pode ser exercido por ambos os sexos; mas a funo pastoral de liderana parece restrita aos homens. Posio intermediria: 1. A mulher no deveria ser autoridade mxima sobre uma igreja. Deve haver cobertura. 2. Entendemos que a mulher deve usar seus dons no servio nas igrejas. Entendemos que o ministrio feminino cercado de controvrsias. Neste momento no podemos afirmar nada de forma inequvoca. Precisamos de mais tempo para uma posio definitiva. Consideraes: (i) A mulher pode exercer seus dons e servir na igreja; (ii) A mulher deve pastorear se, juntamente com o seu marido, assumir o servio pastoral (1 Pe. 3); (iii) Entendemos que mulheres onde seu cnjuge no assume o ministrio. Tal situao pode gerar conflito com o ensino bblico sobre a liderana familiar; (iv) No temos ordenado pastores solteiros. Entendemos que necessrio um acordo entre o casal para o desempenho vocacional. Logo, mulheres solteiras entram no mesmo critrio; 3. Chamado mais fruto. Questionamento na ordenao se ambos so pastores e/ou apenas auxiliar. Sexo mais frgil; 4. Aceitamos a ordenao, com a superviso do marido. A mulher no dever ser a autoridade mxima de uma igreja. Posio mais favorvel: 1. Para ns a restrio no inequvoca, mas contextual. 07 Entendemos tambm que o cnjuge do ordenado no necessariamente est ordenado junto. A submisso da esposa ao marido no afetada no caso de ordenao feminina; 2. Devem ser observados os mesmos requisitos da ordenao do ministrio masculino. Dons, chamado, reconhecimento pela igreja local; 3. Aceitamos o pastorado de mulheres com a restrio de
Irmos em Ao

no ser autoridade sobre o marido. E cada caso deve ser analisado individualmente. A ordenao poder acontecer, mas cada igreja local est livre para aceitar ou no uma pastora; 4. O Esprito Santo d dons para todos. O ministrio para todos. Jesus no desprezou mulheres. Ana foi profetiza; 5. Havendo chamado reconhecido e dons manifestos (At. 10:45ss.). A evidncia da condio do Esprito Santo (se ele fez, no temos como no aceitar); 6. Para uma resposta inequvoca, preciso um maior aprofundamento. No temos restries. Exemplo: Mulheres que atuaram. Resultado da Pesquisa Posio Pastora Titular Pastora no Titular Pregar, mas no pastorear Nem pregar, nem pastorear Indecisos Quantidade 21 34 5 1 8

9. Sermos como pastores, modelo e viso e flexibilidade para alcanar o princpio assumido; 10. Sermos um agente comunitrio visando comunho, evangelismo e servio em favor da comunidade; 11. No impor nossas expectativas sobre os outros. Plenria 5 Famlia e Vida Humana Questes debatidas em Plenria: 1. Como nos posicionamos quanto ao homossexualismo? Como so tratados em nossas igrejas? Queremos que ele mude antes de vir pra igreja; Temos nos posicionado de forma preconceituosa; Devemos am-los como seres humanos, no usando jarges e versculos prontos. Exemplo IEIM So Paulo: trabalha com profissionais do sexo, caf da madrugada como forma de aproximao. Eles esto buscando as igrejas.Precisamos saber como trabalhar. O que fazer com o homossexual dentro da igreja? 2. Podemos admitir o adultrio e o abandono do cnjuge incrdulo como permisses legtimas para divorcio e novo casamento? Maioria favorvel ao adultrio como permisso legtima para divrcio e novo casamento. Alguns expressam restrio quanto possibilidade de novo casamento no caso de abandono do cnjuge. Cada caso um caso. Neste caso, quais sero os critrios para avaliar os casos particulares? Podemos admitir algum na liderana da igreja neste caso? Devemos evitar rotular e impedir o exerccio dos dons daqueles que se divorciaram; 3. Como nos posicionamos nos casos de gravidez por estupro? O parto deveria ser realizado mesmo assim? E a criana, caso no seja assimilada pela me/famlia da me, deveria ser encaminhada para adoo? Em caso de estupro, a plula do dia seguinte pode ser indicada. Entretanto, reconhecemos a possibilidade de ser um mtodo abortivo, visto que no impede a fecundao, apenas a nidao. O mdico e pastor Victor Ekk esclarece que apenas aps a nidao o feto e o corpo feminino passa a ter vnculos de dependncia orgnica e possibilidade de desenvolvimento como ser humano. A lei permite o aborto em casos de gravidez por estupro. Aceitamos isto como legtimo? Recomendao do livro bebs para queimar. Observar o texto sobre vida humana. No houve discusso em grupos. No houve discusso em grupos CONSIDERAES FINAIS: Nas consideraes finais entendemos que: a diversidade pode ser melhor interpretada como riqueza da multiforme graa de Deus; podemos dialogar com respeito fundamentados na Palavra como regra de f e prtica; ao invs de sacralizar formatos, trabalharemos melhor com princpios inegociveis e compromissos prticos para cumpri-los; apesar de precisarmos nos aprofundar melhor, precisamos ter a ousadia de chegar a concluses sob nosso melhor juzo no momento, visto que a vida exige respostas.

Plenria 4 Igreja Consideraes em Plenria: 1. Incluso e debate de um princpio fundamental, de viver uma igreja relacional 2. Reconhecemos que grupos pequenos e de discipulado potencializam igreja relacional 3. Mtodos e/ou modelos podem variar, desde que procurem viver o princpio 4. Foram identificadas perguntas pertinentes para discusso em grupo. Discusso em Grupos: Princpio afirmado: Viver uma igreja relacional comprometida com evangelismo e edificao. Quais compromissos decorrem desta convico inegocivel? Nos comprometemos a... 1. Combater o centralismo no templo como fim em si mesmo; culto, como nico dia sagrado, e a centralizao do clero; 2. Ensinar nossas igrejas, luz das Escrituras, o que ser uma igreja relacional, comprometida com evangelismo e edificao mtua, e incentiv-la prtica por meio de um verdadeiro discipulado; 3. Trocar experincias com outras igrejas sobre mtodos de viver o princpio de igreja relacional, de modo a desenvolver grupos de relacionamento eficazes; 4. Identificar e promover programas, eventos e maneiras que estimulem relacionamentos em funo da realidade local em que a igreja est inserida. Exemplos.: grupos de discipulado, clulas, grupos familiares, etc; 5. Proporcionar aos novos membros a oportunidade de participar de grupos pequenos, capacitando novos lderes para estes grupos; 08 6. Trabalhar na edificao de crianas, adolescentes e jovens. melhor construir uma criana do que remendar um adulto; 7. Reconhecendo que somos parte de uma famlia de igrejas, queremos ser uma igreja que presta contas para a COBIM; 8. Usar todas as maneiras possveis para o evangelismo; ganhar pessoas para Cristo e edificar esse corpo de Cristo;
Irmos em Ao

Notcias

Projeto Missionrio em Pouso Redondo

por Silvio de Campos e Claudileia C. de Campos Pastores Auxiliares na IEIM Tai-SC

Ol amados irmos!! Grandes coisas fez o Senhor por ns, por isso estamos alegres!! Realmente o Senhor tem feito grandes coisas em nossas vidas e tambm atravs de nossas vidas, e estamos muito felizes em poder servir ao nosso Deus, que to maravilhoso! No sbado (07/05) realizamos o primeiro batismo aqui em pouso redondo. Foram seis pessoas que, em obedincia ao mandamento de Jesus, desceram s guas. Foi um dia de muita alegria para ns e para todos os irmos. Os primeiros cinco batismos foram dos irmos Amauri, Dionata e das irms Alexandra, Julia e Alvacir. Foi em uma cachoeira, um lugar muito lindo onde se pode ver e desfrutar a beleza da criao de nosso maravilhoso Deus! O sexto batismo foi o da irm Mirtes, que por ser paraplgica, teve de ser batizada em sua casa, em uma piscina. No domingo, os irmos deram os seus testemunhos no culto e foi um momento de muita emoo. maravilhoso ver o que Deus esta fazendo na vida desses amados irmos!! Encerramos o fim de semana com um grande momento de comunho: um delicioso almoo depois do culto, e foi uma beno podermos desfrutar de este tempo de comunho com os nossos irmos! Pedimos que continuem orando por estes irmos e por toda a obra aqui em Pouso Redondo. J temos mais alguns candidatos para o prximo batismo. Orem para que o Senhor continue derramado do seu Esprito sobre este povo! Queremos uma vez mais agradecer a todos por suas oraes em nosso favor e da obra em Pouso Redondo. Muito obrigado! Um grande abrao a todos e que o amor de DEUS reine na vida de cada um de vocs!

Meumundocafe.blogspot.com
por Ilone Kasdorf

Assistncia social um dos valores tradicionais da cultura Menonita. MeuMundo Caf (MCC) foi criado pelo departamento de Misses da Regional Sul, para enfatizar este valor. Todas as arrecadaes ajudam a custear o trabalho social das Igrejas Irmos Menonitas na regio. Projetos em planejamento incluem trabalhos missionrios na Angola, Bag e na Regional Sul incluindo Sobradinho e Porto Alegre. MMC um coffee shop dirigido por uma comunidade de voluntrios, tanto na confeco dos produtos, como na distribuio dos mesmos. Empresas locais ajudam a patrocinar estes projetos e permitem ao MMC vender os seus produtos em suas lojas. O MeuMundo Caf recentemente lanou um novo

programa: O MeuMundo Bazar. Voluntrios se disponibilizaram para vender roupas usadas durante os torneios de futebol no clube da Colnia Nova, durante o vero. Para finalizar a temporada foi planejado um evento especial no dia 12 de Maro. Algumas mulheres da comunidade profissionais liberais, doaram seu tempo e talento para presentear s participantes com cortes de cabelo, massagens, manicris e trabalhos manuais. A programao da noite comeou com um desfile de roupas do MeuMundo Bazar. Tambm houve uma palestra pela Professora Ani Ott sobre como podemos cultivar e cuidar dos nossos relacionamentos, e outra 09 pela Denise Penner sobre como podemos cuidar da nossa sade fsica. Para finalizar a programao, houve um desfile de moda das dcadas. O evento reuniu mais de 160 mulheres da comunidade da Colnia Nova e redondeza. Somente nessa noite foram arrecadados R$ 1.700,00.
Irmos em Ao

Notcias de Witmarsum, Palmeira, PR. Festa da Colheita


A Festa de Ao de Graas pela colheita este ano teve a presena de 80 irmos de Blumenau, SC. J no sbado, dia 28 de maio, 17 jovens vieram a Witmarsum, PR, para o encontro de jovens. No domingo, dia 29 de maio, vrios carros e um nibus vieram trazendo os irmos para a festa. O culto comeou s 10 horas e terminou s 12 horas. Os corais das igrejas cantaram. A Igreja louvou e Deus nos falou. O Pr. Leonardo Thieme serviu com uma mensagem e um filme A Colheita. Destacamos da mensagem 3 opes na colheita para o Reino de Deus: a) Fugir; b) Observar; c) Fazer algo. Qual a sua opo? Irmo Udo Wall nos desafiou em sua mensagem com a frase separe algo de sua colheita e semeie para colher novamente, tempo, dons, talentos, dinheiro, conhecimento e outros. Todo culto foi em alemo e portugus. Ao meio dia todos comeram um churrasco e s 14:30 horas um caf com bolos. Blumenauenses obrigado por vossa presena.

Batismo/Despedida

Dia 05 de junho realizamos nosso batismo com 6 adolescentes / jovens. Neste mesmo culto tivemos a despedida do Pr. Marcos Silas Costa e Silva do Ministrio em Portugus da Igreja, aps 4 anos e meio de trabalho. Ele continuar seu ministrio em Luiz Eduardo Magalhes, BA, junto com o Pr. Helmut Dck. Com bolo e cachorro quente encerramos a noite festejando 4 anos de Ministrio em Portugus na Igreja.

Congresso Trans Mundial A Pessoa que Deus Usa.


por Adriano Cruz Dep. Marketing da Faculdade Fidelis

Este foi o tema central do Congresso Trans Mundial, que foi realizado de 09 a 11 de Junho, na Igreja Evanglica Menonita de Curitiba. A Faculdade Fidelis em parceria com a RTM (Rdio Trans Mundial) de So Paulo, ficou responsvel pela organizao. Este evento j foi realizado no Rio de Janeiro, So Luis do Maranho, Manaus, Goinia e agora em Curitiba. O evento foi aberto pelo Prof. Itamir Neves, estudioso na rea da Teologia cujo tema foi "Pedro, a mensagem aos judeus". Os outros palestrantes foram o Dr. Russell Shedd, um grande escritor e tradutor de vrias verses da bblia, que falou sobre "Paulo, a mensagem aos gentios", o Prof. Luiz Sayo, mestre em lnguas originais Grego e Hebraico, que nos falou sobre "Filipe, a mensagem aos samaritanos" e o Pr. Paschoal Piragine da PIB de Curitiba que nos trouxe uma reflexo sobre "Ministrio e Famlia como conciliar?". Participaram tambm a dupla Wesley e Marlene de Goinia e a Banda Tempero Acstico de Curitiba. Com certeza, este congresso vai marcar a histria de cada um, tanto pelos momentos de comunho, estudos e 10 reflexes. Gostaria de agradecer o apoio de todos os amados irmos, que contriburam atravs da divulgao, da orao e com a sua presena. Com os desafios lanados neste congresso, deixe Deus te usar. Para entender a vida, precisamos conhecer O Criador. Fidelis, fazendo voc aprofundar razes. www.fidelis.edu.br
Irmos em Ao

Conselho de Educao

Cobim
Rejane Ott - Liane Della Giustina Queridos amigos estamos pela primeira vez fazendo parte do Irmos em Ao e ficamos lisonjeadas pela oportunidade. Somos o conselho de Educao da Cobim: Coordenao Rejane Ott, secretria Liane Della Giustina e, na rea educacional, gostaramos muito de estar mais perto das Igrejas, as quais nos disponibilizamos a servi-los em suas necessidades, sejam na formao de professores bem como palestras. Neste espao tentaremos estar trazendo alguma mensagem, um assunto atual e atividades para crianas. Pedimos suas oraes para que tenhamos sabedoria de como agir e encontrar coisas novas que agradem a Deus para sua Honra e Glria. Gratas Mensagens - Um pedao de bolo - 14/11/2005 s vezes nos perguntamos: "O que eu fiz pra merecer isso?", ou "Por que Deus tinha que fazer isso justo comigo?". Aqui vai uma belssima explicao. A filha dizia a sua Me como tudo ia errado. Ela no se saiu bem na prova de Matemtica, o namorado resolveu terminar com ela e a sua melhor amiga estava de mudana
A B C D E F G H I J K L M N O P
A G R A V C E E R F A R E G C R E M M I S E C C R O U I C N M C O C I N E R R D S R I D C R A R S M O D E C E E R I M D P I k P O A O I V R I A j I N E

para outra cidade. Enquanto isso, sua Me preparava um bolo e perguntou se a filha gostaria de um pedao, e ela disse: - claro me, eu adoro os seus bolos. - Toma, um pouco de leo de cozinha. - Credo! - Que tal ento comer uns ovos crus? - Que nojo, Me! - Quer ento um pouquinho de farinha de trigo ou bicarbonato de sdio? - Me, isso no presta! A Me ento respondeu: - verdade, todas essas coisas parecem ruins sozinhas, mas quando as colocamos juntas, na medida certa, elas fazem um bolo delicioso! Deus trabalha do mesmo jeito. s vezes a gente se pergunta por que Ele quis que ns passssemos por momentos difceis, mas Deus sabe que quando Ele pe todas essas coisas na ordem exata, elas sempre nos faro bem. A gente s precisa confiar nEle e todas essas coisas ruins se tornaro algo fantstico! Deus louco por voc. Ele te manda flores em todas as primaveras e o nascer o Sol todas as manhs. Sempre que voc quiser conversar, Ele vai te ouvir. Ele pode viver em qualquer lugar do universo, e Ele escolheu o seu corao. Espero que o seu dia seja como um "pedao de bolo!". "Descansa no SENHOR e espera nele..." Sm. 37:7 Enviado por: Roseli Ap. Eleutrio de Medeiros Capturado dia14 de junho de 2011 em http://www.topgospel.com.br/Acervo.asp?Id=1106
A B O U V C
N

A O

I V

E E S I T A Z E X

G P R S T H I L M I S

N X E

N E

O L O

Z j k

Ns devemos _______ em Deus e no seu ensinamento. O _____ contido na Bblia vem de Deus. Sinnimo de manter, continuar ______. O mesmo que executar. Deus teve _______ de Paulo, pois ele no sabia o que estava fazendo. F. O que nos avisa sobre o certo e o errado a CONSCINCIA. G. Deus nos escolheu para _______________________. H. Favor imerecido, presente, nos dado sem cobrar nada. I. Ganhar, tomar o que oferecido, dado ou mandado, _____________.

A. B. C. D. E.

Letras correspondentes ao smbolo

Irmos em Ao

J. Deus d para cada um de ns uma ____________. K. Precisamos manter a conscincia __________. L. Eu tenho f em Deus. o mesmo que: Eu __________ 11 em Deus. M. O contrario de falso ______________. N. Executar, criar, realizar ____________. O. Paulo estava _______________ por Deus lhe dar foras. P. Ns somos ____________ para os outros.

Tema

A mulher do Salmo 96
Preletora

Luciene Schalm

Comunidade Crist Silo - Joinvile-SC Formada em Teologia.

09 a de s 1 etem1 de 2 bro 011

Local Centro de Convenes Nova Petrpolis-RS Organizao Regional do Rio Grande do Sul
SANTA CATARINA

Rejane

PARAN

Ive

RIO GRANDE DO SUL

SO PAULO

(47) 3464-1838

(41) 3376-8099

Ingrid

Eunice

MATO GROSSO DO SUL

(53) 3246-3107

(11) 3742-6469

Maria

(67) 3383-7414

You might also like