You are on page 1of 5

VCUO TERAPIA Atua mecanicamente no sistema circulatrio (nervoso e linftico), regulando o equilbrio hdrico a circulao de nutriente e eliminao de toxina

nos tecidos. em tcnica que podemos utilizar nos tratamentos faciais e corporais, assim como no pr e ps operatrio. A utilizao da vacuoterapia na esttica deve ser associada a outros procedimentos como Ultra Som e ionofonese. O terapeuta aplica sobra a pat do corpo a ser tratada observando na pele do paciente em direo circulao linftica, produzindo uma massagem forte com a produo do vcuo (suco). uma tcnica francesa que associa drenagem linftica e massagem. A aplicao estimula a circulao local, desorganizam as clulas as clulas adiposas e rompe os ndulos fibrosos que caracterizam a celulite. Com isso a gordura local tambm estimulada e transforma-se em glicerol, substncia absorvida pela circulao linftica eliminando do organismo, restaurando a qualidade do tecido cutneo. Indicaes: Na preveno e tratamento celulite, gordura localizada, reduo de permetros corporais e tonificao tecidual. Alm de promover um relaxamento muscular, fornece a circulao e estimula a eliminao de toxina pelo organismo. Tambm aplicado para dor.

CORRENTE RUSSA A Corrente Russa uma forma de eletroterapia (terapia com impulsos eltricos), associada a movimentos musculares, desenvolvida pelo russo Yakov Kots nos anos 80. A corrente eltrica utilizada assimtrica, de baixa freqncia, baixa voltagem e pequena intensidade. O estmulo eltrico da Corrente Russa aplicado por 10 segundos, seguido por intervalo de 50 segundos, com um tempo de tratamento recomendado de 10 minutos por sesso de estimulao eltrica.

Vantagens da Corrente Russa: O argumento de Yakov Kots para o uso de estimulao eltrica em conjunto com exerccios voluntrios que os programas comuns de atividade fsica constroem volume e fora muscular ou resistncia fsica, porm ignoram o papel da habilidade e coordenao motora na performance atltica. J a estimulao eltrica recrutaria fibras de contrao rpida, unidades motoras rapidamente fatigveis associadas a movimentos rpidos, coordenao motora precisa e graciosidade do movimento, e tambm as fibras de contrao lenta de maior capacidade para gerar energia aerobicamente. Ao contrrio da ginstica passiva, na Corrente Russa existe a participao direta da pessoa. Desta forma, com a combinao de exerccios e estimulao eltrica da Corrente Russa, poderia-se obter mais vantagens. Embora seja comprovado que a Corrente Russa estimula fibras de rpida contrao, questionado at que ponto isso ajudaria na preciso do controle motor e graciosidade do movimento.

DRENAGEM LINFTICA A drenagem linftica uma terapia em prol da sade que atua de forma muito eficaz no campo da esttica. A drenagem atua na reduo de celulite e das gorduras localizadas. O conhecimento das vias de drenagem (sistema linftico) de vital importncia para o sucesso da terapia. O procedimento de DML indicado como adjuvante em tratamentos para celulite, gordura localizada, flacidez, estrias e pr e ps operatrio uma vez que o mesmo potencializado os resultados. O procedimento consiste em uma massagem especfica realizada com movimentos leves e lentos, qual direciona e melhora o fluxo linftico, fazendo com que a linfa flua em direo aos linfondos que se localizam em pontos especficos no corpo. A DML de extrema importncia ao funcionamento do organismo. Seus benefcios melhoram a circulao sangunea, assim eliminando toxinas e diminuindo a reteno hdrica, ajuda evitar a oxigenao celular.

ELETROLIPOFORESE A eletroliplise tambm chamada de eletrolipoforese uma tcnica destinada ao tratamento das adiposidades e acmulo de cidos graxos localizados. Caracteriza-se pela aplicao de microcorrente especfica de baixa freqncia (ao redor de 25 Hz) que atua diretamente a nvel dos adipcitos e dos lipdios acumulados produzindo sua destruio e favorecendo sua posterior eliminao. A Eletroliplise um mtodo eficaz, que tem sua efetividade ampliada quando temos ele conjugado com outros mtodos, tais como Ultrassom e a Ionizao, formando esses trs equipamentos uma rotina que dar, certamente, uma resoluo a vrios aspectos no tratamento da celulite e gordura localizada. Indicaes: A principal indicao da eletroliplise est no tratamento da obesidade localizada, celulite e lipodistrofia localizada. H tambm indicao ps lipoaspirao, como complemento da cirurgia. Podemos utilizar a eletrolipoforese para diminuio do permetro em abdome, coxa e quadril. H tambm, discreta, porm no espetacular, perda de peso, melhora circulatria local e melhora da troficidade da pele da rea tratada. Pode ser indicada tambm o uso da eletrolipoforese na lipodistrofias localizadas, nas complicaes de "placas onduladas" aps a lipoaspirao e a ptose abdominal e das ndegas.

IONTOFORESE A iontoforese consiste na introduo atravs da corrente galvnica, de princpios ativos contidos para combater celulite e flacidez. Utiliza a corrente galvnica (contnua), como uma das formas de eletroterapia de maior utilizao dentro da eletromedicina. A corrente galvnica uma corrente direta, ou seja, constante. Possui movimento unidirecional de eltrons, criando dois plos distintos. No plo positivo (+) ocorre reao cida, liberao de oxignio, queimadura cida,

coagulao, vasoconstrio e sedao. J no plo negativo (-), h reao alcalina, liberao de hidrognio, queimadura alcalina, liquefao, vasodilatao e excitao. Dentre as formas de aplicao clnica da corrente galvnica esto a eletroforese e a iontoforese, que sero melhor detalhadas no texto a seguir. A- Eletroforese: a propriedade que a corrente galvnica tem de separar as diversas cargas eltricas dentro do organismo sem a utilizao de produtos. A partir da separao por dois plos, o positivo e o negativo, tem-se os seguintes efeitos: - produo de calor; - estimulao celular; - vasoconstrio no plo positivo e vasodilatao no plo negativo; - ao anti-inflamatrio. B- Iontoforese: a forma de utilizao da eletroforese. Em um dos plos utilizase um produto com as seguintes caractersticas: possuem polaridade definida e so solveis em gua. Ou seja, quando se faz a alterao na aparente desordem dos componentes da pele com a corrente galvnica, permite-se a introduo de um princpio ativo atravs da pele ntegra. Indicaes Um exame completo deve verificar se a iontoforese de uma medicao especfica tem o potencial para ajudar a aliviar a condio do paciente sem produzir nenhum efeito desagradvel. - Analgesia em zonas localizadas; anti-inflamatrio local; Vasodilatador; Vasoconstritor; Relaxante muscular; Desencrustante do tecido; Neurotrfico local; Cicatricial; Anti-sptico; Tromboltico. De forma geral, a iontoforese sempre indicada quando se deseja introduzir um princpio ativo no organismo atravs da corrente eltrica. Em esttica muito utilizada no tratamento da celulite (HLDG) e da gordura localizada, pois se realiza a introduo de princpios ativos lipolticos e veno-linfticos. A iontoforese portanto, um procedimento de efeitos locais indiscutveis, mesmo que superficiais, sendo benefcios teraputicos: Ausncia de efeitos colaterais sistmicos Ao localizada do medicamento Ao mais efetiva e prolongada do frmaco no stio de leso.

ULTRA-SOM

O ultra-som uma boa alternativa para o complemento do tratamento da gordura localizada. Ele age lesando as clulas de gordura (adipcitos) e causando a reduo desta. Devido sua ao anti-inflamatria, o ultra-som tambm muito usado nas recuperaes de cirurgias plsticas, onde age na reduo da formao de edema (inchao), reduo da fibrose (cicatriz interna) e portanto, levando uma recuperao melhor e mais rpida. No ps-operatrio geralmente associado drenagem linftica manual. Ultrassom um aparelho que emite uma irradiao mecnica de frequencia acima de 20 KHZ.O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: trmico, qumico e mecnico. O efeito trmico provoca aumento da vascularizao do tecido e melhora da oxigenao local. O efeito qumico provoca produo de colgeno e de fibras elsticas melhorando a firmeza da pele. O efeito mecnico provoca o aumento da penetrao de ativos cosmticos melhorando a performance dos produtos. As indicaes do ultrassom em esttica so: romper ndulos de celulite, descompactar gordura endurecida por fibrose, hidrolipoclasia e pr e psoperatrio de cirurgia plstica.
Principais contra indicao

Sobre a regio do corao Tumores Globo ocular Endoprteses Implantes metlicos Processos infecciosos Tromboflebite e varizes

You might also like