You are on page 1of 14

DIDATICA ESPIRITUAL

ENTREGO, CONFIO, ACEITO, AGRADEO

EXPLICAO
1. Este texto contm todas as tcnicas da DIDTICA ESPIRITUAL. Basta aplic-la em sua vida cotidiana que voc descobrir o meio de alcanar os seus objetivos. 2. Voc vais agora conhecer o mais poderoso programa espiritual de todos os tempos. Recebeu este nome porque contem 63 afirmativas que devero ser feitas durante 9 semanas seguidas. Estas afirmativas podem transformar qualquer situao AFLITIVA em vitria pessoal para voc.

Peritos espirituais afirmam que se voce fizer estas AFIRMATIVAS durante 9 semanas ininterruptas, no final alcanar a Graa que almeja. 3. ATENO IMPORTANTE No ponha em duvida os conceitos aqui apresentados. H em nosso esprito todos os recursos de que necessitamos para a soluo dos nossos problemas. As idias acham-se presentes em nosso consciente e quando libertadas pela fora da orao, podem conduzir-nos aos xitos de qualquer projeto. 4. Para receber as graas que deseja. Faa essas 3 coisas.

a) Pergunte a si mesmo: O que desejo justo? Se puder responder a esta pergunta afirmativamente, faa ento a Deus a seguinte orao: Senhor, tu podes todas as coisas, Tu podes conceder-me a Graa que tanto almejo. Cria, Senhor, as possibilidades para a realizao do meu desejo. Em nome de Jesus. Amm b) Imagine, depois. Firmemente, que seu desejo vai se materializar. Crie na imaginao a imagem de seu desejo realizado.

Pratique a crena e continue a sustentar, no pensamento, o que idealizou. Faa isso e ficar surpreso com os caminhos estranhos atravs dos quais se materializara o seu ideal.

OBSERVAO
A Orao contida neste item (a) dever ser repetida DIARIAMENTE. Vrias vezes, tantas quantas for possvel repetir. Aproveite todos os momentos disponveis para faz-la. Concentre-se por alguns segundos e repita com f.

c) Coloque nas mos de Deus esta questo


e sigas as Poderoso. orientaes do Todo

4
No decorrer deste dia que eu sinta o Teu maravilhoso poder pela orao e com esse poder espero pelos milagres que podes realizar em favor dos meus problemas. No, me deixes e no me abandones, para que eu no caia no desespero e nem perca a f em Ti Pai, no me deixes cair em tentao. Levanta o meu esprito quando eu me encontrar abatido. Entrego-te, neste dia, a minha vida e a de minha famlia. Livrai-nos das molstias, ainda que seja por milagre. Obrigada (o) meu Mestre, meu Senhor, meu Irmo e meu Amigo. Sei que vais me dar as solues de que tanto preciso e desejo. Amen

ORAO DO PODER
Deus, Senhor de toda fora e de todo poder. D-me hoje a segurana do teu amor e a certeza de que estas comigo. Peo ajuda e proteo nesta hora to difcil de minha vida. Preciso da tua assistncia. Do teu amor e da tua misericrdia. Tiras de mim o medo. Tiras de mim a dvida, esclarecendo o meu esprito, com a luz que iluminou o teu divino filho Jesus Cristo, aqui na terra. Que eu possa perceber toda a Tua grandeza e a Tua presena em mim soprando o Teu esprito para que eu sinta fortalecido com a Tua presena em minha vida, hora por hora, minuto por minuto. Que eu sinta o Teu esprito e a Tua voz dentro de mim no meu redor e em minhas decises.

INSTRUES
Nas paginas seguintes, voc tomar conhecimento do programa espiritual que dever desenvolver. Leia todas as afirmativas de uma vez para gravar o contedo dela no esprito. Depois, comeando por um DOMINGO. Leia uma de cada vez. Procure memorizar o que leu e, durante o dia tente repetir a afirmativa, a fim de grav-la no esprito. Afirme, depois, que acredita na veracidade de suas palavras. As sete primeiras afirmativas foram feitas por Jesus. So as suas mais sbias e verdadeira at hoje pronunciadas. NO DUVIDE DELAS.

1. SEMANA
1. DIA - DOMINGO Se pedirdes Deus vos dar. Se buscardes. Deus vs far encontrar. Se baterdes, Deus vos abrir a porta. Pois tudo o que pedis, recebereis de Deus. O que buscais. Encontrareis em Deus. Batei e Deus vos abrir todas as portas. 2.DIA - SEGUNDA-FEIRA Em verdade vos digo: se dois de vs sobre a terra concordardes a respeito de qualquer coisa que desejardes pedir. Isto ser concedido por meu Pai que esta nos cus. Porque, onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome. Ali estou EU no meio deles.

3. DIATERA-FEIRA Por isso vos digo que tudo quanto pedirdes em orao. Crede que recebereis e ser sempr assim para convosco. 4. DIA - QUARTA-FEIRA Se tens f, cumpre saberes que tudo possvel aqueles que a tm. 5. DIA - QUINTA-FEIRA No vos disse Eu que, se credes, vereis a gloria de Deus?

6. DIA - SEXTA-FEIRA Tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado atravs do filho. Por isso repito: se pedirdes alguma coisa em meu nome. Eu o farei. 7. DIA-SABADO Se vs estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vs, pedi o que quiserdes que vos ser concedido.

OBS.: Fim da 1. Semana. Agradea a Deus pelas palavras orientadoras, confortadoras e inspiradoras, de Cristo. Releia suas palavras mais uma vez antes que o dia termine. As sete afirmativas seguintes foram feita pelos Apstolos de Cristo, aqueles que viveram com Ele e dEle receberam a misso espiritual. No duvide de suas palavras. Elas so to profundamente verdadeiras.

10

11

SEGUNDA SEMANA
8. DIA DOMINGO E esta a confiana que temos com Ele, que se pedimos alguma coisa segundo a sua vontade. Ele nos atende. (So Joo) 9. DIA SEGUNDA-FEIRA Se, porem, algum dentre vs necessitardes de alguma coisa, pedi a Deus, que a todos d liberalmente e nada nos nega, e ser-vos- concedido. Pedi com f, de nada duvidando. No duvideis de que conseguireis de Deus alguma coisa. (So Tiago)

10. DIA TERA-FEIRA Se Deus estiver conosco, quem poder estar contra ns? (So Paulo) 11. DIA - QUARTA-FEIRA Posso vencer todas as coisas pelo poder de Cristo. Ele me dar foras. (So Paulo) 12. DIA QUINTA-FEIRA Mas eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que Ele poderoso para guardar o meu tesouro at o dia apropriado de me entregar. (So Paulo)

12

13

13. DIA - SEXTA-FEIRA Os olhos no viram, os ouvidos no ouviram, nem jamais penetraram no corao dos homens as benes que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (So Paulo) 14. DIA - SABADO Porque tudo aquilo que gerado por Deus vence o mundo, e esta a vitria que vence o mundo: a nossa f. (So Paulo)

OBS. Fim da 2. Semana As afirmativas seguintes foram feitas pelos Telogos, por psiclogos ou pessoas que passaram por profundas experincias espirituais. No duvide delas. Pois tem o poder de abrir seu esprito para Deus, atravs da f.

14

15

TERCEIRA SEMANA
15. DIA DOMINGO Nossa f, ao iniciarmos empreendimento duvidoso, a nica coisa: compreenda bem isso, a nica coisa que assegura o bom xito dele. 16. DIA - SEGUNDAFEIRA Todo problema pode ser solucionado de maneira acertada se fizermos oraes: afirmativas. As oraes afirmativas libertam as foras por intermdio das quais conseguiremos os resultados.

17 DIA - TERA-FEIRA importante lembrar, quando estiver fazendo sua orao, que voc esta tratando com a maior fora existente no Universo. A fora que criou o prprio Universo DEUS. Ele pode criar os caminhos para a realizao de seus desejos. 18. DIA QUARTAFEIRA O poder da orao a manifestao da energia. Assim como existem tcnicas cientificas pata libertao da energia atomica. Existe tambm processo cientifico para a libertao da energia espiritual, atravs do mecanismo da orao. Listas afirmativas so uma delas.

16

17

19. DIA QUINTA-FEIRA A capacidade de possuir e utilizar a f e de se conseguir a libertao da fora espiritual que ela proporciona, uma habilidade que, como qualquer outra, deve ser estudada e praticada, a fim de se chegar a perfeio. 20. DIA - SEXTA-FEIRA As atitudes so mais importantes que os fatos. Qualquer fato que enfrentamos, por mais penoso que seja, mesmo que parea irremedivel, no ser importante como nossas atitudes para com ele. Por outro lado a orao e a f podem modificar , ou dominar inteiramente um fato.

21. DIA SABADO Faa uma lista mental dos valores positivos que voc possui. Quando encaramos mentalmente estes valores e os pensamos, realando-os ao mximo, as nossas foras interiores comeam a se firmar com o auxilio de Deus e tirar-nos-o da derrota para nos conduzir vitria. OBS.:fim da 3. Semana. Voc j venceu um tero deste programa. Agradea a Deus por isto. Releia as afirmativas passadas e renove os propsitos de no interromper esta atitude de reavivamento espiritual.

18

19
24. DIA - TERA-FEIRA No alimente pensamento negativos durante suas oraes. Somente os pensamentos positivos e que do resultados. Afirme agora: Deus est comigo. Deus est me ouvindo, Ele esta providenciando a resposta certa para o pedido que lhe fiz. 25. DIA - QUARTA-FEIRA Aprenda hoje a magia da crena, alimentado no esprito somente pensamentos positivos. Modifique seus hbitos mentais, para crer ao invs de descrer. Aprenda a esperar e no a duvidar. Procedendo assim, trar a Graa que almeja para o reino das possibilidades.

QUARTA SEMANA
22. DIA - DOMINGO Conceba Deus como estando ao seu lado, no trabalho, em casa, na rua, no automvel, sempre perto, como um companheiro muito intimo. Leve a srio o conselho de Cristo: Ore sem cessar. Falando com Deus de maneira natural e espontnea. Deus o compreender. 23. DIA - SEGUNDA-FEIRA O fator bsico na fsica a fora. O fator bsico na psicologia o desejo realizvel. A pessoa que pressupe o xito tende a possu-lo. As pessoas que pressupem o fracasso acabam fracassando. Quando se imagina o xito, ele tende a tornar-se realidade na proporo do que se imagina.

20

21

26. DIA - QUINTA-FEIRA A pessoa que confia em Deus e em si, que positiva e cultiva o otimismo, e que empreende uma tarefa com a certeza de que ser coroada de xito, magnetiza sua condio. Atrai para si as foras criadoras do Universo. 27. DIA - SEXTA-FEIRA H uma profunda tendncia para se alcanar o que se imagina e o que se conserva gravado no esprito, mas preciso que o nosso objetivo seja justo. Por isto, afaste do pensamente as idias ruins. Nunca aceite que o pior possa acontecer. Espere sempre o melhor e o poder criador e espiritual do pensamento, auxiliado por Deus, ha de dar-lhe o melhor.

28. DIA - SABADO O poder faz maravilhas. Voce poder conseguir as coisas mais extraordinrias pelo poder da F. Por isso, quando pedir a Deus alguma graa, no alimente dvidas em seu corao, por mais difcil que ela seja de ser alcanada. Lembre-se de que O PODER FAZ MARAVILHAS. OBS.:fim da 4. Semana. Voc j notou as diferenas que estas afirmativas esto operando en voc ? Agradea a Deus por isso e pea lhe que continue aperfeioando cada vez mais.

22

23
31. DIA - TERA-FEIRA O temor o grande inimigo aniquilador da personalidade humana, e a preocupao sutil e destruidora. Entregue-se, com os seus temores e as suas preocupaes, a Deus Todo Poderoso. Ele sabe o que fazer delas. 32. DIA - QUARTA-FEIRA Cristo disse: Se tiveres fe, ainda que esta seja do tamanho de um gro de mostarda, nada ser impossvel para voc. A bblia fala da f num modo absoluto, real e verdadeiro. A f no uma iluso, nem um smbolo, nem uma metfora. Ela um fato absoluto.

QUINTA SEMANA
29. DIA DOMINGO Lembre-se sempre: a duvida veda o caminho para a fora, a f abre este caminho. O poder da f to grande que nada h que Deus no possa fazer por ns, conosco, ou por meio de ns, se permitirmos que Ele canalize a sua fora atravs de nosso esprito.

30. DIA - SEGUNDA-FEIRA


Repita, durante vrias vezes hoje, estas 3 afirmativas: 1) Acredito que Deus esta libertando as foras que me daro o que eu desejo. 2) Acredito que estou sendo ouvido por Deus. 3) Acredito que Deus abrir sempre um caminho pata mim, ainda que no exista

esta caminho

24

25

33. DIA - QUINTA-FEIRA Ter f no fazer fora para crer. passar do esforo para a confiana, mudar a base de sua vida, buscar-se em Deus e no em voc. Apenas Ter f receber tudo aquilo em que voc cr. 34. DIA - SEXTA-FEIRA H quem diga: deve-se ver para crer, Cristo nos ensina, porm, o contrrio. Diz Ele que se deve crer para depois ver, isto , se tivermos na imaginao e sustentarmos a realizao do que desejarmos, rpido nosso desejo se materializar. Assim, basta crer para ver.

35. DIA - SABADO A f traz os acontecimentos do futuro para o presente. se Deus tarda um pouco em nos atender por um propsito: fazer enriquecer mais a nossa fibra espiritual, atravs da espera. Ele se demora s vezes, para que sintamos com maior intensidade a fora de seu poder. A verdade mais comprovada que existe a de que DEUS NO NOS FALTAR NUNCA! OBS.: Fim da 5. Semana Voc j passou da metade deste programa. Agradea Deus por isso e renove seu propsito de no interrompe-lo.

26

27
37. DIA - SEGUNDA-FEIRA

SEXTA SEMANA
36. DIA DOMINGO Mantenha-se sempre calmo (a). A tenso impede o fluxo da fora do pensamento. Seu crebro no pode funcionar eficientemente debaixo da tenso nervosa. Enfrente com tranqilidade seus problemas. No tente forar alguma resposta. Mantenha o esprito tranqilo que a soluo dos seus problemas vir serenamente.

A medicina tem progredido muito, mas ainda no descobriu nenhum remdio ou vacina que possam nos libertar de nossos temores ou de nossos conflitos emotivos. S uma compreenso melhor do nosso ntimo, sobre a presena de Deus em ns, trar o desenvolvimento da f em nosso esprito, numa combinao perfeita com o auxilio divino permanente que deve estar em qualquer um de ns. 38. DIA - TERA-FEIRA Lembre-se de que as afirmativas divinas so verdadeiras leis. Lembre-se tambm de que as leis espirituais governam todas as coisas. Deus disse atravs de Cristo: Se tens f, cumpre saber que tudo possvel para aqueles que a tm. Esta afirmao uma lei divina imutvel.

28

29

39. DIA - QUARTA-FEIRA No faa somente pedidos quando orar. Afirme tambm que esta recebendo muitas bnos e as agradea. Faa uma orao por inteno de algum com quem no se simpatiza ou que a tenha tratado mal. Perdoe a esta pessoa. O ressentimento a barreira NUMERO UM da fora espiritual.

41. DIA - SEXTA-FEIRA Setecentos anos AC. um profeta israelita disse: No o soubeste? No ouviste. Ainda que o eterno Deus, o Senhor, o Criador de todas as coisas no desfalece, no cansa. Nem dorme? A sua compreenso poderosa! Ele da fora aos fracos e renova a resistncia dos que O buscam.Foi uma noticia maravilhosa! 42. DIA - SABADO

40. DIA - QUINTA-FEIRA Manifeste sempre sua aquiescincia em aceitar a vontade de Deus. Pea o que quiser, mas esteja pronto a aceitar o que Deus lhe der. Talvez seja melhor para voc uma certa situao que outra pedida.

H um poder supremo que pode fazer tudo por voc. No tente vencer seus problemas sozinho. Recorra a Ele e usufrua do auxilio de se sentir desgostoso. Recorra a Cristo e apresente-lhe o seu problema., pea uma resposta com f e Ele lhe dar. OBS.: Fim da 6. Semana

30

31
45. DIA - TERA-FEIRA V hoje alem da f. Ponha em prtica a idia da presena de Deus. Creia que as solues que Ele apresenta para os seu problemas so certas. Lembre-se como as pessoas que convivem com voc. Creia que voc ser guiado em suas oraes de conformidade com a verdade contida no resultado certo. 46. DIA - QUARTA-FEIRA Diga hoje: Sei que vou conseguir o que desejo, sei que vou vencer todas as minhas dificuldades, sei que possuo em mim foras criadoras para enfrentar qualquer derrota, estarei acima de qualquer situao, para solver todos os problemas embaraados que por acaso surjam em minha vida. Esta so as foras que vm de Deus

STIMA SEMANA
43. DIA - DOMINGO Diga a si mesmo, durante vrias vezes: a concretizao do que almejo no depende de minha habilidade, mas da f que eu depositar na habilidade de Deus que tudo pode. 44. DIA SEGUNDA-FEIRA Faa agora a seguinte orao: coloco o dia de hoje nas mos de Deus, tudo, a minha vida, as pessoas queridas e o meu trabalho. Das mos de Deus s advir o bem. Sejam quais forem os resultados que eu obtiver nesta dia, eles esto inteiramente nas mos de Deus.

33

34

47. DIA - QUINTA-FEIRA Aprenda hoje um fato importante: seja qual for a situao que estiver enfrentando, no fique tenso (a). Relaxe os nervos, mantenha calmo(a), assuma uma atitude amiga , tenha f e d de si o melhor. Apodere-se da paz de Cristo. Ele disse: Deixo vos a paz, a minha paz eu vos dou, No se perturbe o vosso corao e nem se atemorize. 48. DIA - SEXTA-FEIRA Jesus disse: Vinde a mim todos vs que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Aprendei a humanidade e a mansido de esprito, e encontrarei conforto para os vossos coraes. Este convite feito a voc tambm. Dirija-se a Ele hoje.

49. DIA - SABADO Se voc tem alguma amargura, o remdio mais acertado para ela o conforto salutar que advm da f em Deus. Inegavelmente a receita bsica para a sua amargura entregar-se confiantemente a Deus e desabafar-lhe o que lhe oprime o corao. Ela h de dren-la em seu esprito e a far desaparecer completamente depois. OBS.: Fim da 7. Semana

35

36
51. DIA - SEGUNDA-FEIRA
De duas coisas voc hoje pode estar certo: 1. Qualquer experincia que nos tortura a alma traz consigo a oportunidade de crescer com ela. 2. A maior parte dos transtornos desta vida, esto dentro de ns prprios. Felizmente a soluo para eles tambm esta ali, o mistrio bendito. Deus tambm pode habitar dentro de ns.

OITAVA SEMANA
50. DIA - DOMINGO Um famoso trapezista estava tentando encorajar um aluno a fazer acrobacias no alto de um trapzio, mas o rapaz no conseguia, pois o medo de cair no o deixava. Foi ento que o professor lhe disse uma coisa das mais extraordinrias desta vida: rapaz lance seu corao sobre a barra e seu corpo o acompanhar. O corao o smbolo da atividade criadora. Lance o seu corao sobre a barra quer dizer: lance a essncia espiritual de seu ser sobre os obstculos que sua parte material o acompanhar. Em outras palavras: lance a f sobre as dificuldades. Ento voc h de ver que os obstculos no tem tanta resistncia assim.

52. DIA - TERA-FEIRA


Apodere-se hoje mesmo de OTIMISMO. O otimismo e o pensamento positivo iluminado. Quando nossa mente esta cheia de otimismo, nossas foras naturais recriadoras so estimuladas por Deus. O otimismo tem seus alicerces firmados na f, na expectativa e na esperana confiante de que existe uma soluo certa para todos os problemas.

37

38

53. DIA QUARTA-FEIRA Afinal, ter problemas no to desesperador assim. Desesperador no ter coragem de lutar contra eles. Homens fortes, homens criadores que realizam grandes obras, acham que os problemas so para a mente, como o exerccio para os msculos. Desenvolvem nela a resistncia necessria a uma vida construtiva e feliz. Agradea a Deus hoje pelos problemas que voc j conseguiu vencer com a sua coragem e determinao.

54. DIA - QUINTA-FEIRA No fique preso suas desiluses do passado. No permita que elas lhe entristeam o presente, nem lhe atrapalhem o futuro. Disse ao povo um celebre filsofo: No vou mais me preocupar com o passado. Vou apenas pensar no futuro, pois nele que pretendo passar o resto da minha vida.

39
55. DIA - SEXTA-FEIRA Se pretende renovar suas energias diariamente, deve saber o seguinte: toda energia nova proceder, realmente, da vitalidade espiritual que receber quando entregar sua vida a Deus. Quando aprender a viver na companhia de Deus e a falar com ele de maneira natural e espontnea, em tais circunstncias, a orao tem mostrado ser a mais poderosa fora reativadora no estimulo e na renovao das energias.

40
56. DIA - SABADO Muita gente no tinha o costume de orar. Mas passou a faz-lo porque descobriu que a orao no exerccio mstico, visionrio, devoo piegas para santos e padres. Esta gente descobriu que a orao pode ser um mtodo pratico e cientifico para estimular a mente e a capacidade criadora. Realmente a orao desobstrui o canal espiritual que liga o nosso esprito a Deus. OBS.: Fim da 8. Semana

41

42

NONA SEMANA
57. DIA - DOMINGO De uma coisa voc pode ter certeza: jamais conseguir resultados do corao se no orar. Jamais aumentar a sua f se no desenvolv-la e exercit-la atravs da orao. Orao, pacincia e f so os 3 fatores primordiais de uma vida vitoriosa. Deus ouviu suas preces.

58. DIA - SEGUNDA-FEIRA Disse Deus, por intermdio de um profeta: Busca-me-eis e me achareis, no dia em que me buscardes com o vosso corao. Deus ser encontrado no dia em que o buscarmos de todo nosso corao. Isto to verdadeiro quanto a presena do sol na terra. Deus impulsionou as foras que impulsionaram a concretizao de seus pedidos.

43

44
61. DIA - QUINTA -FEIRA A orao com inteligncia traz sabedoria. Alarga e fortalece a mente. O pensamento no s iluminado na orao, mas o pensamento nasce da orao. Podemos aprender e criar muito mais depois de 10 minutos de orao, que de muitas horas de escola. Voc pediu. Deus lhe deu. Voc buscou. Deus o fez encontrar. Voc bateu. Deus lhe abriu a porta

59. DIA - TERA-FEIRA Conquistar a Deus no se faz as pressa. Permanecer muito tempo com Deus o segredo de conhec-lo e fortalecer-se nEle. Deus cede persistncia de uma f que no se cansa. Cede as suas mais ricas graas aqueles que provam seu desejo por elas, atravs da constncia de suas oraes. Deus criou um caminho onde no existia caminho. 60. DIA - QUARTA-FEIRA No se preocupe em pensar que esta importunando a Deus com seus pedidos constantes. A importunao essncia da orao eficiente. No significa repetio incoerente. Mas um trabalho sustentado diante de Deus com esforo. O poder da f faz maravilhas.

45

46

62 DIA - SEXTA-FEIRA Deus tudo faz por ns, em resposta s nossas oraes. Todas as pessoas que conseguiram realizar na vida coisas que consideram extraordinrias, so unnimes em afirmar que colocaram a orao em primeiro lugar em seus esforos. Que deram nfase orao. Que se entregaram a ela, fazendo disso uma verdadeira tarefa. Sujeitaram-se a ela, dando-lhe fervor, urgncia, perseverana e tempo. No te disse eu que, se credes, tu verias a glria de Deus?

63 DIA - SABADO Em qualquer situao da vida orar a melhor coisa que podemos fazer, e para faz-la bem preciso que haja quietude, tempo e deliberao. Deve haver, tambm em ns o desejo de vencer os obstculos atravs da orao. O impossvel reside nas mos inertes daqueles que no tentam. Lembre-se agora das palavras de Jesus: se tens f, cumpre saberes que tudo possvel queles que a tem. OBS.: FINAL veja a concluso

47

48

CONCLUSO
Voc acaba de cumprir o mais poderoso programa espiritual de todos os tempos. Recebeu de Deus, por intermdio dele, a graa que pediu e muitas outras que no pediu. Percebeu e constatou que as afirmativas aqui registradas esto cheias de poder. Acredite agora que a Fora que criou o UNIVERSO continua criando inmeras coisas, e que criou tambm as possibilidades para que seu pedido se materializasse. Agora voc sabe que as ORAES AFIRMATIVAS libertam as foras por intermdio das quais podemos alcanar os resultados. No abandone estes hbitos agora. RECOMECE. Voc ainda tem muito para receber.

49

You might also like