You are on page 1of 13

SOUSA GALITO, Maria (2012). Aret. CI-CPRI, Artigo de Filosofia, 2, pp. 1-13.

AF: Artigo de Filosofia

CI-CPRI

Aret

Introduo
Este artigo analisa o conceito de aret. O qual, a partir dos gregos clssicos, passou a traduzir-se por virtude, mas cujo significado original, j cantado nas epopeias de Homero, se aproxima da excelncia e da eficincia do heri que ambiciona a honra e o reconhecimento dos seus pares. Uma evoluo de contedo baseada no estudo comparativo de fontes de aplaudido mrito que se debruam sobre a aret em Homero e Aristteles, duas das figuras mais proeminentes do passado cultural ocidental.

Aret em Homero e Aristteles


Encontramos algumas das nossas razes culturais mais profundas no legado da Antiguidade Grega. Um deles o conceito de aret, j celebrado por Homero nas suas epopeias Ilada e Odisseia1. O conceito de aret remonta aos tempos mais antigos, ao exprimir a forma primeira do ideal educativo grego. Mas se o ideal, na sua forma mais elevada e acabada pelo menos na poca clssica e helenstica se sintetiza no conceito de Paideia, inegvel que este conserva bem a marca da sua origem. Plato, por exemplo, preocupa-se com a noo de virtude (aret):
Plato repetidamente regressa ao tema da aret; e a evidncia dos seus primeiros textos sugerem que Scrates, o professor de Plato, estava igualmente fascinado com o assunto. Vrios dilogos platnicos lidam com questes como: Pode a aret ser ensinada ou aprendida (Mnon)? O que a

A Ilada e a Odisseia, de Homero so epopeias primitivas por, na sua gnese, terem sido cantadas por aedos. Pelo que transmitidas, por via oral, de gerao em gerao. Renem mitos que, embora reflictam a sociedade micnica a que se reportam, preciso no esquecer que o fazem de forma distorcida idealizada, exagerada. Homero escreve, no sculo VIII a.C., sobre acontecimentos que em muito o precederam (sculo XII a.C.).

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

aret (A Repblica)? O famoso paradoxo socrtico, Virtude conhecimento , em grego, Aret conhecimento. (Richard Hooker, Aret)

O tema da aret, como ncleo fundamental volta do qual gira toda a discusso acerca da questo educativa (da Paideia), compreende-se na medida em que educar tem como objectivo aperfeioar o ser humano e, em ltima anlise, torn-lo melhor, mais virtuoso. muito comum traduzir a palavra aret por virtude, e o seu plural aretai por virtudes. No entanto, a aret no comeou por ser uma virtude moral pelo menos, na acepo que lhe conferimos hoje em dia, atravs da dicotomia bom/mau. Em Homero, a palavra aret designa o mrito ou qualidade, pelo qual algo ou algum se mostra excelente. Ou, nas palavras de Hooker: O mais afamado valor da cultura grega a aret. Traduzido por virtude, a palavra realmente significa algo mais prximo a s o melhor que puderes ou alcana o teu mximo potencial. (Richard Hooker, Aret) A aret corresponde a um sentido de dever, segundo os padres da poca: O sentido de dever , nos poemas homricos, uma caracterstica essencial da nobreza, que se orgulha de lhe ser imposta uma medida exigente. (Werner Jaeger, Paidia: a Formao do Homem Grego) Homero escreveu sobre uma poca anterior sua. O perodo histrico micnico e inserese na Idade do Bronze. Na era dos guerreiros, os indivduos, talvez ainda influenciados pela cultura minica, por eles muito preservada e imitada, esto claramente a substituir a inspirao matriarcal e pacifista dos seus predecessores, por um ideal masculino e varonil, que se expressa preferencialmente nos ideais de guerra e de conquista. A Ilada possui muitas personagens femininas, ricas em temperamento e atitudes2, mas a aret uma faculdade mais atribuda aos homens. O que no significa que seja atribuio exclusivamente masculina:
O termo, dos tempos homricos em diante no especfico de um s sexo. Homero aplica o termo tanto a heris gregos como a troianos, tanto quanto a grandes figuras femininas, como Penlope, a mulher do heri grego, Odisseu. Nos poemas homricos, aret frequentemente associada valentia, mas mais ainda, eficcia. (Richard Hooker, Aret)

Assim, pode dizer-se que a Aret exprime um ideal de homem superior caracterstico do perodo micnico, de uma cultura que eleva o valor da aristocracia (literalmente, o governo dos melhores) e o herosmo guerreiro da nobreza cavalheiresca acima do homem vulgar (que, por no ser excepcional, no possui aret) ou mesmo dos descendentes de alta

As epopeias contam lendas de mulheres muito diferentes entre si; temos, por exemplo, Helena (ideal de Beleza, pelo qual os homens se perdem), Penlope e Aret (esposas modelo) e Nauscaa (donzela perfeita), mas tambm mulheres mais poderosas como Hcuba (rainha de Tria, que preferiu suicidar-se a ser cativa de Odisseu), Clitmnestra (vinga a filha, matando o homem mais poderoso da poca), Andrmaca (a que combate como um homem; vingou Heitor, ao tornar-se rainha no antigo reino de Aquiles), Briseida (cujo verdadeiro nome era Hipodmia a domadora de cavalos), Medicasta (a astuta) ou Pentesileia (chefe das Amazonas).

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

estirpe que, por alguma razo, tero cado em desgraa (servos e criminosos cujos actos no tenham sido purificados). Ao heri, quase sempre de passado ilustre, no basta nascer filho de, tem de mostrar-se digno da sua ascendncia atravs da prtica da aret:
Tanto em Homero como nos sculos posteriores, o conceito de aret frequentemente usado no seu sentido mais amplo, isto , no s para designar a excelncia humana, como tambm a superioridade de seres no humanos: a fora dos deuses ou a coragem e rapidez dos cavalos de raa. (Werner Jaeger, Paidia: a Formao do Homem Grego)

A aret uma forma de enaltecimento. Assim o ser humano complementa-se (agaths). Traduzir agaths por bom pode induzir em erro, uma vez que o sentido bsico no moral. Na poesia herica, um homem agaths se ele tem valor, coragem guerreira ou uma certa habilidade especfica. Procura-se a perfeio como harmonia do ser (kals), a aproximao a um ideal digno de ser contemplado e admirado precisamente porque apto e belo. A kalokagathia , pois, o ideal da perfeio do corpo e da alma. Portanto, a aret enaltece, sobretudo, uma fora e capacidades especiais. Pode traduzir-se no corpo, em habilidade fsica, vigor e sade. E na alma, em sagacidade e agudeza de esprito, justia e coragem, se no mesmo autoridade (capacidade de liderana), que cause admirao nos seus pares. Pois o reconhecimento da honra essencial afinal, a valentia de heris como Heitor, admirada pelos seus prprios inimigos. J em Aristteles, a honra a medida no consciente do ideal de aret que se almeja alcanar: () pelo menos, pelos homens de sabedoria prtica que procuram ser honrados, e por aqueles que os conhecem, e na medida da sua virtude; ento, claramente de acordo com os prprios, a todos os nveis, a virtude melhor. (Aristteles, tica a icmaco) Mas enquanto o homem clssico pode prescindir do reconhecimento externo, embora no lhe seja indiferente, o heri homrico toma conscincia do seu valor a partir do momento em que a sociedade o enaltece enquanto heri. A aret de um heri depende do prestgio que recebe dos seus pares.
O elogio e a reprovao so a fonte da honra e da desonra. (...) Para eles [os gregos] no existe, efectivamente, nenhum conceito como a nossa conscincia pessoal. No entanto, o conhecimento de tal facto o pressuposto indispensvel difcil inteligncia do conceito de honra e do seu significado na Antiguidade. (Werner Jaeger, Paidia: a Formao do Homem Grego)

Tim a expresso que se refere ao reconhecimento pblico da aret, ao estatuto social que lhe atribudo por direito prprio. Porque esta uma moral de classe. Neste sentido, pela honra se vive e se morre. Impera a lei do sangue, em que mais vale um homem honrado e morto, que vivo mas indigno.

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

Para merecer encmios e evitar a censura dos seus actos, o heri est sempre a ser posto prova e a renovar a sua excelncia. Neste contexto, John Porter (2002) diferencia as culturas da culpa (guilt culture, presente nalgumas sociedades ocidentais contemporneas) das culturas da vergonha (shame culture, correspondente ao perodo homrica). Com base neste raciocnio, as primeiras preocupamse com padres morais pessoais e valores cooperativos que privilegiem o bem comum. As segundas: O que importa no o que pensas de ti prprio, mas o que os outros pensam de ti e como te tratam. Em contraste com as Guilt Cultures, as Shame Cultures tendem a valorizar Valores Competitivos (). (John Porter, Homeric Society) Portanto, aristos (detentor de aret) o mais valente. Aristos distingue-se dos demais porque sempre o melhor, reconhecido enquanto tal. A vida do heri de luta permanente em prol da supremacia dos seus pares. A competio por honras pblicas muitas vezes intensa e assume a forma de um zero-sum game: ou seja, a honra ganha apenas custa de outro algum () Winning is everything: results are much more important than means () (John Porter, Homeric Society) Invoca a palavra para reafirmar o valor da sua linhagem3. Na guerra, prova que bom atravs de duelos, lutas sangrentas e conquistas de territrio. Os seus exemplos so as aristeias4 como as de Diomedes5 ou de Agammnon6. E na paz participando, por exemplo, em jogos guerreiros (funerrios7 ou no), servindo o seu rei com honra e destreza, ou mostrando liderana e firmeza na administrao do seu prprio reino8.
3

Exemplo da Ilada. Glauco e Diomedes avanam simultaneamente entre os dois exrcitos, ansiosos por se medirem. Diz Glauco: Hiploco, esse, engendrou-me (...) Enviou-me a Tria, e recomendou-me vivamente que fosse sempre excelente e prevalecesse sobre os outros, que no desonrasse a raa dos meus avs, os quais foram, sem dvida, os melhores em fira e na vasta Lcia. Eis o meu nascimento, e o sangue de que me gabo de ser. [Homero (1998), A Ilada, Publicaes Europa-Amrica, Canto VI, pp. 93]. 4 Aristeia da mesma famlia etimolgica, passou reportar-se aos duelos entre heris extraordinrios, que terminam com o triunfo de um dos guerreiros sobre o seu altivo adversrio. 5 Cf. Homero (1998), op. cit., Canto V, pp. 68-88. 6 Cf. Id. Ibid, Canto XI, pp. 151-169. 7 Exemplo da Ilada. Nos jogos fnebres em honra de Ptroclo, Aquiles promete prmios a quem dos seus companheiros de luta, queira participar nas provas de pugilismo: trida, e outros aqueus de belas grevas, convidamos, para estes prmios, dois homens, os melhores, a que se batam erguendo alto os punhos. Aquele a quem Apolo tiver concedido a vitria a juzo de todos os aqueus, partir levando a mula resistente para a sua tenda; o vencido ganhar a taa de duas asas. [Id. Ibid, Canto XXIII, pp. 333]. 8 E no so questes incompatveis. Vejamos que, no perodo micnico, o rei era sobretudo o lder de uma cidade, mas tambm podia ser rei de vrias cidades, ou rei supremo de uma srie de reis seus vassalos. Assim temos na Ilada, por exemplo Euralo, filho do rei Mecisteu, que partiu para Tria em representao de seu pai e da sua cidade, mas s ordens de um rei mais poderoso que ele, neste caso, o rei Diomedes; que, por sua vez, reconhecia o comando supremo da expedio ao rei Agammnon de Micenas. Isto para dizer que havia uma hierarquia inerente que se tinha absolutamente de respeitar, para se ser um heri com aret. Nestes termos se compreende melhor, o problema que Aquiles instaurou quando desafiou a autoridade de Agammnon. Independentemente do motivo e da possvel justia do mesmo, o heri estava a pr em causa a prpria estrutura do acampamento, sem a qual o grupo poderia desmoronar e ser incapaz de vencer os troianos.

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

O que implica uma viso do mundo centrada nas aces humanas individuais, que tentam vencer as dificuldades que se lhe deparam. Ainda assim, a eficincia, a destreza e a valentia, podem no ser apenas metas de excelncia mas de sobrevivncia. A diviso que os gregos antigos fazem do mundo que conhecem em amigos e inimigos, pode ser uma arma de defesa para evitar dualidades e, assim salvaguardar os seus bens, a sua famlia, os seus companheiros ou o povo da sua cidade. Ou seja, compete ao heri micnico fazer de tudo para proteger os amigos e eliminar os inimigos. Falhar neste propsito pode arrast-lo para a morte e/ou aos seus entes queridos para a escravatura. preciso no esquecer que as epopeias de Homero se referem a uma sociedade muito instvel: Para estas sociedades, a guerra era um facto da vida, e o que est em jogo alto: a derrota muitas vezes significa a destruio da propriedade individual, o assassnio da populao masculina adulta, a escravatura de todas as mulheres e crianas. (John Porter, Homeric Society) Neste contexto, difcil se no, na prtica, impossvel assumir uma posio neutral. Numa qualquer situao, os indivduos ou so a favor ou contra, so quase obrigados a tomar partido, a escolher uma das partes da contenda. Na tentativa de conservar os valores mais altos e algum sentido de responsabilidade, o heri micnico precisa assegurar a proteco dos deuses, atravs de rituais religiosos regulares. Por vezes recebe formao tica e tcnica junto a um preceptor, geralmente nobre e mais velho. Isto importante, porque mais tarde no poder desresponsabilizar-se dos seus actos ou evitar a punio, dizendo apenas que no podia ter agido de outra forma ou que o insucesso era inevitvel:
(...) os predicados morais homricos no se aplicam, como os predicados morais tm sido aplicados na nossa sociedade, apenas onde o agente podia ter agido diferentemente. Desculpas, preces e culpa devem todos desempenhar papeis diferentes. Nem podemos indagar se (no sentido Kantiano) ought implica can para Homero, porque em Homero no conseguimos encontrar ought (no sentido Kantiano). (Alasdair MacIntyre, A short History of Ethics)

medida que vai acumulando honrarias, o indivduo torna-se numa espcie de modelo a ser imitado pelos demais. Segundo os antigos gregos, a educao no possvel sem que se mostre ao esprito uma imagem do homem tal como ele deve ser, a fim de formar um tipo ideal coerente e claramente definido (Werner Jaeger, Paidia: a Formao do Homem Grego). O heri no apenas hbil na palavra (como Odisseu) ou na aco (como jax), mas mestre em ambas as coisas. Mais como Aquiles era ou deveria ser9.
9 Exemplo da Ilada. Fnix, mestre de Aquiles, lembra-lhe: O velho condutor de carros Peleu mandou-me para junto de ti, no dia em que, ao encontro de Agammnon, te enviava de Ftia, ainda menino, sem experincia de guerra igual para todos, nem das assembleias onde os homens se fazem notar. Mandou-me

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

Alis, a personagem centrar da Ilada representativa nesta matria. Aquiles no parte para Tria por qualquer agravo contra os troianos (contrariamente a Menelau, a quem raptaram Helena), por se sentir vinculado a um juramento (como os heris que haviam disputado a mo de Helena, antes de ela se casar com Menelau), ou para vingar a ptria Helnica (porque esta ainda no existe). Aquiles ainda jovem (ou mesmo menor de idade), em busca de honra (tim) e glria (kleos). Ele visa a imortalidade. Analisemos a polmica gerada no princpio da Ilada, precisamente quando o rei de Micenas o humilha publicamente e lhe golpeia a sua tim, ao querer ficar-lhe com a cativa Briseida. Aquiles ameaa deixar a armada e regressar a casa. Afinal, o que o prende? Ao ferir a aret de Aquiles, no canto I da Ilada, Agammnon perde pelo menos, em parte o sentido da sua prpria aret, pois confere a Aquiles, aos olhos dos seus pares, o direito indignao. Tanto que o rei de Micenas, apesar da sua qualidade de chefe da armada, acabar mais tarde por ceder na sua posio afinal, enquanto o heri no se redimir dos seus actos reprovveis, levado a sentir vergonha10 e Vergonha, , o que um homem sente quando falha no desempenho do seu papel. Sentir vergonha (...) aperceberse que pode ser alvo de censura. (Alasdair MacIntyre, A short History of Ethics) Mas ateno embaixada que Agammnon enviou, na tentativa de obter uma reconciliao. Atendendo ao perfil de Aquiles (orgulhoso e imbudo na mais elevada honra aristocrtica), teria sido prefervel cham-lo tenda principal e oferecer-lhe um pedido de desculpas franco e directo, do que enviar-lhe Odisseu (Odisseu=Odioso, astuto) como arauto de uma lista infindvel de presentes, que obrigam Aquiles a recordar o quanto o rei de Micenas rico e poderoso e, portanto, capaz de chamar razo um rei menor, pagando-lhe as suas rebeldias; ou seja, Agammnon por sua conta, ou por instigao de Odisseu insurge a Aquiles uma segunda afronta. Esta questo nem sempre assim entendida. Em pocas posteriores, luz de outra mentalidade, passam a criticar Aquiles.
O amor da ptria, que hoje resolveria a dificuldade, era alheio aos antigos nobres. Agammnon s consegue apelar para o seu poder soberano atravs de um acto desptico, pois tal acto nem sequer admitido pelo sentimento aristocrtico, que o reconhece apenas como primus inter pares. No sentimento de Aquiles (...) A verdadeira gravidade da ofensa est no facto de ter sido recusada a honra de uma aret proeminente. (Werner Jaeger, Paidia: a Formao do Homem Grego)

Esta questo mais importante do que possa parecer primeira vista e, provavelmente, a grande razo pela qual a Ilada se centra em Aquiles e no noutro heri qualquer.

para te ensinar tudo isto, te tornar apto a falar e capaz de agir. [Homero (1998), A Ilada, Publicaes Europa-Amrica, Canto IX, pp. 132]. 10 O exemplo mais pungente, na lenda de Tria, o de jax de Salamina, que apesar de ter sido sempre o segundo maior entre os aqueus, depois de um acto de desespero, no aguentou a vergonha e suicidou-se imediatamente. De qualquer forma, outros heris visam a purificao dos seus crimes, como Peleu que, depois de expulso da sua ilha, se purifica, na cidade de Ftia, da acusao de ter morto o meio-irmo.

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

Enfim, Homero o primeiro a recordar a clera do heri como funesta11. Na Ilada, todavia, Fnix mais subtil; ele tenta controlar a ira de Aquiles, de quem mestre de armas, para que este no leve demasiado longe a sua querela com o rei de Micenas. De facto, a moralidade aristocrtica consiste em saber refrear a hybris o excesso, o descontrolo, a desmedida. Fnix procura convencer Aquiles com pedagogia atravs do exemplo.
Mas, quer na Ilada quer na Odisseia, a educao que se prope traz, agarrada a si, uma pedagogia que lhe corresponde: a pedagogia fundada no exemplo vivo ou no exemplo mtico, a pedagogia do paradigma. O heri prototpico institui-se como modelo exemplar a seguir; imitar os heris, o que desperta a emulao, para, como eles, ser heri, possuidor da aret herica. (Maria de Jesus Fonseca, A Paideia Revisitada)

Aqui o exemplo serve de referncia na apresentao do argumento, na tentativa de persuadir o interlocutor uma exigncia paradigmtica da aret12. Seja como for, quem, se no o maior entre os aqueus, filho da deusa Ttis (um semideus) teria sido capaz de enfrentar o rei mais poderoso da sua poca para defender a sua aret? Se poucos teriam sido capazes, menos ainda no momento certo e a moralidade aristocrtica exige que se actue no momento oportuno (Kairs), para que a aco no perca o seu valor.
Ao desonrar Aquiles, Agammnon comete um acto de desvario desconcertante. A ironia da questo que, enquanto Aquiles teme que essa humilhao lhe roube a sua kleos, de facto, levar aos trgicos eventos que faro com que Aquiles seja um dos mais recordados e mais celebrados de todos os heris gregos. (John Porter, Homeric Society)

Depois dos episdios celebrados na Ilada, Aquiles morre em combate o momento em que a sua aret atinge o expoente mximo. quando o heri expira, que a sua fama verdadeiramente comea. O ser mortal perpetua-se atravs da aura que lhe conferem as lendas e epopeias cantadas em sua memria. At que a sua aret se torne imorredoira. Ao que o heri ascende categoria de exemplo a conferir s geraes vindouras. Posto isto, os gregos antigos apercebem-se que o cidado da polis pode aperfeioar-se atravs da educao e ambicionar uma perfeio que corresponda aret, cujo sentido pode ter evoludo ao mesmo tempo que os ideais educativos os que se revelam algo transitrios no decurso transformador dos acontecimentos, mas que no deixam de ser encarados como ideais de excelncia.
O ideal grego de educao o primeiro que a na histria de maneira consciente e caracteriza-se, em geral, pela formao do homem poltico, do homem da polis (...), do cidado, tanto no aspecto civil Canta a ira, deusa, do filho de Peleu, Aquiles, ira funesta, que foi causa de mil dores para os Aqueus, precipitou no Hades no poucas almas fortes de heris (...) [Homero (1998), A Ilada, Publicaes EuropaAmrica, Canto I, pp. 11]. 12 Neste caso, evocando o exemplo de Melagro, um heri que vivera um tempo antes: No os taches de erro nas palavras nem no procedimento; at aqui no se podia censurar a tua indignao. Tal era, segundo nos ensinam, a conduta gloriosa dos heris de outros tempos, quando os acometia uma blis violenta: mostravamse sensveis aos presentes e s palavras suplicantes. Conheo um caso antigo na verdade no novo tal como sucedeu. (...) Pois bem, no penses tu da mesma maneira em tua alma; oxal um demnio te no leve a isso, meu amigo. (...) Cede aos nossos presentes, vem: os aqueus honrar-te-o como um deus. [Homero (1998), Canto IX, pp. 134-136].
11

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

como no aspecto blico. Esse ideal sofre uma evoluo, a partir dos tempos hericos de Homero, onde predomina o guerreiro, at poca (...) de Pricles, em que sobressai o poltico. (Lorenzo Luzuriaga, Histria da Educao e da Pedagogia)

No perodo clssico, a polis comea a afirmar-se como categoria existencial predominante para o homem grego, logo, a tica individualista de Homero substituda por ticas concentradas em valores cvicos. O prprio conceito agaths sofre alteraes:
Temos, por outro lado, o bom homem entendido como bom cidado. Os valores da Atenas conservadora que Aristfanes menciona so a lealdade para com a cidade e, mais especificamente, para com as formas mais antigas de ordem social. Nisto h certamente um elemento do agaths homrico. Mas tambm, os valores pessoais do chefe, os valores do rei corajoso, astuto e agressivo, so agora, se postos em prtica pelo indivduo da cidade-Estado, antisociais. (Alasdair MacIntyre, A short History of Ethics)

Mas Aristteles, apesar de autor clssico, no se afasta completamente de Homero. Vrios conceitos seus recebem influncias da Ilada e da Odisseia:
O reconhecimento da grandeza da alma como a mais elevada expresso da personalidade espiritual e tica fundamenta-se, tanto para Aristteles como para Homero, na dignidade da aret. A honra o trofu da aret; o tributo pago destreza. A altivez provm, assim, da aret; mas da resulta igualmente que a altivez e a magnanimidade so o que h de mais difcil para o Homem. (Werner Jaeger, Paidia: a Formao do Homem Grego)

Aristteles reconhece que a magnanimidade pode ser uma virtude que pressupe todas as outras ainda que a altivez s parea fazer sentido no mbito de uma aret plena. Ou seja, a aret s pode atingir a sua perfeio numa alma superior, num grande homem. O homem magnnimo, em Aristteles, despreza interiormente as honras que lhe atribui o homem comum mas procura ser atencioso e condescendente para com o povo; fala sem medos ou favores, e no se preocupa em conciliar a sua opinio com a dos outros. No gosta de ficar em favor e h poucas coisas que valoriza a ponto de lutar por elas. Nesta medida, um homem orgulhoso que, numa sociedade no igualitria, auto-suficiente e independente, mas dedica-se concupiscncia.
Mesmo to tarde como no sculo quarto [a. C.] (quando os valores cooperativos passam a ter uma maior proeminncia na sociedade grega), o filsofo Aristteles consegue descrever o megalopsychos ou um grande homem como algum que intrinsecamente superior aos outros e exige ser tratado em conformidade. Para Aristteles, humildade da parte desse indivduo uma falta de carcter, um sinal de algum defeito no seu (ateno ao pronome masculino) temperamento. (John Porter, Homeric Society)

O objectivo atingir uma auto-estima que aspira beleza. Sendo que a beleza aqui sinnima de nobreza e eleio. Entenda-se bem que o eu no o sujeito fsico, mas o mais alto ideal de Homem que o nosso esprito consegue forjar (...) S o mais alto amor deste eu, em que est implcita a mais elevada aret, capaz de fazer sua a beleza. (Werner Jaeger, Paidia: a Formao do Homem Grego) Um homem com aret belo, por isso mesmo. Aquiles, na Ilada quer antes morrer jovem (glorioso, conservando a sua beleza) que velho mas esquecido. Uma vida de magnificncia Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2 8

implica fazer por defender a sua cidade, no sucumbir corrupo da riqueza, bens e honrarias, e escudar de forma diligente os seus amigos. Em Aristteles, como em Homero, o tema da amizade fundamental. Pelo que, a amizade no s necessria, mas um sentimento nobre.
A amizade parece manter Estados unidos () pois a harmonia parece ter alguma coisa a ver com a amizade, a que visam acima de tudo, encarando o quebrar de laos como o maior inimigo; e quando os homens so amigos uns dos outros a lei deixa de ser necessria, ao passo que quando so justos eles continuam a precisar de amigos (...) (Aristteles, tica a icmaco)

Portanto, um indivduo ambiciona ter aret e age em conformidade. Em Aristteles, a aco humana orientada em funo de fins teleolgicamente orientada e visa o bem. O autor no refuta a existncia de todo o tipo de actividades e, logo, de numerosos objectivos, e logo, de muitos bens, mas tambm no os entende a todos bens supremos.
Toda a arte e investigao, e igualmente toda a aco e procura, visa um bem; e por esta razo o bem tem sido correctamente declarado como aquele que todas as coisas visam. Mas h uma diferena entre fins; alguns so actividades, outros produtos fora das actividades que os produzem. (...) como h muitas aces, artes, e cincias, os seus fins tambm so muitos (...) (Aristteles, tica a icmaco)

O prazer, por exemplo, mais animal. A riqueza um meio para atingir objectivos, no um fim em si mesmo. Os homens apreciam uma boa reputao. Todavia, a virtude no o fim supremo, por que um homem continua a ser considerado virtuoso, mesmo quando no est a exercitar virtudes se est a dormir, por exemplo. A virtude tem a ver com a disposio da pessoa na altura que assume escolhas virtuosas que devero ter em ateno um meiotermo entre dois extremos mas no com o seu ser. Para Aristteles, a aret uma disposio que nos torna bons e nos permite concluir a tarefa que nos prpria; est relacionada com o conhecimento e deve desenvolver-se, mais precisamente, no mbito da investigao dos objectos imutveis, acerca dos quais se pode gerar um conhecimento epistmico, passvel de juzos de verdade, de erro e de ensino. Aristteles distingue as aretai em duas categorias: as virtudes intelectuais e as morais:
A virtude, portanto, pode ser de dois tipos, intelectual e moral; a virtude intelectual deve, tanto o seu desabrochar como o seu crescimento, instruo, pelo que exige prtica e tempo, enquanto a virtude moral resulta de bons hbitos, pelo que o seu nome (ethike) resulta de uma ligeira variao da palavra ethos (habit). Isto mostra claramente que nenhuma das virtudes morais nasce naturalmente em ns; (...) Nem por natureza, nem contrariamente natureza as virtudes nascem em ns; ns somos naturalmente dispostos a adquiri-las sob a condio de as aperfeioar atravs do hbito. (Aristteles, tica a icmaco)

As virtudes que Aristteles enuncia no tm porque ser as nicas possveis. Mas interessante verificar que no esquece a coragem, a magnificncia e a grandeza da alma, j primordiais em Homero. Ou a temperana, a gentileza e o ser agradvel com os outros, necessrias para conviver e viver em sociedade.

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

De facto, a prudncia que em Aristteles no , em si, uma virtude necessria ao homem virtuoso; uma vez que uma pessoa pode ter excelentes princpios mas no agir em funo dos mesmos, ou no ter a inteligncia suficiente para saber quais os princpios mais adequados a cada situao.
(...) a prudncia aristotlica representa ao mesmo tempo que a reserva, verecundia, do saber a oportunidade e o risco da aco humana. Ela a primeira e a ltima palavra desse humanismo trgico que convida o homem a querer todo o possvel, mas s o possvel, e a deixar o resto aos deuses. (Pierre Aubenque, A Prudncia em Aristteles)

Em Homero, o homem prudente j no Aquiles, mas antes Odisseu. O rei de taca na Ilada e na Odisseia reconhecido pela sua astcia, que delibera segundo o seu corao sendo que o corao era, para os micnicos, o que a cabea representa para o leitor moderno. Aristteles concorda com Homero, em que prefervel haver um s lder, agindo de forma segura e competente (sophos), do que um Conselho de pessoas hesitantes e discordantes, por prudentes que sejam. Na sociedade micnica, descrita por Homero, convm uma forte capacidade de liderana, tambm em nome da paz social. Para Aristteles, o que importa o estudo da virtude humana: (...) o bem que procuramos o bem humano e a felicidade a felicidade humana. Por virtude humana queremos dizer, no a do corpo, mas a da alma; e a felicidade tambm chamamos uma actividade da alma. (Aristteles, tica a icmaco) Na teoria de Aristteles, o homem demonstra a especificidade da actividade humana enquanto possuidor de logos (a razo). Quando um ser manifesta todo o seu potencial, consegue atingir a felicidade, e este o bem supremo procurado por Aristteles:
A felicidade , portanto, o mais precioso, mais nobre e mais agradvel do mundo; e as distines feitas no epigrama de Delos no so admissveis: A aco mais justa a melhor; uma boa sade coisa excelente; mas o que soberanamente agradvel, aquilo pelo qual nos esforamos por conseguir. Porque todas estas propriedades pertencem a aces excelentes. So estas, ou uma s entre estas, a melhor, que chamamos felicidade. (Aristteles, tica a icmaco)

A felicidade, segundo Aristteles, alcana-se atravs da contemplao. Almejar uma vida meditativa no implica que o sbio deva assumir uma postura passiva. Pelo contrrio, deve ser activa. O filsofo deve viver em funo da polis. Precisa completar-se, dedicar-se vida prtica e poltica, j que as aretai formam o carcter do homem e ganham forma atravs do hbito. Para Aristteles, o ser humano vai incorporando na sua natureza uma disposio para a aret. Com treino e tempo, constncia e disciplina ou seja, atravs do hbito pode transformar-se num homem de bem. Assim sendo, tentar ser feliz uma profisso para a vida inteira. Mas devemos acrescentar numa vida completa. Por que uma andorinha no faz a primavera, nem um dia agradvel. E logo, tambm um dia, ou um curto perodo, no faz um homem abenoado ou feliz. (Aristteles, tica a icmaco)

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

10

O filsofo considera a vida contemplativa pura talvez demasiado elevada para o homem. Aconselha a imortalizar-nos tanto quanto for humanamente possvel. Exalta a excelncia do indivduo sem chegar a diviniz-lo. Aristteles faz o homem: (...) o centro da sua tica, mas ele sabe que a tica no o que h de mais alto, que Deus est acima das categorias ticas, ou antes, que a tica constitui-se na distncia que separa o homem de Deus. (Pierre Aubenque, A Prudncia em Aristteles) Resumindo, vrios so os conceitos defendidos por Aristteles que esto mais prximos do modelo homrico, do que dos ideais que lhe so contemporneos. Mas Homero e Aristteles navegam em ondas diferentes. Enquanto Homero se preocupa com o estado de alma das pessoas que deliberam, Aristteles preocupa-se mais com o objecto da deliberao. Por outro lado, a aret, segundo Aristteles, est intimamente relacionada com o conhecimento. Tambm por isso, a aco fruto da ignorncia relativamente a circunstncias particulares que impeam o indivduo de ter a noo perfeita do que est a fazer isenta de culpa. A quem age livremente so-lhe imputados os resultados da sua aco, mas, se por exemplo, um homem revela um secreto por no saber que devia guardar silncio sobre o assunto, ou se no sabe que um unguento mata ao invs de curar, no pode, segundo o filsofo, ser responsabilizado pelos seus actos. Nesse aspecto, como vimos, a sociedade descrita por Homero mais austera na censura do heri.

Concluso
O conceito de aret respira-se nas formas de expresso orais e culturais mais antigas da Hlada e traduzem o seu ideal educativo. Costuma traduzir-se por virtude, mas no comeou por ser uma virtude moral, mas antes a excelncia a que o indivduo pode aspirar se, com sentido de dever, almejar ao seu mximo potencial; se ambicionar ser o melhor entre os seus pares. A aret um ideal de herosmo guerreiro da nobreza cavalheiresca. Corresponde perfeio como harmonia do ser, e a um ideal digno de respeito, precisamente por ser apto e belo (kalokagathia). Razo por que um homem assim, arrebatado preferencialmente depois da sua morte no campo de batalha a numa espcie de pedestal e a modelo das geraes futuras, com direito a uma fama imorredoira O reconhecimento do ser magnnimo pode encontrar-se, de forma no muito diferente, tanto em Homero como em Aristteles, pois ambos consideram a honra o trofu da aret e o tributo pago destreza. Alis, Aristteles considera o megalopsychos como um ser superior aos outros que exige ser tratado em conformidade nele, a humildade uma falta de carcter; consta aqui um ideal aristotlico de auto-estima que aspira beleza, sendo a beleza sinnima de nobreza e eleio.

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

11

Mas enquanto o homem, segundo os clssicos, pode prescindir do reconhecimento externo embora no lhe seja indiferente o heri homrico toma conscincia do seu valor apenas no momento em que reconhecido em sociedade (Tim). A eficincia e a valentia, no so apenas metas de excelncia mas de sobrevivncia (embora tambm possam pr os heris em perigo), num mundo francamente dividido em amigos e inimigos, em que se tudo se faz para escudar os primeiros e eliminar os segundos. O prprio Aristteles reconhece as vantagens da amizade, como forma de estabelecer laos entre populaes, para manter a cidade mais protegida contra a ameaa externa. Aristteles interessa-se mais pelo objecto da deliberao e o seu conceito de aret est relacionado com o conhecimento. Homero preocupa-se com o estado de alma das pessoas que deliberam, numa era em que a moralidade aristocrtica consiste em controlar a desmedida (a hybris) por que no atravs da pedagogia do exemplo, invocada pelos mestres de armas. Compete ao heri salvaguardar os seus valores mais altos e um sentido de dever, pois no poder depois desresponsabilizar-se dos seus actos ou evitar a censura dos seus pares. Mesmo quando pensa o insucesso inevitvel ou por ter errado por ignorncia (que Aristteles desculpabiliza). O heri conserva apenas a oportunidade de se redimir dos seus actos reprovveis ou deixar-se morrer na vergonha. A relao entre este conceito austero de excelncia (aret) e os valores da aristocracia perdeu firmeza at poca de Pricles, em que passou a governar o poltico pois a polis ganhou proeminncia na vida social do homem grego. Tanto que a tica individualista de Homero foi sendo substituda por ticas concentradas em valores cvicos. O prprio Aristteles escreve sobre o animal poltico, o homem da cidade cuja aco teleolgicamente orientada e visa o bem; sobretudo o bem auto-suficiente, o fim derradeiro que a felicidade; no a do corpo, mas a da alma; a que aspira a ser aquilo que o que o homem na sua essncia, animal racional, possuidor de razo; pois pondo em prtica essa racionalidade, que o homem demonstra a especificidade da actividade humana. Esta felicidade no divina mas humana, passvel de ser obtida atravs de uma vida mais contemplativa. Ambiciona-se uma vida dedicada vida activa e poltica, capaz de se aperfeioar atravs do hbito. O ser humano vai incorporando na sua natureza uma disposio para a aret. Portanto, Homero canta as faanhas de heris e semideuses, que aspiram imortalidade e ao estatuto de modelo, mas podem inclusivamente subir ao Olimpo (morada dos deuses). Por sua vez, Aristteles exalta a excelncia do indivduo sem chegar a diviniz-lo. O interessante, que ambos instigam o ser humano a ser sempre o melhor que lhe for possvel e a procurar a excelncia (a aret).

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

12

Bibliografia
ARISTOTE (1992), tique de icomaque. (Livre II) Paris : GF Flammarion. AUBENQUE, Pierre (1993). La prudence chez Aristote. (Collection Quadrige) Paris : PUF FONSECA, Maria de Jesus (1998). A Paideia Revisitada. Millenium Revista do Instituto politcnico de Viseu, n. 9, Janeiro. URL: http://www.ipv.pt/millenium/esf9_mjf.htm HOMERO (1998). A Ilada. (Coleco Livros de Bolso, n. 306) Mem Martins: Publicaes Europa-Amrica HOOKER, Richard (1996), Aret, World Civilizations An Internet Classroom and Anthropology, Washington State University. URL: http://www.wsu.edu:8080/~dee/GLOSSARY/ ARET.HTM. JAEGER, Werner (1995). Paidia: a Formao do Homem Grego. So Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda. LUZURIAGA, Lorenzo (1977). Histria da Educao e da Pedagogia (Coleco Actualidades Pedaggicas, N. 59) S. Paulo: Editora Nacional. MACINTYRE, Alasdair (1998). A short History of Ethics. London. Routledge & Kegan Paul. PORTER, John (2002). Homeric Society, Saskatchewan: University of Saskatchewan. URL: http://duke.usask.ca/~porterj/CourseNotes/HomSoc.html

Maria SOUSA GALITO CI-CPRI, AF, N. 2

13

You might also like