You are on page 1of 9

Inalantes de abuso: exposio e efeitos txicos. Maria das Graas S.

Jesus Instituto Mdico Legal de So Paulo ~ Servio Tcnico de Toxicologia Forense Ovandir Alves SilvaDepartamento de Anlises Clnicas e Toxicolgicas ~ Faculdade de Cincias Farmacuticas/USP Rev Farm Bioqu m Univ So Paulo 1998; 34(1): 1-14. A partir de FIGURA 1: Da esquerda para a direita: tinta spray, corretor de texto, uma reviso da colas e xido nitroso. Os solventes esto presentes de modo constante literatura, os e disseminado em nosso cotidiano. Apesar de utilizado por uma autores do parcela considervel de adolescentes e grupos especficos de adultos, presente artigo terem venda livre e acesso ilimitado, essas substncias so pouco avaliaram os estudadas. padres de consumo, os tipos de inalantes mais utilizados e as complicaes observadas entre os seus usurios.

Introduo Os solventes so substncias utilizadas tipicamente por adolescentes do sexo masculino, provenientes de classes sociais menos favorecidas com predomnio da faixa etria entre 13 e 15 anos. Abusos fsicos ou sexuais sofridos durante a infncia, presena de famlias desestruturadas, com histria de uso de drogas pelos pais e os conflitos e a curiosidade prprios da adolescncia so considerados fatores de risco para o envolvimento com tais substncias. Assim, os autores afirmam que "o abuso de inalantes parece servir como 'defesa temporria' para o estado depressivo decorrente de sentimentos de abandono e rejeio, problemas econmicos, conflitos e dificuldades de relacionamento associados, principalmente com a crise da adolescncia. Sendo a populao de risco primariamente muito jovem natural a influncia exercida pela famlia e pelo grupo de amigos no seu comportamento e, conseqentemente, na determinao do uso."

Padres de uso FIGURA 2: Consumo de inalantes e o ambiente scio-cultural. Jovens Os autores estudantes de classe mdia preferem ambientes privativos para pontuam uma consumir lol e lana-perfume. Meninos em situao de rua utilizam srie de preferencialmente cola de sapateiro, em locais pblicos. aspectos relevantes acerca dos padres de consumo entre esses usurios. O uso em grupo o mais observado, mas as intoxicaes fatais so mais freqentes entre os que o utilizam solitariamente. Entre estudantes, mais comum a busca de locais privados, dentro de suas prprias casas, utilizando-se produtos de uso domstico. J entre meninos e meninas em situao de rua, o uso se d no espao pblico, com produtos obtidos a partir de compra ou furto. A maioria dos jovens experimenta poucas vezes e para. Uma pequena parte, no entanto, prossegue utilizando por tempo indeterminado. Entre esses, h relatos de sesses contnuas de uso, com consumo de dois litros de adesivos e butano. H usurios que permanecem no hbito por 5 anos ou mais. Os inalantes parecem se caracterizar como substncias de incio precoce, influncia pelo grupo de amigos ( improvvel o incio do consumo de forma solitria), com diminuio ou desinteresse pelo consumo com o avanar da idade. A progresso para outras drogas no est plenamente demonstrada. Modo de consumo A forma fsica do produto determina o modo do consumo. As colas so preferencialme nte cheiradas em sacos ou a partir da FIGURA 3: A apresentao dos solventes influencia o modo como prpria embalagem. J ser consumido. Os aerossis so consumidos diretamente dos tubos ou aps embebe-los em um pedao de tecido. J os vapores que os aerossis, desprendem das colas so inalados em sacos plsticos ou diretamente lquido, so do recipiente. inalados a partir do prprio recipiente em panos embebidos com o produto. A maneira usual de se utilizar fluido de isqueiro colocar a vlvula entre os dentes e pressiona-la para a liberao do gs. A inalao de tais substncias pode se feita pelo nariz (sniffing) ou pela boca (huffing). Substncias cuja inalao so feitas a partir do aquecimento (herona) ou da queima direta do produto (crack) no so consideradas inalantes.

Produtos mais utilizados

Eis o grande problema dos solventes. H uma gama infinita de produtos de venda legal. E no poderia ser outra maneira: como proibir ou controlar a venda de isqueiros, esmaltes de unha, tintas, pinceis atmicos e lquidos corretores? Teoricamente, qualquer produto com substncias volteis pode ser utilizado para inalao. No Brasil, os produtos mais utilizados so o lana-perfume, a cola de sapateiro e cheirinho-da-lol, sendo tambm populares a cetona, esmalte de unha, thinner, benzina e gasolina (quadro 1). Quadro 1: Principais produtos utilizados como inalantes e seus produtos volteis Produtos Cheirinho-da-lol Lana-perfume Lquido corretivo Removedores para tintas Esmalte de unha e removedores Tintas e diluentes Agentes desengraxantes e produtos de limpeza a seco Principais componentes volteis Etanol, ter etlico, clorofrmio Cloreto de etila 1,1,1-tricloretano, diclorometano, acetato de amila Tolueno, diclorometano, acetato de etila, vrios lcoois Acetona, acetato de etila, acetato de butila, etanol, tolueno, xileno Acetona, steres, MEC, hexano, tolueno, tricloroetileno, xilenos Tricloroetileno, tetracloroetileno, 1,1,1tricloretano, diclorometano Hexano, tolueno, benzina, etanol, MEC, isopropanol, acetato de etila, acetato de butila, acetato de metila, acetato de propila, metanol, diclorometano, acetona Tolueno, xileno Acetona, MEC, cicloexano, tricloretileno Xilenos Tolueno, acetona, isopropanol, MEC, MIC, glicol, nafta MEC, hexano, tolueno, acetona, nafta, acetato de etila 1,1,1-tricloretano, isopropanol, benzina, etanol, butanol, acetato de etila, acetato de butila, acetato de metila, hidrocarbonetos aromticos C9 - C12 Halons 11,12,22, ter dimetlico, butano, propano, isobutano Butano, ter dimetlico, halons, steres

Adesivos de contato

Cola para borracha Cola para PVC Cola para marcenaria Cola domstica Cola de aeromodelismo

Cola lquida para plsticos

Odorizante de ambientes, spray fixador de cabelos, desodorantes Tintas spray

Gasolina

Composio varivel dependendo da fonte de petrleo e mtodo de refino. Constituda principalmente por hidrocarbonetos alifticos (C4 -C12) e hidrocarbonetos aromticos em pequenas quantidades (xileno, tolueno, benzeno, parafinas e naftenos) Destilado de petrleo que consiste de hidrocarbonetos alifticos (C5 - C12) Composio variada dependendo do nome comercial do produto. Pode conter lcoois (etanol, metanol, butanol, isopropanol), cetonas (acetona, MEC, MIC), acetatos alifticos, tolueno, xileno e vrios outros hidrocarbonetos aromticos ou alifticos xido nitroso, halotano, enflurano, isoflurano, cloreto de etila, ter etlico, halons 11,12,22 Butano, propano, isobutano

Benzina

Thinner

Agentes anestsicos Gases combustveis de isqueiros

MEC = metiletilcetona MIC= metilisobutilcetona O artigo mostra que a preferncia por um determinado tipo de produto sofre variaes dependendo do grupo investigado. Desse modo, estudantes preferem o lana-perfume e o lol, enquanto a cola de sapateiro mais comum entre meninos de rua. As meninas utilizam solventes contidos em produtos de beleza. J os meninos preferem lanaperfume, ter, benzina e thinner. As colas so indubitavelmente os produtos mais utilizados ao redor do mundo. H uma variedade de solventes em sua composio. No Brasil, de acordo com os autores, os solventes mais encontrados so: n-hexano (61%), tolueno (51%), acetona (28%), metiletilcetona (15%) e acetato de etila (8,4%). Entre os solventes puros, os mais encontrados em nosso meio so o tolueno, o clorofrmio, o ter etlico e a acetona. O cheirinho-da-lol pode ser fabricado a partir das seguintes misturas: etanol e clorofrmio; etanol, ter etlico e clorofrmio; etanol e ter etlico.

Farmacocint ica A farmacocintic a estuda as transformaes sofridas por um frmaco dentro do organismo.

Absoro Os solventes so absorvidos FIGURA 4: Farmacocintica dos solventes. O consumo dos solventes principalmente comea pela inalao do produto [1]. Os vapores inalados atingem os pela via pulmes [2] e se difundem para a corrente sangunea. Logo chegam inalatria. ao corao [3], que rapidamente os enviam ao sistema nervoso central Uma vez nos [4]. Uma parte dos solventes eliminada em sua forma pura pela alvolos, respirao. alcanam a circulao sangunea por difuso simples. Quanto maior a concentrao de solvente nos alvolos, maior ser a difuso para a corrente sangunea. A solubilidade do solvente interfere diretamente no processo de difuso. Alm disso, solventes capazes de diluio em gua (hidrossolveis) so transportados pelas clulas vermelhas (eritrcitos) e pelas protenas do plasma em igual proporo. J os insolveis em gua (hidrofbicos) so transportados preponderantemente pelas clulas vermelhas.

Difuso nos tecidos A difuso dos solventes do sangue para os tecidos, segundo os autores, depende de trs fatores: a solubilidade nos tecidos, a concentrao de solvente no sangue e o fluxo sanguneo dentro daquele tecido determinado. A natureza lipossolvel (solvel em gorduras) dos solventes lhes confere afinidade pelo sistema nervoso central, ricamente composto por lipdios.

Metabolizao e excreo Os solventes podem ser eliminados em sua forma pura pelos pulmes. Quanto menos solveis, mais rpida a excreo pulmonar. Muitos deles, no entanto, so metabolizados pelo fgado, por meio do sistema citocromo P450. Algumas enzimas do sistema P450 tm alta afinidade por solventes como o clorofrmio e cloreto de etila (presentes no lol e no lana-perfume, respectivamente). Tal afinidade potencializa a ao nefrotxica (nefro = rim) e hepatotxica (hepato = fgado) dos solventes. A metabolizao dos solventes feita por duas vias: [1] oxidao pelo citocromo P450, levando a quebra da molcula do solvente e originando 10 a 30% de monxido de carbono (CO) e [2] conjugado pelas enzimas Glutadiona-S-Transferases (GST), levando produo de formaldedo. A metabolizao do CO produzido inibida quando

clorofrmio e lcoois so administrados concomitantemente. O potencial carcinognico dos solventes est relacionado com a quantidade de diclorometano biotransformado pela via GST.

Toxicidade dos solventes H alguns fatores envolvidos na toxicidade dos solventes: a estrutura qumica do composto, a quantidade inalada, a freqncia da exposio, exposio concomitante a outros produtos e suscetibilidade individual. Os efeitos mais observados derivam da exposio a altas doses de solventes, levando depresso do sistema nervoso central. Efeitos agudos Aps a ingesto h uma fase de excitao inicial, que geralmente seguida por perodo de depresso do SNC. A fase excitatria se inicia de 5 a 30 segundos aps o consumo e dura de poucos segundos at uma hora, FIGURA 5: Cartazes advertem os adolescentes acerca das dependendo do complicaes agudas do hbito de consumir inalantes: "cheirar pode solvente trazer danos ao crebro [ esquerda] e ao corao [ direita]." utilizado. Os sintomas so de euforia, hilaridade, excitao, tranqilidade, 'paz de esprito' e alucinaes. A ao irritante dos solventes sobre a pele e mucosas pode desencadear os seguintes efeitos indesejveis: nuseas, vmitos, espirros, tosse, vertigens, rubor da face e aumento da salivao. Uma 'ressaca' moderada, tendo como principal sintoma a cefalia j foi relatada. Os efeitos depressores dos solventes so: confuso, desorientao, obnubilao, perda do autocontrole, diplopia, clicas abdominais, cefalia, palidez, reduo acentuada do estado de alerta, sonolncia, incoordenao muscular, ataxia, fala pastosa, nistagmo, reduo dos reflexos. Casos mais graves podem ocasionar convulses, depresso respiratria e coma. A morte sbita possvel. H quatro mecanismos diretamente envolvidos: anxia (falta de oxignio), inibio vagal, depresso respiratria e arritmia cardaca. A anxia se desenvolve a partir da obstruo das vias areas (espasmos ou edemas secundrios a queimaduras ou leses da mucosa) ou diminuio da concentrao de oxignio (asfixia

pelo saco plstico colocado na cabea para potencializar a inalao, porm no retirado pelo usurio devido depresso do sistema nervoso causada pelo produto).

Efeitos crnicos Para o sistema nervoso central, a presena de alto teor de lipdios (gorduras), principalmente nas bainhas de mielina (que permitem que a informao eltrica no se dissipe), torna-o altamente susceptvel ao dos solventes. As complicaes crnicas mais observadas so: neuropatia perifrica, disfuno cerebelar, encefalopatia crnica e demncia. H relao entre a quantidade, o tempo de consumo e idiossincrasias do usurio no aparecimento de tais complicaes. A recuperao geralmente no est isenta de seqelas. Complicaes neurolgicas especficas ao consumo de um ou mais solventes em conjunto j foram descritas pela literatura (quadro 2). Quadro 2: Complicaes neurolgicas descritas aps o consumo de solvente(s) especfico(s). Produto(s) n-hexano e/ou metil-n-butilcetona (MBC) Quadro neurolgico observado Neuropatia perifrica, mais intensa quando ambos so inalados concomitantemente. Sndrome neurotxica caracterizada por neuropatia perifrica (piora da sensibilidade e da fora muscular), que tende a progredir para a paralisia e anestesia, principalmente dos membros inferiores, com tetraplegia em casos mais graves. Polineuropatia, por degenerao dos axnios pelo solvente. Danos aos nervos cranianos, em especial o ptico e trigmio. Atrofia do nervo ptico, com reduo da acuidade visual. O maior alvo do tolueno, no entanto o cerebelo. Pode haver nesses usurios sinais neurolgicos de alterao cerebelar, como alterao de postura, nistagmo, ataxia, incoordenao dos membros e tremores persistentes. Casos de exposio crnica podem levar atrofia cerebelar irreversvel. Sinais de atrofia cerebral, levando demncia irreversvel j foram detectados em usurios crnicos

MBC e MEC; n-hexano e MEC; MBC e MIC

2,5-hexanodiona Tricloroetileno

Tolueno

Os distrbios no sistema nervoso central levam com freqncia a sintomas tais como, apatia, dano intelectual e da memria, cefalia, diminuio da atividade sexual, instabilidade emocional, depresso, perda da concentrao, irritabilidade e hostilidade. A ao dos solventes sobre a pele e mucosas leva ao aparecimento, na primeira, de

prurido (coceira), eritema (vermelhido) e edema (inchao). A irritao e leso das mucosas levam ao aparecimento de rinite crnica, ulceraes, halitose, tosse, expectorao abundante, conjuntivite e hemorragias nasais episdicas. O fgado pode ser atingido diretamente por alguns solventes, causando aumento do rgo (hepatomegalia) e acmulo de gordura (esteatose heptica). O uso concomitante de lcool e tolueno pode potencializar a esteatose heptica. Problemas nos rins, principalmente associados ao consumo de tolueno, j foram relatados. So eles: proteinria (protenas na urina), hematria (sangue na urina), oligria (pouca excreo de urina ao longo do dia), acidose tubular distal, sndrome de Fanconi. O sistema respiratrio pode sofrer grandes prejuzos crnicos com o uso de solventes. A superfcie alveolar pode acabar ocluda. Alm disso, o enfisema costuma desenvolver-se usurios habituais. Doenas auto-imunes j foram descritas entre usurios de solventes. Entre elas, destaca-se a sndrome de Goodpasture, caracterizada por glomerulonefrite e leso pulmonar. O consumo de solventes durante a gestao aumenta os riscos de prematuridade, morte perinatal, anormalidades no crescimento e quadros semelhantes sndrome alcolica fetal (microcefalia, malformaes faciais, cardiovasculares, sseas e renais). No h informaes a respeito do potencial carcinognico dos solventes sobre os seres humanos.

Tolerncia e dependncia H relatos de ambos naqueles que utilizam solventes de modo intenso e freqente. H necessidade de inalao e ansiedade frente a ausncia do produto. No h, no entanto, evidncias conclusivas de neuroadaptao. O presente artigo de excelente qualidade. Os autores foram capazes de atualizar o leitor acerca da epidemiologia, farmacologia e complicaes agudas e crnicas do uso de inalantes, sempre buscando detalhamentos e novas informaes. Um esforo importante, frente ao desinteresse usual pelo consumo dessa substncia, que se mostra muito mais danoso do que acredita o senso comum. Esse, infelizmente, deixa-se muitas vezes contaminar pelo fato dessa classe de substncias ser consumida principalmente por indivduos socialmente excludos e por isso incapazes de demandar tratamentos lucrativos.

O contedo deste site de domnio pblico, os textos aqui contidos podem ser reproduzidos desde que as informaes no sejam alteradas e a fonte seja citada adequadamente. Para citar a fonte, copie a linha abaixo: Site lcool e Drogas sem Distoro (www.einstein.br/alcooledrogas) / NEAD - Ncleo Einstein de lcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein

Dosagem Alcolica O mtodo utilizado para a dosagem de etanol em material biolgico (sangue) a Cromatografia em fase Gasosa empregando um detector de ionizao de chama (CG-DIC), acoplado ao auto-injetor por headspace. -O frasco contendo a amostra fechado, colocado no auto-injetor e aquecido a uma temperatura de 80 C em tempo predeterminado no mtodo j programado no aparelho. Aps aquecimento gerado o vapor no interior do frasco que injetado pelo auto-injetor, no cromatgrafo para anlise. - Por ser uma anlise quantitativa, necessria a elaborao de uma curva de calibrao prvia. - O aparelho gera um grfico para o resultado. Este grfico chamado de cromatograma.

You might also like