You are on page 1of 10

Criatividade ser possudo por Deus

Osho

A criatividade significa simplesmente que voc est em estado de relaxamento total. No significa inao, mas sim relaxamento - porque, com o relaxamento, ocorre muita ao. Mas isso no obra sua - voc apenas um veculo. Uma melodia comea a ecoar por seu intermdio - voc no o criador dela, ela vem do alm.

Ela sempre vem do alm. Quando voc a cria, sua criao no vai alm do ordinrio, mundano. Quando ela vem por seu intermdio ela tem beleza sublime, traz em si algo de desconhecido.

Quando o grande poeta Coleridge morreu, ele deixou milhares de poemas inacabados. Frequentemente perguntavam a ele: "Por que voc no termina esses poemas?" Pois a alguns faltavam apenas algumas linhas para serem terminados. "Por que voc no os termina de compor?"

Ele respondia: "No posso. Eu tento, mas quando termino de compor, parece faltar algo, alguma coisa parece estar errada. Minha linha nunca se harmoniza com a que flui por meu intermdio. Ela se me torna um tropeo, uma rocha, e impede-lhe a fluidez. Assim, tenho que aguardar. Quem quer que tem fludo por intermdio de mim, quando ele comear a fluir outra vez e completar o poema, ele estar terminado; antes disso no."

Ele terminou apenas uns poucos poemas. Mas eles so de sublime beleza, de grande esplendor mstico. Sempre foi assim: o poeta desaparece, a criatividade aparece. Nessa ocasio, ele possudo. Sim, essa a palavra, ele possudo. Criatividade ser possudo por Deus.

Simone de Beauvoir disse: "A vida se ocupa com a prpria perpetuao e a superao de si mesma; se tudo que ela faz manter a si mesma, ento viver apenas no morrer." E o homem que no criativo est apenas no morrendo, s isso. Sua vida no tem profundidade. Sua vida ainda no vida, mas apenas um prefcio; seu livro da vida ainda no comeou a ser escrito. Ele nasceu, verdade, mas ainda no est vivo.

Quando voc se torna criativo, quando permite que a criatividade flua por intermdio de voc - quando voc comea a cantar uma cano que no sua, que no pode assinalar nem dizer: "Ela criao minha"; sobre a qual voc no pode apor sua assinatura - ento a vida cria asas e desfere voos.

Na criatividade est a superao; de outro modo, ns podemos continuar, no mximo, a nos perpetuarmos tal como somos. Voc cria uma criana - isso no criatividade. Voc morre e a criana fica para perpetuar a vida, mas perpetuar-se no basta, a menos que voc comece a superar a si mesmo. E assa superao s ocorre quando algo do alm entra em contato com voc.

Esse o ponto de transcendncia - superao. E, na superao, o milagre ocorre; voc no existe, contudo, pela primeira vez, voc existe.

Osho, em "Criatividade - Liberando Sua Fora Interior

You might also like