You are on page 1of 8

Ano VIII N 33 2011 Distribuio Gratuita Tiragem: 35.000 exemplares www.bd.

com/brasil

Tira Dvidas
Um guia de orientaes sobre aplicaes de injetveis. Veja a nova seo na pgina 2.

Condutas aps acidente

Evoluo no tratamento do diabetes


Agulha menor e mais fina para aplicao de insulina proporciona maior conforto ao paciente. Pgina 3.

Declarao de Servios Farmacuticos: garantia de servios de qualidade.


Documentar um procedimento executado na farmcia, como preconiza a RDC 44/09 da Anvisa, confere maior credibilidade e segurana a todos os envolvidos: o profissional farmacutico, o paciente e o mdico. Pgina 6.

Quais providncias adotar em caso de acidente com material perfurocortante? Veja as orientaes da mdica do Instituto de Infectologia Emlio Ribas, Dra. Rgia Feij, na pgina 7.

Aplicao de injetveis diferencial competitivo


Profissionais da Drogaria Arajo, Rede Agafarma e Farmcias Independente concluem que o servio de aplicaes de injetveis um diferencial do estabelecimento farmacutico, pois permite fugir da guerra de preos dos medicamentos, alm de ser uma forma eficaz de fidelizar clientes. Pginas 4 e 5.

Farmcia empreendedora
Conhea as propostas do IDVF para o desenvolvimento sustentvel do varejo no canal farma. Pgina 8.

Tira Dvidas

Aprimorando o conhecimento sobre injetveis

Recomendaes para o preparo e aplicao


Como posicionar o bisel para aplicao? A posio do bisel est relacionada inicialmente ao ngulo da aplicao. Quando este for igual a 90 graus, a posio do bisel indiferente, uma vez que em ngulo reto a ponta do bisel perfurar o tecido diretamente, facilitando a tcnica. Mas, se o ngulo da aplicao for menor que 90, a abertura do bisel dever ser posicionada para cima, para melhor penetrao no tecido. Importante: o bisel dever estar alinhado com a graduao volumtrica da seringa, para visualizao do volume a ser injetado (veja na foto acima). Quais so os cuidados no preparo de medicamentos envasados em frasco ampola? 1 Faa a assepsia da borracha do frasco ampola com BD Alcohol Swabs ou com uma compressa de lcool 70% e em seguida espere secar. 2 Aspire ar na seringa em igual volume do medicamento que ser aspirado. 3 Introduza a agulha em ngulo de 90 no centro da borracha e injete o ar. 4 Incline o frasco ampola (giro de 180) e aspire vagarosamente o medicamento. 5 Retire a agulha do frasco, recoloque o protetor da agulha (reencape passivo*) e em seguida elimine as bolhas de ar. 6 Certifique-se se o volume preparado est de acordo com a prescrio. Importante: recomenda-se que utilize uma nova agulha para aplicao do medicamento. Ao transfixar o septo de borracha do frasco-ampola, a agulha pode perder a

administrao de medicamentos injetveis proporciona vantagens em relao aos frmacos administrados por via oral e de uso tpico, entre as quais: absoro mais rpida, ao sistmica e uso de menor dose. Alm disso, a via injetvel a nica em que os frmacos no so inativados pelo suco gstrico. Contudo, so muitas as dvidas relacionadas s aplicaes de injetveis. Por isso, o Jornal BD Mo Boa selecionou as perguntas mais frequentes feitas por profissionais e, a partir desta edio, publicaremos nesta seo Tira Dvidas, uma srie de orientaes para que voc faa aplicaes mais seguras e com bons resultados.

siliconizao e a ponta do bisel perde a integridade quanto ao corte, podendo tornar o procedimento menos confortvel. Por que preciso injetar ar dentro do frasco ampola *Para fazer o reencape passivo, mantenha o antes de aspirar o protetor apoiado na embalagem da seringa para a reintroduo da agulha. O reencape medicamento? passivo s deve ser feito antes da aplicao A prvia injeo do injetvel. Siga a orientao da NR 32, item de ar no frasco am32.2.4.15: No desconecte nem reencape pola, em igual quan- agulhas aps o uso. tidade ao medicamento que ser aspirado, faz-se necessria para evitar formao de vcuo parcial. Se no for injetado ar em quantidade suficiente, a presso negativa existente no frasco dificulta a retirada do medicamento.

Recomendaes nos cuidados com o paciente


Existem recomendaes especficas em relao a jejum ou ps-refeio para uma aplicao de injetveis? A principal fonte de consulta a bula do medicamento. Nela o profissional deve verificar se h alguma orientao especfica. Contudo, pela prtica clnica, sabe-se que a aplicao de injetvel em pacientes que estejam em jejum prolongado ou que tenham feito refeies extremamente calricas (por exemplo, churrasco e feijoada) no recomendada, visto que nestas situaes o paciente se encontra em condies fisiolgicas consideradas alteradas. Todavia, caso no haja restries na bula, no h uma regra; cabe ao profissional fazer uma avaliao criteriosa. Quem deve posicionar a roupa do paciente para uma aplicao de injetvel? O profissional quem tem o conhecimento sobre tcnica e local corretos para uma aplicao de injetvel. Desta forma, o mais adequado que ele posicione a roupa do paciente para garantir um procedimento seguro e uma tcnica eficaz. Para no criar constrangimento ao paciente, recomenda-se que o profissional pea-lhe licena para posicionar a roupa adequadamente.
Envie suas dvidas sobre aplicao de injetveis ao Jornal BD Mo Boa pelo e-mail crc@bd.com As respostas sero elaboradas pela equipe de Consultores Educacionais da BD e publicadas neste espao.
Referncias bibliogrficas
Taylor, Carol; Lillis, Carol; Lemone, Pricilla. Fundamentos da Enfermagem. 5 ed. Sao Paulo: Artimed, 762 - 786. 2007. Potter, Patricia A; Perry, Anne G. Fundamentos de Enfermagem. 6 ed - Sao Paulo: Mosby, 923 - 954. 2005.

O Jornal BD Mo Boa uma publicao da Becton Dickinson Indstrias Cirrgicas Ltda. Rua Alexandre Dumas, 1976, CEP 04717-004, Chcara Santo Antnio So Paulo SP CRC: 0800 055 5654 email: crc@bd.com.br Coordenadores: Bruno Campello e Tssia Wagner Coordenadora tcnica: Monise Vicente Jornalista responsvel: Milton Nespatti (MTB 12460-SP, nespatti@terra.com.br) Reviso: Solange Martinez Projeto grfico e diagramao: revistas@alvopm.com.br Fotos: Milton Nespatti e AlvoPM. As matrias desta publicao podem ser reproduzidas desde que citada a fonte. As opinies e conceitos publicados so de responsabilidade dos entrevistados e colaboradores dos artigos.

Jornal BD Mo Boa

Mais conforto e segurana no tratamento do diabetes


Uma boa notcia para quem tem diabetes: agulha ainda menor e mais fina!
Por Beatriz Lott Farmacutica e Consultora Educacional da BD.

tratamento do diabetes tem vivenciado nos ltimos anos uma importante evoluo. O desenvolvimento de novos medicamentos e de novas tecnologias permite um melhor controle dos nveis glicmicos, mais flexibilidade para o dia a dia e maior conforto para aqueles que convivem com esta disfuno nos dias de hoje. Acompanhando a evoluo do conhecimento, a partir de estudos recentes sobre a espessura dos tecidos derme e subcutneo, hoje j esto disponveis no mercado agulhas menores e mais finas para aplicao subcutnea de injetveis usados no tratamento do diabetes. Um recente lanamento, a agulha BD Ultra-FineTM Nano 4 mm, confirma essa tendncia e j est inovando o modo de aplicar injetveis em diabetes, trazendo mais segurana no tratamento e simplificando a tcnica de aplicao com canetas.

Espessura de pele em locais recomendados para aplicao subcutnea em indivduos com diferentes IMC.

Para adultos e crianas


A indicao da agulha de 4 mm universal, podendo ser usada por adultos e crianas com diferentes perfis fsicos, inclusive obesos, e compatvel com todas as canetas de aplicao de injeo subcutnea do mercado brasileiro. Estudos publicados nos ltimos anos apresentam algumas concluses importantes no que se refere ao impacto do comprimento da agulha na aplicao da insulina. Uma delas que agulhas mais curtas trazem menor risco de aplicao intramuscular, o que diminui o risco de hipoglicemia. A espessura da pele raramente ultrapassa 3 mm e tem pequena variao entre os diferentes locais onde se faz aplicao e entre pessoas com idade, gnero, raa e perfil fsico diferentes. J o tecido subcutneo tem espessuras bastante variveis. Estes foram resultados encontrados em um estudo que mediu a pele e o tecido subcutneo atravs de ultrassom dentro de uma populao diversa. Uma estimativa feita neste estudo que a agulha de 4 mm capaz de atingir o tecido subcutneo em 99,5% dos participantes da pesquisa quando aplicada em ngulo de 90 graus, sem o risco de aplicao intradrmica. J o uso de agulhas mais longas aumentam proporcionalmente o risco de aplicao intramuscular, o que pode proporcionar acelerao na absoro com risco de hipoglicemia.

Segurana, facilidade no uso e na escolha do local de aplicao


A agulha de 4 mm provou ser to efetiva e segura quanto as agulhas de 5 mm e 8 mm em estudo comparativo que analisou o controle glicmico, a segurana e a avaliao por adultos com diferentes ndices de massa corprea (IMC). Com uma agulha de 4 mm a tcnica simples: a aplicao deve ser com ngulo reto (90) e a prega subcutnea desnecessria. Como a tcnica de aplicao a mesma em qualquer regio do corpo, esta agulha oferece maior facilidade de uso em locais de difcil acesso como braos e ndegas. Esta uma vantagem que estimula o rodzio de aplicao entre as diferentes regies, orientao que melhora a absoro e o consequente desempenho da insulina.

Oriente o cliente
Para garantir a aplicao efetiva da dose de insulina prescrita, oriente o cliente a manter a agulha no local de aplicao no mnimo 10 segundos aps a injeo. Esta recomendao padro para uso de canetas de aplicao, independente do tamanho da agulha usado. Alm da segurana, da eficcia e da facilidade no uso, uma agulha menor uma importante alternativa para aquelas pessoas que relatam medo de agulha ou se mostram ansiosas antes de cada aplicao, situao bastante comum, principalmente no incio do tratamento. Enquanto no se descobre a cura do diabetes, o contnuo avano da tecnologia mdica deve ser comemorado, pois torna o controle do diabetes ainda mais possvel!
Referncias bibliogrficas
Skin and subcutaneous adipose layer thickness in adults with diabetes at sites used for insulin injections:

implications for needle length recommendations. Current Medical Research & Opinion vol. 26, n 6, 1519 -1530, 2010.
Comparative Glycemic control, safety and patient ratings for a new 4 mm x 32G insulin pen needle in adults with diabetes Current Medical Research & Opinion vol. 26, n 6, 1531 1541, 2010.

Fonte: Skin and subcutaneous adipose layer thickness in adults with diabetes at sites used for insulin injections: implications for needle length recommendations. Current Medical Research & Opinion vol. 26, n 6, 1519 -1530, 2010.

Caixa com 100 unidades.

Jornal BD Mo Boa

Aplicao de injetveis diferencial competitivo


Atendimento personalizado e servios de alta qualidade contribuem para conquistar confiana e fidelidade do cliente.
Foto: Divulgao Agafarma

fundamental que as farmcias e drogarias assumam o papel complementar aos servios mdicos na ateno primria sade, diante das deficincias do sistema de sade vigente no Brasil. Neste contexto, a aplicao de medicamentos injetveis continua sendo um dos servios imprescindveis sade da populao, ao mesmo tempo em que proporciona benefcios aos estabelecimentos farmacuticos. Esta a viso da Agafarma no Rio Grande do Sul, da Drogaria Araujo em Minas Gerais e da Farmcias Independente em Pernambuco, na regio metropolitana de Recife. So trs grandes redes de drogarias que executam o servio de aplicao de injetveis, seguindo as boas prticas preconizadas pelos rgos regulamentadores, como Anvisa, Conselhos de Farmcia e demais entidades da categoria.

Qualidade, segurana e capacitao


Algumas medidas referentes qualidade do servio de aplicao de injetveis devem ser adotadas pelo estabelecimento, no sentido de conquistar e preservar a confiana do cliente. Para o farmacutico da Assessoria Tcnica da Drogaria Araujo, Marco Tlio Machado, a primeira recomendao de que a farmcia possua uma sala de aplicao que atenda aos padres legais quanto a: higiene, equipamentos e materiais adequados. No podem faltar luvas, compressas de lcool a
Foto: Divulgao Drogaria Araujo

Alm do uso de materiais de reconhecida qualidade no mercado, como as seringas com dispositivo de segurana, devemos lembrar que somente so considerados regulares os servios farmacuticos devidamente indicados no licenciamento de cada estabelecimento
Flvia Pederiva, Agafarma.

No podem faltar luvas, compressas de lcool a 70% para assepsia, seringas com dispositivo de segurana para a preveno de acidentes com agulhas, coletores de perfurocortantes impermeveis, lixeira para resduos contaminantes e o livro de registro de aplicaes
Marco Tlio Machado, Drogaria Araujo.

70% para assepsia, seringas com dispositivo de segurana para a preveno de acidentes com agulhas, coletores de perfurocortantes impermeveis, lixeira para resduos contaminantes e o livro de registro de aplicaes, aconselha. Na opinio da farmacutica da Farmcias Independente, Juliana Melo, a sala de injetveis deve estar obrigatoriamente em conformidade com as legislaes sanitrias vigentes e todas as aplicaes devem ser anotadas no livro de registro assim como preenchida no formulrio de Declarao de Servios Farmacuticos, como preconiza a RDC 44/09 da Anvisa. Na viso da farmacutica da Agafarma, Flvia Pederiva, segurana uma palavra de ordem nas aplicaes de injetveis e isso exige ateno para alguns requisitos. Alm do uso de materiais de reconhecida qualidade no mercado, como as seringas com dispositivo de segurana, devemos lembrar que somente so considerados regulares os servios farmacuticos devidamente indicados no licenciamento de cada estabelecimento, alerta. Juliana Melo, da Independente, concorda que segurana tornou-se um requisito bsico quando se trata de administrao de medicamentos injetveis. Hoje, diante dos riscos de contaminao com material biolgico e com todas as

Jornal BD Mo Boa

exigncias legais, injustificvel a no utilizao de tcnicas de biossegurana e de materiais com dispositivos de proteo contra acidentes com perfurocortantes, declara. Flvia, Marco e Juliana chamam a ateno para a importncia da capacitao e da atualizao dos profissionais que fazem as aplicaes de injetveis. Na Drogaria Araujo, somente os profissionais certificados em cursos, como o ministrado pela BD, esto aptos a aplicar injetveis, afirma o farmacutico da rede mineira. A Rede Agafarma investe permanentemente na capacitao de seus profissionais, atravs de cursos tericos e prticos promovidos em parceria com a BD, assegura Flvia. A farmcia deve prezar pela padronizao dos processos e das tcnicas de aplicao, visando a garantia da qualidade do servio e a presena de um profissional tecnicamente habilitado fundamental para orientar a equipe, ressalta Juliana.

De norte a sul, um servio fundamental na fidelizao de clientes


Foto: Sean Locke/Istockphoto

S com receita
Outra recomendao de extrema importncia no que tange a aplicao de injetveis que o profissional exija do paciente a apresentao da prescrio do mdico, sem a qual a administrao do medicamento no deve ser feita. De acordo com o Padro Araujo de Medicamentos, todas as aplicaes feitas nas lojas da rede so efetuadas apenas mediante a apresentao da receita mdica, sendo a mesma verificada pelo farmacutico e respeitada na sua integridade, garante Marco Tlio. Flvia Pederiva confirma que o receiturio mdico muito importante e deve ser atentamente observado pelo profissional responsvel pela aplicao de injetveis, principalmente no que se refere legitimidade da receita, a dose prescrita, o horrio e a via de administrao, a fim de se evitar eventuais erros. No momento da aplicao, tambm importante considerar as recomendaes do fabricante, contidas na bula do produto, finaliza a farmacutica da Agafarma.
Foto: Divulgao Farmcias Independente

Hoje, diante dos riscos de contaminao com material biolgico e com todas as exigncias legais, injustificvel a no utilizao de tcnicas de biossegurana e de materiais com dispositivos de proteo contra acidentes com perfurocortantes
Juliana Melo, Farmcias Independente.

Na opinio da farmacutica da Agafarma, Flvia Pederiva, as aplicaes de injetveis agregam valor misso da farmcia como estabelecimento de sade e traz benefcios aos clientes, especialmente pelo fcil acesso e atendimento 24 horas prestado nos plantes. O paciente que sai de um consultrio ou de uma emergncia hospitalar com a receita do mdico, encontra nas farmcias e drogarias que aplicam injetveis, maiores possibilidades de seguir o tratamento prescrito e assim solucionar seu problema de sade, comenta. Flvia chama ateno para o fato de que, medida que a populao fidelizada pela qualidade dos servios prestados - e no simplesmente por desconto nos preos dos produtos, os ganhos se refletem em maior adeso do paciente terapia medicamentosa e, consequentemente, sucesso no tratamento. Um trabalho bem feito e firmado na confiana entre o paciente e o farmacutico o grande diferencial num mercado muito dinmico e competitivo, ressalta. Enquanto os benefcios diretos proporcionados pelas aplicaes de injetveis podem ser resumidos no aumento das vendas deste tipo de medicamento, os benefcios indiretos vo mais alm. Um servio de qualidade, como deve ser as aplicao de injetveis, cria um importante canal de relacionamento do estabelecimento com o pblico, pois d ao profissional de farmcia a oportunidade de dialogar com o paciente, perceber suas expectativas e, assim, prontificarse a atend-las, explica o farmacutico da Assessoria Tcnica da Drogaria Araujo, Marco Tlio. Para a farmacutica da Farmcias Independente, Juliana Melo, alm dos ganhos financeiros decorrentes da fidelizao, as aplicaes de injetveis executadas podem levar o estabelecimento condio de referncia em atendimento sade na localidade em que atende. Quando o cliente sente segurana ao ser atendido, ele mesmo faz a propaganda a nosso favor e, consequentemente, seus familiares e amigos tambm acabam se tornando clientes fiis, avalia.

Jornal BD Mo Boa

Excelncia no atendimento com a Declarao de Servios Farmacuticos


Servios como aplicao de injetveis, aferio da presso arterial, teste de glicemia capilar, perfurao de lbulo da orelha e outros, hoje devem ser documentados na Declarao de Servios Farmacuticos, como determina a RDC 44/09 da Anvisa (artigo 81, pargrafo 4). Nesta entrevista, o Supervisor de Estgio do Curso de Farmcia da Universidade So Francisco, Prof. Rodinei Vieira Veloso, elucida aspectos no processo de documentao de servios.
Qual a finalidade da Declarao de Servios Farmacuticos? Prof. Rodinei Vieira Veloso: Atravs desta Declarao, o farmacutico documenta os servios prestados aos pacientes. Este documento poder ser utilizado posteriormente pelo prprio farmacutico em um prximo atendimento, assim j ter as informaes sobre o paciente, facilitando o acompanhamento do tratamento. A declarao tambm poder ser apresentada ao mdico pelo paciente, para que este tenha cincia dos servios prestados pelo farmacutico e os parmetros aferidos. Ou seja, o documento de grande importncia, tanto para o farmacutico, como para o mdico acompanhar o tratamento do paciente e avaliar os resultados e, atravs disso, realizar as intervenes farmacuticas e mdicas necessrias para uma melhor qualidade de vida do paciente. Com esta Declarao, o Livro de Registro de Medicamentos Injetveis continua a vigorar? Prof. Rodinei: Sim, pois o Livro de Registro de Injetveis est regulamentado pelas Resolues do Conselho Federal de Farmcia n 357/01 (artigo 82 - O farmacutico responsvel tcnico dever possuir um livro de receiturio destinado aos registros das injees efetuadas); e n 499/08 (Art. 24 O farmacutico dever registrar, em livro prprio, as aplicaes de medicamentos injetveis realizadas). As Resolues do CFF regulamentam o mbito profissional do farmacutico. J a RDC n44/ 09, por ter sido publicada pela Anvisa, trata-se de uma norma sanitria. As farmcias j esto sendo fiscalizadas em relao a esta necessidade? Prof. Rodinei: Sim, o prazo para as farmcias se adequarem ao estabelecido na RDC 44/09 terminou em fevereiro de 2010. Portanto, todas as farmcias que prestam servios farmacuticos devem obrigatoriamente fornecer a Declarao de Servios Farmacuticos aos pacientes atendidos. O CRF-SP, atravs da equipe de fiscalizao, verifica se h prestao de algum servio no estabelecimento e em caso positivo, exige que o farmacutico fornea a declarao a seus pacientes. Existe algum modelo de documento para ser usado como Declarao de Servios Farmacuticos? Se houver, como obt-lo? Prof. Rodinei: A RDC 44/09 estabelece no artigo 81 os itens mnimos que a Declarao de Servios Farmacuticos deve conter. No pargrafo 1 citado como ela deve ser elaborada e quais informaes so necessrias referentes a cada servio prestado. Por exemplo, na perfurao do lbulo auricular, deve-se conter dados do brinco e da pistola. Quando houver aferio de presso arterial ou glicemia capilar, deve-se anotar os valores dos parmetros fisiolgicos e bioqumicos encontrados, seguidos dos respectivos valores considerados normais. Quando houver administrao de medicamentos, deve-se anotar a concentrao e forma farmacutica, lote, via de administrao, entre outros. O CRFSP disponibiliza no volume III do Fascculo Farmcia Estabelecimento de Sade modelos de Declarao de Servios Farmacuticos*. Importante: a declarao deve ser emitida em 2 vias, sendo uma entregue ao paciente e a outra arquivada no estabelecimento. Este documento far com que os servios prestados pela farmcia sejam mais seguros e confivies? De qual forma? Prof. Rodinei: Sim. Conforme j mencionado, um servio documentado, ou seja, preenchido e assinado por um profissional de sade devidamente habilitado, traz maior segurana ao paciente, que receber um documento com orientaes que anteriormente eram fornecidas somente de forma verbal. Para o farmacutico tambm traz mais segurana, visto que em caso de dvida ou questionamento futuro ter como comprovar o procedimento adotado e as orientaes fornecidas atravs da cpia da declarao que deve ficar arquivada na farmcia/drogaria. Documentar um procedimento confere maior credibilidade e segurana a todos os envolvidos.

* Disponvel para download no


Portal do CRF-SP no link: http://www.crfsp.org.br/joomla/ index.php?option=com_docman& task=cat_view &gid=205&Itemid= 108&limitstart=7

Jornal BD Mo Boa

Condutas aps acidente com perfurocortantes


Por Dra. Regia Damous Fontenele Feij

notificao de acidentes com material perfurocortante de suma importncia, pois a exposio ocupacional a material biolgico considerada uma emergncia mdica, uma vez que temos pouco tempo para avaliar e proceder algumas condutas como medicamentos e profilaxias em geral. J foi relatada transmisso de cerca de 60 agentes diferentes associados a este tipo de acidente, mas os vrus da AIDS, hepatite B e C tm assumido grande interesse aps exposio ocupacional.

Conduta mdica
A conduta do Ambulatrio de Acidente do Instituto de Infectologia Emlio Ribas (IIER) direcionada para o risco de transmisso de HIV e vrus das hepatites B e C. Esta conduta mdica vai depender do tipo de acidente (percutneo ou exposio de mucosa), da gravidade do mesmo (profundo ou no, no caso de acidente percutneo) e da fonte (se positiva para 1 dos vrus, 2 ou os 3 deles).

Providncias iniciais
Foto: Douglas Allen /Istockphoto

Aps o acidente com perfurocortante, o profissional da farmcia deve: lavar o local com gua e sabo, no caso de exposio percutnea; lavar com gua ou soro fisiolgico, no caso de exposio de mucosa; no espremer nem passar solues abrasivas no caso de leses com perfurocortantes. O profissional acidentado deve tamAgentes de transmisso HIV

O acompanhamento sorolgico ambulatorial depender: se o paciente fonte for conhecido ou no e se forem conhecidos os exames sorolgicos deste paciente. Se este paciente fonte for desconhecido, o profissional ser seguido por 6 meses, colhendo-se os exames no dia da primeira consulta, aps 6 se-

Tempo de acompanhamento

bm procurar atendimento especializado imediatamente. Caso a fonte do acidente seja conhecida, o profissional ou seu superior devem conversar com o paciente fonte para que o mesmo autorize a realizao de exames sorolgicos (HIV, hepatite B e C), pois se estes resultados forem negativos, o mdico ou servio que acompanhar este profissional estar autorizado a dar alta do seguimento ambulatorial.

manas, aps 12 semanas e aps 24 semanas. Se os exames sorolgicos do profissional acidentado forem negativos, ele receber alta sem soroconverso. Se os resultados para HIV e hepatites B e C do paciente fonte forem negativos, o profissional acidentado receber alta assim que o profissional do ambulatrio verificar os resultados. No caso de paciente fonte com resultados desconhecidos ou no caso de positividade para 1 dos vrus, o seguimento tambm ser por 6 meses. O seguimento ser feito por 12 meses apenas no caso de paciente fonte positivo para HIV e para hepatite C ao mesmo tempo. No necessrio afastamento do trabalho do profissional de farmcia exposto a material biolgico aps um acidente perfurocortante. Porm, em algumas situaes esse afastamento se faz necessrio, como nos casos de uso de antirretrovirais e ocorrncia de efeitos colaterais associados aos medicamentos.
Dra. Regia Damous Fontenele Feij: mdica infectologista, mestre em Doenas Infecciosas e Parasitrias pela UNIFESP; Mdica do Ncleo Executivo de Infeco Hospitalar do Instituto de Infectologia Emlio Ribas; Mdica Coordenadora do Servio de Controle de Infeco do Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Estadual Sapopemba e AME Barradas.

Conduta mdica Paciente fonte soro positivo: avalia-se a introduo de antirretrovirais que devem ser tomados por 28 dias. O incio do antirretroviral deve ser de 2 a 72 horas*.

Risco de contaminao Aps exposio percutnea com sangue de fonte soropositiva: 0,3% a 0,5%. Aps exposio de mucosa a sangue: 0,09%. No caso de outras exposies (pele ntegra ou no e mordedura) ou exposio a outros fluidos o risco continua ignorado. Aps exposio percutnea com sangue: nos casos de paciente fonte com baixa replicao viral: 1% a 37%, nos casos de paciente fonte com alta replicao viral: 23% a 62%. Incidncia mdia de soroconverso, aps exposio percutnea com sangue sabidamente infectado pelo vrus da hepatite C: 1,8% (0-7%).

HEPATITE B

Em profissional com vacinao completa (3 doses): eficcia de 95% a 98%.Vacinao incompleta e paciente fonte positivo para hepatite B ou de alto risco: deve ser indicada a imunoglobulina especifica para hepatite B e completada ou reiniciada a vacinao. No h profilaxia eficaz na reduo de transmisso. O mais importante neste caso fazer o diagnstico precoce da soroconverso e encaminhar o profissional para tratamento especializado**.

HEPATITE C

* Aps este perodo, a eficcia do mesmo questionvel e, portanto, o antirretroviral no deve ser introduzido. ** Este tratamento da hepatite C na fase aguda tem altos ndices de cura.

Jornal BD Mo Boa

Ferramentas para o desenvolvimento do canal farma


Conhea aqui as propostas do Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacutico IDVF, um centro integrado de solues em educao profissional, consultoria e projetos especiais para o setor.
Assim como em outros ramos de atividade, as farmcias e drogarias requerem um perfil empreendedor de seus lderes e proprietrios, bem como conhecimentos administrativos e de gesto. Tais estabelecimentos exercem um papel estratgico no sistema de sade, por serem o ltimo elo da cadeia farmacutica e estarem num setor de acirrada concorrncia, com novas exigncias regulatrias sanitrias, alm de mudanas de comportamento e expectativas dos consumidores. O conhecimento em gesto do profissional neste setor hoje mais que fundamental, seja ele proprietrio, farmacutico, administrador ou funcionrio do estabelecimento. Criado em 2006, o Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacutico- IDVF vai ao encontro desta demanda. Trata-se de um centro integrado de solues para o desenvolvimento sustentvel do varejo no canal farma, atravs de educao profissional, consultoria e projetos especiais para o segmento. farmacutico nacional, afirma Vincius Pedroso, diretor fundador do IDVF.

Evoluo e adaptao
Com as deliberaes da Anvisa nos ltimos anos - como a RDC 96/08 que dispe sobre a propaganda de medicamento e a RDC 44/09 que retirou os medicamentos da rea de circulao dos clientes - para a farmcia ter um bom desempenho necessria atualizao constante, alm de uma liderana e uma estrutura profissional efetiva, com bom conhecimento em gesto de negcios, pessoas, processos e finanas. E no s isso. O cliente se tornou muito mais exigente. Desta forma, o profissional farmacutico passou a ter necessidade de se especializar cada vez mais para poder exercer ateno farmacutica efetiva e tambm buscar novas ferramentas de marketing para poder satisfazer e fidelizar os clientes. Outra modificao cada vez mais notria nas farmcias: inovao no layout para causar impacto visual mais atrativo. Em alguns estabelecimentos, encontramos reas de descanso com revistas e cafeteria, espao para massagem, entre outros.
Foto: Mariya Bibikova/Istockphoto

Cursos e

treinamentos
do

IDVF

Oportunidade de atualizao
O IDVF atua nas reas de cursos e treinamentos, assessorias e consultorias, projetos especiais e tambm com mdias (IDVF News, IDVF TV e Portal IDVF). Atravs destes ncleos, o instituto promove para farmcias e drogarias programas de capacitao, qualificao, atualizao e assessorias nas reas de gesto, finanas, marketing, vendas, recursos humanos e servios farmacuticos. Viabilizamos projetos de integrao e fidelizao entre indstria, distribuidoras e o varejo farmacutico para estimular e fomentar relacionamentos, a troca de experincias e oportunidades de mercado. Estamos empenhados em orientar, dialogar, discutir, repensar e explorar as possibilidades de atuao na cadeia do medicamento e, principalmente no desenvolvimento do varejo

Prestao de servios

Fidelizao dos clientes!

Apesar de se caracterizar como um negcio privado, a farmcia no pode se limitar ao papel de estabelecimento varejista de medicamentos e produtos de sade ou higiene pessoal. O estabelecimento farmacutico deve ser entendido como um empreendimento que oferece produtos atrelados a servios que promovem a sade e o bem-estar da populao. Desta forma, o grande diferencial das farmcias nos dias de hoje a qualidade no atendimento para a busca da fidelizao do cliente.

Para atender necessidade de maior qualificao dos profissionais que atuam no ponto de venda, num mercado de acirrada concorrncia e diante do atual cenrio do varejo farmacutico nacional, o IDVF desenvolve cursos presenciais e distncia nas reas de administrao, finanas, marketing, layout de loja e outros temas ligados gesto farmacutica por entender que estas so as reas mais carentes. Alm disso, a organizao disponibiliza, com o suporte de seus parceiros, cursos e treinamentos pela internet, com o objetivo exclusivo do desenvolvimento dos profissionais que precisam de qualificao, mas no possuem condies de pagar por um curso. Recomendamos ao profissional que se mantenha atualizado atravs da leitura de veculos especializados no varejo farmacutico, como o caso do Jornal BD Mo Boa, declara Vincius Pedroso, diretor do IDVF.

Saiba mais sobre os projetos, servios de consultoria, cursos e mdias do IDVF no site www.idvf.com.br

You might also like