You are on page 1of 7

Sikhismo

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O Templo de Ouro, em Amritsar, ndia, um santurio do sikhismo

O sikhismo uma religio monotesta fundada em fins do sculo XV no Punjab (regio atualmente dividida entre o Paquisto e a ndia) pelo Guru Nanak (1469-1539). Habitualmente retratado como o resultado de um sincretismo entre elementos do hindusmo e do misticismo do islo (o sufismo), o sikhismo apresenta contudo elementos de originalidade que obrigam a um repensar desta viso redutora.
ndice 1 Principais crenas 2 tica e formas de culto 3 Histria 4 O Guru Granth Sahib 5 Templos 6 Ritos 7 Festas religiosas 8 O sikhismo hoje 9 Referncias 10 Ligaes externas

Principais crenas

Texto do Mul Mantar, a orao principal do sikhismo, em alfabeto gurmukhi.

O termo sikh significa em lngua punjabi "discpulo forte e tenaz". A doutrina bsica do sikhismo consiste na crena em um nico Deus e nos ensinamentos dos Dez Gurus do sikhismo, recolhidas no livro sagrado dos sikhs, o Guru Granth Sahib, considerado o dcimo-primeiro e ltimo Guru. Para o sikhismo, Deus eterno e sem forma, sendo impossvel capt-lo em toda a sua essncia. Ele foi o criador do mundo e dos seres humanos e deve ser alvo de devoo e de amor por parte dos humanos. O sikhismo ensina que os seres humanos esto separados de Deus devido ao egocentrismo que os caracteriza. Esse egocentrismo (haumai) faz com que os seres humanos permaneam presos no ciclo dos renascimentos (samsara) e no alcancem a libertao, que no sikhismo entendida como a unio com Deus. Os sikhs acreditam no karma, segundo o qual as aces positivas geram frutos positivos e permitem alcanar uma vida melhor e o progresso espiritual; a prtica de aces negativas leva infelicidade e ao renascer em formas consideradas inferiores, como em forma de planta ou de animal. Deus revela-se aos homens atravs da sua graa (Nadar), permitindo a estes alcanar a salvao. O Divino d-se a ouvir, revelando-se enquanto nome. Segundo os ensinamentos do Guru Nanak e dos outros gurus, apenas a recordao constante do nome (nam simaram) e a repetio murmurada do nome (nam japam) permitem os seres humanos libertar-se do haumai.

tica e formas de culto

Peregrino sique no Templo de Ouro.

O sikhismo coloca nfase em trs deveres, descritos como os Trs Pilares do sikhismo:

Manter Deus presente na mente em todos os momentos (Nam Japam); Alcanar o sustento atravs da prtica de trabalho honesto (Kirt Karni); Partilhar os frutos do trabalho com aqueles que necessitam (Vand Chhakna).

O rito principal o da admisso entre os khalsa, fraternidade dos "puros", geralmente celebrado na puberdade. O principal templo sikh, Harimandir Sahib (o Templo de Ouro, em Amritsar), um lugar de peregrinao. Uma interveno de tropas indianas ordenada por Indira Gandhi no incio dos anos 80 levou revolta dos sikhs e ao assassinato da primeira-ministra indiana em 1984.

Histria
O fundador do sikhismo, o Guru Nanak, nasceu em 1469 na aldeia de Talwandi, localidade que hoje conhecida como Nankana Sahib e que est situada a cerca de 65 quilmetros da cidade paquistanesa de Lahore. Pertencia a uma famlia hindu da casta comerciante dos Khatri. Uma srie de relatos lendrios sobre o seu nascimento, os Janamsakhi, escritos cerca de cinquenta anos depois da sua morte, apresentam Nanak como um jovem que gostava da orao e de ler os textos dos sbios do seu tempo. Aps quatro grandes viagens (chamadas Udasis) em direces opostas, que tero includo o Tibete, Ceilo, Bengala, Meca e Bagdade, o Guru Nanak pregou a hindus e muulmanos, captando assim um grupo numeroso de discpulos (sikhs). Segundo os seus ensinamentos, a religio deveria ser um meio de unio entre os seres humanos, mas, na prtica, esta parecia como que confrontar as pessoas. Neste sentido, lamentava de forma especial os enfrentamentos entre hindus e muulmanos, assim como as prticas de carcter ritual que apartavam o ser humano da busca do divino. A sua inteno era chegar a uma realidade mais alm das diferenas superficiais entre as duas religies, e da a sua famosa mxima "No h hindus, no h muulmanos" (Puratan Janam-sakhi). O Guru Nanak instituiu o sistema do langar ("cozinha" ou "refeitrio comunitrio") que se perpetuou at aos nossos dias. O objectivo desta instituio foi fomentar a fraternidade e a igualdade entre os seres humanos. No langar prepara-se o karah prasad, uma refeio sagrada feita base de farinha, acar e manteiga batida. Todos os participantes numa cerimnia religiosa de um templo sikh recebem este alimento, sem distino de casta, nvel econmico ou crenas religiosas. Aps a morte do Guru Nanak sucederam-se nove gurus. Cada um deles contribuiu para a consolidao da religio e da identidade sikh. Nanak nomeou como seu sucessor no o seu filho, mas um dos seus discpulos mais prximos, Lehna, a quem ele chamou de Angad ("um outro eu"). O Guru Angad (1504/1539-1552) dotou a lngua panjabi da escrita gurmukhi. O Guru Amar Das (1479/1552-1574) aboliu entre os sikhs a prtica hindu da sati (o sacrifcio das vivas), bem como o uso do vu (purdah) pelas mulheres. Criou tambm vinte e dois distritos de pregao. O Guru Ram Das (1534/1574-1581) comprou um terreno onde mandou escavar um tanque, o Amritsar ("tanque da Ambrosia"), na origem do nome da actual cidade do Penjabe. O Guru Arjun (1563/1581-1606) ordenou em 1589 a construo, no meio do tanque de Amritsar, do primeiro templo sikh, o Harmandir ("Templo de Hari"), hoje conhecido como o Templo de Ouro. Ele tambm compilou o livro sagrado da religio, o Guru Granth Sahib, e mandou instal-lo no templo. Os mogis, senhores do Punjabe nesta poca, reagem com hostilidade ao crescimento da comunidade sikh, tendo o Guru Arjun sido detido e morto pelo imperador mogol Jehangir.

O Guru Hargobind (1595/1606-1645), perante a perseguio movida aos sikhs, militarizou a religio. Ele acrescentou uma segunda espada que os cinco gurus j tinham usado. O uso das duas espadas pelo guru representou a concentrao na sua pessoa de dois tipos de autoridade, a espiritual (piri) e a temporal (miri). Desenvolveu-se desta forma a ideia da guerra como acto de auto-defesa da comunidade sikh e como garante da ordem e da justia. Os dois gurus que o sucederam, o Guru Har Rai (1630/1644-1661) e o Guru Har Khrishan (1656/1661-1664) tiveram uma liderana apoltica. O primeiro tinha um carcter contemplativo e interessou-se pouco pelo aspecto temporal da religio, enquanto que o segundo foi Guru por apenas trs anos. O Guru Tegh Behadur (1622/1664-1676) recusou converter-se ao islo, tendo sido por esta razo executado pelo imperador mogol Aurangzeb. O dcimo Guru sikh, Gobind Singh (1666/1676-1708), fundou a ordem militar dos Khalsa e criou um rito de iniciao chamado amrit, tambm conhecido como khande de pahul. Amrit designa a gua aucarada, mexida com o sabre de dois gumes, que o iniciado e os outros participantes na cerimnia devem beber. O sculo XVIII ficou marcado pela ascenso poltica do sikhs no Punjabe. Em 1801 Ranjit Singh fundou o reino de Lahore que durou at 1849, ano em que foi anexado pelos britnicos. Em 1873 a comunidade sikh agrupou-se na Singh Sabha ("Assembleia dos Lees"), um rgo criado como forma de garantir os interesses da comunidade sikh no Punjabe de finais do sculo XIX, marcado pelo revivalismo religioso islmico e hindu, bem como pela aco dos missionrios cristos. Em 1920 os sikhs criaram um partido poltico, o Akali Dal ("Partidrios do Intemporal") como o propsito de assegurarem os seus interesses. Este partido ops-se partilha do Punjabe entre a ndia e o Paquisto, facto que se consumou em 1947. A maior parte dos sikhs que viviam no territrio actualmente paquistans migraram para a ndia aquando da separao como forma de evitar a perseguio religiosa.

O Guru Granth Sahib

Representao artstica do ditado do livro sagrado sikh Guru Granth Sahib.

Tambm denominado Adi Granth ("Livro do Comeo", "Livro Original"), o Guru Granth Sahib ("o Senhor Mestre Livro") o livro sagrado do sikhismo. O dcimo guru ordenou antes de falecer que este fosse considerado como o guru eterno, o nico guia espiritual.

Trata-se de uma colectnea em panjabi dos hinos religiosos do Guru Nanak e dos seus sucessores, bem como de textos de poetas hindus e muulmanos. Os sikhs particularmente devotos dedicam-se a ler ininterruptamente as 1430 pginas do livro. Cada casa e cada templo sikh possui o seu exemplar. Outros escritos sagrados da religio so o Dasam Granth ("Livro do Dcimo Guru") e as composies de Bhai Gurdas e Bhai Nand Lal (Bhai, "Irmo").

Templos
Os templos sikhs recebem o nome de gurdwaras (anglicizao de gurdvr, "a porta do Mestre"). Neles ocupa um lugar de privilgio o livro sagrado, o Guru Granth Sahib. A arquitectura destes templos reflecte um estilo mogol tardio influenciado pelo estilo hindu. No existem neles esttuas e estes no tm qualquer orientao especial. Visitar diariamente o gurdwara um dever religioso de todos os sikhs. Est aberto a pessoas de outras religies, mas todos os visitantes devem trazer a cabea coberta, descalar os sapatos e lavar os ps antes de nele penetrarem.

Ritos
Aps o nascimento de uma criana sikh hbito lev-la a um gurdwara, onde se abre o Guru Granth Sahib numa pgina ao acaso para escolher um nome. O nome da criana comear pela primeira letra da primeira palavra da pgina do lado esquerdo, na parte em que o livro foi aberto. Uma das cerimnias mais importantes do sikhismo a iniciao na ordem Khalsa. Os sikhs que participaram na cerimnia amrit (ou seja, na cerimnia onde bebem a bebida aucarada mexida por um sabre de dois gumes), recebem o ttulo amritdhari ("portador do nctar") e novos nomes, passando a usar os chamados Cinco Cs (K). Os sikhs que ainda no foram iniciados nesta cerimnia so chamados sahajdhari. Os homens sikhs utilizam o apelido (sobrenome) Singh ("Leo") depois do nome prprio. As mulheres utilizam Kaur ("Princesa") como segundo nome. A no aceitao pelos sikhs do sistema de castas reflecte-se no facto de muitos sikhs preferirem evitar o uso do apelido, muito ligado identificao das castas, utilizando somente o seu nome individual seguido de Singh ou Kaur.

Homem sikh com barba e turbante

Os homens seguram o cabelo com um turbante (que pode ser branco ou de cor), enquanto que as mulheres utilizam um leno. Aqueles que cortaram o cabelo ou a barba so chamados pelos ortodoxos patit, isto, "decados" ou "renegados". Durante uma cerimnia de casamento sikh (Anand Karaj) os noivos devem dar quatro voltas em torno do Guru Granth Sahib, sendo cada uma dessa voltas acompanhada pelo canto de um hino religioso. A cerimnia conduzida por um homem ou mulher que foi iniciado na Khalasa. Esta pessoa explica aos noivos os seus deveres matrimoniais. Os rituais funerrios dos sikhs consistem na recitao de hinos at o corpo estar pronto para a cremao. Uma orao final dita momentos antes de se cremar o corpo. As cinzas so em geral colocadas nos rios, como o Ganges.

Festas religiosas
As principais festas religiosas do sikhismo ocorrem por altura do aniversrio do nascimento dos gurus, em particular do Guru Nanak (meados de Novembro) e do Guru Gobind Singh (meados de Junho). Os sikhs tambm celebram o Hola Maholla (meados de Maro), que coincide com o festival hindu das cores, o Holi. Durante este festival os sikhs realizam desfiles militares e espectculos de artes marciais. Outras festas incluem a celebrao da instituio do Khalasa, do Ano Novo (Vaisakhi ou Baisakhi, a meio de Abril) e dos martrios do Guru Arjun (7 de Junho), do Guru Tegh Bahadur (3 de Novembro) e dos dois filhos do Guru Gobind Singh.

O sikhismo hoje
O nmero de sikhs no mundo estimado em cerca de 23 milhes, o que far do sikhismo a quinta maior religio mundial em nmero de aderentes. estimado que 19 milhes vivem na ndia, concentrados, em sua maioria, no estado do Panjabi. Existem numerosas comunidades sikhs no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Canad. Tambm so uma minoria importante na Malsia e Cingapura. A forma literria da lngua punjabi, escrita no alfabeto gurmukhi, est muito ligada religio sikh. De facto, os falantes de panjabi hindus ou muulmanos utilizam geralmente o hindi e o urdu, respectivamente, como lnguas escritas. So principalmente os sikhs quem escreve em panjabi. Aps as eleies indianas de 2004, o Dr. Manmohan Singh tornou-se o primeiro sikh que ocupa o posto de Primeiro Ministro da ndia. tambm o primeiro no hindu a ocupar o cargo.
Referncias Lakshmi Kapani, O Sikhismo, in As Grandes Religies do Mundo, direco de Jean Delumeau. Lisboa: Editoral Presena, 1997. ISBN 972-23-2241-9.

Michel Delahoutre, Les Sikhs et le sikhisme : des disciples la fraternit guerrire, Clio, Fevereiro 2002. BURKE, T. Patrick - The Major Religions:An Introduction with Texts. Blackwell Publishers, 2004. ISBN 1-4051-1049-X.

Ligaes externas http://sikhismo.blogspot.com - site em portugus sobre a f Sikh - A ordem diaria de Deus em portugues SikhiWiki - a enciclopdia livre dos sikhs (em ingls) Sikhismo Brasil - O primeiro portal brasileiro relacionado ao sikhismo Sikhism.com - informao sobre a f sikh (em ingls) Sikh-History.com - histria do sikhismo (em ingls) Portal sobre o sikhismo (em ingls) Info-sikh.com - informao pormenorizada sobre o sikhismo (em ingls) Msica de sikh: Sikh Sangeet O lugar onde o guru do sikh matou um tigre antropfago

O Wikimedia Commons possui multimedia sobre Sikhismo Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sikhismo"

You might also like