You are on page 1of 2

Nvel III F e Sobrenatural Lio 07

FAMLIA TRANSCULTURAL VIDA NA PALAVRA - NVEL III F E SOBRENATURAL

LIO 7

PEDRO, A CORAGEM DO HOMEM TRANSFORMADO

Nota: Da Lio 7 a 12, aprenderemos sobre as vidas de alguns discpulos selecionados e o trabalho maravilhoso feito pelo ES nas suas vidas. I. TEXTO: ATOS 1:12-6:7 / 8:14-25 / 9:32-11:18 / 12:1-9

II.

PEDRO, O HOMEM TRANSFORMADO

Olhando para a vida de Pedro observamos como ele foi liberto dos seus medos. Pelo poder do Esprito Santo, ele foi habilitado a deixar um exemplo magnfico de coragem crist, para ns. A. O fracasso da coragem: Pedro antes do Pentecoste.

1. O medo de sofrer (Mt. 16:24-25). a. b. c. Quando Jesus disse a Pedro que teria que ir a Jerusalm para sofrer e morrer, Pedro no suportou ouvir. Jesus o reprovou e desafiou os discpulos, inclusive a Pedro, com as palavras em Mt. 16:24-25. Se tivermos medo da dor e da repreenso, como podemos ser discpulos? A abnegao nunca fcil. incmoda e dolorosa. a dor de dizer no para ns mesmos, para que possamos dizer sim para o domnio perfeito de Jesus.

2. O medo de zombarias (Mc 14:66-72). a. b. Trs vezes, quando confrontado, Pedro negou conhecer a Jesus. O medo de zombarias o superou. Pergunte a um soldado das foras armadas e ele lhe responder que muitos que tm a coragem fsica para enfrentar uma arma, no tm a coragem moral para resistir a uma zombaria. Basta um dos seus amigos o ridicularizar e ele se esconde.. Tambm ns, nos sentimos envergonhados de ser chamados os crentes de Jesus Cristo ?

c.

B. 1. 2.

A abundncia de coragem: Pedro no Pentecoste. Atos 2:1-4, 14: Pedro, o inconstante, foi transformado em um homem cheio de coragem. O que aconteceu? Ele estava cheio com o Esprito Santo! H alguma real conexo entre estar cheio com o Esprito de Deus e o superar do medo? Sim.

Copyright 1983; Revised Edition, Second Version, August 1997, Victory Family Centre

Nvel III F e Sobrenatural Lio 07

a. b.

Estar cheio com o Esprito ser possudos por Algum, cujos recursos so imensuravelmente maiores que os nossos. Estar cheio com o Esprito ser desapropriado de ns mesmos, de todas as responsabilidades que nosso ego carrega.

3. Quando sofremos presso e temos que tomar decises, temos a preocupao de ser controlados por nossas prprias convenincias, conforto, reputao. Tudo isso traz medo s nossas vidas. Mas se ns deixamos a nossa vontade de lado e permitimos que o Esprito Santo tenha o controle completo sobre ns, por que devemos temer ? C. 1. As faces da coragem: Pedro depois de Pentecoste. Coragem para tomar uma posio. a. b. Em Atos 2:14-41, Pedro deu um testemunho valente e revelador perante aqueles que crucificaram a Jesus. Era este o mesmo homem que algumas semanas atrs, negou trs vezes que conhecia a Jesus? Sim. O poder do Esprito Santo o fazia diferente!

2. Coragem para falar a verdade em face perseguio (At 4:19-20 / 5:29-33) 3. Coragem para confrontar o erro (At 5:3). Muitas vezes nos justificamos dizendo: Voc no sabe as presses externas que esto sobre mim. Ns freqentemente somos rpidos para achar e dar desculpas para os nossos pecados. 4. Coragem para colocar a vontade de Deus sobre o preconceito (At 10:1-48 / 11:1-18). A resposta de Pedro para os irmos judeus em Atos 11:12 e 11:17 silenciou o preconceito e o orgulho deles.

Copyright 1983; Revised Edition, Second Version, August 1997, Victory Family Centre

You might also like