You are on page 1of 9

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.

br/epbem

AVALIAO DA APRENDIZAGEM MATEMTICA: REFLEXES SOBRE A REALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Edna Irinea De Lira ednailira@gmail.com

Resumo: O presente artigo faz uma reflexo sobre a avaliao da aprendizagem no contexto escolar, dando um foco a avaliao matemtica e seus instrumentos avaliativos utilizados nas aulas na contemporaneidade. O eixo da discusso est na avaliao que muito vem sendo estudada na tentativa de dar maior visibilidade a esse processo, resignificando as intencionalidades do ato de avaliar. Nesse sentido, podemos afirmar que a avaliao educacional pode ser compreendida por dois processos distintos que podem obter intencionalidades diferentes, que possibilita apenas dar resultados com notas e conceitos ou informaes que podem ser mais sistematizadas e detalhadas, na tentativa de tornar a aprendizagem de forma significativa. Para tanto, a nossa metodologia est pautada em uma pesquisa bibliogrfica centrada no pensamento de Janssen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann e Carlos Luckesi para a avaliao da aprendizagem de modo global e, Luiz Roberto Dante, Vagner Rodrigues Valente e Vernica Gitirana para a discusso em avaliao da aprendizagem em matemtica. Por fim, este artigo pretende, mesmo que de forma sucinta, repensar a avaliao dentro da sala de aula na defesa desta e dos instrumentos avaliativos que favoream os estudantes a pensarem, criarem hipteses, utilizando os conhecimentos prvios para a descoberta do que ainda no sabem, mas principalmente na defesa da funo social da educao, que vai alm da produo de certificados. Palavras-chave: avaliao, matemtica, instrumentos avaliativos, planejamento.

Introduo

Se pensarmos em avaliao de modo geral, logo percebemos que a mesma faz parte da vida quotidiana de todos os sujeitos. Historicamente os registros mostram a relevncia que a avaliao tem para ns seres humanos e, para tanto, criam-se mecanismos para registro desses processos, criando-se formas diferentes de se avaliar que sofreram mudanas e aprimoramentos ao longo dos anos. Nesse artigo focaremos o nosso olhar na avaliao da aprendizagem matemtica no contexto escolar. No Brasil, muitos estudos buscam discutir e dar visibilidade aos processos de avaliao. Valente (2009) destaca a importncia de se estudar a avaliao escolar por esta constituir um dos principais elementos do que ele vem a chamar de cultura escolar. (Valente, 2009 p. 13) Nesse contexto, podemos afirmar que a avaliao educacional pode ser compreendida por dois processos distintos que podem obter intencionalidades diferentes, que possibilita apenas dar resultados com notas e conceitos ou informaes que podem ser mais

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

sistematizadas e detalhadas, na tentativa de tornar a aprendizagem de forma significativa. Nesse sentido Lima (2009) diz que,

O modelo de avaliao educacional utilizado em escala mundial caracterizado pelo mtodo de aferio de resultados atravs de notas ou conceitos. Esse modelo defendido por alguns estudiosos do assunto, enquanto outros defendem um processo avaliativo que tem como objetivo obter informaes sobre o estado de conhecimento do aluno sobre certa noo estudada e, tambm, sobre a adequao ou no do dispositivo de ensino vivenciado com este aluno (LIMA, 2009, p. 94).

Ao longo dos anos a avaliao educacional da aprendizagem vem tendo caractersticas diferentes, cada vez mais o professor a desempenha de diferentes maneiras e, para isto, escolhe diferentes instrumentos que auxiliaram na avaliao. A escolha da Matemtica como foco desse estudo se justifica pelo fato da avaliao nessa rea do conhecimento ser, na maioria das vezes, baseada apenas na valorizao do resultado final dado pelos estudantes. Em muitos desses casos, os professores se utilizam apenas de um nico instrumento de avaliao, como a prova escrita, utilizando-se de gabaritos na sua correo, que quase nada tem a dizer sobre o que os estudantes aprenderam em todo o perodo. Sendo assim, os professores ignoram os procedimentos utilizados pelos estudantes para chegar a uma resposta correta ou errada (KAMII, 1995). No caso de eventuais respostas erradas, ou mesmo quando o aluno no segue o modelo ensinado pelo professor, o erro muitas vezes objeto de punio e considerado como sendo uma falta grave desse aluno, o que no leva em considerao quais estratgias foram utilizadas por estes alunos para obterem tais respostas. Nesse sentido, estudar a avaliao em matemtica nos permite refletir sobre os processos avaliativos presentes no contexto escolar, a fim de contribuir, mesmo que de forma sucinta para uma mudana, na defesa de uma aprendizagem cada vez mais significativa. O nosso estudo est embasado pelo pensamento de diversos autores que discutem a avaliao em seus diversos aspectos, sobretudo, numa perspectiva reguladora. Nesse cenrio, a avaliao focada no modo como o aluno aprende, na trajetria da aprendizagem e na qualidade do que o aluno aprende (HOFFMANN, 1998; PERRENAUD, 1999; SILVA, 2004; ZABALA, 1998). Sendo assim, a avaliao deve ser realizada com base na aprendizagem dos contedos mnimos necessrios, no desenvolvimento de habilidades e competncias, bem como na valorizao dos procedimentos ou estratgias utilizadas pelos estudantes.

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

Para essa reflexo nos utilizamos tambm estudos do pensamento de autores que tratam especificamente da avaliao da matemtica. Os estudos de Valente (2008) que aborda a histria da avaliao matemtica e o caminho que est vem percorrendo ao longo dos anos no Brasil, assim como suas tcnicas e mecanismos. Um outro estudo o de Dante (1999) que vem discutindo sobre os instrumentos de avaliao utilizados nas aulas de matemtica ao longo dos anos. Para Dante (1999) pensar em uma avaliao e consequentemente em instrumentos que venha a contribuir para o contexto escolar esta por sua vez,
(...) deixa de ter o carter classificatrio de simplesmente aferir acumulo de conhecimento para promover ou reter o aluno. Ela deve ser entendida pelo professor como processo de acompanhamento e compreenso dos avanos, dos limites e das dificuldades dos alunos para atingirem os objetivos da atividade de que participam

nesse sentido, que discutiremos a avaliao e os instrumentos avaliativos utilizados nas aulas de matemtica no nosso trabalho, bem como a defesa de um processo formativo da escola, com instrumento e processos que venham auxiliar a sanar as dificuldades pertencentes s questes de ensino-aprendizagem, na tentativa de torn-la cada vez mais significativa. A avaliao da aprendizagem A educao, de modo geral, constitui como um ambiente poltico-pedaggico, que busca, ou deveria ter como princpio, a busca pela insero da diversidade cultural dentro do seu ambiente escolar. A escola, nessa perspectiva, se caracteriza como um espao capaz de dar sentido a vida das pessoas, a produzir conhecimentos, valores e competncias fundamentais para a formao humana dos sujeitos que nelas podem ensinar e aprender. nesse sentido que Silva (2006) vem discutindo a avaliao, pois para ele o papel da avaliao acompanhar a relao ensino e aprendizagem para possibilitar as informaes necessrias para manter o dilogo entre as intervenes dos docentes e dos educadores. (Silva, 2006 p. 9).

Historicamente a avaliao vem sendo tratada como um instrumento de controle utilizado em sala de aula, no qual os estudantes sentiam e ainda sentem receio do ato de ser avaliado na sala de aula, tendo em vista a preocupao de serem julgados, na perspectiva de uma aprovao ou reprovao. Segundo Silva (2004) o desafio que est posto hoje :

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

superar a concepo e a prtica de uma educao padronizada, onde o papel do professor era e ainda de transmitir linearmente contedos prontos e acabados, do aluno de reproduzir tais saberes e da avaliao era e , predominantemente, de notificar, classificar, selecionar, excluir, consequentemente, punir (SILVA, 2004 p. 59).

De fato, hoje temos um grande desafio de superar essa avaliao voltada apenas para classificar, selecionar e excluir os sujeitos nas escolas como tambm na sociedade de modo geral. Segundo Lobo (1998), esse tipo de avaliao que ainda permeia toda a sociedade tem funes normativas e seletivas, segundo ela normativas por comparar os alunos uns em relao aos outros e tentar uniformiz-los e seletivas por, a partir de um padro, medir a ausncia de conhecimentos, condenando-os a repetncia ou permitindo-lhes a passagem ao nvel seguinte (Lobo, 1998 p. 26). Nessa perspectiva, faz-se necessrio, ento, uma mudana na compreenso do papel da avaliao, segundo Mndez (2002)

Quando os papeis so mudados e a avaliao, em quaisquer de suas formas de controle meritocrtico, que condiciona e orienta o conhecimento e o currculo, todo o processo de formao corrompido, reduzindo esses papeis a limites de estrita significao acadmica. A educao converte-se, ento, em uma carreira pela obteno de ttulos. O conhecimento deixar de ser um valor em si mesmo, e os contedos perdero sua significao cultural e sua faculdade formativa. O currculo ser um artefato que canalize os interesses at o xito imediato. (Mndez, 2002 p. 35)

Quando pensamos em avaliao escolar preciso pensar em uma avaliao centrada na aprendizagem, que leve em conta a partir da heterogeneidade dos sujeitos. Segundo Graa e Valadares apud Ausebel (1980) se tivesse que reduzir toda a psicologia educacional a um nico princpio, enunciaria este: de todos os fatores que influenciam a aprendizagem, o mais importante o que o aluno j sabe. Averigue-se o que o aluno sabe e ensine-se em conformidade. (Graa e Valadares, 1998 p. 19 apud Ausebel 1980). Nesse sentido, a avaliao deve levar em considerao os conhecimentos trazidos pelos alunos, favorecendo uma aprendizagem significativa, dando sentido a avaliao da aprendizagem. Segundo Silva (2004).

O sentido da avaliao compreender o que se passa na interao entre o ensino e a aprendizagem para uma interveno consciente e melhorada do professor, fazendo seu planejamento e seu ensino e para que o aprendente tome conscincia tambm de sua trajetria de aprendizagem e possa criar suas prprias estratgias de aprendizagem. (SILVA, 2004 p.60)

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

Nesse sentido, a avaliao deve ter a finalidade de interveno e melhoramento tanto do professor como do aluno e no apenas transferir para os instrumentos avaliativos os processos de garantia de poder e a mensurao, como este erroneamente costuma ser utilizado. Para Luckesi (2000)
Avaliar um educando implica, antes de mais nada, acolh-lo no seu ser e no seu modo de ser, como est, para a partir da, decidir o que fazer [...] A disposio para acolher , pois, o ponto de partida para qualquer prtica de avaliao. um estado psicolgico oposto ao estado de excluso, que tem na sua base o julgamento prvio. O julgamento prvio est sempre na defesa ou no ataque, nunca no acolhimento. A disposio para julgar previamente no serve a uma prtica de avaliao, porque exclui. (LUCKESI, 2000 p. 7)

Ao pensarmos em avaliao da aprendizagem devemos levar em considerao as mudanas ocorridas no ato de avaliar. No entanto, ainda preciso superar alguns impasses existentes, a fim de possibilitar as condies necessrias para que haja uma educao de qualidade, superando as aprendizagens de modo mecnico, baseado apenas na memorizao, na reproduo com a nica funo de notificar e classificar, neste sentido que discutir a avaliao no mbito da matemtica se torna ainda mais complexo, visto que esta por pertencer ao que chamamos de cincias exatas, tem valorizado apenas os resultados obtidos ao final de cada processo. Em contrapartida, a defesa de uma avaliao com significncia para a matemtica nos leva a crer que cada vez mais essa deva passar pela valorizao do ato de planejar. A avaliao em matemtica e o planejamento

A avaliao em Matemtica vem tomando caractersticas diferentes ao longo dos tempos. Dante (1999) enfatiza que a ao avaliativa em Matemtica deve ser continua e no apenas circunstancial; deve ser tambm reveladora de todo o processo e no apenas de seu produto. Ainda segundo o autor,
Redirecionando o processo ensino-aprendizagem para sanar dificuldades, aperfeioando-o constantemente. A avaliao visa um diagnostico continuo e dinmico torna-se um instrumento fundamental para repensar e reformular mtodos, os procedimentos e as estratgias de ensino, para que realmente o aluno aprenda. (Dante, 1999 p. 5)

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

Nessa perspectiva, para a defesa de uma avaliao da aprendizagem matemtica efetiva, esta deve se preocupa com todo o percurso que o aluno est percorrendo para assimilar o conhecimento e no apenas com o resultado. Est preocupada com o processo, ou seja, com a aprendizagem significativa do aluno, com a intencionalidade de contribuir para o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos, com suas hipteses formuladas, tirando o foco da avaliao da notificao do resultado final, que apenas produzem rotulaes, como bom, ruim, aprovado, reprovado. Um instrumento que pode auxiliar o professor no acompanhamento do processo de construo de conhecimento o seu planejamento. Gitirana (2003) traz uma discusso de que com o estudo do planejamento, conseqentemente a reformulao deste, torna-se um ato de extrema importncia para o professor que, est preocupado com o processo de ensinoaprendizagem. Para a autora:
Nesse processo de planejar e avaliar, os primeiros elementos a se buscar uma explicitao so os objetivos da prtica docente, em termos de competncias, habilidades e atitudes a se desenvolver, e de conceitos e conhecimentos a se construir [...]. O planejar exige a explicitao prvia dos objetivos de ensino, com subseqente reflexo quanto as expectativa das atividades para o desenvolvimento desejado. (GITIRANA 2003, p.58,59).

Nesse sentido importante destacar o cuidado que se deve ter no momento da formulao dos objetivos, pois nem sempre fica claro neste, o que o professor no ensino da matemtica espera de seus alunos. Bem como desenvolvem instrumentos avaliativos ausentes de objetivos que promovam um desenvolvimento do aluno, visando apenas a notificao final deste, com a presena, geralmente, de gabaritos que nada podem dizer do que o aluno conseguiu avanar cognitivamente e quais suas principais dificuldades. Instrumentos de avaliao nas aulas de Matemtica Valente (2008) faz uma retrospectiva dos instrumentos de avaliao utilizados pelos professores de Matemtica desde a poca do imprio. Sendo assim analisou vrios documentos oficiais, documentos de professores, livros didticos, provas, exames, cadernos dos alunos, dentre outros. Os resultados desses estudos mostram que a competncia do aluno que era levada em conta ao longo dos anos era a de decorar e reproduzir; sendo estas condies suficientes e necessrias para garantir a promoo do aluno para estgio seguinte.

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

Outra caracterstica forte dessa poca era a prova oral, privilegiando, tambm, e unicamente a memorizao como sendo a nica ou a principal competncia a ser desenvolvida pelo aluno. O professor de matemtica permaneceu e sedimentou sua prtica baseada nesses pressupostos por mais de cem anos, no entanto, desde 1922, pelo menos, esse modelo de avaliao fortemente arraigado nas escolas passa a ser questionado. Atualmente defende-se a ideia que para bem avaliar os alunos necessrio diversificar os instrumentos. Dante (1999) traz vrios exemplos de instrumentos de avaliao que podem ser utilizados pelos professores de matemtica, como: observao e registro, entrevistas e conversas informais, auto-avaliao, fichas avaliativas e os mais usuais como provas escritas, testes, e trabalhos. Relacionado a esses ltimos o autor afirma que.

Esses instrumentos de avaliao no devam ser utilizados como sano, punio ou apenas para ajuizar valores. Devem sim, ser encarados como oportunidade para perceber os avanos ou dificuldade dos alunos em relao ao contedo em questo. Para isso, sua formulao deve se fundamentar em questes de compreenso e raciocnio, e no de memorizao ou mecanizao (DANTE, 1999, P.)

Entendemos que todos os instrumentos de avaliao so importantes, no entanto, utilizados isoladamente podem ser insuficientes para subsidiar o trabalho do professor. Silva (2004) destaca que a importncia de alguns instrumentos, no entanto, segundo ele, a responsabilidade da efetivao do instrumento depende muito do professor. [...] Para ele, nem tudo que planejamos e ensinamos vai ser apreendido, mais precisamos definir o que no pode deixar de ser objeto de aprendizagem num determinado tempo pedaggico [...]. Sendo assim ele conclui que essa escolha dependera do processo de ensino e aprendizagem e dos objetivos e dos contedos vivenciados nesse perodo, pois cada etapa do trabalho pedaggico vai requerer certos tipos de instrumentos avaliativos (SILVA, 2004, p.74-76). Consideraes finais

Nesse sentido, podemos concluir que cada vez mais estamos avanando em discusses mais elaboradas sobre a avaliao e o seu processo. No entanto, pensar em algo radicalmente novo vai alm do que est sendo posto na atual avaliao nas salas de aula, pois a cada dia

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

preciso repensar qual a funcionalidade dessa avaliao compreendendo que esta deve estar a servio da promoo de uma aprendizagem cada vez mais regida de significados. Para tanto, os instrumentos avaliativos, de modo geral, sobretudo os de matemtica, devem ser instrumentos capazes de nos responder quais principais dificuldades e falhas cometidas no ensino e na aprendizagem, no considerando-a erroneamente como um nico fim, apenas para o registro de notas e competncias. Nessa perspectiva, questionar sempre preciso na tentativa de fazer com que as atividades ou os instrumentos avaliativos propostos favorecem os estudantes a pensarem, criarem hipteses, utilizarem o que sabem para descobri o que ainda no sabem, pois a principal funo social da educao vai mais alm da produo de certificados.

Bibliografia

DANTE, L. R. Avaliao em Matemtica. In: Matemtica : Contexto e Aplicaes (Manual do Professor). So Paulo: tica, 1999. GITIRANA, V. Planejamento e avaliao em matemtica. In: Prticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes reas do currculo. Org. Jansen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann, Maria Tereza Esteban. Porto Alegre. Ed. Mediao, 2003. GRAA, M; VALADARES, J. Avaliando para melhorar a aprendizagem. Coimbra: Ed. Paralelo, 1998. LUCKESI, C.C. O que mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?. Rio Grande do Sul. Revista Ptio, ano 3 n 12 fev/abr, 2000. MNDEZ, J.M.A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre. Ed. Artmed, 2002. SILVA, J. F. Avaliao na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos tericos e prticos. Porto Alegre: Ed. Mediao, 2004. ___________ Introduo: Avaliao do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. Org. Janssen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann, Maria Tereza Esteban. Porto Alegre. Ed. Mediao, 2003.

VI EPBEM Monteiro, PB 09, 10 e 11 de novembro de 2010 www.sbempb.com.br/epbem

VALENTE, V. R. Avaliao em matemtica: histrias e perspectivas atuais. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2008.

You might also like