You are on page 1of 5

FACULDADES PROMOVE DE BRASILIA

DENSITOMETRIA SSEA PROF. ELTER ALVES FARIA

HIPERCALCEMIA
Definio, fisiologia, caractersticas, preveno e tratamento

Ana Lucia Monteiro Damio Jair Jackson Souza Farias Laisla da Silva Sousa Roseane Oliveira Lima Waldirene Carneiro da Silva

guas Claras DF, maro / 2012

HIPERCALCEMIA Hipercalcemia uma anormalidade metablica comum, na maioria dos casos de hipercalcemia (90%) decorrente de hiperparatireoidismo primrio (HPT) ou malignidade, sendo necessria a diferenciao de ambos. O hiperparatireoidismo primrio mais provvel em pacientes ambulatoriais, enquanto que a malignidade mais comum em pacientes internados. A hipercalcemia associada malignidade uma das causas mais comuns de sndrome paraneoplsica. Hiperparatireoidismo uma condio clnica que se caracteriza pela excessiva produo do paratormnio (PTH), devido ocorrncia de um distrbio em uma ou mais glndulas paratireides. A elevao de clcio em nveis at 12mg/dl corresponde a uma alterao leve, cuja avaliao deve ser feita em ambulatrio; entre 12-14mg/dl configura uma elevao moderada, que no est associada a manifestaes clnicas de hipercalcemia grave, no configura urgncia mdica. Enquanto que, nveis plasmticos de clcio acima de 14mg/dl correspondem a hipercalcemia grave, que se associa a um quadro amplo de manifestaes clnicas, algumas das quais, como poliria e vmitos que tendem a manter ou, pior, aumentar a concentrao de clcio circulante, levando o paciente a uma piora progressiva de seu estado geral. Tal situao configura, em geral, uma urgncia mdica e o seu pronto reconhecimento e tratamento implica em reduo acentuada de

morbimortalidade. Sintomas: A hipercalcemia leve (at 11 mg/dl) pode ser totalmente assintomtica, sendo descoberta ocasionalmente em exame laboratorial de rotina. Na presena de nveis mais elevados surgem sintomas de fraqueza muscular, perda de apetite, fadiga, emagrecimento, formigamentos, constipao, dor abdominal, nuseas, vmitos, aumento do volume urinrio, sonolncia, dificuldade de concentrao, confuso mental, depresso e psicose, dores sseas e coceiras. Quando o quadro persiste por tempo prolongado surgem sintomas digestivos que podem se associar lcera duodenal e pancreatite, clica renal, insuficincia renal, atrofia muscular, alteraes visuais, acentuao das dores sseas, hipertenso arterial e alteraes do eletrocardiograma.

Diagnstico: O diagnstico estabelecido a partir de dosagens de clcio no sangue elevadas associadas com aumento dos nveis do PTH (hormnio da paratireide). As alteraes sseas podem ser demonstradas atravs de radiografias das mos, ossos longos, coluna, crnio e arcada dentria. As alteraes renais podem ser avaliadas atravs de ultra-sonografia abdominal. Aps a demonstrao de aumento do clcio e do PTH deve-se buscar a causa destas alteraes atravs de exames de imagem na regio do pescoo (ultra-sonografia, cintilografia, tomografia e ressonncia magntica). Exames laboratoriais: A avaliao laboratorial do paciente com hipercalcemia grave em urgncia deve incluir: clcio inico fsforo, creatinina, sdio, potssio, hemograma, gasometria, amilase e eletrocardiograma. Uma amostra de PTH deve ser colhida antes do incio do tratamento e ser de grande valia para o diagnstico diferencial do paciente. Tratamento: Se a hipercalcemia for severa (acima de 13 mg/dl), a mesma deve ser manejada atravs de hidratao por via oral, estimulando o paciente a ingerir pelo menos 2 litros de gua por dia, ou por via endovenosa, atravs da administrao de soro fisiolgico (2 a 4 litros por dia). Se estas medidas no forem eficientes, podem ser associados diurticos, cortisona, calcitonina ou bifosfonatos. A correo da hipercalcemia sintomtica, uma vez que o tratamento curativo realizado atravs da cirurgia das paratireides, que consta da retirada do adenoma ou do carcinoma, quando esta for a causa do hiperparatireiodismo, ou da retirada das quatro glndulas paratireides e implante de uma delas em regio do antebrao ou do pescoo, quando a causa for a hiperplasia das glndulas. A demonstrao destas causas em geral detectada somente durante o procedimento cirrgico, motivo pelo qual a cirurgia proposta denominada "cervicotomia exploradora". Os exames pr-

operatrios podem ser teis para indicar previamente uma das possibilidades diagnsticas. Preveno: importante a dosagem peridica do clcio em todos os familiares em primeiro grau, a partir da puberdade. Nestes casos, se estiver disponvel, pode ser realizada tambm a pesquisa da mutao associada s diversas adenomatoses mltiplas.

REFERNCIAS

Hiperparatireoidismo ABC da Sade. Disponvel em: <http://www.abcdasaude. com.br/artigo.php?241 >. Acesso em: 02 de fev 2012.

MARTIN L. N. C.; KAYATH M. J. Abordagem Clnico-Laboratorial no Diagnstico Diferencial de Hipercalcemia. Arq Bras Endocrinol Metab. vol.43, n.6, So Paulo. 1999.Disponvelem:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-730199900 0600014&script=sci_arttext > Acesso em: 04 de mar 2012.

PAULA F. J. A.; FOSS M. C. Tratamento da Hipercalcemia e Hipocalcemia. Medicina. Ribeiro Preto. Simpsio: URGNCIAS E EMERGNCIAS ENDCRINAS, METABLICAS E NUTRICIONAIS. n. 36,p. 370-374, abr./dez. 2003.Disponvel em:http://www.fmrp.usp.br/revista/2003/36n2e4/23tratamento_ hipercalcemia_hipocalcemia.pdf> Acesso em: 02 de fev 2012.

You might also like