You are on page 1of 5

INFORMTICA Polcia Federal FERNANDO NISHIMURA DE ARAGO mediugorie@hotmail.

com 06/05/2012

Questes comentadas
EDITAL N 1/2012 DGP/DPF, DE 14 DE MARO DE 2012 CARGO: AGENTE DE POLCIA FEDERAL 500 vagas NOES DE INFORMTICA: 1 Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informtica: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalao de perifricos. 2 Edio de textos, planilhas e apresentaes (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Noes de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 4 Redes de computadores. 4.1 Conceitos bsicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 4.2 Programas de navegao (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 4.3 Programas de correio eletrnico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 4.4 Stios de busca e pesquisa na Internet. 4.5 Grupos de discusso. 4.6 Redes sociais. 4.7 Computao na nuvem (cloud computing). 5 Conceitos de organizao e de gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas. 6 Segurana da informao. 6.1 Procedimentos de segurana. 6.2 Noes de vrus, worms e pragas virtuais. 6.3 Aplicativos para segurana (antivrus, firewall, antispyware etc.). 6.4 Procedimentos de backup. 6.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Para proferir uma palestra acerca de crime organizado, um agente conectou dispositivo USB do tipo bluetooth no computador que lhe estava disponvel. A respeito desse cenrio, julgue o item abaixo. 27. O uso de dispositivos bluetooth em portas USB necessita de driver especial do sistema operacional. Em termos de funcionalidade, esse driver equivale ao de uma interface de rede sem fio (wireless LAN), pois ambas as tecnologias trabalham com o mesmo tipo de endereo fsico. Errado. Os motivos so: Bluetooth versus Wi-Fi protocolos diferentes, com alcance diferentes, para PAN e LAN. Bluetooth gasta menos energia, seu alcance menor. Bluetooth plug and play, ligar e usar, sem driver especial do sistema operacional. Conforme observado em sala, na aula de Internet, cada dispositivo possui seu nmero MAC, nico, como um nmero serial, de 6 partes em hexadecimal.

Acerca do Excel 2010, julgue os itens seguintes. 28. Um usurio que deseje que todos os valores contidos nas clulas de B2 at B16 de uma planilha Excel sejam automaticamente formatados para o tipo nmero e o formato moeda (R$) pode faz-lo mediante a seguinte sequncia de aes: selecionar as clulas desejadas; clicar, na barra de ferramentas do Excel, a opo Formato de Nmero de Contabilizao; e, por fim, selecionar a unidade monetria desejada. Certo. Conforme observado em sala de aula, o formato Contbil um dos mais solicitados em concurso (e apareceu mais uma vez).
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS Pg. 1

29. Em uma planilha Excel, para somar os valores contidos nas clulas de B2 at B16 e colocar o resultado na clula B17, suficiente que o usurio digite, na clula B17, a frmula =SOMA(B2:B16) e tecle ENTER. Certo. Conforme demonstrado em sala de aula, a funo SOMA efetuara a soma de B2 at B16 porque est usando a referncia de bloco corretamente, com o sinal de dois pontos.

Considerando a figura acima, que representa as propriedades de um disco em um sistema operacional Windows, julgue os itens subsequentes. 30. Se o usurio clicar o boto LIMPEZA DE DISCO, todos os vrus de computador detectados no disco C sero removidos do sistema operacional. Errado. Conforme estudado em sala de aula, a Limpeza de Disco elimina arquivos da Lixeira, compacta arquivos antigos, apaga arquivos temporrios, e outros, com o objetivo de liberar espao em disco. Para remoo de vrus de computador, a ferramenta utilitria o Antivrus.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 2

31. O sistema operacional em questo no pode ser o Windows 7 Professional, uma vez que o tipo do sistema de arquivo no FAT32. Errado. Conforme estudado em sala de aula, o sistema de arquivos NTFS o mais atual, rpido e seguro, mantendo compatibilidade com FAT e FAT32. Sendo o Windows 7 Professional um sistema atual, usa NTFS. Considerando que, para acessar uma pgina da Internet via conexo segura (HTTPS), um usurio tenha ficado em dvida sobre qual software de navegao escolher, julgue os itens que se seguem. 32. Se o certificado digital na conexo HTTPS for maior que 1.024 bits, o usurio dever escolher o Mozilla Firefox ou o Internet Explorer, que suportariam a conexo, pois o Google Chrome trabalha somente com certificados de at 796 bits. Errado. Conforme estudado em sala (mais a dica sobre a CESPE menosprezar um software...), os navegadores podem utilizar a chave pblica RSA de 1024 bits ou at 2048 bits, sem problemas. 33. O Google Chrome, o Mozilla Firefox e o Internet Explorer suportam o uso do protocolo HTTPS, que possibilita ao usurio uma conexo segura, mediante certificados digitais. Certo. Conforme estudado em sala, o protocolo HTTPS possibilita conexo segura, usando certificados digitais. a navegao segura, como navegao em sites de bancos, por exemplo.

Com base nas figuras apresentadas acima, julgue os itens consecutivos. 34 A figura 2 ilustra um conector do tipo S-Vdeo, utilizado para ligar dispositivos de vdeo em computadores ou em outros equipamentos de vdeo. Certo. Questo maliciosa, porque a diferena entre eles no formato da empunhadura. No sei como estava a impresso no papel, mas difcil identificar visualmente esta diferena.Quantidade de pinos? Os conectores mini-DIN possuem de 3 a 10 pinos. O conector PS2 possui 4 pinos e um guia. O conector S-Video macho possui 4 pinos e dois guias. A imagem da figura 2 foi extrada do Wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/File:S-video-connection.jpg 35 Na figura 1, o conector do tipo PS2, utilizado para conectar mouses e teclados aos computadores. Certo. Outra questo maliciosa, porque como na questo anterior comentada, a qualidade da imagem e o tipo de empunhadura do conector so determinantes para resposta da questo.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 3

Aplicativos do tipo firewall so teis para proteger de acessos indesejados computadores conectados Internet. A respeito do funcionamento bsico de um firewall do tipo pessoal em sistemas Windows 7 configurados e em funcionamento normal, julgue os prximos itens. 36 Quando a solicitao de conexo do tipo UDP na porta 21 for recebida por estao com firewall desligado, caber ao sistema operacional habilitar o firewall, receber a conexo, processar a requisio e desligar o firewall. Esse procedimento realizado porque a funo do UDP na porta 21 testar a conexo do firewall com a Internet. Errado. Conforme estudado no material didtico entregue em aula, o protocolo FTP usa a porta 21. 37. Se uma estao com firewall habilitado receber solicitao de conexo do tipo TCP, a conexo ser automaticamente negada, porque, comumente, o protocolo TCP transporta vrus. Errado. Conforme estudado em sala de aula, vrios motivos identificam o erro. A comear pelo protocolo TCP... Outra, o termo automaticamente (dica da CESPE)... Outra, e mais bvia, com relao ao vrus, porque o firewall no antivrus, e vice-versa.

A figura acima apresenta as propriedades bsicas de um arquivo em disco, no sistema operacional Windows. A respeito da figura, julgue os itens a seguir.
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS Pg. 4

38. Marcar a caixa da opo OCULTO, em ATRIBUTOS, tornar o arquivo em questo inacessvel para softwares antivrus. Errado. Conforme estudado em sala, o arquivo do Windows com o atributo Oculto existe, ocupa espao, pode participar das buscas (usando caracteres curingas como o asterisco), pode ser acessado por utilitrios, etc. O arquivo s permanecer inacessvel ao antivrus se conter uma senha, e tambm como observado em sala, o Windows no atribui senhas para arquivos e pastas, apenas indiretamente bloqueia o acesso segundo as permisses de Segurana NTFS (demonstrado em sala). 39. Caso deseje alterar o nome do arquivo em questo, o usurio dever selecionar o nome do arquivo na caixa de texto, alter-lo conforme desejado e clicar o boto OK. Certo. Em outras palavras, estamos Renomeando o arquivo. Conforme comentado em sala de aula, as funes do Windows Explorer podem ser acessadas em diferentes locais, como menus (principais, acessados pela tecla ALT, menu de contexto acessado pelo F10 ou boto direito do mouse ou tecla ao lado do CTRL direito), tecla F2, dois cliques devagar e seguidos no nome do arquivo. 40. Ao clicar na guia DETALHES, o usurio visualizar a data de criao do arquivo e a data de sua ltima modificao. Certo. Conforme praticado em sala de aula, atravs de questes de concursos anteriores de nvel superior da CESPE e demonstrado no datashow, em Detalhes encontramos dados sobre o item selecionado, e entre eles, as datas (que j esto exibidas na guia Geral).

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao expressa do Autor e do UNICURSOS

Pg. 5

You might also like