You are on page 1of 3

Alterando o endereo MAC de uma placa de rede Muitas vezes encontramos por ai redes wireless espalhadas pela cidade,

sem nenhuma proteo de criptografia. Muitas dessas redes esto abertas para se conectar e acessar a internet. Muitas das redes wireless de provedores caseiros e centros com APs usam apenas o endereo de hardware da placa de rede como mtodo de autenticao. Mas o que muita gente no sabe que trivial mudar o endereo de hardware de uma placa de rede, seja ela ethernet para rede cabeada local ou uma placa wireless. A grande maioria dos equipamentos como roteadores oferecem na sua rea de administrao a possibilidade de se clonar o endereo de hardware, atribuindo um endereo falso ao equipamento, que no o original dele mesmo. Esse recurso foi criado principalmente para substituir antigos equipamentos que quebram e vo para o lixo, mas cujo endereo MAC exigido por um servidor para autenticar o usurio. Dessa forma, os equipamentos novos podem se passar pelo antigo, informando seu endereo MAC como sendo outro. como se voc tivesse usado a identidade do seu amigo para se passar por ele. Seguindo esse princpio teoricamente poderamos entrar em uma rede sem fio que exige o endereo MAC como autenticao se soubssemos de algum endereo que est autorizado a fazer parte daquela rede. E para isso existem os scanners de rede como o Network Stumbler, do qual j falei aqui em outro post passado. Tendo em mos uma lista de provveis endereos MAC que esto no "ar" acessando um AP, podemos mudar o nosso endereo MAC para um desses e tentar se conectar a rede remota como se fssemos o outro, da seguinte forma: Mtodo 1: A prpria configurao da placa, se a mesma permitir: Para voc ver o seu endereo MAC (da sua placa de rede), no windows basta usar o comando: IPCONFIG /ALL na janela de linha de comando (CMD). o nmero tem o formato: 00-05-9E-84-48-18, por exemplo (Esses nmeros esto representados em Hexadecimal). Vamos mudar o endereo da seguinte forma: (Procedimento para windows) - v at o Painel de Controle, e entre em Conexes de Rede. Localize a placa de rede em questo, e acesse as propriedades atravs do menu pop-up (boto direito do mouse). Na guia Geral, clique no boto configurar. Na guia avanado (que abrir em seguida) procure na caixa de propriedades a propriedade "Network Address" or "Locally Administered Address". Do lado direito vai aparecer o campo Value para voc digitar o novo endereo. Digite sem os traos (-), ex: 00062524ABB8. Confirme tudo e ok - temos um clone de MAC na sua placa. Mtodo 2: Algumas placas no permitem editar essa opo 1. No meu caso usei uma placa wireless da D-LINK (D-Link AirPlus DWL-G520 Wireless PCI Adapter(rev.B) ) e funcionou tranquilo. Mas se voc no

conseguir por ai, tem um mtodo alternativo e mais complicado, porm eficiente: ou faa use o programa SMAC http://www.klcconsulting.net/smac manualmente, no registro: 1. Grave a descrio para a placa que voc tem interesse em mudar o MAC 2. Grave o endereo MAC original da placa (Endereo Fsico) 3. V ao prompt e digite: net config rdr - voc vai ver algumas informaes na tela. Nessas informaes que aparecem, voc precisa anotar o nmero longo que aparece entre {} (conhecido como GUID). O ideal copiar e colar num arquivo texto para no perder essas informaes. Um exemplo de GUID: {1C9324AD-ADB7-4920-B02D-AB281838637A}. 4. Agora entre no Regedit, se possvel pelo regdt32. 5. Como cautela hora de fazer um backup do registro, porque se algo der errado voc poder voltar atras. Faa isso clicando em HKEY_LOCAL_MACHINE dentro do regedit, indo no menu Arquivo e escolhendo a opo Exportar. Guarde esse arquivo em um canto seguro. 6. Agora navegue pelas chaves do registro nessa ordem: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E9 72-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}. D um clique duplo para aparecer as subpastas de 4 dgitos, cada uma representando um adaptador de rede fsico ou virtual. V at a pasta 0000 e verifique nas informaes mostradas se corresponde a descrio da placa que voc quer alterar. Voc pode conferir pela GUID {} anotado. Se no estiver ai continue procurando nas prximas pastas: 0001, 0002, ... at encontrar, mas geralmente a placa fsica vai estar no 0000. Suponhamos que voc tenha encontrado dentro da pasta 0000: 7. Clicando sobre 0000 (Assumindo que essa se refira realmente a placa que queremos alterar) crie uma chave do tipo REG_SZ (valor da sequencia) se j no existir, chamado NetworkAddress 8. Aps criar, edite o valor clicando sobre a chave e cole dentro dele o novo nmero MAC que voce quer que o NIC assuma (sem os traos -). 9. Pronto. Agora falta s ativar a placa com essa nova configurao. Procure na janela de conexes de rede o adaptador que fizemos a alterao, desative ele (com o boto direito do mouse, opo do menu pop-up) e reative novamente. Ou simplesmente reinicie o computador. 10. D o comando IPCONFIG /ALL no prompt de comando para confirmar se o novo MAC foi realmente atribudo a sua placa.

11. Para desfazer, na verdade voc vai ter que refazer todos os passos novamente restaurando o MAC original para o adaptador 12. Se por qualquer motivo o procedimento no funcionar voc pode restaurar o registro com o backup, ou desfazer manualmente as alteraes.

You might also like