You are on page 1of 25

UNIVERSIDADE DE MATO GROSSO DO SUL UFMS CPTL DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS

RELATRIO DE PESQUISA FILOSOFIA E HISTRIA DA MATEMTICA A JNIA E OS PITAGRICOS

Professor: Orientador Dr. Antnio Luiz Venezuela

Douglas Martins Santos

Trs Lagoas MS Abril de 2012


1

CPTL/UFMS Disciplina: Histria e Filosofia da Matemtica Grupo n: 13 Nomes: Nome Douglas Martins Santos Nome Ticiane Maia Mancini Nome LAURA Atividade n: 002 Data da entrega: Ttulo da Atividade: A Jnia e os Pitagricos 13/05/2012

Sumrio

1. INTRODUO ......................................................................................................................................4 2. DESENVOLVIMENTO DO TEMA...................................................................................................5 2.1 Tales de Mileto .................................................................................................................................5 2.2 Pitgoras de Samos ..........................................................................................................................8 2.3.a Contexto Histrico: Mapas ........................................................................................................16 3. BIBLIOGRAFIA ..................................................................................................................................25

1. INTRODUO

INTRODUO A Matemtica como a conhecemos nos dias atuais, foi fruto de uma demorada e profcua A atividade intelectual das civilizaes potmicas no Egito e Mesopotmia tinha perdido sua verve bem antes da era crist; mas quando a cultura nos vales dos rios estava declinando e o bronze cedendo lugar ao ferro na fabricao de armas, vigorosas culturas novas estavam surgindo ao longo de todo o litoral do Mediterrneo. Para indicar essa mudana nos centros de civilizao, o intervalo entre aproximadamente 800 a.C. e 800 D.C. s vezes chamado Idade Talssica (isto , a idade do mar). No houve, claro, uma quebra brusca marcando a transio da liderana intelectual dos vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates para a beira do Mediterrneo, pois o tempo e a histria fluem continuamente, e as condies em variao so associadas a causas antecedentes. Os estudiosos egpcios e babilnios continuaram a produzir textos em papiro e cuneiforme durante muitos sculos aps 800 a.C. Enquanto isso, no entanto, uma nova civilizao se preparava rapidamente para assumir a hegemonia cultural, no s na regio mediterrnea mas, finalmente, tambm nos principais vales fluviais. Para indicar a fonte da nova inspirao, a primeira parte da Idade Talssica chamada Era Helnica e consequentemente as culturas mais antigas so ditas pr-helnicas. Os primeiros Jogos Olmpicos se realizaram em 776 a.C. Este perodo marca a presena de uma maravilhosa literatura grega, evidenciada pelas obras de Homero e Hesodo. Contudo, da matemtica grega da poca nada sabemos. Tambm Tales e Pitgoras so figuras imprecisas historicamente. Mas o que fizeram deve ser reconstrudo com base numa tradio, no muito digna de confiana, que se formou em torno desses dois matemticos antigos. Certas frases-chave lhes so atribudas, tais como Conhece a ti mesmo no caso de Tales e Tudo nmero, de Pitgoras, mas nada mais especfico.

2. DESENVOLVIMENTO DO TEMA 2.1 Tales de Mileto

impossvel falar da histria da matemtica, sem destacar as escolas fundadas neste perodo, e suas filosofias, que ainda que diferenciadas, mantinham qualidades e diferenciais das escolas que as antecederam. As primeiras escolas pr-socrticas buscam o primeiro princpio das coisas. Os jnicos procuram conhecer do que so formadas, os pitagricos procuram o que so cada uma das coisas e, por conseguinte, todo o Universo em si mesmo. Os jnicos procuram o princpio material e constitutivo que se conhecem pelos sentidos e podem ser considerados de empirismo moderado. Os jnicos mais antigos admitem a multiplicidade dos seres, so pluralistas, e como no distinguem a matria do esprito, so hilozostas. Ao assinalar o princpio material das coisas, pode-se observar um certo progresso nesta escola. Tales lhes atribui um princpio concreto, Anaximandro, um princpio indeterminado, Anaxmenes, um princpio infinito vivo e finalmente Digenes de Apolnia, um princpio racional. O mtodo dos jnicos mais antigos permanece no menor grau de abstrao, a abstrao fsica. Na filosofia matemtica grega se destacam inicialmente dois nomes Tales de Mileto e Pitgoras.
O que se sabe de Tales de Mileto muito pouco. Seu nascimento e sua morte so datados com base no fato de que o eclipse de 585 a.C. provavelmente ocorreu quando estava em plena maturidade (40 anos), mas srias dvidas sobre a autenticidade da histria do eclipse abalam nossa confiana, quanto s descobertas atribudas a Tales. Tales era considerado um homem de rara inteligncia (o primeiro dos Sete Sbios), era considerado um discpulo dos egpcios e caldeus e frequentemente saudado com o primeiro matemtico verdadeiro originador da organizao dedutiva da geometria.

624-546 a.C Tales de Mileto Funda a Escola Jnica Tales de mileto funda a escola jnica, e d incio uma corrida grega ao conhecimento, pouco se sabe realmente sobre a vida e obra destas figuras, porm podemos dizer que segundo a tradio grega Tales de Mileto foi o primeiro matemtico grego, nascido por volta do ano 640 e falecido em 550 a.c., em Mileto, cidade da sia Menor, descendente de uma famlia oriunda da Fencia ou Becia. Tales foi includo entre os sete sbios da antiguidade. Estrangeiro rico e respeitvel, o famoso Tales durante a sua estadia no Egipto estudou Astronomia e Geometria. Ao voltar de novo a Mileto, Tales abandonou, passado algum tempo, os negcios e a vida pblica, para se dedicar inteiramente s especulaes filosficas, s observaes astronmicas e s matemticas. Fundou a mais antiga escola filosfica que se conhece - a Escola Jnica.
5

A sua fama estendeu-se a todo o mundo heleno, graas especialmente predio de um eclipse do sol, cuja data no se sabe bem ao certo se foi a de 28 de Maio de 585 ou a de 30 de Setembro de 609 a.c.- predio resultante do uso de uma das tbuas compostas pelos Caldeus, que anunciavam os perodos de 18 anos e 11 dias dos eclipses solares. Proclo, Larcio e Plutano atribuem a Tales no s a transplantao de conhecimentos matemticos do Egipto para a Grcia, mas ainda descoberta de vrias proposies isoladas relativas s paralelas, aos tringulos e s propriedades do crculo, no apresentando nenhuma sequncia lgica, mas com demonstraes dedutivas. Poder dizer-se que Tales deu a essas matemticas uma caracterstica que se conserva at hoje, o conceito de "demonstrao ou prova". Vamos enunciar algumas proposies de Tales.

Proposio: Os tringulos equingulos tm os seus lados proporcionais (Euc.vI.4, ou vI.2).

uma proposio de grande importncia, que Tales utilizou na determinao da altura da pirmide Quope. Quando Tales de Mileto, cerca de seiscentos anos antes do nascimento de Cristo, se encontrava no Egipto, foi-lhe pedido por um mensageiro do fara, o nome do soberano, que calculasse a altura da pirmide Quope. Tales apoiou-se a uma vara espetada perpendicularmente ao cho e esperou que a sombra tivesse comprimento igual ao da vara. Disse ento a um colaborador: "Vai mede depressa a sombra: o seu comprimento igual altura da pirmide" Tales, para ser rigoroso, deveria ter dito para adicionar sombra da pirmide metade do lado da base desta, porque a pirmide tem uma base larga, que rouba uma parte da sombra que teria se tivesse a forma de um pau direito e fino; pode acontecer que o tenha dito, ainda que a lenda no refira.

Numa representao mais simples:

Os tringulos so semelhantes porque tm dois ngulos iguais:

ento, os lados so proporcionais:

Logo

Proposio: O ngulo inscrito num semi-circulo recto (Euc.III.31). Esta proposio considerada a mais notvel de toda a obra geomtrica de Tales. Deduz-se facilmente, do facto de se poder inscrever um rectngulo numa circunferncia, verificando que as diagonais do rectngulo so dimetros da circunferncia e o rectngulo inscrito pode tomar qualquer posio dentro da mesma circunferncia. Proposio: Quando duas rectas se cortam, os ngulos opostos pelo vrtice so iguais (Euc.I.15). Proposio: Se dois tringulos tm dois ngulos de um iguais a dois ngulos do outro e um lado de um igual a um lado do outro (lado este adjacente ou oposto a ngulos iguais), tero tambm iguais os outros lados que se correspondem num e noutro tringulo, bem como o terceiro ngulo (Euc.I.26). Segundo Proclo, Tales foi tambm o primeiro a demonstrar que o dimetro divide o crculo em duas partes iguais; e que so iguais entre si os ngulos da base de qualquer tringulo issceles. Transmitiu aos gregos estes e outros conhecimentos, principalmente de astronomia terica e prtica. A importncia de Tales pode ser classificada pelo carter dedutivo que ele deu cincia, e pelo fato de atravs Tales e sua escola filosfica os gregos comearam a reunir em corpo a cincia matemtica que provinha dos Egpcios e Caldeus, aumentando o conhecimento desta cincia matemtica em diversos sentidos. Depois da escola jnica, fundada por Tales de Mileto 624 - 546 a.C., a qual dera origem filosofia grega, segue cronologicamente, pela ordem de antiguidade, a escola Itlica ou pitagrica, fundada por Pitgoras de Samos 570-496 a.e.c. A escola se diz pitagrica, no sentido de que foi fundada por Pitgoras, mas tambm se fez conhecida como escola itlica, porque surgida na Itlia. A denominao escola itlica desde logo a localiza geograficamente e a diferencia claramente da escola jnica. De outra parte, porm, no demorou a aparecer na prpria Itlia a escola eletica, ou de Elea. Assim sendo, melhor se apresenta o nome escola pitagrica, at
7

mesmo porque depois se difundiu para todo o mundo helnico. O pitagorismo se destacou pelo seu racionalismo, em contraste com a moderao da escola jnica. Sempre foi evidente, que a razo marcha mais para longe que o nvel de conhecimento atingido pelos sentidos, estes limitados superfcie experimentvel dos objetos. Os sentidos tm como objeto as qualidades sensveis, em funo s quais se diz haver a matria. Enquanto os sentidos tm, - como se disse -, por objeto a matria sensvel, o pensamento opera em termos de verbo ser, afirmando , e no . Ou simplesmente, dizendo - sim, e no. Discute-se, - at onde vai este conhecer racional da mente? Empiristas (ou positivistas) e racionalistas discordam sobre esta dimenso do pensamento. Em cada caso as discordncias so, ora mais radicais, ora menos. H um empirismo que permanece apenas nos sentidos; este ; o sensismo, o qual reduz o pensamento a apenas uma sensao subtilizada. E h um empirismo, - e este o mais frequente, - que admite a especificidade do pensamento. Todavia este empirismo somente atribui valor ao pensamento enquanto apreende os objetos da experincia. O movimento pitagrico, deve-se atender ao fenmeno conhecido como "bordado helnico", de acordo com o qual o antigo mundo grego fora maior que o da Grcia atual. Em torno de todo o Mar Mediterrneo prosperaram ento cidades gregas. Na sia Menor, em regio hoje da Turquia, situava-se a Jnia grega, em cujas cidades nasceram os primeiros filsofos, Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxmenes de Mileto, Herclito de feso, Anaxgoras de Clazomene, Xenfanes de Colofon. Ainda que prxima costa da Turquia, continua grega a Ilha de Samos, onde nasceu Pitgoras. No Ocidente se destacaram particularmente as cidades gregas da pennsula Itlica e Siclia, o que veio a ser denominado Grande Grcia. Na regio haviam ganho desenvolvimento as cidades de Crotona, Tarento, Sbaris, Zancle, Lencio, Elea, Siracusa, Agrigento, com frequncia citadas na histria da filosofia e das cincias, que ento se encontravam em fase de formao. Historicamente no possvel determinar precisamente o que vem de Pitgoras pessoalmente e o que vem dos discpulos. No h texto do mesmo Pitgoras, o que dificulta decidir. A doutrina dos nmeros possivelmente uma elaborao de Filolau, de quem restam fragmentos de livro, situado um sculo depois de Pitgoras. O pitagorismo um corpo doutrinrio, com as caractersticas seguintes: Dualismo corpo e esprito; complementaridade dos elementos, como finito e infinito, calor e frio, pleno e vazio, fogo e terra; retorno cclico dos acontecimentos, inclusive dos espritos; doutrina arqutica dos nmeros; prtica de ritos de purificao, vamos conhecer melhor sobre a pessoa, feitos e realizaes que acreditam ser creditada a Pitgoras no tem seguinte.

2.2 Pitgoras de Samos 571-532 a.C Pitgora Funda a Escola Pitagrica

Pitgoras, o fundador da escola pitagrica, nasceu em Samos pelos anos 571-70 a.C. Em 532-31 foi para a Itlia, na Magna Grcia, e fundou em Crotona, colnia grega, uma associao cientfico-tico-poltica, que foi o centro de irradiao da escola e encontrou partidrios entre os gregos da Itlia meridional e da Siclia. Pitgoras aspirava - e tambm
8

conseguiu - a fazer com que a educao tica da escola se ampliasse e se tornasse reforma poltica; isto, porm, levantou oposies contra ele e foi constrangido a deixar Crotona, mudando-se para Metaponto, a morrendo provavelmente em 497-96 a.C. Essncia da escola pitagrica e as contribuies matemticas, fsicas e acsticas Segundo o pitagorismo, a essncia, o princpio essencial de que so compostas todas as coisas, o nmero, ou seja, as relaes matemticas. Os pitagricos, no distinguindo ainda bem forma, lei e matria, substncia das coisas, consideraram o nmero como sendo a unio de um e outro elemento. Da racional concepo de que tudo regulado segundo relaes numricas, passa-se viso fantstica de que o nmero seja a essncia das coisas. Mas, achada a substncia una e imutvel das coisas, os pitagricos se acham em dificuldades para explicar a multiplicidade e o vir-a-ser, precisamente mediante o uno e o imutvel. E julgam poder explicar a variedade do mundo mediante o concurso dos opostos, que so segundo os pitagricos - o ilimitado e o limitado, ou seja, o par e o mpar, o imperfeito e o perfeito. O nmero divide-se em par, que no pe limites diviso por dois, e, por conseguinte, ilimitado (quer dizer, imperfeito, segundo a concepo grega, a qual via a perfeio na determinao); e mpar, que pe limites diviso por dois e, portanto, limitado, determinado, perfeito. Os elementos constitutivos de cada coisa - sendo cada coisa nmero - so o par e o mpar, o ilimitado e o limitado, o pior e o melhor. Radical oposio esta, que explicaria o vir-a-ser e o mltiplice, que seriam reconduzidos concordncia e unidade pela fundamental harmonia (matemtica), que governa e deve governar o mundo material e moral, astronmico e sonoro. Como a filosofia da natureza, assim a astronomia pitagrica representa um progresso sobre a jnica. De fato, os pitagricos afirmaram a esfericidade da Terra e dos demais corpos celestes, bem como a rotao da Terra, explicando assim o dia e a noite; e afirmaram tambm a revoluo dos corpos celestes em torno de um foco central, que no se deve confundir com o Sol. Pelo que diz respeito moral, enfim, dominam no pitagorismo o conceito de harmonia, logicamente conexo com a filosofia pitagrica, e as prticas ascticas e abstinenciais, com relao metempsicose e reincarnao das almas. Para compreendermos seus princpios fundamentais, preciso partir do eleatismo. Como possvel uma pluralidade? Pelo fato de o no-ser ter um ser. Portanto, identificam o no-ser ao peiron de Anaximandro, ao absolutamente Indeterminado, quilo que no tem nenhuma qualidade; a isso ope-se o absolutamente Determinado, o Pras. Mas ambos compem o Uno, do qual se pode dizer que impar, delimitado e ilimitado, inqualificado e qualificado. Dizem, pois, contra o eleatismo, que, se o Uno existe, foi em todo caso formado por dois princpios, pois, nesse caso, h tambm uma pluralidade; da unidade procede a srie dos nmeros aritmticos (mondicos), depois os nmeros geomtricos ou grandezas (formas espaciais). Portanto, a Unidade veio a ser; portanto, h tambm uma pluralidade. Desde que se tm o ponto, a linha, as superfcies e os corpos, tm-se tambm os objetos materiais; o nmero a essncia prpria das coisas. Os eleatas dizem: "No h no-ser, logo, tudo uma unidade". Os pitagricos: "A prpria unidade o resultado de um ser e de um no-ser, portanto h, em todo caso, no-ser e, portanto, tambm uma pluralidade". primeira vista, uma especulao totalmente inslita. O ponto de partida me parece ser a apologia da cincia matemtica contra o eleatismo. Lembramo-nos da dialtica de Parmnides. Nela, dito da Unidade (supondo que no existe pluralidade): 1) que ela no tem partes e no um todo; 2) que tampouco tem limites; 3) portanto, que no est em parte nenhuma; 4) que no pode nem mover-se nem estar em repouso, etc. Mas, por outro lado, o Ser e a Unidade do a Unidade existente, portanto a diversidade, e as partes mltiplas, e o
9

nmero, e a pluralidade do ser, e a delimitao, etc. um procedimento anlogo: ataca-se o conceito da Unidade existente porque comporta os predicados contraditrios e , portanto, um conceito contraditrio, impossvel. Os matemticos pitagricos acreditavam na realidade das leis que haviam descoberto; bastava-lhes que fosse afirmada a existncia da Unidade para deduzir dela tambm a pluralidade. E acreditavam discernir a essncia verdadeira das coisas em suas relaes numricas. Portanto, no h qualidades, no h nada alm de quantidades, no quantidades de elementos (gua, fogo, etc.), mas delimitaes do ilimitado, do peiron; este anlogo ao ser potencial da hyle de Aristteles. Assim, toda coisa nasce de dois fatores opostos. De novo, aqui, dualismo. Notvel quadro estabelecido por Aristteles (Metaf. I, 5): delimitado, ilimitado; mpar, par; uno, mltiplo; direita, esquerda; masculino, feminino; imvel, agitado; reto, curvo; luz, trevas; bom, mau; quadrado, ablongo. De um lado tm-se, portanto: delimitado, mpar, uno, direita, masculino, imvel, reto, luz, bom, quadrado. De outro lado, ilimitado, par, mltiplo, esquerda, feminino, agitado, curvo, trevas, mau, ablongo. Isso lembra o quadro-modelo de Parmnides. O ser luz e, portanto, sutil, quente, ativo; o no-ser noite e, portanto, denso, frio, passivo. O ponto de partida que permite afirmar que tudo o que qualitativo quantitativo encontrase na acstica. Teoria das cordas sonoras; relao de intervalos; modo drico. A msica, con efeito, o melhor exemplo do que queriam dizer os pitagricos. A msica, como tal, s existe em nossos nervos e em nosso crebro; fora de ns ou em si mesma (no sentido de Locke), compe-se somente das relaes numricas quanto ao ritmo, se se trata de sua quantidade, e quanto tonalidade, se se trata de sua qualidade, conforme se considere o elemento harmnico ou o elemento rtmico. No mesmo sentido, poder-se-ia exprimir o ser do universo, do qual a msica , pelo menos em certo sentido, a imagem, exclusivamente com o auxlio de nmeros. E tal , estritamente, o domnio da qumica e das cincias naturais. Trata-se de encontrar frmulas matemticas para as foras absolutamente impenetrveis. Nossa cincia , nesse sentido, pitagrica. Na qumica, temos uma mistura de atomismo e de pitagorismo, para a qual Ecphantus na Antiguidade passa por ter aberto o caminho. A contribuio original dos pitagricos , pois, uma inveno extremamente importante: a significao do nmero e, portanto, a possibilidade de uma investigao exata em fsica. Nos outros sistemas de fsica, tratava-se sempre de elementos e de sua combinao. As qualidades nasciam por combinao ou por dissociao; agora, enfim, afirma-se que as qualidades residem na diversidade das propores. Mas esse presentimento estava ainda longe da aplicao exata. Contentou-se, provisoriamente, com analogias fantasiosas. Simbolismo dos nmeros pitagricos: um a razo, dois a opinio, quatro a justia, cinco o casamento, dez a perfeio, etc.; um o ponto, dois a linha, trs a superfcie, quatro o volume. Cosmogonia. O Universo e os planetas esfricos. A harmonia das esferas. Se se pergunta a que se pode vincular a filosofia pitagrica, encontra-se, inicialmente, o primeiro sistema de Parmnides, que fazia nascer todas as coisas de uma dualidade; depois, o peiron de Anaximandro, delimitado e movido pelo fogo de Herclito. Mas estes so apenas, evidentemente, problemas secundrios; na origem h a descoberta das analogias numricas no universo, ponto de vista inteiramente novo. Para defender essa idia contra a doutrina unitria dos eleatas, tiveram de erigir a noo de nmero, foi preciso que tambm a Unidade tivesse vindo a ser; retomaram ento a idia heraclitiana do plemos, pai de todas as coisas, e da Harmonia que une as qualidades opostas; a essa fora, Parmnides chamava
10

Aphrodite. Simbolizava a gnese de todas as coisas a partir da oitava. Decompuseram os dois elementos de que nasce o nmero em par e mpar. Identificaram essas noes com termos filosficos j usuais. Chamar o peiron de Par sua grande inovao; isso porque os mpares, os gnmones, davam nascimento a uma srie limitada de nmeros, os nmeros quadrados. Remetem-se, assim, a Anaximandro, que reaparece aqui pela ltima vez. Mas identificam esse limite com o fogo de Herclito, cuja tarefa , agora, dissolver o indeterminado em tantas relaes numricas determinadas; essencialmente uma fora calculadora. Se houvessem tomado emprestado de Herclito a palavra lgos, teriam entendido por ela a proporo (aquilo que fixa as propores, como o Pras fixa o limite). Sua idia fundamental esta: a matria, que representada inteiramente destituda de qualidade, somente por relaes numricas adquire tal ou tal qualidade determinada. Tal a resposta dada ao problema de Anaximandro. O vir-a-ser um clculo. Isso lembra a palavra de Leibniz, ao dizer que a msica "exercitium arithmeticae occultum nescientis se numerare animi" . Os pitagricos teriam podido dizer o mesmo do universo, mas sem poder dizer quem faz o clculo. Notas Bibliogrficas sobre Pitgoras A vida e obra de Pitgoras, so envoltas por lendas e tradies, porm colocaremos abaixo uma abordagem de todas as informaes bibliogrficas existente e ao alcance nosso hoje. A doutrina e a vida de Pitgoras, desde os tempos da antiguidade, jaz envolta num vu de mistrio. A fora mstica do grande filsofo e reformador religioso, h 2.600 anos vem, poderosamente, influindo no pensamento Ocidentel. Dentre as religies de mistrios, de carter inicitico, a doutrina pitagrica foi a que mais se difundiu na antiguidade. No consideramos apenas lenda o que se escreveu sobre essa vida maravilhosa, porque h, nessas descries, sem dvida, muito de histrico do que fruto da imaginao e da cooperao ficcional dos que se dedicaram a descrever a vida do famoso filsofo de Samos. O fato de negar-se, peremptoriamente, a historicidade de Pitgoras (como alguns o fazem), por no se ter s mos documentao bastante, no impede que seja o pitagorismo uma realidade empolgante na histria da filosofia, cuja influncia atravessa os sculos at nossos dias. Acontece com Pitgoras o que aconteceu com Shakespeare, cuja existncia foi tantas vezes negada. Se no existiu Pitgoras de Samos, houve com certeza algum que construiu essa doutrina, e que, por casualidade, chamava-se Pitgoras. Podemos assim parafrasear o que foi dito quanto a Shakespeare. Mas, pondo de lado esses escrpulos ingnuos de certos autores, que preferem declar-lo como no existente, como se houvesse maior validez na negao da sua historicidade do que na sua afirmao, vamos a seguir relatar algo, sinteticamente, em torno dessa lenda. Em 1917, perto de Porta Maggiori, sob os trilhos da estrada de ferro, que liga Roma a Npoles, foi descoberta uma cripta, que se julgou a princpio fosse a porta de uma capela crist subterrnea. Posteriormente verificou-se que se tratava de uma construo realizada nos tempos de Cludio, por volta de 41 a 54 d.C., e que nada mais era do que um templo, onde se reuniam os membros de uma seita misteriosa, que, afinal, averigou-se ser pitagrica. Sabe-se hoje, com base histrica, que antes, j em tempos de Csar, proliferavam os templos pitagricos, e se essa seita foi to combatida, deve-se mais ao fato de ser secreta do que propriamente por suas idias. Numa obra, hoje cara aos pitagricos, Carcopino (La Brasilique pythagoricienne de la Porte Majeure) d-nos um amplo relato desse templo. E foi
11

inegavelmente essa descoberta to importante que impulsionou novos estudos, que se realizaram sobre a doutrina de Pitgoras, os quais tendem a mostrar o grande papel que exerceu na histria, durante vinte e cinco sculos, essa ordem, que ainda existe e tem seus seguidores, mebora esteja, em nossos dias, como j esteve no passado, irremediavelmente infectada de idias estranhas que, ao nosso ver, desvirtuam o pensamento genuno de Pitgoras de Samos. aceito quase sem divergncia por todos que se debruaram a estudar a sua vida, que Pitgoras nasceu em Samos, entre 592 a 570 antes da nossa era; ou seja, naquele mesmo sculo em que surgiram tantos grandes condutores de povos e criadores de religies, como foi Gautama Buda, Zoroastro (Zaratustra), Confcio e Lao Ts. Inmeras so as divergncias sobre a verdadeira nacionalidade de Pitgoras, pois uns afirmam ter sido ele de origem egpcia; outros, sria ou, ainda, natural de Tiro. Relata a lenda que Pitgoras, cujo nome significa o Anunciador ptico (Pythios), era filho de Menesarco e de Partmis, ou Pythaia. Tendo esta, certa vez, levado o filho Ptia de Delfos, esta sacerdotiza vaticinou-lhe um grande papel, o que levou a me a devotar-se com o mximo carinho sua educao. Consta que Pitgoras, que desde criana se revelava prodigioso, teve como primeiros mestres a Hermodamas de Samos at os 18 anos, depois Fercides de Siros, tendo sido, posteriormente, aluno de Tales, em Mileto, e ouvinte das conferncias de Anaximandro. Foi depois discpulo de Sonchi, um sacerdote egpcio, tendo, tambm, conhecido Zaratos, o assrio Zaratustra ou Zoroastro, em Babilnia, quando de sua estada nessa grande metrpole da antiguidade. Conta-nos, ainda, a lenda que o hierofante Adonai aconselhou-o a ir ao Egito, recomendado ao fara Amom, onde, afirma-se, foi iniciado nos mistrios egpcios, nos santurios de Mnfis, Dispolis e Helipolis. Afirma-se, ademais, que realizou um retiro no Monte Carmelo e na Caldia, quando foi feito prisioneiro pelas tropas de Cambsis, tendo sido da conduzido para a Babilnia. Foi em sua viagem a essa metrpole da Antiguidade, que conheceu o pensamento das antigas religies do Oriente, e freqentou as aulas ministradas por famosos mestres de ento. Observa-se, porm, em todas as fontes que nos relatam a vida de Pitgoras, que este realizou, em sua juventude, inmeras viagens e peregrinaes, tendo voltado para Samos j com a idade de 56 anos. Suas lies atraram-lhe muitos discpulos, mas provocaram, tambm, a inimizade de Policrates, ento tirano de Samos, o que fez o sbio exilar-se na Magna Grcia (Itlia), onde, em Crotona, fundou o seu famoso Instituto. Antes de sua localizao na Magna Grcia, relata-se que esteve em contato com os rficos, j em decadncia, no Peloponeso, tendo ento conhecido a famosa sacerdotiza Teoclia de Delfos. Mas na Itlia que desempenha um papel extraordinrio, porque a que funda o seu famoso Instituto, o qual, combatido pelos democratas de ento, foi finalmente destrudo, contando-nos a lenda que, em seu incndio, segundo uns, pereceu Pitgoras, junto com os seus mais amados discpulos, enquanto outros afirmam que conseguiu fugir, tomando um rumo que permaneceu ignorado. Segundo as melhores fontes, Pitgoras deve ter falecido entre 510 e 480. A sociedade pitagrica continuou aps a sua morte, tendo desaparecido quando do famoso massacre de Metaponto, depois da derrota da liga crotoniata.
12

"Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem". (Pitgoras) Salvao pela Matemtica Pitgoras de Samos, que se tornou figura legendria na prpria Antiguidade, teria sido antes de mais nada um reformador religioso, pois realizou uma modificao fundamental na doutrina rfica, transformando o sentido da "via de salvao"; em lugar do deus Dioniso colocou a matemtica. Da vida de Pitgoras quase nada pode ser afirmado com certeza, j que ela foi objeto de uma srie de relatos tardios e fantasiosos, como os referentes s suas viagens e a seus contatos com culturas orientais. Parece certo, contudo, que ele teria deixado Samos (na Jnia), na segunda metade do sculo VI a.C. fugindo tirania de Polcrates, transferindo-se para Crotona (na Magna Grcia) fundou uma confraria cientfico-religiosa. Pitgoras criou um sistema global de doutrinas, cuja finalidade era descobrir a harmonia que preside constituio do cosmo e traar, de acordo com ela, as regras da vida individual e do governo das cidades. Partindo de idias rficas, o pitagorismo pressupunha uma identidade fundamental, de natureza divina, entre todos os seres. Essa similitude profunda entre os vrios existentes era sentida pelo homem sob a forma de um "acordo com a natureza", que, sobretudo, depois do pitagrico Filolau, ser qualificada como uma "harmonia", garantida pela presena do divino em tudo. Natural que dentro de tal concepo - vista por alguns autores como o fundamento do "mito helnico" - o mal seja entendido sempre como desarmonia. A grande novidade introduzida certamente pelo prprio Pitgoras na religiosidade rfica foi a tranformao do processo de libertao da alma num esforo puramente humano, porque basicamente intelectual. A purificao resultaria do trabalho intelectual, que descobre a estrutura numrica das coisas e torna, assim, a alma semelhante ao cosmo, entendido como unidade harmnica, sustentada pela ordem e pela proporo, e que se manifesta como beleza. Pitgoras teria chegado concepo de que todas as coisas so nmeros atravs inclusive de uma observao no campo musical: verificou no monocrdio que o som produzido varia de acordo com a extenso da corda sonora. Ou seja, descobriu que h uma dependncia do som em relao extenso, da msica, (to importante como propiciadora de vivncias religiosas estticas) em relao matemtica. "Todas as coisas so nmeros". (Pitgoras) Em Todas as Coisas, o Nmero A partir do prprio Pitgoras, o pitagorismo primitivo concebe a extenso como descontnua: constituda por unidades indivisveis e separadas por um "intervalo". Segundo a cosmologia pitagrica - que descreve o cenrio csmico, onde se processa a purificao da alma - esse "intervalo" resultaria da respirao do universo que, vivo, inalaria o ar infinito (pneuma peiron) em que estaria imerso. Mnimo de extenso e mnimo de corpo, as unidades comporiam os nmeros. Estes no seriam, portanto - como viro a ser mais tarde -, meros smbolos a exprimir o valor das grandezas: para os pitagricos, os nmeros so reais, so essncias realizadas (usando-se um vocabulrio filosfico posterior), so a prpria "alma das coisas", so entidades corpreas constitudas por unidades contguas e a prenunciar os
13

tomos de Leucipo e Demcrito. Assim, quando os pitagricos falam que as coisas imitam os nmeros estariam entendendo essa imitao (mimesis) num sentido realista: as coisas manifestariam externamente a estrutura numrica inerente. De acordo com essa concepo, os pitagricos adotaram uma representao figurada dos nmeros, em substituio s representaes literais mais arcaicas, usadas pelos gregos e depois pelos romanos. A representao figurada permitia explicitar a lei de composio dos nmeros e torna-se um fator de avano das investigaes matemticas dos pitagricos. Os primeiros nmeros, representados figurativamente, bastavam para justificar o que h de essencial no universo: o um o ponto, mnimo de corpo, unidade de extenso; o dois determina a linha; o trs gera a superfcie, enquanto o quatro produz o volume. J por sua prpria notao figurativa evidencia-se que a primitiva matemtica pitagrica constitui uma aritmo-geometria, a associar intimamente os aspectos numricos e geomtrico, a quantidade e sua expresso espacial. "Pensem o que quiserem de ti; faze aquilo que te parece justo". (Pitgoras) O Escndalo dos "Irracionais" A primitiva concepo pitagrica de nmero apresentava limitaes que logo exigiriam dos prprios pitagricos tentativas de reformulao. O principal impasse enfrentado por essa aritmo-geometria baseada em inteiros (j que as unidades seriam indivisveis) foi o levantado pelo nmeros irracionais. Tanto na relao entre certos valores musicais (expressos matematicamente), quanto na base mesma da matemtica, surgem grandezas inexprimveis naquela concepo de nmero. Assim, a relao entre o lado e a diagonal do quadrado (que a da hipotenusa do tringulo retngulo issceles com o cateto) tornava-se "irracional", aquelas linhas no apresentavam "razo comum" ou "comum medida", o que se evidenciava pelo aparecimento na traduo aritmtica da relao entre elas, de valores sem possibilidade de determinao exaustiva, como V. O "escndalo" dos irracionais manifestava-se no prprio teorema de Pitgoras (o quadrado construdo sobre a hipotenusa igual a soma dos quadrados construdos sobre os catetos). Com efeito, desde que se atribusse valor 1 ao cateto de um tringulo issceles, a hipotenusa seria igual a V. Ou ento, quando se pressupunha que os valores correspondentes hipotenusa e aos catetos eram nmeros primos entre si, acabava-se por se concluir pelo absurdo de que um deles no era afinal nem par nem mpar. Apesar desses impasses - e em grande parte por causa deles - o pensamento pitagrico evoluiu e expandiu-se, influenciando praticamente todo o desenncolcimento da cincia e da filosofia gregas. Sua astronomia, estreitamente vinculada sua religio astral foi o ponto de partida das vrias doutrinas que os gregos formulariam, pressupondo o universo harmonicamente constitudo por astros que desenvolvem trajetrias, presos a esferas homocntricas. Essa geometrizao do cosmo estava aliada, no pitagorismo, s concepes musicais tambm desenvolvidas pela escola: separadas por intervalos equivalentes aos intervalos musicais, aquelas esferas produziram, em seu movimento, sons de acorde perfeito. Essa "harmonia das esferas", permanentemente soante, seria a prpria tessitura do que o homem considera "silncio". "Educai as crianas e no ser preciso punir os homens". (Pitgoras)

14

Teorema de Pitgoras

Smbolos especiais da ordem

15

2.3 CONTEXTO HISTRICO MAPAS

No Sc. V a.C. nasce Mileto. Erguida beira do Mar Egeu, actualmente territrio turco, foi exemplo de um novo conceito de cidade. Concebida por Hipdamo, o desenho de Mileto traduz os avanos no planeamento do territrio poca e Aristteles quem usa a sua planificao para demonstrar as vantagens do seu desenho de corte bem definido para as zonas habitacionais. tambm Aristteles quem aponta para a necessidade de virar as frentes dos ptios a Sul, procurando a luz. Mileto destacou-se por a sua grelha ter sido desenhada em obedincia a um clculo terico-geomtrico, e no a um esquema tcnicotctico, que depois foi ajustado topografia do terreno. O desenho dividia o territrio por sectores, em que cada um era delimitado por uma rua com caractersticas rectilneas prprias. Um sector subdividia-se depois noutros, onde se previam locais prprios para determinados edifcios pblicos, mercados e reas comuns. Em suma, o que caracterizava estas cidades era o j mencionado desenho reticulado e octogonal, com reas distintas adequadas ao modo de vida e diviso de classes gregos. Este desenho, pela sua simplicidade, era o que conseguia responder com eficcia necessidade de implementar rapidamente o sistema de vida grego. Dentro da cidade ficava a zona habitacional, a zona comercial, a zona de encontro, debate e deciso (gora, posteriormente dividida com o Pnix a Assembleia de Representantes), a zona de adorao aos deuses (Acrpole), a zona recreativa do teatro e do ginsio e o porto de atracagem martima. Acrpole estava designado o local mais alto da cidade, uma caracterstica com origens em Creta no perodo Minico, e que ainda hoje pode ser confirmada em Atenas.

16

17

Runas do Anfiteatro de Mileto

18

EXERCCIOS 11- Usando rgua e compasso apenas, construa um pentgono regular dado seu lado. J vimos no curso de Elementos de Geometria uma construo de um pentgono regular utilizando rgua e compasso, aqui vou mostrar apenas um dos mtodos para construir um pentgono:

Comece descrevendo uma circunferncia com o compasso com centro em O:

Trace, agora, dois seguimentos de retas perpendiculares entre si, interceptando-se no centro O da circunferncia. Nas interseces com a circunferncia, marque os pontosE, F e G:

Trace a mediatriz H do segmento OF:

Com centro em H, descreva uma circunferncia de raio HE e marque a interseco com o segmento OG como I:

19

Chegamos a um ponto importante da construo: veja que o seguimento EI o comprimento do lado do pentgono:

Abra o compasso e posicione a ponta seca em D. Descreva uma nova circunferncia com raio EI e marque a interseco com a primeira circunferncia como A:

Analogamente, faa novas circunferncias de raio EI marcando os pontos de interseco como B, C e D:

Unindo os pontos D e E, formamos o pentgono ABCDE:

20

16 4567 um nmero heptagonal? Justifique sua resposta. A noo de Nmero Pentagonal um pouco mais sutil, e muito difcil de ser explicada com palavras, porm posso exemplificar de maneira clara e concisa para o entendimento dos nmeros poligonais. Seno vejamos: A unidade o primeiro Nmero Pentagonal, assim como foi o primeiro Nmero Triangular e o primeiro Nmero Quadrado, assim como vai ser o primeiro de "quase" tudo o que aqui se ir passar. (Pitgoras) P(1)=1 O segundo Nmero Pentagonal naturalmente o menor nmero de bolas com que podemos formar um pentgono, ou seja, P(2) = 5.

Para construir P(2) a partir de P(1) juntamos 4 bolas. P(2)=5

A partir do canto inferior esquerdo, vamos acrescentando bolas, de modo a formar um novo pentgono de lados iguais a trs. O total obtido o terceiro Nmero Pentagonal, P(3) = 12. Verificamos que P(3) = P(2) + 7 e que, desta vez, no vai ser possvel preencher os espaos interiores com uma distribuio regular de bolas. P(3)=12

Procuremos a Relao Recorrente geral:

Para passar do Nmero Pentagonal de ordem n ao seguinte, P(n+1), precisamos juntar trs lados de comprimento igual a n+1, no se esquecendo de descontar as duas sobreposies nos cantos, isto : P(n+1) = P(n) + 3 (n+1) - 2 = P(n) + 3n + 1. Assim chegamos Frmula Recursiva: P(1) = 1 P(n+1) = P(n) + (3n + 1). P(5) = P(4)+(3*5-2) = 22+13 = 35 Do mesmo modo, para construir P(n) juntamos 3n-2 bolas ao anterior.
21

Recapitulando:

P(1) = 1 = 1 P(2) = P(1) + 4 = 1 + 4 = 5 P(3) = P(2) + 7 = 1 + 4 + 7 = 12 P(4) = P(3) + 10 = 1 + 4 + 7 + 10 = 22 P(5) = P(4) + 13 = 1 + 4 + 7 + 10 + 13 = 35 ... P(n) = P(n-1) + (3n-2). E j temos a Frmula Iterativa: P(n) = 1 + 4 + 7 + 10 + 13 + ... + (3n - 2).

Embora no parea, pelo menos primeira vista, os Nmeros Pentagonais so "quase triangularizveis". Teorema P1: P(n) = 3 T(n-1) + n

Tomemos os trs tringulos T(n-1) dados, na sua forma interativa: 3 (1 + 2 + 3 + 4 + ... (n-1)) = 3 + 6 + 9 + 12 + ... + (3n-3).

Juntando a estas (n-1) parcelas, uma a uma, os n elementos tambm dados: 1 + 4 + 7 + 10 + 13 + ... + (3n-2) obtemos precisamente a forma iterativa de P(n). Com este resultado, escrevendo os Nmeros Triangulares na sua Frmula Fechada, P(n) = 3 T(n-1) + n = 3 (n-1) n / 2 + n fcil obter a Frmula Fechada dos Nmeros Pentagonais: P(n) = (n/2) (3n - 1).

22

Mais surpreendente, que alguns Nmeros Triangulares so "pentagonizveis". Teorema P2: 3 P(n) = T(3n-1) Em termos puramente algbricos, este facto consequncia imediata da frmula anterior: 3 P(n) = 3 (n/2) (3n-1) = (3n) (3n-1) / 2 = T(3n-1). Em termos geomtricos, basta invocar o Teorema P1: 3 P(n) = 3 (3 T(n-1) + n) = 9 T(n-1) + 3n 9 T(4) + 3 * 5 = T(14)

O resultado e o Teorema seguinte sugere uma alternativa para o desenho do pentgono.

Teorema P3: P(n) = Q(n) + T(n-1) invocando os Teoremas T1, Q1 e P1, P(n) = 3 T(n-1) + n = 2 T(n-1) + n + T(n-1) = Q(n) + T(n-1). P(5) = Q(5) + T(4)

Logo se 4567 for um nmero pentagonal ele pode ser escrito na forma: P(n) = 1 + 4 + 7 + 10 + 13 + ... + (3n - 2). Isto tomando a frmula geral de um nmero pentagonal

fazendo = 4567 n(3n-1)= 9.1343n-n-9.134=0 resolvendo esta equao temos x55,345 e x -55.012 :. 4567 no um nmero pentagonal pois chegamos a nZ, portanto 4567 no um nmero pentagonal.

9 - Mostre a maneira dos pitagricos que um nmero oblongo a soma de dois nmeros triangulares iguais. Primeiramente definiremos o que seria um nmero oblongo ok. Um nmero oblongo, nmero retangular, nmero prnico, ou nmero heteromcico, um nmero que o produto de dois nmeros inteiros consecutivos, isto , n (n + 1) que pode ser expresso como n + n. Os primeiros nmeros oblongos so: 0, 2, 6, 12, 20, 30, 42, 56, 72, 90, 110, 132, 156, 182, 210, 240, 272, 306, 342, 380, 420,...
23

Proposies pitagricas O n-simo nmero oblongo duas vezes o n-simo nmero triangular. Todos os nmeros oblongos so pares. Nmeros oblongos ou retangulares, como os nmeros poligonais, tem uma representao geomtrica caracterstica:

Fica claro que todo nmero oblongo da forma nx(n+1) e geometricamente todo retngulo a soma de dois tringulos se traarmos uma diagonal no mesmo, logo podemos enxergar geometricamente isto:

... e assim sucessivamente Algebricamente temos que o n-simo nmero oblongo ser nx(n+1). Como dois nmeros triangulares juntos equivalem a um oblongo da mesma ordem, temos 2xTn = nx(n+1) onde usmos a notao Tn para o n-simo nmero triangular, portanto Tn = nx(n+1)2 e assim obtivemos uma frmula geral que rege a formao dos nmeros triangulares

24

BIBLIOGRAFIA
http://www.cis.yale.edu/ynhti/curriculum/units/1980/7/80.07.11.x.html Visitado em 31/03/2012 http://pt.scribd.com/doc/12887903/Explorando-o-Ensino-Matematica-Volume1-Parte-2-Numeros em 26/03/2012 BOYER, Carl B. Histria da matemtica. 2 Edio. So Paulo: Edgard Blcher Ltda, 1996. ISBN 8521200234. COURANT, Richard; ROBBINS, Herbert. O que Matemtica?. Cincia Moderna, 2000. ISBN 8573930217. DEVLIN, Keith. Matemtica: a Cincia dos Padres. Editora Porto, 2003. ISBN 9720451335. SALLES, Catherine. Larousse das Civilizaes Antigas: Vol. I Dos faras fundao de Roma. 1 ed. So Paulo: Larousse, 2008. 53 p. 3 vol. vol. 1. Coleo grande civilizaes: Egito. 1 ed. Rio de Janeiro: Minuano Cultural, 2010. 34-39 p. ISBN Estrada, M. F., C. C. S, et al. (2000). Histria da Matemtica. Lisboa, Universidade Aberta. Euclides. (2009) Os Elementos. Traduo e Introduo de Irineu Bicudo. Unesp. Frege, G., Fundamentos da Aritmtica, trad. Antnio Zilho, Imprensa Nacional Casa da Moeda. Gowers, T. (2008). Matemtica, uma breve introduo, Gradiva. Hardy, G. (2006). Apologia de um matemtico, Gradiva. Katz, V. J. (2010). Histria da Matemtica, FCG. Pinto, Helder (2009). Histria da Matemtica na Sala de Aula. Ludus. * Struik, D. J. (1989). Histria Concisa das Matemticas, Gradiva. Vasconcellos, F. A. (1927). Histria das Matemticas na Antiguidade, Aillaud e Bertrand. Reeditado pela Ludus em 2010. *

25

You might also like