You are on page 1of 24

CEFET-SP Centro Federal de Educao Tecnolgica So Paulo So Paulo, novembro de 2004

Placas Me para servidores de rede e multiprocessamento

Componentes: Elvis Agostinho Camilo Paulo Roberto Rodrigues Estanqueiro Ramiro Tadeu Wisnieski Ronaldo da Silva Braun

prontuario:0457752 prontuario:045799X prontuario:0457876 prontuario:0457761

Professor: Ricardo Massashi Abe

Sumario
Introduo..................................................................................................3 Evoluo das placas me..........................................................................4 Componentes de uma placa me..............................................................4 O BIOS.......................................................................................................4 Slots...........................................................................................................5 Barrametos de expanso...........................................................................5 Soquetes....................................................................................................6 Portas de comunicao..............................................................................7 O Chipset...................................................................................................8 Regulador de voltagem..............................................................................8 Gerador de clock........................................................................................9 Alguns chipsets para servidores no mercado.............................................9 Utilizao de placas me para servidores..................................................10 Software......................................................................................................11 Processadores ...........................................................................................11 Multiprocessamento ...................................................................................15 tendncias ...................................................................................................21 Concluso....................................................................................................22 Bibliografia e referencias ............................................................................23

Introduo
O computador e a placa-me esto fortemente relacionados. Os componentes nela presentes determinam questes como compatibilidade, estabilidade e tambm longevidade da mquina. Ela que deve garantir que todos os dispositivos do computador se intercomuniquem. Acima de tudo, a Placa-me possui os circuitos necessrios para o funcionamento do processador. Sem o processador a placa-me no consegue realizar nenhuma de suas tarefas bsicas e obviamente um processador sem placa-me no apresenta nenhuma utilidade. Uma placa-me determina o tipo de dispositivo que pode ser incorporado ao computador. No existem placas-me universais que permitam a utilizao de qualquer processador, de qualquer tipo de memria e de qualquer placa de expanso. Os mnimos detalhes so determinados pela placa-me. Normalmente uma placa me contm a CPU, a BIOS, memria, portas seriais, paralelas e USB, slots de expanso e controladores para os perifricos padres, como teclado e drive de disquete. Todos estes controladores residem em um conjunto de chips, ou seja, o chipset. A finalidade deste texto , fazer um breve estudo da utilizao de placas mes em aplicaes de misso crtica. Entendemos por aplicaes de misso crtica, uma aplicao que requer alta disponibilidade e alta segurana. A disponibilidade est relacionada velocidade com que obtenho as informaes necessrias, assim como a segurana relaciona-se a capacidade de manter minhas informaes integras e seguras. Para se especificar determinada placa-me, primeiramente temos que avaliar o uso do equipamento, pois isso vai atuar de forma determinstica na especificao de seus requisitos tcnicos. Tambm devemos considerar o conjunto placa me e processador como um todo, pois a escolha de um limita a escolha de outro. E por ltimo devemos considerar o software utilizado, que influir na escolha do hardware. No podemos esquecer dos fatores comerciais, como oramento disponvel, assistncia tcnica, tarifas, importaes dentre outros. Nos prximos tpicos estaremos tratando destes e outros assuntos importantes para auxiliar na especificao de uma placa-me adequada para cada aplicao.

Evoluo das Placas me


H alguns anos, quando os computadores equipados com processadores 286 eram os modelos mais almejados e sonhava-se com lanamento do 386, no avia preocupao com o modelo de placa me a ser escolhido. No Brasil no havia muitas opes no mercado, e os modelos disponveis praticamente no apresentavam diferena entre si.Com o passar dos anos , e com o desenvolvimento cada vez mas rpido da tecnologia , as placas me passaram ater uma importncia fundamental em qualquer tipo de computador. Hoje em dia ela quem dita as regras com relao a atualizaes e at mesmo ao desempenho do equipamento.

Componentes de uma placa me


Neste capitulo iremos abordar os principais componentes de uma placa me, como por exemplo: bios, slots, tipos de barramentos de expanso, soquetes, portas de comunicao e chipset.

O BIOS:
O BIOS ( Basic Input/Output System) o sistema bsico de entrada e sada, nada mais do que um software que controla todas as funes de uma placa me. por meio deste software - normalmente armazenado dentro de uma pequena memria do tipo eprom ou atualmente em uma memria flash que o computador executa suas diversas funes e controla seus perifricos e subsistemas da paca me. Os bios geralmente trazem um menu , chamado de bios setup , no qual so inseridos os dados da configurao atual do computador e qual modo o sistema operacional deve ser carregado (a partir do disco rgido, cdrom, drive de disquete, entre outros). Alem da configurao, o bios o primeiro programa a ser executado quando se liga a maquina. Neste momento, o primeiro programa que vimos na tela justamente a rotina da bios. Somente depois dos teste iniciais(POST power on self test ) e a apresentao do quadro da bios que o comando do computador passa para o sistema operacional. A correta configurao da bios tem impacto no desempenho geral do equipamento. Certas configuraes podem fazer o computador trabalhar em um rendimento inferior ou inclusive causar problemas. Portanto deve-se configurar a bios com o mximo de cuidado possvel.

Slots:
A palavra inglesa slot quer dizer, em traduo aproximada, baia. Em se tratando de equipamentos eletrnicos slots so conectores nos quais um outro modulo menor encaixado. Um slot fornece uma certa sustentao mecnica para o novo modulo, define sua posio dentro do equipamento maior e faz as conexes eltricas (em alguns casos ticas e de radiofreqncia) entre o modulo e o equipamento que o recebe. No caso de computadores , os slots so conectores alongados em que se espetam placas de expanso: interfaces usb ou scsi, capturadoras de vdeo e placas de som profissionais, entre muitos outros dispositivos. extremamente importante a correta identificao dos tipos de slots existentes em seu equipamento antes de adquirir um perifrico, evitando a compra de um modelo que no possa ser instalado. muito importante no confundir slots com barramentos, pois slots so apenas interfaces de conexes ao barramento e no, o barramento propriamente dito. H basicamente trs tipos de slots existentes: Barramento local: interliga o processador, os chipsets mais prximos do processamento central e as memrias RAM, alem da Bios. Barramento de expanso: perifricos como placas de som, vdeo, rede, entre outros. Barramento x: portas seriais, paralelas e outros dispositivos internos.

Barramentos de expanso
Distinguir os diferentes tipos de slots presentes no barramento de expanso e fundamental para qualquer troca ou substituio de qualquer perifrico. A evoluo dos barramentos de expanso ocorreu principalmente porque as placas e perifricos passaram a exigir vias de comunicao cada vez mais velozes e adequadas a cada aplicao especifica. Os principais tipos de slots so: ISA industry standart architeture foi o primeiro tipo de barramento de expanso , originalmente possuindo 8 bits , logo substitudo pelo padro ISA 16 bits. Entretanto este tipo de barramento se tornou obsoleto, sendo muito raro, e a extino deste slot inevitvel. EISA Extended ISA Foi uma tentativa de criar um barramento de 32 bits, mas pr final o barramento PCI acabou substituindo os padres ISA e EISA. VLB vesa local bus era muito mais rpido do que os concorrentes isa e eisa. Possua 32bits entretanto funcionava na mesma freqncia da placa me apresentando um maior desempenho . Entretanto seu alto custo inviabilizava sua utilizao. PCI Peripheral Component Interconnect desenvolvido pela Intel e pela Apple se tornou to rpido quanto o padro VLB, entretanto com um custo bem mais barato. A principal inovao do padro PCI foi a incluso de um chipset controlador , diminuindo a utilizao do processador.

Outra novidade foi o recurso Plug-And-Play que teoricamente qualquer dispositivo PCI detectado e configurado automaticamente. Esse barramento capaz de enderear dados a 32 e a 64 bits, podendo alcanar freqncias de 66 MHz. AGP Accelerated graphics port especifico para aplicaes grficas(atualmente existem as novas verses dos dispositivos AGP: 1x, 2x, 3x , 4x e 8x), o padro AGP permite que a placa de vdeo acesse a memria RAM diretamente. Esse tipo de recurso esta sendo muito utilizado, principalmente nas placas de vdeo 3D. AMR udio Modem Riser um pequeno slot que prov uma conexo direta de 8 bits com um dos chipsets da placa me.

Soquetes
Soquetes so encaixes soldados em placas de circuito impresso e que recebem algum tipo de chip removvel. Nas placas me, so utilizados para a fixao dos processadores e das expanses de memria.

Alguns soquetes de processadores:


Slot A Desenvolvido pela AMD, fisicamente parecido com o slot 1 da intel, diferenciando-se basicamente por um pino que divide o encaixe em dois. Equipou apenas os primeiros modelos ATHLON, sendo descontinuado pouco tempo depois por causa do seu alto custo de produo. Soquete A- substituiu o slot a utilizado pelos processadores ATHLON Thunderbird e Duron, exceto os modelos ATHLON que utilizam freqncia maior ou igual a 133 MHz. Soquete 478 utilizado pelos processadores Pentium 4 Northwood, proporcionando desempenho inferior aos rivais AMD Soquete 940 utilizado em processadores Athlon 64 fx e tambm no processador opteron, ambos com cache l2 de 1 Mb. Esse soquete traz 940 pinos. Os processadores encaixveis nesse soquete funcionam somente com memrias ECC, muito mais caras do que os mdulos de memria DDR. Soquete 754 - o modelo utilizado para os processadores Athlon 64 que possuem 754 pinos. Esses processadores so a verso mais simples da famlia Athlon 64, sendo compatveis com os mdulos de memria DDR .

Alguns soquetes de memria:


Memrias 30 vias - normalmente agrupadas em conjuntos de 4 ou 8 soquetes. Cada modulo de memria fornecia 8 bits de memria. Mesmo utilizando todos os mdulos de memria este conjunto no disponibilizava uma grande quantidade de memria. Memrias SIMM utilizavam 72 vias, endereando 32 bits. Na poca os mdulos eram caros mas com sua popularizao seu custo caiu vertiginosamente. Memrias DIMM esses mdulos operam com 64 bits e possuem 164 vias, este mdulos desenvolvidos para facilitar a vida e baixar o custo de produo.
6

Memrias DDR- em meados de 2000, surgiu um novo tipo de memria, chamada DDR, o DDR SDRAM. Esse modulo fisicamente muito parecido com o DIMM, sendo desenvolvido um novo encaixe chamado DIMM/184, tornando possvel o seu encaixe em um soquete DIMM/168. Esses mdulos de me3moreias so classificados de acordo com a sua velocidade.

Portas de comunicao:
Um computador isolado no tem muita utilidade. preciso aliment-lo com informaes e programas, e extrair dele dados teis, para isto existem diversos sistemas computacionais ligados entre si e comunicando-se. H diversos tipos de portas de comunicao, sendo as mais comuns: Seriais e Paralelas: so portas de comunicao de uso geral que compartilham o canal de dados do barramento ISA ou PCI. Cada porta possui um endereo de I/O. Basta ao software acessar esse endereo e executar operaes de leitura e escrita. Nas portas seriais, os dados so enviados bit a bit, ou seja um a um . No caso da porta paralela, os dados so transmitidos byte a byte ou seja, de oito em oito bits, sendo ento necessrio oito condutores eltricos paralelos (interface). USB - Universal Serial Bus- foi o primeiro a ser totalmente plug-and-play, permitindo a conexo de dispositivos mesmo com o computador ligado, bem como o reconhecimento automtico pelo sistema operacional. O novo padro usb 2, lanado em 2002, transfere dados velocidade de 480MB/s, 400.000 vezes mais rpida do que as interfaces paralelas comuns. Firewire- um barramento serial de excelente desempenho, o barramento firewire pode alcanar uma velocidade superior a 30 vezes a transmisso de dados atravs de uma porta USB 1.1, alem de conseguir trabalhar com 63 dispositivos ao mesmo tempo. Era considerada a melhor opo at o aparecimento do padro USB 2. IDE Integrated Drive Eletronics a interface utilizada para unidades de armazenamento de grande capacidade, especialmente drivers de Cd e discos rgidos. Tambm conhecida como ATA( Advanced technology Attachment ), permite a conexo de apenas dois dispositivos e cada porta , atravs de um cabo paralelo de 40 vias( ou 80, nos padres mais modernos e mais rpidos). A velocidade de transferncias varia de acordo com a tecnologia, por exemplo, o ata/133, que atinge a taxa de transferncia de dados de at 133MB/s. SCSI- Small Computer System Interface um barramento de comunicao de alto desempenho sendo utilizado por dispositivos que necessitem de altas velocidades. Outro ponto positivo desta tecnologia a facilidade de conectar diversos dispositivos a interface. Os dispositivos SCSI devido ao seu alto preo, geralmente so utilizados apenas em servidores ou computadores de alta performance devido a sua grande confiabilidade e facilidade com que se implementa o espelhamento e redundncia de discos(volume raid). A velocidade de transferncia gira em torno dos 80Mbit/s. SATA Serial Advaned Technology Attachment utiliza uma linha serial, para dispositivos de armazenamento. Os dispositivos SATA conseguem atingir

velocidades de at 150MB/s. Alem da maior velocidade, os cabos de menor largura contribuem para deixar o interior do gabinete mais organizado e limpo.

O ChipSet
So alguns dos componentes mais importantes da placa me, so eles que controlam o fluxo de informaes entre o computador e os outros componentes do computador. A qualidade do chipset impacta profundamente no desempenho geral da maquina. Alguns dos chipsets mais recentes sero abordados nos prximos captulos. NortBridge: o chipset que fica localizado na parte norte da placa me, por isso o nome, e em conjunto com h o SouthBridge. Essa nomeclatura com base no posicionamento desse componente na placa foi definido originalmente pela VIA Technologies. A Intel utiliza um arranjo similar ao da VIA Technologies, porm emprega uma nomenclatura diferente, como AGPset e ICHHub. A Silicon Integrated Sytems, a popular SIS, desenvolve produtos com base no esquema da VIA mas tambm produz chipsets com funes concentradas apenas em um chipset, sendo chamado de ultra-integrados. Esses chipsets da SIS costumam ser utilizados nas placas me de baixo custo. SoutBridge: a parte responsvel pelo controle dos dispositivos de I/O (portas seriais e paralelas e USB), e controladoras de disco IDE e flipy drive, trabalhando em conjunto com o NortBridge. A ligao entre o NortBridge e o SoutBridge era feito via barramento do sistema, ou seja, o esquema padro de interligao entre quaisquer componentes integrados. Como era necessrio melhorar a performance da comunicao entre eles, foram desenvolvidos protocolos de barramento. Cada fabricante de chipset desenvolveu seu protocolo de barramento: a VIA Tecnologies com o seu V-Link e a SiS com p MUTIOL. H ainda o Hypertransport, criado por um consrcio lideradas pela AMD e que acabou sendo adotado por outros fabricantes incluindo a prpria VIA e tambm a SiS. A Intel ????? LPC: O Soutbridge detm algumas interfaces e barramentos, mas dependendo d caso, ele apenas controla, como a interface de discos flexveis, portas seriais e paralelas e outros elementos como o monitor de hardware eu inclui a medio de temperatura e rotao das ventoinhas do sistema. Quando o SouthBridge apenas controla esses componentes, quem os prov6e o LPC I/O (Loe Pin Count Input/Output). Dependendo do LPC, este agrega vrios outros componentes como controlador de teclado, GPIO (Game Port I/O) e outros.

Regulador de Voltagem
Grupo de componentes que abastece os componentes da placa me com energia limpa, ou seja, sem oscilao. Dependendo do projeto da placa me os componentes do regulador de voltagem podem necessitar de um dissipador, a exemplo do que ocorre com os chipsets. Quanto mais robusto for o regulador, quanto mais fase tiver e quanto mais alta for a qualidade dos componentes empregados, mais estvel ser a placa pois se eliminar diversos problemas.

Placas de baixo custo (Entry Level) geralmente empregam reguladores de voltagem mais simples enquanto as topo de linha (High-End) geralmente tem reguladores melhor elaborado. O regulador de voltagem um dos componentes que mais sofrem alterao quando um novo ncleo de processador lanado.

Gerador de Clock
a base das freqncias utilizadas por um computador. Junto ao chip costuma haver um cristal de referncia de 14.318MHz. Juntamente com o regulador de voltagem, o gerador de clock um dos componentes que sofrem alterao quando um novo ncleo de processadores lanado, pois precisa se adaptar s novas freqncias e demais especificaes.

Alguns chipsets para servidores no mercado


Linha Xeon Modelo Intel E7505 Processad 1 ou 2 or processador es Xeon com barramento de 533 MHz e Cache L2 de 512K Memria 16 GB mxima Intel E7520 1 ou 2 processador es Xeon com barramento de 800 MHz e Cache L2 de 1MB 16 GB DDR2 -400, 16 GB DDR 333 e 32 GB DDR 266 Intel E7320 1 ou 2 processador es Xeon com barramento de 800 MHz e Cache L2 de 1MB 16 GB DDR2 -400, 16 GB DDR 333 e 32 GB DDR 266 Intel E7500 1 ou 2 processador es Xeon com Cache L2 de 512K Intel E7501 1 ou 2 processador es Xeon com barramento de 800 MHz e Cache L2 de 1MB 16 GB

16 GB

Linha Intanium Modelo Intel 460GX Processad De 1 a 4 processadores or Intaniun Memria 64 GB Mxima

Intel E8870 De 1 a 4 Processadores Intaniun 128 GB

Utilizao de placas me para servidores


Para especificarmos uma placa me devemos saber exatamente qual o utilizao do equipamento. Pois cada tipo de aplicao requer uma linha especfica de equipamentos Entendemos por servidor um computador ou perifrico dedicado que oferece uma funo para uma rede. Uma rede de computadores formada por meios de comunicao, dispositivos e o software necessrio para conectar dois ou mais sistemas de computadores e/ou dispositivos. As redes de computadores so fundamentais para as organizaes modernas por diversos motivos. Primeiro, os sistemas de computadores em rede permitem que as organizaes sejam mais flexveis e adaptveis, para atenderem s condies empresariais que mudam rapidamente. Segundo, as redes permitem que as empresas compartilhem hardware, aplicaes de computador e bancos de dados em toda a organizao. Terceiro, as redes possibilitam aos funcionrios e grupos de trabalho espalhados em outros locais o compartilhamento de documentos, idias, opinies, comentrios criativos, estimulando o trabalho em equipe, a inovao e interaes mais eficientes. Finalmente, a rede est se consagrando cada vez mais como a ligao entre empresas e entre as empresas e seus clientes. Os tipos mais utilizados de servidores so : Servidor de arquivo (file server): normalmente um computador com discos rgidos de alta capacidade usado para gerenciamento e armazenamento de programas aplicativos e arquivos dos usurios a serem compartilhados em uma rede local; Servidor de comunicao: permite o compartilhamento de conexo Internet, o roteamento e acesso remoto. Questes de segurana so as mais discutidas para quem vai gerenciar esse tipo de servidor. Servidor Web: mquina especfica que mantm pginas Web, como Portais Corporativos, no ar. Juntamente com o servidor de comunicao, a porta de sada e ao mesmo tempo porta de entrada da Empresa. Internet, Extrantet e Intranet so os usos potenciais desse tipo de equipamento. Servidor de E-mail: mquina que se interliga com o provedor de acesso e permite a criao, manuteno e excluso de contas de e-mail. Polticas de quotas por rea, tipos de arquivos permitidos, confidencialidade, entre outras, so a preocupao na hora de montar um servidor de email. Servidores de impresso: Equipamento destinado a prover servio de impresso para uma rede Servidores de domnio (DNS) : Tem por finalidade centralizar as mquinas de uma rede em um ambiente comum oferecendo segurana para os dados do usurio. As empresas no tm que ter todos essas mquinas dedicadas para usufruir da arquitetura cliente/servidor. Em empresas pequenas a vantagem de uma rede o compartilhamento de hardware (um acesso rpido, via Speedy, por exemplo, ou

10

uma impressora) e de arquivos. Provavelmente no haver um servidor de e-mail centralizando todo o fluxo de comunicao entre o ambiente externo e a empresa e vice-versa, nem um gerenciamento de impresso. J empresas grandes, com grande volume de trfego de informaes, vm na especializao uma maneira de balancear a carga entre os servidores e ter um melhor gerenciamento em e-mail, servios Web, impresso, etc.

O software
O software utilizado determina qual o tipo de processador devo utilizar, e consequentemente a famlia de placas me disponvel. Para sistemas operacionais de 32 bits posso utilizar a linha de processadores Xeon, da Intel. Etc. Para sistemas operacionais de 64 bits posso utilizar processadores Itanium. da Intel; Consequentemente a placa me tem que ser compatvel com o Sistema operacional escolhido. Uma alternativa que surge no mercado a linha AMD 64 que suporta a famlia de sistemas operacionais 32 bits e a famlia 64 bits. Alm dos processadores citados acima existem outros fabricantes no mercado sempre bom lembrar que computadores com mais de um processador no so destinados aos usurios comuns. Isso porque somente sistemas operacionais servidores de rede, como o Windows NT Server, o Windows 2000 Server, Windows 2003 Server, o Linux, e demais verses de Unix (FreeBSD, AIX, etc), so capazes de reconhecer mais de um processador e distribuir tarefas entre eles. Ou seja, sistemas operacionais como o Windows 9x/ME reconhecem somente um processador, no fazendo o menor sentido ter uma mquina com dois processadores se for usar esse tipo de sistema operacional. Abaixo temos alguns Sistemas Operacionais atualmente disponveis no mercado: Nome Windows 2003 Server Red Hat Linux SuSE Entreprise Linux 32 bits X X x 64 bits * X X

***Segundo a Microsoft , o -Windows 2003 64 bits estar disponvel no primeiro semestre de 2005.

Os Processadores
Como j foi dito anteriormente, a escolha da placa-me deve ser feita em conjunto com a escolha do processador. Pois cada famlia de processador determina um tipo de placa-me especfico. Atualmente encontramos frequentemente trs famlias especficas de processadores indicados para servidores de rede.: Linha Intel Xeon Processador Processador Processador Intel Processador Intel Intel Xeon MP Xeon Xeon Arquitetura Tecnologia de Tecnologia de Tecnologia de

11

processos de 130 processos de 90 nm nm Cache (L1) Cache de monitorao de execuo Cache (L2) 256 KB, 512 KB 1M Cache (L3) 512 KB, 1M, 2M, ND 4M Velocidade bsica 1,40 a 3,0 GHz 2,80 a 3,60 GHz Chipset de servidor ServerWorks GC- Chipsets Intel HE*, chipsets E7520 e E7320 personalizado por OEM Barramento de 400 MHz 800 MHz sistema Aplicativos Servidores de dois Aplicativos para sugeridos e mltiplos servidores e processadores, de workstations de nvel mdia, com processador duplo suporte para colaborao, manuteno de aplicativos, planejamento de recursos empresariais e inteligncia empresarial

processos de 130 nm 512 KB 1M, 2M 1,8 a 3,20 GHz Chipset Intel E7501, ServerWorks GCLE* e GC-HE* 400, 533 MHz Servidores de web, correio, de infraestrutura de propsito geral e de front-end

Linha Intel Intaniun A arquitetura do processador Intel Itanium 2 foi criada precisamente para os exigentes aplicativos tcnicos e comerciais. As plataformas baseadas no Itanium 2 habilitam as empresas e organizaes a maximizar o retorno sobre o investimento ao oferecer desempenho lder na indstria a baixo custo com maior escolha do que as tecnologias proprietrias RISC. Os processadores Itanium 2 so suportados por um ecossistema rico em solues altamente escalonveis de padro aberto de 64 bits atravs de mais de 40 fornecedores lderes em hardware, mais de cinco sistemas operacionais inclusive o Windows* Server 2003, HP-UX e Linux* e centenas de aplicativos e ferramentas. Alm disso, os processadores Itanium 2 so binrios, compatveis com softwares existentes baseados no Itanium, oferecendo proteo ao seu investimento. Os aplicativos IA-32 so suportados pela famlia do processador Itanium e o suporte ser ainda melhorado com o IA-32 Execution Layer.1 Processador Intel Itanium 2 com cache L3 de 6MB para servidores e workstations MP e DP Velocidade disponvel 1,50 GHz, 1,40 GHz, 1,30 GHz Cache Nvel 3 6MB, 4MB e 3MB integrado Nvel 2 256 KB

12

Nvel 1 Recursos

Barramento do sistema Chipset

32 KB (Instrues e dados) Baseado na arquitetura EPIC MCA (Machine Check Architecture) melhorada com ECC (Error Correcting Code) extensivo Suporte aos Sistemas operacionais: HP-UX*, Linux*, Windows* Server 2003 400 MHz, 128-bit wide Chipset Intel E8870, chipsets personalizados OEM

Processador Intel Itanium 2 de 1,60 GHz com cache L3 de 3MB otimizado para servidores e workstations DP Velocidade disponvel 1,60 GHz, 1,40 GHz Cache Nvel 3 3MB e 1,5MB integrados Nvel 2 256 KB Nvel 1 32 KB (Instrues e dados) Recursos Otimizado para processador dual Baseado na arquitetura EPIC MCA (Machine Check Architecture) melhorada com ECC (Error Correcting Code) extensivo Suporte aos Sistemas operacionais: HP-UX*, Linux*, Windows* Server 2003 Barramento do sistema 400 MHz, 128-bit wide Chipset E8870, chipsets personalizados OEM Processador Intel Itanium 2 de baixa voltagem otimizado para servidores e workstations DP de alta densidade Velocidade disponvel 1 GHz Cache Nvel 3 : 3MB e 1,5MB integrado Nvel 2 256 KB Nvel 1 : 32 KB (Instrues e dados) Recursos Otimizado para processador dual Consumo mximo de energia de at 62 Watts Baseado na arquitetura EPIC MCA (Machine Check Architecture) melhorada com ECC (Error Correcting Code) extensivo Suporte aos Sistemas operacionais: HP-UX*, Linux*, Windows* Server 2003 Barramento do sistema Chipset 400 MHz, 128-bit wide Chipset Intel E8870, chipsets personalizados OEM

13

O processador Itanium 2 com cache L3 de 6MB oferece novos nveis de paralelismo na computao, escalonabilidade e confiana para bancos de dados, planejamento da cadeia de servios, inteligncia comercial e outros aplicativos intensos de dados, como, por exemplo, a tecnologia de alto desempenho. Como um soquete compatvel seguindo o processador Itanium 2 original, ele oferece proteo ao investimento para OEMs e usurios finais. Alm disso, so binrios compatveis com softwares existentes baseados no Itanium e oferecem aumentos no desempenho de at 30 e 50 por cento ou mais quando comparados ao processador original Itanium 2.2 Com seus recursos de execuo massivos, largura de banda no barramento de sistema de 6,4 GB/seg, cache integrado L3 de 6MB e velocidade ncleo de 1,50 GHz, o mais recente processador Itanium 2 oferece at o dobro de desempenho de transao na metade $/transao3 e oferece vantagens $/FLOPS4 substanciais versus plataforma RISC lder comparvel. O processador Itanium 2 de 1,60 GHz com cache L3 de 3MB oferece preo/desempenho lder para cargas de trabalho intensas inclusive alto desempenho e computao tcnica, oferecendo tambm excelente desempenho para rede de ponta, e aplicativos de segurana e engenharia de software. Otimizado para servidores e workstations DP, o processador Itanium 2 de 1,60 GHz com cache L3 de 3MB oferece uma significante vantagem no preo/desempenho quando comparado s plataformas baseadas em RISC, oferecendo $/FLOPS lderes na indstria. As plataformas baseadas no Itanium 2 de baixo consumo oferecem um notado menor consumo para melhor densidade de computao, tornando-as ideais para configuraes de alta densidade em montagem de rack e blade em ambientes de centro de dados, inclusive servidores de nvel inicial e workstations rodando em rede de ponta, e aplicativos de segurana e engenharia de software. A microarquitetura do Itanium 2 oferece rpido acesso ao cache integrado, alta largura de banda do processador memria e significantes recursos de execuo que aumentam a instruo e a sada. O processador Itanium 2 de 1,60 GHz com cache L3 de 3MB oferece desempenho lder para cargas de trabalho intensas inclusive alto desempenho e computao tcnica, oferecendo tambm excelente desempenho para rede de ponta, e aplicativos de segurana e engenharia de software. Otimizado para servidores e workstations DP, o processador Itanium 2 de 1,60 GHz com cache L3 de 3 MB oferece uma significante vantagem de desempenho quando comparado s plataformas baseadas em RISC. O processador Itanium 2 de 1,40 GHz com cache L3 de 3 MB oferece preo/desempenho lder para cargas de trabalho intensas inclusive alto desempenho e computao tcnica, oferecendo tambm excelente desempenho para rede de ponta, e aplicativos de segurana e engenharia de software. Otimizado para servidores e workstations DP, o processador Itanium 2 de 1,40 GHz com cache L3 de 3 MB oferece uma significante vantagem no preo/desempenho quando comparado s plataformas baseadas em RISC, oferecendo $/FLOPS lderes no setor. Aplicativos de software IA-32

14

Todos os sistemas baseados no Itanium 2 suportam aplicativos de software IA32 para oferecer maior flexibilidade na migrao para a arquitetura Itanium. A Intel oferece agora uma tecnologia denominada IA-32 Execution Layer (EL), que aperfeioa o suporte aos aplicativos IA-32. A IA-32 EL atualmente suportada pelo sistema operacional Microsoft Windows Server 2003. esperado que outros sistemas operacionais lderes tambm a suportem at o final do ano. AMD ATLOM MP O Athlon MP o primeiro processador da AMD capaz de trabalhar com multiprocessamento (SMP), isto , ter mais de um processador no mesmo micro. At pouco tempo atrs, esse terreno era exclusividade da Intel e de outros fabricantes de processadores exclusivos para servidores (como o Alpha). Para ter mais de um processador no mesmo micro a placa-me obviamente precisa ser especial, isto , ter dois soquetes para voc conseguir instalar dois processadores. O primeiro chipset capaz de reconhecer dois processadores lanado no mercado o AMD 760MPX importante salientar que existem outros produtos no mercado, cobrimos aqui apenas os processadores mais utilizados.

Multiprocessamento
Desde a criao do primeiro computador (baco chins, calculadora mecnica de Pascal ou a mquina diferencial de Babbage. H divergncias entre autores), os grandes avanos ocorreram no sculo XX, em geral sempre em termos de tecnologia, no de arquitetura. At hoje nossos computadores seguem a Arquitetura de Von Newmann, desenvolvida em 1952. Pensando nos computadores que temos em casa, podemos divid-los em quatro elementos bsicos: a CPU, a memria, os dados e as instrues (ou programas). Os postulados de Von Newmann so: Um nico controle centralizado (uma s CPU); Uma nica memria para dados e instrues; e As instrues devem fazer operaes elementares sobre os dados. A Arquitetura de Von Newmann, tambm conhecida como Serial, encontra-se no limite fsico de seu desenvolvimento. O tempo que um sinal eltrico gasta para trafegar entre dois pontos de um circuito eletrnico muito pequeno, porm no igual a zero. O que significa em termos prticos que h limitaes de velocidade de clock para CPUs. Tambm as modernas tcnicas de fabricao de chips parecem ter alcanado o limite para a tecnologia atual. Novos barramentos, leitura na subida e descida do clock, aumento do cache interno, novos barramentos para perifricos, tudo est sendo tentado para no fugir lei de Moore, ou seja, para que o poder de processamento dobre cada seis meses. Comparemos o processador ao crebro humano. Estudos j demonstraram que o sinal eltrico trafegando por dentro de um CI muito mais veloz que o trnsito de impulsos nervosos entre nossos neurnios. Sabemos que o

15

computador muito mais rpido que o crebro humano para operaes numricas, comparao ou classificao, mas para as outras atividades, o crebro humano continua imbatvel. O que o nosso crebro faz que os computadores ainda no fazem? Basicamente temos bilhes de neurnios operando em paralelo. Dessa linha de raciocnio surgiu o princpio da computao em paralelo. Por qu, ao invs de construirmos CPUs mais velozes e complexas, no utilizamos vrias CPUs simples e confiveis, operando em paralelo? Abre-se, portanto, o horizonte para duas solues para o mesmo problema. Como aumentar o poder de processamento dos computadores? Aumentando a complexidade de solues tecnolgicas dentro de uma j arcaica arquitetura ou quebrando o paradigma com uma nova proposta de arquitetura? Essa a reposta que o mercado nos dar em breve. Contornar os problemas tecnolgicos ou partir de uma base nova de pensamento. Como a primeira soluo vem sendo discutida j faz algum tempo, lanaremos nossa viagem futurstica para essa nova abordagem que prope ganhos de escala em termos de processamento muito maiores, o processamento em paralelo. O que o processamento paralelo? o que veremos a seguir.

PROCESSAMENTO PARALELO
Consiste em dividir uma tarefa em suas partes independentes e na execuo de cada uma destas partes em diferentes processadores. Parece simples, mas no . Como usar vrios processadores e control-los de forma a que cheguem a determinado resultado? Faamos analogia com a construo de uma casa. Se um pedreiro constri uma casa em um ano, ento dois pedreiros constrem a mesma casa em meio ano. Esse o princpio do processamento em paralelo: a diviso de tarefas. Mas, e se tivssemos 100 pedreiros? Ser que teramos uma casa em 3,6 dias? Temos ento outro ponto importante, o balanceamento de carga. Ou cada um faz 1/100 da casa ou usamos a especializao, alguns pedreiros preparam o concreto, outros assentam tijolos, etc. J pensou o que seria termos 100 pedreiros para assentar uma porta? Desse exemplo simples podemos distinguir alguns problemas. At quanto podemos paralelizar uma tarefa e quantos processadores devem ser alocados? Como sincronizar esses processadores de forma a que um no repita o trabalho do outro e como promover o balanceamento de carga? No difcil construir um hardware para funcionar em paralelo, porm o software ter, necessariamente, uma programao muito mais complicada. Tanto que alguns autores vem nesse mercado a oportunidade para programadores que conseguem paralelizar algortmos. ARQUITETURA DE FLYNN Classificao de computadores paralelos

16

A classificao de Flynn a mais aceita nesse momento e baseia-se em dois conceitos: fluxo de instrues e fluxo de dados. O fluxo de instrues est relacionado com o programa que o processador executa enquanto que o fluxo de dados est relacionado com os operandos manipulados por essas instrues. Tomando o fluxo de dados e o fluxo de instrues com suas possibilidades independentes, isto , nico ou mltiplo (serial ou paralelo) teramos quatro combinaes: SISD (Single Instruction Single Data) Essa arquitetura a atual, como proposta por Von Newmann. Um nico fluxo de instrues operando sobre um nico dado por vez. SIMD (Single Instruction Multiple Data) Nessa arquitetura, tambm conhecida domo computao vetorial ou array, uma nica instruo passada ao mesmo tempo para os vrios processadores, que executam a mesma instruo em um dado diferente. Um exemplo simples o conjunto de instrues MMX. Alis, diga-se de passagem, a Intel abriu o mercado de processadores para servidores com o lanamento do Pentium Pr com instrues MMX, em 1995 . MISD (Multiple Instruction Single Data) Essa arquitetura conhecida como pipeline ou linha de produo. Fazendo analogia com uma linha de montagem de automveis, 1 carro demora seis horas para ser montado, com a tarefa sendo dividida em doze equipes, cada uma gastando meia hora. O que temos so doze equipes trabalhando simultaneamente, o que faz com que cada carro seja montado em meia hora, pois a primeira equipe no precisa esperar que o carro passe pela ltima para comear a montar o prximo carro. MIMD (Multiple Instruction Multiple Data) Essa a arquitetura mais complexa. necessrio que os processadores comuniquem-se entre si para fazer a sincronizao e trocar informaes. Alm disso, necessrio ter uma memria global onde todos os processadores possam disponibilizar os resultados intermedirios para os demais. Para evitar uma quantidade excessiva de acessos essa memria, os processadores possuem a chamada memria loca, onde est a maioria das suas instrues e dados que devem ser operados. Ganho de Velocidade Idealmente o Ganho de Velocidade deveria ser igual quantidade de processadores, o que no ocorre na prtica. Quando se escreve um programa para rodar em mquinas paralelas (isso mesmo! A programao diferente!), deve-se colocar trechos extras de programa para a sincronizao dos diversos processadores e a troca de informaes. Esses trechos extra tm at nome: custo de paralelizao.
17

O ganho dados pela expresso: GV=Tempo de Execuo em Computador Serial/Tempo de Execuo em Computador Paralelo; GV=Ts/Tp. Podemos encontrar ento quatro situaes. Quando o aumento do nmero de processadores traz igual aumento de desempenho; Quando o aumento no nmero de processadores traz ganho inferior quantidade aumentada; Quando o aumento no nmero de processadores no melhora o desempenho (saturao); ou Quando o aumento no nmero de processadores ocasiona perda no desempenho. Assim, um tpico interessante determinar qual a quantidade tima de processadores para uma determinada tarefa. No fosse a utilizao de um algoritmo de especulao, os programadores teriam de se preocupar em explicitar o paralelismo de seus programas. Estamos falando da mquina virtual Java, soluo desenvolvida pela Sun. A mquina virtual examina o programa e especula se dois mtodos podem rodar em dois processadores, despachando-os ao mesmo tempo. Assim, ela envia os dois mtodos para os dois processadores distintos, sendo que um deles (o segundo) rodar em separado, usando o que se chama de espao de memria especulativa. Ao trmino do processamento, se tudo correu bem e no houve violao de dependncia de dados, a rea especulativa incorpora-se memria principal e o programa segue adiante. No entanto, se houver dependncia entre os dados, o segundo processo inutilizado e sua memria descartada. TIPOS DE PROCESSAMENTO PARALELO Processamento paralelo com Swar (Simd Within a Register) Caso especfico onde possvel utilizar o processamento paralelo em mquinas com um nico processador. Basicamente utilizam-se as instrues MMX para realizar tarefas em paralelo. Requer programao de baixo nvel. O ganho de processamento, no entanto, muito reduzido em relao ao esforo de programao. Processamento paralelo com SMP (Symetric Multi Processor) Mais de um processador com as mesmas caractersticas. So processadores que trabalham conjuntamente, qualquer um executando qualquer parte do programa,

18

compartilhando o mesmo BUS e a mesma memria. o que apresenta melhor relao custo/benefcio, mas tambm tem suas limitaes: 1. nenhum poder acessar diretamente a memria ou o mesmo dispositivo de entrada/sada ao mesmo tempo; 2. escalabilidade prejudicada pela limitao fsica de slots para as CPUs, o que depende de cada placa-me. Os sistemas SMP requerem alguma forma de memria compartilhada e caches de instruo locais, mas, mais importante, aplicaes escritas de maneira a poder tirar proveito do paralelismo e sistema operacional que reconhea mais de um processador. Hoje todos os SO dedicados a servidores suportam SMP. Ao se instalar Win9x ou MacOS em uma mquina multiprocessada, apenas um processador ser reconhecido. Processamento paralelo com AMP (Assymetric Multi Processor) Uma CPU principal mantm o controle total sobre os outros computadores e processadores. Processamento paralelo com cluster Beowulf O projeto pioneiro em cluster de computadores foi desenvolvido no CESDIS (Center of Excellence in Space Data and Information Sciences) em 1994. Contava com 16 mquinas rodando GNU/LINUX. O nome dado ao primeiro cluster foi BEOWULF. O princpio de funcionamento simples. O servidor divide as tarefas em suas partes independentes (ditas concorrentes), a seguir, distribui estas tarefas entre os vrios computadores que fazem parte do cluster. As tarefas so processadas e os resultados enviados ao servidor. Estamos falando de um conjunto de computadores (sem teclado, monitor e mouse) conectados em rede para processamento paralelo (uso exclusivo), o que requer o uso de componentes de software para a distribuio e gerenciamento do processo (no caso, a biblioteca de mensagens como PVM ou MPI). Processamento paralelo com cluster de estaes de trabalho Um cluster de desktops um conjunto de computadores completos (com teclado, monitor e mouse), conectados em rede, e que cumprem duas funes: 1) o uso dirio, com diversos tipos de programas como processadores de texto e planilhas, 2) o uso para processamento paralelo no final do expediente ou nos fins de semana. Processamento paralelo em um cluster com MOSIX

19

O MOSIX um adendo ao kernel do GNU/LINUX que permite a computao em cluster e que tem como caractersticas: Balanceamento dinmico e inteligente de carga, uso com cluster heterogneo, transparncia, escalabilidade, descentralizao e autonomia dos ns. O trabalho adicional fica por conta da recompilao do kernel com a incluso do Mosix.

20

Tendncias

Os sinais do mercado apontam para uma utilizao cada vez maior do processamento paralelo. O poder de processamento deixa de estar ligado ao clock da CPU e passa a depender da quantidade de processadores que, em conjunto, resolvem um determinado problema. Por outro lado, o processamento paralelo exige cada vez mais compiladores sofisticados, que j era importante para as mquinas RISC e que agora tornam-se imprescindveis para o ganho no desempenho (algoritmo de especulao e execuo paralela).

21

Concluso
Procuramos com este trabalho fazer uma breve abordagem na rea de placas me mltiprocessadoras e para servidores mostrando as novas tecnologias emergentes no mercado, assim como novas tendncias para o futuro da estrutura das placas me. Conclumos que podemos encontrar uma vasta gama de placas me para servidores e multiprocessamento.. Para facilitar a escolha podemos analisar o chipset utilizado na placa-me escolhida., pois esse componente que determina os recursos que a placa me pode oferecer. Tambm no podemos nos esquecer da finalidade do equipamento e do oramento disponvel. Um bom equipamento deve satisfazer as necessidades tcnicas, sem contudo representar um custo demasiadamente alto. claro que o custo final do equipamento ser proporcional aos requisitos de segurana desejados. Quando comeamos a fazer este trabalho no imaginamos que encontraramos um divisor de guas, uma nova tendncia para o uso do multiprocessamento, imaginamos nossos futuros computadores pessoais com dois, talvez quatro processadores, realmente quebrando paradigmas na area da arquitetura de computadores. Por fim, gostaramos de encerrar o trabalho afirmando que na area de informtica, o mais importante para ser um bom profissional estar sempre atento para as mudanas do mercado, analisando calmamente as tendncias e procurando, o mximo possvel, se manter atualizado em relao a tecnologia.

22

Bibliografia e Referncias

WWW.intel.com.br http://www.tyan.com Fed97] Fedorov, Dima - PROCESSADORES DA FAMLIA INTEL, http://gate.cpmet.ufpel.tche.br/dima/books/intel/ [Wha99] What is... SMP (symmetric multiprocessing), http://members.tripod.com/lanceng/networking/smp.html [Int99] Intel Corporation Multi processamento Simtrico, http://www.intel.it/portugues/business/latin_am/ia_chan/micinfo/smpserv.htm [Tre99] Trezentos, Paulo - SMP- Symmetric Multi-processor, http://vitara.adetti.iscte.pt/docs/relat1/node8.html#SECTION000431000000000000 00 http://www.intel.com/portugues/business/latin_am/ia_chan/micinfo/smpserv.htm BUENO, A.D. Introduo ao Processamento Paralelo e ao Uso de Custers de Workstations em Sistemas GNU/LINUX. Parte I: Filosofia. Laboratrio de Meios Porosos e Propriedades Termofsicas LMPT, Verso 0.5. 12/11/2002. BUENO, A.D. Introduo ao Processamento Paralelo e ao Uso de Custers de Workstations em Sistemas GNU/LINUX. Parte II: Processos e Threads. Laboratrio de Meios Porosos e Propriedades Termofsicas LMPT, Verso 0.2. 12/11/2002. BINSTOCK, Andrew. Multiprocessors, Clusters, Grids, and Parallel Computing: What's the Difference? http://www.intel.com/cd/ids/developer/asmona/eng/95581.htm?prn=Y. INTEL. Multiprocessing and Multithreading. Current Implementations at the Processor Level. 0201/ST/OC/PDF.

23

ZELENOVSKY,Ricardo e MENDONA, Alexandre. Processadores para o prximo milnio. Parte I. http://www.clubedohardware.com.br/milenio1.html. ZELENOVSKY,Ricardo e MENDONA, Alexandre. Processadores para o prximo milnio. Parte II http://www.clubedohardware.com.br/milenio2.html. ZELENOVSKY,Ricardo e MENDONA, Alexandre. Processadores para o prximo milnio. Parte III http://www.clubedohardware.com.br/milenio3.html. ZELENOVSKY,Ricardo e MENDONA, Alexandre. Processadores para o prximo milnio. Parte IV http://www.clubedohardware.com.br/milenio4.html. Dugo, Felipe Dossi Hardware / Felipe Dugo, Roberto Cardinale; Digerati Books So Paulo Revista PCs Edio 50 Julho de 2004

24

You might also like