You are on page 1of 10

O que esta faltando em nossas vidas?

Um Propsito, um significado, uma razo para viver So estas todas as coisas que desejamos e buscamos na vida. Em que pensem as iniciativas que cada um de ns possa tomar para encontrar um propsito e um significado na existncia, continuamos ainda nos sentindo vazios e insatisfeitos. Isso porque existe um vcuo espiritual na vida de cada um de ns. Cada qual traz consigo um espao aberto no corao, um vazio espiritual no profundo de nossa alma um espao em branco no formato de Deus Bens materiais no podero preencher este espao, to pouco o sucesso. Os relacionamentos, to-somente, no conseguem satisfazer esta vacuidade, e a moral, em si e por si, no da conta, infelizmente, de ocupar este lugar. Na verdade nem mesmo a religio capaz de preencher essa lacuna em nosso corao. S existe um meio de preencher efetivamente este vazio. Ele no apenas nos ajuda a termos uma vida plena e rica neste mundo, mas o que e mais importante nos oferece a total esperana de vivermos a eternidade na presena de Deus. Antes que possamos tomar posse desta boa notcia, no entanto, preciso tomar conhecimento de uma informao ruim, que e o grande problema de que somos portadores.

O problema: Pecado
A bblia identifica claramente nosso grave problema como sendo o pecado. O pecado no e um simples ato,mas,sim,a verdadeira natureza do nosso ser.Em outras palavras, no somos pecadores porque pecamos;mas,sim,pecamos porque somos pecadores.Nascemos com a natureza de praticarmos o que errado. O rei Davi, que governou a Israel nos tempos do antigo testamento, escreveu Eis que em iniqidade fui formado, e em pecado me concebeu minha me.(Salmos 51:5).Por nascermos pecadores, o pecado acontece com naturalidade a todos ns.Da, intil pensar que a resposta para todos os problemas da vida vem de dentro.Segundo a Bblia, o problema se encontra dentro de ns! Diz a Escritura: Enganoso o corao, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecer? (Jeremias 17:9). Ns no somos basicamente bons somos basicamente pecadores. Esta pecaminosidade se difunde por tudo o que fazemos. Todos os problemas que vivenciamos hoje em nossa sociedade podem ser atribudos a nossa recusa, no passado, em viver da maneira que Deus deseja. Faamos um retrocesso a o jardim do den, por um instante. Ado fez sua opo e sofreu as suas conseqncias estabelecendo o padro que toda humanidade iria seguir. A Bblia explica: Pelo que, como por um s homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram (...) por uma s ofensa veio o juzo sobre todos os homens para a condenao (...) (Romanos 5.12,18). No justo!,pode-se protestar. Porque deveramos sofrer por algo que outra pessoa praticou? Se houvesse oportunidade,no entanto,cada um de ns teria feito a mesma coisa que Ado .Na verdade no h um s dia sequer em que no nos defrontamos com a mesma prova que se apresentou diante dele. Deus nos da a liberdade de optar entre dois caminhos distintos:o que conduz vida e o que leva a morte.Diz a Bblia: O cu e a terra tomo hoje como testemunho contra ti,que te tenho proposto a vida e a morte,a bno e a maldio;escolhe,pois,a vida,tu e a tua semente(Deuteronmio 30.19).

Numa Pior
Algum poderia argumentar: Mas eu levo uma vida de bondade. Eu procuro ser gentil e ter considerao com os outros. Vivo de acordo com os dez mandamentos. A verdade, porm, que os Dez Mandamentos, ou a lei, como eles so chamados na Bblia, no foram dados para que nos tornssemos boas pessoas, ms sim para mostrar como somos maus. A Bblia nos diz que (...) nenhuma carne ser justificada diante dele [Deus] pelas obras da lei. Porque pela lei vem o conhecimento do pecado ( Romanos 3:20). A finalidade da lei nos conscientizar de quo pecadores somos. Pode-se dizer que a lei de Deus nos foi transmitida para nos dar um cala boca e mostra que precisamos desesperadamente da ajuda e do perdo de Deus para a nossa grave condio de pecadores. Vamos ver algumas passagens Bblicas para compreendermos melhor a natureza e a gravidade do pecado.

1- Erramos o alvo.
Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus. (Romanos 3:23) Romanos 3:23 diz que todos ns pecamos.Para quem tem a pretenso de ser a nica exceo a esta verdade eterna, o versculo 10 do mesmo capitulo de romanos 3 diz claramente: No h um justo,nenhum sequer.Quando a Bblia diz que ningum e justo,justo sinnimo de bom.E significa algum que aquilo que deveria serQuando a Bblia diz que ningum e justo ,ou bom,refere-se no tanto ao comportamento das pessoas,mas,sim ao carter mais intimo do ser. A glria de Deus,que Romanos 3.23 diz que perdemos,e, exatamente,o qu ? A gloria de Deus e a sua absoluta perfeio. Disse Deus: Sedes vs, pois, perfeitos, como e perfeito o vosso Pai, que estas nos cus(Mateus 5.48).Em outras palavras,quem no e to bom quanto Deus no agradvel a Ele.

Um significado da palavra pecado, derivada do grego hamarita, errar o alvo. Tanto quanto poderamos dizer com relao a perfeio,ns a deixamos de atingir por imensa distncia.Todavia embora seja a nossa natureza pecaminosa que torna impossvel vivermos no nvel da glria de Deus,no podemos atribuir a culpa do pecado somente a nossa natureza.o pecado tambm um ato deliberado.

2-O pecado um ato deliberado


E VOS vivificou, estando vs mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe das potestades do ar, do esprito que agora opera nos filhos da desobedincia. Entre os quais todos ns tambm antes andvamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e ramos por natureza filhos da ira, como os outros tambm. (Efsios 2.1-3) Um sinnimo de pecado e transgresso. Esta palavra tem a acepo, lapso ou desvio da verdade. Em vez de, simplesmente, errar o alvo, trata-se de uma ao deliberada. Por ser o pecado uma ao deliberada, no podemos jogar a culpa do nosso pecado sobre a sociedade, o meio em que vivemos, ou em nosso estado fsico ou mental. Cada um de ns optou por praticar o que e errado. Se fizermos qualquer objeo quanto a isso, enganamo-nos a ns mesmos, e no h verdade em ns (1 Joo).

3-o castigo resultante do pecado a morte.


Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23) A Bblia nos diz que ofendemos o Deus Santssimo. E no temos feito uma ou duas vezes, mas vezes sem conta. Em Romanos 6.26, lemos que (...) o salrio do pecado e a morte (...).Salrio e aquilo pago pela execuo de um trabalho.Ou seja, algo de que merecedor.Por pecarmos todos repetidamente fizemos jus ao castigo da morte,que e tormento e punio eternos num lugar chamado inferno. Em meio a esta explanao sobre pecado e morte, h, no entanto, uma boa notcia. Deus nos concedeu um meio de nos livrarmos da pena do nosso pecado. Tornou possvel termos um relacionamento com Ele e desfrutar da esperana da vida eterna sem punio. Deus compreendeu o nosso problema e viu que no podamos fazer nada para resolv-lo. E, porque Deus ns ama,enviou seu Filho, Jesus Cristo, para estender uma ponte sobre o abismo do pecado que nos separa Dele.

A soluo: Jesus Cristo


PORQUE JESUS PODE SERVIR DE PONTE?
Nunca houve ningum com Jesus. Pra comear, Jesus no foi concebido no ventre materno por meios naturais, ms, sim de modo sobrenatural, no ventre de uma virgem, Maria. Devido sua concepo sobrenatural, Jesus, sendo inteiramente Deus, tornou-se tambm inteiramente humano. Embora sendo Deus, Jesus escolheu abrir mo dos privilgios de sua divindade para viver na terra como ser humano. A Bblia descreve o sacrifcio que Cristo assumiu a o tornar-se homem, dizendo que Ele (...) aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achando na forma de homem humilhou-se a si mesmo at a morte, morte de cruz(Filipenses 2.7,8) E extremamente importante observar que Jesus no deixou de ser Deus a o vir a terra. Deixou de lado somente seus privilgios divinos e viveu no mundo como homem. Ao faz-lo, tornou-se capaz de experimentar pessoalmente todas as sensaes humanas, desde felicidade, a profunda tristeza. Constatou o que era estar cansado, sentir frio e ter fome. Alm disso, Ele veio a este mundo tendo um objetivo definido em mente: cobrir aquele abismo entre ns e Deus. Quando os israelitas do antigo testamento pecavam, contavam com a ida do sumo sacerdote para oferecer o sacrifcio de animal como expiao pelos seus pecados. Em sentido simblico, era como se os pecados da pessoa fossem colocados sobre o animal, que ocupava assim o lugar do culpado. A Bblia ensina (...) sem derramamento de sangue no h remisso (Hebreus 9.22). As cerimnias de sacrifcios feita pelos israelitas prenunciavam o que iria realizar Jesus quando viesse a este mundo. Ele tomou sobre si o pecado do mundo, ao ser crucificado, muitos anos depois. Muitas profecias no antigo testamento indicaram no somente o seu nascimento e a sua vida, ms tambm a sua morte, inclusive a maneira que Jesus viria a morrer. Jesus sabia, desde o comeo, que tinha vindo ao mundo especificamente para morrer pelos pecados da humanidade. Sabia tambm que o seu sacrifcio seria executado em uma cruz romana. Iniciou a sua jornada rumo a cruz do calvrio num lugar chamado Cesaria de Felipe, tendo falado muitos com seus discpulos sobre sua morte eminente. Narra a Bblia: Desde ento comeou Jesus Cristo a mostrar a seus discpulos que convinha ir a Jerusalm, e padecer muito dos ancies, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar a o terceiro dia (Mateus 16:21). Foi ento preso por falsas acusaes, aps Judas Iscariotes,um dos seus prprios discpulos,hav-lo trado.Ms isso no aconteceu por acaso.Para que a humanidade pudesse entrar em contato com Deus,e ser removida a barreira que Dele a separava, teria que ser tomada uma medida drstica.Com uma das mos, Jesus agarrou-se ao Deus santssimo e com a outra segurou a raa humana pecadora.A o serem cravados enormes pregos em suas mos,tornou-se a prpria ponte sobre o abismo,por ns. No esqueamos, porm, que, trs dias aps a sua crucificao, Jesus ergueu-se da morte! Se verdade que no se pode considerar como morto um grande homem de Deus, ento mais verdade ainda que no se poderia manter no tmulo o prprio Deus-homem.

COLOCAMOS JESUS NA CRUZ


A necessidade da morte na cruz demonstra quo extrema era a nossa situao de pessoas decadas. Costuma-se dizer que a profundidade de um poo e conhecida pela extenso de at onde se baixa a corda. Quando consideramos at onde a corda foi baixada, desde o cu, compreendemos quo grave era realmente a nossa condio. Por isso mesmo, no culpe as pessoas daquele tempo por ter colocado Jesus na cruz. Somos justamente to culpados quanto eles. Na verdade, no foram os soldados romanos que o colocaram na cruz, tampouco os dirigentes judeus. Foram os nossos pecados que tornaram necessrio que Jesus voluntariamente escolhesse morte de tortura e humilhao. Vamos ver algumas passagens bblicas para compreendermos exatamente o que Jesus fez por ns

1-A maior demonstrao de amor.


Porque Cristo, estando ns ainda fracos, morreu h seu tempo pelos mpios. Porque apenas algum morrer por um justo; pois poder ser que pelo bom algum ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores. (Romanos 5:6-8) Jesus no morreu por ns apesar de sermos seus amigos, mas, sim, apesar de sermos seus inimigos e hostiliza-lo com os nossos pecados. Mesmo a despeito de todos os nossos pecados, Ele demonstrou seu amor por ns morrendo na cruz. No versculo de Romanos, o apostolo Paulo diz que Jesus morreu no s por causa da humanidade como todo, ms morreu em favor de cada um de ns como indivduos. Em outra passagem, Paulo escreve: (...) o qual [Filho de Deus] me amou e se entregou a si mesmo por mim (Glatas 2.20). Sempre que voc for tentado a duvidar do amor que Deus tem por voc, d um longo olhar de contemplao cruz em que Jesus morreu. Entenda, ento, de uma vez por todas, que o que o prendeu quela cruz no foram os pregos, mas, sim, seu amor por ns.

2-Quando desamparados e que podemos ganhar o perdo.


Leia (Lucas 23:32-49) Muitos de ns, em algum momento de nossas vidas, tomamos conhecimento deste fato. E, no entanto, o significado por traz desta cena e quase sempre esquecido ou mal entendido. No se trata simplesmente de um bom mestre sendo crucificado em favor dos que nele cr. Deus em forma humana que foi pendurado naquela cruz, servindo de ponte sobre o abismo entre os pecadores e um Deus Santo. Narra o evangelho de Mateus que Jesus, pregado na cruz, bradou: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? (Mateus 27:46).Estudiosos da Bblia acreditam que estas palavras marcam o momento exato em que Deus colocou os pecados do mundo sobre seu Filho.Na cruz o Pai lanou sobre Ele toda a ira do pecado e o viu como um maldito Cristo nos resgatou da maldio da lei, fazendo-se maldio por ns; porque est escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro(Glatas 3:13). As conseqncias da queda da humanidade vieram sobre Cristo uma a uma e Ele as aceitou: dor e enfermidade (Is 53:4), vergonha (Sl 22:6-8),opresso demonaca (SL 22:12,13) e finalmente a morte.No apenas morte fsica, ms espiritual. Quando Jesus deu o desesperado brado: Deus meu,Deus meu,porque me desamparaste? (Mateus 27:46),Jesus estava sentindo a mais terrvel de todas as dores:a quebra da comunho com o pai.Naquele momento,Deus viu sobre Ele toda a sujeira dos homens e virou-lhe as costas.Aquele que sempre o amara ao v-lo na cruz sentiu nojo e o rejeitou,por que Ele se fizera pecado e maldio por ns( ll cor 5:21).

A Resposta: aceitar a oferta de Deus


Para conhecer pessoalmente Jesus Cristo e ter seus pecados perdoados, voc dever assumir que realmente um pecador, separado de Deus, e que a sua nica esperana Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio e morreu pelos seus pecados. Parar por ai, no entanto, seria como que interromper a salvao.

1-Converta-se dos seus pecados


Quando Jesus deu inicio ao seu ministrio pblico, sua primeira mensagem foi: arrependei-vos (...) (Marcos 1:15).O que Jesus estava dizendo que as pessoas deveriam se converter conscientizando-se da sua condio de pecadores,transformando as suas mentes e tomando um novo rumo em suas vidas. Veja isso de outro modo. No passado, tornamo-nos cegos, devido aos nossos pecados o que levou a nos afastarmos de Deus. A o nos convertermos, damos meia-volta e comeamos a andar na direo de Deus. No basta, no entanto, ficarmos tristes pelo nosso pecado. preciso tambm mudarmos o nosso modo de viver,pois a Bblia ensina (...)a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvao,da qual ningum se arrepende (ll Cor 7:10) .Em outras palavras,se voc ficou realmente triste por ter feito algo errado,isso dever resultar numa mudana de atitudes. O apostolo Paulo mostra esta mudana de modo resumido, citando Jesus, que tinha dito ser necessrio, quanto s pessoas, (...) que se [convertam] luz e do pode de satans a Deus, a fim de que recebam a remisso dos pecados e sorte entre os santificados pela f em mim (Atos 26:18) H, portanto, coisas que somente Deus, e outras que s voc pode realizar. S Deus pode tirar de voc seus pecados e concede-lhes o dom da vida eterna, ms somente voc poderia converter-se dos seus pecados e receber Jesus como seu salvador. Isso conduz a segunda atitude que voc deve tomar para responder a oferta de Deus.

2-CREI EM JESUS CRISTO E RECEBA-O EM SUA VIDA


Tendo j considerado a enormidade do seu pecado e decidido converter-se,voc dever ento cr em Jesus Cristo e receb-lo como seu Senhor e Salvador.Tornar-se cristo, no entanto, significa muito mais do que seguir uma crena ou procurar viver dentro de determinadas normas.Jesus disse que preciso que voc nasa de novo,ou, mais literalmente nascer do alto(Joo 3:3). Esse renascimento espiritual acontece quando cremos pessoalmente em Jesus Cristo,quando o recebemos,convidando-o a entrar em nossa vida, e ns convertemos de nossos pecados. Em outras palavras, pedimos a Jesus que venha e passe a residir em nossa vida, realizando as mudanas que julgar necessrias. Toda pessoa precisa da este importantssimo passo, a fim de tornar-se um filho de Deus. Observe que esta oferta esta a seu dispor e inteiramente grtis. Voc no precisa trabalhar para obt-la, no precisa tentar purificar a sua vida antes de tomar a deciso de receb-La. Diz a Bblia: (...) O dom gratuito de Deus a vida eterna por Cristo o Senhor (Romanos 6:23). Ser cristo significa tambm manter relacionamento com o Deus vivo. Em apocalipse 3:20, diz Jesus: Eis que Eu estou a porta e bato;se algum ouvir a Minha voz e abrir a porta,entrarei em sua casa e com ele cearei,e ele Comigo.Para entender melhor o significado deste versculo,e importante compreender os hbitos da poca em que foi escrito.Fazer uma refeio nos tempos bblicos era uma atividade lenta e prolongado.Entre os judeus,as pessoas no se sentavam em cadeiras em torno da mesa,em posio formal,como hoje,ms,sim,sentava-se no cho,reclinando-se sobre almofadas,em torno de uma mesa baixa.A atmosfera relaxante no cho,tornava as refeies em momentos em que no somente satisfazia o apetite mas tambm em que era servida uma poro gratificante de agradvel conversao entre os que participavam da refeio.Compartilhavam os sentimentos e a vida mutuamente. Assim,quando Jesus diz que irar cear conosco isto implica intimidade,proximidade e amizade. Ele nos oferece isto, ms e preciso, primeiramente, ouvir o seu chamado. Para ouvir Deus nos chamar temos que saber como Ele fala. Um dos modos como Deus nos fala e descrito na Bblia como sendo uma voz mansa e delicada. Pode ser descrito de outra forma, como aquele aperto que voc pode ter sentido em seu corao quando o Esprito Santo lhe mostrou sua necessidade que

Jesus. Deus pode estar falando com voc exatamente neste instante! um momento em que voc deve abrir a porta.Somente voc poder faz-lo.Jesus no fora a entrada.

RECEBENDO JESUS CRISTO EM SEU CORAO


Se voc esta pronto a se converter de seus pecados e crer em Jesus Cristo, de modo que possa receber o perdo de seus pecados e a esperana da vida eterna,baixe a cabea por um instante e faa agora uma orao como a que segue: Meu Deus, eu lamento os meus pecados e me arrependo deles agora te agradeo por teres enviado Jesus Cristo par morrer na cruz por minhas transgresses. Senhor, eu te peo que Jesus entre agora em meu corao e em minha vida quero que Ele seja meu senhor, meu salvador, meu amigo. Ajuda-me a segui-lo, como seu discpulo, por todos os dias da minha vida. Obrigado por haveres me perdoado e me recebido neste exato instante. Obrigado porque meus pecados esto perdoados e vou para o cu. Oro em nome de Jesus. Amm.

O Que Deus Fez por voc


O que realmente acontece quando Jesus Cristo entra em sua vida? Em primeiro lugar, Ele o salva dos seus pecados e do castigo a o qual voc em conseqncia do pecado foi condenado, que a eternidade no inferno. isso que se chama salvao, ou regenerao,e est relacionado com o que ocorre no seu corao:Deus est lhe dando um nova vida. Em segundo lugar, Ele o justifica. A justificao est relacionada com o seu posicionamento diante de Deus e abrange a retirada completa e o perdo dos seus pecados. Pense nisso!Quando voc recebe Jesus Cristo em sua vida, inteiramente perdoado. Diz a palavra de Deus:Seja-vos, pois, notrio, vares irmos, que por estes se vos anuncia a remisso dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moises, no pudesse ser justificados, por ele justificado todo aquele que cr! (Atos13:38,39). A respeito dos nossos pecados, diz o Senhor: E no me lembrareis mais dos seus pecados e de suas iniqidades (Hebreus 10:17).Que promessa maravilhosa! A justificao, no entanto, compreende mais do que apenas o perdo e a retirada da culpa e da condenao que acompanham o pecado. Alm de haver retirado seus pecados e o perdoado, Deus colocou tambm a retido perfeita de Jesus Cristo a seu crdito, por assim dizer. No preciso que voc merea ou tente obt-la. Ela sua como dom gratuito de Deus, que o ama. Para entender de forma mais completa a justificao, vamos ver trs princpios bblicos.

1- Deus nos promete Seu perdo de forma gratuita


Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustia. (I Joo 1:9) A palavra confessar significa dizer a mesma coisa que o outro, ou seja, concordar. Confessarmos nossos pecados a Deus, no entanto significa que estamos concordando com Deus quanto ao pecado. Que estamos vendo o pecado da mesma forma que Deus o v. Sabendo que Deus no gosta do pecado. Assim se confessarmos a Deus com sinceridade as nossas iniqidades, isso demonstra que, em essncia, estamos sentindo da mesma forma de Deus aquilo que praticamos. Que, aps havermos cometido o pecado, estamos determinado a p-lo para fora de nossa vida e nunca mais pratic-lo. E isso que constitui a confisso sincera, no sentido bblico. O motivo pelo qual muitos crentes no conseguem experimentar o perdo e a alegria que tanto almejam que ainda no fizeram uma confisso sincera a Deus!Uma vez concordando com as condies de Deus, conhecemos o seu perdo gratuito. Podemos at, no nos sentirmos perdoados, mas estamos. Temos a promessa de Deus a esse respeito.

2- Deus equilibra nossa conta correntemoral e espiritual


Tendo sido, pois, justificados pela f, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual tambm temos entrada pela f a esta graa, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperana da glria de Deus. (Romanos 5:1,2) Quando nos torna justos, em sua viso, Deus o faz colocando toda a justia ou retido de Cristo a nosso credito. Isso equilibra a nossa conta corrente moral e espiritual. A partir da, temos capital de carter suficiente para prosseguir nos negcios da vida. At ento, a salvao era responsabilidade de Deus. Dai em diante, continua sendo, ms somos agora os responsveis pelo investimento do nosso capital de carter, ou seja, somos responsveis por vivermos como Deus quer que vivamos. como se sua conta bancria estivesse zerada, e, ento algum fizesse um depsito de R$ 100.000.00. Cabe a voc saber o que ira fazer com esse dinheiro todo.

3- Deus nos chama de seus filhos. Leia Lucas 15:11-32


A volta do filho prdigo uma histria extraordinria, que ilustra o que acontece quando uma pessoa se converte dos seus pecados e retorna para Deus. Observe que o pai, na histria, no da a o filho o que ele merecia que era expulso de casa. Assim tambm, no recebemos de Deus o que nos caberia, o castigo pelo pecado. Em seguida. Veja que o jovem recebe do pai o que no merecia,o direito e privilgio da total condio de filho.Do mesmo modo,embora no sendo dignos de sermos chamados filhos de Deus,o Senhor nos chama de filhos com isso, Deus no nos dar o que merecemos (julgamento), ms nos entrga o que no merecemos (perdo e justificao).

Adotado com toda certeza


J vimos o que acontece quando somos regenerados (quando Cristo entra em nossa vida) e quando somos justificados (quando Deus perdoa nossos pecados e coloca no lugar do pecado a retido). Vejamos agora outra coisa que Deus faz por ns. Ele nos adota em sua famlia, como seus filhos! Adoo significa algum ganhar o direito de filho na verdade, voc recebe todos os direitos na condio de filho na famlia de Deus, muito embora no haja nascido nesta condio. A parbola do filho prdigo ilustra bem esta situao (veja Lucas 15:11-32). O filho sem juzo pensava que, aps ter deixado o lar, no seria mais considerado como filho e seria tratado como um servial. Para sua grande surpresa, toda a o regressar ao lar aps a uma longa viagem, o pai lhe deu as boas vindas e o cobriu de beijos; e ordenou que lhe vestisse os melhores trajes e colocasse um anel em seu dedo, significando o restabelecimento dos seus plenos direitos de filho. isto, exatamente, o que Deus fez por voc! Vamos ver, agora trs passagens das escrituras que lhe do toda certeza da sua adoo na famlia de Deus.

1- Deus disciplina seus filhos.


E j vos esquecestes da exortao que argumenta convosco como filhos: Filho meu, no desprezes a correo do SENHOR, E no desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E aoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correo, Deus vos trata como filhos; porque, que filho h a quem o pai no corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos so feitos participantes, sois ento bastardos, e no filhos. Alm do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e ns os reverenciamos; no nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espritos, para vivermos? (Hebreus 12:5-9). O reconhecimento de que voc e um filho de Deus no nenhuma esperana distante, ms sim uma realidade presente. Um dos meios pelos quais Deus lembra voc de sua condio e corrigindo-o e trazendoo de volta a retido como um pai amoroso quando voc se desvia dele antes de nos tornarmos crentes no possuamos o sentimento de culpa de praticarmos ou no determinadas aes. Agora, porm, que somos crentes, o Esprito Santo de Deus nos mostra a maneira de vivermos corretamente. O que inclui submetermos sua correo. E o faz no porque deseja o mal para ns; muito pelo contrario porque nos ama como seus queridos filhos.Compreendemos esta verdade nos ajuda no modo de nos comportarmos.

2-Voc tem um pai acessvel.


E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos coraes o Esprito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.(Glatas 4:6) A palavra aramaica abba,mencionada no versculo citado,significa pai querido,expresso de afeto que uma criana usaria com ternura para com o pai,equivalente,nos idiomas ocidentais,a Paizinhoou Papai.Deus, na verdade,no quer ser visto distante e desinteressado,mas sim,como um pai amoroso e acessvel,a quem voc pode recorrer a qualquer momento,por ser seu filho.

3-Suas promessas no se baseiam em nossas sensaes.


E o testemunho este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida est em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem no tem o Filho de Deus no tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vs, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (I Joo 5:11-13) H ocasies em que voc,como crente,no consegue sentir a presena de Deus.Voc pode,at mesmo,ser tentado a pensar que Ele no esta mais presente em sua vida.Mas 1 Joo 5.13 no diz:Estas coisas vos escrevi,para que sintais que tendes a vida eterna e para que cereais no nome do filho de Deus.As sensaes vo e voltam so flutuantes.Nem diz,tambm: Estas coisas vos escrevo(...)para que possais esperar,se Deus realmente estiver disposto em te dar a vida eterna Ms diz:(...)para que saibais que tendes a vida eterna.A vida eterna lhe pertence!Permanea firme nas promessas de Deus. Voc esta perdoado, justificado, adotado na famlia de Deus e com a salvao garantida. E isto e motivo para regozijo!

You might also like