You are on page 1of 4

O que desenvolvimento sustentvel?

A definio mais aceita para desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes. o desenvolvimento que no esgota os recursos para o futuro. Essa definio surgiu na Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Naes Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econmico e a conservao ambiental.

O que preciso fazer para alcanar o desenvolvimento sustentvel?


Para ser alcanado, o desenvolvimento sustentvel depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais so finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econmico, que leva em conta o meio ambiente. Muitas vezes, desenvolvimento confundido com crescimento econmico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentvel, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. Atividades econmicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos pases. Desses recursos depende no s a existncia humana e a diversidade biolgica, como o prprio crescimento econmico. O desenvolvimento sustentvel sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a reduo do uso de matrias-primas e produtos e o aumento da reutilizao e da reciclagem.

Os modelos de desenvolvimento dos pases industrializados devem ser seguidos?


O desenvolvimento econmico vital para os pases mais pobres, mas o caminho a seguir no pode ser o mesmo adotado pelos pases industrializados. Mesmo porque no seria possvel. Caso as sociedades do Hemisfrio Sul copiassem os padres das sociedades do Norte, a quantidade de combustveis fsseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes. Ao invs de aumentar os nveis de consumo dos pases em desenvolvimento, preciso reduzir os nveis observados nos pases industrializados. Os crescimentos econmico e populacional das ltimas dcadas tm sido marcados por disparidades. Embora os pases do Hemisfrio Norte possuam apenas um quinto da populao do planeta, eles detm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produo de madeira mundial. Introduo Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano est destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indstrias e os veculos esto causando transtornos para o ar, o solo e as guas. O desenvolvimento necessrio, porm, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. Desenvolvimento sustentvel significa conseguir obter o necessrio desenvolvimento econmico, garantindo o equilbrio ecolgico. Sugestes para o desenvolvimento sustentvel:

- Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumnio, plstico, vidro, ferro, borracha, etc; - Coleta seletiva de lixo; - Tratamento de esgotos industriais e domsticos para que no sejam jogados em rios, lagos, crregos e mares; - Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrnicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum; - Gerao de energia atravs de fontes no poluentes como, por exemplo, elica, solar e geotrmica. - Substituio, em supermercados e lojas, das sacolas plsticas pelas feitas de papel; - Uso racional (sem desperdcio) de recursos da natureza como, por exemplo, a gua; - Diminuio na utilizao de combustveis fsseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustveis; - Utilizao de tcnicas agrcolas que no prejudiquem o solo; - Substituio gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metr); - Criao de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilizao de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro; - Incentivo ao transporte solidrio (um veculo circulando com vrias pessoas); - Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas; - Combate ocupao irregular em regies de mananciais; - Criao de reas verdes nos grandes centros urbanos; - Manuteno e preservao dos ecossistemas. - Valorizao da produo e consumo de alimentos orgnicos. - Implantao, nos grandes centros urbanos, da tcnica do telhado verde. Estas so apenas algumas sugestes para que o ser humano consiga estabelecer o equilbrio entre o desenvolvimento econmico e a manuteno do meio ambiente. Desenvolvimento sustentvel o grande desafio do sculo XXI e todos podem colaborar para que possamos atingir este importante objetivo.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL Voc j parou para pensar no que significa a palavra "progresso"? Pois ento pense: estradas, indstrias, usinas, cidades, mquinas e muitas outras coisas que ainda esto por vir e que no conseguimos nem ao menos imaginar. Algumas partes desse processo todo so muito boas, pois melhoram a qualidade de vida dos seres humanos de uma forma ou de outra, como no transporte, comunicao, sade, etc. Mas agora pense s: ser que tudo isso de bom no tem nenhum preo? Ser que para ter toda essa facilidade de vida ns, humanos, no pagamos nada? Voc j ouviu algum dizer que para tudo na vida existe um preo? Pois , nesse caso no diferente. O progresso, da forma como vem sendo feito, tem acabado com o ambiente ou, em outras palavras, destrudo o planeta Terra e a Natureza. Um estudioso do assunto disse uma vez que mais difcil o mundo acabar devido a uma guerra nuclear ou a uma invaso extraterrestre (ou uma outra catstrofe qualquer) do que acabar pela destruio que ns, humanos, estamos provocando em nosso planeta. Voc acha que isso tudo um exagero? Ento vamos trocar algumas idias. E o Desenvolvimento Sustentvel?

O atual modelo de crescimento econmico gerou enormes desequilbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a misria, a degradao ambiental e a poluio aumentam dia-a-dia. Diante desta constatao, surge a idia do Desenvolvimento Sustentvel (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econmico com a preservao ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo. As pessoas que trabalharam na Agenda 21 escreveram a seguinte frase: "A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentvel, entretanto preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras geraes em encontrar suas prprias necessidades". Ficou confuso com tudo isso? Ento calma, vamos por partes. Essa frase toda pode ser resumida em poucas e simples palavras: desenvolver em harmonia com as limitaes ecolgicas do planeta, ou seja, sem destruir o ambiente, para que as geraes futuras tenham a chance de existir e viver bem, de acordo com as suas necessidades (melhoria da qualidade de vida e das condies de sobrevivncia). Ser que d para fazer isso? Ser que possvel conciliar tanto progresso e tecnologia com um ambiente saudvel? Acredita-se que isso tudo seja possvel, e exatamente o que propem os estudiosos em Desenvolvimento Sustentvel (DS), que pode ser definido como: "equilbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nao e tambm dos diferentes pases na busca da equidade e justia social". Para alcanarmos o DS, a proteo do ambiente tem que ser entendida como parte integrante do processo de desenvolvimento e no pode ser considerada isoladamente; aqui que entra uma questo sobre a qual talvez voc nunca tenha pensado: qual a diferena entre crescimento e desenvolvimento? A diferena que o crescimento no conduz automaticamente igualdade nem justia sociais, pois no leva em considerao nenhum outro aspecto da qualidade de vida a no ser o acmulo de riquezas, que se faz nas mos apenas de alguns indivduos da populao. O desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a gerao de riquezas sim, mas tem o objetivo de distribu-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a populao, levando em considerao, portanto, a qualidade ambiental do planeta. O DS tem seis aspectos prioritrios que devem ser entendidos como metas:

A satisfao das necessidades bsicas da populao (educao, alimentao, sade, lazer, etc); A solidariedade para com as geraes futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver); A participao da populao envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal); A preservao dos recursos naturais (gua, oxignio, etc); A elaborao de um sistema social garantindo emprego, segurana social e respeito a outras culturas (erradicao da misria, do preconceito e do massacre de populaes oprimidas, como por exemplo os ndios); A efetivao dos programas educativos.

Na tentativa de chegar ao DS, sabemos que a Educao Ambiental parte vital e indispensvel, pois a maneira mais direta e funcional de se atingir pelo menos uma de suas metas: a participao da populao.

You might also like