You are on page 1of 2

ATIVIDADE AVALIATIVA II * DISCIPLINA GESTO DE PESSOAS POR COMPETNCIAS

Claudison Cesar Fontana**

Por que implantar Gesto por Competncias? Elabore um texto destacando as vantagens da implantao da Gesto por Competncias, para organizao e para os empregados. Explique as principais etapas que devem ser seguidas para garantir o sucesso da implantao do programa.
Para implantar o modelo de Gesto por Competncias necessrio que as organizaes tenham o objetivo de alcanar o equilbrio entre a Misso, a Viso e os Valores da organizao, e ainda alinhando as estratgias do negcio com as estratgias do capital humano. Ter o foco no futuro e organizar um bom palno estratgico, com certeza um item incontestvel para que as empresas sobrevivam. A resistncia da rea de gesto de pessoas a maior dificuldade de implantao da Gesto por Competncia nas organizaes, e tais empecilhos podem ser superados utilizando-se de discusses sobre o novo modelo de Gesto, praticando palestras, treinamentos e novos cursos, etc. Uma boa aplicao da Gesto por Competncias, sempre gera um maior comprometimento, um melhor entendimento e uma melhor aceitao das pessoas envolvidas neste processo. Vrios fatores influenciam na implantao do Modelo de Gesto por Competncias e para que haja o avano nesse processo, imprescindvel que as responsabilidades do processo sejam negociadas, com a participao direta e apoio da direo, definindo o papel do RH como facilitador do processo. As principais ferramentas da Gesto por Competncias so: o Mapeamento e Mensurao por Competncias, a Seleo por Competncias, a Avaliao por Competncias e o Plano de Desenvolvimento por Competncias. Carlos Gouveia define cada uma das etapas da Gesto por Competncias:
MAPEAMENTO E MENSURAO POR COMPETNCIAS: Atravs do Mapeamento e Mensurao por Competncias so identificados os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessrias para a execuo das atividades de um cargo/funo e mensurado o grau
*Atividade Avaliativa II, do curso de Ps Graduao MBA Executivo em Gesto de Projetos. ** Graduado em Cincias Contbeis pela Universidade Federal do Esprito Santo, e aluno do curso de Ps Graduao MBA Executivo em Gesto de Projetos, pelo Instituto AVM WPOS.

ideal para cada grupo de competncias para que uma pessoa que assuma o cargo/funo atinja os objetivos da empresa. O Mapeamento e Mensurao por Competncias a base da Gesto de Pessoas por Competncias, portanto, deve-se tomar muito CUIDADO com as metodologias subjetivas existentes no mercado, baseadas no acho e no acho, gosto e no gosto, pode e no pode, o ideal seria, etc. Essas metodologias promovem grandes equvocos na obteno do perfil ideal do cargo. Gouveia, continua: SELEO POR COMPETNCIAS: Por meio da Seleo por Competncias ser realizada a entrevista comportamental, visando identificar se o candidato possui o perfil ideal para a vaga de emprego. AVALIAO POR COMPETNCIAS: Atravs da Avaliao por Competncias, verificado se o perfil comportamental e tcnico dos colaboradores de uma corporao esto alinhados ao perfil ideal exigido pelos cargos/funes. PLANO DE DESENVOLVIMENTO POR COMPETNCIAS: Por meio do Plano de Desenvolvimento por Competncias ser aperfeioado e potencializado o perfil individual de cada colaborador atravs de aes de desenvolvimento.

As vantagens do modelo de Gesto por Competncias so observados de acordo como o processo vai sendo implantado. Passa-se a observar uma melhora na otimizao e agilidade dos processos do RH, so definidos os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, dos cargos da organizao, observa-se o comprometimento dos altos nveis de gestores, observada a continuidade da liderana e sustentao aos planos de carreira, ocorre a reduo de problemas de mudanas e so prevenidas promoes prematuras, realizado o alinhamento dos investimentos em treinamento s metas estratgicas da organizao, o perfil dos colaboradores aperfeioado ocorrendo assim uma melhora nos resultados, entre outros. REFERNCIAS SILVA, Ldia Oliveira, TELES, Denise Dalescio S. Gesto de Pessoas por Competncia. WPOS Ps Graduao a Distncia. GOUVEIA, Carlos. Qual o melhor modelo de Gesto de Pessoas???. Disponvel em:
http://carlosgouveiasp.blogspot.com/2009/08/qual-o-melhor-modelo-de-gestao_22.html.

Acesso em 17.05.2011.

You might also like