You are on page 1of 4

Programa Especial de Formao de Professores Polticas Pblicas e Organizao da Educao Bsica Professora Riama Nome: Joo Paulo Colafemina

Data: 18/04/2012

Questes sobre o filme Pro dia nascer feliz. 1) Cite e explique semelhanas e diferenas estruturais (prdios, salas de aula, recursos...) entre as escolas pblicas da regio nordeste e da regio sudeste apresentadas no filme. No Brasil, conforme a histria da educao nos mostrou durante o semestre passado, a educao sempre foi tratada com descaso. De maneira geral, de acordo com o filme das 97% das crianas que entram na escola apenas 59% conclui a oitava srie. Como consequncia apenas metade dos alunos no conseguem ler ou escrever. Isto se deve ao fato, como mostrado no filme, que as escolas esto completamente abandonadas pelos governantes. No nordeste, o exemplo que temos foi mostrado no vdeo com a escola estadual pblica Cel. Souza Neto em Manari Pernambuco uma das cidades mais pobres do Brasil, no qual mostrada a indiferena total com a instituio, a escola possui banheiros precrios, as carteiras so pssimas, os salrios dos professores so extremamente baixos tornando-os severamente desmotivados e o resultado disso seriam as faltas constantes de vrios professores, em alguns casos havia o lanamento de notas iguais para todos os alunos. Os recursos como transporte pblico so extremamente mal utilizados, a manuteno dos nibus so horrveis e como consequncia os alunos perdem muitas aulas, que no caso da aluna Valria o nibus estava quebrado na maior parte do tempo possibilitando que a mesma assistisse aula apenas 3 dias em um perodo de duas semanas. J na regio sudeste foi visto que na escola de Duque de Caxias Rio de Janeiro o maior problema seriam as drogas que so coniventes com a rotina diria dos alunos. Os professores tambm faltavam muito, quando havia aula os alunos tumultuavam constantemente a ordem da sala de aula. No conselho de classe os professores passam os alunos de ano, porm sem condioes para que isso fosse feito, em alguns casos eles veem a dependncia como um problema, talvez at mesmo por que no tenha professores para execut-la, ao mesmo tempo mostrado a sala de aula em estado precrio mostrando a falta de recursos destinados Instituio. Em Itaquaquecetuba So Paulo a professora aborda o problema da falta de cultura dos alunos para ir ao cinema ou ao teatro devido a baixa renda da maioria dos estudantes presentes naquele colgio. Entretanto, a estrutura da escola parece possuir uma manuteno melhor, ou seja, a lousa se encontra mais nova, as carteiras melhores, possui jornais para ler fonte para admirar, tornando-se um atrativo para a comunidade local. A diretora diz que a escola se saiu bem no ENEM e que os alunos se preocupam com o futuro, entretanto um aluno observa que o ensino no est melhorando, pois salienta que se estivesse num patamar melhor no existiriam os programas como pro universitrio ou cotas nas universidades. A falta dos professores tambm constante na mesma escola, a impresso que a diretora tenta maquiar o problema.

Na escola particular do bairro alto de pinheiros em So Paulo a estrutura totalmente diferenciada. Comeando pela entrada da escola, nota-se que o acesso restrito por roletas eletrnicas, ou seja, apenas os alunos do colgio podem entrar no colgio (estranhos querendo vender drogas no entram). Durante as aulas todos prestam ateno e tentam participar com pequenas excees. Os alunos so exigidos ao mximo e os mesmos valorizam este procedimento. Outros dados importantes divulgados no filme so que das 210 mil escolas existente no Brasil, ainda 13,7 mil no possuem banheiros e outras 1900 no possuem nem gua. 2) O filme discute o problema da freqente de falta de professores nas escolas pblicas, apresentando algumas razes para este fato. a) Quais as razes apresentadas? A diretora da escola de Itaquaquecetuba So Paulo diz que o maior problema da falta dos professores a lei que permissiva a este fato e no prejudica a carreira do professor no que se refere a suas faltas. Porm, o relato de uma jovem professora da mesma instituio diz que falta devido ao excesso de trabalho que a deixa esgotada e cansada, salienta que ser professor uma carga fsica e mental muito grande, pois os problemas so diversos e os alunos ainda os veem como inimigo e em algumas vezes chegam at a usar termos pejorativos contra o docente. Ocorre tambm a falta de entendimento entre alunos, professores e direo. mais fcil aprovar o aluno do que encarar o problema de frente e reprov-lo (isto no ocorre no colgio particular onde a exigncia do esforo do aluno muito maior). A tambm a reclamao do abandono do profissional que como consequncia perde a sua dignidade empobrecendo o esprito do mestre, a professora diz tambm que todos sabem os problemas da educao, mas ningum consegue resolver. Outra professora diz que a escola deveria ser inteiramente repensada, as atividades apresentadas em sala de aula ainda vive no sculo passado e que o ambiente externo hoje possui muita informao, porm ressalta tambm a desmotivao que ocorre pela falta de respeito dada pelos alunos. b) Voc concorda com estas justificativas? Justifique. Sim, a educao se encontra no mesmo patamar em que sempre esteve, ou seja, sempre foi abandonada no pas. Os governos deveriam parar de usar este artifcio para campanha eleitoral e ganhar as eleies, mas voltar esforos reais destinados a esta rea para que toda a sociedade seja beneficiada e se desenvolva para que todos tenham melhor qualidade de vida. c) Voc consegue pensar em outros motivos para a freqente ausncia de professores. A falta de capacitao nos diversos campos em que o professor atua como na prpria rea tcnica e tambm quanto aos aspectos psicolgicos de como abordar os diversos tipos de aluno numa sala de aula, capacitar o profissional para realizar sua aula com as novas tecnologias presentes no mercado tambm seria uma boa motivao, mas o principal eu indicaria como a baixa remunerao do profissional.

3) Durante o filme foram apresentados alguns tipos de atividades extra-curriculares desenvolvidas nas escolas (banda, jornalzinho,....). a) Com que finalidade estas atividades so desenvolvidas? Foi mostrado na escola duque de caxias que a Sra. Edlaine que pertence ao ncleo de cultura da escola realiza estas atividades (oficina de dana afro, oficina de ritmo e de teatro) para auxiliar no acompanhamento do aluno para que ele se afaste dos problemas com a Bandidagem. Na escola de Itaquaquecetuba So Paulo os alunos montaram um jornalzinho e expe seus problemas psicolgicos, divergncia com os pais, e outros problemas, o que mostrou ser um tipo de terapia em grupo orientado pelo professora presente para discusses de diversos temas. b) Elas atingem seus objetivos? Justifique. Sim, pois foi mostrado o caso do menino Douglas que se diz muito motivado de participar da banda da escola, caso contrrio ele estaria na rua sem nenhuma atividade talvez se envolvendo com as drogas. Outro caso mostrado o de uma menina que conseguiu vencer a sua depresso expressando no jornal fanzine a sua poesia. 4) Compare a realidade das escolas pblicas apresentadas no filme com a realidade da escola em que trabalha (caso no trabalhe em uma escola, compare com uma das escolas onde cursou a educao bsica). Indique a escola onde trabalha. Trabalho no IFSP campus Sertozinho. Embora seja uma escola com prdio relativamente novo posso citar que devido ao modo que a construo foi realizada ( licitaes, economias, projeto irregular) ocorreram problemas com a sua infraestrutura, alguns reatores das lmpadas queimaram por serem de baixa qualidade, e o quadro de energia no era bem dimensionado, resultando em algumas noites escuras e aulas suspensas. Entretanto, houve manuteno e os problemas foram sanados. Por outro lado, existem dificuldades que parecem que nunca iro deixar de persistir em existir. Como se trata de uma escola de tecnologia a existncia de laboratrios se torna imprescindvel para o desenvolvimento das atividades, entretanto as condies da maioria so insustentveis, ou seja, nos laboratrios faltam equipamentos para se trabalhar enquanto que em outros at possuem as mquinas para operar, porm faltam os materiais de consumo necessrios para a aula experimental e a compra dos mesmos so sempre dificultados pela burocracia criada pela administrao ou pela falta de funcionrios no departamento de compras, ainda no sei qual o ponto certo do problema. Uma semelhana com as escolas apresentadas o abandono do profissional docente quanto aos problemas que os alunos trazem em sala de aula. Posso dizer que por ventura tive problemas srios com determina aluno que me desacatou em plena sala simplesmente por ter ficado de exame final, e a Instituio se mostrou totalmente desestruturara para tomar as devidas providencias disciplinares. Acredito que at hoje no h procedimentos quanto este tipo de problema apresentado. Creio que as escolas devem mudar os rumos e a forma de agir

para no ficarem despreparadas para os novos desafios que as novas tecnologias iro trazer, pois sem investimento tanto financeiro como uma estrutura de apoio social ao docente, iremos apenas maquiar o problema e fingirmos que estamos fazendo algo para enganarmos a sociedade, que que se tem feito nos ltimos tempos como medida eleitoreira. (Aps responder as questes envie o arquivo para o e-mail profriama@bol.com.br)

You might also like